Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade ao fazer curva

+16
Sérgio Santiago
x_x SRAD
jhonnyz750
Ernani
Hans Blackbullet
gmhage
kivim
budha74
mirculio
Parada
Padumi
Maker
IgorMioralli
Rapha Moura #22
eViRuZ
tiago_pimenta
20 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sex 22 Nov 2013, 01:07

Pessoal, estou com um "problema" na moto, que é a seguinte, toda vez que vou fazer uma curva, devagar, dentro da cidade, se a curva é para a direita, o guidão da moto parece forçar mais ainda para dentro da curva, ou seja, tenho que fazer muita força para tentar fazer o contra esterço. Suspensão foi ajustada conforme meu peso, então acho que isso podemos descartar, moto batida ou alguma coisa assim também podemos descartar, pois o Fábio da Motonil andou nela e conferiu ela para saber se já tinha batido ou caído.

Conversando rapidamente com um colega meu, ele me perguntou sobre os pneus, a moto está calçando dois pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa, o da frente aparentemente está bom, digamos uns 90%, 85%, o trazeiro está mais usado, deve está nos seus 70%, 60% já. Segundo ele é pneu isso, mas queria mais opiniões, pois aparentemente os pneus parecem bons e não estão quadrados para fazerem isso.

Abraços
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por eViRuZ Sex 22 Nov 2013, 02:03

tiago_pimenta escreveu:Pessoal, estou com um "problema" na moto, que é a seguinte, toda vez que vou fazer uma curva, devagar, dentro da cidade, se a curva é para a direita, o guidão da moto parece forçar mais ainda para dentro da curva, ou seja, tenho que fazer muita força para tentar fazer o contra esterço. Suspensão foi ajustada conforme meu peso, então acho que isso podemos descartar, moto batida ou alguma coisa assim também podemos descartar, pois o Fábio da Motonil andou nela e conferiu ela para saber se já tinha batido ou caído.

Conversando rapidamente com um colega meu, ele me perguntou sobre os pneus, a moto está calçando dois pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa, o da frente aparentemente está bom, digamos uns 90%, 85%, o trazeiro está mais usado, deve está nos seus 70%, 60% já. Segundo ele é pneu isso, mas queria mais opiniões, pois aparentemente os pneus parecem bons e não estão quadrados para fazerem isso.

Abraços
calibragem dos 2 pneus, sobe um pouco a calibragem e veja como fica....
eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 06/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sex 22 Nov 2013, 08:33

eViRuZ escreveu:
tiago_pimenta escreveu:Pessoal, estou com um "problema" na moto, que é a seguinte, toda vez que vou fazer uma curva, devagar, dentro da cidade, se a curva é para a direita, o guidão da moto parece forçar mais ainda para dentro da curva, ou seja, tenho que fazer muita força para tentar fazer o contra esterço. Suspensão foi ajustada conforme meu peso, então acho que isso podemos descartar, moto batida ou alguma coisa assim também podemos descartar, pois o Fábio da Motonil andou nela e conferiu ela para saber se já tinha batido ou caído.

Conversando rapidamente com um colega meu, ele me perguntou sobre os pneus, a moto está calçando dois pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa, o da frente aparentemente está bom, digamos uns 90%, 85%, o trazeiro está mais usado, deve está nos seus 70%, 60% já. Segundo ele é pneu isso, mas queria mais opiniões, pois aparentemente os pneus parecem bons e não estão quadrados para fazerem isso.

Abraços
calibragem dos 2 pneus, sobe um pouco a calibragem e veja como fica....
Vou verificar eViRuZ, pois no manual está dizendo para usar 36/42, mas achei exagerado e coloco o que sempre coloquei, 33/36.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Rapha Moura #22 Sex 22 Nov 2013, 09:04

tiago_pimenta escreveu:Pessoal, estou com um "problema" na moto, que é a seguinte, toda vez que vou fazer uma curva, devagar, dentro da cidade, se a curva é para a direita, o guidão da moto parece forçar mais ainda para dentro da curva, ou seja, tenho que fazer muita força para tentar fazer o contra esterço. Suspensão foi ajustada conforme meu peso, então acho que isso podemos descartar, moto batida ou alguma coisa assim também podemos descartar, pois o Fábio da Motonil andou nela e conferiu ela para saber se já tinha batido ou caído.

Conversando rapidamente com um colega meu, ele me perguntou sobre os pneus, a moto está calçando dois pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa, o da frente aparentemente está bom, digamos uns 90%, 85%, o trazeiro está mais usado, deve está nos seus 70%, 60% já. Segundo ele é pneu isso, mas queria mais opiniões, pois aparentemente os pneus parecem bons e não estão quadrados para fazerem isso.

Abraços

Citou a direita só como exemplo né ?
Rapha Moura #22
Rapha Moura #22
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 29/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por IgorMioralli Sex 22 Nov 2013, 09:11

Vc já trocou o oleo de suspensão dianteira ?... pode acontecer isso se tiver meio zuado... outra coisa que pode ser é a suspensão dianteira estar mal apertada .. aconteceu isso comm a xj6f do meu pai... Caso TUDO isso estiver OK .. entao pode ser o composto do pneu da frente .. é raro acontecer mais ja aconteceu com a minha ex ninja 650r, o composto do pneu da frente "entortou" ai a moto nao andava em linha reta .. ficava puxando pros lados ..
IgorMioralli
IgorMioralli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 16/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Maker Sex 22 Nov 2013, 10:13

Seu pneu dianteiro deve estar quadrado.

Coloque o dedo no centro do pneu e desça para dentro do aro... não pode ter "quina" alguma... tem que estar uniforme.

O seu deve ter uma quina e por isso está puxando pra dentro...

33lbs não faz isso.

Em termos de lbs, só com menos de 26 pra fazer isso.

Faça o teste do "dedo" e confira... seu pneu está quadrado.
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sex 22 Nov 2013, 10:17

Rapha Moura #22 escreveu:Citou a direita só como exemplo né ?
Isso, só um exemplo, mas a dificuldade de fazer o contra esterço é em ambos os lados.

IgorMioralli escreveu:Vc já trocou o oleo de suspensão dianteira ?... pode acontecer isso se tiver meio zuado... outra coisa que pode ser é a suspensão dianteira estar mal apertada .. aconteceu isso comm a xj6f do meu pai... Caso TUDO isso estiver OK .. entao pode ser o composto do pneu da frente .. é raro acontecer mais ja aconteceu com a minha ex ninja 650r, o composto do pneu da frente "entortou" ai a moto nao andava em linha reta .. ficava puxando pros lados ..
Sim sim, troquei todos os fluídos da moto na revisão que fiz dia 08.11.13, mas acho que ela já estava assim antes também !!! Defeito na suspensão *acho* que não, pois também foi ajustada e regulada no dia que fui buscar ela, inclusive foi regulada comigo em cima da moto. Pneu pode ser isso mesmo, mas aparentemente olhando, ele não está deslocado sabe, mas não sei, tenho que olhar novamente e com mais atenção.

Maker escreveu:Seu pneu dianteiro deve estar quadrado.

Coloque o dedo no centro do pneu e desça para dentro do aro... não pode ter "quina" alguma... tem que estar uniforme.

O seu deve ter uma quina e por isso está puxando pra dentro...

33lbs não faz isso.

Em termos de lbs, só com menos de 26 pra fazer isso.

Faça o teste do "dedo" e confira... seu pneu está quadrado.
Farei o teste !!!
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por IgorMioralli Sex 22 Nov 2013, 10:23

Outra coisa menos provavel mas q tbm já me aconteceu...

alinhamento as vezes o mecanico na hora de esticar a corrente esticou mais um lado do que o outro e a roda ficou tortar , é quase imperceptível mas se vc olhar nas marquinhas atras tem que estar igual.. Tbm verifique alinhamento da roda da frente, as vezes .. vai que né ..... e se nao for nada disso .. entao .. nao sei Neutral
IgorMioralli
IgorMioralli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 16/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sex 22 Nov 2013, 10:30

Vou conferir também, mas se fosse o alinhamento da roda traseira, ela ficaria igual você falou acima, não andaria em linha reta, a minha é normal em linha reta, agora na hora que começo a fazer a curva é que ela parece esterçar mais ainda, mas vou conferir sim ...
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Padumi Sex 22 Nov 2013, 10:51

Pra mim é pneu quadrado e/ou murcho.

Eu sempre utilizei 36/42 e sempre me atendeu bem, em todos os sentidos.


Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Parada Sex 22 Nov 2013, 11:27

por tudo que foi feito, só pode ser o pneu meu amigo....se a suspensão ja esta regulada, não tem porque acontecer isso!!!!

depois faz um teste de profundidade da suspensão: compra aquela fita (hellerman), prenda em uma das bengalas e faça o teste de frenagem.....alicata bem o freio e ela vai ter que ficar entre 2cm e 2,5cm do final do curso.....faça dos dois lados, assim da pra saber se existe alguma indiferença entre elas!!!

Abs
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sex 22 Nov 2013, 11:52

Parada, foi feito isso quando peguei ela... Vou calibrar os pneus com mais pressão e conferir as outras coisas que foram postadas aqui, vamos ver o que acontece. Pensei que fosse assim mesmo as SS, mas acho que tem algo de errado na minha então.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Parada Sex 22 Nov 2013, 11:56

a minha moto (que ta com a suspensão regulada) para uma 600 de tão levinha que ta pra entrar nas curvas e mudar de trajetória rapidamente......só ver nos meus vídeos.....fiz 3 roles com a moto desde que a comprei e parece que ando nela a muito tempo!!!!

E, se ja foram feitos os testes nas suspensões, são os pneus.....troca que resolve!hehehe

E, só pra constar, mesmo a Motonil sendo super credenciada, um amigo fez a suspensão de uma zx10 la e teve que refazer porque não ficou nada bom!!! Mas, foi só a suspensão, os mapas e as outras coisas que ele fez ficaram top!

Abs
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sex 22 Nov 2013, 12:00

Ah sim... eles são humanos né, pode ser que tenha ficado alguma coisa de errado, mas vamos ver o que vira, se for suspensão, só daqui 3.000km quando eu for trocar o óleo de novo =P
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Padumi Sex 22 Nov 2013, 19:18

Pensei em outra coisa: qual era sua moto anterior?

Motos "maiores" tem outra pegada...
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por mirculio Sex 22 Nov 2013, 20:53

E dependendo do pneu ele tende a entrar mais forte na curva mesmo... dando a impressão de fechamento do guidon!!!!
Sei que os super corsa e PowerCup possuem geometria totalmente diferente dos outros pneus... veja se nao e o mesmo caso dos seus pneus!!!!
mirculio
mirculio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sex 22 Nov 2013, 21:32

Padumi, era uma Hornet antiga, a atual é uma R6, por ser uma esportiva, carenada e suspensão invertida, pensei que fosse assim mesmo, mas parece que não, pois calibrei os pneus agora em 36/42 e aparentemente melhorou, mas conferi o pneu traseiro e está quase chegando no TWI, o dianteiro também está bem pior do que eu falei, deve está com 50% só Sad
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por budha74 Sex 22 Nov 2013, 21:45

Então fechou, provavelmente pneu mesmo. Vai dar uma "passeada" lá na SBS em Ribeirão Idea
Daí já junta a fome com a vontade de comer (as curvas) Laughing
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por eViRuZ Sáb 23 Nov 2013, 13:08

budha74 escreveu:Então fechou, provavelmente pneu mesmo. Vai dar uma "passeada" lá na SBS em Ribeirão Idea
Daí já junta a fome com a vontade de comer (as curvas) Laughing
Troco meus pneus lá na SBS, recomendo gastar um pouco mais na viagem e trocar lá, pois não é cobrado o serviço e o preço é muito, muito bom mesmo. confere sbsmotos.com.br e já dá pra ter uma idéia, os $$ no site são mais altos do que os praticados na loja, o ideal é ligar no setor de televendas e verificar a disponibilidade do pneu que deseja e já te falam o preço que vai pagar por tudo, a vista (débito ou crédito 1x) tem um chorinho a mais, vale a pena...
eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 06/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por kivim Sáb 23 Nov 2013, 13:38

Tiago, quando ligar na SBS, peça pra falar com o TIAGO e mencione que o kivim de Barretos te indicou.

Comprei todos "equipos" do meu filho com ele e por último o jogo de pneus da GSX.

Gente boa e super atencioso.

Manda Bala... depois conta pra gente se trocando os pneus resolveu.

curtir 
kivim
kivim
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por tiago_pimenta Sáb 23 Nov 2013, 16:10

mirculio escreveu:E dependendo do pneu ele tende a entrar mais forte na curva mesmo... dando a impressão de fechamento do guidon!!!!
Sei que os super corsa e PowerCup possuem geometria totalmente diferente dos outros pneus... veja se nao e o mesmo caso dos seus pneus!!!!
mirculio, o pneu que está na moto é o Rosso Corsa, ele tem essa caracteristica ???

budha74, eViRuZ, kivim valeu pessoal, ontem eu já estava dando uma pesquisada nas possibilidades na SBS sim, vamos ver o que acontece.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Parada Sáb 23 Nov 2013, 20:08

O rosso corsa é um ótimo pneu, mas não é esportivo, sendo assim, escorrega, não da pra usar no limite....e creio que, o que o amigo falou são pneus esportivos, que mergulham nas curvas, como o supercorsa e o power cup por exemplo!

Abd
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por gmhage Sáb 23 Nov 2013, 21:15

Tiago, pela sua descrição, eu dira de cara que 98% de chances de ser o pneu quadrado e/ou incompatibilidade de pneu dianteiro e traseiro. É exatamente o sintoma que você descreveu.

3 dicas importantes para pneus (que é a ALMA de qualquer moto):

1) Se for trocar o seu pneu traseiro (que parece estar quadrado), opte pela mesma marca e modelo do dianteiro. Já tive péssima experiência na minha Srad anterior com um Michelin Pilot Road 2 com 2 mil km na traseira e um Conti Road zero-bala na frente. Mesmo ambos não estando quadrados, ambos sendo ROAD (para uso mais de tiozão), a moto ficou um LIXO. Não aguentei andar 50km com ela e acabei montando um jMichelin Pilot Road 2 zero-km na frente. Resultado: "Ganhei" outra moto, ficou uma delícia, justa e cirurgicamente precisa;

2) NUNCA troca a medida dos pneus, PRINCIPALMENTE traseiro como alguns fazem. Respeite a medida original recomendada para a sua moto. Muitos não sabem, mas a tala da roda é casada com a medida do pneu. Inventar moda não trará 100% da performance para a qual a moto foi essencialmente projetada.

3) Condição óbvia: Ande com ambos calibrados conforme pressão recomendada para sua moto. Pneu de moto esportiva costuma perder "bastante" pressão (cerca de 1 a 2 psi por semana) - isso é normal, portando, não deixe de cuidar semanalmente da pressão dos pneus quando eles estiverem frios.

Tenho 98% de certeza que se você acertar os pneus terá "uma nova moto", deliciosa de andar.
Faça isso e volte aqui pra dividir conosco o que rolou.

Grande abraço,
Gustavo/Sorocaba


Última edição por gmhage em Sáb 23 Nov 2013, 23:01, editado 1 vez(es)
gmhage
gmhage
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por gmhage Sáb 23 Nov 2013, 23:00

.
gmhage
gmhage
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Parada Dom 24 Nov 2013, 08:47

Gustavo, desculpe, mas tenho que discordar de vc!

Usar pneus diferentes é totalmente viável, desde que as características sejam respeitadas, por ex, se o pneu traseiro demora um pouco mais pra esquentar, tem que respeitar esse tempo! se um pneu é esportivo, o outro tem que ser também.....no momento eu estou rodando com um supercorsa na frente e um power cup atrás e não senti diferença nenhuma!

Quanto a pressão do pneu, esquece o manual....cada tipo de pilotagem e peso possui uma calibragem diferente, ainda mais agora que vc mexeu na suspensão!

Alterar as medidas do pneu também é outro mito, porém, para sua moto, vc não vão encontrar um pneu maior com uma altura que proporcione a mesma dirigibilidade.....como acontece nas 1000, ninguém usa a medida original a muito tempo, que é 190, todos, até nas competições usam 200, e só trás benefícios....

Espero ter ajudado!

Abs
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao fazer curva Empty Re: Dificuldade ao fazer curva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos