Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

+21
diogo_albiero
WTC
Junior 600RR
ari
JoHnny
thiago8983
vidal
guCenzi
raptor
Reis
Padumi
BRUNOR1
Berlindo
Bisteka
EDU HAYA
Diniz
J.
DomMarco
vytor
GHERI
Pin
25 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Ter 24 maio 2011, 01:27

Relembrando a primeira mensagem :

Bom, estou "trabalhando" de madrugada, dai inspirado no tópico R6 X CBR 600 pensei em abrir mais esse inteligentíssimo tópico para discutirmos sobre TROPICALIZAÇÃO!

A galera andou especulando muito sobre o que é a tropicalização, já dou logo minha opinião que acho isso conversa quase pra boi dormir. Por exemplo, nas Bandits e 750Fs carburadas, as únicas peças que eram trocadas na tropicalização eram os Giclês de baixa, de 12,5 para 17,5. Sei disso pq esses tempos tive aquele episodio com minha moto "Tropicalizada" e vi que a única coisa que muda dentro da moto eram esses Giclês. Nada de diferente na ignição nem em outras coisas. Alem disso, eu duvido que a J. Tolete coloque as motos num Dino para fazer acertos, nem poderia, pois não iriam esticar os motores Zero.

Nas motos Injetadas, pensando que o modulo de injeção nada mais é um pequeno computador que deve fazer uns cálculos acertando gases no escapamento, rotações, volume de combustível, pressão de combustível, não da pra imaginar que a tropicalização nada mais seria que uma parametrização do programa para sempre obter um resultado X ou Y, ou alguém aqui já ouviu falar em comprar modulo de injeção para SRAD Brasileira 2009, bom acho que isso não existe, nem bico para Injeção de Bandit a Álcool.

Pois bem, se não existem diferenças mecânicas, o resto é parâmetro, contas e ajustes... Coisas que qq Nerd bom faria com seu Mac Book Air (muito gay) ou com seu Iphone conectado no modulo de Injeção... Se instalar um Power Commander então, o trabalho ja está feito...

Todo mundo concorda comigo????? Bisteka? Engenheiros?
1 ano pra acertar o Camaro, só se for o preço!!!

[]´s

Pin





Última edição por Pin em Qui 26 maio 2011, 18:43, editado 2 vez(es)
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo


Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por GHERI Qui 26 maio 2011, 01:09

Valeu Pin, foi bom te ver tb cara, e é verdade...hehehe...mas msm sem zip acho q não consigo "Bibliar"

E Bisteka meu amigo, para de morder a chumbada...kkkkkkkkk

GHERI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Reis Qui 26 maio 2011, 01:19

É amigos...

Os ânimos no tópico estão meio aflorados, parece até que o negócio está indo pro lado pessoal e aí o tópico perde o sentido. Pra evitar de alimentar isso, eu vou parar de comentar por enquanto. Quando o tópico retornar ao tema, eu volto a comentar, ok?

Abraços pra todos.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Diniz Qui 26 maio 2011, 07:17

Reis escreveu:É amigos...

Os ânimos no tópico estão meio aflorados, parece até que o negócio está indo pro lado pessoal e aí o tópico perde o sentido. Pra evitar de alimentar isso, eu vou parar de comentar por enquanto. Quando o tópico retornar ao tema, eu volto a comentar, ok?

Abraços pra todos.

Eu também estou fora... estão confundindo as coisas.
Diniz
Diniz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por thiago8983 Qui 26 maio 2011, 07:19

galera estou mais acompanhando pois não manjo desse assunto, é algo muito interessante e estou procurando aprender aqui com o debate..

PORÉM... CUIDADO COM O CORAÇÃO...

Te gente confundindo as coisas...

Relaxa galera.. vamos conversar focando o assunto para não stressar...
thiago8983
thiago8983
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 18/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por DomMarco Qui 26 maio 2011, 08:06

Conclusão: Tropicalização da GM, Ford, VW, etc, é uma coisa.
Tropicalização do JToledo é outra.

Na primeria vez que a Quatro Rodas testou uma BMW, lá pelos idos de 90, quando o Collor autorizou a importação de veículos, uma das observações que fizeram foi quanto à injeção eletrônica dela: o escape ficava na cor original, sem qualquer resíduo que gases. Ela foi qualificada como uma injeção perfeita. Se era capaz de fazer aquilo com o nosso combustível, imagina como não seria o desempenho com uma gasolina decente ?
DomMarco
DomMarco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por JoHnny Qui 26 maio 2011, 09:18

Po eu até sei da tropicalização de motos (pelo menos o geral) já que fiz um trabalho grande de reposicionamento da marca Kawasaki no Brasil, mas tem tanta página inútil aqui que dá até preguiça.

Não vou privar ninguem destas informações, mas vamos tentar como disse o amigo Reis, dar uma acalmada nos animos. Vou fazer um texto só para ilustrar alguns pontos abordados aqui e posto mais tarde


_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Qui 26 maio 2011, 10:00

Pessoal, eu não levo mensagens para o lado pessoal. Esta discussão para mim pode levar anos e seguimos para uma cerveja! Sem ressentimento! Isto é normal em quem é acostumado a trabalhar em equipe. Briga, grita, chinga e volta junto de carona falando da estagiária nova!

Se vocês estão pensando isto, pode ter certeza que do meu lado, não... Mas usei exemplos que alguns deram na minha argumentação... Só!!!

Só estou tentando dizer 4 coisas:
1 - Não é tão simples como parece Sim, uma alteração no software já pronto para outro país leva aproximadamente 1 ano para ser feita e 10 minutos ou menos para ser instalada.
2 - Não vamos conseguir a receita do bolo? Não teremos a certeza do todo (não dentro deste grupo).
3 - É possível fazer em casa algo bem feito??? Sim, existem oficinas capacitadas (tenta-se arrumar o software oficial exemplo do Diniz). Ou você mesmo pode tentar aprender e corrigir um mapa via PC e trocar o básico; óleo e filtros. Ou mais aprimorada como bem disse o Raptor!
4 - Pode ser somente algo muito simples como a troca de um único filtro? Só isto? Sim, talvez, mas para isto a moto tem que ter sido preparada para estas diferenças (gasolina) desde o início do projeto (duvido, opinião pessoal que pode estar errada)!!!

Eu gosto de discussões e dificilmente desisto quando tenho certeza do que estou falando... Só estou repetindo várias vezes a mesma coisa, pois sei o que estou dizendo e percebo alguns comentários se repetindo sistematicamente de forma errada.

Eu trabalho na indústria automotiva desde 2003 e minha especialidade é química e borracha (pneu, vedação, trilho, absorção de vibração... em resumo, borracha), ou seja, não tem absolutamente nada a ver com eletrônica... Mas sei que não estou falando besteira, pois, conheço o trabalho!

Daqui a algum tempo (pode ser muito)... Por motivos de trabalho não pode ser agora, vou dar um exemplo baseado em um outro tópico aqui do forum: Escrito pelo JoHnny - https://www.suzukionline.org/t14398-strada-adventure-troca-de-rodas
Não posso esquecer de falar do IDEA (trabalhei na FIAT em Betim - Suspensão traseira). Isto é só para eu lembrar!

Vou deixar isto aqui só para lembrar!!!

Grande abraço,

Bisteka

Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Reis Qui 26 maio 2011, 11:08

Bisteka,

Eu já te conheço desse fórum há um bom tempo e sempre vi com bons olhos seus comentários e sua atitude nos tópicos do SOL. Mas nesse tópico específico, por algum motivo que eu desconheço, você assumiu uma outra atitude. A impressão que eu tenho é que você está achando que sabe mais do que todo mundo aqui sobre o assunto e por isso não está tratando com cortesia os comentários dos outros participantes. Se você não acredita nisso, leia com mais atenção os comentários da turma sobre o nível de respeito do tópico. Esses comentários são todos pra você, amigo. Já teve gente até mandando você “parar de morder a chumbada”.

Fato é que apesar de você conhecer bastante sobre a tropicalização do Chevrolet Camaro, conhecer de química e borracha de pneu e saber até da suspensão traseira do Fiat Idea, você sabe pouco sobre tropicalização de moto esportiva, amigo. Muita gente aqui sabe mais que você sobre isso. E esse é justamente o tema do tópico. Então eu acho que se você quiser comentar sobre suas experiências no mundo automotivo, você deve se sentir à vontade pra fazer isso. Mas obrigatoriamente você tem que respeitar os comentários dos seus companheiros de fórum. Isso é regra do fórum, Bisteka. E não adianta falar que você gosta de discussões difíceis e que não desiste porque isso aí pode te levar a se portar como uma pessoa desequilibrada emocionalmente.

Lembro que nós andamos de motos esportivas em estrada. Na minha opinião, é um dos lazeres mais perigosos do planeta, se não for o mais perigoso. É um brinquedo de homem que não combina com atitudes e pessoas desequilibradas, Bisteka.

Então amigo, minha sugestão pra você é a seguinte: ponha a cabeça no lugar, calce a sandália da humildade e volte a tratar seus colegas de fórum com o respeito e educação que você sempre tratou.

Abraço pra você.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por JoHnny Qui 26 maio 2011, 11:31

Sobre a Tropicalização,

Adianto que não conheço tecnicamente se existem 4000 mil ou 200000 mil variáveis em questão, mas posso dizer em termos gerais como acontece a tropicalização na visão da indústria. (Na verdade eu conheço de dois modelos específicos que estão no nosso mercado, mas não posso citar aqui por conta de um contrato de confidencialidade).

Motivos técnicos
As tropicalizações, ajustes ou como queiram chamar, ocorrem para que a motocicleta tenha uma performance próxima do modelo original, sem estes ajustes.
Quando eu falo de performance, estou elencando todos os componentes e variáveis que afetam na dirigibilidade, desempenho, poluição, durabilidade, conforto, manutenção, consumo, etc. etc. etc.

Um dos principais fatores (e talvez seja o ponto em que o PIN levantou) é que nossa gasolina é diferente dos outros países, por isso, existe o acerto do sistema de injeção. Todavia um veículo é formado por uma cadeia de variáveis, ou seja, deixando uma mistura mais rica você afetará, por exemplo, o mais simples dos fatores, o consumo. Quando você tenta acertar o consumo, você pode afetar o sistema de admissão, de exaustão, de ignição, etc. etc. etc. Mas logicamente, não é aqui que para, porque não se esqueçam que estamos no Brasil, um país de clima tropical diferente da maioria dos países em que estas motos são produzidas, por isso, entra a variável do óleo com viscosidade e aditivos diferentes. Imagina que no Canadá no inverno fazem -40ºC e no verão fazem 25ºC, isto é totalmente diferente daqui em SP que fazem 10ºC no inverno e 35ºC no verão. Enfim, como o próprio Bisteka ressaltou, não existe uma receita certa e sim a tropicalização, não é um mito, mas uma condição sine qua non para que o veículo, moto, ou que seja, tenha chance de ser competitivo no mercado, afinal, ninguém quer comprar uma moto 0km que não passe no Controlar, ou como a R6 que tenha um motor frágil ou que pegue fogo, etc.

Enfim, o que existe são diferenças entre culturas da empresa, nível de exigência do público, posicionamento de mercado, público-alvo, etc. etc. E não se esqueçam que estamos no Brasil, ou seja, nosso mercado não é uma sumidade em exigência, vejam os casos dos retificadores de voltagem que no USA tiveram recall e aqui no Brasil não.

Como citado em outro post, a BMW tem como posicionamento uma marca Premium e que entrega um produto alemão Premium com dedicação a todos os detalhes. Só para se ter uma idéia do nível de exigência, aqui no Brasil, o cliente pode exigir, por exemplo, se quer o daylight programado no seu carro (O Day light é o farol que fica acesso, mesmo de dia, que aqui não é lei, mas em outros países é) para ter a mesma sensação de dirigir aqui no Brasil ou na Alemanha. Mas quanto custa uma BMW? E este é o ponto que quero abordar aqui.
Existe sim o compromisso de fazer um carro ou moto que seja competitivo, mas isto muda de empresa para empresa.

A BMW, por exemplo, vai te entregar sempre uma motocicleta que tenha um refinamento detalhadíssimo nos modelos que vende aqui no Brasil, por que se não fizer isso, simplesmente ela para de vender e isto está intrínseco na cultura deles. Você cliente, precisa ter a mesma experiência em uma BMW aqui no Brasil ou na Alemanha, ou nos USA.
Agora vocês acham que é o mesmo nível de detalhe que a J.Toledo tem? Que a Yamaha? Que a Honda?

Como eu citei, o mercado brasileiro não é exigente a este ponto e isto prejudica, na minha opinião, o tipo de produto e serviço que recebemos. Por exemplo, tenho uma FIAT Strada Adventure e todos os carros FIAT como motor 1.8 flex entre 2008 e 2010 tiveram problemas no dispositivo que controla a abertura dos bicos de injeção. Meu carro teve, o do meu amigo teve e existem milhares de outros usuários na internet que relatam o mesmo problema, mas a FIAT não se manifestou e todos tiveram que morrer com um prejuízo de aproximadamente R$500,00.

A mesma FIAT também teve problemas com os Tipos que pegavam fogo, lembram? Por conta de uma mangueira que tinha desgaste prematuro (a mangueira que passava o fluído da direção hidráulica) tinha desgaste prematuro em alguns casos e o fluído (que é inflamável) podia cair em cima do motor (quente) e assim acontecer o incêndio.

Resumindo e concluindo:
1. A tropicalização não é um mito;
2. Ninguém aqui vai conseguir ter a informação concreta de que componentes sofreram alterações;
3. Varia e muito, entre os fabricantes no controle de qualidade e no compromisso da entrega final e você não vai saber porque (item 2);
4. Sua receita de casa não é a mesma da indústria e não vai chegar perto, simplesmente porque você não vai testar sua moto em um dinamômetro após apertar qualquer botão no seu PC. Não vai ter equipamentos e recursos suficientes para analisar se o que foi feito está equilibrado a ponto de não comprometer a performance (todos os atributos), como ilustrado pelo Diniz.
5. Fazer a moto andar mais e gastar menos não é difícil. Tem um monte de gente que faz isso (inclusive no fórum), mas a moto nunca vai ter o mesmo consumo em todas as faixas de rotação, pode ter a durabilidade afetada, poluirá mais, etc. etc. etc.
6. Vocês precisam analisar, não somente se a moto não tropicalizada faz 15km/l e a tropicalizada faz 16km/l, ou se uma chega a 200km/h e a outra chega a 210km/h.
7. Dificilmente alguém aqui na pilotagem, ou no dia a dia, vai conseguir sentir diferenças mínimas e que são avaliadas na tropicalização, por exemplo, se a borboleta abre 0,5 segundo depois do que na moto tropicalizada, ou se o nível de PPM de combustível não queimado variou de 1000 para 8000.
8. A J.Tolete e outras empresas que não vou citar o nome dão aquela famosa gambiarra para funcionar e atender os mínimos requisitos, mas não se compara com o mesmo produto que é vendido no exterior.
9. Se você não mecher em nada, não vai dar merda, ela vai funcionar. Mas uma simples ponteira vai acabar com todos os parâmetros “básicos” que foram feitos.
10. Se mecher, já tem receitas aqui que deram certo no curto e médio prazo, então para quem inventar?
10. PIN, sua moto é manca! hehehe

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Qui 26 maio 2011, 12:08

GHERI escreveu:
E Bisteka meu amigo, para de morder a chumbada...kkkkkkkkk

KKKKKKKKKKKKKKKKIKK!!!!!!


O Bisteka num aguenta... A Sassa é um cabeça dura, mas mesmo ele exaltado, meio fora do contexto sei que ele tem as melhores das intenções... Ele não vai aguentar e daqui a pouco vai trazer um engenheiro de calibração formado pelo MIT.

Johnny, valeu pelo post... E minha moto estava manca, agora ela funciona, só precisa de sapatilhas novas para dançar Ballet pelas estradas desse Rincão Brasileiro! Eu diria que está Uma GSX 750 Q, quase R....

Por falar nisso, ela é carburada, o que a tornou muito mais fácil de ser afinada. aperta aqui, solta ali e deu certo. Não esta gastando nada!
Foi vendo peça por peça do carburador que vi que e tropicalização dela era somente a troca do Giclê e isso me inspirou a abrir esse tópico.

Ainda espero por gráficos, tabelas, modelo de sondas resultados e gambiarras...

Depois de tudo certinho, vou abrir uma oficina que vai se chamar "Tropical Fuel Injection"...

Ps: Equipe de Engenheiros de tropicalização da Ford!
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Tropicalismo




Última edição por Pin em Qui 26 maio 2011, 12:18, editado 1 vez(es)
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Qui 26 maio 2011, 12:14

Reis escreveu:Fato é que apesar de você conhecer bastante sobre a tropicalização do Chevrolet Camaro, conhecer de química e borracha de pneu e saber até da suspensão traseira do Fiat Idea, você sabe pouco sobre tropicalização de moto esportiva, amigo. Muita gente aqui sabe mais que você sobre isso. E esse é justamente o tema do tópico.

Lembro que nós andamos de motos esportivas em estrada. Na minha opinião, é um dos lazeres mais perigosos do planeta, se não for o mais perigoso. É um brinquedo de homem que não combina com atitudes e pessoas desequilibradas, Bisteka.

Então amigo, minha sugestão pra você é a seguinte: ponha a cabeça no lugar, calce a sandália da humildade e volte a tratar seus colegas de fórum com o respeito e educação que você sempre tratou.

Abraço pra você.
Blz Reis, também sempre respeitei suas opiniões e vou seguir respeitando... Acho que você entendeu errado!!! Do que eu não tenho certeza, não bato na tecla assim tão forte!!! Não fui mal educado com ninguém e não vou ser (mas que eu mordi a chumbada - mordi - deveria ter deixado o tópico na segunda vez que tive de insistir)... Na terceira página, quando o Gheri disse que o Bruno não ajudaria em nada... Eu já deveria ter concordado com ele e largado a discussão!!!

Pode ser que você se lembre de um único post um pouco mais mal educado (página 2)... Mas isto é um outro assunto e não começa aqui!!!

Talvez eu tenha batido na tecla de forma mais forte no post que respondi ao Pin... Mesmo assim não fui mal educado, por conhecer o Pin pessoalmente e ter até mais contato, acabamos tomando um pouco mais de liberdade (ambos os lados)... Para quem lê de fora e não conhece... Pode parecer estranho sim... Vou tomar mais cuidado... Valeu pela dica!

Reis, não estou buscando ser desrespeitoso com a opinião de nenhum colega do forum não... Distante de mim pensar nisto... Estou apenas apontando erros em comentários dos quais tenho certeza... Classificar de mínima uma alteração que leva um ano ou mais para ser feita está definitivamente errado (isto ofende? - desculpe-me então).

Outros comentários:

1 - Eu não conheço absolutamente nada do camaro... Não trabalho na GM, nunca trabalhei, se quer já visitei; mas eu conheço da indústria (e já acompanhei várias tropicalizações de carros); sei como funciona... Perceba uma coisa: - Falei de outra empresa (outro projeto que nunca vi ou vivi) correndo o risco de errar... Meu comentário sobre o camaro foi sim o que gerou este tópico e isto estava ali no post inicial antes de ser editado...

2 - Tropicalização de "motor" com injeção eletrônica... é igual (também tenho certeza... Pelo menos as tropicalizações feitas pelas montadoras)... A não ser que o motor já tenha sido preparado desde o início para aceitar as diferenças de gasolina... (não é normal, eu nunca vi)!!! Mas pode existir...

3 - Sou humilde o suficiente para admitir o que falei no meu outro post: Item 4 - Pode ser somente algo muito simples como a troca de um único filtro? Só isto? Sim, talvez, mas para isto a moto tem que ter sido preparada para estas diferenças (gasolina) desde o início do projeto (duvido, opinião pessoal que pode estar errada)!!! Assim como pode ser só de óleo, continuo duvidando!!!

Não sou e não estou tentando ser o dono da verdade... Estou batendo na tecla do que tenho certeza... Mas já parei!!!

Deixa pra lá... Segue a vida sem traumas e sem ressentimentos... Grande abraço e me desculpa se passei do limite; não foi a intenção!!!

Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por DomMarco Qui 26 maio 2011, 12:55

E a cervejada, quando vai ser ?
DomMarco
DomMarco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 26 maio 2011, 14:53

Reis escreveu:Bisteka,

Eu já te conheço desse fórum há um bom tempo e sempre vi com bons olhos seus comentários e sua atitude nos tópicos do SOL. Mas nesse tópico específico, por algum motivo que eu desconheço, você assumiu uma outra atitude. A impressão que eu tenho é que você está achando que sabe mais do que todo mundo aqui sobre o assunto e por isso não está tratando com cortesia os comentários dos outros participantes. Se você não acredita nisso, leia com mais atenção os comentários da turma sobre o nível de respeito do tópico. Esses comentários são todos pra você, amigo. Já teve gente até mandando você “parar de morder a chumbada”.

Fato é que apesar de você conhecer bastante sobre a tropicalização do Chevrolet Camaro, conhecer de química e borracha de pneu e saber até da suspensão traseira do Fiat Idea, você sabe pouco sobre tropicalização de moto esportiva, amigo. Muita gente aqui sabe mais que você sobre isso. E esse é justamente o tema do tópico. Então eu acho que se você quiser comentar sobre suas experiências no mundo automotivo, você deve se sentir à vontade pra fazer isso. Mas obrigatoriamente você tem que respeitar os comentários dos seus companheiros de fórum. Isso é regra do fórum, Bisteka. E não adianta falar que você gosta de discussões difíceis e que não desiste porque isso aí pode te levar a se portar como uma pessoa desequilibrada emocionalmente.

Lembro que nós andamos de motos esportivas em estrada. Na minha opinião, é um dos lazeres mais perigosos do planeta, se não for o mais perigoso. É um brinquedo de homem que não combina com atitudes e pessoas desequilibradas, Bisteka.



Então amigo, minha sugestão pra você é a seguinte: ponha a cabeça no lugar, calce a sandália da humildade e volte a tratar seus colegas de fórum com o respeito e educação que você sempre tratou.

Abraço pra você.


1000000000000000000000x Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 430935

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Qui 26 maio 2011, 16:37

Pereba escreveu:
Reis escreveu:Bisteka...
1000000000000000000000x Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 430935
Este cara não cansa de ser ignorado e segue dando indiretas em outros posts...

Segue, seguirá e sempre será Ignorado, pois, você não é digno de preocupação!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 26 maio 2011, 16:48

vindo de vc chapa, to kgandu e andando!! nao estou aqui para fazer amizade ou concordar com nada, ja fui chamado a atençao aqui por criar polemica. pois bem, perder tempo pra que??
sua cara ja caiu, e nao veem me atacando.
do mesmo modo que fui chamado atençao, vc pode ser tambem.
só concordei com o REIS. correto admins?? moderas? do mesmo jeito que me julgam, agora foi sua vez. bom provar isso!!!
só respondi, pra ver se a lei vai ser aplicada tambem pra vc!!!
quero ver o que vao postar de tao interessante por me ignorarem. to morrendo aqui de preocupaçao. estou aqui por meia duzia de pessoas que considero amigos mesmo, o resto que vá planta batata.
E lembre-se que nao tem muleke aqui nao, se contenha. eu ja parei!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por ari Qui 26 maio 2011, 16:58

Senhores, boa tarde....

Solicito a gentileza de voltarem ao assunto do tópico.

Diferenças de opinião devem ser respeitadas.

"Diferenças pessoais" devem ser resolvidas por MP ou qualquer outro meio de comunição, mas não por aqui.

_________________
Abs,


Ari


Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Qui 26 maio 2011, 18:42

ari escreveu:Senhores, boa tarde....

Solicito a gentileza de voltarem ao assunto do tópico.

Diferenças de opinião devem ser respeitadas.

"Diferenças pessoais" devem ser resolvidas por MP ou qualquer outro meio de comunição, mas não por aqui.

Obrigado Ari....

Podem parar de puxar o cabelo umas das outras... No meu tópico não é pra ter briga, mas não sei pq não é meu primeiro tópico que sai briga... Seria eu o culpado?

Imagina esses caras no boteco. Iam se beijar, se abraçar e acabar daquele jeito....

Giovanni, vê se para pq senão daqui a pouco seu nome vai virar "LORD VOLDEMORT" de novo será "aquele que não podemos falar o nome". E para de falar que vc não está aqui pra fazer amizade, pq vc sabe que não vive sem a gente!!!

Sassa, nem vou falar nada... Para de morder chumbada! huahuahuahua!!!

Alias os dois ai são engenheiros né? Podiam se juntar e fazer algo construtivo....

Ainda estou esperando aquele engenheiro do MIT pra explicar melhor o assunto...

Leiam bem o titulo do tópico, please...

[]´s

Pin, o tropical....
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 26 maio 2011, 19:23

Pin escreveu:
ari escreveu:Senhores, boa tarde....

Solicito a gentileza de voltarem ao assunto do tópico.

Diferenças de opinião devem ser respeitadas.

"Diferenças pessoais" devem ser resolvidas por MP ou qualquer outro meio de comunição, mas não por aqui.

Obrigado Ari....

Podem parar de puxar o cabelo umas das outras... No meu tópico não é pra ter briga, mas não sei pq não é meu primeiro tópico que sai briga... Seria eu o culpado?

Imagina esses caras no boteco. Iam se beijar, se abraçar e acabar daquele jeito....

Giovanni, vê se para pq senão daqui a pouco seu nome vai virar "LORD VOLDEMORT" de novo será "aquele que não podemos falar o nome". E para de falar que vc não está aqui pra fazer amizade, pq vc sabe que não vive sem a gente!!!

Sassa, nem vou falar nada... Para de morder chumbada! huahuahuahua!!!

Alias os dois ai são engenheiros né? Podiam se juntar e fazer algo construtivo....

Ainda estou esperando aquele engenheiro do MIT pra explicar melhor o assunto...

Leiam bem o titulo do tópico, please...

[]´s

Pin, o tropical....

PI, se me conhece cara!! eu nao sou o que todos me taxam sempre!! e essa picuinha aqui de me ignorar, se acha que vo ligar pra isso? poxa, tem um pesosal novo aqui bakana por demais!! o Carlao chagas mesmo, o vidal, e outros, tava trocando uma ideia massa com eles ae. vo postar sempre com os novato, pois nao teem rabo preso com ninguem!!
se uns pensarem que por me ignorar eu vou morrer de desgosto, podem ficar ae a vida toda se corroendo, que minha intenção aqui, é uma minoria que eu tenho contato com eles apenas por aqui.
posso me explicar aqui né PIN!! entao, ja me deram lição de moral, me chamam de ignorante, e os diabo a 4!! eu nao estou devolta pra fazer alardes, mais nao tenho rabo preso com ninguem, tenho personalidade, e eu estando aqui, ou nao, os amigos que fiz aqui, vao comigo pra onde eu for. eu só nao tenhu espirito de porco de aguentar desaforos e politicas de defamação e calunias sobre minha pessoa. que estao fazendo e muito!!! pros que me conhecem, nao preciso provar nada, pros outros, que fiquem ae se mordendo uai!!! verdade é uma, eu sou um Imbecil de ficar ligando pra pessoas sem importancia. que os nego chutam mesmo, quem ta no meio, ou na frente!! vo tenta ir denovo na PAZ.

só uma explicação ae PIN. afinal, devo desculpas por me exaltar por besteiras!! mais aguentar nego que quer peidar alto, pra levantar poeira, nao é facil,!!! vou me controlar.!!!
desculpa qualquer coisa, vc é meu amigo, e te considero cara, e muito!! abraçao.

e voltando a tropicalizaçao ae, vc viu quanta baianada e coisa sem nexo que postaram, eu postei umas 3 vezes seguidas, e nem se quer prestaram atençao, apenas nas polemicas!!

Vale a pena sim, para os que sao Humildes, visitar quem faz esse tipo de coisa. amanha vou dar um pulo la na official e na snake pegar uns kakarekos, e vou atraz de mais informação.
O picasso, o zequinha(da snake) e o primo(da official) ambos ja fizeram grandes cursos na europa sobre tropicalização, PC5, rapid bike, e muitos outros temas. vou la e puxar informaçao util sobre o assunto. e nao vou vir aqui levantando crista e falando que sei tudo, mais sim com opiniões de quem sabe. ''sobre moto'', isso sim é o assunto.

nao sei se vai valer de algo, mais se tiver disposto, eu volto aqui e posto detalhes!! e pra terminar, eu nao me considero apto a fazer tal procedimento por ser engenheiro, isso nao significa nada, titulo hoje em dia, nao da camisa pra ninguem. muitos se sobrepoem a outras pessoas usando isso, eu nao, mais parte de controle e automação, que é minha area, cobre totalmente a parte de controle de qualquer especie em malha fechada, como é o caso que faço e tento aprender a muito tempo, nas motokas. com o Tal PC5 e o autotune, peguei essas bagaças justamente por fazerem parte de minhas qualificaçoes, e nao pra me mostrar. e nao uso exemplos de outros, ou fofocas que ouvi, eu faço de fato por diversao e passa tempo, bem ao contrario que muitos acham que seja pra se aparecer. mais tentar e fazer igual, ninguem se preocupa. é uma area Fuderoza demais pra e mexer, pra quem gosta, é uma experiencia e tanto.

abraçao PIN.





Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Diniz Qui 26 maio 2011, 21:16

Bem, vou tentar voltar ao assunto.

O meu caso é interessante pois a minha moto, como já disse, é uma ZX10 2009 oficial (teoricamente tropicalizada). Anda bem, não engasga, marcha lenta normal, etc, etc... e tem 2 sondas lambda no escape (desconfio que pelo menos uma é wide).
A desse cara é uma ZX10 2008 independente, sem sonda lambda no escape. Ele "tropicalizou" com um PC III, vejam o relato dele de outro fórum:



"hj regulei no Dino do ESPECIALISTA aqui do Rio
http://www.powercommander.com/powercomm ... fault.aspx
só tem 2 empresas brasileiras cadastradas e o cara tem todos os diplomas deles
http://www.maxima-performance.net/
ele tem 1 caminhão bonitão c o Dinamômetro dentro


a moto tá c filtro K&N + Escape Chinês

chegou c 180 cvs (mistura muito magra) e saiu c 187cvs..............pequeno ganho mas agora tá reguladinha (mistura OK)

mas nas parciais ela tá bem + disposta

ele instalou UPGrade dentro do meu PCIII, chamado BOMBA DE ACELERAÇÃO (aquela engordada na mistura para q as retomadas fiquem + vigorosas ao girar o punho c vontade) antes ela ficava sonolenta e respondia devagar em baixas rotações....agora dá 1 pulo na hora

agora me sentirei tranquilo qdo for acelerar de final (sei q tá bem alimentada )

detalhe p o imenso ROUBO do painel

100 dá exatos 93

e 299 dá exatos 269

cortando o giros na 6ª marcha aos 13K RPMS dá exatos 297 km/h reais (por isso q nos testes essa moto chega a 289 a 295 de máxima real (teste q foi feito no circuíto de Nardó na Itália SNME cravou 295 de final e ficou na 2ª colocação atrás da BMW q chegou a 305km/h)

agora preciso testá-la contra a moto de alguns amigos Wink

pena q não sei postar os gráficos imprimí tb o gráfico do Fator A/R mostrando o qto tava magro e depois de regulada.

das motos q passaram lá, ele disse q minha foi a 2ª + forte.........tinha 1 gráfico de uma Hayabusa c 189cvs."


Algumas considerações:

1 - A idéia não é fazer algo científico, de acordo com todas as técnicas aprovadas pela sociedade de engenharia, pelo papa e pela moral e bons costumes da família... nada disso. O objetivo é adaptar a moto para que ela não estoure e funcione direito, só isso. Um segundo objetivo é a performance.

2 - Na ótica DO CONSUMIDOR, não há compromisso com emissões, etc. A preocupação é durabilidade. E quem compra uma moto desse tipo tb não está lá muito preocupado se faz 13, 15 ou 18 km/l.

3 - Na minha opnião, acho que valeu a pena comprar a oficial, já que a diferença pra independente foi menos que 10%. Acho que não vale a dor de cabeça de procurar um preparador e gastar com PC... a não ser que o foco seja na performance e o proprietário queira instalar um PC ou similar de qualquer jeito.

Pelo menos o que eu venho acompanhando de motos de amigos, com um PC e um bom profissional com um dino, dá pra adaptar a moto à gasoroba nacional.
Diniz
Diniz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Sex 27 maio 2011, 12:22

JoHnny escreveu:8. A J.Tolete e outras empresas que não vou citar o nome dão aquela famosa gambiarra para funcionar e atender os mínimos requisitos, mas não se compara com o mesmo produto que é vendido no exterior.
10. PIN, sua moto é manca! hehehe
JoHnny...

Primeiro eu queria te parabenizar pelo post... Você conseguiu e passou a mensagem de forma não agressiva... Acho que errei neste ponto... Mas em momento algum faltei com respeito a alguém...

Percebi a forma agressiva depois que dei o tópico inteiro para minha esposa ler... Ela não entende nada do assunto... Mas comentou:
- aparentemente você esta certo, mas suas palavras soaram para mim como arrogantes... Pois bem, não foi minha intenção... Mas realmente tenho este costume de "bater forte" na mesma tecla, quando tenho certeza do que estou falando... No trabalho ou ao vivo, isto até hj me pareceu normal... Acho que passei do ponto aqui...

Segundo vc errou quanto a moto do Pin... O problema é ele; não a moto...

Terceiro não conheço ninguém na Jtoledo... Até já tentei contato lá... Mas foi em vão... Só achei estranho seu comentário quanto a Jtoledo fazer algo nas motos...
Normalmente estas empresas que são representadas no BR; assim como a SUZUKI... Mitsubishi (Grupo Souza Ramos)... O Gupo CAOA (Hyundai) e o grupo SHC (JAC Motors) em termos de engenharia, tem pouca ou nenhuma liberdade...

Mitsubishi e Hyundai não podem fazer nada sem aprovação e "benção"... Calibração (para estas 2) é algo que vem de fora... Aqui ambas fazem apenas o flash ou "formatam e gravam outro software"...

A SUZUKI não faz assim? Pensei que a Jtoledo também tinha pouca ou nenhuma atuação de engenharia... Se tem algo no qual sou bastante leigo (básico do básico) é óleo... Liguei lá... insisti, me passaram para um engenheiro e eu acho que sabia mais do que o cara (difícil)... Ou ele não quis falar nada... Sei lá (vai saber)... Sabe que se eles tem atuação real de engenharia aqui tem sempre uma oportunidade com o mercado em crescimento...

Se for pegar algo do trabalho ou confidencialidade... Deixa pra lá...

Abraço, Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Sex 27 maio 2011, 16:29

Diniz escreveu:O meu caso é interessante pois a minha moto, como já disse, é uma ZX10 2009 oficial (teoricamente tropicalizada). Anda bem, não engasga, marcha lenta normal, etc, etc... e tem 2 sondas lambda no escape (desconfio que pelo menos uma é wide).
A desse cara é uma ZX10 2008 independente, sem sonda lambda no escape. Ele "tropicalizou" com um PC III....
Já li este post do Gaúcho... Parece que ficou espera a máquina!!! Fora que ele deve ser um doente...

Diniz escreveu:1 - A idéia não é fazer algo científico, de acordo com todas as técnicas aprovadas pela sociedade de engenharia, pelo papa e pela moral e bons costumes da família... nada disso. O objetivo é adaptar a moto para que ela não estoure e funcione direito, só isso. Um segundo objetivo é a performance.
Bom, se não for para fazer as coisas de forma científica e exatamente como a montadora... Segue-se a receita básica e fica bom; eu iria assim:
- Óleo,
- Filtro de óleo
- Nas suzukis seria possível remapear sem PC... (eu remapearia no dino sem buscar potência, mas buscando linearidade e melhor queima)...

Diniz escreveu:2 - Na ótica DO CONSUMIDOR, não há compromisso com emissões, etc. A preocupação é durabilidade. E quem compra uma moto desse tipo tb não está lá muito preocupado se faz 13, 15 ou 18 km/l.
- Depende... Quem tem que passar na controlar deve se preocupar sim... Mas um PC hoje tem opção de mais de um mapa que você pode selecionar a hora que quer... Então é possível fazer um mapa com o foco direcionado a passar no controlar.
- Aumento de potência normalmente tem relação direta com a durabilidade... É muito comum pensar que estes motores vem com sobra... Normalmente não vem não... Por exemplo: se a válvula não vai ser tão exigida ela pode ser de um material menos nobre... Alguém pergunta... Mas isto vai poupar 0,45 por motor... Te respondem sim... US$0,45 X 200.000 motores no ano = US$90.000,00 a mais no fim do ano... Parece pouco??? Acontece que este pouco em vários componentes de vários produtos somam 15 milhões de lucro a mais no fim do ano... Você pagaria 20 reais a mais por uma série de benefícios??? Sim, a maioria pagaria, mas não funciona assim!!!
- Não é normal fazer um motor para sobrar muito; se for pra sobrar, muda-se alguma coisa interna ou ao redor para algo mais barato e absorve o que seria "sobra" como lucro!!!

Diniz escreveu:3 - Na minha opnião, acho que valeu a pena comprar a oficial, já que a diferença pra independente foi menos que 10%. Acho que não vale a dor de cabeça de procurar um preparador e gastar com PC... a não ser que o foco seja na performance e o proprietário queira instalar um PC ou similar de qualquer jeito.
Preferia deixar original... No máximo dar uma arrumada para usar filtro e escapamento (pensando em estética e som - só arrumando os gaps, sem ganho de potência como objetivo)... Colocar PC e outras milhares de coisas para ganhar potência... é legal e "pode funcionar" sim sem gerar problemas na moto... Mas gasta-se... Eu, me contentaria com o que a moto oferece e guardaria dinheiro para um upgrade... Mas cada um é cada um... O Gheri por exemplo pendurou milhares de coisas na moto!!! Quem pode dizer que ele estava errado?

Diniz escreveu:Pelo menos o que eu venho acompanhando de motos de amigos, com um PC e um bom profissional com um dino, dá pra adaptar a moto à gasoroba nacional.
Sim, é possível sim e a tendência é ficar bom... fechando o pair então... Mas para mim ainda fica aquela pulga na orelha (que sempre vai ter)!!!

Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Junior 600RR Sex 27 maio 2011, 16:55

Bisteka franga !!! Para de escrever e compra logo uma moto .....kkkkkkkkkkkkkkkk
Junior 600RR
Junior 600RR
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Sex 27 maio 2011, 17:03

Junior 600RR escreveu:Bisteka franga !!! Para de escrever e compra logo uma moto .....kkkkkkkkkkkkkkkk
que deus me dê um braço logo!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por WTC Sáb 28 maio 2011, 12:27

Como citado em outro post, a BMW tem como posicionamento uma marca Premium e que entrega um produto alemão Premium com dedicação a todos os detalhes. Só para se ter uma idéia do nível de exigência, aqui no Brasil, o cliente pode exigir, por exemplo, se quer o daylight programado no seu carro (O Day light é o farol que fica acesso, mesmo de dia, que aqui não é lei, mas em outros países é) para ter a mesma sensação de dirigir aqui no Brasil ou na Alemanha. Mas quanto custa uma BMW? E este é o ponto que quero abordar aqui.
Existe sim o compromisso de fazer um carro ou moto que seja competitivo, mas isto muda de empresa para empresa.

A BMW, por exemplo, vai te entregar sempre uma motocicleta que tenha um refinamento detalhadíssimo nos modelos que vende aqui no Brasil, por que se não fizer isso, simplesmente ela para de vender e isto está intrínseco na cultura deles. Você cliente, precisa ter a mesma experiência em uma BMW aqui no Brasil ou na Alemanha, ou nos USA.
Agora vocês acham que é o mesmo nível de detalhe que a J.Toledo tem? Que a Yamaha? Que a Honda?

É por isso que eu tenho uma K1200S...hahahahahahahaha

PS.: Colei parte do testículo do Dioni pq não lembro como faz para aparecer dentro do box... Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 814319
WTC
WTC
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Reis Dom 29 maio 2011, 12:27

O tópico ficou excelente!!!
Gosto muito desses tópicos onde não tenho nada para acrescentar, apenas para aprender....
É isso aí, amigos!!!!
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 4 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos