Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre rotação do motor

+3
Admin
gandarez
Jonathan
7 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Jonathan Dom 29 Nov 2009, 10:07

Só por curiosidade, alguém sabe me dizer qual é a diferença que torna o motor de uma moto num motor de alta rotação e o de um carro, num de baixa rotação? Normalmente as rotações do motor de carro são bem mais baixas, pq?
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por gandarez Dom 29 Nov 2009, 10:49

o que eu sei a respeito é que o motor da moto trabalha com os 4 cilindros em tempos diferentes, já o do carro trabalha de 2 em 2... queima 2, depois queima os outros dois..
isso se deve ao fato do comando de válvula ser diferente.
gandarez
gandarez
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.gandarez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Jonathan Dom 29 Nov 2009, 12:02

Então por isso o som da moto ser mais contínuo... Mas ainda n entendi pq a rotação é maior. Por exemplo: um carro 1.0 tem os mesmos 4 cilindros de uma B12, por exemplo, mas a rotação do motor do carro é baixíssima na condução normal.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Admin Dom 29 Nov 2009, 21:58

Pessoal o motor de carro tem concepcao identica ao da moto, com excessao da R1 novas que trabalha com angulos diferentes, a moto por ser mais leve tem potencia e torque em rotacao mais alta, se colocar um motor de moto num carro com certeza a hora q subisse uma rampa o carro ia "peidar" teria q comer embreagem pra sair de qualquer rampa, por isso os motores de carros tem giros menores, nao sei se conseguiram entender.

_________________
Dúvida sobre rotação do motor Banner
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/12/2007

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Admin Dom 29 Nov 2009, 22:02

Qto a rotacao existe outra coisa a moto nao tem volante por isso a rotacao sobe e desce rapido

_________________
Dúvida sobre rotação do motor Banner
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/12/2007

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por rlriccardi Dom 29 Nov 2009, 23:54

Posso estar errado, mas acho que tem a ver com o Diametro x Curso dos cilindros...
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Jonathan Seg 30 Nov 2009, 00:04

[b]Jé-Heitnaz

Sobre o motor da R1, eu sei que trabalha de forma diferente: 0°, 90°, 180°, 270°.

Mas sobre o motor do carro eu n sei n.
Tipo os óleos para motores de alta rotação têm características diferentes (não estou falando dos aditivos que estão ausentes nos das motos), por exemplo um carro que compete em Drifts, ele usa óleo para moto, que é próprio para motores de alta rotação, o que não é comum no carro.

Acho que a diferença deve ser na transmissão da força até a roda, não?
[/b]
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Reis Seg 30 Nov 2009, 02:14

Acho que a questão aqui se resume a entender porque dentre os motores à gasolina existem curvas de torque x potência tão variadas principalmente quando se compara carros com motos. Para entender isso precisamos entender que existem alguns parâmetros internos do motor que definem a configuração de sua curva de torque x potência. Tentarei explicar os parâmetros principais de forma bem simplificada. Vamos lá:

- Número de pistões do motor. Há uma tendência de quanto maior é o número de pistões de um motor, mais alta tende a ser a potência máxima e mais alta também tende a ser a rotação na qual a potência máxima e o torque máximo são alcançados;

- Relação entre o diâmetro x curso de cada pistão do motor. Normalmente quanto maior é o diâmetro em relação ao curso do motor, maior tende a ser a potência e mais alta tende a ser a rotação na qual a potência máxima e o torque máximo são alcançados;

- Número de válvulas por cilindro. Normalmente quanto maior o número de válvulas por cilindro, mais alta tende a ser a potência máxima e mais alta também tende a ser a rotação na qual a potência máxima e o torque máximo são alcançados;

- Forma como as válvulas abrem e fecham (comando de válvulas). Quanto mais tempo o comando de válvula permitir que as válvulas de admissão e escape permaneçam abertas, mais alta tende a ser a potência máxima e mais alta também tende a ser a rotação na qual a potência máxima e o torque máximo são alcançados;

- Dutos de admissão e escape. Normalmente dutos de admissão mais curtos permitem maiores potências e giros maiores. Dutos mais longos permitem mais torque em rotações mais baixas;

- Mapeamento do motor. É o programa da injeção eletrônica que controla basicamente mistura ar x combustível admitido em cada cilindro e o ponto de ignição das velas. O Mapeamento do motor é simplesmente o maestro dos outros fatores listados. Ele é que vai definir como que o motor vai funcionar. Por isso ele precisa ser coerente com os outros fatores listados para que o motor tenha a curva de torque x potência desejada com um consumo de combustível desejado.

É claro que cada um desse fatores listados apresentam um limite máximo e mínimo de configuração. É claro também que existe uma série de outros fatores que influenciam na curva de torque x potência do motor, mas esses aí são alguns dos mais importantes.

Devido ao baixo peso das motos, os motores de moto podem se dar ao luxo de terem potências à elevados giros com torque também em giros bem elevados (10.000 rpm). Esses motores são normalmente inviáveis para o uso automobilístico já que os peso mais alto dos carros exige que os motores automobilísticos tenham torque em baixa rotação (3.000 rpm). É claro que existem exceções à essa regra. Mas normalmente isso acontece nos carros super-leves (competição) e nas motos mais pesadas (Custom, Touring e Maxi-trail).

Bom, esse assunto é complexo e por isso tentei fazer um texto bem resumido. Para complicar eu ainda escrevi tudo muito rápido. Por tudo isso, é bem provável que eu tenha errado alguma coisa. Assim, se alguém encontrar algum erro, peço que me desculpem e peço também que façam a devida correção.

Espero ter ajudado.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Jonathan Seg 30 Nov 2009, 09:27

Ah... Agora entendi o que o conheiro tava tentando dizer... Que o carro quando vai subir uma ladeira, se não alcançar potência suficiente para isso numa rotação baixa ele vai descer antes de conseguir subir o giro.

Reis, valeu pela explicação, ficou bem clara. Quase que vc escreve um livro sobre o tema... kkkkk

Valeu!
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Reis Seg 30 Nov 2009, 09:40

Jonathan escreveu:Ah... Agora entendi o que o conheiro tava tentando dizer... Que o carro quando vai subir uma ladeira, se não alcançar potência suficiente para isso numa rotação baixa ele vai descer antes de conseguir subir o giro.

Reis, valeu pela explicação, ficou bem clara. Quase que vc escreve um livro sobre o tema... kkkkk

Valeu!

hehehe

Pois é Jonathan, o texto ficou grandinho mesmo.
Mas em função da complexidade do tema, estou confiante que vocês vão me desculpar.

Abração.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Bisteka Ter 01 Dez 2009, 10:57

Motores de motos e carros em geral são iguais...
Em todos os motores você precisará fazer uma escolha entre TORQUE e POTÊNCIA... Os dois só andam juntos quando o motor cresce...

Se você priorizar o torque sua potência vai cair...
Se você priorizar a potência seu torque vai cair...
Em geral - toque é igual a força e potência é igual a velocidade.

Carro normalmente precisa de força em baixa rotação porque tem muito peso para levar... Então vamos imaginar alguns carros:

Ka 1.0 - 9,3Kgfm a 5.000rpm... Sendo que a 3.000rpm ele já tem 80% deste valor de torque disponível.

Ka 1.6 - 15,3Kgfm a 4.250rpm... Sendo que a 3.000rpm ele já tem 85% deste valor de torque disponível. (mais toque que um motor de Hayabusa)... Imagina você tentando arrancar um fista com motor de busa??? Teria que chegar a uns 10mil giros para arrancar com a mesma força que um fiesta normal faz a 3 mil... Isto influi muito em durabilidade...

Agora vamos pensar neste Ka 1.0... Ele tem torque semelhante ao das maiores motos em rotações baixas... Mas a potência dele é muito menor... Já quando você olha o Ka 1.6... Percebe que tudo cresceu junto... Eles precisam de muito mais força que uma moto pois levam 1 tonelada a seco...

Observe as motos custom... a nova Yamaha custon 950 (não lembro o nome)... Tem um toque assustador a baixas rotações... Mas a potência não passa de 50cv... Bastante força e pouca velocidade!

Então quando eu quero mais torque em um carro???
Quando você precisa de força... Troller, Jeeps em geral, grandes caminhonetes... Normalmente são carros mais pesados, que carregam peso, tracionam alguma coisa... Tem torque alto em baixa rotação... O que a indústria normalmente faz com estes carros para evitar que a potência seja muito baixa e a volocidade máxima seja ruim???
- Crescem os motores para Motores V6, V8 ou de alta capacidade cúbica (2.3 ranger ou 2.5-S10). Que é a única meneira de fazer potência e torque andarem juntos...

Quando eu quero mais potência em carros esportivos???
Estes normalmente possuem motores tão grandes (3.0V6, 4.2V8 entre outros) que chegam a ter mais de 100kgfm de torque máximo e conseguem mais de 50% disto a rotações próximas a 3.500rpm... Justamente por isto eles podem priorizar a POTÊNCIA, pois, já tem força o suficiente para levar seu peso em alta velocidade...

Cara, no frigir dos ovor é tudo uma questão de escolha de o que você quer priorizar... Abaixo um exemplo para um motor igual...

Velocidade - Aumenta a potência e diminui o torque...
Força - Aumenta o torque e diminui a potência...
Agora faz este meio termo sem esquecer da durabilidade (isto é o mais complicado)...

Um motor de busa poderia levar um carro (talvez por uma corrida... umas 2 ou 3 horas).

Pense agora nas motos...
Hornet: 102Cv (mais potência é mais velocidade)
Bandit: 85Cv (menos potência porém, mais torque em baixa rotação)
Como a bandit tem mais torque que a Hornet ela vai levar vantagem aonde a força for mais necessária que a potência... Arrancada e retomada (ou seja, baixas rotações)!

Bom, por ai vai!!! é uma escolha difícil e depende muito do resultado que você espera...

Só posso lhe garantir uma coisa com toda a certeza de quem trabalha com isto a mais de 6 anos...

O consumidor comum (principalmente de carros) normalmente compra a potência... Mais no dia a dia usa o torque... Um grande exemplo disto foram os carros 1.0 com 16V que tinham uma potência alta (próxima a 85Cv) mas um torque ruim... A percepção do consumidor quanto a estes carros foram tão ruins que hoje eles acabaram... Gol e Clio 16V...

Mas porque em moto isto funciona??? Porque o torque (força) necessária para levar (muito bem) uma moto com 200kg é pequeno então pode-se priorizar a potência... E também porque o consumidor de motos consegue chegar a 240km/h em nossas rodovias... Os de carros normalmente não conseguem então não percebem o ganho da potência... Mas na hora de arrancar o carro em uma subida ou de fazer uma curva de esquina... Percebem o torque!!!

E a durabilidade? É fácil perceber que você pode liberar mais o motor de uma moto devido a menor força que ele faz e ainda não tem que aguantar outras coisa como ar condicionado... então você pode liberá-lo para trabalhar mais livre e com mais giro!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Jonathan Ter 01 Dez 2009, 11:25

Muito bom Bisteka, está abrindo minha cabeça para o mundo dos motores. Sim, gostaria de saber mais uma coisa: em que rotação o motor é mais econômico quanto ao consumo de combustível? Torque máximo ou potência máxima, metade isso ou o q? Já me falaram tanta coisa, acho que ando com a minha B650N na cidade numa rotação inadequada que gera maior consumo de combustível.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Juliao Ter 01 Dez 2009, 13:23

Caramba Bisteka! isso que é explicação técnica! heheh!
valeu pelo esclarecimento!
Juliao
Juliao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Reis Ter 01 Dez 2009, 16:12

Muito boa sua explicação, Bisteca!!!!
Show de bola!!!!
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Bisteka Qua 02 Dez 2009, 00:19

Jonathan escreveu:Muito bom Bisteka, está abrindo minha cabeça para o mundo dos motores. Sim, gostaria de saber mais uma coisa: em que rotação o motor é mais econômico quanto ao consumo de combustível? Torque máximo ou potência máxima, metade isso ou o q? Já me falaram tanta coisa, acho que ando com a minha B650N na cidade numa rotação inadequada que gera maior consumo de combustível.

Não existe um número mágico... Como já falei, é um cálculo complexo e depende da prioridade que deram ao motor...
Sem olhar uma curva de torque eu jamais conseguiria te falar alguma coisa...
Mas posso te dar uma dica... Para carros, o cálculo de consumo é feito a 70km/h em 5°marcha (vidros fechados sem arcondicionado)... É exatamente por isso que nós; meros mortais, não conseguimos alcançar nunca aqueles 17, 18 ou 19km/l que dizem por ai!!!

Voltando a falar em TORQUE X POTÊNCIA
Lembre-se do gol 16V.
Certamente se você colocar ele na castelo em uma reta do lado de outro igual com 8V ele vai ser mais rápido... Pois ele tem mais potência... Já o outro dentro da cidade vai ser mais ágil... AGORA POR FAVOR, ME DIGA UMA COISA... quem compra um gol 1000 é para andar na estrada??? A maior parte dos consumidores não... Ou este é o segundo carro para andar na cidade ou é o único carro de alguém que não tem muita grana para ficar viajando porque tem que pagar a prestação do carro!!!

Em carros 1.0 compre sempre o torque...

Vá a revendas e faz um test drive... Sua impressão vai ser melhor quando ele tiver o maior torque a baixa rotação!!!

Para você ter uma idéia, tenho um conhecido que jura por deus que a Shadow dele anda mais que a Fazer 600... Imagina?!?!?! Sabe porque??? Ele dirigiu a fazer-600 na cidade a baixa rotação, ou seja, o torque tava baixo e a impressão que passa é que a Shadow anda mais... Depende do uso a percepção do consumidor é bem diferente!!!

Um abraço a todos...
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Jonathan Qua 02 Dez 2009, 00:36

Então quando leio em algum lugar dizendo que motor de moto é motor de alta rotação, significa que akele motor é para um veículo leve que não precisa de grande torque em baixas rotações, fazendo com que sua alta rotação gere mais potência/toque?

Tenho o maior interesse em engenharia mecânica, mas a carreira escolhida por mim fica bem longe disso.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Convidad Qua 02 Dez 2009, 01:05

essa regra do bisteka ae nao segue restrita a moto nao. tem sim como aumentar torque e potencia proporcionalmente em motos.
ja em carros é como ele disse, um carrinho 1000 quando fraco, pessoal mexe no cambio dele pra ter pelo menos torque bom pro carro andar.
minha motoka tem 17,1 de torque, num perde pra fiesta 1.6 nao. heheieiiii Dúvida sobre rotação do motor Icon_biggrin Dúvida sobre rotação do motor Icon_biggrin
existe uma relaçao direta tam Dúvida sobre rotação do motor Icon_eek bem com a transmissao do veiculo, cambio, em fim, sao varias condiçoes para se influir na potencia e torque. baguio é complicado, melhor ficar no resumo do bisteka. e engenharia mecanica das boas nao perde muito tempo nesse assunto nao.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Bisteka Qua 02 Dez 2009, 01:06

Jonathan escreveu:Então quando leio em algum lugar dizendo que motor de moto é motor de alta rotação, significa que akele motor é para um veículo leve que não precisa de grande torque em baixas rotações, fazendo com que sua alta rotação gere mais potência/toque?

Tenho o maior interesse em engenharia mecânica, mas a carreira escolhida por mim fica bem longe disso.

Perfeito se você tiver pensando em esportiva...
Em custons geralmente isto muda!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Convidad Qua 02 Dez 2009, 01:08

exemplo bom é se vc colocar um motor de busa num chevete, se quiser colocar ele pra andar na mesma proporçao que a moto, vai ter de construir uma relaçao de cambio gigantesca, pois alem do chevete pesar 1000kg, vai ter de serrar o carro ao meio pra montar as engrenagens, que vao ser imenssas pra aguentar o torque da força sem quebrar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Convidad Qua 02 Dez 2009, 01:08

vai dormi bisteka. 1 da manha mano.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Bisteka Qua 02 Dez 2009, 01:26

decapa escreveu:exemplo bom é se vc colocar um motor de busa num chevete, se quiser colocar ele pra andar na mesma proporçao que a moto, vai ter de construir uma relaçao de cambio gigantesca, pois alem do chevete pesar 1000kg, vai ter de serrar o carro ao meio pra montar as engrenagens, que vao ser imenssas pra aguentar o torque da força sem quebrar.

Se for colocar câmbio no meio ai "F u d e u" tudo para explicar!!!
VocÊ tem razão quando fala que existem outras maneiras de se ganhar torque e potência de uma vez só... Mas fica meio complicado explicar... é mais fácil pensar assim:

Ou é torque ou é potência... se quiser ganhar nos dois cresce o tamanho do motor!!!

Abraços!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Jonathan Qua 02 Dez 2009, 01:54

A parte da transmissão até entendo, pensava que a diferença de carro para motos era somente a transmissão, que a transmissão das motos eram mais reduzidas e por isso andavam, normalmente, com o giro do motor mais alto que o dos carros.

Agora tá na hora de dormir, né?

Valeu, boa noite pra vcs!
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre rotação do motor Empty Re: Dúvida sobre rotação do motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos