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srad 1000 na curva , força o quadro !

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Mensagem por juninho prudente Dom 29 Abr 2012, 20:37

ola colegas eu tenho testado algumas dicas que vcs me passaram , eu tenho forçado minha moto em curvas de media e alta e percebo que a força que eu faço para ela ficar no traçado e muita mesmo , que tenho que desacelerar as vezes para não perder o traçado , isso não torce o quadro da moto ? essa força me parece necessaria , mas fazendo isso com frequencia, prejudica a moto ?
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Mensagem por minholi Dom 29 Abr 2012, 21:45

Cada curva tem uma velocidade de entrada, um traçado, um camber, etc. Se você está desacelerando no meio da curva é por isso que você está fazendo força. Entrar rápido demais e freiar ou desacelerar no meio da curva só vai fazer você se esforçar mais que o necessário. Entre mais devagar, mantenha uma aceleração gradual ao longo do traçado e vá ampliando a medida que for saindo.

A maioria das motos atuais, principalmente as SS, não torce quadro. A sensação da moto estar torcendo geralmente é por sobrecarga da suspensão/pneu por estar freando/desacelerando na hora errada. Além disso uma postura errada sobre a moto, deixando peso sobre os braços por exemplo, pode piorar ainda mais a situação.
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Mensagem por marconi Dom 29 Abr 2012, 21:53

Amigo, eu percebo que você esta muito ansioso pra deitar a moto, mas não esta seguro pra isso.
Vá com calma, entre em velocidade menor na curva e vá acelerando a medida que sai dela. Pouco a pouco você vai pegando confiança.
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http://www.localvazamento.com

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Mensagem por juninho prudente Dom 29 Abr 2012, 22:00

colega como eu consigo saber a velocidade devo entrar em uma curva ? tem uma tecnica para isso ? ou tenho que ir conhecendo cada curva antes de fazer ela ?
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Mensagem por R-Carril Dom 29 Abr 2012, 22:32

O ideal é que vc conheça cada curva, para evitar de entrar muito forte, se assustar e ter que desacelerar no meio dela, isso só atrapalhará a sua pilotagem...Faça como disse o colega minholi, entre mais suave e tente manter a mesma aceleração no contorno da curva...de forma mais linear, suave...só que importante é vc Nao deixar o motor da moto vazio, senão ela fica oscilando...esteja com o motor cheio, com giro mais alto (motor cheio, giro alto, Nao quer dizer forte e rápido, ok?)

Vc já entrou aqui no tópico sobre a bíblia da curva? Conseguiu baixar o filme com legenda? Conseguiu a apostila? Ali tem bastante informações preciosas para a nossa pilotagem...

Vc Nao consegue se increver em um curso de pilotagem? Acho que lhe será muito útil....

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Mensagem por juninho prudente Dom 29 Abr 2012, 22:45

sim colega baixei o filme ,vi diversas vezes , otimo filme e agradeço ao colega que me passou o link , acho que tudo que foi falado no filme, e tudo que eu aprenderia em um curso ,mas como e teoria , na pratika tenho me aplicado ,e tenho tido algumas duvidas , por isso quando as tenho , peço ajuda aqui , quanto ao curso de pilotagem estou a 560km de sp e 540km de curitiba pr , e 200km de londrina pr , mas em londrina e muito dificil ter o curso, por isso ainda não consegui fazer ele ! estou na espera , mas so com a ajuda de vcs aqui ,tive uma melhora grande na pilotagem , minhas dificuldades são na tocada em media e alta velocidade em curvas , em baixa ja domino bem ,
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Mensagem por R-Carril Dom 29 Abr 2012, 23:14

Blz...o importante é o seu esforço em buscar informações e aprender de forma correta....muitos montam em cima de uma moto brava como a sua e pensam que é só acelerar...

Continue buscando informações, continue praticando, mas tenta ir de boa, ir evoluindo aos poucos, colocando em pratica tudo aquilo que vc tem lido...logo vc pegará o jeito certo da moto e será só alegrias...

Lembre-se que quanto mais vc praticar, mais rápido vc vera os resultados...mais rápido vc descubrirá o jeito da moto....a perfeição vem através da prática...

Como vc disse que assistiu o video da bíblia da curva, lembre-se da importância do controle do acelerador...ele fala muito sobre isso.....tanto aceleração como desaceleração, devera ser de forma progressiva...como vc disse em desacelerar na curva, se fizer isso de forma brusca, a reacao da moto será uma, se desacelerar de forma suave, a reacao da moto será outra...seja suave...tudo aquilo que vc fizer de forma brusca, a moto responderá de forma brusca tambem.....

Veja que no filme ele fala muito que uma vez que o acelerador tenha sido aberto na curva, que ele permaneça aberto....desalecerar ou acelerar no meio da curva, a moto terá reações que tirarão vc do traçado ideal, ou te levará para o chão....Nao tem erro, abre o acelerador antes da curva, mantenha ele aberto e vai deitando a moto suave, vc vai ver que a moto vai fazer o traçado perfeito sozinha, sem estresse...


Última edição por R-Carril em Seg 30 Abr 2012, 21:40, editado 5 vez(es)
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Mensagem por R-Carril Dom 29 Abr 2012, 23:47

Como vc falou que tem maiores dificuldades em curvas de alta, na minha opinião, em curvas de alta vc deve sair menos da moto, não se faz necessário usar pêndulo em curvas de alta...há controvérsias, vejo muita gente pendurada na moto em curvas de alta, mas eu acho que Nao é necessário...eu faço curvas de alta grudado no tanque, com o peso do corpo na pedaleira, somente usando o contra esterço...a moto vai sozinha...vc consegue deitar e levantar a moto somente no contra esterço...pratique e verás..

Se vc aprimorar e dominar a técnica do contra esterço, vc verá que pilotar parecerá um video game, vc controla a trajetória da moto todinha pelo contra esterço...essa é uma técnica que ajuda muito em curvas e vale muito a pena pratica-lá..


Última edição por R-Carril em Seg 30 Abr 2012, 21:43, editado 1 vez(es)
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Mensagem por x_x SRAD Seg 30 Abr 2012, 10:46

A velocidade ideal vc vai encontrar ao fazer a mesma curva diversas vezes com velocidades diferentes e sentindo os sinais que a moto passa, o ideal como os amigos disseram é não desacelerar no meio da curva, se fizer isso, q seja bem de leve, sem desaceleração brusca, pode dar um freadinha de leve no freio traseiro tbm q não levanta a moto. da uma olhada nestas matérias de pilotagem, essa é a 1, ja tem 6 postadas, faça busca com a palavra pilotagem q vc acha todas, a diferença estre elas esta no numero final ex: Mat 1, Mat 2

https://www.suzukionline.org/t18796-pilotagem-materia-da-motociclismo-mat-1?highlight=pilotagem

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Mensagem por Last_Warrior Ter 01 maio 2012, 01:47

Bem, não sou especialista no assunto, mas é lógico que a estrutura foi feita para ter uma certa maleabilidade, nada é 100% rígido e nem pode ser, tem que ter algum grau de deformação programada, não pode ser 100% "molenga" nem 100% rígido, tem que haver algum grau de movimentação, imagino.

Porém, como foi dito, a sensação que vc sente provavelmente deve ser o trabalho da suspensão e das forças de atuação como a força centrífuga principalmente...

Pode ficar tranquilo porque a estrutura das SS foi projetada para ser muito resistente!

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Mensagem por juninho prudente Ter 01 maio 2012, 08:44

ontem eu coloquei em teste por ter uma necessidade !! e fiquei feliz com o resultado da dica que o colega x-xsrad comentou ,eu entrei em uma curva a 120km e ela acho que era para ser feita a 80km então eu usei o freio traseiro coloquei uma certa força e ela não levantou e consegui seguir o traçado , uma coisa que eu percebi , e que me falta um pouco de coragem para baixar mais a moto , meus pneus come ate as laterais; mais , ainda não cheguei curvar ate o limite maximo de inclinação da moto que seria ate tocar o joelho no chão !!!
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Mensagem por Luiz_Direito Ter 01 maio 2012, 16:53

Cara, perigoso seria se ele não torcesse!
A torção é necessária e o que me estranha é vc estar fazendo tamanha força!
É nos braços que vc faz força, se sim tá errado!
O Contra esterço da conta do serviço e a força nas curvas deve ser basicamente nas pernas, para que os braços fiquem relaxados e não dêem feedback na direção o que "estressaria" a moto.
Talvez vc não esteja fazendo força no guidão para curvar e sim para segurar devido a tensão de estar desacostumado a andar rápido como tem andado, é isso? Ou vc já anda há muito tempo?
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Mensagem por juninho prudente Ter 01 maio 2012, 17:05

Luiz_Direito escreveu:Cara, perigoso seria se ele não torcesse!
A torção é necessária e o que me estranha é vc estar fazendo tamanha força!
É nos braços que vc faz força, se sim tá errado!
O Contra esterço da conta do serviço e a força nas curvas deve ser basicamente nas pernas, para que os braços fiquem relaxados e não dêem feedback na direção o que "estressaria" a moto.
Talvez vc não esteja fazendo força no guidão para curvar e sim para segurar devido a tensão de estar desacostumado a andar rápido como tem andado, é isso? Ou vc já anda há muito tempo?
' eu ando ja faz 6 anos , so que e mais retão aqui em minha região , curvas eu pego quando saimos em comboio para uma tocada em nossa região , ai que vem os problemas , eu vou em velocidade de cruzeiro , mas as vezes estradas mal sinalizadas damos de frente com uma curva a 180km 200km ! sendo que a curva e para 120km , ai vemos a diferença de pilotagem ! quando entro nessa curva deito a moto , mas no meio da curva as vezes percebo a moto escapando ! abrindo ! tento manter a calma , mas ja passei reto em um ocasião , nada grave mas foi traumatico !por isso penso em todos sos recursos possiveis para estar confiante numa situação como essa ,eu vi vc falando dos caras la do serra azul , os caras fazem curvas a 326km coisa para mim impossivel ! ate em reta !!
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Mensagem por Luiz_Direito Ter 01 maio 2012, 17:17

326 é mentira, pois essas motos dão no máximo 308 real!
Aqui em Brasília fazemos curvas de 280, 290 , mas velocidade é uma coisa que vem com o tempo e conhecimento da estrada, pois numa semana vc faz a curva e vê que dá pra ir mais rápido e na outra vc já faz mais rápido, até que sem olhar vc está fazendo a 280 290 e só se dá conta quando vê a filmagem na GOPRO!
Contra esterço é o que vc deve fazer, mas pelo jeito acho que vc está precisando disso:

http://minus.com/mfRdCMIQv/3

Leia e consulte 10 vezes igual eu faço, pois a cada lida é um aprendizado novo!
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Mensagem por Last_Warrior Ter 01 maio 2012, 21:01

A velocidade realmente no máximo 308 de real mas é bom lembrar que quase todo velocímetro marca a mais... Acho que ele quis dizer 326 no velocímetro, se calcularmos 10% de erro, daria 290 e alguma coisa de velocidade real...

Mas voltando ao assunto, o colega acima disse tudo... Como não entendo nada de pilotagem, deixo essa parte para os experientes.

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Mensagem por Luiz_Direito Ter 01 maio 2012, 21:13

Quanto ao velocímetro: Não marca mais do que 299, nenhum deles, pois existe uma lei na Europa , se não me engano, que determina isso!
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Mensagem por juninho prudente Ter 01 maio 2012, 21:14

ele diz que foi medido no gps !
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Mensagem por Luiz_Direito Ter 01 maio 2012, 21:19

Então o GPS dele foi comprado no paraguai, pois só sendo hayabusa para dar isso!
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Mensagem por juninho prudente Ter 01 maio 2012, 21:22

no caso ele alega que a coroa e menor ,eo pinhão maior e tal , transmição dele e de outra medida , tanto que a moto dele da 199 em primeira , e nos que temos srad 1000 sabemos que ela da apenas 168 em primeira ,
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Mensagem por Luiz_Direito Ter 01 maio 2012, 21:25

Nesse caso me quebra as pernas mesmo! Pode ser verdade!
Não tinha pensado nessa possibilidade!
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Mensagem por minholi Qua 02 maio 2012, 00:55

juninho prudente escreveu:os caras fazem curvas a 326km coisa para mim impossivel ! ate em reta !!
Por isso que eu evito ao máximo esse tipo de conversa. Primeiro porque cada um tem um limite e se não está competindo (lugar disso é autodromo) a única preocupação é, ou deveria ser, o aperfeiçoamento da técnica. Segundo porque muita gente tem problemas psicológicos e precisa desse tipo de auto-afirmação, muitas vezes mentirosa, que é perigosa e causa muitos acidentes, inclusive fatais.

Pilote pra você, não dê ouvidos a provocações, faça uma introspecção ao pilotar e vá mentalmente se programando para executar os movimentos e tomar as decisões. O caminho para qualquer aperfeiçoamento não está em imitar os outros, a menos que para fins de inspiração ou exemplo, mas sim está em lapidar a si próprio.
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Mensagem por Luiz_Direito Qua 02 maio 2012, 08:32

Concordo, Minholi!
O perigo na estrada é sempre o cara novo que anda com o grupo e quer "mostrar serviço', pois muitas vezes acaba fazendo além do que pode e expondo todos a riscos e sustos!
Aqui tem uma rodovia que o pessoal denomina como passeio do Jerivá, pois leva a uma lanchonete com este nome! É só questão de coragem e treino para andar na frente, pois não exige muita técnica. Muitos andam bem e ao chegar no autódromo achando que irão fazer bonito acabam se frustrando, pois o autódromo sim exige a técnica apurada, diferente do Jerivá onde é só enrolar o cabo e fazer as curvas a toda! Portanto como o Minholi disse, cada um em seu ritmo e não vá dar um passo maior que a perna, pois corre o risco de se machucar e ainda temos muito tempo para aprender tudo, só não se afobar!
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Mensagem por juninho prudente Qua 02 maio 2012, 08:58

concordo com vcs ! por isso quando ando em comboio nunca puxo a fila , e nem fico por ultimo , sempre fico entre o 3 e 6 lugar , para evitar problemas , sempre observando quem vai a frente , a que velocidade os caras entram nas curvas etc , mas nem sempre a velocidade que os caras entram nas curvas e seguram o traçado , da para mim fazer o mesmo , por isso a troca de informação com vcs que tem mais experiencia ! e quanto ao gp jeriva , eu vi alguns videos , no you tube , lugar de curvas de alta , tocadas fortes gostaria de ir um dia ai , mas tambem vi que tem uma curva ai que ja levou 17 em 6 meses !!! segundo informaçoes em depoimento ! ( isaac , fabão etc )
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Mensagem por R-Carril Dom 06 maio 2012, 23:24

Luiz_Direito escreveu:Aqui tem uma rodovia que o pessoal denomina como passeio do Jerivá, pois leva a uma lanchonete com este nome! É só questão de coragem e treino para andar na frente, pois não exige muita técnica. Muitos andam bem e ao chegar no autódromo achando que irão fazer bonito acabam se frustrando, pois o autódromo sim exige a técnica apurada, diferente do Jerivá onde é só enrolar o cabo e fazer as curvas a toda!

Um videozinho para ilustrar o que pode acontecer no passeio do Jerivá, ao enrolar o cabo e fazer as curvas a toda...rs:

https://www.youtube.com/watch?v=F0yeS6RE2p8&feature=youtube_gdata_player


Última edição por R-Carril em Ter 08 maio 2012, 21:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Jimmy Keller Dom 06 maio 2012, 23:40

O Carril já disse tudo, dispensa qualquer outro comentário.
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