Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

+21
diogo_albiero
WTC
Junior 600RR
ari
JoHnny
thiago8983
vidal
guCenzi
raptor
Reis
Padumi
BRUNOR1
Berlindo
Bisteka
EDU HAYA
Diniz
J.
DomMarco
vytor
GHERI
Pin
25 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Ter 24 maio 2011, 01:27

Relembrando a primeira mensagem :

Bom, estou "trabalhando" de madrugada, dai inspirado no tópico R6 X CBR 600 pensei em abrir mais esse inteligentíssimo tópico para discutirmos sobre TROPICALIZAÇÃO!

A galera andou especulando muito sobre o que é a tropicalização, já dou logo minha opinião que acho isso conversa quase pra boi dormir. Por exemplo, nas Bandits e 750Fs carburadas, as únicas peças que eram trocadas na tropicalização eram os Giclês de baixa, de 12,5 para 17,5. Sei disso pq esses tempos tive aquele episodio com minha moto "Tropicalizada" e vi que a única coisa que muda dentro da moto eram esses Giclês. Nada de diferente na ignição nem em outras coisas. Alem disso, eu duvido que a J. Tolete coloque as motos num Dino para fazer acertos, nem poderia, pois não iriam esticar os motores Zero.

Nas motos Injetadas, pensando que o modulo de injeção nada mais é um pequeno computador que deve fazer uns cálculos acertando gases no escapamento, rotações, volume de combustível, pressão de combustível, não da pra imaginar que a tropicalização nada mais seria que uma parametrização do programa para sempre obter um resultado X ou Y, ou alguém aqui já ouviu falar em comprar modulo de injeção para SRAD Brasileira 2009, bom acho que isso não existe, nem bico para Injeção de Bandit a Álcool.

Pois bem, se não existem diferenças mecânicas, o resto é parâmetro, contas e ajustes... Coisas que qq Nerd bom faria com seu Mac Book Air (muito gay) ou com seu Iphone conectado no modulo de Injeção... Se instalar um Power Commander então, o trabalho ja está feito...

Todo mundo concorda comigo????? Bisteka? Engenheiros?
1 ano pra acertar o Camaro, só se for o preço!!!

[]´s

Pin





Última edição por Pin em Qui 26 maio 2011, 18:43, editado 2 vez(es)
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo


Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 21:45

também quero aprender sobre isso!! vamo que vamu!!


Última edição por decapa em Qui 10 maio 2012, 22:24, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por diogo_albiero Qui 10 maio 2012, 21:48

decapa, mas o Bazzaz não faz o ajuste automático, você que tem que aplicar as alterações.

Minha R6, em algumas RPM's, tinha incremento de 50% na injeção da gasolina hueeuehuu.

diogo_albiero
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 21:51

resolvido!


Última edição por decapa em Qui 10 maio 2012, 22:23, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 21:52

resolvido!


Última edição por decapa em Qui 10 maio 2012, 22:23, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por diogo_albiero Qui 10 maio 2012, 21:53

decapa, o Bazzaz te sugere as alterações e você aplica ou não. Isso é para o caso de algum sensor falhar e o módulo sugerir coisas loucas (tipo aumentar em 5.000% a injeção de gasolina- tá, isso não pode, mas é só para exemplo eheheh).

Procura diogoalbiero no youtube que tem um video meu do Bazzaz. Parece o MS Excell, uma planilha Smile

diogo_albiero
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 21:56

resolvido!


Última edição por decapa em Qui 10 maio 2012, 22:23, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 22:00

videozin bao aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=HgYtaC3iDNI&feature=related

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por diogo_albiero Qui 10 maio 2012, 22:12

Resumo do Bazzaz (minha autoria):

BAZZAZ PERFORMANCE Z-Fi FUEL CONTROL

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 OgAAAI8qGtFLDNj6K0CpOHDfp1RclT9mmEQL6kfpxESq85WuBmogtlSDICLJc5kWpoVl6jMDayjibK61VQIj5pbT4goAm1T1UHvjSHxeeeNuOa8kfMiea97xr4fn

O Bazzaz Z-Fi nada mais é do que um módulo (unidade) de controle de injeção eletrônica de combustível, similar ao Power Commander e Rapid Bike.

O Bazzaz Z-Fi tem algumas características interessantes:
1) É plug'play, ou seja, é só plugar os cabos certos (não que isso seja simples), sem precisar cortar, emendar, etc.
2) Não existe um kit Bazzaz Z-Fi para cada moto, mas somente um universal. O que muda são os conectores. Vendeu a moto? Não tem problema, desinstala o kit Bazzaz e somente compra os conectores pra tua nova moto.
3) Interface USB, fácil conexão com computadores. No entanto, ainda não disponível software para usuários MAC.
4) Se tua moto tiver 8 bicos injetores, o kit Bazzaz irá controlar os 8. O Power Commander V também pode fazer isso, desde que você compre um "add-on" separado.
5) No entanto, a melhor característica é poder adicionar o Bazzaz Z-AFM e poder usufruir de um mapa de injeção totalmente customizado, sem precisar depender de dyno (vamos ver esse módulo em seguida).

O Bazzaz Z-Fi funciona de forma similar aos Power Commander, podendo baixar mapas pré-definidos, fazer um mapa personalizado no dyno ou então (essa é a maravilha do Bazzaz) ir ajustando/personalizando o mapa de acordo com as sugestões que o sistema nos dá, pilotando na cidade, na estrada, em track days, sem precisar de dyno.


BAZZAZ Z-FM SELF MAPPING

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 OgAAAGsG7MjFa-CfXVqwxNWQ-Q8izxahe3k9JpC5cZ12GM5DC9V1MGz4sOFlKGe8J1FgKc2n8KFVUBl5LIqTCDL-JNAAm1T1UPrHQn6AF1JDqUgONiqq89dbp2n0

Para extrair todo o potencial do Bazzaz Z-Fi (módulo de injeção) é extremamente aconselhável que se utilize em conjunto o módulo Z-AFM (kit opcional). Mas afinal, o que é o Bazzaz Z-AFM (Air Fuel Mapping)? O kit consiste em um sensor ar/combustível e um módulo amplificador que possibilita uma customização do mapa de injeção sem a necessidade de dyno. Enquanto o motociclista pilota sua moto (na cidade, estrada, pista, no dyno, etc) o kit vai calculando automaticamente a quantidade de combustível em cada RPM e em cada posição do acelerador para atender exatamente a mistura estequiométrica (mistura ideal de combustível / ar) que o piloto configurou. Ah, mas o Power Commander V + AutoTune também faz isso. Sim, porém o PC V + AutoTune são "on-the-fly", ou seja, vão ajustando automaticamente. E se um sensor falhar? O PC V + AutoTune vão falhar junto com o sensor. Já o kit Bazzaz Z-Fi + Bazzaz Z-AFM vai te sugerindo melhorias e cabe ao piloto aplicar ou não tais sugestões. E se o sensor falhar? Bom, dae o piloto vai perceber que as sugestões estão com valores (percentuais) bem diferentes e vai perceber que tem alguma coisa errada, não aplicando tais sugestões.


O interessante é que a cada dia que passa, cada km que você pilota, em diferentes RPM e posições do acelerador, o kit vai dando sugestões, refinando a cada dia o teu mapa de injeção.

Colocou um filtro esportivo, velas iridium? Não precisa ir ajustar no dyno, basta andar de moto e o sistema vai sugerindo ajustes no teu mapa de injeção. Vai ficar com o filtro + velas? Basta aplicar as mudanças. Comprou um escape full e não tem ninguém na cidade que tenha dyno? Não tem problema, é só começar a andar na moto que o kit Bazzaz vai te sugerir ajustes, sem necesidade de dyno.


Para mim, a diferença do Bazzaz para seus concorrentes é a possibilidade de ajustes personalizados que o kit Bazzaz Z-Fi + Bazzaz Z-AFM permite.

BAZZAZ Z-Fi QS
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 OgAAAFvXpfquxexrp8HOHqISJRq9a5Ygzqdrm1VbPzqNL6nNGl5MN__1OCvhJjwwMNG9fDyGNTBBvoVPHID11vLYgm8Am1T1UHfr5IQYDeS8Gzqac0Max4KWBsp4

O módulo Bazzaz Z-Fi QS (Fuel Control + Quick Shift) nada mais é do que o módulo de injeção Bazzaz Z-Fi com a opção do QUICK SHIFT integrados. Conforme alguns reviews que li, é um dos melhores quick shift do mercado, empatando com outra marca que o preço é bem maior (não lembro o nome). Todos dizem que é superior ao quick shift do Power Commander. Em um teste realizado em uma Ducatti 1098, o quick shit da Bazzaz foi superior ao quick shift da própria moto (links eu posto posteriormente).


Pode ter embreagem normal ou reversa.

BAZZAZ Z-Fi TC
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 OgAAAIoRnTuyB_gygIhFmT220PYVI98ihGFFPwv3ALJQUfUn6lNIEF0zUH3YZ7JVFk-jW9WLNg5B6swZeECNiZWJy_0Am1T1UPS3hTvPEmQ7Q--sQhK2M9Dao9SO

O módulo Bazzaz Z-Fi TC (Fuel Control + Quick Shift + Traction Control) nada mais é do que o módulo de injeção Bazzaz Z-Fi com a opção do QUICK SHIFT e CONTROLE DE TRAÇÃO integrados.
O Controle de Tração pode ser ajustado pela posição do acelerador, RPM e marcha.



Algumas curiosidades / perguntas:


Comprei somente o Bazzaz Z-Fi, mas agora sinto falta do quick shifter. Preciso comprar o kit Bazzaz Z-Fi QS para poder usufruir do quick shifter? Não, você pode comprar a versão mais "enxuta" do Bazzaz -Z-Fi e ir adicionando, conforme necessidade e possibilidade ($$), o quick shifter, o controle de tração, o kit Z-AFM. Ou então pode vender, pois é universal (só precisa trocar os cabos), e comprar o kit completo.


Se o sensor do Z-AFM estragar eu vou deixar essa porcaria jogada de lado? Não, a Bazzaz disponibiliza a venda de sensores individualmente, caso algum deles (sensor ar / combustível) venha a estragar, pois tem uma vida útil de 6.000 horas (se não me engano).


Comprei o kit completo (Bazzaz Z-Fi TC), porém não gostei do controle de tração, sou um piloto ninja e odeio essas modernidades. Posso desligar só o controle de tração? Sim, você pode manter somente o controle de tração desligado. Caso queira ligar novamente, basta plugar o cabo USB em um computador e ligar novamente.



Página da Bazzaz: http://www.bazzaz.net

Uma imagem ajustando:
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 PQAAAPT76gNURtsCsoKvH-kzA2jpVowOOwNPczBZnmdr7t-0VjtmuC_QZFtiDDhf-Gi-u8CKCSz-3WzNsbZcQjW2_hsAm1T1UHAP6bB-AEPR9_JXZHc8ZPLq1D1v

E um video do quick shift em ação:


diogo_albiero
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 22:22

opa, vcs teem mesmo o bazzaz entao!!! somente testando.
ajuda ele entao amigo!!! boa sorte.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 22:35

Caraca galera, juro que quando coloquei o comentário nao imaginei que alguem me ajudaria. muito obrigado pela atenção de todos..... ai vai a imagem do meu mapa
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Foto 1

algum dos amigos aqui é do Rio de Janeiro?

abraços Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Foto 1Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Foto 2
Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 22:40

saiu a imagem nao!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 22:42

Galera, desculpe.

instalei somente o modulo de injeção e percebo que em alta realmente falta potencial, acho que a corda que o Amigo falou realmente esta amarrada.
Procurei na internet e li em alguns sites que o Bazzaz Fi faz o ajuste automático quando colocado no dinamometro mas aqui no Rio não encontrei nenhuma oficina que tenha o bendito dinamometro.
Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 22:45

ainda estou aprendendo a utilizar o forum..rsr

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Foto1ye


Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 22:45

Carlos Eduardo Fernandes escreveu:Galera, desculpe.

instalei somente o modulo de injeção e percebo que em alta realmente falta potencial, acho que a corda que o Amigo falou realmente esta amarrada.
Procurei na internet e li em alguns sites que o Bazzaz Fi faz o ajuste automático quando colocado no dinamometro mas aqui no Rio não encontrei nenhuma oficina que tenha o bendito dinamometro.
a moto no rolo, vc calibra a % em rpm por rpm. fica facil mesmo. e quando nao tem?? to curioso pra saber que mapa se usa!!
a imagem do mapa num apareceu ainda!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 22:46

passa a imagem acima dos 8500 tambem.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 22:47

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Foto2yo


Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 22:49

agora sim, vo bater com os dados do PC aqui, e editar, te mando depois!! vo tenta ajudar!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 22:49

até convidei minha esposa para ir na garupa com o notebook no colo e ajustando mas ela não aceitou, aliás seria divertido.
Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 22:50

cara, quer me dar seu email e te mando o arquivo do Mapa?
Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 22:52

precisa nao, eu edito na propria figura, e posto aqui. vc experimenta e depois avalia!! inte

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 22:58

Diogo, muito obrigado pelas informações, estou indo pra fora do Brasil em setembro ou outubro e vou comprar o BAZZAZ Z-FM SELF MAPPING... por Usd 300 contos vale o serviço.
Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 23:07

ja ja te passo as alteraçoes do mapa de baixa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 23:21

mapinha de baixa:
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Sam5661n



de 3000rpm a 3500, nao precisa mexer. a baixa em geral ta boa, fiz essas alteraçoes pra complementar com a alta, que devo mudar bem.
pode botar fé, e alterar. mais tarde volto com o mapa de alta.
inté

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Carlos Eduardo Fernandes Qui 10 maio 2012, 23:42

caraca, não me fala que voce esta calculando isto na mão. vou repensar todas as aulas de quimica que matei...
Carlos Eduardo Fernandes
Carlos Eduardo Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qui 10 maio 2012, 23:46

o de alta:
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Sam5664



comecei devagar, testa ae, e ve se ela começa a desprender o motor. caso melhore uns 20%, ae eu faço um turbinado aqui.
nao é na mao nao, uso a regra do PC. o principio é o mesmo.
parece que foi pouca alteração que fiz, mais temd e ir dosando mesmo, aos poucos. ja qu evc nao tem banda larga pra suprir perdas. vamo que vamo. testa ae

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 6 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos