Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

+13
artur
Carlos Mello
rtsantanna
Guto
R-Carril
RAlves
Bisteka
Gil Costa RJ
MATHIAS
JoHnny
ari
Luiz - GEMA
Reis
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Reis Qua 13 Jan 2010, 13:21

Amigos,

Todos já passamos por isso... A situação é clássica: você vem andando tranquilo com a sua moto só curtindo as curvas. Derrepente você entra numa curva e na entrada você descobre que ela é mais fechada do que você imaginava. Ou então ela fecha mais no meio... Os motivos para isso ocorrer normalmente são: curvas mau projetadas e erro do motociclista.

E aí? Neste caso, o que fazer?

Bom, isso aconteceu comigo neste último fim de semana. Eu (Srad 1000) e um companheiro (600 RR) estávamos voltando de Tiradentes numa estrada excelente em termos de pavimento e curvas. Ele estava na frente e eu, uns 30 metros atrás. Ele entrou na curva e eu, como sempre, entrei no mesmo ritmo. Na entrada, quando eu estava deitando a moto já vi que nem eu, nem ele faríamos a curva. Que sensação ruim!!!!! hehehe

Cada um de nós administrou a situação de forma diferente e ambos fizemos a curva sem grandes problemas. Como fizemos? O Luís (600 RR) levantou a moto, alicatou o freio, soltou o freio e deitou a moto denovo para fazer a curva. Eu havia lido bastante sobre esse tipo de erro e a partir dessas leituras me preparei para lidar com essa situação da seguinte forma: contra-esterçar para deitar mais ainda a moto e fazer a curva. Ou seja, nada de freio. Foi isso que eu fiz e graças a Deus também saí da curva. No meu caso, eu nem invadi a contra-mão... Acho que vale lembrar que no meu caso, como estou com moto nova, eu estou acompanhando o quanto estou usando meus pneus nas curvas. Me impressionou o fato de que ao contrário do que ocorria na Hornet, na Srad, ao final das viagens, sempre fica mais de 1 cm de banda de rodagem sem se desgastar antes de chegar no limite de inclinação do pneus. O que significa que a moto pode deitar muito mais ainda. Isso é claro, falando numa situação de emergência.

Bom, mas aí vem a pergunta? Quem agiu melhor? Quem lidou com a situação com mais segurança? Acho que vale lembrar que a 600 RR é uma moto mais manobrável que a GSX-R 1000 e talvez eu não consguisse fazer a manobra que ele fez com a mesma rapidez e segurança que ele fez. O que vocês acham? Como vocês lidam com esse tipo de situação?

Abraços.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Convidad Qua 13 Jan 2010, 13:32

Oi Reis,



Os dois agiram bem, sendo que ninguem caiu…rs

Quando estava aprendendo (e ainda estou) passei pela mesma situação e já fiz dos dois jeitos.

Srad não tem freio, é pesada demais (eu andava com aquela amarela q esta no meu orkut) – moto pra quem sabe pilotar mesmo... portanto é mais difícil fazer o que seu amigo fez numa Srad...

Mas freiar no meio de uma curva eu aprendi com os caras que é a ultima coisa que se deve fazer, tipo... a ultima da ultima opção antes de ir pro chão, ou ir pra contra-mao... então ponto pro contra-esterço.



É isso ae...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Luiz - GEMA Qua 13 Jan 2010, 13:32

a sua ação na minha opinião é a mais certa, é o q eu faço pelo menos. mesmo pq frear dentro da curva é a coisa mais desaconselhável a ser feita pois a moto, se vc usar o freio dianteiro sobe na hora e vc tende a passar reto na curva, e se usar o traseiro tende a perder aderencia... espero ter ajudado
abraço
Luiz - GEMA
Luiz - GEMA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por ari Qua 13 Jan 2010, 14:05

Reis, é dificil de dizer o que foi mais certo ou errado. Isso varia muito em função da situação e variáveis existentes.

No relato feito por vc, eu faria a mesma coisa, ou seja deitar mais a moto para tentar fazer a curva. Na pior das hipoteses, já estaremos mais proximos do chão em caso de queda e com a moto a sua frente.

No caso do seu amigo, ele teve habilidade para freiar e retomar a curva, mas com certeza é bem mais dificil de se controlar.

Cada caso é um caso e não dá pra dizer quem acertou ou errou. O importante é vcs conseguiram fazer curva.

_________________
Abs,


Ari


O que fazer quando entro rápido dimais numa curva??? Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Convidad Qua 13 Jan 2010, 15:09

treinar pendular, escapa facil dessa. negocio é entrar , seja qual curva for, ja pendulando, e acelerando pouco na curva. se for arisca a curva mesmo, se for preciso, sair metade do banco pra fora da moto, ou o quanto for preciso. ate fazer. e sorte, é claro. nada é infalivel.
negocio é fazer um curso mesmo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por JoHnny Qua 13 Jan 2010, 15:19

Luiz - GEMA escreveu:a sua ação na minha opinião é a mais certa, é o q eu faço pelo menos. mesmo pq frear dentro da curva é a coisa mais desaconselhável a ser feita pois a moto, se vc usar o freio dianteiro sobe na hora e vc tende a passar reto na curva, e se usar o traseiro tende a perder aderencia... espero ter ajudado
abraço

Não necessariamente. A verdade é que depende da situação.
Não existe essa história de que frear na curva é errado, só que dependendo da situação, você pode utilizar ou não. O dianteiro dificilmente, mas o traseiro, da pra usar sim.
Vou tentar ilustrar o que você poderia ter feito neste caso. Pelo menos foi o que eu fiz e aprendi no curso de pilotagem.

Claro que eu não sei de todas as variáveis, não sei da estrada, da moto, etc. mas por exemplo:

1- Forçar ainda mais a pedaleira do lado interno da curva. Isso faz com que o centro de gravidade da moto fique mais baixo além de ajudar a inclinar ainda mais a moto, porem com menos risco de perder aderência.

2- Olhar para o lugar que você quer ir. Isso, por mais que pareça simples, faz com que você escape de muitas situações dificeis. Só para ilustrar como isso funciona, quando você esta no seu carro e sua mulher da um grito: "OLHA O BURACO" o que aconteçe?
BAM, você cai no buraco porque olhou para ele. Tente olhar para onde quer ir e não o contrário. Olhar para o final da curva, por exemplo, que é por onde você quer passar.

3- O contra-esterço faz parte da moto. Tentar lutar contra essa força só vai piorar a sua pilotagem, alem de deixar você mais cansado. Utilize sempre o contra-esterço e você verá que vai ficar tudo mais fácil. Em motos esportivas essa ajuda é bem vinda a todo momento.

4- Utilizar o freio traseiro, pois isso faz com que a moto mude para uma trajetória "mais dentro" da curva. Utilizar o freio dianteiro faz a moto levantar, mas é mais arriscado pois perder a dianteira da moto é chão na certa... a traseira dá para corrigir tranquilo.

5- A MAIS INDICADA:
Se você não tem visão total da curva, reduzir a velocidade. Além de evitar o risco de não conseguir fazer a curva, pode fazer com que você ande mais rápido que o seu amigo "a la Alex Barros" que freia dentro da curva. Ele, freando dentro da curva tem que atrasar o momento em que inicia a aceleração e você precavido vai passar por ele tranquilamente pois acelerou antes, além de fazer a curva mais rápido e com menos risco.


Sobre a utilização do seu pneu:
Sobrar 1 dedo (1 cm) é normal e significa que você esta andando mto próximo do limite. Não tente deitar mais que isso em estradas, por que o asfalto não vai favorecer e você pode levar um chão fácil.
Comer as bordas no pneu tem que ser em autódromo. Nas estradas saiba que você estará muito próximo de se machucar... cuidado.

Além disso, repare na sua posição de pilotagem. Quanto mais próximo do tanque você estiver, mas peso na roda dianteira, fazendo com que a moto fique com uma frente com comportamento mais lento para mudanças de trajetórias, porém mais precisa e sem shimmy ou vai e vem nas retomadas.
Sentar mais para trás (encostando a bunda no monoposto) faz com que a frente fique mais leve, ou seja, mais rápida para mudanças de trajetórias, em compensação você terá mais peso na roda traseira ajudando em mais grip na aceleração.

Espero ter ajudado.

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por MATHIAS Qua 13 Jan 2010, 16:10

O lance de frear o traseiro é contraditório. Já vi muitas versões sobre...
MATHIAS
MATHIAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 27/07/2009

http://minhocafluorescente.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por JoHnny Qua 13 Jan 2010, 16:31

MATHIAS escreveu:O lance de frear o traseiro é contraditório. Já vi muitas versões sobre...

Realmente é, mas porque depende da situação e também porque tem muita gente que fala besteira demais com relação a pilotagem de motos.

Por exemplo, já ouvi dizer que o piloto abre os joelhos na entrada da curva para ajudar na aerodinâmica da moto, como um flap de um avião!!!!

Já também ouvi dizer que levantar o corpo durante a frenagem faz com que freie a moto, sendo que isso não representa um pentelhonésimo de força aerodinamica na frenagem... enquanto o freio é muito mais forte.

Já li que os pilotos encostam o joelho na curva para ser um 3 apoio... se isso fosse verdade a rótula dos joelhos dos pilotos ia sair voando pelo outro lado da perna na primeira curva!


Com relação a freiar na curva, definitivamente, enfiar o pé com toda a força não vai ajudar, mas usar de forma moderada ajuda sim.

Mais uma vez digo que: DEPENDE de muitas outras variáveis e com o tempo o piloto consegue avaliar qual é a melhor técnica para ser utilziada em cada situação.
Fazendo um curso de pilotagem, você encurta muito este "tempo" de aprendizado.

Façam um teste... ao iniciar uma curva apertem suavemente o freio traseiro da moto e você vai ver que a tendência da moto é encurtar a trajetória... a trajetória vai ficar mais fechada e o mais legal é que não muda a inclinação da moto!

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Convidad Qua 13 Jan 2010, 16:45

Olha eu sou novato em 4 cilindros, devido ao peso e centro de gravidade e neste final de semana , nao er ameu dia mesmo, errei em duas situações em Morumgaba com garupa errei na curva e alicatei o freio e refiz a trajetoria, piscou legal e depois descendo a Anchieta pela pista que normalmente sobe, estava engraçadinho e la fiu eu de novo acima do meu limite e como aidna nao sei o limite da minha moto , pneus zerinhos 100 Km invadi a outra pista e parei no acostamento, respirei e desci legal depois , o que ocorreu é que tem umas marcações para os caminhoes e faz com que a moto de pequenos saltos quando esta fazendo a curva o suficiente para nao dar confiança , quase dancei, mais tudo é aprendizado, nas duas situações fiz como o Reis fez uma usei o freio e a outra refiz a trajetoria.No meu caso deu certo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Gil Costa RJ Qua 13 Jan 2010, 17:45

Pois é!

Esse é o famoso gosto de merda que vem na boca! kkk
Curva cega é o seguinte: tem que pensar duas vezes.
Temos dois caras para confiar numa curva: o Cerebro e nosso anjo de guarda.
O primeiro já te decepcionou quando te deixou entrar errado na curva agora é apelar pro segundo! kkkk

Brincadeirinhas a parte, gostaira de dizer que curva cega é a grande causadora dos grandes acidentes. Já me vi em uma pista dupla dando de cara com um vectra na contra mão! (gosto de merda bem forte)

Se for com garupa então? ai que o bicho pega

Mas não tem jeito, mesmo pista de mão única. Recentemente um camarada conhecido fez a curva e encontrou um caminhão de lixo bem devagar... era mão única, pista dupla, com mureta, tudo a favor... mas tinha uma caminhão de lixo subindo a uns 40km... infelizmente não deu para ele.

É isso galera: se tem montanha, arvore, mato ou qualquer outra coisa que torne uma curva cega, mão para cima e marcha para baixo...
mesmo se vc conhecer, não arrisque.
abs e boas curvas
Gil
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por MATHIAS Qua 13 Jan 2010, 18:03

JoHnny escreveu:
Por exemplo, já ouvi dizer que o piloto abre os joelhos na entrada da curva para ajudar na aerodinâmica da moto, como um flap de um avião!!!!

KKKKKKKKKKKK!
Essa eu nunca ouvi.

Eu tenho mania de freair o traseiro, quando o medo aperta numa curva, tento perder esse hábito porque a maioria dos amigos me falam que é errado, mas vou começar a testar todos os cenários.

Valeu!!
MATHIAS
MATHIAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 27/07/2009

http://minhocafluorescente.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Convidad Qua 13 Jan 2010, 18:38

Não tem jeito e reforço o que o amigo Johny escreveu reduzir , quinta, quarta, terceira, segunda, controlando com a embreagem para não tomar chão e tome cutucar o freio com pneu trazeiro para ajudar...

Meu amigo entrei numa gelada indo para Monte Sião eu e aCarmen resolvi tentar controlar com o freio dianteiro (Só não tomei chão por um milagre) mas passei reto...

Por sorte não vinha ninguém na outra mão, ma enfim amigo prudência sempre é o melhor remédio cada um tem seu
limite e não se deixe levar ...

Tenha personalidade e vá na sua tocada...

Aposto que todos aqui deste fórum pelo menos uma vez já passou por um aperto e fez a sua presepada...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Bisteka Qua 13 Jan 2010, 18:43

Reis, eu que sou um ótimo piloto vou dar uma aula aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Passo por isto quase toda vez que saio de casa... kkkkkkkkkkkk

Receita que tem dado certo e ta me trazendo cada vez mais confiança... Receita do Brother que manja!!!

1 - Força na pedaleira pro lado de dentro
2 - tira um pouco a mão e no máximo dou uma encostadinha de leve no freio traseiro
Só ai normalmente ela já arruma... Entra mais na curva...

Se a cagada for grande, tudo isto e mais contra-esterço na cabeça...

Cara, sei lá... Nem leve tão à sério o que eu falei... Porque pode ser que esteja tudo muito errado...

kkkkkkkkkkkkkkkk

mais cuidado ai meu amigo, mão leve... Ainda temos uma bela viagem para fazer!!! Abraços!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Reis Qua 13 Jan 2010, 18:49

JoHnny escreveu:Façam um teste... ao iniciar uma curva apertem suavemente o freio traseiro da moto e você vai ver que a tendência da moto é encurtar a trajetória... a trajetória vai ficar mais fechada e o mais legal é que não muda a inclinação da moto!
Pô esse tópico tá bem rico de informações e experiências. Muito legal!!!

Johnny, excelentes seus comentários!!! Quero inclusive te perguntar sobre o uso do freio traseiro em curva: se por acaso eu travar a roda traseira, dá pra segurar? Tô perguntando isso porque em emergência, eu até uso freio nas curvas, mas somente até a entrada da curva, quando a moto está bem pouco inclinada. Tenho medo dele travar e eu tomar um highside. Nesse vídeo aqui o cara até segurou, mas saiu da pista (adiante o vídeo para os 0:40 segundos que é onde acontece o fato):



Talvez o melhor é fazer o que o Bisteka e o Johnny falaram: aliviar a mão direita e deixar essas experiência para serem vividas no autódromo... rs
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Bisteka Qua 13 Jan 2010, 19:30

Reis, se for igual em um carro e eu acho que é...

Se sair de traseira, o contra esterço é que vai segurar!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por RAlves Qua 13 Jan 2010, 19:40

Contra esterço segura derrapagem de traseira:



Aliás para toda e qualquer curva se usa contra esterço, só varia na intensidade... hehehe.

RAlves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por R-Carril Qua 13 Jan 2010, 19:47

Fala Reis, o comentário abaixo não é nada "técnico"...
O que fazer quando entro rápido dimais numa curva??? Icon_rolleyes pode até parecer meio tosco, mas vai saber se não funciona...rs

Li isso uma vez:

SITUAÇÕES DE PÂNICO

- Falar consigo mesmo pode salvar sua vida - Sabemos que a prática faz com que realizemos ações, que costumavam ser difíceis, com relativa facilidade. Com a prática, você pode fazer tarefas corretamente, mais rápido, e com menos esforço.

Mas você tem certeza de que vai conseguir fazer estas tarefas, quando seu corpo estiver cheio de adrenalina?

A adrenalina faz coisas estranhas com seu corpo e mente. Você entra em pânico bastante fácil, além de outras coisas. Sendo assim é comum que alguém faça uma besteira numa emergência - justo o momento em que é preciso fazer tudo certo.

Sob a pressão de uma emergência, falar consigo mesmo é uma saída muito boa. Por exemplo, uma ponte à frente desmoronou e você precisa fazer uma parada de emergência para não cair no abismo. Você pensa: "Frear com firmeza, sem derrapar. Já fiz isto antes. Aliviar o freio traseiro. Vai dar tudo certo." Pode parecer meio bobo, mas na verdade é uma ferramenta útil na sobrevivência.

Falar consigo mesmo relembra-o das lições que aprendeu, e transmite uma certa tranqüilidade. Tranqüilidade e presença de espírito não podem faltar numa situação de emergência.
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Guto Qua 13 Jan 2010, 20:17

Quem nunca passou por uma situação dessas.Dia 03 de janeiro,estava com a patroa subindo a serra de Joinvile(101),não estava correndo muito,mas tem uma curva no meio da serra que parece um grampo,a impressão que se tem é que se está fazendo o retorno.Entrei à aproximados 130 km/h,no inicio ela parece suave,mas quando chega no meio trava.Quando eu percebi que a moto tava começando a escapar da trajetória,usei o freio motor reduzindo a aceleração e o contra esterço,foi um alivio pois na hora o frio na barriga é grande.O exemplo que o Johnny deu em relação ao buraco tem muito sentido,pois em uma situação dessas temos poucos segundos para tomar a decisão certa, e se tudo que fazemos é focar o outro lado da pista que é o problema,acabamos perdendo o foco na solução.
Guto
Guto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por rtsantanna Qua 13 Jan 2010, 20:20

gilcosta_rj escreveu: . . .
Temos dois caras para confiar numa curva: o Cerebro e nosso anjo de guarda.
O primeiro já te decepcionou quando te deixou entrar errado na curva agora é apelar pro segundo! kkkk
. . . Gil

O problema é que o anjo de guarda, pode ter saido pra tomar um café, ahahah.

Brincadeiras a parte, eu graças a Deus, até hoje, não tomei um chão, mas logo que peguei a Bandit, quase tomei logo dois chão, testando o limite da moto, vendo qual a velocidade máxima que ela suportaria para fazer uma curva.

Mas por causa da inexperiência, eu deitei e quando vi, que estava muito rápido, meti a mão no freio dianteiro: a moto subiu na hora, só que espalhou e cheguei bem perto do acostamento.

Ou seja, aprendi que não dá pra encostar no freio dianteiro dentro da curva.

Numa outra curva, torcendo o cabo, entrei forte, e quando achei que não iria conseguir fazer, meti a mão no freio trazeiro, e balancei. Meio que inconciente, fiz o cronta-esterço, e corrigi e não cai.

Mas hoje, eu adotei outra filosofia: brecar forte antes da curva, mas só reduzindo marcha. Nunca entro numa curva de serra na marcha que estou vindo, sempre na entrada da curva, reduzo a marcha, deixando o giro alto, e muito torque, o que aumenta a tração e aderência na curva.

Uma outra coisa, que aprendia a fazer, e funciona muita bem, principalmente entrando muito forte nas curvas, é pendular. Em serras, praticamente, em todas as curvas, eu pêndulo. A função do pêndulo, é não deitar tanto a moto, mas se precisar deitar, porque a velocidade esta muito alta, ele ajuda, mudando o centro de gravidade da moto.

Mas essas são minhas experiências, e não recomendo a ninguém.

Usem por conta e risco.
rtsantanna
rtsantanna
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 25/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Carlos Mello Qua 13 Jan 2010, 21:29

Grande REIS, nenhum dos dois estão errados, cada um usou o que tinha de conhecimento e experiência naquele momento.
Agora este assunto trouxe um debate enriquecedor com declaracões e experiências vividas.
Carlos Mello
Carlos Mello
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por artur Qua 13 Jan 2010, 22:35

Cada um dos dois agiu segundo seus limites e experiência e isso é legal.

1 - Desacelerar, colocar a moto em pé e SÓ ENTÃO frear o dianteiro, olhar novamente para o ponto de tangência, reposicionar o corpo, contraesterçar e reacelerar suavemente em direção ao ponto de saída.
Frear a moto inclinada é um convite certo ao chão.

2 - Desacelerar, não frear, manter o posicionamento do corpo, contraesterçar e reacelerar olhando para o ponto de saída.
Em ambos os casos, frear e reacelerar sempre levando em conta o piso; se está molhado, se há areia ou faixa de tinta branca, remendos e irregularidades etc.

3 - Se em qualquer situação perceber que não vai dar, colocar a moto em pé e frear com vontade mas com sensibilidade para não travar e se houver buscar área de escape.

Apesar de polêmico, a maioria dos pilotos profissionais em motovelocidade(não confundir com SuperMotard), não usam freio traseiro, só o dianteiro, salvo em derrapagens controladas em que logo antes da curva e ainda quase em pé, freiam o traseiro provocando uma derrapagem que visa colocar a moto de frente para o ponto de saída, com isso reaceleram mais cedo, mas é muito arriscado e apesar da beleza plástica da manobra, desgasta o pneu mais cedo e é pouco efetivo; quem fazia muito era o McCoy https://www.youtube.com/watch?v=DBpTg-EZKgA

A BMW lançou a S1000RR que tem quatro mapas eletrônicos de tração e que se aplicam em maior ou menor grau conforme a inclinação da moto tornando a frenagem e aceleração mais segura mesmo para menos experientes....o duro é ter 75 mil prá comprar uma......

Vale mesmo conforme alguém já disse aí é respeitarmos os limites do piso, da moto e principalmente o nosso limite....treinar, treinar, treinar e um curso sempre ajuda bastante, depois treinar, treinar, treinar...nunca é demais.
artur
artur
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 05/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por marcelom-silva Qui 14 Jan 2010, 00:17

Na primeira vez q peguei estrada com os amigos, fui tentando acompanhá-los, não para disputar, mas para aprender. Só q numa curva, entrei forte, mas ela fechava no final e a fiz achando q era uma curva qualquer, pois é o q parecia, só q nessa, o pessoal tava um pouco na frente e não vi o q poderia fazer O que fazer quando entro rápido dimais numa curva??? 728855 ...quase entrei numa vala, pois a pista estava praticamente acabando quando terminei de contorná-la, mas para sair dessa sem um problemão, usei tudo q achei ter aprendido em fóruns e vídeos: desacelerei um pouco usando o freio motor, forçei a pedaleira para o lado q queria entrar e pendulei deitando meu corpo mais em cima do tanque da moto e focando a saída...consegui arrumar no limite. O que fazer quando entro rápido dimais numa curva??? Icon_cheers

Graças a Deus e meu anjo da guarda, nunca mais passei por problema parecido. Isso pq já acostumei bastante com a pista, então já faço as curvas num limite aceitável, q dá para acompanhar todos. Mas a receitinha básica q utilizo é:

- Antes de entrar na curva, freio tudo q acho necessário com o dianteiro + freio motor

- Contra-esterço é default, só aumento ou não para inclinar mais

- Pêndulo, somente quando é necessário. E quando digo pendular, não é só colocar meia banda da bunda pra fora do banco e abrir a perna, mas é realmente deitar em cima do tanque da moto e apoiar o peso do corpo todo sobre a pedaleira pro lado da curva, focando sempre a saída dela. Meu rosto fica praticamente de frente pro retrovisor...

Como a estrada aqui tem praticamente todas as curvas de alta, utilizo essa técnica com o corpo mais pra trás para ter tração e fazê-la contornar mais rápido, com a bunda quase na rabeta e se descubro q estou rápido demais no meio dela, jogo meu corpo mais pra frente e reduzo com freio motor

- E para frear dentro de uma curva, utilizo mesmo o freio motor, pois dentro da cidade, uma vez, no susto, fui utilizar o freio dianteiro...a moto foi indo reta e quase acertei a traseira de um new civic q estava na outra faixa O que fazer quando entro rápido dimais numa curva??? Icon_eek ...praticamente só utilizo o freio traseiro mesmo para ficar parado no semáforo uhaahuuahuha...

Assim, não sei se é o mais certo, mas é o q vejo a maioria do pessoal fazendo, mas realmente só vou aprender a fazer corretamente quando fizer um curso de pilotagem. O que fazer quando entro rápido dimais numa curva??? Icon_rolleyes

Como nunca andei no autódromo, meu pneu traseiro ainda tem cerca de meio dedo indicador limpinho ahuahuhuaahuahua... O que fazer quando entro rápido dimais numa curva??? Icon_lol
marcelom-silva
marcelom-silva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por JoHnny Qui 14 Jan 2010, 15:39

Reis escreveu:Pô esse tópico tá bem rico de informações e experiências. Muito legal!!!

Johnny, excelentes seus comentários!!! Quero inclusive te perguntar sobre o uso do freio traseiro em curva: se por acaso eu travar a roda traseira, dá pra segurar? Tô perguntando isso porque em emergência, eu até uso freio nas curvas, mas somente até a entrada da curva, quando a moto está bem pouco inclinada.

Tenho medo dele travar e eu tomar um highside.

Reis,
Depois que você freiar e a roda perder aderência, travar etc. a ação recomendada é aliviar o pé.... soltar o freio. Se você continuar segurando provavelmente vai cair.
Mas por que?
Como a roda dianteira está apontada para o fim da curva quando você trava a roda traseira a tendência dela é continuar um movimento retilínio, ou seja, a dianteira vai querer contornar a curva e a traseira vai querer ir reto... resultado... se continuar segurando a roda traseira vai superar o movimento da roda dianteira, fazendo você cair. Entendeu?


Reis escreveu:
Nesse vídeo aqui o cara até segurou, mas saiu da pista (adiante o vídeo para os 0:40 segundos que é onde acontece o fato):

Talvez o melhor é fazer o que o Bisteka e o Johnny falaram: aliviar a mão direita e deixar essas experiência para serem vividas no autódromo... rs


Analisando este vídeo pelo que me parece, o cara reduziu as marchas, mas quando estava inclinando a moto reduziu mais uma marcha fazendo com que a roda desce uma travada.
Como provavelmente a rotação do motor estava muito alta ele não pode voltar acelerar para fazer o restante da curva. Erro dele.

P.S.: Tem uma coisa... o power slide, como é conhecida a manobra dos pilotos de Supermotard (SM) é feito com aceleração e cambio... não é utilizado o freio.
Usar o freio traseiro para fazer isso, chama-se drag butt e além de ser tão difícil quanto pode fazer você cair muito fácil, porque quando você aliviar o pe a moto vai voltar bem rápido para a trajetória normal...

Já já eu falo mais...

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Reis Qui 14 Jan 2010, 15:46

Valeu Johnny!!!!!

Clara e objetiva sua explicação!!!! Excelente!!!
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Convidad Qui 14 Jan 2010, 15:48

Vendo este video :
https://www.youtube.com/watch?v=pFW9MFw4OPA

dá para notar que ele faz com que a embreagem patine um pouco e aciona o freio trazeiro fazendo com que corrija a trajetoria da moto, logico um superpiloto e a pista tb .

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos