Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Página 5 de 30 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 17 ... 30  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo em Dom 24 Jan 2010, 16:02

Relembrando a primeira mensagem :

Ae pessoal, bati algumas fotos do esquema para obstruir o sistema PAIR.

Esse esquema é valido para as Bandits injetadas, mas vale para todas as motos q possuam o sistema PAIR.

Há duas formas de se inutilizar esse sistema, que nada mais é do que uma injeção de air limpo da caixa de ar, até o cabeçote onde sairá junto com os gases da exaustão. A primeira consiste em apenas obstruir de alguma forma a entrada de ar vinda da caixa e essa que registro abaixo. Já a segunda, é o que vou fazer em breve, assim que o kit de remoção chegar. Nele remove-se todo o sistema fora, tapando o cabeçote onde ficam as entradas e todas as demais saídas de ar limpo, vácuo e energia da ECU para solenóide.

A minha motivação para isso é apenas remover os pipocos na redução, bastante audíveis com escape esportivo. Há rumores de que a autonomia aumenta após esse feito, mas isso eu ainda vou testar esses dias.

Eu escolhi não retirar o tanque, não usar nenhuma ferramenta e creio que esse seja o jeito mais fácil de obstruir sem qualquer alteração do sistema original, totalmente reversível.

Do lado direito da moto, em cima do cabeçote corre uma mangueira e nela existe uma emenda:

É bem fácil abrí-la e obstruir os dois lados. O lado esquerdo vem da caixa de ar e o lado direito vai pra válvula solenóide e de lá sai 2 outras mangueiras pras tampas em cima do cabeçote.

Abrindo alí e funcionando a moto, observei algumas diferenças:

- Com a moto em marcha lenta, o lado que vai pro motor estava sempre em sucção;
- Dando giro, isso se manteve e não consegui evidenciar bem se a partir dos 4000 rpm isso parava. Tive a impressão que uma hora subindo o giro e obstruindo com a mão, dava o pico de sucção e parecia parar;
- Com tudo aberto, o giro da moto subia e o lado do filtro de ar não faz muita diferença;
- Com tudo fechado o giro caiu, mais até do que com a configuração normal, o PAIR ligado normalmente.

Fechei tudo. O maior trabalho foi arrumar algo que servisse pra obstruir, sem permitir a passagem de ar ou água em nenhuma hipótese e que não fosse sugado também, óbvio.

As imagens falam por sí...rs. Fuçando nas tranqueiras achei essa tampinha de registro d'agua e parte de cima da borracha de apoio do escanso no escape, que sempre parte com a curva do esportivo. Serviu como uma luva!

Dei um jeito de arrumar aí depois, só pra não encostar nas partes quentes e saí pra dar uma volta. Meu intuito com tudo isso estava atingido! Nenhum pipoco na redução, abaixo dos 4000 rpm com o acelerador fechado, como antes era de praxe. Depois de quente, parece q ela ficou mais esperta no acelerador, mas pode ser só impressão por causa do barulho, que ficou bem liso. Agora enchi o tanque e vou testar o tão falado consumo milagroso.

Última edição por Berlindo_ em Dom 24 Jan 2010, 19:32, editado 1 vez(es)
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Hans Blackbullet em Ter 09 Mar 2010, 23:56

Berlindo_ escreveu:Hans, é isso aqui q tá no tópico cara. Os pipocos q acontecem abaixo dos 4000 rpm, são causados pelo PAIR, q joga ar limpo (e frio) nos coletores, causando a explosão da gasolina não queimada.

Tapar o PAIR remove totalmente os pipocos.

Eu tb remapeei a minha e ficou um canhãozinho, mas os pipocos não sumiram. Tapei o PAIR e voalá, resolvido.

Como tá aí no tópico, não há nenhum prejuízo mecânico, já q o PAIR é um sistema externo, não atua no sistema principal, q seria o motor.

Há a discussão de vc ñ estar colaborando com a emissão de poluentes, visto q sem oxigênio, a gasolina ñ queimada irá virar apenas CO (monóxido de carbono), que é um grande poluidor. Eu sinceramente acho que existem outras formas de atuar com consciência ecológica.

Vc sendo de Itatiba, ñ precisará passar por inspeção de poluentes, o que pode ser um problema pra quem é de Sampa. Mas sendo totalmente e facilmente reversível, quem não curte os pipocos como eu, pode voltar o PAIR na frente do inspecionador.

E se vir uma Bandit preta passando por sua cidade, dê uma buzinadinha q sou eu cortando o pedágio da Dom Pedro pela Valinhos->Itatiba....hahaha
Muito obrigado, bro...
Mas se passar aqui e não vier aqui em casa, na segunda vez lava bala!!!!!!!!
Abração,
Hans
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qua 10 Mar 2010, 00:24

Pessoal, quem tiver uma B1250 com escape original, por favor faça um teste simples: Peça para que alguém fique perto de sua moto, daí parta acelerando até 6.000 - 7.000 giros, então tire a mão para forçar o retrocesso (já em 2ª marcha), enquanto seu amigo escuta o barulho do escapamento. Se for como estava a minha, quando tinha o escape original, seu amigo (no meu caso, meu vizinho e amigo) lhe dirá que sua moto está "pipocando"... Só que quem está em cima da moto não escuta, porque o kpct abafa o som da ponteira original...
Se alguém fizer o teste, me avise, porque desconfio que tenha tudo a ver com esta merda de sistema PAIR....
Abraços,
HANS.
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qua 10 Mar 2010, 16:02

O original pipoca tb, só ñ dá pra ouvir.

É "normal", mas me incomodava muito no esportivo, parece moto desregulada.

Hoje é lisinho, pode vir dos 10k rpm reduzindo, q é um "vummmmm" só do Jeskap.
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qua 10 Mar 2010, 17:05

Berlindo_ escreveu:O original pipoca tb, só ñ dá pra ouvir.

É "normal", mas me incomodava muito no esportivo, parece moto desregulada.

Hoje é lisinho, pode vir dos 10k rpm reduzindo, q é um "vummmmm" só do Jeskap.
10K rpm!!!!!!!!!!!!! meu, adorei isso, bro! hehehehe
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qua 10 Mar 2010, 17:07

Berlindo, e o km final? quanto melhorou?
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por marmota em Qua 10 Mar 2010, 19:43

Ainda tenho dúvidas quanto ao consumo. Hoje a minha B65 está com o escape original, por isso esses 'pipocos' não incomodam, porém o consumo...

Gostaria de opiniões mais concretas sobre o consumo, porque se realmente tiver uma melhora (1 km pra mim já é válido Razz ) estou bastante inclinado a obstruir o sistema.

[]'s
marmota
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por maU Nascimento em Qua 10 Mar 2010, 19:49

marmota não tenha medo de ser feliz... é uma coisa muito simples de fazer.....

obstrua com fita isolante... tire as suas conclusões e se não gostar volte ao normal.... não ira perder garantia.... não tera problema de manutenção.... ou quebra de alguma coisa......

Eu fiz e gostei do resultado na minha..... só desfiz para fazer a inspeção ambiental e vou obstruir novamente e voltar o escape esportivo!!!!
maU Nascimento
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qua 10 Mar 2010, 20:10

Hans, Vc fala velocidade?

Isso não dá nenhuma alteração de performance, exatamente por ñ influir em nada do motor.

O lance todo q foi levantado (e não consegui comprovar) é que talvez o PAIR afetasse a leitura da sonsa lambda em mandar oxigênio junto com os gases da exaustão, assim a ECU trabalharia com uma mistura gorda pra tentar compensar e seria esse todo o lance do alto consumo.

Como disse, não consegui comprovar nada, não notei nenhuma melhora, nem piora. Troquei as velas esse fds e elas estão levemente pretas, o que indica mistura rica. Mas como a moto foi remapeada, pode ter sido o acerto em média e alta q ficou gordo. Como vou colocar um K&N, tô achando legal, pq com ele a mistura tende a empobrecer (mais ar, mesma qtd. de gasolina) e talvez eu encontre a mistura perfeita sem ter q refazer o ajuste. Agora se isso vai melhorar ou piorar as médias, só daqui 1 mês.

Mesmo sem mudança no consumo, a moto sem o PAIR parece ficar mais lisa, mais redonda. Aqueles tranquinhos q dava na redução tb, qdo a moto está quase parando (3000~2500 rpm), diminuem bastante.

Eu sou da seguinte opinião: taí pra quem quiser fazer. Muitos tem medo, mas se consultarem um mecânico entendido, verão que isso não pode ocasionar problema algum. Eu faria exatamente o q está nesse tutorial, pois é totalmente e rapidamente reversível.

Não desisti ainda de melhorar o consumo da minha. Após essa manutenção de velas e filtro, devo partir pra uma limpeza de bico e um novo remapeamento, mas pretendo gastar nisso agora qdo der pra colocar ela num dino e aí sim, fazer o melhor acerto e ter como medir tudo.
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qua 10 Mar 2010, 21:03

Blz, Bro.
Faço questão que vc. vá ao churrasteka, quero te conhecer e trocar idéia contigo, acho que penso na msm linha de raciocínio. Se quiser, o Casal 50 vem de lá, e agente vai junto, vai ser legal.
Não coloque o K&N em regiões como a nossa. Segundo o Bruno aqui da oficina do Art Café (Morungaba), as motos que ele abre com esses filtros apresentam sujeira no duto após o filtro, ou seja, tá riscando cilindro.
Att.
Hans.
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO em Qui 11 Mar 2010, 00:42

Vou fazer isso na minha, mas de uma maneira diferente.
Vou obstruir , mas para isso vou colocar um registro, daqueles de gás. Com isso, a alteração fica rever sível imediatamente, de modo que se por algum motivo precisar ativar o PAIR novamente, é só abrir o registro.

T+
NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por marmota em Qui 11 Mar 2010, 01:15

Valeu pelas dicas... vou fazer a obstrução sim, mas primeiro quero fazer a média com Podium, depois faço a obstrução e vou medir novamente.

No meu caso quero ver se melhoro o consumo, já que estou com escape original os 'pipocos' não me atrapalham Razz

[]'s
marmota
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Arnaldo Costa em Qui 25 Mar 2010, 09:59

Berlindo e turma,

Como disse anteriormente, fiz a obstrução do sistema em minha B12 carburada.

Na cidade com escapamento original, fazia média de 13,4 na
cidade e 13,9 na estrada (devagar). Com a alteração passou para 14,4 Km/l na
cidade.
Coloquei um Jeskap e a média na cidade não se alterou muito.
No final de semana passado tive um casamento em Brasília e fui de moto. Na ida
sentando a borracha entre 140 no mínimo e máxima de até 170, fez exatos 14,67.
Na volta vim um pouco mais devagar, tive a marca de 14,5.
Conversando com um técnico da Suzuki em uma inauguração de uma concessionária
aqui, fui informado que entre 1 e 2 km/l
mais econômica, vale a pena. O único ponto negativo, tanto para as injetadas
quanto carburadas, é que as mangueiras terão que ser substituídas antes do
prazo normal devido ao aumento do aquecimento do motor, que esta alteração
provoca. Principalmente nas carburadas. A recomendação para ambas, foi manter o
filtro de ar sempre limpo, uma vez que puxará mais ar do que o normal para o
funcionamento.
Acho que está valendo à pena!
Abraços e espero ter contribuído.

Arnaldo
Arnaldo Costa
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Carlão_ em Qui 25 Mar 2010, 10:16

Ainda bem que eu não preciso ficar fazendo essas gambiarras pq a minha é HONDA.... uhuuuu....
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qui 25 Mar 2010, 12:47

Carlão_ escreveu:Ainda bem que eu não preciso ficar fazendo essas gambiarras pq a minha é HONDA.... uhuuuu....
Aeh, galera - vamo fazer uma adaptação na bike dele escondido só pra sacanear...daeh a gente não deixa ele obstruir...hehehehehe
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Carlão_ em Qui 25 Mar 2010, 19:40

Deixa eu ficar quietinho aqui senão daqui a pouco eu vou ser expulso do fórum....kkkk
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qui 25 Mar 2010, 19:43

Detalhe é q CBR também tem esse kit e muitas outras motos usam o PAIR q ñ é patenteado pela Suzuki.

Arnaldo, legal cara, interessante. Não sei explicar o pq melhoraria na carburada.

Tb ñ consigo imaginar o pq de aumento de temperatura.

A propósito, ñ eliminei o sistema de vez pq estou viabilizando uma troca da minha moto, então entregaria ela toda original. O kit está aqui em casa, devo ter gasto uns 70 conto nele, se alguém quiser, posso repassar caso confirme a troca da moto.
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qui 25 Mar 2010, 19:54

Carlão_ escreveu:Deixa eu ficar quietinho aqui senão daqui a pouco eu vou ser expulso do fórum....kkkk
De jeito nenhum, brou... ce pensa que chega aqui, faz amizade, depois ainda por cima quer ser expulso? tá doido? é mais fácil ce trocar de Honda para Suzuki do que ser expulso....huahuahuahuahua
abs.
Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qui 25 Mar 2010, 19:55

E ainda por cima vai ter que obstruir o sistema pair!!!!!!
quaquaquaquaqua....
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qui 25 Mar 2010, 20:08

Ou vamos obstruir outra coisa dele...hahaha

Brincadeira amigo...rs
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Qui 25 Mar 2010, 21:02

Berlindo escreveu:Ou vamos obstruir outra coisa dele...hahaha

Brincadeira amigo...rs
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Desculpa também ,brou, mas que foi engraçado, foi....hohohoho...
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por marmota em Ter 30 Mar 2010, 22:48

Pessoas,

Obstruí o PAIR essa semana e vou fazer uns testes, mas nas primeiras parciais já vi que vai dar uma diferença boa, de pelo menos uns 2 km/lt no mesmo trecho que eu faço e utilizando a mesma gasoba... Só pra constar, a minha é uma B65N injetada (2010).

Depois posto com maiores detalhes as médias pré e pós gambiarra... :p

[]'s
marmota
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por aquintela em Sex 02 Abr 2010, 16:03

Interessante o post, mas fiquei na dúvida em relação à utilidade desse sistema PAIR. Obstruí-lo não causa nenhum tipo de prejuízo para o motor. Alguém sabe o que ele faz exatamente? Obrigado.

aquintela
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet em Sex 02 Abr 2010, 16:11

aquintela escreveu:Interessante o post, mas fiquei na dúvida em relação à utilidade desse sistema PAIR. Obstruí-lo não causa nenhum tipo de prejuízo para o motor. Alguém sabe o que ele faz exatamente? Obrigado.
Brother, até onde eu sei, motores a combustão de gasolina produzem como resultado de sua queima, o famigerado monóxido de carbono. O sistema PAIR, na verdade, retira ar atmosférico frio da caixa de ar do veículo, e o injeta na saída de gases do motor (coletor de escapamento) a fim de transformar o monóxido de carbono em dióxido de carbono, este último menos poluente e menos agressivo à atmosfera. Obstruindo o sistema, sua moto voltará a produzir o monóxido de carbono, mas a quantidade produzida de gases nocivos também será menor, em função do melhor uso do combustível...(economia de combustível), portanto sendo este sistema de funcionalidade relativa e discutível, algo como "prá ingrêis vê"...
È só isso, mais os benefícios de menor consumo e sumiço dos inconvenientes "pipocos", que parecem de moto véia fu...., depreciando ainda mais a imagem dos bikers por onde passam...
Abs.
Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Sex 02 Abr 2010, 19:15

É meio chato repetir a mesma coisa tantas vezes, qdo a resposta já tá aí no mesmo tópico.

Após a leitura de tantas explicações páginas atrás contidas, caso haja vontade, procure um mecânico e levante esses argumentos com ele. Poderá confirmar as infos q foram aqui propostas.
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por aquintela em Sab 03 Abr 2010, 15:25

Hans Blackbullet escreveu:
aquintela escreveu:Interessante o post, mas fiquei na dúvida em relação à utilidade desse sistema PAIR. Obstruí-lo não causa nenhum tipo de prejuízo para o motor. Alguém sabe o que ele faz exatamente? Obrigado.
Brother, até onde eu sei, motores a combustão de gasolina produzem como resultado de sua queima, o famigerado monóxido de carbono. O sistema PAIR, na verdade, retira ar atmosférico frio da caixa de ar do veículo, e o injeta na saída de gases do motor (coletor de escapamento) a fim de transformar o monóxido de carbono em dióxido de carbono, este último menos poluente e menos agressivo à atmosfera. Obstruindo o sistema, sua moto voltará a produzir o monóxido de carbono, mas a quantidade produzida de gases nocivos também será menor, em função do melhor uso do combustível...(economia de combustível), portanto sendo este sistema de funcionalidade relativa e discutível, algo como "prá ingrêis vê"...
È só isso, mais os benefícios de menor consumo e sumiço dos inconvenientes "pipocos", que parecem de moto véia fu...., depreciando ainda mais a imagem dos bikers por onde passam...
Abs.
Blackbullet

Hans, valeu pela resposta. É bem diferente tratar com pessoas educadas, afinal estamos aqui para trocar informações.

aquintela
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 30 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 17 ... 30  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: