Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

+17
Maciel
He_man
wreps
Minotauro1978
obeahx
maluko da tw
Parada
ricardosrad
Zazo
huiohenauli
Berlindo
Elton
cleberson m pacheco
JoHnny
MORAES(TL)
foxbrrj
skydiver_34
21 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por skydiver_34 Qua 09 Fev 2011, 11:56

Relembrando a primeira mensagem :


Senhores mecânicos de plantão,

Eu verifiquei no fórum americano GIXXER que eles desabilitam a válvula de controle de exaustão (figura abaixo) o que representa um ganho de 2CV, e que segundo eles, a função desta válvula é tão somente controle de ruído.

Minha moto vem apresentando um defeito nesta válvula, na verdade é no circuito, que vez ou outra acende a FI no painel, mas basta eu mexer nos cabos, desligar e ligar de novo, que a FI apaga, já houve a lubrificação dos cabos (na época a moto ainda estava na garantia) o problema sumiu por um tempo e agora voltou de novo, minha pergunta é: teria algum problema a inabilitação desta válvula?? realmente sei que quando se instala um escapamento full, obrigatoriamente tem que desabilitá-la, pois ela é retirada, então se eu desabilitar, poderá gerar algum problema futuro no motor?

Aguardo a análise e experiência dos senhores.

Obrigado



Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Attachment
skydiver_34
skydiver_34
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 16/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Minotauro1978 Qui 16 Ago 2012, 22:10

Essa válvula tem só na srad 1000 ou na srad 750 também tem???
Minotauro1978
Minotauro1978
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 01/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por obeahx Sex 21 Set 2012, 20:58

Na 750 tbm tem... e eu removi, porem agora a moto não corta giro... não sei o que é... atribuo o fato a ter removido tal valvula!... acho que vou colocar de voltar pra ver se o problema será sanado!
obeahx
obeahx
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por obeahx Sex 21 Set 2012, 21:01

Berlindo escreveu:Veja, o controle de exaustão é pra melhorar a resposta em baixa. Se vc desativar e mantê-lo ABERTO, não vai limitar em nada, nem rotação e nem potência. O que pode limitar a rotação é o modo entrar em modo falha e existir algum controle de segurança pra isso.

Mas o importante é que a válvula seja removida ou fique aberta, caso contrário aí sim terá problemas.

O seu é desativado?
obeahx
obeahx
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Parada Seg 24 Set 2012, 13:30

obeahx escreveu:Na 750 tbm tem... e eu removi, porem agora a moto não corta giro... não sei o que é... atribuo o fato a ter removido tal valvula!... acho que vou colocar de voltar pra ver se o problema será sanado!

não era pra acontecer isso não.....eu retirei da minha moto (srad1000) e ta perfeita.....vai no final de todas as marchas, menos a 6ª que eu ainda não testei e nem pretendo!hehehe

Abs
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por wreps Sáb 23 Fev 2013, 15:01

Pessoal para as Srad´s K7 e K8 segue outro tutorial excelente.

http://www.forosuzukimotos.com/topic/3416-fallo-fi-suzuki-quitar-valvula-escape/
wreps
wreps
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 08/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por He_man Qui 28 Fev 2013, 22:35

Galera, estou com uma duvida muito grande. Comprei um Firetong Willy Made, para minha SRAD1000 K8, e gostaria muito de saber se vou ter que fazer isso tudo que li acima. Não é possivel apenas retirar a marmita original e colocar a outra ponteira? Deixando todo o resto como esta? Estou preocupado pois não tenho mecanico de confiança em um raio de 240km.
He_man
He_man
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 25/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Elton Qui 07 Mar 2013, 03:42

He-man,

Se sua moto estiver em ordem, é só tirar um e colocar o outro não precisa tirar a válvula de escape. A minha (09/10) tirei o original e instalei um Taylor sem problema algum.

A válvula está bem no final dos tubos que vem do motor, exatamente onde vc vai fixar a marmita nova. Cuidado para não apertar de mais e com isso detonar a válvula, prendendo o funcionamento dela. Quando vc desmontar tudo dá pra ver a válvula.

Não conheço exatamente o Willy, mas verifica se ele vem com local para instalar a sonda lambda, que no original fica na marmita (peça 41 do desenho no meu post https://www.suzukionline.org/t8682-sensor-de-oxigenio-resolvido ). Se vier é sussa é só tirar a sonda de um e colocar no outro. Se não colocar a sonda vai dar FI tb. No Taylor vem um Jumper que engana a ECU, porém conforme orientações de um mecânico e daqui decidi pela adaptação da sonda original no Taylor, ficou muito bom.

Outra coisa depois de instalado é conveniente que vc remapei a ECU, ajustando os parâmetros para o novo escape. Pra vc ter uma idéia a minha perdeu potência na troca, melhorou depois do remapeamento.

Ainda, como o Willy é um escape curto certamente vai pipocar nas reduzidas entre 7 e 5 mil rpm, na minha foi possivel tirar os pipocos no remapeamento, mas a maioria aqui bloqueia a válvula PAIR (tem tópicos aqui de como fazer).

Acho que é isso, qq coisa pergunta.

Abraço
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por He_man Qui 07 Mar 2013, 22:51

Caro Elton;
Muito obrigado pela explicação. Realmente voce disse tudo, eu mesmo substitui o escape, ficou como vc falou. Basta retirar um e colocar o outro, a valvula fica no lugar, tem a rosca para colocar a sonda. Dá um certo trabalho para encaixar tudo certinho, principalmente o alinhamento e a carenagem do escape mas com calma tudo se ageita. Agora os pipocos é onde eu fico mais preocupado. Acredito que terei que fazer o remapeamento pois esta esquisito, pipocando muito, e a noite vê as liguas de fogo...

Duvidas:

Eu irei pesquisar mais sobre esse assunto, mas este remapeamento e coisa simples de se fazer?

Eu agradeço a ajuda, e vou dar uma pesquisada sobre essa valvula PAIR que vc mensionou.
Obrigado
He_man
He_man
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 25/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Elton Sex 08 Mar 2013, 02:29

Fala He-man, blz!!

Estes pipocos sempre ocorrem neste tipo de escape curto, tem muito tópico aqui explicando é só dar uma busca, causado normalmente por retorno de ar frio para dentro do escape ou gasolina não queimada ...

O remapeamento é simples de fazer por que sabe e tem os equipamentos necessários, procure uma boa oficina. Pelos comentários aqui melhor seria fazer no dinamometro, porém o meu foi feito na ccs Suzuki, conectaram um Note e um outro equipo que não lembro o nome kkkk na moto e acertam os parâmetros da Central.

Na primeira vez que fiz levou cerca de 2 horas, porém em certos regimes ainda dava uns pipocos. Pedi para refazer numa revisão posterior em que a moto ficou uns dias na CCs, ai fizeram segundo eles um ajuste fino e os pipocos sumiram. Achei até que tivessem bloqueado a PAIR, mas não tá tudo lá original.

Hoje para dar um pipoco tem que judiar do acelerador.

Faça uma busca aqui que tem tutorial de como bloquear a PAIR, nas SRADs.

Abs,

Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por He_man Sáb 09 Mar 2013, 09:11

Beleza Elton!
Dei uma boa pesquisada e li muito sobre o assunto. Eu estou com uma duvida agora, pois li que os 2 modos (remapear e bloqueio da Pair) funcionam. O primeiro mantem a originalidade e funçoes e o segundo e bem mais simples porém consiste numa mudança fisica. No seu caso, apos remapeamento, vc sentiu alguma diferença na performance da moto? Mudou lenta, algum tranquinho em baixa ou o algo parecido?
He_man
He_man
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 25/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Elton Seg 11 Mar 2013, 21:16

Sim, ela ficou mais lisa, parou de estourar e pipocar, melhorou o consumo (antes 150 km precisava abastecer, agora chega próximo dos 200km).

Lenta sempre foi estável.

Existia um "buraco" em retomadas (demorava alguns segundos para responder) próximo dos 4 mil rpm, que sumiu com o remapeamento, do tipo vc acelerava ela não respondia e de repente dava um pulo ... rsrs
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Maciel Seg 11 Mar 2013, 22:28

E como é feito este repameamento? Também fiquei curioso, já que quando tinha a tylor tb dava esses pipocos nas reduzidas.
Maciel
Maciel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/05/2009

http://[IMG]https://i653.photobucket.com/albums/uu260/Mininu_Abus

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Elton Ter 12 Mar 2013, 09:18

Eles conectam a moto num note e um equipamento que não me lembro o nome kkkkkk, verificam os parâmetros e ajustam, depois disso fazem uns testes de rua para se ficou bom e se necessario um ajuste fino. O meu foi feito na ccs Suzuki de S Jose dos Campos/SP.

Tá ain um vidizin dela



Segundo os mais entendidos o ideal seria fazer isso num dino, que o resultado seria melhor, como aqui não tem, foi no remapeamento mesmo. Ficou muito bom ... cavala!
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Maciel Ter 12 Mar 2013, 09:58

Beleza, mas só abastecer com 200km, isto é na cidade ou numa viagem? Qual velô? A minha, por exemplo na cidade, aparece a luz da reserva com aprox. 150km.
Maciel
Maciel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/05/2009

http://[IMG]https://i653.photobucket.com/albums/uu260/Mininu_Abus

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Elton Ter 12 Mar 2013, 10:38

E ai Maciel, blz!!

Então kra na ultima abastecida deu 13,4 km/l medido na bomba, tinha rodado por volta de 190 km. Isso em estrada por volta de 150 com picos até 200. Se for pra andar no grau isso cai pra 11/12 p/litro e até 10 dependendo da vontade.

Eu não rodo na cidade então não sei te falar o comportamento.

Abs,

Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Convidad Ter 12 Mar 2013, 10:48

pra quem tem problema de não ter suporte de mecanicos bons e equipamentos pra remapear a moto, uma boa opção é pegar um Power commander. a instalação é plug Play, o proprio usuário consegue fazer, e o mapeamento é fácil e há muito suporte pela internet. isso buscando inclusive desce economia, até desempenho.
ja fiz com um tanque de SS 220km apenas por estar usando um mapa bem calibrado pra economia.
com o tempo, o investimento é pago pela economia!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Elton Ter 12 Mar 2013, 12:16

A minha idéia inicial era só trocar o escape, ai vieram os pipocos, o excesso de combústível e o buraco na aceleração. Adaptei a sonda lambda, e coloquei um filtro de ar K&N, melhorou mais não resolveu, para não gastar mais fui no remapeamento. Eu não visava ganhos de potência e sim deixar o briquedo redondo. Mesmo assim, com essa mexidas básicas o ganho é perceptível.

Imagino com um PC que vc tem infinidades de ajustes/curvas disponíveis.
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Convidad Ter 12 Mar 2013, 12:29

as correções necessarias, furos em acelerações, que os escapes full ou a simples retirada de catalisador, vc consegue retirar quase que tudo. o remapeamento que se jaz a grosso modo pelas CC sem dispositivo auxiliar é mais injetar gasolina ou retirar em certos intervalos, como em baixa, média e alta. nada minucioso, e nao tem como corrigir o defeito quando se está acelerando. ja com módulo, se consegue muito facilmente, seja quando se corrige sozinho acelerando a moto na pista, ou fazendo vc mesmo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Maciel Ter 12 Mar 2013, 14:23

Ahhh Elton, nessa velô a minha também faz 200km,rss. De qualquer sorte, obrigado pelos excelentes comentários, inclusive do "Pereba". Pena que na minha região (Nordeste) não tenhamos oficinas especializadas. Sempre quis comprar um PC, mas em razão da ausência de um dina, optei por não arriscar.
Maciel
Maciel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/05/2009

http://[IMG]https://i653.photobucket.com/albums/uu260/Mininu_Abus

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Convidad Ter 12 Mar 2013, 14:26

Maciel escreveu:Ahhh Elton, nessa velô a minha também faz 200km,rss. De qualquer sorte, obrigado pelos excelentes comentários, inclusive do "Pereba". Pena que na minha região (Nordeste) não tenhamos oficinas especializadas. Sempre quis comprar um PC, mas em razão da ausência de um dina, optei por não arriscar.

cara, nada subtitui um dina. mas posso afirmar uma coisa, um PC com auto tune, ou um rapid bike, fazem seus papeis direitinho, deixam a motoka reguladinha. o dina seria apenas um tira teima, uma exatidão 100%. como eu disse, pra quem esta numa regiao sem suporte de dina e mecanicos bons, vale o investimento.
boa sorte

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por #jonhnata Seg 15 maio 2017, 16:07

Galera... tenho uma srad 1000 ano 2007
Quando ela chega em 90 graus o rpm abaixa e a moto desliga se nao segurar o acelerador ela morre

#jonhnata
Participante
Participante

Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por roberto830598 Seg 17 Jul 2017, 06:13

Pessoal bom dia, li todos os comentários e os links jah não funcionam. Teriam link ou foto do passo a passo? A minha eh uma srad 2012 1000cc. Já rerirei os cabos e nada, já despluguei todo o motorzinho e nada, fiz o scanner e acusa essa bendita válvula. Help.
roberto830598
roberto830598
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 22/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Charger Seg 17 Jul 2017, 18:16

roberto830598 escreveu:Pessoal bom dia, li todos os comentários e os links jah não funcionam. Teriam link ou foto do passo a passo? A minha eh uma srad 2012 1000cc. Já rerirei os cabos e nada, já despluguei todo o motorzinho e nada, fiz o scanner e acusa essa bendita válvula. Help.

Existem três jeitos de remover o FI, o de remover o fio da ECU, o de colocar um enganador na ECU ou um enganador no servo.

Eu particulamente prefiro o de enganar o servo, ele eh barato e nao precisa arrancar fio nenhum de nenhuma ecu, esta vindo nos Taylor Made, nos Yoshimuras, Arrows. Nos nacionais vim nos CS Racing, mas devem ter outros.

Consistem em colocar uma peça q imita o batente das borboletas no escape, enganando assim o servo.

https://racetaylormade.com/wp-content/uploads/2015/02/2012-%E2%80%93-2016-Suzuki-GSXR-1000-Exhaust-Kit-Installation-Guide.pdf

Item 3 nesse manual da taylor made., nao eh nada dificil de fazer em um torneiro.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Berlindo Ter 18 Jul 2017, 09:51

Não entendi, isso trava o motorzinho?
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por roberto830598 Ter 18 Jul 2017, 10:06

Obrigado pela dica, mas achei meio complicado.

Procurei no manual de serviço que baixei e fiz a impressão onde mostra o esquema elétrico e posição de cada item na ECM.

No caso da srad 2011/12 é na posição 14 que desabilita a bendita válvula, ainda não testei irei fazer no próximo FDS e comento por aqui no que deu.

Abraço
roberto830598
roberto830598
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 22/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000 - Página 2 Empty Re: Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos