Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

+15
Xis
Kellyus Gainet
Wil
Marcelo® [SPFC]™
COUTINHO
Shudo
Kokimoto
Mendão
Jesus
edgar
juca
fz6
Padumi
Carlão
antonioneiva
19 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Sex 25 Set 2009, 10:51

Relembrando a primeira mensagem :

Bem pessoal, esse é meu primeiro tópico.
Há alguns anos eu vi uma moto... até esse momento eu só pensave em carros, e falava que a minha paixão era carros. (nunca tinha pilotado uma moto)
Tudo mudou quando eu vi novamente essa moto... O nome dela era Bandit 1200.
Achei aquela moto a "coisa" mais sensacional que já tinha visto na vida.... Foi amor a primeira vista.
Mas eu era adolescente, não tinha carteira de habilitação... (uma "coisa" daquela em minhas mãos seria um crime, e provavelmente não estaria vivo pra escrever isso agora)
Pois bem, hj eu me formei, me casei, e agora tenho a oportunidade de compar uma moto.
Adivinha o que eu tenho em mente para comprar??????

Pois é...
Por um momento imaginei que não teria condições de ter uma daquela na garagem. O fator "preço" não era/é a única condição. Hj sou casado e na minha garupa eu exijo a presença de minha esposa, portanto, o conforto para piloto e garupa tb foi uma condição. Essa minha preocupação em relação ao garupa é pq as estradas de acesso a minha cidade não são lá essas coisas (dpois melhora um pouco).
Outra coisa... eu tenho como um grande sonho fazer algumas viagens de moto (viagens grandes... 5, 6, 7, 8000 km pra cima) e por sinal, acabei de ver um relato de viagem, de um camarada que fez tudo o que sempre sonhei, foi pro atacama, e depois subiu até Machu picchu. (detalhe, ele estava de B12 S).

Pronto.... se der tudo certo, e se Deus quiser a minha escolha está feita. Será uma Bandit.

Mas aí é que está o X da questão...
Como eu não sou nenhum supercraque em cima de uma moto (piloto no estilo Tiozão) e pra mim a potência da moto não é fator preponderante. Então uma 600, 650, 1200 1250 não faz tanta diferença. Todas são suficientemente potentes pra mim.
Ainda não tive a oportunidade de pilotá-las, mas já sei que o torque das B12 são uma estupidez. Tb já houvi comentários de que a B12 é mais confortável que a B6.
Em compensação, já vi relatos de que o consumo de ambas são parecidas.
Tb tem o seguinte.... Todas elas receberam mudanças significativas. (o motor ficou o mesmo até chegar o refrigerado a água, em 2008 elas foram redesenhadas, mas continuou linda).


Enfim galera..... Não vou comprar uma 0km, estou disposto a pagar no máximo uns 24k Qual seria a melhor escolha?

Gostaria de lembrar ao pessoal, que meu sonho sempre foi a Bandit 1200. Estou abrindo esse tópico pra avaliar se é vantajoso "trocar" por uma 600 ou 650, ou se é aconselhado ou não, pegar um modelo antes de 2008 (mais antigo).

Então pessoal espero que esse tópico sirva de ajuda para outros companheiros que tb tem essa mesma dúvida.

Um abraço a todos.


Última edição por antonioneiva em Ter 13 Out 2009, 19:11, editado 1 vez(es)
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Dogue Sex 02 Out 2009, 18:55

COUTINHO escreveu:
Dogue escreveu:Olha o que achei:

[url=http://www.moto.com.br/anunciosv2/anuncio/moto_suzuki_bandit_1250_s-122451.html

Dogue

Essa eu vi pessoalmente, eu e a esposa babamos literalmente, pois ela está melhor que zero...rsrs

Seria uma boa pedida pra vc, não?

Abraços,

COUTINHO

Estive aí em Curitiba no sábado passado, na casa do marcio para pegar a minha Azuleika, mas foi tudo tão rápido que nem tive tempo de conhecê-lo pessoalmente. Fica para outra passagem por Curitiba. Quanto aquela B1250S, é a minha predileta mesmo, até na cor... Azuleika II... mas agora a grana está curta. Teria que vender a Azuleika primeiro e depois entrar num carnezão. Vamos ver como as coisas se desenrolam... O que tiver que ser, será!
Abraço.
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Sex 02 Out 2009, 23:20

Dogue.... sua esposa é de Irecê!!!!!! Não acredito... que mundo pequeno. Se vacilar pode ser até alguém conhecida. Vixe.... fala pra ela q se for da família Dourado ela é parente da minha esposa.

Bem, estou a procura.... a B125 que tá todo mundo paquerando aí, eu não tenho condições ... Tenho que pegar uma B12... se não, não tem como fazer um UP.... já pensou logo de cara uma B1250!!! aí é sacanagem.... de uma lapada só, já ia realizar o meu sonho!!!! ainda sou novo... Primeiro a B12... depois a B1250....
O que realmente atrapalha é que não existe Bandit por perto, então eu tenho que apelar pra Internet.... (acho que vou procurar um farmacêutico que tenha bandit pra vender, hehehe)
Em relação a moto do Márcio, eu já conversei com ele... Mas na verdade eu tenho que me adiantar por aqui.... Eu vou comprar a moto atravéz de carta de crédito (Banco do Brasil) .... mas ela é referente a um carro... Eu tenho que ver no banco, se tem condições de com uma carta de bem/objeto carro, eu tenho como comprar uma moto.
Mas, pra variar, eu to meio sem tempo pra ir no banco (ô coisinha chata ir em banco ver essas coisas)... E tb os bancos estão em greve!!!! (ja faz uma semana!)

Valeu mesmo pela ajuda de todos!
Um abraço
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Sex 02 Out 2009, 23:25

COUTINHO escreveu:, vc não iria disperdiçar dinheiro para vir em Curitiba não, além de conhecer o pessoal aqui, já voltaria embarcado pra sua cidade!!!

Abraços,

Pode crer... eu sou meio sem noção de distância mesmo (sem noção mesmo!!!! pra mim nada é longe demais, 500km pra mim é um pulo!) .... Se der tudo certo eu vou conhecer essa turma de Curitiba....

Um abração a todos
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Dogue Sáb 03 Out 2009, 00:57

antonioneiva

A minha esposa nasceu mesmo foi na Gameleira dos Crentes, município de João Dourado. Na época foi registrada em Irecê pois só tinha cartório lá. Ela tem parentes casados com os Dourados de Irecê, com os Dourados de Conquista e com os Dourados de Lapão. Eita como tem Dourado nesta terra sô! Faz tempo que faço planos de ir a esta região de Irecê, a terra do feijão...
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Sáb 03 Out 2009, 14:01

Pois é... Irecê - Varzea Grande são aproximadamente 2.100 2.200 km's
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por nyel Sáb 03 Out 2009, 18:12

posso estar enganado, mas caho que a b12 vai sair de linha, já não está mais nos sites gringos, etc... mas como nosso País recebe a sucata gringa, creio que ainda rode alguns anos a mais por aqui !

Abraços.

nyel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Padumi Sáb 03 Out 2009, 22:29

Pelo amor de Deus, não me compre moto por foto, hein!! rs...

Eu NUNCA compro moto usada de loja, pra começar. Tenho 2 amigos lojistas e sei do que falo. Não dá pra generalizar, mas é melhor não correr riscos. E isso é assunto pra outro tópico.

Então, sempre comprei veículos de particular, tendo o primeiro contato pela internet em sites como o moto.com. Cara, é incrível como algumas motos estão lindas nas fotos e pessoalmente são um horror! Foto é foto....

Tem que rodar muito, é desgastante e tal...mas se quiser algo bom, tem que ser assim. Com paciência, sem afobação e tal.

Se souber de algo, lhe aviso.

Abs, boa sorte!
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Seg 05 Out 2009, 09:59

nyel escreveu:posso estar enganado, mas caho que a b12 vai sair de linha, já não está mais nos sites gringos, etc... mas como nosso País recebe a sucata gringa, creio que ainda rode alguns anos a mais por aqui !

Abraços.

Não acredito que ela vá sair de linha, justamente pq acabaram de lançar
um modelo novo... as mudanças mais aparentes foram nos faróis, painel, aquela carenagem pequena logo a frente e abaixo do tanque e
o motor injetado recebe pintura preta, o resto ela continua a mesma.
Rapaz... a Bandit manteve a mecânica de modelos lançados em 97 até 2006.... (acho) e pra falar a verdade, eu nunca vi proprietários falarem tão bem do motor de uma moto quanto os proprietários de Bandit's..... Principalmente as b12.
Se for o caso dela sair de linha, tem duas coisas boas que podem acontecer.
- Quem tem bandit vai continuar com uma excelente moto.
- Agora imagine como seria uma sucessora da bandit?????

e pra falar a verdade, a única coisa que eu acho que pode ser melhorada na bandit é o peso..... o resto tá ok... Pra ter uma base, é só olhar os comparativos entre ela e a Cb1300superfour. Mas Big Naked é assim.... pesada....
Sem contar que se alguém não estiver satisfeito com a B12 ainda tem escolha (dentro da marca) por uma melhor, a B-king (com motor da Hayabusa)

Mas, mesmo assim... a que eu acho mais bonita já saiu de linha mesmo..... Pra mim, os modelos até 2007 são os mais bonitos.
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Seg 05 Out 2009, 11:15

Padumi escreveu:Pelo amor de Deus, não me compre moto por foto, hein!! rs...

Eu NUNCA compro moto usada de loja, pra começar. Tenho 2 amigos lojistas e sei do que falo. Não dá pra generalizar, mas é melhor não correr riscos. E isso é assunto pra outro tópico.

Então, sempre comprei veículos de particular, tendo o primeiro contato pela internet em sites como o moto.com. Cara, é incrível como algumas motos estão lindas nas fotos e pessoalmente são um horror! Foto é foto....

Tem que rodar muito, é desgastante e tal...mas se quiser algo bom, tem que ser assim. Com paciência, sem afobação e tal.

Se souber de algo, lhe aviso.

Abs, boa sorte!

Eu sei.....
Vou ver algumas em SP no fim do mês....
Não tem B12 na minha cidade.. acho que as mais próximas estão em Feira de Santana (um risco tremendo comprar motos por lá) e Salvador (lá tem o problema da maresia) Já morei lá..... não tem nada que suporte a maresia daquela cidade..... enferruja tudo!!!
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Ulba Qua 07 Out 2009, 13:55

nyel escreveu:posso estar enganado, mas caho que a b12 vai sair de linha, já não está mais nos sites gringos, etc... mas como nosso País recebe a sucata gringa, creio que ainda rode alguns anos a mais por aqui !

Abraços.

Acabaram de mostrar as fotos dos novos modelos dela. Definitivamente, não sai de linha tão cedo!

É uma moto que criou um legado muito forte no mundo... vai ser melhorada por um bom tempo ainda.

Ulba
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Qua 07 Out 2009, 19:26

Rapaz... se Deus quiser minha procura pela tão sonhada Bandit 1200 acabou.
Vi o anuncio de uma B12 em salvador, entrei em contato e pedi ao meu irmão que mora lá ir vê-la...
Antes disso o dono tinha me enviado as fotos por e-mail... mas seguindo conselhos do Padumi "não comprar moto por fotos"... resolvi avaliar melhor.

Pelas fotos ela estava simplesmente linda... (preta, 2007 - 2008, 15000km, pintura linda, penus novinhos, tinha até protetor de motor de Brinde!) Fato confirmado pelo meu irmão... Ele me ligou falando "JUCA, ela é de Fu***er!!!!! Se fosse eu , eu não pensaria duas vezes"

Pronto... foi o suficiente.. agoniei e confiando na palavra do meu irmão.. dei um sinal pra ele tirar ela do prátio e reservar pra mim... Se der tudo certo estarei indo lá no dia 22 e pegar a minha tão sonhada Bandit 1200 (já carinhosamente apelidada de JEGA!!)

Sim... ela é 2007 - 2008 preta, tem 15000km rodados, tem protetor de motor, pintura beleza, sem nenhum tipo de aranhão, vazamentos, etc, pneus novinhos, punho personalisado, tem a capa lateral do motor prateada. Um preço extremamente bom e tudo dentro do que estava planejando... Isso pra mim foi uma bênção, pois não imaginava pegar um modelo acima de 2007 com o que tinha.

Agradeço demais a ajuda de todos aqui do fórum... Agora o problema é a insônia... sem dúvida o ato de dormir até dia 22 vai ser uma coisa estranha na minha vida... heheheh

Um abração a todos
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Convidad Qua 07 Out 2009, 22:00

Ola Pessoal, sou novo aqui, me Chamo Samir (Sapo) meu apelido, estou com a mesma situacao do companheiro que criou esse site, sou apaixonado por Carro mas tenho muito amor pelas motos... rsrs Atualmente estou light, estou comecando ha 4 meses, tenho uma yes e ano que vem partirei para uma Bandit 650S. Essa moto esta linda, nao quero dar 200km/h so andar no limite e um motor bom para fazer ultrapassagens com seguranca (com garupa) em estradas, passando caminhoes e onibus.. Claro com minha esposa!! Acabei de voltar do Salao 2 Rodas e me ofereceram por R$ 29K uma 09/10 0km entrega na sua casa (concessionaria de Jau) e se for financiar, inclui o seguro no financiamento. Pensa bem se nao quer pegar uma 0km, eh mais confiavel!! Boa sorte e acredito que é uma otima escolha... a melhor moto custo beneficio, final de 2010 frogsrider estara com uma Pretinha carenada...
Boa sorte..
Frogsrider

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Dogue Qua 07 Out 2009, 22:16

antonioneiva

Fico feliz por vê-lo assim tão radiante! Prepare a Jega pois no próximo ano passarei pela sua região para um passeio pelo litoral nordestino. Quem sabe vc se anima e me acompanha...hehehe... Você está aguardando o fim da nossa greve bancária para efetivar a compra??? Xiiiiiii... se for isso vai ter que esperar mais uns dias pois hoje em mais uma rodada de negociação a Fenaban não apresentou nenhuma nova proposta. Só vai apresentar uma proposta global na outra quinta-feira, dia 17. O jeito é ter paciência! Mas aguarde, a felicidade está a caminho. Abraços.
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Qui 08 Out 2009, 08:28

Então quer dizer que a culpe é sua Dogue!!!!! hehehe

Rapaz, a tensão é grande... Mal dormi essa noite... Mas enquanto os bancos não voltam eu vou dando "sinais", semana que vem já vou logo dar mais um pouco, pro cara não desistir da venda. Tô pra ficar doido aqui... (vou aproveitar a recisão contratual de uma farmácia que eu assinava e deixar logo o dinheiro todo lá)

Sim... em relação a volta pelo litoral.... Se Deus quiser, (e ele com certeza quer) a gente pode sim fazer essa viagem juntos.. Eu já subi até Natal-RN de carro (2x)

Um Abração
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Dogue Qui 08 Out 2009, 18:08

antonioneiva

Boa notícia para vc... Ontem à noite saiu uma proposta nova da Fenaban e hoje tem assembléias em todo o Brasil dando fim à greve dos bancos. Amanhã os bancos devem abrir!
Acho que esta noite vc não dorme hein...hehehe...
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Qui 08 Out 2009, 18:44

Dogue... enviei uma MP pra vc... quero ver se vc consegue me tirar uma dúvida

Um abraço
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Padumi Qui 08 Out 2009, 21:33

Aê antonioneiva!! Parabéns, cara!! Fico feliz de ter conseguido!!

Depois vai postando a sua convivência com a Jega!! rssrrs

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por COUTINHO Qui 08 Out 2009, 23:35

Padumi escreveu:Aê antonioneiva!! Parabéns, cara!! Fico feliz de ter conseguido!!

Depois vai postando a sua convivência com a Jega!! rssrrs

Abs

Padumi

E quando vem a sua? Vai de qual agora?
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por antonioneiva Ter 13 Out 2009, 18:59

Galera, ainda não vi a moto... ela está em salvador... dei um sinal.. e to providenciando como pagar o restante (com calma pra não fazer besteira)... mas meu irmão viu ela (falou que eu não preciso me preocupar)... o cara da revendedora enviou umas fotos dela. postarei aí em baixo.

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 16

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 11

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 15



Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 111

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 19

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 14

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 1 Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 110-1
antonioneiva
antonioneiva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5 - Página 3 Empty Re: Difícil escolha. Qual Bandit????? Resolvido B12. Fotos pag 5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos