Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vento muito forte pode causar acidentes?

+17
Swordfire
marcelom-silva
Ralexandre Sorocaba
Pin
Elton
Flávio
IRON MAN
rlriccardi
Alexandre (PENHA)
Old Cezar
frederico_souza
Lopez
Jesus
Wil
Carlão_
Folco
Gil Costa RJ
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Gil Costa RJ Dom 12 Jul 2009, 17:16

Ola pessoal
Pensei bastante se devia por esse tópico, estava com medo de ser mal interpletado. (não quero explorar a desgraça dos outros de forma alguma) mas existe uma questão que pode interessar a todos.

É que acabo de chegar de cabo frio e a uns 5km antes do pedágio da via lagos havia uma motociclista acidentado. A moto parecia uma CBR1000 vermelha mas não deu para ter certeza porque esta bastante despedaçada e o cara também infelizmente!
Bateu de frente em um Honda Civic na curva. Para quem não conhece, a Via Lagos possui duas faixas de rolagem para cada sentido separada apenas por uma faixa dupla amarela continua pintada na pista. Ela não possui nenhuma outra divisão.
Bom nos passamos pelo acidente minutos depois... (ele deve ter ocorrido as 16:00) Nada havia sido tocado ainda, E como disse parecia ser uma CBR1000 vermelha mas tambem podia ser uma R1.
O fato aqui é alertar sobre o vento. Estava tremendamente forte e eu acredito que pode ter sido a causa do acidente. Acredito nisso porque eu mesmo tive vários problemas com o vento, sendo que estavamos a uns 100km e para quem estava a mais do que 100 deveria representar perigo maior.

Claro exsite a possibilidade dele ter errado a curva (não era tão dificil assim, mas sempre existe), existe até a possibilidade do Honda ter vindo para o lado dele, mas a pergunta seria:
Então para o pessoal mais experiente ai, é possivel que tenha sido o vento forte?

Sds Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Folco Dom 12 Jul 2009, 18:44

GilCosta_RJ,

Brother, nao importa a motoca e nem a sua cilindrada, eu presenciei tres acidentes na minha frente voltando do trabalho (Vale do Paraiba) para casa (Sampa) pela Rod. Ayrton Senna e velho, quase fui para o chão, depois deste dia, eu paro a motoca e fico esperando passar a ventania e neste caso foi com chuva.

Eu estava de Yamaha Fazer 250ie e as motos foram Titan 150, Twister 250 e Virago 250.

Numa outra ocasião, vi um falcon e tirou ele da faixa e foi para o chão nas proximidades de guarulhos, aeroporto internacional.

Abraço, Folco
Folco
Folco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Carlão_ Dom 12 Jul 2009, 19:37

Se de carro eu sinto o vento lateral imagina de moto...
Carlão_
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Wil Dom 12 Jul 2009, 19:46

vento lateral derruba moto sim e quanto menor a motoka, ou seja mais leve, mais fácil, com velocidade pior ainda.....não é atoa que existem aquelas placas de advertencia (amarelas) A-44, vc conhece??

Vento muito forte pode causar acidentes? A-44
Wil
Wil
Participante
Participante

Data de inscrição : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Gil Costa RJ Dom 12 Jul 2009, 20:00

Fala Will
Confesso que não conhecia! De qualquer forma lá não tem até porque o vento de hoje foi alto excepcional e realmente muito forte.
Acredito que tenha sido o vendo que fez o kra errar a curva e ir parar do outro lado!
infelizmente...
Mas com certeza o vento faz muito diferença...a Minha Bandit tem 215k e o vento brincava comigo... Nas curvas então quando levava aquelas rajadas era facil errar a saida da curva... Só que nos fizemos o correto e tiramos a mão...
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Gil Costa RJ Dom 12 Jul 2009, 20:02

É falco e Carlão... com certeza o bicho pega mesmo... Imagina as CBR tem quase mesmo peso da fazer250 não tem muito diferença....
De qualquer forma é como o Carlão falou... Se carro dá para sentir...
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Jesus Dom 12 Jul 2009, 22:21

Folco escreveu:GilCosta_RJ,

eu paro a motoca e fico esperando passar a ventania

Em caso de ventos moderados a fortes a recomendação é essa: parar e aguardar.
Os ventos em rajada são imprevisiveis e podem virar até um carro quanto mais uma moto.
Jesus
Jesus
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Lopez Dom 12 Jul 2009, 23:15

Caros amigos, assim como a chuva, o vento é um fator relevante para se ter cuidado. Tal adversidade é precursora sim de arrasto. Em muitas de minhas viagens tive diferentes experiências com vento. Ventos mais fortes ocorrem geralmente em partes da estrada onde há um grande descampado. Nestes trechos se faz mister redobrar a atenção, diminuir a velocidade e talvez uma das mais importantes precauções: nâo ultrapassar caminhões, carretas, treminhões ignorando um limite minimo de distância de segurança, que seria uma (1) faixa entre a moto e o veiculo a ser ultrapassado. O vão entre os eixos destes veiculos formam um caminho de escape do vento antes interrompido pelo tamanho do veiculo. O contrario do que se pensa, a moto nao é sugada para dentro do eixo do caminhão, ela é arrastada pelo vento que passa por aquele caminho.
Portanto, muita cautela ao pilotar em rodovias em meio a ventos fortes.
Lopez
Lopez
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 16/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por frederico_souza Dom 12 Jul 2009, 23:56

Tanto é que no manual Suzuki a gente é advertido contra vento.
frederico_souza
frederico_souza
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Old Cezar Seg 13 Jul 2009, 00:52

Realmente é extremamente perigoso ultrapassar veículos grandes nesta condições.

Assim como tambem é perigoso rodar em pista simples muito proximo a faixa central, o vento lateral te empurra para um lado e o deslocamento de ar de um caminhão grande joga voçe para o outro.
Old Cezar
Old Cezar
Participante
Participante

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 13/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Alexandre (PENHA) Seg 13 Jul 2009, 08:55

O vento já me empurrou de uma faixa p/ outra na Raposo quando eu voltava da facul, com minha super potente YBR.
Nessa mesma noite, duas motos rasparam a mureta da pista ao serem sopradas pela ventania. Realmente o vento pode ser muito perigoso.
Alexandre (PENHA)
Alexandre (PENHA)
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por rlriccardi Seg 13 Jul 2009, 09:12

Já tive a oportunidade de ser surpreendido por rajadas muito fortes de vento...

Foi na "Freeway" (BR-290)...uma rodovida que conta com 3 pistas para cada sentido, separada por um valo de uns 6 metros de largura...que liga Porto Alegre ao Litoral...

No meu caso eu voltava para Porto Alegre e, na primeira "lufada" de vento, saí da pista 1 (esquerda) para a pista 3 (direita), mesmo pendulando desesperadamente para o lado contrário...e olha que não sou peso pena não!

Depois dessa nunca mais encarei mais ventos rodando.

Havendo sinal de ventos muito fortes...reconheço que não tenho mais coragem de seguir pilotando...

A moto cria vida própria...fica incontrolável...

Abraços...
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Gil Costa RJ Seg 13 Jul 2009, 10:28

Pois é gente!!! é Como o rlriccardi falou abaixo... não consegue mesmo nem pendulando...

Só que nosso amigo rlriccardi, graças a Deus teve a segunda chance e tem gente que infelizmente as condições adversas vem de forma definitiva... São frações de segundos que não voltam mais e sem segunda chance. (bom tem também a galera que ganha a segunda chance e não reconhece...)

Então vamos sempre pensar nisso galera, principalmente o pessoal de tocada mais forte! as condições adversas estão ai a todo momento!

Não vamos confundir medo com senso de auto preservação!


Eu não estou querendo falar aqui do acidente em si, não quero explorar esse lado, mas putz que coisa triste e feia...Minha esposa e a esposa do meu colega ficaram abaladissimas e olha que não paramos, mas como tinha pedaço do kra para todo lado, ficou dificil não ver!


rlriccardi escreveu:Já tive a oportunidade de ser surpreendido por rajadas muito fortes de vento...

Foi na "Freeway" (BR-290)...uma rodovida que conta com 3 pistas para cada sentido, separada por um valo de uns 6 metros de largura...que liga Porto Alegre ao Litoral...

No meu caso eu voltava para Porto Alegre e, na primeira "lufada" de vento, saí da pista 1 (esquerda) para a pista 3 (direita), mesmo pendulando desesperadamente para o lado contrário...e olha que não sou peso pena não!

Depois dessa nunca mais encarei mais ventos rodando.

Havendo sinal de ventos muito fortes...reconheço que não tenho mais coragem de seguir pilotando...

A moto cria vida própria...fica incontrolável...

Abraços...
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Convidad Seg 13 Jul 2009, 10:53

já tomei rajadas que me levaram uma empurraram de uma lado pro outro da pista.. certamente poderia derrubar alguem.


Meu primo já presenciou um cara numa biz ir pro chão ao ultrapassar uma carreta, só com a turbulência que a carreta faz.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Jesus Seg 13 Jul 2009, 11:29

Olha o que aconteceu com as Ducatis...

Vento muito forte pode causar acidentes? Doc431
Jesus
Jesus
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por IRON MAN Seg 13 Jul 2009, 12:09

nestas situacoes fecha a perna no tanque com forca ,fecha os bracos e abaixa a cabeca pra diminuir a arrasto. quanto mais escondido vc ficar na moto melhor pilotar sempre no meio da pista pra ter espaco pra possiveis mudanças de faixa forçadas e boa sorte
IRON MAN
IRON MAN
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Gil Costa RJ Seg 13 Jul 2009, 14:15

Achei informações sobre o acidente em outro forum...
Não sei se é possivel ou não criar links de outros foruns aqui...
Vou postar e, se não puder avisem que retiro.

informações aqui

Realmente o kra errou a curva, conforme relato de quem estava com ele. Se foi pelo vento ou não, será impossivel saber!


Última edição por gilcosta_rj em Seg 13 Jul 2009, 18:08, editado 1 vez(es)
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Flávio Seg 13 Jul 2009, 17:07

Este ano senti este bendito vento por 2 vezes.
Uma delas foi em um dos nossos passeios na Rodovia Ayrton Senna no retorno pra Sampa (amarelei de medo quando fui arrastado e troquei de pista com a ajuda do vento) e o segundo foi a trabalho no Rodoanel do trecho de Campinas-Valinhos (estava de Fazer 250) na chuva e minha moto quase que foi pro chão... Enfim, não sei como evitar. Só tirando a mão do acelerador....
Creio que não há como enfrentar ou desafiar a natureza. Temos que respeitá-la.
Flávio
Flávio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 03/11/2008

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/historia-

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Gil Costa RJ Seg 13 Jul 2009, 18:02

Pois é Flávio... Tirando a mão quase todo mundo chegou em casa.

Nós vinhamos muito perto, menos de 1 minuto teriamos presenciado tudo (o que não aconteceu graças a Deus)...
Agora, nesse minuto, lá no outro forum que botei o link acima, alguem publicou um post que tirou todas as minhas duvidas...
Realmente os kras eram quem penssavamos. Passaram por nós... Correndo muito e grudados um no outro como se fossem caças aéreos (uma distância mínima de 2 metros mais ou menos) mas ...

Esse kra lá do outro tópico também acha que foi mesmo o vento... É o primeiro a falar nisso lá.
Eu acho que foi isso e tirou a trajetoria dele na curva e o jogou na contra-mao!

Para quem nunca viu, ouviu ou sentiu, tai: Vento mata!
Juizo pessoal...
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Elton Seg 13 Jul 2009, 18:41

É Flávio tb já tomei vários sustos mais um pouco a frente na Carvalho Pinto. Tem vários trechos ali com muito vento lateral. E olha que alguns sustos foram de carro, balança bastante.
De motoca não tem muito o que fazer é seguir as dicas do Márcio e rezar!!!!
Outro ponto a se tomar cuidado é em ultrapassagens por caminhões e onibus.... ás vezes parecia que a motoca queria sair do chão. Acontecia muito com a CB500 e a 750F.
Abs,
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Pin Seg 16 Ago 2010, 17:25

Procurei esse topico pra falar que esse fds tomei varios sustos em minha viagem(SP - PASSOS e volta ), todos por causa do fortissimo vento que anda soprando...

De todos os lugares que tomei susto o pior de todos foi o Rodoanel, no trecho SUL. Ao passar pelas pontes tomei um uma rajada que me mandou da pista do meio pra pista da esquerda, cruzei as pontes que são retas fazendo contra esterço, não consegui passar de 90km/h por todo rodoanel...
Hj cedo Tambem tomei muito vento na região de Mocóca, Casa Branca, até Jaguariuna. Terrivel, sem condição de controlar a motoca, Depois de algumas "deslizadas" tensão total no ombros braços e etc, literalmente vc tem que ficar travado esperando o proximo "Bofete" de vento...
Enfim, alguns sustos, a viagem foi mais longa, mas no final tudo deu certo!!!

Daqui pra frente é assim, olho na pista, em tudo em volta e agora tbm nas arvores, copa balançando é sinal de perigo.

Abraços

Boas curvas...




Última edição por Pin em Seg 16 Ago 2010, 17:59, editado 1 vez(es)
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Ralexandre Sorocaba Seg 16 Ago 2010, 17:30

Pra min que sou Magro pra Kassete

Vento é foda...

experiência própria

1,80m 60 kg

Qualquer brisa ter que ser firme no guidão ..kkkk

abraços Vento muito forte pode causar acidentes? 146674
Ralexandre Sorocaba
Ralexandre Sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 04/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Gil Costa RJ Seg 16 Ago 2010, 17:44

É isso ai Pin
Vamos deixando nossas informações e dicas para quem vem e lê o forum...

Naquele dia, consegui segurar meu amigo e viemos 100/110 e com motoka saindo toda hora...
O rapaz que morreu, muito provavelmente não teve desse tipo de dica...

abs Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por marcelom-silva Seg 16 Ago 2010, 19:29

É, em alguns pontos aqui de BSB tbm anda ventando bastante, mas susto mesmo tomei na última sexta, passando a uns 70 km/h por um caminhão bem grande com um pouco de ventania pelo o local ser descampado...o bicho me empurrou da esquerda para a direita da faixa de um jeito q fiquei impressionado, pois quase fui pro mato, e nem tava rápido! Shocked

Credo!
marcelom-silva
marcelom-silva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Swordfire Ter 17 Ago 2010, 00:18

Tava ventando mto sábado indo pra churrasteka...mesmo abaixando no tanque cheguei lá com os braços doendo! Naked eh osso hahahaha
Swordfire
Swordfire
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vento muito forte pode causar acidentes? Empty Re: Vento muito forte pode causar acidentes?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos