Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem da suspensão dianteira Bandits

+37
barra
Bulljr71
NERO
Tio Frei
edgar
MCilas
Joaquim
Daddy
Weksler
ari
Francisco RJ
ROBERTO
Wil
Lost
Alexandre (PENHA)
vytor
Rhomura
Marco
Jefferson
Alexandre
RaFa AgOsT
Folco
J.
WTC
Bohumil
WELL NEW GS500
Fabio Dias
BlackBandit
Marcos (Logan)
Cirew-AudazesMG
eZ
JoHnny
Vinícius Goiano
Marcelobf
Shudo
R_AR_JR
MetalHead
41 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Você já alterou a regulagem da suspensão da sua moto?

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_lcap17%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_rcap 17% 
[ 9 ]
Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_lcap42%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_rcap 42% 
[ 22 ]
Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_lcap10%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_rcap 10% 
[ 5 ]
Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_lcap31%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Vote_rcap 31% 
[ 16 ]
 
Total de votos : 52
 
 

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Ter 31 Mar 2009, 16:26

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal, andei percebendo a dificuldade de alguns donos de Bandit de entender como funciona a regulagem de dureza da suspensão dianteira (pré-carga da mola). Como
consta no manual da Bandit injetada, página 22:

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Img44562fw8

O Parafuso que regula a suspensão vem de fábrica na posição 5. A posição onde a suspensão fica mais MOLE é a posição 1 e a mais DURA é a posição 7.
Ou seja, quanto mais afundado estiver o parafuso, menor a pré-carga da mola. E quanto mais estiver levantado (aparecendo mais risquinhos) maior a pré-carga da mola, portando mais dura ela fica.

Percebi que isso virou uma confusão, tem gente fazendo o contrário. O teste é simples. Acenda o farol da moto iluminando uma parede. Faça uma marquinha de lápis na parede antes de começar a ajustar. Logo em seguida comece a soltar o parafuso (nesse caso, soltar significa ver ele afundar pra dentro) e vc verá o facho do farol subir.

Portanto, quando vc deixa somente um risquinho, a mesa sobe e consequentemente
toda a frente da moto. E se vc levantar o parafuso, aparecendo todos os risquinhos toda frente abaixa, deixando a moto rebaixada com toda a pré-carga da mola no máximo. Assim a mola fica pressionada, tenho menor curso da suspensão, consequentemente mais dura.

Testem nas suas motos!

Abraço


Última edição por MetalHead em Ter 31 Mar 2009, 17:59, editado 1 vez(es)
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo


Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Francisco RJ Sex 10 Abr 2009, 15:43

Bom galera, voltei.


.
.
.
.
.
Saí de casa com a suspensão dianteira conforme está na última foto e........
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Achei que a moto ficou com a frente macia; passei em asfalto um tanto qto irregular, e tive a impressão de que a moto estava com a frente melhor no que se refere a absorção de impactos... vejam bem: me pareceu isso... não sou o dono da verdade.

Eu e o BlackBandit chegamos no ponto de encontro com uma rapaziada que manda bem na pista, que pra completar tinham CBRs 600 e tal, e resolvi regular a suspensão novamente, rodando o ajustador no sentido horário, mesmo pq, ñ tinha outro sentido pra virar... só que não fui até o final no sentido inverso, enterrei o ajustador deixando 2 riscos para fora.




Então, a regulagem passou disso


Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 DSC03198





Para isso


Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 DSC03194





Daí fomos pra pista acompanhar as CBRs 600 e....
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Achei a moto com a frente mais sensível, senti que a suspensão captava mais a realidade do asfalto.

Deu até pra brincar um pouco com o pessoal das SS.



Resumindo:

ACHO EU, que o manual está certo nas suas instruções de regulagem da suspensão dianteira.

Joaquim meu velho, talvez vc esteja certo, sei lá !

Mas essa foi a impressão que tive.

Portanto, desconsiderem meu post na pág. 6.

Tem um cabra aqui do fórum que manja muuuuito, que deve estar é dando é muita risada disso tudo, e ñ disse nada até agora... tá na hora, manda ver !!!




Post editado para correções de digitação em 11/04/09 Às 14:01 hs.


Última edição por Francisco RJ em Sáb 11 Abr 2009, 14:01, editado 1 vez(es)
Francisco RJ
Francisco RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MCilas Sex 10 Abr 2009, 19:55

Galera boa noite.

Achei o tópico sensacional. Além de tirar as dúvidas sobre a suspensão, me tirou uma outra dúvida.

Acho que nosso amigo Metal percebeu a dificuldade dele conversar tranquilamente aqui com o pessoal do fórum. Ou será possivel que ele acredite que o até o Black, que esta no Rio, faz parte de uma panelinha criada para perseguir o rapaz ?

Porque ele ja falou que fazemos uma panela, que perseguimos o moço, que eu tenho o rabo preso com a Jeskap, etc.

Quem foi no último passeio para Sorocaba, pode perceber que não se trata de panela. O nosso amigo nem aparece num encontro para poder apagar essa imagem ruim. Nós prezamos sim, para ter um fórum onde se tirem dúvidas técnicas e não técnicas, mas que antes de tudo seja o ponto de encontro inicial de amigos.

E eu posso dizer conheci por aqui pessoas que hoje são grandes amigos.

Então, vou fazer o que já fiz com outros usuários que não conseguem perceber o seu limite.

Mais um post agressivo, mais uma palhaçada, eu vou exclui-lo do fórum.

Grande abraço a todos.

_________________
Marcello Cilas

MCilas
Admin
Admin

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 08/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Alexandre (PENHA) Sex 10 Abr 2009, 22:35

Galera, hoje pude testar com mais tempo as suspensões e percebi que o manual está certo. Quero me ratificar com relação ao que escrevi na página 4.
Hoje lavei a motoca e saí rodar para secá-la. Como resido próximo à Raposo Tavares, peguei o trecho Sorocaba / Araçoiaba e acelerei um pouco mais forte para sentir como estava se comportando a regulagem que havia feito (pino de regulagem p/ fora das bengalas). Em velocidades entre 100 / 140Km/h, não notei muita diferença, mas aos 150Km/h a coisa começou a ficar feia. A frente da moto balançava muito...um shimi de dar medo, tanto em retas quanto em curvas de raio longo. Quando cheguei a Araçoiaba, saquei minha chave 10" e baixei o pino de regulagem quase que por completo (deixei apenas uma marca à vista). Fiz o retorno e tome acelerador no sentido contrário (Araçoiaba / Sorocaba). Notei a moto muito mais firme, sem balanços, sem pulos e muito precisa nas mudanças de direção.
Bom...acho que assim consegui sanar minhas dúvidas afinal, tive a oportunidade de testar os dois extremos das regulagens num curto espaço de tempo.

Resumindo minhas impressões...

1.º - Pino à mostra, suspensão com menor carga e bastante sensível às imperfeições da via (ideal para rodar em nossas ruas remendadas e esburacadas). A frente da moto fica muito mole em altas velocidades como se estivesse sendo levantada pelo vento.
2.º - Pino “enterrado” nas bengalas, suspensão com maior carga na mola e moto muito mais equilibrada em altas velocidades.

T+
Alexandre (PENHA)
Alexandre (PENHA)
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por J. Sáb 11 Abr 2009, 12:47

"XicãoRJ"

Esses posts de regulagens, merecem ir para o Tutorial..he he! Very Happy

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Francisco RJ Sáb 11 Abr 2009, 15:28

Rafa, vlw !

Faaaala J., blz !

Então,
Pra gente fechar a tampa desse caixão de uma vez por todas, está faltando o parecer de alguém que seja mecânico / Mc Givver / Prof. Pardal no meio motociclístico...

Vou dizer apenas uma letras da minha sugestão de quem seria aqui: Idea
Começa com "ED" e terminar com "GAR"... meu fííí, tá na hora de vc falar alguma coisa, aparece aê...
Francisco RJ
Francisco RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Folco Dom 12 Abr 2009, 06:40

Só sei de uma coisa, com os ajustes realizados pelo Johnny e Edgar, a motoca ficou bem confortavel. Comprovei isso nesta semana, sozinho e com a garupa. Nas curvas, ficou suave e passar nos obstaculos, percebe-se que ficou com pré-carga mas mole. A minha expectativa será com os novos pneus, pois os atuais estão no bico do corvo e ficou com receio de entrar rasgando.

Essa sobre a suspenção, foi mais um item que aprendi. Obrigado.
Folco
Folco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por RaFa AgOsT Dom 12 Abr 2009, 12:27

MCilas escreveu:Galera boa noite.

Achei o tópico sensacional. Além de tirar as dúvidas sobre a suspensão, me tirou uma outra dúvida.

Acho que nosso amigo Metal percebeu a dificuldade dele conversar tranquilamente aqui com o pessoal do fórum. Ou será possivel que ele acredite que o até o Black, que esta no Rio, faz parte de uma panelinha criada para perseguir o rapaz ?

Porque ele ja falou que fazemos uma panela, que perseguimos o moço, que eu tenho o rabo preso com a Jeskap, etc.

Quem foi no último passeio para Sorocaba, pode perceber que não se trata de panela. O nosso amigo nem aparece num encontro para poder apagar essa imagem ruim. Nós prezamos sim, para ter um fórum onde se tirem dúvidas técnicas e não técnicas, mas que antes de tudo seja o ponto de encontro inicial de amigos.

E eu posso dizer conheci por aqui pessoas que hoje são grandes amigos.

Então, vou fazer o que já fiz com outros usuários que não conseguem perceber o seu limite.

Mais um post agressivo, mais uma palhaçada, eu vou exclui-lo do fórum.

Grande abraço a todos.
PO CILAS, MANDOU BEM... NÃO TENH NADA CONTRA NEM O METAL NEM NINGUEM, MAS ACHO QUE DEIXAR O FORUM BAIXAR O NIVEL DE TAL FORMA, NÃO É LEGAL... ACABA QUEIMANDO O FILME, E PELO TOPICO, TEM MUITA GENTE QUE ENTRA PRA LER E NÃO SABEM OQ ESTÁ ACONTECENDO... SEI LÁ PEGA MAL...
BELA INICIATIVA, PARABENS...
SE OS CARAS QUEREM TROCAR OFENSAS, MANDA MP UM PRO OUTRO....
ABRAXXX.
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por edgar Dom 12 Abr 2009, 15:23

PESSOAL.

DESCULPE A AUSENCIA NESSE TOPICO, POIS SABIA DE QUEM VINHA ISSO IA DAR NO QUE DEU !!! NAO LI E NEM VOU LER OQ ESCREVERAM, POIS NAO TENHO PACIENCIA PARA AGUENTAR ALGUMAS COISAS.


Vamos la ao que interessa !!!!

A unica coisa que se regula nas suspas da BAndit são as pre-cargas da mola !!!! tanto na traseira qto na dianteira !!!!

reflitam !!!!

qto mais eu comprimir a mola mais ela tente a forçar para abrir.

ou seja mais dura ? depende !!! mais pesada para descer so que sobe rapido !!!! isso é estar dura ou mole ????

as duas tem que estar "combinadas" de acordo com o peso do piloto e que tipo de pilotagem ele quer fazer !!!

amigos se eu descer o pino central da regulagem da bengala obviamente eu estarei tensionando a mola certo? ou será que la dentro existe espaço suficiente para se fazer um jogo de molas para inverter isso ???? e o mais importante para que teria isso ? se o objetivo é apenas tensionar a mola ?

se estivessemos falando de suspensao a gas dai seria diferente, pois teriamos mais regulagens, pois teriamos outros componetes internos !!!

se vc é peso pena e tensionar a mola da bengala, o peso da frenagem vai fazer a suspa afundar ( para isso que ela serve) so que sem o peso EXTRA do piloto ela vai subir que nem um foguete !!! isso quer dizer que ela ficou mole ?

a traseira é mais facil o piloto pula a bunda no banco e sabe que ficou mais dificil afundar !!! vc nao conta com força de inercia da moto!!!

desmontei uma bengala esse fds para trocar o retentor, qdo tiver tempo vou postar as fotos e o tuto aqui, vcs poderao ver em detalhes a famosa regulagem !!!!

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Politicos Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por RaFa AgOsT Dom 12 Abr 2009, 19:53

cheers cheers cheers AEEEEE, ATE QUE ENFM, HEHEHEHE
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por BlackBandit Dom 12 Abr 2009, 19:54

Rafa, na boa cara: Esquece esse assunto. Seus últimos 3 posts foram reclamando sobre isso. Ok, acho que todos entenderam que vc não quer ler mais esse tipo de assunto.

O problema desse tipo de mensagem é que fica trazendo a coisa à tona de novo. Daí o zé mané que se mandou volta e começa tudo de novo, entende? Quebra esse galho pra mim, por favor Wink

Já foi foda aturar esse cara que viveu pra dar problemas desde o dia que se registrou. Dá uma puxada nas mensagens dele pra entender o problema que ele já causou.

Sobre o conteúdo das mensagens trocadas, vc tá no brasil... Esse conteúdo está presente na internet, tv, jornais, rádios e na rua todos os dias... Se aqui visitam mulheres e crianças, visitam menos que tv, jornais e afins. Então...

Vamos falar de suspensão, aliás, em vez de falar, porque não testa a sua suspensão e diga o que achou? Fica mais rico pro fórum do que reclamar de um assunto que não pertence ao tópico.

Abração
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por RaFa AgOsT Dom 12 Abr 2009, 20:03

BlackBandit escreveu:Rafa, na boa cara: Esquece esse assunto. Seus últimos 3 posts foram reclamando sobre isso. Ok, acho que todos entenderam que vc não quer ler mais esse tipo de assunto.

O problema desse tipo de mensagem é que fica trazendo a coisa à tona de novo. Daí o zé mané que se mandou volta e começa tudo de novo, entende? Quebra esse galho pra mim, por favor Wink

Já foi foda aturar esse cara que viveu pra dar problemas desde o dia que se registrou. Dá uma puxada nas mensagens dele pra entender o problema que ele já causou.

Sobre o conteúdo das mensagens trocadas, vc tá no brasil... Esse conteúdo está presente na internet, tv, jornais, rádios e na rua todos os dias... Se aqui visitam mulheres e crianças, visitam menos que tv, jornais e afins. Então...

Vamos falar de suspensão, aliás, em vez de falar, porque não testa a sua suspensão e diga o que achou? Fica mais rico pro fórum do que reclamar de um assunto que não pertence ao tópico.

Abração
PO BLACK, VALEU, MAS DESSA VEZ EU TAVA AGRADECENDO QUE VEM AI UM TUTO SOBRE A SUSPA... EU NUM TO NEM AI PRO CARA... TO PENSANDO EM VER COMO FUNCIONA O SISTEMA.... EU HAVIA CRITICADO, PQ EU VI O PESOAL QUE FREQUENTA OS PASSEIOS E NUM QUERIA ESTRAGAR O CLIMA, E TENHO CERTEZA QUE VC TBM NAO MEU CARO, FOI MAL SE EU FUI MAL INTERRETADO, OU ME EXPRESEI MAL...
BÓRA ESPERAR O TUTO, HEHEHEABAÇO MEU VELHO...
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Tio Frei Seg 22 Nov 2010, 00:07

MetalHead escreveu:Pessoal, andei percebendo a dificuldade de alguns donos de Bandit de entender como funciona a regulagem de dureza da suspensão dianteira (pré-carga da mola). Como
consta no manual da Bandit injetada, página 22:

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Img44562fw8

O Parafuso que regula a suspensão vem de fábrica na posição 5. A posição onde a suspensão fica mais MOLE é a posição 1 e a mais DURA é a posição 7.
Ou seja, quanto mais afundado estiver o parafuso, menor a pré-carga da mola. E quanto mais estiver levantado (aparecendo mais risquinhos) maior a pré-carga da mola, portando mais dura ela fica.

Percebi que isso virou uma confusão, tem gente fazendo o contrário. O teste é simples. Acenda o farol da moto iluminando uma parede. Faça uma marquinha de lápis na parede antes de começar a ajustar. Logo em seguida comece a soltar o parafuso (nesse caso, soltar significa ver ele afundar pra dentro) e vc verá o facho do farol subir.

Portanto, quando vc deixa somente um risquinho, a mesa sobe e consequentemente
toda a frente da moto. E se vc levantar o parafuso, aparecendo todos os risquinhos toda frente abaixa, deixando a moto rebaixada com toda a pré-carga da mola no máximo. Assim a mola fica pressionada, tenho menor curso da suspensão, consequentemente mais dura.

Testem nas suas motos!

Abraço

Minha moto anda Shimando ali perto dos 160. Shmadinha leve. Mas assustou. A sensação era de uma XT a 160.
Troquei tem uns dias o óleo para o motul 20W e troquei os rolamentos que estavam marcados. Depois disso, a moto que era plantada no chão ficou passarinhando.

Vou dar uma mexida, mas imaginava o contrário, vou mexer pra ver. Não tenho o manual, e na minha idéia se eu colocasse os pinos pra baixo, ou seja em direção ao 1, estaria apertando a mola (diminuindo o comprimento dela) e portanto aumentando a pré-carga e por consequencia endurecendo. Essa semana vou mexer nisso pra ver. Mas que e contra-intuitivo é.

Abraço

Tio Frei
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 30/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por NERO Seg 22 Nov 2010, 07:54

Só um Adendo ao post do Edgar.
Na suspensão traseira das bandits, além da regulagem da pré-carga, que não é unica, existe um parafuso para ajuste do retorno da compressão do óleo.
Nem li o que aconteceu aí pra trás.
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Bulljr71 Seg 22 Nov 2010, 12:03

Boa pergunta NERO.
Eu testei esse final de semana e realmente na suspa dianteira qto mais riscos aparecem, mais mole fica.
Mas tenho dúvidas na regulagem do parafuso que fica no amortecedor traseiro.
Pelo que andei lendo no forum "Forum Ninja Brasil", a suspa traseira da Z750 é parecida com a da B650 09. Eu já tentei de tudo tanto na Bandit como na Z , mas na traseira é mais complicado acertar, pois pelo que andei lendo, é necessária uma combinação entre o parafuso do amortecedor e mola traseira, para que funcione bem.
Abraço e tirando as divergências, sempre obive ajuda em Foruns e espero em breve poder conhecer o pessoal daqui.
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 02/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por barra Seg 22 Nov 2010, 12:33

Nem li o tópico todo mas na minha b65 veio na posiçao 5 e eu mandei para a posição 2 e endureceu a suspa dianteira, ou seja, ao contrário da recomendação dada pelo colega.

Tenho 120 kg e ando com 2 na frete e 5 atrás e não mexi no amortecedor traseiro, acho que ficou boa assim.

No ajuste original a moto estava confortável mas estava muito mole e perigosa em altas velocidades.
barra
barra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 09/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Guilhermao01 Ter 11 Set 2012, 16:40

Galera vou desenterrar o topico,vou explicar o ocorrido tenho uma gs 500 95 aquelas com regulagem na suspensao,recentemente levei no mexanico para trocar os retentores ai trocou so q a moto tava dando fim de curso direto,ja tive gs sei q isso e um problema comum nela mais do jeito que tava tava horrivel,falei para o mexanico e ele disse que nao tinha jeito,dai que resolvi procurar e achei esse topico explicando fiz o seguinte mudei a regulagem e pronto a suspa ficou show agora so da final de curso de for uma depressao ou mesmo um buraco,valeu ai para que fez o topico
Guilhermao01
Guilhermao01
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por andersonpg Ter 21 maio 2019, 21:28

Kkkkkkk. Desenterrado o tópico. Mas esse post foi o melhor de todos.

Pior que hoje eu fui regular a pré carga da Bandit e tive a impressão de que na dianteira subindo o pino de regulagem ela ficava mais dura... Foi quando fui .medir o curso da bengala e percebi que na verdade o duro era suspensão muito mole/baixa e chegando no fim de curso.
Realmente ela fica mais dura, mas não porque aumentou a pré carga, e sim porque diminuiu demais.

A verdade é que a dianteira da Bandit é muito molenga, e a regulagem no 7 (mais macio) fica um porcaria, seja la qual for o peso do piloto.

Agora estou usando 5 (2 a menos do mais duro) na pre carga da traseira e 3 (2 a menos do mais duro) na dianteira.

Vamos ver se vai ficar bom, mas realmente a regulagem original é muito mole...


"Bate nos teus pais de mão aberta pra não espancar quem te.... da a mesada" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Bdti12 Qua 22 maio 2019, 09:31

Essas regulagens que você fez alteram o SAG, não amolecem ou endurecem a suspensão, apenas altera o ponto considerado ótimo de trabalho das molas em relação ao seu peso. O que por fim acaba alterando o comportamento da moto. Tanto a suspensão traseira e dianteira tem que trabalhar de forma sincronizada, ou seja, abaixando e subindo da mesma forma.

No trabalho da mola queremos de forma geral que seja usado o máximo possível de sua extensão sem que dê fim de curso ou batente, ou seja, em buracos ou imperfeições a compressão da mola é tanta que literalmente bate no seu fim de curso afetando o chassis da moto e consequentemente a pilotagem e controle da moto.

É lógico que ao aplicarmos pré carga nas molas e essas estejam fora de sincronia entre a dianteira e a traseira teremos ou uma condição de nariz empinado ou uma condição de traseira rebaixada, o que vai afetar o comportamento da moto em curvas e retas. De modo geral dianteira baixa (menos pré carga) melhora a capacidade de curvar e piora em velocidade de retas e ao contrário (traseira baixa) como pode imaginar piora em curvas e melhora em retas. Nos extremos desses pontos a pilotagem ficaria tão estressante que ficaria pior em qualquer situação. Mas o ponto que queremos encontrar é o intermediário onde a moto encontra sua melhor performance tanto em retas quanto em curvas.

Depois da regulagem ideal do SAG então sim podemos partir para a regulagem da compressão e/ou retorno.

Qual o modelo da moto e qual o seu peso ?
Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por andersonpg Qua 22 maio 2019, 12:20

Bdti12 escreveu:Essas regulagens que você fez alteram o SAG, não amolecem ou endurecem a suspensão, apenas altera o ponto considerado ótimo de trabalho das molas em relação ao seu peso. O que por fim acaba alterando o comportamento da moto. Tanto a suspensão traseira e dianteira tem que trabalhar de forma sincronizada, ou seja, abaixando e subindo da mesma forma.

No trabalho da mola queremos de forma geral que seja usado o máximo possível de sua extensão sem que dê fim de curso ou batente, ou seja, em buracos ou imperfeições a compressão da mola é tanta que literalmente bate no seu fim de curso afetando o chassis da moto e consequentemente a pilotagem e controle da moto.

É lógico que ao aplicarmos pré carga nas molas e essas estejam fora de sincronia entre a dianteira e a traseira teremos ou uma condição de nariz empinado ou uma condição de traseira rebaixada, o que vai afetar o comportamento da moto em curvas e retas. De modo geral dianteira baixa (menos pré carga) melhora a capacidade de curvar e piora em velocidade de retas e ao contrário (traseira baixa) como pode imaginar piora em curvas e melhora em retas. Nos extremos desses pontos a pilotagem ficaria tão estressante que ficaria pior em qualquer situação. Mas o ponto que queremos encontrar é o intermediário onde a moto encontra sua melhor performance tanto em retas quanto em curvas.

Depois da regulagem ideal do SAG então sim podemos partir para a regulagem da compressão e/ou retorno.

Qual o modelo da moto e qual o seu peso ?



Bandit 650n 2013
eu peso 100kg.

A traseira acho até poderia ficar no 4, ja que com essa regulagem fica com um SAG de 30, mas como de vez em quando ando com garupa, deixei no 5 mesmo...
E penso eu que aumentando um pouco a pre-carga na traseira, a frente tende a baixar um pouco menos....

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por andersonpg Qua 22 maio 2019, 12:21

Original é 3 na traseira (de 1 a 7) e 5 na dianteira de 1 a 7)
Porém a traseira quanto mais aumenta o numero, maior a pre carga, a traseira é o contrario.....

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Bdti12 Qua 22 maio 2019, 13:34

andersonpg escreveu:Original é 3 na traseira (de 1 a 7) e 5 na dianteira de 1 a 7)
Porém a traseira quanto mais aumenta o numero, maior a pre carga, a traseira é o contrario.....

Quanto a traseira, ok. Mas se o SAG traseiro dá 30mm com a pré carga na posição original eu manteria. É fácil ajustar e se anda com garupa as vezes é melhor manter com SAG de 30mm, principalmente se for deslocamentos curtos e na cidade e o peso do garupa não for muito alto. Altere caso for se deslocar por rodovias. Com a ajuda de um amigo, terceira pessoa, tente ajustar o SAG com a garupa montada, assim tem uma referência pra ajustar quando andar com garupa.

Quanto a dianteira sugiro você fazer alguns testes simples. Verifica se em frenagens fortes há certa trepidação da suspensão dianteira. Se houver tem pré carga demais na dianteira.

Sugiro colocar uma presilha plástica na bengala, de modo que não fique muito apertado e nem muito solto, próximo ao retentor. Faça algumas frenagens fortes e verifique quanto falta para dar fim de curso. Deve ajustar a pré carga para manter ainda uma folga de 15mm a 20mm. Pois em frenagens de emergência queremos que ainda tenha curso de suspensão para absolver possíveis impactos. Toda a vez que realizar testes alterando a pré carga lembre-se de voltar a presilha junto ao retentor.

De grosso modo é isso.

Lembrando que toda a vez que alterarmos o peso da motocicleta, seja por garupa, carga, ou ambos devemos ajustar a pré carga das molas.
Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por andersonpg Qua 22 maio 2019, 14:25

Bdti12 escreveu:
andersonpg escreveu:Original é 3 na traseira (de 1 a 7) e 5 na dianteira de 1 a 7)
Porém a traseira quanto mais aumenta o numero, maior a pre carga, a traseira é o contrario.....

Quanto a traseira, ok. Mas se o SAG traseiro dá 30mm com a pré carga na posição original eu manteria. É fácil ajustar e se anda com garupa as vezes é melhor manter com SAG de 30mm, principalmente se for deslocamentos curtos e na cidade e o peso do garupa não for muito alto. Altere caso for se deslocar por rodovias. Com a ajuda de um amigo, terceira pessoa, tente ajustar o SAG com a garupa montada, assim tem uma referência pra ajustar quando andar com garupa.

Quanto a dianteira sugiro você fazer alguns testes simples. Verifica se em frenagens fortes há certa trepidação da suspensão dianteira. Se houver tem pré carga demais na dianteira.

Sugiro colocar uma presilha plástica na bengala, de modo que não fique muito apertado e nem muito solto, próximo ao retentor. Faça algumas frenagens fortes e verifique quanto falta para dar fim de curso. Deve ajustar a pré carga para manter ainda uma folga de 15mm a 20mm. Pois em frenagens de emergência queremos que ainda tenha curso de suspensão para absolver possíveis impactos. Toda a vez que realizar testes alterando a pré carga lembre-se de voltar a presilha junto ao retentor.

De grosso modo é isso.

Lembrando que toda a vez que alterarmos o peso da motocicleta, seja por garupa, carga, ou ambos devemos ajustar a pré carga das molas.

Boa dica, vou verificar isso....

Valeu!

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por andersonpg Dom 26 maio 2019, 16:39

Andei hoje com a moto, é notável a melhora no comportamento da dianteira com mais pré carga.

Medi novamente o sag na traseira e no 5 fica com 30mm.
A dianteira esta no 3, não medi o sag, mas creio que seja mais de 30, a dianteira é macia.
Tenho mais 2 regulagens tanto na traseira quanto na dianteira.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por mfcristiano Qui 25 Jan 2024, 17:35

Qual seria a regulagem ideial pra 1,74 e 85km andando praticamente sozinho 70% estrada e 30% cidade numa 1250 2009? As motos mais novas já vem com uma tabela com pesos e valor de pré carga.

mfcristiano
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 25/01/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 5 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos