Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

+13
artur
Carlos Mello
rtsantanna
Guto
R-Carril
RAlves
Bisteka
Gil Costa RJ
MATHIAS
JoHnny
ari
Luiz - GEMA
Reis
17 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Mensagem O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Reis Qua 13 Jan 2010, 13:21

Relembrando a primeira mensagem :

Amigos,

Todos já passamos por isso... A situação é clássica: você vem andando tranquilo com a sua moto só curtindo as curvas. Derrepente você entra numa curva e na entrada você descobre que ela é mais fechada do que você imaginava. Ou então ela fecha mais no meio... Os motivos para isso ocorrer normalmente são: curvas mau projetadas e erro do motociclista.

E aí? Neste caso, o que fazer?

Bom, isso aconteceu comigo neste último fim de semana. Eu (Srad 1000) e um companheiro (600 RR) estávamos voltando de Tiradentes numa estrada excelente em termos de pavimento e curvas. Ele estava na frente e eu, uns 30 metros atrás. Ele entrou na curva e eu, como sempre, entrei no mesmo ritmo. Na entrada, quando eu estava deitando a moto já vi que nem eu, nem ele faríamos a curva. Que sensação ruim!!!!! hehehe

Cada um de nós administrou a situação de forma diferente e ambos fizemos a curva sem grandes problemas. Como fizemos? O Luís (600 RR) levantou a moto, alicatou o freio, soltou o freio e deitou a moto denovo para fazer a curva. Eu havia lido bastante sobre esse tipo de erro e a partir dessas leituras me preparei para lidar com essa situação da seguinte forma: contra-esterçar para deitar mais ainda a moto e fazer a curva. Ou seja, nada de freio. Foi isso que eu fiz e graças a Deus também saí da curva. No meu caso, eu nem invadi a contra-mão... Acho que vale lembrar que no meu caso, como estou com moto nova, eu estou acompanhando o quanto estou usando meus pneus nas curvas. Me impressionou o fato de que ao contrário do que ocorria na Hornet, na Srad, ao final das viagens, sempre fica mais de 1 cm de banda de rodagem sem se desgastar antes de chegar no limite de inclinação do pneus. O que significa que a moto pode deitar muito mais ainda. Isso é claro, falando numa situação de emergência.

Bom, mas aí vem a pergunta? Quem agiu melhor? Quem lidou com a situação com mais segurança? Acho que vale lembrar que a 600 RR é uma moto mais manobrável que a GSX-R 1000 e talvez eu não consguisse fazer a manobra que ele fez com a mesma rapidez e segurança que ele fez. O que vocês acham? Como vocês lidam com esse tipo de situação?

Abraços.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por xander Sex 15 Jan 2010, 19:56

como ainda estou aprendendo fazer curvas fico premeditando a mandobra. Mais ou menos como o R-carril falou, fico conversando comigo e dizendo...freia...reduz...posiciona a moto para pegar a tangente..olha pra saida da curva...posiciona o corpo e faz a curva....e vai....
sempre faço isso pois acho que com o tempo isso fica mais automático.

Li bastante sobre tecnicas de fazer curvas, mas o que me ajudou pra caramba, até em situações em que vi que tinha errado um pouco na curva...foi assistir várias vezes esse filme, que acho que já postaram aqui

https://www.youtube.com/watch?v=D3lghutLlwc (parte1)
e
https://www.youtube.com/watch?v=HQ7psbdSFeg&feature=related (parte 2)

não senti confiança em contra esterçar a bandit...fiz isso umas duas o três vezes com a twister...a moto deitou legal..
xander
xander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Convidad Sex 15 Jan 2010, 20:32

Eu tb já li muito sobre isso , e já tive oportunidade de fazer as 2 coisas, ao entrar com excesso de vontade em curva cega. Seguem os resultados :

1 - Acionar o freio dianteiro : Fiz 2 vezes , perdi a trajetória e usei a contra-mão da pista

2 - Soltar o acelerador e dar uma pisadinha no freio traseiro (eu já havia lido que faz a moto deitar um pouco mais, mas tem q ser com uidado pra não travar) : Funcionou corretamente , e não perdi a trajetória.

Já escorreguei algumas vezes com a roda traseira e batendo o pé no chão (no reflexo) eu mesmo apenas na aceleração a moto recuperou.

Conclusão : Quando entro em curvas agora eu tiro a mão do freio dianteiro totalmente. Frei forte antes e depois pego no acelerador com todos os dedos, pra não correr o risco de usar o freio no susto e fazer as cagadas da opção 1.

Testei nas B6, B12 e na FZ6, com os mesmos resultados

Abraço..hehe

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Velcy Izolan Seg 18 Jan 2010, 23:39

O que eu ia fazer, juntar a moto, alguém me levaria prum hospital ou cemit... é brincadeira, só pra descontrair com tanta dica, alguma procedem, outras... nunca fiz curso de pilotagem, só andando mesmo e nunca caí, e faço curvas sem medo, tem alguma verdade no "jogar" o peso mais pra frente e abrir o joelho sim. O pneu da VS tá quase limpinho da cera, falta só 6 a 8 mm pra serar (será que tá no limite da "deitada)?
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Marco Gixxer-750 Ter 19 Jan 2010, 08:34

xander escreveu:
https://www.youtube.com/watch?v=D3lghutLlwc (parte1)
e
https://www.youtube.com/watch?v=HQ7psbdSFeg&feature=related (parte 2)

..



...pow, muito bom esses vídeos hein.. show de bola, conhecimento nunca é demais.
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos