Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

+7
Robertpsantos
Piccine
ThePhantas
Elton
Berlindo
NERO
Geraldo Junior - B12
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por Geraldo Junior - B12 Dom 01 Nov 2009, 13:30

Relembrando a primeira mensagem :

Amigos mais experientes, adiquiri minha B12 dia 27/10 tirei da caixa, logo no primeiro dia quando estacionei a maquina para admirar, começou a vazar pelo suspiro um liquido verde creio que seja do radiador, e tem se repetido por varias vezes e estou preocupado com o nivel da agua do reservatório esta baixo, a ventoinha dispara normalmente, pergunto isso é normal ??? Como devo proceder ??

Abraços,
Geraldo Junior - B12
Geraldo Junior - B12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 20/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por delphiman Qua 24 Out 2018, 19:20

Buenas Berlindo, tudo certinho?

As tampas originais para modelos de menor cilindrada como Ninja 250 e cia, estão no mesmo valor ou similar da Suzuki. De R$ 180,00 a R$220,00.

Quando eu peguei a Bandit, eu mesmo fiz uma revisão nela e fiz todo o procedimento de troca de fluídos. Troquei o fluído de arrefecimento, limpei o sistema, tirada de ar, tudo certinho. Após alguns dias de uso, começou a vazar pelo respiro. Troquei a tampa, por esta Tanclick que é para Ford Ranger e outros modelos. Durou alguns dias sem vazar nada. Troquei novamente em garantia (peguei numa auto peças aqui na cidade). Daí durou 95 dias.

Após a troca do fluído de arrefecimento, apenas fiz a troca das tampas. O bocal está 100%, me atentei também a este detalhe.

A questão de teste de pressão no sistema eu não cheguei a fazer e acredito que aqui na concessionará Suzuki que temos na região ou até em oficina independente, ninguém tenha o equipamento pra isso. Vão na tentativa erro mesmo.

Eu acredito que não há nenhum vazamento, pois com o uso mais intenso, apareceria em algum local. Na Bandit é bem fácil de ver todas as mangueiras e radiador, então penso que esteja tudo OK.

Acredito que seja a tampa mesmo.

Estava vendo a marca Florio. No caso com mesmo êmbolo e pressão de 1.1 bar, similar e compatível com as motos japonesas. Acho que vou arriscar mais uma vez e comprar uma outra tampa. Essa custa R$ 18,00. Parece de ótima qualidade.

Agradecido pelo help Berlindo.

Abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por aborgescoutinho Qua 24 Out 2018, 19:32

eita suzuki q joga liquido d arrefecimento e queima retificador... melhor pegar honda q só canta o freio hein
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por delphiman Qua 24 Out 2018, 19:36

Pois é Aborges. A Bandit é ótima, só tem esses detalhes chatos que não ficam 100%.

Me diga uma coisa Aborges, não tenho 100% de certeza agora, mas você comentou em um post que tirou uma das mangueiras do sistema que leva água ao reservatório de expansão. Correto?

Você poderia comentar sobre o caso?
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por aborgescoutinho Qua 24 Out 2018, 19:51

ah a postagem ta aqui ainda.. pode tirar aquele monte d mangueira lá.. o engenheiro da suzuki tinha tomado uns saques a mais qdo projetou aquilo.. só ir no final da página

https://www.suzukionline.org/t9948p25-lquido-de-refrigerao-abaixando-bandit-650s-09
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por delphiman Qua 24 Out 2018, 20:28

Beleza, esse post mesmo... inclusive comecei a reler ele e eu tinha participado da conversa. rsrsrs. Cabeça tá esquecida...

Me diga uma coisa, você está ainda com a Bandit certo? Continua com este procedimento realizado? Teve algum efeito colateral? Falando bem a verdade e comparando com outras motos, realmente não faz ter aquela mangueira que você comentou que retirou. Pois em caso de problema na tampa, o reservatório de expansão vai encher e aí sim sair pelo ladrão. Talvez seja uma saída alternativa que só gera problemas.

Mas se você já fez e funciona perfeitamente acredito que está tudo certo. É que pelas minhas contas já vai ser a quarta tampa a ser trocada. Realmente não está certo, deve ter algum detalhe neste esquema de mangueiras que fica enchendo o saco.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por aborgescoutinho Qui 25 Out 2018, 09:37

ah nao deu problema nenhum nao.. vendi a bandit em janeiro e peguei a hornet... Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Hornet10
mas pode retirar a mangueira sim sem medo
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por delphiman Qui 25 Out 2018, 10:19

Obrigado pelo retorno Aborges... vou verificar essa questão.
Abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por Berlindo Qui 25 Out 2018, 13:53

Entendi delphiman, que estranho.

Cara o aparelho para pressurizar é muio simples, um manometro e uma bomba de pressão geralmente manual. Qquer oficina boa tem! Acho q vale viu.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por Charger Sáb 27 Out 2018, 19:28

Acho desnecessario culpar a Suzuki por uma tampa não resistir dez anos, mais desnecessário ainda mexer no sistema original quando o problema é somente uma tampa de radiador.
Considero caro uma tampa tb, 220 por algo que poderia muito bem custar 50 reais, mas se analisar que dura dez anos sem ter dor de cabeça.....
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por delphiman Sáb 27 Out 2018, 21:53

Buenas nobres Berlindo e Charger.

Vamos aos fatos brothers. Separei em partes o texto, pois o objetivo é ajudar mais colegas que tenham a mesma situação.

Parte 1:

No caso da Bandit com refrigeração líquida, em sua grande maioria, o problema não é exatamente a tampa, e sim o sistema de respiro auxiliar para expelir fluído de arrefecimento.

É o seguinte, no bocal onde vai a tampa de pressão do sistema de arrefecimento da Bandit há uma saída que é ligada ao reservatório de expansão. No projeto original, a mangueira sai do bocal e é ligada a um "Y". Desse "Y" uma mangueira é ligada no reservatório de expansão e outra ponta se liga a mangueira de dreno. Na saída "ladrão" do reservatório de expansão, sai outra mangueira que se liga uma conexão que sai no mesmo local do dreno.

Quando a moto aquece o líquido vai expandir e é normal que o reservatório de expansão suba seu nível um pouco. Até aí tudo bem. O problema é que ao parar a moto, o efeito de expansão começa a expelir líquido pela mangueira auxiliar.

Qual o objetivo disso? Nenhum. Talvez tenha sido uma medida extra de segurança, mas que no fim das contas gera um indício falso de problemas.

Parte 2:

A solução comentada pelo colega Aborges, onde são removidas e religadas as mangueiras é um procedimento adequado e formalizado. Entrei em contato com uma autorizada aqui na região e inclusive com o saudoso Madeira, da Madeira Performance. Ambos confirmaram que o procedimento é adequado e pode ser usado.

Parte 3:

Se vocês olharem na Srad, Fazer 600, R6 ou qualquer outra moto, não existe esse esquema auxiliar. Pelo seguinte, se a tampa tiver problemas ou quem sabe um problema de junta de cabeçote (esse também aumenta a pressão do sistema e expele água). A água vai encher o reservatório de expansão até o limite e sair pelo ladrão. Como tem que ser. Essa mangueira auxiliar na Bandit, em suma não tem muita utilidade a não ser expelir água e fazer você acreditar que tem problemas. Porque se realmente tiver problemas, o reservatório de expansão vai encher e vazará água, aí será notado o problema de verdade.

Parte 4:

Por desencargo de consciência, eu peguei a tampa de pressão que tenho em minha Bandit. Fui até uma oficina automotiva de minha confiança e lá eles tinham o pressurizador. Medi a pressão da tampa segundo o manual de serviço da Bandit, ou seja, aplicar a pressão de 17 psi e verificar se a pressão é mantida por 10 segundos ou mais. A pressão foi mantida por 20 segundos e começou a baixar um pouco. Ou seja, a tampa estava em perfeito estado, porém sempre após usar a moto, estavam lá duas ou três gotas de água no chão.

Informação adicional:

Eu tinha guardado a tampa de pressão original da Bandit, tinha sido trocada recentemente antes de eu adquiri-la. Fiz os testes de pressão e também estava funcionando normal. Ou seja, mesmo com a tampa original, ela também expelia o fluído.
Daí vocês imaginem se eu vou lá na concessionária e adquiro uma tampa de 220 reais e o problema continua, ia ser uma maravilha. Estou usando a Tanclick e se der defeito coloco a original novamente. Por isso é muito importante medir a pressão nobres, antes de sair trocando a tampa.

Parte 5:

O valor da tampa da Suzuki, no caso os R$ 220,00 são um absurdo. O detalhe é que se temos produtos nacionais de qualidade e que atendem a especificação, porque não usar? Dá pra comprar umas 10 tampas da Tanclick com esse valor.

Parte 6:

Baseado nisso, retirei as mangueiras auxiliares de dreno da Bandit e fiz um sistema novo, com mangueiras novas (guardei as originais). Fiz todos os testes, ligando a moto até acionar a ventoinha e tudo mais. Tudo perfeito. O líquido no reservatório de expansão, sobe um pouco como tem que ser, e assim que a moto esfria volta ao nível. É assim que tem que ser.

Considerações finais:

Seria isso pessoal, espero ter ajudado. O procedimento é seguro, pode ser realizado e não é uma alteração grotesca do projeto original. É apenas a remoção de um esquema auxiliar, na minha opinião, inútil.


Última edição por delphiman em Sáb 27 Out 2018, 21:57, editado 1 vez(es)
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por aborgescoutinho Sáb 27 Out 2018, 21:55

Mas o problema não é a tampa.. Não precisa retirar nenhuma mangueira, mas é fundamental montar como esta no manual dr serviços, ela precisa da posição correta pro liquido voltar pro expansão e pro ar sair pelo ladrão.. Cara se não vai culpar a Suzuki vai culpar quem então? A Honda pq a moto da Suzuki não funciona? Se não acertar a posição das mangueiras pode trocar mil tampas... Conclusão, retirando um mangueira o ar mais leve q o liquido vai pro ladrão e o líquido só vai sair qdo encher o expansão... Contudo o ideal mesmo seria uma revisão em todo sistema de refrigeração, teste d vasão, presilhas, ar no sistema, limpar a tampa. Trocaram minha tampa na concessionária e continuou vazando do mesmo jeito, tirei a mangueira e nunca mais vazou, digamos que, optei pelo mais fácil e rápido...
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por delphiman Sáb 27 Out 2018, 22:14

aborgescoutinho escreveu:Mas o problema não é a tampa.. Não precisa retirar nenhuma mangueira, mas é fundamental montar como esta no manual dr serviços, ela precisa da posição correta pro liquido voltar pro expansão e pro ar sair pelo ladrão.. Cara se não vai culpar a Suzuki vai culpar quem então? A Honda pq a moto da Suzuki não funciona? Se não acertar a posição das mangueiras pode trocar mil tampas... Conclusão, retirando um mangueira o ar mais leve q o liquido vai pro ladrão e o líquido só vai sair qdo encher o expansão... Contudo o ideal mesmo seria uma revisão em todo sistema de refrigeração,  teste d vasão, presilhas, ar no sistema, limpar a tampa. Trocaram minha tampa na concessionária e continuou vazando do mesmo jeito, tirei a mangueira e nunca mais vazou, digamos que, optei pelo mais fácil e rápido...

Eu revisei todo o sistema de mangueiras da minha moto antes do procedimento. Conforme vocês podem ver no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1S3YYyTjVn9KKldaXeobRNt3Rpgu17h7X/view?usp=sharing

Item a item, verificando a posição das mangueiras e tudo mais. Mesmo assim, sempre saia um pouco de água. O que me leva a crer com convicção que as mangueiras auxiliares não funcionam como deveria. Se elas tem uma posição correta, deveria ter um molde para passá-las de forma a ficarem sempre iguais.

Mas enfim, realizando o procedimento conforme imagem:

https://drive.google.com/file/d/1wy87CZCmxEEmSl19qOPsqWt9T9ONs1_u/view?usp=sharing

funcionará perfeitamente.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por Berlindo Seg 29 Out 2018, 09:46

Agora eu entendi o lance das mangueiras delphiman.

Vc diz que tem um ladrão na mangueira que vem do radiador pro reservatório de expansão e depois outro dreno do próprio reservatório de expansão, é isso?

Eu acho que isso pode estar ligado com a posição do reservatório de expansão e de alguma maneira aumentar a capacidade de drenagem quando necessário.

Acho também (puro achismos aqui) que a posição das mangueiras influencia muito, pois o vapor que se condensar dentro da mangueira pode vir a ser expelido ao invés de voltar para o reservatório, na ocasião de uma simples mudança de curvatura.

De outro modo, entendo que o nível no radiador e também no reservatório de expansão são importantes para evitar que seja expelido líquido. O nível no bocal inclusive, vai garantir que o sistema se mantenha pressurizado, pois imagino que o dreno fique permanentemente coberto por líquido para que não haja despressurização no sistema.

Mas não vejo problemas no que fez, acho que isso foi pensando para casos extremos de expansão e pode sim acabar tendo efeito auxiliar.

Eu tive uma Bandit 2008/2009 e ela só mijava se eu deixasse o reservatório na marca "FULL" ou acima, no reservatório de expansão. Eu cheguei a trocar o líquido refrigerante uma ou duas vezes e nunca tive problema. O problema da tampa eu vim a ter em uma Daytona 675 e era exatamente sintoma de despressurização: andando tudo OK, parou ferveu mijou. TRocada a tampa (35,00 reais na tampa original vinda do Chile), problema resolvido.

Um ponto importante é a sangria do sistema, havendo parafuso de sangria no bloco na altura da bomba d'agua, isso faz toda a diferença. Estava sentindo minha CBR trabalhando quente demais, troquei o aditivo e não fiz a sangria. Continuou esquentando até 106ºC com mais frequência do que deveria, sangrei a bomba d'agua e voilá, resolvido.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por delphiman Seg 29 Out 2018, 10:05

Olá Berlindo.

Berlindo escreveu:Agora eu entendi o lance das mangueiras delphiman.

Vc diz que tem um ladrão na mangueira que vem do radiador pro reservatório de expansão e depois outro dreno do próprio reservatório de expansão, é isso?

Isso mesmo. Há dois drenos. Um dreno no reservatório de expansão e esse dreno auxiliar que removi. Não é nada grave ou problema de ter duas gotas saindo no respiro ao fim do uso. Mas com o tempo enche o saco, pois na minha opinião, não deveria ocorrer.

Pro amigo ter uma ideia, eu cheguei a deixar o nível de fluído de arrefecimento no mínimo para ver se com a expansão do fluído parava de sair pela saída auxiliar. Mesmo assim, vazava um pouco. Por isso decidi tirar esse dreno auxiliar e deixar somente a saída pelo reservatório de expansão.

Quanto a posição das mangueiras, isso aí eu revirei também. Analisei exatamente como estava no manual de serviço, mas, não resolvia. Como mencionei não era problema da tampa também. Então não tinha mais alternativa.

No caso da Bandit, a tampa  as vezes pode não estar com defeito, mas se a mola apresentar uma leve fadiga, já vai começar a expelir água. Eu havia trocado a tampa e por 90 dias funcionou sem expelir água no sistema original. Passado esse tempo, voltou a expelir. Mas veja que a tampa não tinha problemas, provavelmente, a mola sofreu uma pequena perda de pressão e começou a vazar.

Então a solução é adequada, pois haverá um ladrão para saída do fluído em caso de perda total de pressão da tampa.

Berlindo escreveu: Um ponto importante é a sangria do sistema, havendo parafuso de sangria no bloco na altura da bomba d'agua, isso faz toda a diferença. Estava sentindo minha CBR trabalhando quente demais, troquei o aditivo e não fiz a sangria. Continuou esquentando até 106ºC com mais frequência do que deveria, sangrei a bomba d'agua e voilá, resolvido.

Exato. Na Bandit há o parafuso de sangria na própria bomba d'água. Ele serve tanto para drenar o líquido para as trocas e também para tirar o ar do sistema.
Esse esquema também existe na VStrom e outros modelos Suzuki. Kawasaki também tem. Na Fazer 600 a sangria ocorre meio que "automático", pois na bomba d'água da FZ6 tem um respiro que serve para expelir o ar.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ???? - Página 2 Empty Re: Vazamento do Radiador !!!!!!!!!!!! Noramal ????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos