Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida troca de marcha x rotação motor

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida troca de marcha x rotação motor Empty Dúvida troca de marcha x rotação motor

Mensagem por RDO Seg 02 maio 2011, 10:49

Com qual rotação do motor vocês descem marcha ou sobem marcha? Num passeio normal ou no trânsito urbano.
Na estrada, às vezes me pego no meio da curva com a rotação errada, geralmente muito baixa.
Na cidade, também acho foda manter a moto em segunda ou terceira marcha pra acompanhar o trânsito sem deixar o giro cair demais.
Acho que como a Bandit é muito forte, as vezes atraso demais a redução das marchas....

RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida troca de marcha x rotação motor Empty Re: Dúvida troca de marcha x rotação motor

Mensagem por Reis Ter 03 maio 2011, 00:14

RDO, eu penso assim: não existe uma fórmula absoluta para qual rotação trocar as marchas, mas podemos fazer uma simplificação.

É assim: se você quiser tirar tudo de desempenho do motor da moto, você deve usar aceleração máxima e trocar as marchas quando o conta-giro alcançar a rotação de potência máxima (10.500 rpm na Bandit). Tem gente que gosta de levar o giro um pouquinho acima da rotação de potência máxima, mas particularmente não acho que faz muita diferença e ainda exige mais do motor.

Mas se você quiser passear com a moto, aí você pode trocar em qualquer rotação abaixo da rotação de torque máximo (8.900 rpm na Bandit). Inclusive, você pode sim sair duma curva com rotação baixa. Rotação mais baixa, se não for exagerada, permite uma tocada tranquila e ainda economiza combustível. Só tem que ver se te interessa isso. Ou seja, se você quiser sair com mais potência de uma curva, aí você tem que entrar na curva com uma ou mais marchas abaixo da que você estava usando.

Mas observe um fato que acontece muito: se nas saídas das curvas você já estiver usando a marcha que te permite potência máxima e isso não for suficiente pra você, você já pode começar a pensar em trocar de moto...

Em fim, essa dúvida acontece muito quando estamos com moto nova. Nesse caso, a melhor solução é rodar com a moto; criar intimidade com ela. À medida que vamos nos acostumando com a moto, vamos encontrando mais naturalmente as rotações adequadas para trocar as marchas. Não demora muito para que fique tudo automático.

Espero ter ajudado.

Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida troca de marcha x rotação motor Empty Re: Dúvida troca de marcha x rotação motor

Mensagem por RDO Ter 03 maio 2011, 17:53

Valeu Reis! O negócio é praticar até ficar automático.


RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida troca de marcha x rotação motor Empty Re: Dúvida troca de marcha x rotação motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos