Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SRAD 750 bate válvula quando fria?

+4
Fabio Dias
Luis Claudio
xistoleiro
Euro
8 participantes

Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Euro Seg 22 Jun 2009, 14:06

Pessoal,
estou vendo uma SRAD 750 na troca da minha B12.
A moto é 2005, injetada, está bem nova (5mil km, único dono)

Fui ver na loja agora, e a moto está parada lá há um tempinho.

Quando liguei , ela fazia um tec tec tec na parte superior do motor, parecia válvula batendo.
O cara da loja disse que é normal, até lubrificar, que é a corrente de comando. Liguei uma outra mesmo ano na loja e o barulho existe, mas mais baixo.

Aí pedi pro cara segurar a moto reta e vi que o nível de óleo está baixo.
Conforme ela foi esquentando, o barulho foi reduzindo.
Seria falta de lubrificação apenas?

É normal isso?
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por xistoleiro Seg 22 Jun 2009, 14:34

A minha é uma 750 2005 e não faz nenhum barulho mesmo fria, de uma verificada se o tensor da corrente de comando está legal.
xistoleiro
xistoleiro
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 03/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Luis Claudio Seg 22 Jun 2009, 14:37

Euro, depois me conte o que achou da troca, pois ando pensando em fazer o mesmo daqui a um tempo. Aquele "diabinho" das SS vive me tentando...
Luis Claudio
Luis Claudio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Fabio Dias Seg 22 Jun 2009, 15:07

Cara, podem ser 2 coisas nesse seu caso, ou é o nivel baixo de óleo como vc mesmo já falou, ou tb o tipo de óleo utilizado no motor dessa moto...... justamente a grande vantagem dos óleos sintéticos é na partida a frio, pois ele tem um poder maior de lubrificação em baixas temperaturas....

Isso até é perceptivel em carros na primeira partida a frio, principalmente no frio.....quem usa óleo 20W50 com certeza deve ouvir uma pequena batidinha qdo liga e depois some...... já quem usa óleos mais finos, como o 10W40 por exemplo nunca bate nada.....

Pela KM da moto, acredito que só possa ser isso...não vejo outras possibilidades.....

Abs
Fabio Dias
Fabio Dias
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por MORAES(TL) Seg 22 Jun 2009, 15:38

EURO ..FAÇA O SEGUINTE COLOQUE A MOTO RETA..LIGUE POR 1 MINUTO E DESLIGUE DEIXE DESCANSAR..POR MAIS 1 MINUTO AI MEÇA O NIVEL DE ÓLEO..E A VALIDADE DELE SE POSSIVEL COM O LOJISTA..OK..ESSAS MOTOS SÃO TUCHOS HIDRAULICOS ELES DESCAREGAM UMA VEZ CARREGADOS NAO PODEM BATER MAIS SE ISSO OCORRER PODEM ESTAR EMGRIPADOS POR FALTA DE USO.

_________________
SRAD 750 bate válvula quando fria? Ratomalhando SRAD 750 bate válvula quando fria? UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Euro Seg 22 Jun 2009, 17:29

quanto custa uma manutenção de tuchos (isso é necessário as vezes?)? são 4 ou são mais?

quais as possíveis consequencias e reparos?
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por MORAES(TL) Seg 22 Jun 2009, 17:32

QNTO CUSTA VOU ME INFORMAR..

SIM DEPENDENDO DO USO..TEM SEU DESGASTE OU A FALTA DE USO..TBM PODE AFETAR ISSO ÓLEO VENCIDO....CONSEQUENCIA SERIA O DESGASTE DO COMANDO DE VALVULA..AI O PREJU E MAIOR.

_________________
SRAD 750 bate válvula quando fria? Ratomalhando SRAD 750 bate válvula quando fria? UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Euro Ter 23 Jun 2009, 13:25

fui na concessionária hoje.

1) não poderia ser esticador / tensionadior da corrente de comando.
a peça é auto tensionada, catracada, não tem ajuste, como ouvi em outros lugares.

2) a moto não trabalha com tuchos hidráulicos mas sim pastilhado.

3) o óleo teria leve interferência no barulho.


o mecânico me informou que qualquer coisa ali éuma bica.
só a junta do cabeçote que tem que trocar ao abrir, custa R$400 só a peça.

se não arrumar um mecânico para ver a moto, vou desistir dessa...
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Edu Ter 23 Jun 2009, 14:17

Quando vc aperta a embreagem, o barulho some? Caso positivo é normal.
Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Edu Ter 23 Jun 2009, 14:20

Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por MORAES(TL) Ter 23 Jun 2009, 15:55

1) não poderia ser esticador / tensionadior da corrente de comando.
a peça é auto tensionada, catracada, não tem ajuste, como ouvi em outros lugares.

R: nao tem ajuste mesmo...mas qndo se gasta ..pode consultar gasta o sistema inteiro...CORRENTE..TENSOR...GUIA.E E SEMPRE BOM VERIFICAR A ENGRENAGEMDO COMANDO,,TB,.(É UMA BICA ENORME)...


2) a moto não trabalha com tuchos hidráulicos mas sim pastilhado.
R:isso o mecanico desmonta e a retifica troca conforme o desgaste..

3) o óleo teria leve interferência no barulho.

R; discordo..pois imagine duaS PEÇAS DE FERRO TRABALHANDO SEM ÓLEO(AMORTECIMENTO)..O BARULHO AUMENTA...

SE EU FOSSE VC ..TROCURARIA OUTRA NA BOA..MAS SE GOSTOU DA MAQ...SABE OS MALES DELA JA.

BOA SORTE

_________________
SRAD 750 bate válvula quando fria? Ratomalhando SRAD 750 bate válvula quando fria? UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Euro Ter 23 Jun 2009, 18:27

consegui convencer o dono da moto em levar na concessionária suzuki em que faço a manutenção.
se for zica, meu mecânico vai falar.

agora é esperar...
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por MORAES(TL) Ter 23 Jun 2009, 23:05

NOSSA UMA OTIMA...MANEIRA DE SABER...POIS CONCESSIONARIA NÃO VAI QUERER SEGURAR BRONCA DE MOTO FORTE...ENTÃO VAI ANALISAR COM CARINHO...POIS ELE SABE QUE A BUCHA VAI SOBRAR SE ESTIVER RUIM....
BOA SORTE..E AGUARDE..

ABRAÇO

_________________
SRAD 750 bate válvula quando fria? Ratomalhando SRAD 750 bate válvula quando fria? UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por DODGE® Qua 24 Jun 2009, 16:58

Euro,

Cara, é absolutamente normal SRAD fazer um barulhinho de corrente quando fria!

Passei por esse medo quando peguei a minha, com pouco mais de 3000 km, comecei a notar o barulho.

Fiquei assustado, mas consultando meu mecânico de confiança, que inclusive já foi mecânico em autorizada da Suzuki por muitos anos, ele me disse que é normal e me explicou o motivo:

- O tensor da corrente é automático e de catraca, porém, é mecânico e não hidráulico. O barulho ocorre porque a mola do tensor, depois de um certo ponto, não tem força suficiente para dar o próximo "click" na catraca.

Tem 2 jeitos de resolver, esperar até a folga aumentar e o tensor conseguir passar para o próximo dente da catraca (o barulho fica bem feio antes de isso acontecer), ou, retirar o parafuso do tensor (cuidado, pois a mola e uma esfera de aço estão presar alí sob tensão), e com uma chave de fenda bem fina, ajustar manualmente a catraca, empurrando para o proximo click.

Eu já fiz isso por 2 vezes na minha, a quilometragem atual é 18.000 km.

Mas não precisa encanar, é normal o barulho quando fria.

Se a km que vc mencionou for original, pode ficar tranquilo. Inclusive, o primeiro ajuste que fiz foi mais ou menos com essa km, 5.000.

Espero ter ajudado!

Abrasss...
DODGE®
DODGE®
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 24/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Mario da Cruz Qua 24 Jun 2009, 17:09

Pessoal

Não acredito que esse motor tenha pastilhas para o acionamento das válvulas emenos ainda que seja o esticador da corrente de comando.
Pode verificar em algum manual técnico. Se fossem por pastilhas o barulho não sumiria com o motor quente, mas seria constante. Nesse caso as pastilhas, o comando ou os dois teriam ido para o espaço.
Pela sua descrição, algum tucho está descarregando. Precisa tirar o cabeçote e ver. O ideal é trocar TODOS os tuchos e não só o defeituoso.
Prepare o bolso porque no meu Hyundai gastei R$ 1.000,00 só de tuchos.
Conselho: sai fora.

Mario da Cruz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 05/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Euro Qua 24 Jun 2009, 17:49

DODGE, vc está tirando um p_ peso das minas costas!!!!
espero que seja isso mesmo.

realmente o barulho é bem feio!
meu amigo passou hoje na loja para ver e também achou.

um cara na comunidade das GSX no orkut me mandou o esquema desse parafuso com esfera, mas nao entendi muito bem (desenho 2D e conhecimento mínimo de mecânica)

acho que amanhã a moto passa pelo mecânico.
mas ele não comentou isso comigo... (imagino que ele nao saiba dessa parte... Sad ).

vc é de SP?
que ano é sua SRAD?
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Euro Qua 24 Jun 2009, 17:54

aliás:

vc faz esse "serviço" no parafuso sem precisar abrir o cabeçote?
ou tem que abrir e trocar juntas etc?



-----------------------
tem como mexer nele só tirando a carenagem sem abrir o motor?

é esse?
SRAD 750 bate válvula quando fria? Correntecomando-tensionador
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por DODGE® Qui 25 Jun 2009, 13:40

Euro,

Não precisa desmontar quase nada. Tirar o banco do piloto, levantar o tanque e soltar o parafuso do tensor. É muito simples! Não se perde nada, nem pinga óleo, nada!.

Depois é só recolocar o parafuso com a mola e esfera no lugar (dá um pouquinho de trabalho por causa da força da mola). Mas não precisa de junta nenhuma.

A minha moto é 2006, tirada zero e com pouco mais de 3.000 km notei o início do barulho, o barulho foi só aumentando e eu comecei a me desesperar, na revisão dos 3 mil reclamei na autorizada e os mecânicos disseram que tinha que desmontar, trocar o tensor.

Apesar da moto estar na garantia, eu resolvi pesquisar e trocar uma idéia com o meu mecânico de confiança, ele me tranquilizou. Disse que não era preciso e nem adiantava trocar o tensor, isso é mal das Suzuki desde as primeiras GSXR, mas que tinha jeito de ajustar manualmente o tensor. E foi o que ele fez e o motor ficou funcionando lisinho novamente. Eu ví e aprendi, agora eu mesmo faço quando é preciso. Mas tem um detalhe, é necessário já estar fazendo bastante barulho, até quando quente pra poder ajustar, do contrário a corrente fica tensionada d+. Se a moto tem realmente a km que vc disse, vai ser só questão de ajuste.

Isso ocorre em média a cada 5 ou 7 mil km.

A minha tá atualmente com 18 mil km, e começou a fazer o barulho novamente, bem pouquinho ainda, só quando tá com o motor frio. O ultimo ajuste eu fiz por volta dos 14 mil km. Por enquanto o barulho ainda tá pouquinho e só quando frio, nem tem como ajustar.

Ele me disse que as novas Srads (que ainda não são vendidas aqui no Brasil) mudaram o tensor para um do tipo hidráulico e esse problema foi resolvido.

Não sou de SP, sou de Uberlândia-MG.

Qualquer dúvida que eu puder ajudar...

Abrasss...
DODGE®
DODGE®
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 24/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Convidad Qui 25 Jun 2009, 16:32

Fabio Dias escreveu:Cara, podem ser 2 coisas nesse seu caso, ou é o nivel baixo de óleo como vc mesmo já falou, ou tb o tipo de óleo utilizado no motor dessa moto...... justamente a grande vantagem dos óleos sintéticos é na partida a frio, pois ele tem um poder maior de lubrificação em baixas temperaturas....

Isso até é perceptivel em carros na primeira partida a frio, principalmente no frio.....quem usa óleo 20W50 com certeza deve ouvir uma pequena batidinha qdo liga e depois some...... já quem usa óleos mais finos, como o 10W40 por exemplo nunca bate nada.....

Pela KM da moto, acredito que só possa ser isso...não vejo outras possibilidades.....

Abs
tive esse problema na minha antiga srad 1000 e na busa. é o tipo de óleo porkera que eles colocam. o recomendado pela fabrica, os lubrax, essas porcarias ae que fazem isso. usa motul e isso acaba rapidao. é como o amigo disse ae acima.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SRAD 750 bate válvula quando fria? Empty Re: SRAD 750 bate válvula quando fria?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos