Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

+35
Vamberto
mcreis_gyn
marques
maurilioalm
TitoBorges
J. A.
guintcher
carpeder
Rolney Araújo
Cocomoto
Bellizzi
vitor.de.camargo
lalberto
Helano
anderson rodrigues
lucianotfernandes
Austriel
ProSoft
lucas.sorocaba
Schumacher
Daniel H13
Sérgio Santiago
igorpbs
COUTINHO
André 2013
Padumi
GuiGold
Edemir
eduardo eletrica
white house
Wallysson
Diego de Oliveira
damasogustavo
alexcafe
Mamation
39 participantes

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Qua 22 maio 2013, 15:45

Relembrando a primeira mensagem :

ATUALIZAÇÃO NA PÁGINA 9, DA POSSÍVEL SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

Galera, eu estava com um problema na minha B65 que, quando enrolava o cabo ela falhava e não passava dos 8 mil RPM.

Tentativas de resolução falhas:

Gasolina Podium
Aditivo para gasolina
Limpeza dos bicos injetores
Limpeza do corpo do acelerador
Reaperto e verificação do coletor de admissão
Teste de pressão da bomba de combustivel (normal, +-45 PSI)
Teste de vazão da bomba de combustivel (como especificado, 170ml / 10s)
Verificação das velas
Verificação do filtro de ar
Verificação do sensor de vácuo (2,7v, como especificado)

Eu estava desesperado já, sem saber mais o que testar, e graças ao senhor Google cheguei no tutorial seguinte, que foi o que resolveu o meu problema de vez!  (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 580344

http://nswbandits.forumotion.net/t1379-fuel-pump-fix

Infelizmente como não tinha mais esperanças de que isso resolveria o meu problema, não fiz um tutorial próprio detalhado do procedimento.... porem pelas fotos que o cara postou da pra fazer tranquilo


Retire o tanque da moto, em seguida retire o corpo da bomba de combustivel, desmonte-o de acordo com a imagem abaixo (obs, no meu caso não removi os fios da bomba, deixei eles conectados onde estavam)
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 IMG_2151

Dentro daquele orifício mostrado por ele, existe uma espécie de filtro, no manual chamam de filtro de alta pressão, e é ali que a sujeira fica depositada, restringindo a alimentação do motor.
Com a ajuda de um fio de cobre, faça uma espécie de "escova" para limpar esse orifício... No meu caso, utilizei também querosene, água quente e detergente pra limpa-lo, sempre forçando o fluxo de água dos dois lados, com o auxilio de uma seringa do lado menor, e a torneira do lado maior. Também deixei o regulador de pressão (mostrado na foto acima, do lado esquerdo da bomba) conectado ao corpo de plastico, para garantir que toda água sairia com pressão pelo orifício que estava sujo.

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 IMG_2159

Eu repeti o processo de limpeza com água quente e detergente 7 vezes (cansativo)
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 IMG_2161

Você vera uma pequena borra preta saindo (muito pouco mesmo), e é exatamente isso que causa o problema (é, eu sei, é difícil acreditar que tão pouca sujeira possa prejudicar tanto o rendimento do motor).
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 IMG_2162



Após isso, limpe tudo, monte o corpo da bomba, instale na moto e seja feliz!  cheers


Não sei se já existia esse tutorial aqui no fórum, se sim, podem deletar o tópico. Se não, seria um tópico fixo interessante.


Última edição por Mamation em Seg 27 Jan 2014, 08:52, editado 1 vez(es)
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Solemar Tomazino gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Seg 27 Jan 2014, 07:08

Bom dia galera!

Seguinte: ontem não resisti e fiz o furo no filtro da minha bomba também, e acreditem, a moto ficou OUTRA MOTO, consegui esticar as marchas até cortar giro, e no final consegui atingir 237 km/h, ou seja, normal, pois antes de começar o problema tinha conseguido colocar 235. Nem acreditei, depois de meses mexendo, e brigando com essa bomba, tentando uma coisa e outra, enfim consegui respirar um pouco aliviado ontem.

Agora fica a dúvida: será que esse pequeno buraco não poderá dar passagem a possíveis impurezas (ciscos, sujeiras)? O pré-filtro consegue fazer toda filtragem de sujeiras sozinho? Quando comprei a moto só usava gasol aditivada, ai depois de ler aqui no forum passei só pra comum. Agora com esse buraco ai no filtro acho que vou voltar só pra aditivada pra ir ajudando manter limpo as velas, bicos, injeção, devido a possibilidade de agora passar + sujeiras, estou certo?

De todo jeito vou levar pra trocar velas e fazer limpeza de bicos pois tava na hora mesmo, só que não vou apavorar mais, acho que até vou esperar minhas férias em Março que vou com + tempo, rsrs.

Segue foto do buraco como ficou:

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 IMG_20140126_180338_zpsb6550af4
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Seg 27 Jan 2014, 08:51

Atualizando:

Antes de furar o filtro de alta pressão, levei minha bomba em um mecânico e pedi para ele testar a pressão do refil e a pressão de abertura da válvula reguladora de pressão.

O refil bateu em 3,5 bar e o regulador de pressão atuou exatamente em 3 bar. Portanto o problema não era no refil.  Shocked 

Por fim, acabei furando o filtro de alta pressão. Montei a bomba completa, liguei diretamente na bateria da moto e testei o funcionamento dela em um balde de água.

O rendimento da bomba foi de 250 ml/ 10s ( o recomendado  no manual de manutenção é de 166ml/ 10s no mínimo)
Ao bloquear a saída da bomba de combustível com o dedo, foi possível verificar o regulador de pressão atuando e liberando o excesso de água bombeada pelo refil.
Resumindo: a bomba atendia às especificações minimas novamente.  cheers  cheers  cheers 

Por fim, montei a bomba na moto e fui testar. A moto virou um raio! Nunca esteve tão forte rs. Cool 


Agora é preciso acompanhar o funcionamento da moto durante algum tempo, e analisar quais serão os impactos desse furo em cima dos bicos injetores (se é que terá algum).


Agradecimentos especiais ao André, por nos ter encorajado a realizar essa "cirurgia" na motoca rs.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bomba

Mensagem por André 2013 Seg 27 Jan 2014, 10:44

Mamation escreveu:Atualizando:

Antes de furar o filtro de alta pressão, levei minha bomba em um mecânico e pedi para ele testar a pressão do refil e a pressão de abertura da válvula reguladora de pressão.

O refil bateu em 3,5 bar e o regulador de pressão atuou exatamente em 3 bar. Portanto o problema não era no refil.  Shocked 

Por fim, acabei furando o filtro de alta pressão. Montei a bomba completa, liguei diretamente na bateria da moto e testei o funcionamento dela em um balde de água.

O rendimento da bomba foi de 250 ml/ 10s ( o recomendado  no manual de manutenção é de 166ml/ 10s no mínimo)
Ao bloquear a saída da bomba de combustível com o dedo, foi possível verificar o regulador de pressão atuando e liberando o excesso de água bombeada pelo refil.
Resumindo: a bomba atendia às especificações minimas novamente.  cheers  cheers  cheers 

Por fim, montei a bomba na moto e fui testar. A moto virou um raio! Nunca esteve tão forte rs. Cool 


Agora é preciso acompanhar o funcionamento da moto durante algum tempo, e analisar quais serão os impactos desse furo em cima dos bicos injetores (se é que terá algum).


Agradecimentos especiais ao André, por nos ter encorajado a realizar essa "cirurgia" na motoca rs.


hahaha que isso, não precisa agradecer, acho que agente esta no mesmo barco e quanto mais agente ajudar uns aos outros, será melhor para todos.
bom saber ai desses testes, queria um help de vocês, Diego e Mamation, queria saber se a moto de vocês em ponto porto, o giro vai até quanto, porque a minha quando chega em 12, não passa por nada, e dá aquela engasgada quando colo o acelerador no canto, fica tipo, cortando e engasgando, uma mistura de corte de giro, com engasgos. e a moto não passa de 220,km

Outra coisa que reparei após ter furado o filtro, é que ela esta bebendo mais rs.
Sendo que comprei ela com 13mil km. está com 33 mil km, e até hoje não fiz limpeza de bico, e nem troquei filtro de ar, será que pode ser isso?

Sou meio leigo, mais, se a moto esta show nas marchas 1, 2, e 3, então não poderia ser velas né? ou poderia?
O que vcs me sugeriam?

Obrigado e fico feliz mesmo por saber que no caso de vocês deu certo, rsrs ainda melhor que na minha. mais vou chegar lá.

E quando tudo estiver resolvido msm, faço um convite a Diego e ao Mamation pra gente marcar pra se encontrar em algum encontro de moto, em março vai ter um aqui na região que é considerado o MAIOR DO BRASIL, O OSTRA CYCLE 2014.

se vocês tiverem a oportunidade de vir, fica o convite

Valew.


André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Seg 27 Jan 2014, 14:43

Andre, ontem nao testei o limite do giro, mas vou fazer depois e te informo. Quanto as velas bicos filtro de ar pelos km rodados é interessante trocar sim, a minha ta com 24000 km e troquei filtro de ar e vou trocar as velas e fazer limpeza de bico. Essa falha ai q falou é parecida como tava a minha mas a minha falhava bem antes, em 180 +ou- e tmb nao estourava giro ela engasgava, mas depois do furo ontem no filtro voltou ao normal, tem q acompanhar agora pra ver as consequencias, se aumenta consumo, se vai falhar por excesso de sujeira, enfim... Vamos falando.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Seg 27 Jan 2014, 15:20

travou aqui e acabou postando repetida 3 vezes a msg, foi mau ai, rs.


Última edição por diego.moto4 em Seg 27 Jan 2014, 15:36, editado 1 vez(es)
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Seg 27 Jan 2014, 15:20

Proximo teste informo voces.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Padumi Seg 27 Jan 2014, 23:03

A minha continua ruim, também. Mas como chega até uns 180 km/h, continuo usando na boa. Assim é bom, pra não exagerar na velocidade..rs..

O chato mesmo é ter que arrancar na boa, gradativamente.... pois se "enfiar a mão", não vai de jeito nenhum! Bom, vc´s sabem bem, como é! rs

Sinceramente acho meio radical isso de "furar" não sei o que aí. E pelo que lí, não resolveu o problema de alguém, certo? Sem contar que ninguém mediu o consumo, depois de fazer o furo.

Me parece também que a opção da SOS Bombas é a mais "equilibrada". E acho válido o custo de 500 mangos. Antes estes 500 do que morrer em quase 3 mil num conjunto novo, né?

Aliás, assisti o vídeo e entendi que o filtro continua no conjunto, sim! E que continua requerendo troca de 10 em 10 mil kms. Isso pra Hornet.

Aliás, de novo! A Bandit tem filtro de combustível?? Se tem, não tem recomendação de troca periódica??


Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Sérgio Santiago Ter 28 Jan 2014, 02:04

Padumi,
o kit da SOS Bombas só preserva o filtro da sucção da bomba, também conhecido como pré-filtro. O filtro da descarga da bomba, também conhecido como filtro de alta pressão é suprimido.

Os filtros originais do Conjunto da Bomba da Bandit 1250 tem os seguintes 'Number Parts':
Sucção: 15420-05H00 (strainer)
Descarga: 15610-18H00 (regulator)
O Filtro original da descarga, faz parte do Regulador de Pressão.
Não existe mais nenhum filtro de combustível além desses dois.
As concessionárias JTA preferem vender o Conjunto Completo da Bomba. Por que será!?

Quanto ao consumo, considerando-se que a moto trabalhou por um período com a bomba deficiente, a ECU aumentou o tempo de abertura dos atuadores (bicos injetores) para tentar corrigir a proporção ar/combustível, já que a Sonda Lambda manda o 'recado' on line. Com o desempenho da bomba normalizado é de se esperar que a mistura fique temporariamente rica aumentando o consumo. Para corrigir mais rapidamente os parâmetros da ECU, basta desligar a bateria por alguns instantes para que ela retome os parâmetros da configuração original.
Abs.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Diego de Oliveira Ter 28 Jan 2014, 08:02

Padumi, também achei radical furar o filtro, mas como essa novela ja se arrastava a meses, cabia uma ação radical mesmo POR MINHA PARTE, e quanto ao consumo, eu furei domingo e ainda não teve jeito de fazer media.

Sobre o kit da SOS eu entendi que permanece apenas o PRE-FILTRO, que deve ser trocado a cada 10 mil km, e este é ate relativamente facil trocar pois basta tirar a bomba, ele fica na extremidade da bomba, não sendo necessário abrir ela. Ja o filtro que furei, eles isolam ele de alguma forma, eu perguntei umas 3 vezes la mas o cara nunca esclareceu 100% como é feito, se é montado sem esse filtro ou não

Vou esperar fazer uns passeios pra comparar o consumo, e acompanhar se não vai perder rendimento com o tempo por possíveis "sujeiras" que passaram pros bicos, e vou usar so gasol aditivada aqui na cidade pra ver se ajuda manter o sistema + limpo (aqui não tem podium).
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Ter 28 Jan 2014, 08:58

Padumi, só corrigindo.

No meu caso, aparentemente resolveu o problema sim.
Com o motor desligado, quando o botão start é acionado no neutro, dá pra escutar de fora quando a válvula reguladora de pressão atua (ou seja, libera o excesso de combustível quando a pressão de 3 bar é atingida). Como eu sei disso? parece que a bomba ta "mijando" dentro do tanque rs.


Sobre o consumo, eu duvido muito. Com certeza eu notarei uma diferença para mais, mas isso pelo fato de estar andando com o motor em falta de gasolina nos últimos meses. Sem contar o que o Sérgio citou, é totalmente valido também.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bomba

Mensagem por André 2013 Ter 28 Jan 2014, 12:24

Sérgio Santiago escreveu:Padumi,
o kit da SOS Bombas só preserva o filtro da sucção da bomba, também conhecido como pré-filtro. O filtro da descarga da bomba, também conhecido como filtro de alta pressão é suprimido.

Os filtros originais do Conjunto da Bomba da Bandit 1250 tem os seguintes 'Number Parts':
Sucção: 15420-05H00 (strainer)
Descarga: 15610-18H00 (regulator)
O Filtro original da descarga, faz parte do Regulador de Pressão.
Não existe mais nenhum filtro de combustível além desses dois.
As concessionárias JTA preferem vender o Conjunto Completo da Bomba. Por que será!?

Quanto ao consumo, considerando-se que a moto trabalhou por um período com a bomba deficiente, a ECU aumentou o tempo de abertura dos atuadores (bicos injetores) para tentar corrigir a proporção ar/combustível, já que a Sonda Lambda manda o 'recado' on line. Com o desempenho da bomba normalizado é de se esperar que a mistura fique temporariamente rica aumentando o consumo. Para corrigir mais rapidamente os parâmetros da ECU, basta desligar a bateria por alguns instantes para que ela retome os parâmetros da configuração original.
Abs.

Sergio, muito boa a dica de desligar a bateria, a minha moto após furar o filtro, realmente esta bebendo mais que o normal. mais também antes ela não passava de 180km, após fazer o furo, ela chega a 220km, mais ainda estou achando fraca de final, já que antes ela chegava a 230km em 5ª marcha, agora o giro não está passando de 12mil. e a moto não está tendo força final.

valew pelas dicas.
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bomba

Mensagem por André 2013 Ter 28 Jan 2014, 12:28

diego.moto4 escreveu:Andre, ontem nao testei o limite do giro, mas vou fazer depois e te informo. Quanto as velas bicos filtro de ar pelos km rodados é interessante trocar sim, a minha ta com 24000 km e troquei filtro de ar e vou trocar as velas e fazer limpeza de bico. Essa falha ai q falou é parecida como tava a minha mas a minha falhava bem antes, em 180 +ou- e tmb nao estourava giro ela engasgava, mas depois do furo ontem no filtro voltou ao normal, tem q acompanhar agora pra ver as consequencias, se aumenta consumo, se vai falhar por excesso de sujeira, enfim... Vamos falando.

Valew Diego.
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Ter 28 Jan 2014, 13:30

André.
Talvez vale a pena testar qual é a pressão real da sua bomba, e qual é o rendimento dela (quantidade em ml à cada 10 segundos).

Você consegue fazer isso ligando a bomba diretamente na bateria com dois fios.
O polo positivo da bateria deve ser ligado no fio azul, e o polo negativo no fio preto.
Use um balde com água para realizar os testes e não deixe em hipótese alguma faltar água quando a bomba estiver em funcionamento.

Para medir a pressão, tape a saída da bomba (onde a mangueira de combustível é ligada) e veja se a válvula reguladora de pressão atua, liberando o excesso. Se atuar, está atingindo acima de 3 bar (ideal).

Para medir o rendimento, utilize um cronometro mesmo e um copo medidor convencional, daqueles de cozinha.

Qualquer duvida dá um toque.
Abs.
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bomba

Mensagem por André 2013 Ter 28 Jan 2014, 13:57

Mamation escreveu:André.
Talvez vale a pena testar qual é a pressão real da sua bomba, e qual é o rendimento dela (quantidade em ml à cada 10 segundos).

Você consegue fazer isso ligando a bomba diretamente na bateria com dois fios.
O polo positivo da bateria deve ser ligado no fio azul, e o polo negativo no fio preto.
Use um balde com água para realizar os testes e não deixe em hipótese alguma faltar água quando a bomba estiver em funcionamento.

Para medir a pressão, tape a saída da bomba (onde a mangueira de combustível é ligada) e veja se a válvula reguladora de pressão atua, liberando o excesso. Se atuar, está atingindo acima de 3 bar (ideal).

Para medir o rendimento, utilize um cronometro mesmo e um copo medidor convencional, daqueles de cozinha.

Qualquer duvida dá um toque.
Abs.

Ai "Mamation", valew mesmo por me explicar, mais acho que entendi, quando eu tapar a saída de gasolina que sai da bomba pro Motor, essa agua vai sair por outro lugar? .. qual seria  essa válvula reguladora de pressão?
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Ter 28 Jan 2014, 15:10

Isso.

Quando você tapar a saída, o refil atingirá a sua pressão máxima, e o correto é o regulador de pressão atuar liberando a água para não exceder a pressão de 3 bar.

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 1561027g00-fuel-pump-regulator-suzuki-dl-650-v-strom-

Na imagem abaixo, a válvula reguladora de pressão é o item metálico, anexado ao filtro de alta pressão (esse bujãozinho aí).
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Padumi Qui 30 Jan 2014, 14:50

Galera, alguém já conseguiu chegar num diagnóstico? Qual é de fato o problema do conjunto?

Não dá pra entender!

- Feita a limpeza de todos os componentes, descartamos problemas como entupimento, má alimentação, etc.

- Feito o teste de pressão, descartamos problemas elétricos e também de alimentação.

Resta o que?? Quando desmontei a minha, olhando cada componente do conjunto, achei tudo muito simples. São peças fixas, rígidas... não tem muitas conexões complicadas, pecinhas delicadas, etc, etc, etc....

Claro que minha avaliação é de leigo, né? Mas não consegui entender ainda onde está o problema!

Por que é que com o tanque cheio a moto vai melhor do que com o tanque vazio?? O que explica isso??

Saco cheio disso, já... rs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Qui 30 Jan 2014, 16:08

NO MEU CASO o refil ainda está bom, atinge 3.5 Bar. Acredito que existam casos em que o refil trabalha durante tanto tempo forçado que acaba perdendo sua eficiência abaixo dos 3Bar.

Uma vez que o refil isolado atinge a pressão e demanda de combustível necessária, o problema só pode ser da sua saída em diante. O filtro de alta pressão é o único componente que teoricamente restringe a passagem do combustível após a saída do refil.

Após fura-lo é que fiz os testes, e todos os parâmetros testados foram satisfatórios para o bom funcionamento da moto, e claro, a moto está andando até agora sem problemas. Muito melhor do que qualquer outra vez.



Deixando claro também que não sou profissional da área, mas após todos os meus testes cheguei na seguinte conclusão:

Com o filtro de alta pressão sujo (sinceramente não sei se a limpeza indicada no primeiro post consegue ser efetiva, a entrada é muito pequena e por fim não conseguimos visualizar como está lá dentro), o refil trabalha forçado e não consegue atingir a pressão e vazão de demanda do motor. Quando o tanque está cheio, a pressão do combustível (que está dentro do tanque) atua diretamente na entrada do refil e ajuda no bombeamento do combustível, fazendo o refil trabalhar menos forçado do que antes. Mas ainda trabalhará forçado, pois o filtro de alta pressão continua limitando a sua saída.


Eu deveria ter medido a vazão e pressão com o filtro de alta pressão sem o furo, infelizmente não fiz isso. Mas após fura-lo, foi totalmente visível a mudança de comportamento do conjunto bombeando a água. Mudou o barulho (diminuiu) e começou a "jorrar" a água pra fora do balde...antes de furar acho que não conseguiria atingir os 166ml nem em 30 segundos.

No meu caso, o diagnóstico foi problemas com o filtro de alta pressão. Como sei que não conseguiria comprar isso facilmente (apenas no ebay), tomei a liberdade de fura-lo. Na pior das hipóteses terei de limpar os bicos injetores daqui alguns meses (coisa que já fiz em casa também rs).


Não sei onde verifiquei, acho que foi nos videos da SOS, mas eles confirmam que em alguns casos, mesmo colocando um refil novo o problema continua. Pois o problema está ligado diretamente ao filtro de alta pressão que restringe a passagem de combustível depois de entupir (Y)
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Qui 30 Jan 2014, 16:15

Só reforçando, o correto é trocar esse filtro de alta pressão de tempos em tempos. Mas engraçado que a concessionaria Suzuki só vende a bomba de combustível completa. Muito estranho...
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Sérgio Santiago Qui 30 Jan 2014, 16:23

Mamation escreveu:Só reforçando, o correto é trocar esse filtro de alta pressão de tempos em tempos. Mas engraçado que a concessionaria Suzuki só vende a bomba de combustível completa. Muito estranho...

Nas concessionárias Suzuki não deve ser difícil encontrar os filtros. Já nas concessionárias JTA, é missão quase impossível.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Mamation Qui 30 Jan 2014, 16:26

Sérgio Santiago escreveu:
Mamation escreveu:Só reforçando, o correto é trocar esse filtro de alta pressão de tempos em tempos. Mas engraçado que a concessionaria Suzuki só vende a bomba de combustível completa. Muito estranho...

Nas concessionárias Suzuki não deve ser difícil encontrar os filtros. Já nas concessionárias JTA, é missão quase impossível.

Exato, obrigado pela correção!
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem BOmba

Mensagem por André 2013 Qui 30 Jan 2014, 17:22

Mamation escreveu:NO MEU CASO o refil ainda está bom, atinge 3.5 Bar. Acredito que existam casos em que o refil trabalha durante tanto tempo forçado que acaba perdendo sua eficiência abaixo dos 3Bar.

Uma vez que o refil isolado atinge a pressão e demanda de combustível necessária, o problema só pode ser da sua saída em diante. O filtro de alta pressão é o único componente que teoricamente restringe a passagem do combustível após a saída do refil.

Após fura-lo é que fiz os testes, e todos os parâmetros testados foram satisfatórios para o bom funcionamento da moto, e claro, a moto está andando até agora sem problemas. Muito melhor do que qualquer outra vez.



Deixando claro também que não sou profissional da área, mas após todos os meus testes cheguei na seguinte conclusão:

Com o filtro de alta pressão sujo (sinceramente não sei se a limpeza indicada no primeiro post consegue ser efetiva, a entrada é muito pequena e por fim não conseguimos visualizar como está lá dentro), o refil trabalha forçado e não consegue atingir a pressão e vazão de demanda do motor. Quando o tanque está cheio, a pressão do combustível (que está dentro do tanque) atua diretamente na entrada do refil e ajuda no bombeamento do combustível, fazendo o refil trabalhar menos forçado do que antes. Mas ainda trabalhará forçado, pois o filtro de alta pressão continua limitando a sua saída.


Eu deveria ter medido a vazão e pressão com o filtro de alta pressão sem o furo, infelizmente não fiz isso. Mas após fura-lo, foi totalmente visível a mudança de comportamento do conjunto bombeando a água. Mudou o barulho (diminuiu) e começou a "jorrar" a água pra fora do balde...antes de furar acho que não conseguiria atingir os 166ml nem em 30 segundos.

No meu caso, o diagnóstico foi problemas com o filtro de alta pressão. Como sei que não conseguiria comprar isso facilmente (apenas no ebay), tomei a liberdade de fura-lo. Na pior das hipóteses terei de limpar os bicos injetores daqui alguns meses (coisa que já fiz em casa também rs).


Não sei onde verifiquei, acho que foi nos videos da SOS, mas eles confirmam que em alguns casos, mesmo colocando um refil novo o problema continua. Pois o problema está ligado diretamente ao filtro de alta pressão que restringe a passagem de combustível depois de entupir (Y)


Concordo plenamente com vc, tem muita lógica oque vc falou sobre a pressão e etc. a minha moto apos furar o filtro, esta bem melhor, e mesmo com pouca gasolina no tanque, continua forte. antes de furar o filtro, a moto com o tanque vazio, falhava e ficava ainda mais fraca, não passando de 140km, apos encher o tanque, ela chegava a 170km. apesar de ela ainda fraca de final, chegando dificilmente a 220km, mesmo assim está melhor. vou trocar filtros, velas e limpar bicos.

Falando em limpar Bicos, Vc fez a limpeza dos bico em casa? rsrs, se sim, me diz ai como faz que eu mesmo vou fazer rsrs. valew
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Padumi Qui 30 Jan 2014, 21:07

Muito obrigado, novamente, pelas respostas! Esse forum é f#da!! rs

Tô com tudo aqui desmontado, de novo (sim, de noite! rs), e vou é furar essa bagaça de uma vez. Dane-se! rs

Depois posto os resultados!

Abs

Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Padumi Qui 30 Jan 2014, 22:40

Terminei! Agora vou pra pista testar! rs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Padumi Sex 31 Jan 2014, 00:16

Hehehe! 282 km/h! Acho que ficou bom! rs... E acho que ía mais, mas tive que tirar a mão por causa do tráfego! rs  cheers 

É bom voltar a ter uma "moto grande", mas ainda ñ vou comemorar, pois não sei se vai durar e, se durar, quais serão as consequências de se furar aquela telinha!  (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 728855 

Algumas fotos da "presepada", só pra constar! rs
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01836_zpsdf876e9d

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01838_zps7319f6b0

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01841_zpsda50fc06

Sim!! Eu imprimi as fotos com o passo a passo, pra servir de guia. Da vez anterior, fiquei com o notebook ligado do lado da moto, pra olhar as fotos, mas não foi legar meter a mão na graxa e mexer no notebook ao mesmo tempo! rs
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01840_zps06dc480d

Abs a todos e obrigado, mais uma vez!
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Bomba

Mensagem por André 2013 Sex 31 Jan 2014, 09:58

Padumi escreveu:Hehehe! 282 km/h! Acho que ficou bom! rs... E acho que ía mais, mas tive que tirar a mão por causa do tráfego! rs  cheers 

É bom voltar a ter uma "moto grande", mas ainda ñ vou comemorar, pois não sei se vai durar e, se durar, quais serão as consequências de se furar aquela telinha!  (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 728855 

Algumas fotos da "presepada", só pra constar! rs
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01836_zpsdf876e9d

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01838_zps7319f6b0

(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01841_zpsda50fc06

Sim!! Eu imprimi as fotos com o passo a passo, pra servir de guia. Da vez anterior, fiquei com o notebook ligado do lado da moto, pra olhar as fotos, mas não foi legar meter a mão na graxa e mexer no notebook ao mesmo tempo! rs
(TUTORIAL) consertando a bomba de combustível - Página 6 DSC01840_zps06dc480d

Abs a todos e obrigado, mais uma vez!



Padumi, fico feliz que tenha dado certo, rsrs, também concordo plenamente com vc, que esse forum e F"""""d++. fui o primeiro a furar o bendito rs, até agora ta showw. agora quero aprender a limpar os bicos, se alguém ai tiver umas sugestões, agradeceria rs..daqui a pouco todos nós vamos saber desmontar e montar a moto toda kkkkk
André 2013
André 2013
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: (TUTORIAL) consertando a bomba de combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos