Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com relação a embreagem

2 participantes

Ir para baixo

Mensagem Dúvida com relação a embreagem

Mensagem por delphiman Qua 14 Jul 2010, 19:25

Boa noite galera, tudo bem?
Gostaria de tirar uma pequena dúvida com relação a embreagem e confirmar algumas teorias.

Eu tenho uma Suzuki GSX 750 F 94/94, em perfeito estado de manutenção. Gostaria de saber o seguinte, qual a regulagem ideal para o acionamento da embreagem?

O manual da Suzuki e de outras motos, sugere uma folga medida na extremidade do manete de 10 a 15mm. Essa folga deixa a embreagem bem alta. Com certeza é uma recomendação interessante visto que deixa o manete com um curso maior de acionamento, permitindo um maior espaçamento dos discos no momento da troca de marchas. O detalhe é que essa configuração gera desconforto no acionamento das marchas, visto que é necessário exercer mais força no manete.

Em uma F que tive, uma 2002, vi que foi feita uma regulagem no acionador (lateral do motor) de forma que pudesse ser colocada uma folga maior no manete. Desta forma, foi feita um "contrapeso", onde tirou-se a folga de um lugar e colocou-se no outro. Essa configuração deixava o acionamento da embreagem muito macio e tranquilo.

Minhas dúvidas são as seguintes amigos.

1) Alguém já fez essa configuração na regulagem de sua embreagem?
2) Que folga mais ou menos vocês utilizam em suas motos?
3) Gostaria de saber se caso vocês já ouviram falar no seguinte teste para saber se a embreagem está ok.

3.1) Colocar a moto no cavalete central similar;
3.2) Deixar a moto em ponto neutro e ligar a moto (a roda traseira não pode girar)
3.3) Pressionar a embreagem e engatar a primeira marcha. Neste ponto, com a embreagem totalmente acionada a roda traseira não pode girar. Caso gire, há alguma falha no conjunto.

Não sei se é verídico tal teste. Fiz com a minha moto este teste, e no ítem 3.3 a roda traseira girava mesmo com o total acionamento da embreagem.

Seria isso amigos. A título de informação. Na minha moto, utilizo uma folga na embreagem de 10 a 20mm. Neste caso a embreagem está alta.
Fiz um teste e regulei ela com um pouco mais de folga, no caso 30mm (3cm) ficou melhor, porém voltei ao normal pois até o momento não tive um esclarecimento se dá pra usar uma medida maior de folga sem ocasionar problemas ou não. Com a configuração atual, está tudo ok, o problema é mesmo o conforto, com o tempo fica meio pesado o acionamento e a mão cansa. Outro detalhe é quem em velocidades mais baixas fica um pouco ruim de rodar.

O objetivo amigos é chegar num meio termo, ou seja, conforto sem prejudicar o conjunto de embreagem.


Aguardo a resposta os amigos e mecânicos de plantão.

[]'s
Delphiman.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Dúvida com relação a embreagem

Mensagem por Deanzaumm Sáb 17 Jul 2010, 19:48

A minha deixo em uma regulagem que sinto-me confortável.

Para testá-la, com a moto paradona mesmo no pezinho, deixo em ponto morto e vou apertando lentamente a embreagem... quando ouço um barulho que imagino ser o acionamento interno de liberação para acionar a marcha, sei que é o local em que ela está ativando.

Na minha deixo uma folga boa... para não correr o risco de mal estar tocando nela e já estar acionando, o que ocasiona a queima da embreagem.

No mais, passo as marchas sem acionar a embreagem... e enquanto os outros estão apertando a embreagem... eu já vou é longe!

Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Dúvida com relação a embreagem

Mensagem por delphiman Sáb 17 Jul 2010, 21:42

Olá amigo Deanzaumm, obrigado pela sua dica.
Também configurei a minha para ter uma folga confortável também e segura. O manete não ficou nem muito baixo nem muito alto. Ficou excelente.
A dúvida era se era extremamente necessário deixá-la alta, mas depois de um contato com a Suzuki (Montadora), me orientaram que não há problema em deixar uma folga maior, desde que não deixe a embreagem muito baixa.

Um grande abraço e obrigado.

Delphiman
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Dúvida com relação a embreagem

Mensagem por Deanzaumm Sáb 17 Jul 2010, 21:59

Isso mesmo, se você não tiver com problemas para engatar a marcha, acho que não há problema ficar baixa.

A minha fica adequada para minha forma de pilotagem, assim como os freios traseiros (gosto deles mais baixos)... calibração dos pneus para uso diário.... tudo tem que ser um misto do recomendado para não causar danos ou te expor à riscos e uma forma de pilotagem confortável e de respostas rápidas.

Não adianta nada estar em conformidade com o manual (um padrão) e na hora que você precisar ter uma resposta rápida... não tê-la.

Mas espere um pouco mais que logo aparecerão os mais experientes aqui... eu ainda sou café com leite. Só tenho 2 aninhos de idade nesse assunto. Razz
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Dúvida com relação a embreagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos