Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

+35
Vamberto
mcreis_gyn
marques
maurilioalm
TitoBorges
J. A.
guintcher
carpeder
Rolney Araújo
Cocomoto
Bellizzi
vitor.de.camargo
lalberto
Helano
anderson rodrigues
lucianotfernandes
Austriel
ProSoft
lucas.sorocaba
Schumacher
Daniel H13
Sérgio Santiago
igorpbs
COUTINHO
André 2013
Padumi
GuiGold
Edemir
eduardo eletrica
white house
Wallysson
Diego de Oliveira
damasogustavo
alexcafe
Mamation
39 participantes

Página 7 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Qua 22 maio 2013, 15:45

Relembrando a primeira mensagem :

ATUALIZAÇÃO NA PÁGINA 9, DA POSSÍVEL SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

Galera, eu estava com um problema na minha B65 que, quando enrolava o cabo ela falhava e não passava dos 8 mil RPM.

Tentativas de resolução falhas:

Gasolina Podium
Aditivo para gasolina
Limpeza dos bicos injetores
Limpeza do corpo do acelerador
Reaperto e verificação do coletor de admissão
Teste de pressão da bomba de combustivel (normal, +-45 PSI)
Teste de vazão da bomba de combustivel (como especificado, 170ml / 10s)
Verificação das velas
Verificação do filtro de ar
Verificação do sensor de vácuo (2,7v, como especificado)

Eu estava desesperado já, sem saber mais o que testar, e graças ao senhor Google cheguei no tutorial seguinte, que foi o que resolveu o meu problema de vez!  (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 7 580344

http://nswbandits.forumotion.net/t1379-fuel-pump-fix

Infelizmente como não tinha mais esperanças de que isso resolveria o meu problema, não fiz um tutorial próprio detalhado do procedimento.... porem pelas fotos que o cara postou da pra fazer tranquilo


Retire o tanque da moto, em seguida retire o corpo da bomba de combustivel, desmonte-o de acordo com a imagem abaixo (obs, no meu caso não removi os fios da bomba, deixei eles conectados onde estavam)
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 7 IMG_2151

Dentro daquele orifício mostrado por ele, existe uma espécie de filtro, no manual chamam de filtro de alta pressão, e é ali que a sujeira fica depositada, restringindo a alimentação do motor.
Com a ajuda de um fio de cobre, faça uma espécie de "escova" para limpar esse orifício... No meu caso, utilizei também querosene, água quente e detergente pra limpa-lo, sempre forçando o fluxo de água dos dois lados, com o auxilio de uma seringa do lado menor, e a torneira do lado maior. Também deixei o regulador de pressão (mostrado na foto acima, do lado esquerdo da bomba) conectado ao corpo de plastico, para garantir que toda água sairia com pressão pelo orifício que estava sujo.

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 7 IMG_2159

Eu repeti o processo de limpeza com água quente e detergente 7 vezes (cansativo)
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 7 IMG_2161

Você vera uma pequena borra preta saindo (muito pouco mesmo), e é exatamente isso que causa o problema (é, eu sei, é difícil acreditar que tão pouca sujeira possa prejudicar tanto o rendimento do motor).
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 7 IMG_2162



Após isso, limpe tudo, monte o corpo da bomba, instale na moto e seja feliz!  cheers


Não sei se já existia esse tutorial aqui no fórum, se sim, podem deletar o tópico. Se não, seria um tópico fixo interessante.


Última edição por Mamation em Seg 27 Jan 2014, 08:52, editado 1 vez(es)
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Solemar Tomazino gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Sex 31 Jan 2014, 10:02

Boa Padumi!!! hahaha...282....preciso urgente de uma 1250!  Shocked 

Espero que tenha resolvido assim como resolveu pra mim!


André, eu mesmo fiz as limpezas dos bicos sim rs.
Esse procedimento é bem mais complexo que limpar a bomba de combustível. Mas não é impossível. Você possui o manual de manutenção da moto? Lá tem o procedimento para retirar o corpo do acelerador (precisa remover o banco, caixa de ar, tanque, soltar os cabos do acelerador e desparafusar tudo).

Uma vez que você removeu o corpo do acelerador, dai fica fácil. É só desparafusar a linha de combustível do corpo e remover os bicos injetores. (não lembro ao certo a sequencia dessa parte, mas é bem fácil...no manual de manutenção tem o procedimento se não me engano).

Uma vez que removeu os bicos do corpo, você irá precisar de uma fonte 127VCA -> 12VCA (corrente alternada) para ligar os bicos. Essa fonte é facilmente encontrada em casas de materiais elétricos e eletrônicos.

Dai é só ligar o bico injetor na saida 12VCA da fonte e lascar o CAR 80..se quiser pode usar querosene pra finalizar a limpeza (deixa o bico em funcionamento submerso em um copo com querosene).

No vídeo abaixo tem um passo a passo pra limpar bico de carro. É praticamente a mesma coisa!




Novamente, não sou mecânico! Fiz o procedimento por minha própria conta e risco.
Se tiver alguma duvida, manda que eu tento responder na medida do possível.


Abs.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bicos

Mensagem por André 2013 Sex 31 Jan 2014, 10:11

Mamation escreveu:Boa Padumi!!! hahaha...282....preciso urgente de uma 1250!  Shocked 

Espero que tenha resolvido assim como resolveu pra mim!


André, eu mesmo fiz as limpezas dos bicos sim rs.
Esse procedimento é bem mais complexo que limpar a bomba de combustível. Mas não é impossível. Você possui o manual de manutenção da moto? Lá tem o procedimento para retirar o corpo do acelerador (precisa remover o banco, caixa de ar, tanque, soltar os cabos do acelerador e desparafusar tudo).

Uma vez que você removeu o corpo do acelerador, dai fica fácil. É só desparafusar a linha de combustível do corpo e remover os bicos injetores. (não lembro ao certo a sequencia dessa parte, mas é bem fácil...no manual de manutenção tem o procedimento se não me engano).

Uma vez que removeu os bicos do corpo, você irá precisar de uma fonte 127VCA -> 12VCA (corrente alternada) para ligar os bicos. Essa fonte é facilmente encontrada em casas de materiais elétricos e eletrônicos.

Dai é só ligar o bico injetor na saida 12VCA da fonte e lascar o CAR 80..se quiser pode usar querosene pra finalizar a limpeza (deixa o bico em funcionamento submerso em um copo com querosene).

No vídeo abaixo tem um passo a passo pra limpar bico de carro. É praticamente a mesma coisa!




Novamente, não sou mecânico! Fiz o procedimento por minha própria conta e risco.
Se tiver alguma duvida, manda que eu tento responder na medida do possível.


Abs.

rsrs, cara, muito obrigado meeeeeesmo!! com certeza eu mesmo vou limpar, as suas dicas estão sendo de grande valor, sei que vc não é mecânico, mais assim como um mecanico estudou pra fazer isso, oque nos resta para economizar, é agente também pesquisar, da uma estudada no manual e mandar ver. Nada é impossível, bom aprender mesmo, porque assim agente não fica sempre dependendo de tudo, tudo ter que pagar né, estou vendo alguns vídeos aqui que dão dica, vou estudar um pouco antes de fazer, e valew ai mais uma vez pela ajuda. So não tenho o manual impresso, mais já achei aqui no forum pra baixar.
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Sex 31 Jan 2014, 10:40

Penso nessa linha também. Santa mãe internet! A informação está ai para todos, basta pesquisar, ler, e executar!  cheers 

Eu já troquei as velas, cabo do acelerador, instalei xenon, alarme, troquei fluido de freio, liquido de arrefecimento, limpei os bicos e corpo de injeção, e agora esses lances da bomba de combustível. Eu só não arrisco abrir o motor (se precisar, é claro) por falta de ferramentas! kkkkkkkk

Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bicos

Mensagem por André 2013 Sex 31 Jan 2014, 10:54

Mamation escreveu:Penso nessa linha também. Santa mãe internet!  A informação está ai para todos, basta pesquisar, ler, e executar!  cheers 

Eu já troquei as velas, cabo do acelerador, instalei xenon, alarme, troquei fluido de freio, liquido de arrefecimento, limpei os bicos e corpo de injeção, e agora esses lances da bomba de combustível. Eu só não arrisco abrir o motor (se precisar, é claro) por falta de ferramentas! kkkkkkkk



kkkkkkkk, muito bom, penso igual a vc, só que vc está em um nível mais avançado srrs, mais vou chegar lá. quero também fazer tudo isso que vc fez na sua, pra não precisar pagar. estou criando uma logo marca pro meu canal que vou por ao ar semana que vem, e vou gravar tudo oque eu fizer na moto, e postar lá no canal, pra ajudar a todos a conseguir fazer oque vc faz, e assim não ficar a mercê de mecânicos, logico que não vamos ter como fazer tudo, mais vamos economizar, e tratar nossas maquinas com mais cuidado rsrs, e o bolso agradece.
Valew
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bicos

Mensagem por André 2013 Sex 31 Jan 2014, 15:43

Mamation escreveu:Penso nessa linha também. Santa mãe internet!  A informação está ai para todos, basta pesquisar, ler, e executar!  cheers 

Eu já troquei as velas, cabo do acelerador, instalei xenon, alarme, troquei fluido de freio, liquido de arrefecimento, limpei os bicos e corpo de injeção, e agora esses lances da bomba de combustível. Eu só não arrisco abrir o motor (se precisar, é claro) por falta de ferramentas! kkkkkkkk


Mamation, só uma duvida, pra mecher nos bicos, precisa usar alguma chave em especial?. ou as normais mesmo.
Valew
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Sex 31 Jan 2014, 15:51

Usei chaves normais mesmo.
Existe apenas uma allen que precisei comprar pois era em uma medida pequena que eu não possuía. Ela aperta a abraçadeira da caixa de ar no corpo do acelerador.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bico

Mensagem por André 2013 Sex 31 Jan 2014, 15:56

Mamation escreveu:Usei chaves normais mesmo.
Existe apenas uma allen que precisei comprar pois era em uma medida pequena que eu não possuía. Ela aperta a abraçadeira da caixa de ar no corpo do acelerador.


Ta show, espero que eu não deixe sobrar peças no final rsrs
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem BOMBA de gasolina Bmw K 1300r

Mensagem por André 2013 Seg 03 Fev 2014, 17:12

Mamation escreveu:Usei chaves normais mesmo.
Existe apenas uma allen que precisei comprar pois era em uma medida pequena que eu não possuía. Ela aperta a abraçadeira da caixa de ar no corpo do acelerador.


Mamation, queria uma ajuda, comentei com um amigo sobre a minha bomba de gasolina, e ele disse que estava com uma bomba de gasolina da Bmw K 1300r, a um tempão na garagem dele e que não teria serventia pra ele, aparentemente, está nova, ela está com boia e tudo. como será que eu poderia testar ela pra ver se está boa? teria alguma ideia, de cara acho que o pre filtro da ponta serve na minha, mais ainda n tive tempo de ver. vou postar as fotos da bomba pra vc ver.
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bomba

Mensagem por André 2013 Seg 03 Fev 2014, 17:13

Mamation escreveu:Usei chaves normais mesmo.
Existe apenas uma allen que precisei comprar pois era em uma medida pequena que eu não possuía. Ela aperta a abraçadeira da caixa de ar no corpo do acelerador.

Teria como me mandar seu e-mail pra eu mandar as fotos pra vc ver?
Aqui eu não sei postar fotos muito bem
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Seg 03 Fev 2014, 17:30

estou enviando por MP.

mas acredito que dificilmente voce consiga adaptar a bomba. Mas, manda as fotos que eu vejo sim.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Seg 03 Fev 2014, 17:32

Olá pessoal, dei uma sumidinha né, serviço d+, rsrs...

Bom, vamos lá: este fim de semana tive 2 oportunidades de testar a moto: fui em Rio Verde (170 km ída e volta) na sexta e em Goiânia no sábado (374 km ída e volta);

a moto está ESPETACULAR, em nenhuma das viagens falhou, toda ultrapassagem eu podia enrolar o cabo duma vez que a moto não falhava, ou seja, normal mesmo, e dei duas esticadinhas até 200 com a garupatroa, diboua.

Bendito furo esse heim... Agora estou colocando só gasol ADITIVADA pra ver se ajuda manter os bicos o + limpos possível, pois TEORICAMENTE deve passar + sujeiras agora né.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Seg 03 Fev 2014, 17:35

ah, e sobre consumo, acho que não houve alteração, pois na ída pra Rio Verde fez 17 km/l (fui de 120 e voltei de 130/140), e na ída pra Goiânia fez 16.5 na ída (pois andei no trânsito lá e baixou a média) e na volta fez 19.4 e sempre andando entre 120 á 140 km/h com a garupatroa.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Daniel H13 Ter 04 Fev 2014, 12:30

Esse tópico estou acompanhando desde a 1a pág. já estou craque sem precisar kkk
Mas estou com uma dúvida, não sei se tem haver com o tópico.
Minha bandit 2007 - 1200 quando encho o tanque , no painel não marca tanque cheio faltando 1 pontinho. E quando o tanque chega a ficar vazio faltando 1 pontinho pra terminar, advinhem? sem gas nas estrada .
Alguém teria uma dica?
abs
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Ter 04 Fev 2014, 13:25

Diego, que ótimo saber disso. Nesse fds vou viajar também, um total de 500km, espero não ter surpresas negativas rs.



Daniel,

No seu caso o problema deve estar diretamente relacionado ao potenciômetro da boia de combustível.
Caso deseje a opinião do pessoal a respeito, aconselho você a abrir um novo tópico para não misturar os assuntos. Mas de qualquer forma da uma pesquisada antes, provavelmente vai achar algo sobre o assunto, tipo nesse link aqui: https://www.suzukionline.org/t9185-marcador-de-combustivel

abs.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Daniel H13 Ter 04 Fev 2014, 13:48

Mamation escreveu:Diego, que ótimo saber disso. Nesse fds vou viajar também, um total de 500km, espero não ter surpresas negativas rs.



Daniel,

No seu caso o problema deve estar diretamente relacionado ao potenciômetro da boia de combustível.
Caso deseje a opinião do pessoal a respeito, aconselho você a abrir um novo tópico para não misturar os assuntos. Mas de qualquer forma da uma pesquisada antes, provavelmente vai achar algo sobre o assunto, tipo nesse link aqui: https://www.suzukionline.org/t9185-marcador-de-combustivel

abs.

Já havia verificado, só queria descobrir mesmo onde fica esse tal do Potenciômetro


Valeu
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Ter 04 Fev 2014, 13:54

Fica dentro do tanque, junto ao conjunto da boia de combustível.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Seg 10 Fev 2014, 09:20

Atualizando PT1:


Rodei mais de 500km com a moto nesse fds sem problemas! A moto continua um canhão.



Abs.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Schumacher Qua 12 Fev 2014, 10:16

seeensacional, a minha, 1250, atende por Lohanny, (tao linda...), tb tava com todos esses sintomas, fiz o procedimento e ficou boa, nao troquei o pre filtro, ela deu uma engasgadinha quando tava voltando de um role de uns 220 km aproximado, vou trocar este pre filtro e volto pra dizer se esta ela esta bem dinovo, valeu pessoas
Schumacher
Schumacher
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Schumacher Qua 12 Fev 2014, 11:31

Agora que eu li o forum completo, estou praticamente com a faca na mao pra furar aquela caceta, vo trocar o pre-filtro e ver no que da, a minha eu comprei com 4000 km só, ela esta com 5.500 agora, nao tem nem um mes que peguei ela e logo deu o tao falado problema, ja tinha visto em outro topico desta limpeza, fiz e lavei o tanque tb, melhorou como disse acima mas ta meia gripada di novo, valeu msm, santa internet e graças a pessoas boas que se dedicam a passar o conhecimento para frente.  cheers cheers 
Schumacher
Schumacher
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 12 Fev 2014, 15:28

Schumacher, faz o furo no filtro e seja feliz novamente, hehe...

Como deve ter lido ai pra trás, eu também troquei o pré-filtro mas não resolveu. A moto só voltou ao normal após furar o bendito filtro conforme descrito ai pra trás.

Boa sorte!!
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Schumacher Ter 18 Fev 2014, 09:39

Depois que furou aquele %#$@@*&% filtro, nao deu mais pau nenhum? sera que a sujeira nao vai obstruir os bicos, to andando com a faca na mao todo dia, pra furar logo, porem ja pensou se arruma por alguns meses e ferra mais ainda depois... nao tive o prazer de testa ela ainda depois que trocar o pré filtro, mas to achando que vou fura logo pois nao quero sofrer mais. A sua moto Diego, ta supinpa ainda?
Schumacher
Schumacher
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Ter 18 Fev 2014, 09:44

Sim, a minha desde então está ótima! A qualquer momento que enrolo o cabo ela responde, não falha mais. Realmente é um risco pois "teoricamente" o que vem na nossa cabeça é que vai passar sujeira pelo furo, mas... é um risco que escolhi correr, pois não aguentava mais aquelas falhas.

mês que vêm agora vou trocar as velas (comprei as iridium) e mandar fazer limpeza de bicos, pois acredito que pelo problema que vinha ocorrendo, os bicos devem estar sujos. E continuar acompanhando se vai manter o rendimento, pois se baixar o rendimento, ai sim pode ser sujeira nos bicos.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por lucas.sorocaba Qua 19 Fev 2014, 11:11

Fala galera, minha gsx 650f está com 39mil km e estou escutando uma espécie de zumbido que parece vir do tanque, principalmente quando está na reserva, porém se eu encho o tanque ele some. será que é algum indício de entupimento do filtro da bomba? alguém reparou nesse barulho antes de começar a falhar? Minha moto não falha.
lucas.sorocaba
lucas.sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 31/01/2010

http://www.clubedafour.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 19 Fev 2014, 11:17

Eu não lembro de ouvir esse zumbido, só se for algum dos companheiros ai.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Qua 19 Fev 2014, 11:45

Cara, a valvula reguladora de pressão faz um barulho quando atua sim, mas é mais parecido com um "mijinho" do que zumbido.

O Padumi em alguns posts anteriores disse que a moto dele fazia um zumbido alto no tanque quando falhou das primeiras vezes. Veja com ele se é o mesmo que você está tendo.


Mas, a princípio, um zumbido é normal mesmo, o Refil faz um barulho característico em funcionamento. Quando o tanque está cheio teoricamente a gasolina que o cerca "amortece" esse ruido.



Abs.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos