Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

+21
diogo_albiero
WTC
Junior 600RR
ari
JoHnny
thiago8983
vidal
guCenzi
raptor
Reis
Padumi
BRUNOR1
Berlindo
Bisteka
EDU HAYA
Diniz
J.
DomMarco
vytor
GHERI
Pin
25 participantes

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Ter 24 maio 2011, 01:27

Relembrando a primeira mensagem :

Bom, estou "trabalhando" de madrugada, dai inspirado no tópico R6 X CBR 600 pensei em abrir mais esse inteligentíssimo tópico para discutirmos sobre TROPICALIZAÇÃO!

A galera andou especulando muito sobre o que é a tropicalização, já dou logo minha opinião que acho isso conversa quase pra boi dormir. Por exemplo, nas Bandits e 750Fs carburadas, as únicas peças que eram trocadas na tropicalização eram os Giclês de baixa, de 12,5 para 17,5. Sei disso pq esses tempos tive aquele episodio com minha moto "Tropicalizada" e vi que a única coisa que muda dentro da moto eram esses Giclês. Nada de diferente na ignição nem em outras coisas. Alem disso, eu duvido que a J. Tolete coloque as motos num Dino para fazer acertos, nem poderia, pois não iriam esticar os motores Zero.

Nas motos Injetadas, pensando que o modulo de injeção nada mais é um pequeno computador que deve fazer uns cálculos acertando gases no escapamento, rotações, volume de combustível, pressão de combustível, não da pra imaginar que a tropicalização nada mais seria que uma parametrização do programa para sempre obter um resultado X ou Y, ou alguém aqui já ouviu falar em comprar modulo de injeção para SRAD Brasileira 2009, bom acho que isso não existe, nem bico para Injeção de Bandit a Álcool.

Pois bem, se não existem diferenças mecânicas, o resto é parâmetro, contas e ajustes... Coisas que qq Nerd bom faria com seu Mac Book Air (muito gay) ou com seu Iphone conectado no modulo de Injeção... Se instalar um Power Commander então, o trabalho ja está feito...

Todo mundo concorda comigo????? Bisteka? Engenheiros?
1 ano pra acertar o Camaro, só se for o preço!!!

[]´s

Pin





Última edição por Pin em Qui 26 maio 2011, 18:43, editado 2 vez(es)
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo


Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 12:14

Pereba escreveu:45 dias aqui, e nao consegui um acerto fino ainda. é só um software?? ta longe hem. o trem só assume a programação toda da moto, dando acesso inclusive em separado aos 4cc, 2cc, e por ae vai. sabe como funciona um autotune? a função dele? entao nao vem dizer que é facil. nada a ver com carros, acerto de moto é completamente diferente. agora pra vc bisteka, se tem noção do que é instalar um PC numa moto, ou ate mesmo trocar um filtro, vela, sozinho? porque desmerecer um spiga, ou a official, tem de mandar melhor que eles. norma de poluição pelo que consta nao é pra um mero mortal como vc, eu, ou qualquer um que se acha na esquina por ae. vamos ser diretos, que essa papagaiada aqui, nao resolve. tecnicamente carro nao tem nada a ver com moto. ainda mais em tropicalização. pode mandar exemplos do que quiser, vc ja fez algum? o fato é, e ninguem respondeu o PIN: como se faz uma tropicalização de MOTO!!
Ignore MODE ON...

Você sempre é e será sempre IGNORADO nas minhas mensagens... Por favor, se for possível, me ignore também nas suas e não mande mensagens direcionadas a minha pessoa. Não respondo e faço questão de não lhe responder ou não lhe dar qualquer atenção que você não merece vinda da minha pessoa.

Foi a última vez que te respondi qualquer coisa... por favor, se não for pedir demais lhe peço que me ignore também.

Obrigado,

Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 12:15

Bisteka escreveu:
Pereba escreveu:45 dias aqui, e nao consegui um acerto fino ainda. é só um software?? ta longe hem. o trem só assume a programação toda da moto, dando acesso inclusive em separado aos 4cc, 2cc, e por ae vai. sabe como funciona um autotune? a função dele? entao nao vem dizer que é facil. nada a ver com carros, acerto de moto é completamente diferente. agora pra vc bisteka, se tem noção do que é instalar um PC numa moto, ou ate mesmo trocar um filtro, vela, sozinho? porque desmerecer um spiga, ou a official, tem de mandar melhor que eles. norma de poluição pelo que consta nao é pra um mero mortal como vc, eu, ou qualquer um que se acha na esquina por ae. vamos ser diretos, que essa papagaiada aqui, nao resolve. tecnicamente carro nao tem nada a ver com moto. ainda mais em tropicalização. pode mandar exemplos do que quiser, vc ja fez algum? o fato é, e ninguem respondeu o PIN: como se faz uma tropicalização de MOTO!!
Ignore MODE ON...

Você sempre é e será sempre IGNORADO nas minhas mensagens... Por favor, se for possível, me ignore também nas suas e não mande mensagens direcionadas a minha pessoa. Não respondo e faço questão de não lhe responder ou não lhe dar qualquer atenção que você não merece vinda da minha pessoa.

Foi a última vez que te respondi qualquer coisa... por favor, se não for pedir demais lhe peço que me ignore também.

Obrigado,

Bisteka

falow o entendidao !!! corte geral.!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 14:54

Berlindo escreveu:Claro, claro. Não estou entrando no mérito do tempo necessário para desenvolver um mapa adequado ao Brasil, sua realidade e sua legislação. Me interessa saber no que consiste essa adequação.

E se, realmente, se tratar apenas de ajuste de mistura, aí sinceramente fica questionável a tal tropicalização, pois acho que simplesmente botar mais gasolina no mapa não adequa a moto a nossa gasolina, temperatura, etc.
Eita... agora vi detalhes no seu comentário e a resposta deve ser bem técnica...

Cara, eu sei + ou - como funciona, pois, (parafraseando o mineiro) o trem é complicado...

Em alguns carros é sim apenas software e em outros não... Vou pedir para o Bruno dedicar uns 15min para te responder... Ele é engenheiro de calibração de motores e tem muito mais detalhes do que eu... Então é melhor ele responder...

Mesmo sendo somente software não é tão fácil quanto parece!!!

Abraços,

Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Diniz Ter 24 maio 2011, 15:43

Bisteka escreveu:
Diniz escreveu:A tropicalização EXISTE, mas é uma coisa simplória com essas motos e tecnologia de hoje em dia. Nada de grandes mudanças profundas nem nada.
Em 2005 eu mesmo importei um lote de CBR 1000. Tirei da caixa e levei numa concessionária honda de um amigo. Lá ele conectou o pc na moto e baixou um programa "brasil" pro módulo de injeção. A moto ficou perfeitinha. Sem engasgos, excesso, falta, nada. E andava muito...
Lógico que a Honda não permitiria isso com moto independente, consegui o esquema por que o cara era meu camarada. Na época nem comentei com ninguém pra não dar problema pro cara.
Cara, simplória é depois de pronta... apenas software... vc consultou a Honda para ter idéia de quanto tempo eles levaram para fazer esta "simplória" modificação???

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Tem vaga aqui e engenheiro ganha pelo menos uns 4k... Para levar a vida boa e fácil que vocês pensam acho que é um emprego que vale à pena... É só tentar, passar na entrevista e pronto... Salário em dia e muito tempo para coçar o saco...

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Pessoal, aqui, estamos entre pessoas esclarecidas (na maioria) e chego a ficar estarrecido com alguns comentários...

NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS NESTE MUNDO E ACHAR QUE UMA MULTINACIONAL DO TAMANHO DAS MONTADORAS QUE EXISTEM NO BR FAZ CARIDADE DANDO EMPREGO A ENGENHEIRO É NO MÍNIMO TAMPAR O SOL COM A PENEIRA!!!

Obs: Não estou dizendo que não é possível uma pessoa fazer em casa e ficar muito bom "até melhor" que o da montadora... Melhor entre aspas, pois, a pessoa em casa não tem compromisso com emissão de poluentes, consumo ou emissão de ruidos... Claro que isto facilita... Mesmo assim é fácil fazer uma besteira!!! Se for para cumprir estes compromissos (caso de camaro, fusion, captiva, edge, CRV e tantos outros), quero ver fazer e ficar pronto se dedicando 100% a isto em menos de 6 meses...

Bisteka

Bisteka,

Vc tá levando pro lado de "o que tem por trás do trabalho do engenheiro" e tal. Eu, sinceramente, como consumidor, não estou muito preocupado com isso. Claro que o trabalho do engenheiro tem muito valor, mas para o consumidor final isso não vem ao caso, entendeu?
Eu quis dizer que (depois de todo o trabalho que alguém teve pra desenvolver os softwares e etc) não é um bicho de 7 cabeças, tem muita gente achando que é o fim do mundo, que tem q trocar diversos componentes mecânicos...
NO MEU CASO, foi simplório: plugou a moto num pc, baixou o programa específico da própria Honda (que com certeza teve uma equipe que trabalhou por horas e horas pra desenvolver, etc, etc, etc), e voilà: funcionou que era uma beleza. Sem engagos, sem excessos, sem power commander, sem troca de peças, nada. Coisa de minutos.
Diniz
Diniz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 15:56

o Diniz, só atualizaram o mapa de injeçao e pressao da bomba de combustivel. é um programa parecido com os raster da suzuki , só que da acesso ao modulo de memoria da injeçao, e passam um mapa certo, ja padrao. é simples mesmo. se a sua for R6, ela deve ser facil assim como vc disse. ja a R1 vem ate com uma bomba adicional, pra ser instalada no país de destino. o resto, é chipar(como fez na sua). e ja era. nao precisa ser nada pra fazer um trem desses, apenas um mecanico especializado da concessionaria. nada de engenharia nao.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 16:29

Diniz escreveu:Bisteka,

Vc tá levando pro lado de "o que tem por trás do trabalho do engenheiro" e tal. Eu, sinceramente, como consumidor, não estou muito preocupado com isso. Claro que o trabalho do engenheiro tem muito valor, mas para o consumidor final isso não vem ao caso, entendeu?
Eu quis dizer que (depois de todo o trabalho que alguém teve pra desenvolver os softwares e etc) não é um bicho de 7 cabeças, tem muita gente achando que é o fim do mundo, que tem q trocar diversos componentes mecânicos...
NO MEU CASO, foi simplório: plugou a moto num pc, baixou o programa específico da própria Honda (que com certeza teve uma equipe que trabalhou por horas e horas pra desenvolver, etc, etc, etc), e voilà: funcionou que era uma beleza. Sem engagos, sem excessos, sem power commander, sem troca de peças, nada. Coisa de minutos.
Blz, agora eu entendi seu comentário... Realmente para quem ve na outra ponta; vê algo simples e rápido... Mas que levou tempo, dinheiro, investimento, paciência e mais um tantão de coisa...

No caso das CBR´s que vc trouxe... Pode ser assim mesmo...

Pessoal, não é um bixo de 7 cabeças não... O bixo de 7 cabeças é para desenvolver a tropicalização; mas não para aplicar nas motos e carros importados como bem disse o Diniz...

Abraços,

bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Ter 24 maio 2011, 19:28

Pois bem...

Vcs complicam tudo, alem de serem muuuuiiitooo passionais...

Como disse, nas carburadas, trocavam o Giclê de baixa e ponto.

Tanto se falou, mas e ai, o que tropicalizaria a R6 da Dani???

1) Bomba de combustível???

2) Plugar a moto no PC e baixar as configurações da moto???

Eu entendo que o software demorou pra ser feito, mas depois de pronto ele se espalha como virus, é só baixar na Intranet ou mandar por e-mail... e o software deve ser o mesmo para aquele modelo ou aquela montadora toda, ninguém paga pra desenvolver 500 mil softwares, visto que isso custa caro.
Concordo também que até chegar numa boa parametrização é difícil e leva tempo.

Porem uma vez que a receita está pronta, já era, em 1 ou 2 minutos está tudo feito. Se não fosse assim imagina o custo que teria essa tropicalização???

Bisteka, eu te amo, mas cade o Bruno hein???? Quero respostas!!!




Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 20:53

Pin escreveu:Tanto se falou, mas e ai, o que tropicalizaria a R6 da Dani???

1) Bomba de combustível???

2) Plugar a moto no PC e baixar as configurações da moto???

Eu entendo que o software demorou pra ser feito, mas depois de pronto ele se espalha como virus, é só baixar na Intranet ou mandar por e-mail... e o software deve ser o mesmo para aquele modelo ou aquela montadora toda, ninguém paga pra desenvolver 500 mil softwares, visto que isso custa caro.
Concordo também que até chegar numa boa parametrização é difícil e leva tempo.

Porem uma vez que a receita está pronta, já era, em 1 ou 2 minutos está tudo feito. Se não fosse assim imagina o custo que teria essa tropicalização???

Bisteka, eu te amo, mas cade o Bruno hein???? Quero respostas!!!
Não sei, quem poderia responder por isto com absoluta certeza é somente a Yamaha (como não existe R6 tropicalizada pela Yamaha... Acho que vai ser difícil alguém te responder)... Pode ser "só" um acerto de software, pode não ser (assim como a R1 que troca a bomba de combustível)!!! EU não tenho este certeza!!!

Algumas ECU´s aceitam reprogramação e tem acesso via USB... Outras não; são blindadas (acho que é o caso da Yamaha)... Pensar que é fácil e é só colocar o software como se fosse formatar um PC; está correto... Mas....

Existem ECU´s blindadas que não tem acesso para reprogramação... Por ai você já pode ver que não vai ser tão fácil... Exatamente por isto existem os PowerComander's da vida... Eles assumem o comando da injeção eletrônica!!!

Ai você coloca ali o que você quiser... Mais potência, menos Potencia, mais linearidade e mais 1 milhão de parâmetros... Possibilidade de escolher mapas por botões (2, 3, 4 mapas diferentes com objetivos diferentes)!!!

O Bruno é um dos vida boa (calibrador de motor que não trabalha) que ficou fazendo hora extra hoje... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Ele sabe, conhece bem e poderia falar com total propriedade, pois, ele vive disso... Ele participa do forum, mas não é tão ativo ao ponto de dar uma grande atenção... (eu até mostrei o tópico para ele hj; mas não acredito que ele apareça por aqui)... Não é o perfil do cara entrar nisto...

Vc pode mandar uma MP para ele... Neste tópico você achará ele vendendo a bandida dele!!!: https://www.suzukionline.org/t14017p15-venda-bandit-1250n-linda-novo-preco

Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por DomMarco Ter 24 maio 2011, 20:56

Pô, Bisteka ... o cara que pode responder todas as dúvidas não vai fazê-lo ?
Vou comprar um Focus e colocar um chip de potência só prá ele ficar puto, então ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

DomMarco
DomMarco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por GHERI Ter 24 maio 2011, 21:23

Galera, não acho q o Bruno poderá ajudar mais do que o Bisteka ja falou, pois mais do que isso seria entrar na parte mais aprofundada de injeção, q não é o caso aqui.
Respondendo a pergunta do Pin sobre a R6.
Minha opinião era na hr q tirasse a moto sa cc dizer para o pessoal, o q tenho q fazer? eles dirão o q terá q ser feito ou não.
Simples e seguro.

GHERI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 22:33

ATÉ AGORA NINGUEM RESPONDEU A PERGUNTA?? aaa, mais entao esses engenheiros tao fraco hem!!! vao ter de apelar pro mecanico da yamaha? o loko!!! é, nao se fazem engenheiros como antigamente!!!
tudo fazedor de calçadinha!!! ve a receita ae, ta na net, é o arroz com feijao. nada de segredos, basico e rapido.
bomba de combustivel, troca de filtro e oleo, chipar a memoria flash da ecu e remapear a motoka(ou com PC).
kde os universitarios?? vo chama o spiga, e a official hem.!!! lol! Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 951924

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Qua 25 maio 2011, 01:01

Começando tudo de novo....

Vamos esquecer a R6!

Metade do Forum aqui tem Srad.... Teoricamente, tropicalizadas....
Sabemos que peças de suspensão, filtro de Ar e óleo para a Srad do Brasil são iguais para o mundo todo. Então nesses itens não há tropicalização. certo? O que sobrou para ser tropicalizado???? Só a parte da injeção....

Imagine que hipoteticamente vocês moram no meio da Bahia e tenham uma Srad 750 2008 e que por algum motivo qualquer precisam trocar a ECU...
Ai nós vamos na CC e vemos que custa R$ 6000,00 e leva 1 mês pra vir do Japão.
Pergunta 1: depois que essa peça chegasse na CC lá no meio da Bahia, ela seria tropicalizada???

Dai entramos na NET e achamos a peça com código 32920-38H10 , chamada: CONTROL UNIT, FI | E3,E28 pelo valor de US$1,157.32

Peça 15 do diagrama.
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Image?arik=H8nO5sfmBQzY6TFEPqDL&arib=SUZ&arim=yFvyPb9bJeBZeH9uOK7sjg2&aria=23DoZydDoKqcuXSacmdysA2&ariz=2

Ai decidimos comprar pelo E-bay e levamos na CC para instalar, ai o que vai acontecer? Teremos uma moto manca? A CC teria a capacidade de fazer esses acertos?

Muito provável que alguém já tenha passado por isso, que tenha comprado esse modulo por algum motivo...

Como seria o feito o acerto de uma moto que precisou trocar uma simples ECU???


Última edição por Pin em Qua 25 maio 2011, 10:58, editado 1 vez(es)
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por GHERI Qua 25 maio 2011, 01:12

Ainda bem q é só eu q to ficando louco....

GHERI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Padumi Qua 25 maio 2011, 02:10

Eu também acho que é verdade. A gasolina já é muito diferente o que deve requerer ajustes.

Suspensões eu já não sei...


Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por GHERI Qua 25 maio 2011, 03:42

vixeeeeeeeeeeee ta feio o negócio aqui heim...kkk

GHERI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por vytor Qua 25 maio 2011, 05:27

Pin ga

esse assunto vai longe !

Eu acho q tropicalizam sim, porem... nao sao todos os modelos e sim soh os modelos com maior volume de vendas...
Acha q a Meka McLaren do Eike foi tropicalizada?
Investiriam os milhoes ditos acima pra tropicalizar 3 modelos vendidos OFICIALMENTE no Brasil ?

Qnto ao que eh a tropicalizacao...
Bom, aih vem o grande problema e o q vai gerar mil desentendimentos aqui ainda...
Depende do ponto de vista e onde se quer chegar...
Pra vender um carro ou moto... tem q se passar por varias regulamentacoes a aprovacoes...

Principalmente aqui na europa q eles classificam todos os veiculos por "euros" ... q vao do 0 ao 5, por enquanto -> ou seja.... se polui mais, leva uma nota mais baixa, paga mais imposto e ainda nao pode circular por todos os lugares...

No brasil, NAO EH DIFERENTE...
O fiat brava tinha 106 cv, e depois de 2 anos de mercado caiu pra 99cv somente pra cair em outra faixa de imposto...
Simplesmente colocaram outra configuracao na injecao
(valores de cabeca, tlvz tenha errado alguma coisa)

Resumindo... as montadoras tem mil preocupacoes e precisam chegar num ajuste fino da ECU e tal...
Ja no particular, a receita eh bem mais simples, pq busca um unico objetivo: PERFORMANCE !

Uns aqui achariam um absurdo, outros pensam como eu...
Ja tive AUDI alemao convertido pro alcool, trabalhei os bicos (nem precisava)... fiz bomba... e pronto...
NEM CHIPEI...
Tem gente q prefere chipar e nao fazer os bicos...eu acho q isso depende de carro pra carro (e aih teriamos q entrar num assunto BICOS INJETORES... q fica pra proxima)

Hoje nao se tratam mais materiais (com raras excecoes)
Sendo assim, eh soh ajusta a ECU e pronto...

No caso da Srad q vc falou, ACHO q eles "tropicalizariam" ela qndo chegasse no brasil...
Se comprar via Ebay, vc vai ter uma moto importada.... e aih... PODE SER que ela nao aceite mto bem nossa gasolina.

_________________
Vytor
1) Ex - GS 500 E 1999 - preta
2) GSX 750 F 2005/6 - chumbo - atual
Potência não é nada sem controle BARULHO!!! rs
vytor
vytor
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qua 25 maio 2011, 09:43

o PIN, que que é aquelas peças la fio, se num ta achando que faz parte de tropicalizaçao aquilo ne, olha a lista que vi ali:
retificador;
ECU;
caximbo de vela;
servomotor do sistema de exaustao;
rele de ignição;
e outros que fazem parte.
isso ae num tem nada a ver nao, né!!

ja virou dos avesso o tópico, boieiiii!! drunken lol!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qua 25 maio 2011, 09:46

Pin escreveu:Começando tudo de novo....

Vamos esquecer a R6!

Metade do Forum aqui tem Srad.... Teoricamente, tropicalizadas....
Sabemos que peças de suspensão, filtro de Ar e óleo para a Srad do Brasil são iguais para o mundo todo. Então nesses itens não há tropicalização. certo? O que sobrou para ser tropicalizado???? Só a parte da injeção....

Imagine que hipoteticamente vocês tenham uma Srad 750 2008
Ai nós vamos ver que a peça com
código 32920-38H10
chamada: CONTROL UNIT, FI | E3,E28
Valor : $1,157.32
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Image?arik=H8nO5sfmBQzY6TFEPqDL&arib=SUZ&arim=yFvyPb9bJeBZeH9uOK7sjg2&aria=23DoZydDoKqcuXSacmdysA2&ariz=2

... Também é a mesma para o mundo todo, e se você for na cc, vai ter que encomendar por esse código e esperar 1 mês até chegar... E ai, quando chegar ela terá sido tropicalizada na distribuidora da Suzuki??? Ou vem direto, sem tratamento?
Se comprarmos pelo E-bay e levarmos para a CC teremos uma moto manca???

Muito provável que alguém já tenha passado por isso, que tenha comprado esse modulo por algum motivo...

Pra facilitar, como as Srads são tropicalizadas?

filtro de óleo ate passa, mais viscosidade do óleo, ae muda sim. pelo menos o óleo faz parte. scratch

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Reis Qua 25 maio 2011, 10:58

Amigos,

Tenho acompanhado esse tópico muito de perto. O tema me interessa e inclusive, por mais de uma vez, levantei essa questão em tópicos outros do SOL.

Como os amigos já disseram, está claro que o tópico ainda não respondeu a questão. Isso, de forma alguma desmerece a qualidade da discussão, uma vez que muitas informações interessantes já foram apresentadas.

Quero então apresentar minha opinião sobre o assunto. Digo que é uma opinião porque ela tem fundamento em observações pessoais e informações as quais não posso comprovar formalmente.

Acho que inicialmente precisamos separar uma coisa da outra. Uma coisa é a importação de um automóvel como o Ford Fusion. Esse carro aqui no Brasil apresenta vendas relativamente elevadas e por isso, certamente sofre um processo sério de tropicalização. Isso inclusive já foi comentado pelo Bisteka e outros. Outra coisa é a importação de carros fora de série como a McLaren do Eike e diversos outros veículos que vêm para o Brasil via importadores independentes. Como os amigos já disseram, também não acredito que seja possível que esses carros especiais sofram um processo de tropicalização tão sério quanto nosso conhecido Ford Fusion. Acho que até aqui todos concordamos.

Agora surge a pergunta: como seria a tropicalização das motos esportivas importadas oficalmente? Será que a tropicalização dessas máquinas estaria mais para Ford Fusion ou para Pagani Zonta.

No grupo de motos com o qual ando há anos, tem motos esportivas de todos os tipos. Metade delas são de importação independente e outra metade, oficial. Como as motos andam muito juntas, estamos sempre comparando o desempenho e o consumo delas e em termos de desempenho de motor e consumo elas não apresentam nenhum diferença significativa. É claro que aquelas que apresentam escape full levam alguma vantagem em termos de desempenho, o que, por outro lado é compensado por um maior consumo de combustível.

Além disso, apesar de algumas motos já terem mais de 20.000 Km, nenhuma delas apresentou nenhum tipo de problema de motor. E olha que as motos rodam muito com gasolina comum e o ritmo é bem forte. Não são raras situações onde as motos são exigidas ao máximo em termos de aceleração e velocidade final. Diante desse panorama eu penso que se realmente houver tropicalização pra moto esportiva, essa tropicalização é mínima. Opinião apenas.

Quero ainda apresentar informação sobre o procedimento de tropicalização que um grande importador de Belo Horizonte faz. Ele simplesmente troca o óleo do motor das motos para atender as exigências climáticas do nosso país. E tem mais: segundo esse importador, que também é sócio de uma concessionária Yamaha da cidade, a própria Yamaha não faz nada além do que ele faz para tropicalizar a Yamaha R1 importada oficialmente. Vale lembrar que não tenho como comprovar formalmente essa informação.

Assim, eu acredito que no caso de moto esportiva importada oficialmente, muito pouco é feito em termos de tropicalização. No máximo é trocado o óleo e atualizado o software da central eletrônica, como aconteceu no caso do Diniz, relatado na primeira página desse tópico.

Vamos aguardar para ver se nesse tópico surgem novas informações, principalmente informações de pessoas com conhecimento teórico e prático na área, o que seria fantástico!
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Qua 25 maio 2011, 11:03

Pereba, a peça que eu estava querendo mostrar era a peça 15 da figura... A CONTROL UNIT, FI.

Eu escrevi meu ultimo post com sono, por isso ficou uma merda, realmente não da pra entender nada...

O que eu quis dizer é que se hipoteticamente você precisar trocar essa peça por uma razão qualquer e comprar pelo e-bay, o que acontece???

Vamos esquecer os poluentes, vamos pensar em não deixar a moto explodir, e funcionar redondinha...

Meu objetivo era montar um "guia básico de tropicalização", uma ideia que parecia muito simples, mas ta dificiii....


Reis, excelente Post.... Imparcial...



Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por raptor Qua 25 maio 2011, 11:21

Turma : se voces derem uma olhada no site da dynojet, tem algumas explicações sobre o assunto. Mas, o principal mesmo, é a diferença de combustivel. Quando voce usa gasolina a 100%, a tua relação de queima ideal seria de 14.7 partes de ar para uma de gasolina. Desse jeito, as motos de fora do brasil, estão reguladas para isso, em toda a faixa de rotação.
Quando usamos gasolina com alcool (mesmo podium tem 25% de alcool), a relação estequiometrica não é mais 14.7, e é menor, ou seja, traduzindo, voce precisa de menos ar para uma parte de gasoroba.
Usando uma moto de fora com nossa gasolina, sem ajustar, voce vai ter mais ar para uma parte de gasolina (14.7 contra 13.5), e, tua mistura fica pobre, podendo ocasionar furo no pistão, aumento de temperatura do motor, e, assim vai.
A injeção normal consegue variar um pouco, mas, em funçaõ da temperatura do ar, pressão atmosferica e temperatura do motor. Essa variação de combustivel ela não consegue, porque segue um mapa, ou seja, uma tabela onde foram programados quanto ela vai injetar para cada rotação do motor e posição do acelerador.
O PC V + o auto tune, ai sim. Ele vai alterando a quantidade injetada usando uma sonda lambda wide band, que tem uma precisão melhor. Desse jeito, voce tem a mistura ideal para cada condição da moto. Hoje, para tropicalizar uma moto, o certo é colocar em um dinamometro, e, com um analisador de gases, ir mudando o mapa.
Tem alguns ai que só colocam um resistor em serie com o sensor de temperatura do motor, para fazer com que a injeção pense qu a moto está fria, e, por si só já injeta mais combustivel, compensando a mistura pobre, mas, sabe como é, é gambiarra.

Espero ter ajudado.
Raptor
raptor
raptor
Participante
Participante

Data de inscrição : 30/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Diniz Qua 25 maio 2011, 11:39

raptor escreveu:Turma : se voces derem uma olhada no site da dynojet, tem algumas explicações sobre o assunto. Mas, o principal mesmo, é a diferença de combustivel. Quando voce usa gasolina a 100%, a tua relação de queima ideal seria de 14.7 partes de ar para uma de gasolina. Desse jeito, as motos de fora do brasil, estão reguladas para isso, em toda a faixa de rotação.
Quando usamos gasolina com alcool (mesmo podium tem 25% de alcool), a relação estequiometrica não é mais 14.7, e é menor, ou seja, traduzindo, voce precisa de menos ar para uma parte de gasoroba.
Usando uma moto de fora com nossa gasolina, sem ajustar, voce vai ter mais ar para uma parte de gasolina (14.7 contra 13.5), e, tua mistura fica pobre, podendo ocasionar furo no pistão, aumento de temperatura do motor, e, assim vai.
A injeção normal consegue variar um pouco, mas, em funçaõ da temperatura do ar, pressão atmosferica e temperatura do motor. Essa variação de combustivel ela não consegue, porque segue um mapa, ou seja, uma tabela onde foram programados quanto ela vai injetar para cada rotação do motor e posição do acelerador.
O PC V + o auto tune, ai sim. Ele vai alterando a quantidade injetada usando uma sonda lambda wide band, que tem uma precisão melhor. Desse jeito, voce tem a mistura ideal para cada condição da moto. Hoje, para tropicalizar uma moto, o certo é colocar em um dinamometro, e, com um analisador de gases, ir mudando o mapa.
Tem alguns ai que só colocam um resistor em serie com o sensor de temperatura do motor, para fazer com que a injeção pense qu a moto está fria, e, por si só já injeta mais combustivel, compensando a mistura pobre, mas, sabe como é, é gambiarra.

Espero ter ajudado.
Raptor

Humm...
Minha moto, uma ZX10, é importação oficial e tem 2 sondas lambda no coletor de escape. Além de estar, ao menos em teoria, tropicalizada por ser oficial, permite que as sondas façam leitura dos gases de escape e adeque a mistura certo?
Tenho um camarada que comprou uma ZX10 independente e essa não veio com as sondas lambda. Ele passou no dinamômetro e deu que a mistura estava pobre, correndo o risco de derreter a cabeça dos pistões em alta. Aparentemente ele resolveu isso com um Power Commander. A diferença entre a minha e a dele agora é que a minha liga e estabiliza a marcha lenta em seguida, a dele demora alguns minutos.
Diniz
Diniz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Pin Qua 25 maio 2011, 12:05

Agora sim....

Diniz, em 2010 existiam dois modelos de ZX10.

ZX1000FAF Ninja ZX-10R (2010)
ZX1000FAFA Ninja ZX-10R (2010)

De repente essas diferenças estão ai, de repente a "FAFA" é o modelo exportação...

Se tiver um tempo da uma comparada nas peças dos modelos em:

http://www.kawasakipartshouse.com/

Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Bisteka Qua 25 maio 2011, 12:17

vytor escreveu:Ja no particular, a receita eh bem mais simples, pq busca um unico objetivo: PERFORMANCE !
Pois é... O que você faz em casa... Não tem nem 10% do trabalho que é feito na montadora... Nem 10%...
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Qua 25 maio 2011, 12:20

na verdade, todos queremos dar palpite, mais fazer, quem faz um trem desses?? quem tem a manha? a maioria aqui manda mecanico mexer na moto, até uma simples troca de pneu.
aqui no fórum ja é um perregue danado pra nego que pergunta 200000 X o que colocar na moto, que vela é aquela ou essa, todo mundo querendo ser mecanico, mais quando vai-se meter a mao na massa, manda em outros!!! é que nem o topico do PC que inventei la, pessoal nao se importa por achar que é muito dificilll, e nao teem preparo pra fazer, vai ser o mesmo caso desse topico.]
a maioria ae nem sequer sabe ou arrisca em aprender a trocar oleo da moto. quanto mais querer saber sobre um assunto interessante desses. pode ver ae as postagens, é só nego interessado que posta aqui, nao tem curioso, porem, o trem é facil, mais ninguem quer meter a mao na graxa, e duvido que haja um aqui que faça.
Desculpa ae Pin, nao to gelando seu topico nao, mais é muita disk e nao disk, pra pouco conhecimento. ninguem aqui vai arriscar o C. pra fazer isso na moto sendo nossa. acho que o topico vai servir pra conhecimento sim, mais pra servir de tutorial, ta longe.
negocio é trocar ideia, e deixar os baguas preguiçosos pagarem o zoio da cara pros spigas da vida fazer um servicinho de marretero(picareta) desses, que até o ZÈ da esquina, faz.
Mais vamos la, vamo continuar a novela, daqui a pouco dizem que até pneu tem de trocar pra aguenta as estradas do lisarb!! geek Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 14301

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? - Página 2 Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos