Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

+51
mauricio mergulhador
COUTINHO
aslie
Ricardo (abc)
Johnnie Walker
juninho & Angélica
Marcelo BK
cano
solrac
Gustavo - Audazes
Renê
Lincoln
eder_souza
Lima - Bandit
Gil Costa RJ
ViNii
Juliao
exec
myonek
Daddy
William Vicentin
Iadocicco
Ulba
ThePhantas
Paulo
E.lias
rlriccardi
Douglas
Vinícius Goiano
Flávio
Joaquim
Edu
Carvasi
danilo.marcelo
Carlão_
festeves
EduCorreia
Jefferson
Marcelo® [SPFC]™
Elton
RaFa AgOsT
MARCOSP
Padumi
Wil
Rhomura
Lucchesi
Luis Claudio
Alexandre
NERO
Euro
Edmo Mauricio
55 participantes

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Edmo Mauricio Qua 03 Jun 2009, 10:08

Relembrando a primeira mensagem :

Galera cotei o seguro na bb seguros e ficou o melhor preço...Pra minha Bandit 650n 08/09 ficou por R$ 1.482,00 e em outra segurado o mais barato que tinha achado era por R$ 3.400,00!!! Alguém do forum que fechou com essa segurado pode me confirma se deu tudo certo e chegou a apolice corretamente? Porque o preço fiocu muito diferente até dá para desconfiar más tomara que seja tudo honesto.... fico aguardando retorno de quem fez....A bb seguro esta em parceria com a MB Pimenta loja de moto. Quem quizer cotar tá o link .

http://www.mbpimenta.com.br/news/newsletter_BB_Seguro_2.jpg
Edmo Mauricio
Edmo Mauricio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo


QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por rlriccardi Sex 19 Jun 2009, 18:52

Lincoln escreveu:Muito Bom ricardi, era o que a gente precisava !!

Agora é so arquivar a revista junto com a documentação para ficar mais tranquilo.

Vlw.

De quebra...arquiva junto a consulta que o Euro fez junto ao BB...não sem antes pagar uma breja pra ele!!
(postei ela lá no outro tópico)...

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/seguro-bb-mb-piementa-recebi-a-aplice-t4594-15.htm#77135

Abraço!
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Lincoln Sex 19 Jun 2009, 23:03

So para constar, fechei o seguro la, e cancelei o que tinha pela Bradesco seguros.

Moto: Suzuki GSX 750F
Ano/Modelo: 2007/2008
Piracicaba-SP
Valor: R$ 816,00 Na Bradesco: R$ 2.500,00
Franquia: R$ 2.032,00 Na Bradesco: R$ 18.000,00

Estou muito contente.
Lincoln
Lincoln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/10/2008

http://twitter.com/lincolnzocateli

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por myonek Sex 19 Jun 2009, 23:53

Lincoln escreveu:So para constar, fechei o seguro la, e cancelei o que tinha pela Bradesco seguros.

Moto: Suzuki GSX 750F
Ano/Modelo: 2007/2008
Piracicaba-SP
Valor: R$ 816,00 Na Bradesco: R$ 2.500,00
Franquia: R$ 2.032,00 Na Bradesco: R$ 18.000,00

Estou muito contente.

O meu saiu R$ 1.500,00 em 6X s/juros e Franquia de R$ 1.050,00 na Bradesco tinha fechado por R$ 2.800,00

Tivve uma conversa com o pessoal da corretora em que havia contratado da Bradesco e me disseram que existe alguns Staff 's que o Banco do Brasil sempe faz uma loucuras desse tipo. Imbátivel !!!! Agora em relação a cobertura....não tem problema algum .....!!!! Fiquei com receio no inicio.....agora estou super feliz com o desconto que obtive.
Só falta a cervejada pra comemorar !!!!!

Abs
myonek
myonek
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 29/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Gustavo - Audazes Seg 22 Jun 2009, 19:57

O MEU EU TAMBEM FECHEI COM ELES, FOI O MAIS CARO QUE EU JA VI DE TODOS QUE FECHARAM COM ELES ....
2700 ...

SERÁ QUE É PELA IDADE(26), FALTA DE BONUS(SEGUNDO ANO COM SEGURO EM MOTO), MORO MUITO MAL(JPA-RJ) OU O QUE ?

TAVA COM O SEGURO DA PORTO PAGANDO 5500, PULEI NA HORA... TO ACHANDO JUSTO, NEM TAO BARATO E NEM TAO CARO... JA PRECISEI DO REBOQUE E FUI PRONTAMENTE ATENDIDO, ESPERO NUNCA PRECISAR USAR MAIS NADA ....

TAMU JUNTO PESSOAL!!!!!!!!!!
AbraSSSSS
Gustavo - Audazes
Gustavo - Audazes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 09/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por solrac Qua 01 Jul 2009, 14:36

Olá pessoal fechei ontem o meu seguro com a BB Seguros, minha Bandit 650S 2009/2010 0Km ficou em R$1.233,06 em 6 vezes, franquia de R$2.000,00, cobertura valor da tabela fipe + 10%, agora é só aguardar a apólice chegar.
solrac
solrac
Participante
Participante

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Alexandre Qua 01 Jul 2009, 14:52

Alexandre
Alexandre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Carlão_ Qua 01 Jul 2009, 18:37

Gustavo - Audazes escreveu:O MEU EU TAMBEM FECHEI COM ELES, FOI O MAIS CARO QUE EU JA VI DE TODOS QUE FECHARAM COM ELES ....
2700 ...

SERÁ QUE É PELA IDADE(26), FALTA DE BONUS(SEGUNDO ANO COM SEGURO EM MOTO), MORO MUITO MAL(JPA-RJ) OU O QUE ?

TAVA COM O SEGURO DA PORTO PAGANDO 5500, PULEI NA HORA... TO ACHANDO JUSTO, NEM TAO BARATO E NEM TAO CARO... JA PRECISEI DO REBOQUE E FUI PRONTAMENTE ATENDIDO, ESPERO NUNCA PRECISAR USAR MAIS NADA ....

TAMU JUNTO PESSOAL!!!!!!!!!!
AbraSSSSS

Eu não sei o ano da sua moto, mas quanto mais antiga mais caro será o seguro e tb o CEP da sua residência precisa ver se nãoé local de risco.
Carlão_
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Gustavo - Audazes Qua 01 Jul 2009, 23:35

Carlão_ escreveu:
Gustavo - Audazes escreveu:O MEU EU TAMBEM FECHEI COM ELES, FOI O MAIS CARO QUE EU JA VI DE TODOS QUE FECHARAM COM ELES ....
2700 ...

SERÁ QUE É PELA IDADE(26), FALTA DE BONUS(SEGUNDO ANO COM SEGURO EM MOTO), MORO MUITO MAL(JPA-RJ) OU O QUE ?

TAVA COM O SEGURO DA PORTO PAGANDO 5500, PULEI NA HORA... TO ACHANDO JUSTO, NEM TAO BARATO E NEM TAO CARO... JA PRECISEI DO REBOQUE E FUI PRONTAMENTE ATENDIDO, ESPERO NUNCA PRECISAR USAR MAIS NADA ....

TAMU JUNTO PESSOAL!!!!!!!!!!
AbraSSSSS

Eu não sei o ano da sua moto, mas quanto mais antiga mais caro será o seguro e tb o CEP da sua residência precisa ver se nãoé local de risco.


Carlão, a minha b65 é 07....

meu cep até é considerado de risco sim... mas ja vi cep com area de risco e motos miuto mais visadas... tipo falcon, e o seguro ser mais barato....tipo 1500 mais barato....

só queria tentar entender... mas seguradora é bicho complicado de se entender....!!!
abraço
Gustavo - Audazes
Gustavo - Audazes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 09/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Ulba Qui 02 Jul 2009, 11:46

Chegou a apólice!! cheers
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por cano Qui 02 Jul 2009, 12:05

fiz o meu seguro pelo banco do brasil direto, saiu mais em conta que o indicado pela pimenta, b-12/99 valor da tabela fipe, 3mil de franquia, 1200,00 dividado em seis vezes e a primeira pra pagar em quinze dias... já foi feito a vistoria, agora só falta chegar a apólice, mas segundo o corretor do banco a moto já esta assegurada inclusive com assit. 24 horas, meu cep é do centro de sp
cano
cano
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Marcelo BK Seg 06 Jul 2009, 21:27

Galera, como eu faço pra contratar este seguro?? Precisa ser indicação de alguém? Quem puder, me passe os dados. Se já estiver explicado em algum lugar, foi mal, mas eu não achei.
Marcelo BK
Marcelo BK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 15/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Wil Seg 06 Jul 2009, 21:33

http://www.mbpimenta.com.br/news/newsletter_BB_Seguro_2.jpg

entre nesse link e procura informação sobre o seguro BB, eu liguei lá hoje para tentar fazer o seguro, pois fiz contato com a MB Pimenta no inicio de junho e o BB me retornou no mesmo dia, disse que faria o seguro no final do mes, não me retornaram, e quando falei com a atendente do BB hoje, não estão mais fazendo seguros para o tipo de tipo que tenho, acho que deve ser o ano, não sei na verdade, a atendente ficou de me retornar até o final dessa semana.
liga lá, derepente pode ser o ano da motoka. boa sorte, abraços
Wil
Wil
Participante
Participante

Data de inscrição : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Marcelo BK Seg 06 Jul 2009, 21:36

Wil escreveu:http://www.mbpimenta.com.br/news/newsletter_BB_Seguro_2.jpg

entre nesse link e procura informação sobre o seguro BB, eu liguei lá hoje para tentar fazer o seguro, pois fiz contato com a MB Pimenta no inicio de junho e o BB me retornou no mesmo dia, disse que faria o seguro no final do mes, não me retornaram, e quando falei com a atendente do BB hoje, não estão mais fazendo seguros para o tipo de tipo que tenho, acho que deve ser o ano, não sei na verdade, a atendente ficou de me retornar até o final dessa semana.
liga lá, derepente pode ser o ano da motoka. boa sorte, abraços

Valeu Wil!!!
Marcelo BK
Marcelo BK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 15/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Parceria BB Seguro Auto e MB Pimenta

Mensagem por Convidad Ter 21 Jul 2009, 15:47

Verificamos que nossa colaboradora da Central de Atendimento BB Seguro Auto, a DANI, tem estado em contato com vocês para tentar esclarecer algumas questões surgidas a respeito da parceria firmada entre a Brasilveículos e a revenda de motos MB Pimenta para o oferecimento do BB Seguro Auto aos consumidores indicados pela loja.

Gostariamos da permissão deste fórum para darmos mais algumas informações. Agradecemos imensamente este espaço e ressaltamos que não o utilizaremos para fazer propaganda, mas apenas para esclarecer alguns pontos que foram levantados aqui pelos participantes.

A Brasilveículos Cia. de Seguros é uma seguradora com 12 anos de operação no mercado, fruto de uma associação entre o Banco do Brasil e a SulAmérica Seguros, duas empresas seculares e com forte tradição em seus segmentos de negócio.

Por meio desta parceria com a MB Pimenta, a companhia viabilizou o oferecimento aos consumidores indicados pela revenda de um seguro para motocicletas em condições especiais, desenvolvendo um produto que atende completamente às expectativas desse público.

Nesta parceria, os consumidores interessados deverão solicitar à MB Pimenta que informe seus dados de contato à BB Corretora, para que ela possa providenciar uma cotação junto à Brasilveículos.

Vale ressaltar que a Seguradora trabalha com motos – não apenas as “grandes”, como foi abordado, mas todas as que estiverem dentro da Política de Aceitação de Risco da companhia.

Se desejarem mais informações, basta acessar o site www.bbseguroauto.com.br, que apresenta o detalhamento do produto e suas modalidades voltadas para diferentes segmentos de clientes. Também é possível entrar em contato com nossa Central de Atendimento, no 0800 729 0400, ou com a própria MB Pimenta .

Até breve!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Convidad Qui 23 Jul 2009, 12:13

Pessoal,

Liguei direto para a BB Seguros e em 20 minutos consegui fazer a proposta. Agora vou fazer a vistoria e a motoca estará segurada.

Excelente atendimento e rápido.

O valor ficou em R$ 1.411,44 em 6 parcelas de R$ 235,24.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Padumi Sáb 25 Jul 2009, 04:31

Eu desisti. Me venceram pelo cansaço.

A moto tá segurada. Se tá tudo dentro dos conformes....espero não precisar saber!

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por juninho & Angélica Qua 09 Jun 2010, 17:56

affffffffffff liguei pro bb tenho uma srad 750 2001 o meu seguro fico em 7.437,00 jesussss apaga a luz kkkkkk
alguém sabe alguma corretora q saia mais barato? affraid
juninho & Angélica
juninho & Angélica
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Johnnie Walker Qua 09 Jun 2010, 18:12

juninho "grave digger". . . Rs...

Vc fez através do MB Pimenta?? Para conseguir o desconto, tem que fazer por lá. O preços esse ano não estão tão bons como o ano passado, mas ainda estão um pouco abaixo da concorrência.

Após receber a proposta, se vc tiver alguém que seja correntista do banco, ainda consegue logar no perfil dele, e editar a proposta. Fica mais barato ainda!

Experimente.

Abraço.
Johnnie Walker
Johnnie Walker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Jefferson Qua 09 Jun 2010, 20:28

Juninho, tenta com esses.
José Cunha
5572-8611
5573-3485
7874-6367


Corretora q o Sergião indicou (Insane Riders têm uma haya)...
4991 6626

Paulo (pirmo do Trovão Insane Riders) 82813846
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por juninho & Angélica Qui 10 Jun 2010, 14:00

obrigado Jefersson ja estou ligando, cotei com 3 seguradoras ontem, bb 7437,00 Porto Seguro olhem o absurdo 13.500,00 affraid e uma outra que nao sei o nome 7.000,00 vamos esperar essa agora, não imaginava ser tão caro assim, pois o antigo proprietário pagava 4.000,00 vlw galeraabraços
juninho & Angélica
juninho & Angélica
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por William Vicentin Qui 10 Jun 2010, 18:52

Peguei a Nova Hornet 2008/2008 tem 2 meses e fechei pelo BB por 1.680,00
William Vicentin
William Vicentin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 25/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=205883901473

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Elton Qui 10 Jun 2010, 19:34

Fechei da SRAD por R$ 1500, já um amigo aqui não teve sorte, pediram R$ 2.400 na Haya 2007.
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Ricardo (abc) Qui 10 Jun 2010, 20:02

pô,o bb poderia voltar com preços atraentes,assim como fizeram no inicio, fazendo a alegria trazendo mais tranquilidade à nós motociclistas...

Ricardo (abc)
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 15/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por aslie Dom 13 Jun 2010, 19:20

Pra mim negaram o seguro.... a funcionária só sabia repetir: " Sr. para seu modelo de moto e CEP a BB não faz seguro".

Lamentável....
aslie
aslie
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por William Vicentin Dom 13 Jun 2010, 22:22

aslie escreveu:Pra mim negaram o seguro.... a funcionária só sabia repetir: " Sr. para seu modelo de moto e CEP a BB não faz seguro".

Lamentável....

Infelizmente é por causa do ano da sua moto, alegam que é muito difícil achar peça em caso de acidente, mesmo que seja simples, e a probabilidade de dar PT na moto por falta de peça nesse caso é grande, logo alto risco.

Não podem falar o motivo porque isso é discriminação, mais se ligar em uma corretora conhecida e contar o caso vão abrir o jogo com você.

um abraço,
William Vicentin
William Vicentin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 25/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=205883901473

Ir para o topo Ir para baixo

QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA - Página 8 Empty Re: QUEM FEZ SEGURO BARATO DA BB SEGUROS ME AJUDA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos