Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo GSX650F muito alto

+58
Sérgio Santiago
chiabai
oyabrug
NanauPaes
Demerson
marques
BamBam
gbordallo
Ribeiro
Mark_1000
fndarruda
CBS_1977
Diogo A.
Cristian Fay
Sandro Estanek
cfmaradeia
Cristiano Kristensen
Andre_B12
Last_Warrior
igor
MalcomX
Everaldo_GSX650F
Moacir Fontana de Medeiro
GuiGold
MarceloZ
daniel_gori
Wallysson
Alexandre gsf
RONALDO RODRIGUES RIBEIRO
carlosri
gb.ruschi
ghaddad
pirikitus
ata.jb
lucas.sorocaba
Mendão
marmota
dirceurom
YUJI
deyvson_escrivao
Bisteka
Vinícius Aguiar
k n@riu
Berlindo
MORAES(TL)
meskol
Kellyus Gainet
Maurício
Lincoln
Elton
Shudo
matsuda
marcelom-silva
fabiowood
Luis Claudio
edgar
Jesus
lrigoni
62 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por lrigoni Dom 05 Jul 2009, 23:10

Relembrando a primeira mensagem :

Olá pessoal,

sou de Florianópolis/SC, comprei uma GSX650F zero azul e branca fazem três semanas!

Ainda não me apresentei, peço desculpas, mas é que ainda nem fotos da moto eu tirei.

Mas venho aqui pedir a ajuda de vocês!

Quando comprei a moto, um dos fatores que eu levei em conta foi o fato de todas as reportagens e avaliações da moto afirmarem que ela era relativamente econômica, na faixa de 15 a 18 km/l.

Pois bem, minha moto já está com 1100km, já fiz a primeira revisão, e desde que comprei, está bebendo muito!

Estou andando somente na cidade, mesmo andando de boa, no máximo a 110, 120, respeitando o limite dos 7.000 giros, sem ficar fazendo aquelas aceleradinhas em ponto morto, acelerando ela suavemente, não usando marcha pra reduzir, não consigo fazer mais que 10 a 13,48 km/l. Meu trajeto diário com ela não tem muitas paradas de semáfaro, normalmente ando com ela em 3 e 4 marcha nos trechos mais cheios de carros (por volta dos 4000 giros) , e sempre que posso, passo pra quinta marcha.

Já estou no sexto tanque, tentei podium, aditivada, tudo de postos de confiança (Ipiranga, Texaco, BR) e nada melhora.

Uma única vez consegui fazer 13,48 km/l com aditivada Ipiranga, quando botei Podium, caiu pra 10 km/l andando que nem uma freira.....

Quando levei na concessionária pra revisão dos 1000km (MotoSuper aqui de Florianópolis), pedi para verificarem isso, porque achei muito estranho, mesmo a moto estando no amaciamento. O mecânico também estranhou este consumo, disse que deveria estar fazendo no mínimo 15 km/l pelo jeito que eu descrevi como dirigia. Mas quando peguei a moto de volta, ele falou que estava tudo ok, que a moto não estava com vela molhada, que o escape não estava soltando fumaça, que não tinha resíduos de carbonização nem umidade no escape, e que o diagnóstico da injeção disse que estava tudo ok, que a moto tava sequinha.... Daí ele falou que podia ser a gasolina ou meu jeito de dirijir a moto, mas sinceramente, já tentei de tudo, não tem como ser a gasolinha (foram quatro postos diferentes, todos de confiança (relativa é claro)).

Sinceramente, estou desconfiado de que o mecânico não deu muita bola pro meu problema, porque afinal, nesta revisão não podem cobrar mão de obra, e pensou em deixar o problema pra depois.

Queria saber se alguém já passou este tipo de problema, e o que me aconselham? É minha primeira moto 4 cilindros, vim de uma Comet GTR 250. Será que existe alguma técnica para pilotar a moto de forma econômica que desconheço? Porque já tentei de tudo.... Se continuar assim o consumo, vou tocar o foda-se... e começar a esgoelar a moto porque já que gasta assim, então vou andar mais forte mesmo pra compensar.

Pesquisei bastante nos outros tópicos de consumo que já existem neste fórum, e sinceramente, tudo me leva a crer que a moto tem algum problema, quando falam que mesmo no amaciamento, conseguem com suas Bandits e GSXFs médias de 14 a 15 km.

Alguém teria alguma dica pra mim?


Abraços!

lrigoni
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 25/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por gb.ruschi Sáb 04 Ago 2012, 20:07

a minha 650s mantendo 140 km/h a 160 km/h faz 17km/l, ja cheguei a fazer 20km/l andando no maximo a 120 km/h, para mim o consumo está dentro do esperado, mais que isso só se voce andar sempre acima de 160km/h, eu ja cheguei a fazer apenas 190km com um tanque voltando de curitiba, mas sempre andando entre 180 200km/h
gb.ruschi
gb.ruschi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 20/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por igor Sáb 04 Ago 2012, 22:35

al guem usa ou ja usou as velas ou o cabo da IBOOSTER ???
VALE A PENA ???

VLW ABRAÇO!
igor
igor
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Sandro Estanek Ter 09 Out 2012, 13:07

Fiz uma viagem esse fds de Niterói(RJ) até Ubatuba(SP) rodando 900 KM ( ida e volta) em menos de 48 hs na minha Gsx 650f ano 2009 . variando velocidade de 120 a 190km/h e depois de fazer o cálculo ele fez a média de 18.5 Km/L.
Sandro Estanek
Sandro Estanek
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 10/09/2012

http://www.sportbikebrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Last_Warrior Ter 09 Out 2012, 21:08

Dando meu pitaco no assunto...

O consumo rodoviário parece estar normal para a média da sua moto.

Vamos raciocinar, mas que diabos o consumo urbano então está ruim??

Vamos aos principais vilões... Antes de "condenar" a moto né!

1) Gasolina ruim, acredito não ser o problema pois vc mesmo já tentou de tudo.
2) Pressão dos pneus. Parece coisa ridícula, não me leve a mal, mas vc anda EXATAMENTE com a pressão recomendada no MANUAL (e não nos achismos dos mecânicos)??
3) Percursos curtos e aquecimento. Aqui está uma das maiores virtudes da injeção eletrônica e, ao mesmo tempo, o maior vilão se vc não souber usar, ou se ficar "inventando moda". A injeção, quando o motor está frio, manda mais combustível sem dó até o motor ficar aquecido. Isso significa, basicamente, 2 coisas... Se vc fica "enrolando" pra sair com a moto, no sentido de demorar pra começar a andar, ou esperar dar uma aquecida, principalmente com motor frio, seu consumo vai nas alturas. O mesmo vale com trajetos curtos que vc anda com motor frio na maior parte do tempo. Ou, se por algum motivo, o motor da sua moto demora muito pra esquentar. Sim, a termostática pode travar aberta mesmo quando nova, fazendo com que a moto demore muito pra aquecer e aumentando o consumo.

Acredito que o seu caso esteja relacionado com o terceiro item. Faça assim, só ligue a moto exatamente na hora que for sair, principalmente com o motor frio. E não fica andando muito devagar, nem muito rápido, saia normalmente e só dá umas puxadas com vontade com o motor aquecido (não tem problema nenhum em fazer, fique claro que só estou recomendando isso por causa do consumo).

Observe esses detalhes importantes e refaça a sua média no próximo abastecimento.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Cristian Fay Seg 28 Jan 2013, 10:33

Pessoal

Moro em Cascavel, PR e tenho uma GSX 650 F 2009 desde outubro de 2012, ela esta com 19000 km. Tive um problema de consumo na minha moto tambem. O meu trajeto para ir e voltar do trabalho é curto tambem, cerca de 5,5 km, mas sem transito. quando peguei ela, estava fazendo em media nesste percurso, 12 km/l. Sei que como este percurso é muito curto, a injecao eletronica manda uma mistura muito rica ate o aquecimento total do motor, entao talvez, este percurso todo, seja com a mistura bem rica.
Entao, o consumo neste percurso era em torno de 12 km/l, e na estrada, com garupa tive media de 17,5 km/l, mandei fazer uma revisao da moto (nao em concessionaria) mas nao mecheram na injecao, somente coloquei um filtro de ar K&N, pois comprei no ebay, mais barato que o original Suzuki e fechei o PAIR (ESCAPE ORIGINAL). Certo tempo depois, a moto piorou muito o consumo, chegando a miseros 9 km/l no mesmo percurso. Quando estava de ferias, fiz uma limpeza de bicos em uma concessionaria (Hai PAto Branco, PR), mas o consumo nao alterou.
Quando retornei a Cascavel, levei na Mundi Motos, pedi para o mecanico de la (Alemão) dar uma verificada na sicronizacao do TPS, e verificar a "regulagem" da injecao, a moto ficou um dia lá, nao acompanhei o serviço. Quando voltei para buscar a menina, o mecanico disse que ela estava com excesso em baixa, entao ele disse que reduziu a gasolina em baixa e medias rotacoes, e precisou aumentar em alta (devido ao filtro K&N).
Depois disso fiz 3 medias:
PRIMEIRA: 105 km no trajeto do dia a dia (5,5 km ida e 5,5 km volta) e mais 40 km andando media 120 a 140 km/h em estrada - Media 13,7 km/l
SEGUNDA: 144 km exclusivamente no trajeto do dia a dia (5,5 km ida e 5,5 km volta) - incriveis 14,8 km/l (achei otimo)
TERCEIRA: 148 km na estrada com media de 90, 100, 110, com raros picos de 140 km/h - INCRIVEIS 23,2 km/l.

Resumindo: Talvez a minha moto estivesse naque ja citada porcentagem que sairam de fabrica com o TPS desregulado (dessincronizado).

Agora sim, acho que nao precisa de moto melhor, pois antes andando bem ou andando devagar, o consumo eu achava alto.

Cristian Fay
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Diogo A. Qua 30 Jan 2013, 18:31

É, fiz minha primeira medição hoje.

Moto: GSX650F 2012
Km da moto: 167km
Km rodada: 160km
Consumo: 13,3km/l
Trajeto: 100% urbano, com raros tiros de 130~140.

Pelo jeito ta dentro do esperado né...
Diogo A.
Diogo A.
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por YUJI Qua 30 Jan 2013, 18:45

Qd tirei minha moto 0km, a 1ª abastecida deu 17km/l na cidade aqui no ABC, mas td depende da munheca direita... Consumo GSX650F muito alto - Página 4 431501
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Diogo A. Qui 31 Jan 2013, 09:55

YUJI escreveu:Qd tirei minha moto 0km, a 1ª abastecida deu 17km/l na cidade aqui no ABC, mas td depende da munheca direita... Consumo GSX650F muito alto - Página 4 431501

Isso é fato ! Apesar de não alcançar altas velocidades, gosto de uma arrancada mais forte, umas reduzidas antes de entrar nas curvas... isso tudo pesa um pocado no consumo !
Mas justamente por isso achei o consumo dela razoável pro primeiro tanque.
Tem outra, quando completei pela primeira vez, o frentista me pediu pra descer da moto, e ela fica inclinada com o cavalete lateral.
O segundo tanque abasteci montado na moto, então pegou um pouco mais de gasolina. TALVEZ isso influencie no cálculo (Km/L).
Diogo A.
Diogo A.
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por YUJI Sáb 30 Mar 2013, 20:35

Hj enhci o tanque em Bauru, andei 352km e reabasteci em SBC, média de 20,13km/l.
Voltei pela Mal Rondon e Castello Branco entre 120 e 150km.
Moto: GSX650F.
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por CBS_1977 Dom 14 Abr 2013, 01:56

Marcar/Desmarcar multi-citação
Responder com citação

Consumo GSX 650f

Mensagem por Convidad em Ter 09 Mar 2010, 19:50
Amigo eu tenho uma 650F, ela está com 4mil Km, eu tinha o mesmo problema, ela fazia 250Km com um tanque (13km/l), até que eu parei de abastecer quando ela começava a piscar a reserva.

Esta moto tem 2 estágios de reserva:
1 estágio: pisca o ultimo tracinho (ainda tem 5,5L no tanque)
2 estágio: pisca o ultimo tracinho + o simbolo de uma bomba de combustível (ainda tem 3L no tanque)

comecei a fazer como nas motos antigas, deixou piscar os dois alertas e ainda dou uma cuidada no que tem no tanque, a média é 17Km/l andando na boa e 15Km/l fazendo algumas coisas que não deve rsrsr

Este marcador é f...


Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo
mas, será que essa economia de combustível não pode sair caro, por causa da bonba de gasolina?

CBS_1977
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 12/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por fndarruda Ter 16 Jul 2013, 21:00

Boa noite galera, sou novo aqui.

Comprei minha GSX 650F usada 10/10 com 6700 km. Hj ela está com pouco mais de 8400 km.

Mas estou achando ela muito beberrona. Acho que sou um dos sortudos que comprou uma GSXF desregulada.

Não cheguei a marcar qto ela está bebendo, mas fui pra São Pedro no ultimo Domingo, aproximadamente 170km daqui e foi 1 tanque pra ir e outro pra voltar. Achei muita coisa, enquanto eu tava com meio tanque, um camarada meu de Hornet tava com o tanque praticamente cheio..

Como funciona esse negócio de fechar o "PAIR" e regular o TPS? Estão relacionados a regulagem da injeção?

Sou de Ibitinga - SP, não confio muito no pessoal da CC daqui que até perdeu a bandeira da Suzuki e virou multimarcas, alguém sabe de um bom mecânico nas redondezas, dentro do estado de São Paulo para eu estar levando a motoca para dar uma olhada/regulada?

Abraços.
fndarruda
fndarruda
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 04/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Mark_1000 Ter 16 Jul 2013, 21:10

fndarruda escreveu:Boa noite galera, sou novo aqui.

Comprei minha GSX 650F usada 10/10 com 6700 km. Hj ela está com pouco mais de 8400 km.

Mas estou achando ela muito beberrona. Acho que sou um dos sortudos que comprou uma GSXF desregulada.

Não cheguei a marcar qto ela está bebendo, mas fui pra São Pedro no ultimo Domingo, aproximadamente 170km daqui e foi 1 tanque pra ir e outro pra voltar. Achei muita coisa, enquanto eu tava com meio tanque, um camarada meu de Hornet tava com o tanque praticamente cheio..

Como funciona esse negócio de fechar o "PAIR" e regular o TPS? Estão relacionados a regulagem da injeção?

Sou de Ibitinga - SP, não confio muito no pessoal da CC daqui que até perdeu a bandeira da Suzuki e virou multimarcas, alguém sabe de um bom mecânico nas redondezas, dentro do estado de São Paulo para eu estar levando a motoca para dar uma olhada/regulada?

Abraços.

Amigo, em Jaú tem um mecânico bom, na Center Moto Suzuki. Liga e troca uma idéia com ele sobre oque pode ser.

Realmente tá bebendo bastante. Também fui pra São Pedro e minha média ficou em 20km/L com a Gsx650f, o Ribeiro aqui do fórum estava de Srad e se não me engando a dele fez 17km/L. Fomos numa média de 130~160 km/h exceto pelo trecho da serra, onde o consumo aumenta.
Mark_1000
Mark_1000
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 19/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Berlindo Ter 16 Jul 2013, 21:27

Está exagerado realmente esse consumo.

Mas o PAIR não vai resolver, tem alguma coisa maior errada. Tem que avaliar melhor.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por fndarruda Qui 18 Jul 2013, 12:10

Mark_650F escreveu:Amigo, em Jaú tem um mecânico bom, na Center Moto Suzuki. Liga e troca uma idéia com ele sobre oque pode ser.

Realmente tá bebendo bastante. Também fui pra São Pedro e minha média ficou em 20km/L com a Gsx650f, o Ribeiro aqui do fórum estava de Srad e se não me engando a dele fez 17km/L. Fomos numa média de 130~160 km/h exceto pelo trecho da serra, onde o consumo aumenta.

Vou pesquisar o telefone da CC e dar uma ligadinha lá pra trocar uma ideia.

Obrigado pela dica Consumo GSX650F muito alto - Página 4 777398 

Por acaso vc não saberia o nome do individuo?

Berlindo escreveu:Está exagerado realmente esse consumo.

Mas o PAIR não vai resolver, tem alguma coisa maior errada. Tem que avaliar melhor.

Mas o que é esse PAIR? E o tal do TPS?

Desculpem minha ignorância.
fndarruda
fndarruda
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 04/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Berlindo Qui 18 Jul 2013, 12:16

Sobre o PAIR, recomendo a leitura: https://www.suzukionline.org/t7119-obstrucao-do-sistema-pair-na-bandit-ie?highlight=pair Aí explica o que é.

O TPS é um sensor que informa a central qual a porcentagem de abertura das borboletas. Se estiver desregulado, manda uma informação errada e poderia sim prejudicar o consumo, causar funcionamento irregular, aquecimento, etc.

No seu caso, suas velas devem estar pretas de excesso.

Agora tem que ver como você tá chegando nessa medição de consumo, vai que...
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por fndarruda Qui 18 Jul 2013, 15:15

Berlindo escreveu:Sobre o PAIR, recomendo a leitura: https://www.suzukionline.org/t7119-obstrucao-do-sistema-pair-na-bandit-ie?highlight=pair Aí explica o que é.

O TPS é um sensor que informa a central qual a porcentagem de abertura das borboletas. Se estiver desregulado, manda uma informação errada e poderia sim prejudicar o consumo, causar funcionamento irregular, aquecimento, etc.

No seu caso, suas velas devem estar pretas de excesso.

Agora tem que ver como você tá chegando nessa medição de consumo, vai que...

Obrigado pela explicação Berlindo Consumo GSX650F muito alto - Página 4 777398 

Fui na "ex-CC" Center Moto daqui de Ibitinga e perguntei ao mecânico que o pessoal fala que o sistema TPS das GSX 650F vem desregulado e que talvez a regulagem do mesmo faria ela ter uma autonomia melhor.

O rapaz olhou pra mim com uma cara de irônico e disse que é uma 4CC, que bebe mesmo, que se eu quisesse mexer nisso ia gastar mais de R$ 2.000,00 pra ficar bom. Falou ainda que uma alternativa seria colocar um escap esportivo pra moto trabalhar mais solta, pois o escap original segurava a moto e forçava o motor, gastando mais. E me aconselhou colocar velas Iridium e trocar o filtro por um K&N que ela gastaria menos. Ainda disse que se eu colocar um Power Commander ela iria ter uma autonomia melhor.

Pra vcs verem como estou bem servido de mecânico aqui em Ibitinga.

Pra verificar e regular esse sensor TPS eu tenho que fazer na CC? Se não tenho que procurar por um pessoal que trabalhe com injeção eletrônica? Precisa mexer na borboleta ou só regulando pelo sensor já resolve?

Li, não lembro onde, o dono de uma GSX 650F levou num mecânico de confiança e o mesmo disse que a moto estava bebendo demais nas primeiras marchas. Dai o mecânico teria regulado a moto do rapaz pra beber menos nas primeiras marchas e mais nas ultimas para ter um bom desempenho. O consumo do cara melhorou consideravelmente.

Esse TPS tem alguma relação com isso que acabei de escrever?

Quando vc troca o escap da moto e "remapeia" ela, altera o TPS e a injeção?

Desculpe tantas perguntas, é que quero melhorar esse consumo e tentar entender do que estou correndo atras.

Abs.
fndarruda
fndarruda
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 04/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Ribeiro Qui 18 Jul 2013, 15:44

fndarruda, mandei uma MP, pra você.
Ribeiro
Ribeiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 24/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por gbordallo Qui 18 Jul 2013, 15:48

TPS significa: Throttle Position Sensor, ou como costumamos chamar de sensor de posição de borboleta. Ele pode sim influências no consumo, porque ele informa para a UCE a posição de abertura da borboleta, e se ele estiver com defeito ele manda uma informação diferente da real.

O sensor funciona da seguinte maneira: Ele faz uma variação de voltagem e a UCE traduz essa informação em percentual de abertura de borboleta. Dando um exemplo bem grotesco, vamos dizer que a variação de voltagem seja de 0 à 5v onde 0v representa a posição de abertura de 0% e 5v seja 100% de abertura da borboleta, então entendemos que 2,5v a borboleta está 50% aberta ( não considerem esses valores como absoluto, é apenas um exemplo, na vida real esses valores não são lineares como no exemplo ).

Dado o exemplo de funcionamento do TPS acima, então se o mesmo estiver com defeito, ele pode esta mandando informação errada para UCE e com isso fazendo a moto beber mais, tipo a borboleta está com 10% de abertura e o sensor mandando informação que está com 50% de abertura, então a UCE vai mandar combustível para 50% e não para 10% que é que realmente o motor precisa.
gbordallo
gbordallo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Berlindo Qui 18 Jul 2013, 16:29

Nossa, foge desse mecânico. Simplesmente TUDO q ele falou está errado.

O que o gbordallo era o que eu ia escrever, com um multímetro vc testa o TPS, mas claro, tem uma tomada de diagnose na moto que os caras plugam no notebook e fica tudo mais fácil.

Acho difícil ter um problema grande nisso. Eu iria por partes, vela, filtro limpo, spray descarbonizante, uma boa gasolina, enche o tanque até a boca, anda um tanto, para no mesmo posto, mesma bomba, enche de novo até a boca, qtd. de km/litros que entrou e retoma o processo.

Se fosse TPS tão desregulado, vc teria outros problemas.

Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Wallysson Qui 18 Jul 2013, 16:30

Há um tempo atrás até já havia me conformado com esse assunto de consumo.
A minha faz 12-13km/l na cidade e uns 16km/l na estrada. Mas isto prq gosto de puxar mesmo, reduzir... aí gasta msm!

Agora se aparecer soluções nesse tópico, que envolvam ajustes simples blza!
Pois quando entram nesse assunto, podem ser diversas coisas:
Velas, filtro, escape, regulagem do TPS, bicos, mapeamento...
Então dependendo do valor destes serviços/peças, tem que ter disposição pra querer melhorar o consumo da moto... rs
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por fndarruda Qui 18 Jul 2013, 18:08

Antes de dar continuidade ao tópico queria agradecer aos colegas por estarem me ajudando.

Nunca que em outros fóruns recebi tanta ajuda e praticamente, quase instantânea. Vcs estão de parabéns Consumo GSX650F muito alto - Página 4 777398 

Dando continuidade, baseio meu problema nos seguintes posts:

matsuda escreveu:velho na revisão dos 3 mil eu pedi para dar uma olhada e ver o porque do consumo tão alto, uns 12 km/l andando a 120 km/h, ou seja devagar para a bandida......as vezes fazia 10. O chefe da oficina falou e disse que muitas motos estao saidas com a borboleta desregulada. E que não sei o que estava muito alto, e ela ficava aberta.... e quanto o sistema de injeção, o mapeamento não mostrou nada......realmente fato é fato, e o que aconteceu ??? a moto esta fazendo 16 a 18 depois da regulagem. Obs: eu já vinha relatado isso antes, eu acabei trocando de concessionária..... foi a nova concessionária que acabou desvendando o mistério. quando eu saia meio pesado, e reduzia as marchas para usar um pouco do freio motor a moto dava uns princípios de "estouro" no escape, até parecia excesso, mas a moto é injetada !!! Parece que me deram outra moto, ficou uma beleza super economica.....agora se torcer o cabo, como todas as outras 4 canecos o consumo cai para 10 km/l.

Cristian Fay escreveu:Pessoal

Moro em Cascavel, PR e tenho uma GSX 650 F 2009 desde outubro de 2012, ela esta com 19000 km. Tive um problema de consumo na minha moto tambem. O meu trajeto para ir e voltar do trabalho é curto tambem, cerca de 5,5 km, mas sem transito. quando peguei ela, estava fazendo em media nesste percurso, 12 km/l. Sei que como este percurso é muito curto, a injecao eletronica manda uma mistura muito rica ate o aquecimento total do motor, entao talvez, este percurso todo, seja com a mistura bem rica.
Entao, o consumo neste percurso era em torno de 12 km/l, e na estrada, com garupa tive media de 17,5 km/l, mandei fazer uma revisao da moto (nao em concessionaria) mas nao mecheram na injecao, somente coloquei um filtro de ar K&N, pois comprei no ebay, mais barato que o original Suzuki e fechei o PAIR (ESCAPE ORIGINAL). Certo tempo depois, a moto piorou muito o consumo, chegando a miseros 9 km/l no mesmo percurso. Quando estava de ferias, fiz uma limpeza de bicos em uma concessionaria (Hai PAto Branco, PR), mas o consumo nao alterou.
Quando retornei a Cascavel, levei na Mundi Motos, pedi para o mecanico de la (Alemão) dar uma verificada na sicronizacao do TPS, e verificar a "regulagem" da injecao, a moto ficou um dia lá, nao acompanhei o serviço. Quando voltei para buscar a menina, o mecanico disse que ela estava com excesso em baixa, entao ele disse que reduziu a gasolina em baixa e medias rotacoes, e precisou aumentar em alta (devido ao filtro K&N).
Depois disso fiz 3 medias:
PRIMEIRA: 105 km no trajeto do dia a dia (5,5 km ida e 5,5 km volta) e mais 40 km andando media 120 a 140 km/h em estrada - Media 13,7 km/l
SEGUNDA: 144 km exclusivamente no trajeto do dia a dia (5,5 km ida e 5,5 km volta) - incriveis 14,8 km/l (achei otimo)
TERCEIRA: 148 km na estrada com media de 90, 100, 110, com raros picos de 140 km/h - INCRIVEIS 23,2 km/l.

Resumindo: Talvez a minha moto estivesse naque ja citada porcentagem que sairam de fabrica com o TPS desregulado (dessincronizado).

Agora sim, acho que nao precisa de moto melhor, pois antes andando bem ou andando devagar, o consumo eu achava alto.

Ambos regularam a IE/TPS e tiveram bons resultados. Creio que o problema da minha moto seja este.

Na ultima revisão que fiz nessa CC ai que o mecânico falou besteira, disseram que tiraram o filtro de ar pra limpar e ele estava praticamente limpo.

As velas não mexeram.

Mas já importei umas velas Iridium e um filtro K&N pra menina. As velas já chegaram, agora é esperar o filtro. Por falar nisso algum tópico com tutorial pra trocar ambos?

A moto está com espcape original, mesmo assim em reduzida escuto uns estouros. Isso é normal? Não deveria estourar só com escape esportivo? Não há excesso de nada ai? Tipo combustível?

Limpeza de bicos pode ser feita em maquina que limpa bicos de carro? Ou tem uma especifica para motos?

Eu ligo o multímetro aonde pra testar o TPS? Algum tutorial na internet? É bom fechar o PAIR pra fazer este teste ou pra regular o TPS?

Fora isso, vou rodar e rodar pra medir o consumo.

Abs.
fndarruda
fndarruda
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 04/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Cristiano Kristensen Qui 18 Jul 2013, 18:18

curtir curtir 
fndarruda escreveu:
Berlindo escreveu:Sobre o PAIR, recomendo a leitura: https://www.suzukionline.org/t7119-obstrucao-do-sistema-pair-na-bandit-ie?highlight=pair Aí explica o que é.

O TPS é um sensor que informa a central qual a porcentagem de abertura das borboletas. Se estiver desregulado, manda uma informação errada e poderia sim prejudicar o consumo, causar funcionamento irregular, aquecimento, etc.

No seu caso, suas velas devem estar pretas de excesso.

Agora tem que ver como você tá chegando nessa medição de consumo, vai que...

Obrigado pela explicação Berlindo Consumo GSX650F muito alto - Página 4 777398 

Fui na "ex-CC" Center Moto daqui de Ibitinga e perguntei ao mecânico que o pessoal fala que o sistema TPS das GSX 650F vem desregulado e que talvez a regulagem do mesmo faria ela ter uma autonomia melhor.

O rapaz olhou pra mim com uma cara de irônico e disse que é uma 4CC, que bebe mesmo, que se eu quisesse mexer nisso ia gastar mais de R$ 2.000,00 pra ficar bom. Falou ainda que uma alternativa seria colocar um escap esportivo pra moto trabalhar mais solta, pois o escap original segurava a moto e forçava o motor, gastando mais. E me aconselhou colocar velas Iridium e trocar o filtro por um K&N que ela gastaria menos. Ainda disse que se eu colocar um Power Commander ela iria ter uma autonomia melhor.

Pra vcs verem como estou bem servido de mecânico aqui em Ibitinga.

Pra verificar e regular esse sensor TPS eu tenho que fazer na CC? Se não tenho que procurar por um pessoal que trabalhe com injeção eletrônica? Precisa mexer na borboleta ou só regulando pelo sensor já resolve?

Li, não lembro onde, o dono de uma GSX 650F levou num mecânico de confiança e o mesmo disse que a moto estava bebendo demais nas primeiras marchas. Dai o mecânico teria regulado a moto do rapaz pra beber menos nas primeiras marchas e mais nas ultimas para ter um bom desempenho. O consumo do cara melhorou consideravelmente.

Esse TPS tem alguma relação com isso que acabei de escrever?

Quando vc troca o escap da moto e "remapeia" ela, altera o TPS e a injeção?

Desculpe tantas perguntas, é que quero melhorar esse consumo e tentar entender do que estou correndo atras.

Abs.

curtir 
Cristiano Kristensen
Cristiano Kristensen
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Berlindo Qui 18 Jul 2013, 18:33

Wallysson escreveu:A minha faz 12-13km/l na cidade e uns 16km/l na estrada. Mas isto prq gosto de puxar mesmo, reduzir... aí gasta msm!

Mas é isso mesmo! A minha fazia exatamente a mesma coisa, entre 13 e 14 andando forte. Não acredito em nada melhor do que isso, andando igual homem...kkkk

Mas pelas medições que o amigo citou, a moto dele tá fazendo 10 ou menos! Nessa média sua, dava uns 250 até a reserva, não? Me lembro que era 50 a cada risquinho, faz muito tempo que tive (Bandit 650N).

fndarruda escreveu:
A moto está com espcape original, mesmo assim em reduzida escuto uns estouros. Isso é normal? Não deveria estourar só com escape esportivo? Não há excesso de nada ai? Tipo combustível?

Estouros é o PAIR injetando ar limpo no coletor de exaustão. É normal sim, ar frio + gasolina não queimada = pipoco. Tapando o PAIR isso para. Não injeta ar alí no escape e acaba isso. Sem prejuízo nenhum ao funcionamento, tendo em vista que é apenas um sistema que injeta ar lá no escape, fora do motor, sem influência no funcionamento do mesmo. Não acredito em melhora ou piora considerável no consumo.

Seu caso pode sim estar rolando excesso e esses pipocos seriam mais evidentes nesse caso. Então teria que ser solucionado isso e para ficar ainda mais liso o barulho, PAIR tapado, pois um pouco de gasolina não queimada é aceitável.



Limpeza de bicos pode ser feita em maquina que limpa bicos de carro? Ou tem uma especifica para motos?

Máquina padrão, mas a limpeza de bicos mesmo é feita com tudo desmontado, teste e eventual regulagem de vazão, enfim, só mexeria isso se todas as possibilidades estivessem esgotadas e só restasse isso. Por hora, meteria um Car80 (spray descarbonizante) na linha de combustível (desconecta da bomba, enche, dá partida para injetar o produto nos bicos, espera, repete o processo).


Eu ligo o multímetro aonde pra testar o TPS? Algum tutorial na internet? É bom fechar o PAIR pra fazer este teste ou pra regular o TPS?

Talvez você ache tutoriais em sites gringos. Mas não recomendo fazê-lo se você não tem pleno domínio. Basicamente seria medir tensão contínua entre pares do chicote que sai do TPS de acordo com a abertura. A primeira checagem é ver se tudo fechado gera 0V e se tudo aberto está gerando 5V. O resto é complicado medir pois determinar a abertura exata da manopla é complicado. Também não sei onde daria alí para chegar no conector desencapado, por isso também que vale mais a pena pedir para colocarem ela no software de diagnóstico da Suzuki. É trampo para R$ 150,00.


Filtro K&N pode acabar aumentando o consumo, tendo em vista que é menos restritivo e permite mais ar admitido. Mais ar, mais combustível. A ECU vai tentar compensar sozinha. Se remapear, o cara aplica ganho em certas faixas de rendimento do motor (geralmente ligada ao RPM e % de abertura da borboleta - leitura que vem do TPS). Remap mesmo teria que ser feito com a moto no dinamômetro, para evidenciar os ganhos, com a sonda hall no escape medindo todo tempo os gases resultados da mistura de combustível e ar queimados. Isso garante que não fique com excesso de combustível ou falta (péssima situação).

Trocar as velas é trabalhoso mas não difícil. Recomendo tirar o tanque fora, vc vai precisar trocar filtro e vela, vai precisar de espaço. Solte os parafusos do tanque, solte a mangueira da linha de combustível e o conector de energia da bomba. O filtro é relativamente fácil trocar, já as velas ficam no topo do cabeçote num espaço apertado, pois a trave do quadro passa bem em cima. VC precisará soltar a valvula termostática do suporte dela e a valvula do PAIR, somente para deslocá-las e conseguir acessar o buraco das velas. Use a chave do kit, é o suficiente.

Já aproveite para socar Car80 nas borboletas e também na mangueira de combustível que vai para a TBI, como citei acima. Já fará um serviço completo. Economizará os 500 mangos que costumam cobrar para fazer isso, filtro, vela e "limpeza de bicos", que na verdade é uma descarbonização superficial.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por YUJI Qui 18 Jul 2013, 20:26

YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Wallysson Sex 19 Jul 2013, 09:44

Mandou muito bem Berlindo! oourocurtir
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo GSX650F muito alto - Página 4 Empty Re: Consumo GSX650F muito alto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos