Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

3 participantes

Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por julianoduarte Sáb 10 Ago 2019, 21:52

Boa noite pessoal!
Enfim resolvi fazer uma limpeza nos carburadores da B12, não por simples vontade de limpar, mas porque havia vazamento nas cubas e já que eu tive que tirar os carburadores, resolvi fazer a limpeza, pois estava imundo.
Pois bem, após limpar tudo, conferir nível de bóia, vedação das válvulas de agulha e sedes, o que no caso estavam conforme manual de serviço, resolvi também conferir orings e estado dos parafusos de mistura. O manual de serviço diz que o preset é 3 e 1/2 voltas, mas infelizmente a moto só segura lenta sem ter que puxar afogador ou usar o parafuso de regulagem da lenta após bem aquecida, antes de estar bem aquecida ela não segura lenta nem a pau, se eu nao deixar o parafuso abrindo as borboletas, simplesmente parece que da falta de mistura para manter o motor trabalhando em baixa. Fiz a limpeza de todos os gicleurs, deixei os carburadores em solução para remover qualquer sujeira. Após muito conferir tudo, altura de agulhas do pistonete, estão no preset padrão, ou seja, no terceiro nível de cinco, pistonetes subindo conforme deveriam, gicleurs limpos, cubas limpas, bóias nas alturas que manda manual de serviço, parafusos de mistura e orings sem rasgos, tudo conforme manda o figurino, mas a moto simplesmente não segura lenta fria, de moto algum, exceto quando puxo afogador ou abro as borboletas usando parafuso da regulagem de lenta (fica na lateral do carburador) e quando aquele tenho que voltar o parafuso, pois a moto fica acelerada acima dos 1500 giros. Após muitas tentativas, resolvi tentar com 4 e 1/2 voltas e nesse caso a moto segura a lenta fria na faixa dos 600rpm e depois sobe conforme aquece, após aquecida fica na faixa dos 1300 e 1100 giros. A dúvida para os mais experientes em carburação e principalmente Bandit, é comum que tenha que usar tantas voltas, ou usar essa quantidade de voltas é sinal de algo está errado? Salientando que as borboletas foram equalizadas com vacuômetros e todas estão trabalhando iguais, a moto não está apresentando oscilações consideráveis, ela tem uma variação quase nula no ponteiro quando está na lenta. Se alguém puder esclarecer essa dúvida, será de grande ajuda. Desde já agradeço.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por Charger Dom 11 Ago 2019, 08:24

Eu não consegui entender uma coisa no seu relato, a moto foi equalizada após a limpeza? Pq isso faz toda diferença.

Quanto ao numero de voltas não se apega tanto a elas, a regulagem inicial, como diz o nome é inicial, é para vc ter um ponto de partida, ela varia com relação ao local que usa a moto(altitude, clima) e de acordo com o combustivel(se esse manual que vc possui for o em inglês, ele vai conter a regulagem para gasolina pura, os nossos por natureza do E27 que usamos necessita de mais partes de gasolina em relação ao do mundo).

Enfim, nada é mais diferente do que dois carburadores iguais, por isso a necessidade da equalização pós limpeza e regulagem.

O procedimento correto a ser feito é: limpeza, regulagem de agulhas de pistonete, regulagem dos parafusos de ar e ai a sincronização.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por julianoduarte Dom 11 Ago 2019, 09:53

Bom dia Charter, obrigado pela atenção.
Creio que meu erro foi ter equalizador as borboletas com 3 e 1/2 voltas, pois quando fiz o motor já havia sido aquecido e por isso ela segurou lenta muito estável com apenas as 3 e 1/2. Após ter feito equalização, alterei as entradas de ar para 4 e 1/2 para que ela ficasse ligada fria sem ter que ficar acelerando ela, pelo que disse, provavelmente pelo fato de eu ter mexido nos parafusos da mistura, deve ter alterado a equalização. Me tira uma dúvida se for possível. Se a moto tiver com alguma das válvulas presa, motos carburada conseguiriam segurar lenta após aquecida ou nesse caso é impossível que a moto segure lenta tanto fria quanto aquecida? A altura das agulhas do pistonete deixei na ranhura do centro, 3/5, para a bandit 1200 seria ideal ou me recomendaria outra altura? Atualmente ela está usando filtro esportivo k&n é escape esportivo daut race, mas notei que o filtro tá bem velho, então resolvi comprar um filtro original Suzuki, vou manter apenas o escape esportivo pelo fator ronco e manter as velas iridium que coloquei no mês passado. Minha dúvida maior é se a moto segurados lenta de alguma maneira caso houvesse alguma válvula fora da medida de regulagem e estivesse ficando presa. Ah, outro detalhe é que a moto liga com facilidade na primeira partida, mas fica parecendo um pouco embolada nos primeiros segundos e só se mantém ligada fria conforme mencionei acima. Desde já agradeço sua ajuda.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por Charger Dom 11 Ago 2019, 18:03

Então, essa dúvida de cabeçote seu eu nao posso dizer com certeza nenhuma, pois não manjo disso, mas posso dar minha opnião.
Uma vez peguei uma cb 300 em negocio e eu notava que a mesma nao dava lenta fria, ai pra corrigir eu tinha q subir o parafuso da lenta, como consequencia a moto quando quente mandava a lenta la pras alturas. Quando levei ao mecanico ele me disse que esse era o sintoma classico de problema de cabeçote que essas motos apresentam(não sei dizer se é somente esse o sintoma). Sei que após trocado o cabeçote(o mesmo apresentava trinca nele) a lenta se estabilizou. Já que pelo que vc disse, mexeu no motor recentemente, caberia um estudo sobre isso.


Quanto a regulagem diferenciada para escape e filtro, com certeza ela tem que ser feita, sua moto nunca vai ficar com acerto correto usando a regulagem do manual, com certeza vc vai ter q sair um pouco dela, agora o quanto só testando.
E ai eh caso de acerto, teste, acerto, teste. PACIENCIA.

Um jeito mais rápido de vc obter a exatidão da mistura é adaptar uma sonda lambda nela ligada a um hallmeter no painel, vai te dar um norte pra seguir, depois de ajustado eu removeria o hallmeter do painel que é bem feio rsrsrs (Fiz assim em um Diplomata 6cc com Weber 40 q eu tive kk).
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por Berlindo Seg 12 Ago 2019, 10:56

Não tem nenhuma entrada de ar falsa nos carburas?

Pro cabeçote, valeria medir compressão e perda nele.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por Berlindo Seg 12 Ago 2019, 10:57

duplicado
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por julianoduarte Dom 15 Dez 2019, 22:57

Berlindo escreveu:Não tem nenhuma entrada de ar falsa nos carburas?

Pro cabeçote, valeria medir compressão e perda nele.

Enfim descobri o grande problema. Era o bendito sensor TPS. Como o sensor TPS é um potenciômetro e serve para adiantar o ponto da moto em alta, ele estragou e em vez de parar de mandar voltagem, o bendito travou como se as borboletas estivessem abertas, o que fazia a moto ficar com a lenta terrivelmente ruim e oscilando muito. Após trocado o sensor TPS e regulado da forma certa, foi resolvido o problema.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por Berlindo Seg 16 Dez 2019, 10:11

Boa, obrigado por vir contar o que foi.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008 Empty Re: Regulagem do carburador Bandit 1200 ano 2007/2008

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos