Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

srad96 esquenta e morre!

+12
alexanderzanini
Alex@ndre
Charger
ALEXCARIOCA
Ernani
Erpa
Espartano7
Burner
RDO
x_x SRAD
Marco Gixxer-750
CACHORRO SOLITARIO
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty srad96 esquenta e morre!

Mensagem por CACHORRO SOLITARIO Ter 29 Mar 2011, 23:19

Relembrando a primeira mensagem :

amigos minha moto apresenta o seguinte problema a ventuinha arma por volta de 105 graus,a temperatura nao abaixa,parece que a ventuinha esta fraco o motor! e nao da conta de baixar a temperatura


alguma ideia amigos??

essa ventuinha tem 2 estagios??

a agua do radiador tem mas de 6 meses que ta la,fui trocar hoje so que ele ta CLARINHOOOO ainda,igual novo,ai resolvi nem trocar!

ja troquei retificador!

CACHORRO SOLITARIO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 05/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo


srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Qua 25 Nov 2015, 01:20

Charger meu amigo, obrigado pela sugestão, a propósito acabei de fazer um teste com a minha srad na garagem usando um multímetro digital, escrevo abaixo alguns testes para ver se tem uma outra ideia do que possa ser o problema, desculpe se vai te confundir o meu relato e também pela minha falta de experiência em mecânica de motos:

(MOTO FRIA)

Teste com a moto TOTALMENTE desligada só conectando a bateria ao multímetro:
13,04 volts em média

Teste com a moto ligada e SEM dar partida e sem farol aceso:
13,01 volts em média

Teste c/moto ligada e SEM dar partida e com farol de EMERGÊNCIA ligado:
12,82 volts

Teste c/moto ligada e SEM dar partida e com farol ALTO ligado:
12,42 volts

Teste c/moto ligada e acelerando até 5000 rpm com farol alto e ventoinha DESLIGADA:
13,70 volts e subindo (parece que o retificador esta gerando pois a voltagem vai subindo)

(MOTO QUENTE)
Teste c/moto ligada e SEM ACELERAR (apenas ligada com partida acionada) e farol ALTO e ventoinha LIGADA:
12,09 volts e vai caindo...

Teste c/moto ligada e SEM ACELERAR (apenas ligada com partida acionada) e farol DESLIGADO e ventoinha LIGADA:

13,60 volts e vai subindo...

Pelos testes o problema esta sendo principalmente quando aciono o FAROL ALTO pois a voltagem vai caindo rapidamente até chegar a menos de 12,00 volts e depois não consegui mais dar partida na moto e tendo que esperar 10 minutos até ela esfriar um pouco para conseguir dar partida novamente, porém se eu deixar ela mesmo quente e com os FAROL DESLIGADO a voltagem vai subindo e chegando a 14,30 volts, ou seja, pode ser as lâmpadas que estou usando no farol ser incompatível ou muito forte e tendo que trocar?

Desconfio que o problema acontece quando no trânsito a moto fica muito quente, aciona a ventoinha e mesmo que eu esteja andando com farol desligado arriscado de levar multa e devido a isto as vezes quando passo próximo a um guarda de trânsito ligo rapidamente o farol alto, assim imagino que a voltagem esteja caindo drasticamente devido a moto estar quente, ventoinha acionada e farol alto ter sido ligado, mesmo que logo depois eu desligue o farol, porém se eu estacionar e desligar a moto e ligar imediatamente não dá mais partida, como se tivesse descarregado a bateria, espero 10 minutos ela esfriando um pouco ai consigo dar partida normalmente.

Devido a este meu relato acima vc ainda acha que pode ser o problema no sensor de temperatura?

A propósito eu posso andar com a moto sem este sensor de temperatura? não vai superaquecer a moto e queimar algo, já que vai estar sem o sensor? e a ventoinha vai ser acionada ou não por ter desconectado este sensor?











ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Charger Qua 25 Nov 2015, 05:02

Eu continuo achando q essa moto sua não está com problema de geração de energia. Se ela tivesse arriando a bateria, nao faria sentido ela nao ligar quente, muito menos esperar ela esfriar e ela ligar normalmente. se tivesse com esse problema ela nao iria ligar quente, nem fria e muito menos apos um tempo parado. Se o seu problema fosse farol alto, era so vc andar com ele apagado q iria "resolver", acredito q vc ja teria matado isso.

Esse sensor nao interfere em nada disso que vc perguntou, desativar ele apenas vai fazer a moto ficar mais beberrona, pode andar normalmente. Eh somente para fazer um teste.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Alex@ndre Qua 25 Nov 2015, 07:38

ALEXCARIOCA escreveu:
(MOTO FRIA)

Teste com a moto TOTALMENTE desligada só conectando a bateria ao multímetro:
13,04 volts em média

Teste com a moto ligada e SEM dar partida e sem farol aceso:
13,01 volts em média

Teste c/moto ligada e SEM dar partida e com farol de EMERGÊNCIA ligado:
12,82 volts

Teste c/moto ligada e SEM dar partida e com farol ALTO ligado:
12,42 volts

Teste c/moto ligada e acelerando até 5000 rpm com farol alto e ventoinha DESLIGADA:
13,70 volts e subindo (parece que o retificador esta gerando pois a voltagem vai subindo)

(MOTO QUENTE)
Teste c/moto ligada e SEM ACELERAR (apenas ligada com partida acionada) e farol ALTO e ventoinha LIGADA:
12,09 volts e vai caindo...

Teste c/moto ligada e SEM ACELERAR (apenas ligada com partida acionada) e farol DESLIGADO e ventoinha LIGADA:


Amigo, os valores estão corretos, há diferenças entre multímetros mas nada que desabone a sua medição. As motos Suzuki não carregam em marcha lenta, só começam a carregar efetivamente acima dos 2000 rpm e não devem ultrapassar os 14,5 V em regimes maiores de rotação. Portanto, se vc deixar o motor funcionando, farol ligado e ventoinha acionada em marcha lenta, o sistema elétrico da moto está praticamente sendo alimentado apenas pela bateria.
Verifique o sensor TPS (se sua moto tiver), sensor de temperatura e o sensor da temperatura do ar mencionado pelo Charger.
Alex@ndre
Alex@ndre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por alexanderzanini Qua 25 Nov 2015, 16:32

Alexandre,
Obrigado pela dica, mas esse sensor TPS, sensor de temperatura e de ar é tudo a mesma peça? geralmente fica em qual local nas Srad?

Lembro que a minha moto é a refrigeração líquida.

alexanderzanini
alexanderzanini
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 24/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por alexanderzanini Qua 25 Nov 2015, 16:35

Charger,
Então vc ainda acha que possa ser o sensor de temperatura correto? acha mais conveniente fazer um teste tirando ele e dar uma corrida na pista para ver se ela vai continuar o problema?

Esta peça na sua 1000 fica em baixo da caixa de ar que fica abaixo do tanque? pois a da minha a cx de ar fica bem embaixo do tanque, será que eu mesmo consigo desativar (tirar) este sensor ou terei que levar no mecânico para fazer este procedimento?
alexanderzanini
alexanderzanini
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 24/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Charger Qua 25 Nov 2015, 16:52

Cara, como eu disse antes, eu to analisando o problema de acordo com as informações que vc passa, nao tenho como te dar precisão de nada, não vi a moto, nao vi o defeito, um diagnostico que vc interpreta errada, tira todo mundo do forum do rumo certo.

BASEADO NO QUE VC DIZ, eu faria o teste no sensor sim(mesmo pq nao custa nada, eh facil de fazer, e nao prejudica a moto em nada rodar sem ele), pq DE ACORDO COM O QUE VC DIZ, a parte eletrica dela esta normal, gerando, bateria nova e por ai vai.

o Sensor fica na caixa de ar, preso nele. Nçao precisa tirar ele, somente desconectar o fio que alimenta ele.

http://www.datazap.net/sites/TampaSale/Add-on%20Parts/Moto%20Connection/Suzuki/A/P1370213.JPG

Ele é essa pecinha verde, na caixa de ar da mil.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Qua 25 Nov 2015, 17:46

Charger,
ok, farei isto, sei que é apenas um teste conforme a dica do amigo, só uma dúvida esta peça não tem nada a ver com a válvula termostática né? pois esta válvula até tinha sido tirada da moto antes para testar mas não adiantou em nada e coloquei de volta na moto.


ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Alex@ndre Qui 26 Nov 2015, 08:07

ALEXCARIOCA escreveu:Charger,
ok, farei isto, sei que é apenas um teste conforme a dica do amigo, só uma dúvida esta peça não tem nada a ver com a válvula termostática né? pois esta válvula até tinha sido tirada da moto antes para testar mas não adiantou em nada e coloquei de volta na moto.


Válvula termostática é uma peça mecânica que serve para que o motor trabalhe sempre na temperatura ideal, abrindo/fechando conforme a necessidade (qdo motor frio ela fica fechada e a água não circula para o radiador e assim o motor esquenta mais rápido e qdo atinge uma certa temperatura, ela abre e deixa a água circular para ser resfriada). Sem essa válvula, seu motor demora pra esquentar em dias frios e na estrada ele sempre estará abaixo da temperatura ideal pois a água estará sendo resfriada constantemente. Há quem defenda a remoção dessa peça pois em caso de travamento o motor superaquece. Lembre-se: motor funcionando fora da temperatura ideal de trabalho gera maior consumo de combustível.
Sensor TPS na minha moto (B6) fica no corpo do carburador, na srad não sei informar mas como se trata de um sensor utilizado para saber a posição do corpo de borboletas não deve ser difícil localizá-lo. É esta peça ou algo muito parecido pois de um ano/modelo para outro pode ter diferenças

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724774024-sensor-tps-posico-de-borboleta-suzuki-srad-750-srad-1000-_JM
Alex@ndre
Alex@ndre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Qui 26 Nov 2015, 12:20

Alexandre,
Obrigado pela sua "aula" , estarei desconectando conforme dica do amigo Charger o sensor de temperatura que fica abaixo do filtro de ar para testar se a moto vai continuar não ligando quando esquenta muito depois de ter parado de andar com ela e tendo que esperar 10 minutos até ela esfriar um pouco para dar partida normal.

Forte abraço.

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Sáb 28 Nov 2015, 23:18

Charger, desconectei o sensor de temperatura, neste domingo 29-11 irei pegar a estrada e seguir por 70km até uma cidade próxima, vamos ver se a máquina continuará descarregando e não ligando mais quando eu desligar ela ao chegar na cidade ou se eu vou ter que ficar esperando ela esfriar para pegar novamente.

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Dom 29 Nov 2015, 14:52

Charger, ontem desconectei o sensor de temperatura e andei um pouco aqui pelo bairro mesmo e foi tudo bem, porém hoje que seria o grande teste pegando a estrada fui sair as 07:00 mas a moto NÃO deu partida, pensei até que fosse gasolina, fui comprar a gasosa e nada, então levantei o tanque e recoloquei (pluguei) o sensor de temperatura novamente e a moto deu partida normal, portanto não consegui nem fazer o teste correto pegando a estrada para ver se resolveria o problema com o sensor de temperatura desligado, o que podemos concluir com isto? a moto teria que dar partida mesmo com o sensor desligado estando no dia seguinte fria?

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Charger Seg 30 Nov 2015, 06:02

Podemos concluir que sua moto não liga tbm fria rsrsrsrs

Brincadeiras a parte amigo, eh muito dificil analisar as coisas daki, tem milhares de hipoteses que nao fazem a moto ligar, vc tem q ir eliminando elas. Antes vc disse q o problema era qndo estava quente, agora vc disse q ela n pegou cedo, fria.
Vc tem q especificar, o que é não de partida? Não acendeu nada? Não girou o arranque?? Girou o arranque mas não pegou? E por ai vai. Te aconselho ver com o pessoal do grupo da sua região um eletricista renomado e levar nele.

E não, o sensor nao atrapalha a moto a ligar.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Seg 30 Nov 2015, 07:16

Ela ligou o painel, tentei dar partida mas parecia que estava sem gasolina, o contagiros não girava o arranque, 2x ou 3x ele tentou girar o aranque mas foi até 1000 rpm apenas mas não conseguia arrancar.

Lembro que ela pela manhã sempre tenho que tentar umas 2x ou 3x para pegar, inclusive fico com o dedo no botão de partida por alguns segundos ppara ela pegar, neste caso acho que pode até ser hora de trocar as velas, pensei em colocar vela de iridium.

Será que é melhor refazer toda parte elétrica?

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Charger Seg 30 Nov 2015, 10:40

leva num eletricista bom da sua região, pergunta no forum quem a galera recomenda, ai nao tem so o problema de nao ligar quente nao, tem mais coisas. Eh muito dificil a gnt ficar especulando assim, tem q ver a moto, leva em alguem q entende q vc vai ser feliz rsrs
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Seg 30 Nov 2015, 20:32

Charger,
Levei em um mecânico de confiança, fizemos os testes com o multimetro, deixamos ela parada e ligada acelerando bastante até ela esquentar e acompanhando o multímetro, gerando 14 volts normalmente, ficamos acelerando com a moto parada até ela esquentar bastante e a ventoinha ser acionada automaticamente, pois bem a ventoinha foi acionada e continuamos acelerando um pouco mais ela para esquentar mais ainda, depois de alguns minutos com amoto quente e a ventoinha girando, desligamos a moto e ligamos ai o problema aparece, moto não consegue dar partida, não consegue arranque, esperamos algo em torno de 5 minutos e ela pegou normalmente, fiz este teste junto com o mecânico para que ele tenha uma noção melhor do problema, então ele abriu a moto para verificar o motor de arranque pois na cabeça dele não se trata de parte elétrica, já que esta gerando carga normalmente, então ele verificou que as escovas do motor de arranque estavam muito gastas e trocou estas escovas, ele até pensou que tivesse "matado" o problema, mas mesmo tendo que ser trocado estas escovas por estarem gastas e ter colocado novas escovas o problema continuava, então ele esta suspeitando de uma peça chamado induzido do motor de arranque, ele me amostrou a peça e nela tem uma bobina, ele acha que quando a moto esta muito quente esta bobina esta sendo dilatada e causando problema e quando a moto esta mais fria depois de alguns minutos ela volta ao normal e se consegue dar partida, amanhã ele vai testar esta bobina com um aparelho que não me lembro o nome para ver se esta tendo corrente normal nela, vou torcer que ele consiga descobrir finalmente o problema, manterei vc informado e quem sabe este meu problema depois de resolvido possa ser uma dica para outros amigos do SOL que podem estar passando pelo mesmo problema que eu.

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Ter 01 Dez 2015, 19:15

Aparentemente foi resolvido, era problema no sistema de resfriamento da moto, o mecânico mesmo suspeitando no induzido verificou melhor todo sistema de resfriamento e dentre um dos locais onde tem uma pequena ventoinha que faz todo sistema de refrigeração circular estava com crostas de sujeira, tipos pastas, uma "meleca" só, acho que o antigo dono nestes 14 anos com amoto nunca chegou a fazer uma limpeza nesta peça específica, então foi bem limpo pelo mecânico e fizemos um teste com ela ligada e acelerando até que fosse esquentar bastante e a ventoinha fosse acionada automaticamente, no primeiro momento verificamos que a ventoinha foi acionada com bem menos tempo do que estava, concluindo com isto que antes estava demorando muito para ser acionada e com isto a moto "fervia", continuamos o teste acelerando a moto mais ainda e depois ele foi dar algumas voltas bem rápida na pista, acima de 100km/h e depois estacionou a moto, desligou a chave e ligou novamente e FANTÁSTICO a moto pegou de primeira, pois antes mesmo fazendo o mesmo teste com a moto parada e acelerando até esquentar bastante e a ventoinha ser acionada, quando se desligava a moto e ligava ela não pegava mais, como se a bateria tivesse arriado e agora ficou menos quente e funcionando perfeitamente a partida mesmo com a moto quente e a ventoinha girando, ainda vou fazer um último teste, vou amanhã pegar o trânsito pesado da cidade para ver se ela vai voltar o problema, casos os amigos queiram a foto da peça que foi limpa, posso enviar.

Obrigado aos amigos do SOL e em especial ao amigo Charger e Alex@ndre


ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Ter 01 Dez 2015, 19:18

não se trata da ventoinha do radiador e sim uma ventoinha bem pequena que fica dentro de um compartimento próximo ao pedal de marcha, não lembro o nome correto da peça, mas tenho as fotos casos algum amigo queira ver.

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por ALEXCARIOCA Qua 02 Dez 2015, 18:07

A peça é a Bomba d´agua, rsrsrs

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Jonnyrivers gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por #jonhnata Sáb 13 maio 2017, 20:46

Galera.. tenho uma srad 1000 ano 2007..
Ela quando chega a 90 graus ela abaixa a rotação e acaba morrendo, se nao ficar com a mao no acelerador ela morre.. pode ser algum problema na parte eletrica?

#jonhnata
Participante
Participante

Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por João Paulo Lucas Miguel Dom 19 Jan 2020, 07:21

#jonhnata bom dia ...
Conseguiu resolver o problema da sua K7 ??? Pois também acontece na minha, se puder me dizer eu agradeço, obrigado.
João Paulo Lucas Miguel
João Paulo Lucas Miguel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 02/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Obrigado!

Mensagem por Jonnyrivers Sáb 01 Jul 2023, 20:04

ALEXCARIOCA escreveu:A peça é a Bomba d´agua, rsrsrs

Amigo muito obrigado por todas as mensagens, com certeza vai ajudar muita gente !

Jonnyrivers
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 01/07/2023

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Raphael frez Dom 22 Out 2023, 06:51

Bom dia, boa tarde ou boa noite
Eu tenho uma srad 750 2008, e ela decidiu que quando esquenta ate os 105 graus e desligo ela, ela não liga de novo, só quando esfria, o que poderia ser? Fui colocar combustível, quando eu tentei ligar ela, não ligava de forma alguma, o motor de arranque funciona, da partida, mas não liga, só quando esfria.
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço !!

Raphael frez
Participante
Participante

Masculino
Idade : 23
Data de inscrição : 22/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

srad96 esquenta e morre!  - Página 2 Empty Re: srad96 esquenta e morre!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos