Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem da suspensão dianteira Bandits

+37
barra
Bulljr71
NERO
Tio Frei
edgar
MCilas
Joaquim
Daddy
Weksler
ari
Francisco RJ
ROBERTO
Wil
Lost
Alexandre (PENHA)
vytor
Rhomura
Marco
Jefferson
Alexandre
RaFa AgOsT
Folco
J.
WTC
Bohumil
WELL NEW GS500
Fabio Dias
BlackBandit
Marcos (Logan)
Cirew-AudazesMG
eZ
JoHnny
Vinícius Goiano
Marcelobf
Shudo
R_AR_JR
MetalHead
41 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Você já alterou a regulagem da suspensão da sua moto?

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_lcap17%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_rcap 17% 
[ 9 ]
Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_lcap42%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_rcap 42% 
[ 22 ]
Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_lcap10%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_rcap 10% 
[ 5 ]
Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_lcap31%Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Vote_rcap 31% 
[ 16 ]
 
Total de votos : 52
 
 

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Ter 31 Mar 2009, 16:26

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal, andei percebendo a dificuldade de alguns donos de Bandit de entender como funciona a regulagem de dureza da suspensão dianteira (pré-carga da mola). Como
consta no manual da Bandit injetada, página 22:

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Img44562fw8

O Parafuso que regula a suspensão vem de fábrica na posição 5. A posição onde a suspensão fica mais MOLE é a posição 1 e a mais DURA é a posição 7.
Ou seja, quanto mais afundado estiver o parafuso, menor a pré-carga da mola. E quanto mais estiver levantado (aparecendo mais risquinhos) maior a pré-carga da mola, portando mais dura ela fica.

Percebi que isso virou uma confusão, tem gente fazendo o contrário. O teste é simples. Acenda o farol da moto iluminando uma parede. Faça uma marquinha de lápis na parede antes de começar a ajustar. Logo em seguida comece a soltar o parafuso (nesse caso, soltar significa ver ele afundar pra dentro) e vc verá o facho do farol subir.

Portanto, quando vc deixa somente um risquinho, a mesa sobe e consequentemente
toda a frente da moto. E se vc levantar o parafuso, aparecendo todos os risquinhos toda frente abaixa, deixando a moto rebaixada com toda a pré-carga da mola no máximo. Assim a mola fica pressionada, tenho menor curso da suspensão, consequentemente mais dura.

Testem nas suas motos!

Abraço


Última edição por MetalHead em Ter 31 Mar 2009, 17:59, editado 1 vez(es)
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo


Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Seg 06 Abr 2009, 12:16

PENNHA escreveu:Depois de também ter me confundido com as explicações do bendito manual, tirei a prova no final de semana. O MetalHead está certo. Quanto mais marcas você enxerga, mais dura fica a suspensão. Valeu Metal Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 430935 . Agora só falta a J.Toledo corrigir a caca que fez ao traduzir a literatura.

De nada Pennha. É sempre um prazer ajudar! E o "manuel" da Bandit é tosquinho mesmo, traduziram nas coxas, alteraram prazos de manutenção e omitiram diversos fatores importantes. Liguei no SAC pelo número que consta no manual pra reclamar e atendeu uma mocinha dizendo que não sabia de nada e que só foi contratada pra vender Burgman Shocked . Dai mandei email através do site, mas duvido que levem a sério. Sad
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Convidad Seg 06 Abr 2009, 13:27

MetalHead escreveu:....só foi contratada pra vender Burgman Shocked . Dai mandei email através do site, mas duvido que levem a sério. Sad

kkkkkkkkk pelo menos a menina foi honesta... hahahaha
pra ver q nem pra olhar o manual o atendimento recomenda... kkkkk os caras da jtoledo sabem q manual nao presta.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Lost Seg 06 Abr 2009, 14:22

o Metal está certo, lembro q o Vinucius me perguntou tb se a posição 7 a moto ficava mais dura, minha resposta foi sim, pois fiz o teste na prática logo q comprei a Bandit, hj em dia deixo ela na posição 6.
abs.
Lost
Lost
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Wil Seg 06 Abr 2009, 20:40

MetalHead escreveu:
BlackBandit escreveu:

Ok...

Primeira consideração sobre o seu post é: Vamos manter o lado pessoal fora disso. Quem é humilde, feio, burro, etc ou não e o que vc e eu achamos não importa muito, certo? Senão vc vai me dar espaço para falar o que eu acho tb e daqui a pouco estaremos trocando tapas com luvas rosas. Vou deixar essa passar contanto que no próximo não contenha nada relacionado ao lado pessoal, blz? Wink


Ok... mas leve em consideração que eu tava trocando informações de boa sobre a suspensão sem nada pessoal com ninguém, até que chegou o Johny me agredindo sem motivo, pode olhar lá no início que vc vai ver a agressividade gratuita por parte dele. Estranho né, mas deixa pra lá.

BlackBandit escreveu:

Segunda consideração: Estamos falando o que achamos e o que sentimos sobre a moto, ok? Que tal então pararmos com o achismo e começarmos a colocar dados técnicos? Eu tenho o manual da moto do meu lado. O seu manual americano, o que está escrito nele? Tem alguma foto da suspensão explodida ou alguma outra coisa que confirme a sua certeza? Precisamos de dados sobre o funcionamento da suspensão.

Abs

Achismo não, no caso é CERTEZISMO mesmo, o que eu to falando é comprovado... Bom, vamos lá... vou fazer um esforço aqui e tentar te mostrar graficamente. Preparei uma imagem, até colori bonitinho pra ver se vc entende como funciona ajuste, veja abaixo:

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Figura1orq


Veja bem, a peça que eu pintei de vermelho é empurrada pra baixo quando a cabeça do parafuso (VERDE) sobe. Quanto mais ela sobe, mais risquinhos aparecem. Na regulagem 7 (sete) a cabeça do parafuso está toda pra cima e a peça vermelha (QUE EMPURRA A MESA, MAS A MESA NÃO CONSTA NA FIGURA) está pra baixo (olha a seta vermelha que desenhei). Empurrando a mesa pra baixo, a COMPRESSÃO DA MOLA é maior, concorda? A mola fica mais pressionada, tornando a suspensão mais rígida, com menos curso.

O mesmo ocorre ao contrário... quando vc enfia a cabeça do parafuso pra dentro, a peça vermelha levanta (E A MESA TAMBÉM, CONSEQUENTEMENTE), aliviando a mola, reduzindo a compressão da mesma, deixando a suspensão mais mole e com maior curso.

Opinião Pessoal:

Como o Brasil tem ruas com tanto buraco que faz inveja até a superfície lunar, eu deixo a suspa da minha com um risquinho apenas (POSIÇÃO 1), dai ela fica melhorzinha pra superar os buracos e ondulações.

Quando eu vou correr de moto com meus camaradas nas rodovias da região, eu coloco na posição SETE, e a moto fica muito mais "na mão". Ela fica enfezada, o farol aponta mais baixo e no caso da minha (CARENADA) eu sinto que o fluxo de ar passa pelos frisos da carenagem empurrando mais a moto pra baixo (na verdade a moto fica rebaixada mesmo) e fica melhor pra correr.

No entanto, admito que o ajuste é fino, e vc só vai perceber a diferença de fato, se ir de um extremo ao outro, ou seja, coloca na mais dura (POSIÇÃO 7) e anda com ela, depois volte pra mais mole (POSIÇÃO 1) e sinta a diferença.


Espero que tenha ficado tudo bem explicadinho.

Abraço

kra, acho que sou parte daquele filme DEBI e LÓIDE, caramba só consegui entender com deseinho, que merda, mas agora entendi e pergunto:

METAL, esse ajuste fino de suspa tb aplica-se a RF900, digo na mesma posição, 1 mais mole e 7 mais dura??

tai, gostei, agora só preciso aprender a ajustar a suspa traseira, para deixar a motoca mais brava, tb porque sempre estou com a garupa oficial, a patroa, certo??

abraços
Wil
Wil
Participante
Participante

Data de inscrição : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Vinícius Goiano Seg 06 Abr 2009, 21:07

Lost escreveu:o Metal está certo, lembro q o Vinucius me perguntou tb se a posição 7 a moto ficava mais dura, minha resposta foi sim, pois fiz o teste na prática logo q comprei a Bandit, hj em dia deixo ela na posição 6.
abs.

Eu lembro disso. Laughing Laughing
Vinícius Goiano
Vinícius Goiano
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 01/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por BlackBandit Ter 07 Abr 2009, 03:41

Vamos lá...

Sobre o johnny ser agressivo com vc: Resolva com ele... Não vai ajudar vc ser agressivo com outros só porque o johnny foi com vc. Está resolvendo a questão criando inimizades.

Sobre a suspensão:

Vc disse que quando o pino está mais para baixo possível a moto "sobe" e quando está mais para o alto possível, a moto baixa, certo?

Isso é sinônimo de pré carga mesmo, mas do jeito que eu estava falando. Explicando: Quando vc coloca o pino mais pra cima, tira pré carga da mola, logo ela fica mais solta e com menos "pressão". Assim o peso da moto influencia mais na altura baixando a frente...

Quando aperta o pino, a tendência é da frente subir mesmo, pois está deixando a mola mais "dura" e a única fuga para essa pressão é levantar a frente.

Outra coisa que disse: Que a suspa na regulagem com o pino mais alto copiava melhor o asfalto.

Outro sintoma de pré carga baixa. A suspa mais macia tende a copiar melhor o asfalto, enquanto a suspa mais dura tende a deixar a frente mais arisca em buracos na rua.

Mais uma coisa que não me sai da cabeça. A peça verde quando sobe não empurra a peça vermelha para baixo porque a peça vermelha, ou fork cap bolt, é apenas a "trava" superior da mola que vai dentro da suspensão.

Essa capa tem mais ou menos essa aparência:Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Adjustableforktops

E como pode ver, a peça vermelha - que representa a peça verde no seu desenho - é a movel, enquanto a peça azul - que representa a vermelha no seu desenho - é fixa na bengala.

Vamos tirar a mesa da conversa que está só confundindo. A mesa é fixa em relação às bengalas...

Essa peça azul tem uma grande rosca interna que faz a peça vermelha andar por todo o comprimento.

Na minha cabeça o manual está certo porque: quanto mais dentro o pino, mais comprimida está a mola e vice-versa.

Como no desenho abaixo:
Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 50320486

Logo após a capa com regulagem, tem uma arruela que segura o espaçador ou a própria mola em alguns casos e a mola é comprimida no cano aonde vai o óleo na parte mais a esquerda da foto.

Vc pode ler algumas matérias explicando isso que estou falando no google ou no youtube. Um link legal é esse do wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Suspension_(motorcycle)#Pre-load_adjustment

Vá na parte de pre load e leia:

"Motorcycle suspensions are designed so that the springs are always
under compression, even when fully extended. Pre-load is used to adjust
the initial position of the suspension with the weight of the
motorcycle and rider acting on it. Both the front forks and the rear
shock or shocks can be adjusted for pre-load on most modern motorcycles.

The difference between the fully extended length of the suspension
and the length compressed by the weight of the motorcycle and rider is
called "total sag". Total sag is set to optimize the initial position
of the suspension to avoid "bottoming out" or "topping out" under
normal riding conditions. "Bottoming out" occurs when the suspension is
compressed to the point where it mechanically cannot compress any more.
"Topping out" occurs when the suspension extends fully and cannot
mechanically extend any more. Increasing pre-load increases the initial
force on the spring thereby reducing total sag. Decreasing pre-load
decreases the initial force in the spring thereby increasing total sag.

This is also why too-soft springs cannot be "fixed" by adding
pre-load, too-stiff springs cannot be "fixed" by reducing pre-load.
Changing to springs of the correct spring constant for the total weight
of the bike and rider is the only solution.

Some motorcycles have externally accessible pre-load adjustments.
Typically, this is a screw-type adjustment that moves a backing plate
inside the fork against the top of the fork spring. The farther down
the adjuster is screwed, the higher the preload".


Essa foto abaixo foi de uma explicação de um dono de bandit que queria aumentar a carga da mola adicionando uma arruela mais grossa, já deixando a regulagem com alguns kgs a mais, ou seja, regulagem normal + Xkg da nova arruela a cada risco do pino regulador. Como toda a mola é progressiva, existem várias tabelas de cálculos na net... só procurar. A "dureza" da mola só pode ser mudada assim.

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 5428559bf666460d69b83b350eea5cf30_large

Nessa foto vc pode ver o que disse... o pino regulador (verde) atravessa a capa (vermelho) e vai até a arruela que pega na mola.


Essa é minha opinião.

Abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Ter 07 Abr 2009, 12:21

Wil escreveu:
METAL, esse ajuste fino de suspa tb aplica-se a RF900, digo na mesma posição, 1 mais mole e 7 mais dura??
abraços

Wl, não conheço a RF900, pesquisei só pra Bandit e acaba servindo também para algumas outras Suzukis que tem o mesmo sistema. Mas a RF acho melhor vc pesquisar sobre ela pois não é a minha praia! Mas "acredito" que seja o mesmo esquema. Dessa vez não posso afirmar nada, pois não tenho certeza.

Uma outra coisa, conforme meu pneu traseiro foi gastando, a frente da moto foi ficando mais leve (mais alta). Dai eu ia regulando a suspensão pra ela rebaixar a frente e ficar mais estável para pode andar com o pneu gasto. Acabei de pegar minha moto no mecânico e troquei os dois pneus. Agora vou deixar a suspensão na posição mais macia novamente! bounce

Abraço
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Fabio Dias Ter 07 Abr 2009, 16:29

Que dilema!!! Enfim, se a peça que se move é a vermelha, pelo desenho, o metal está certo......

Agora se a peça vermelha é fixa na mesa como o black diz, ai quem se move é o pino verde, e desse modo, ai o manual com certeza está correto....

Não tenho bandit e na minha GS tiraram esse ajuste....porém fiz um resumo só pra facilitar o entendimento...

Lendo o que eu falei e olhando o desenho, na verdade só vai aumentar a duvida...afinal a suspa pode funcionar dos dois jeitos tranquilamente...só vai depender de qual peça é movimentada....

Que coisa....

Abs
Fabio Dias
Fabio Dias
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Convidad Ter 07 Abr 2009, 16:50

Suspensão Dura é melhor pra curva?????? Só em Autódromo pq na rua não é não exatamente como nosso amigo disse suspensão dura copia todo o terreno e ele sendo o terreno da rua sempre tem muito buraco a fica bem ruim ,Certo ?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por ROBERTO Ter 07 Abr 2009, 17:26

Para cidade, deixo a suspensão na regulagem intermediária, mas para estrada deixo ela dura, dá mais estabilidade em curvas e também no asfalto ruim, pois pode bater um pouco, mas em compensação não fica pulando...

ROBERTO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 06/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por BlackBandit Ter 07 Abr 2009, 17:37

Fabio, a peça vermelha que o metal diz se mover é a peça que fica atarraxada na bengala e por dentro dela sai o pino que conhecemos por regular a pre carga, saca? Ele só pintou a parte que vc visualiza externamente. Pra estar certo, ele deveria pintar a peça toda de vermelho, menos o pino verde que atravessa a peça.

Seria como na foto que postei que a parte vermelha é apenas a parte da peça azul que tem uns furinhos antes do oring.

Abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Qua 08 Abr 2009, 15:44

Dori escreveu:Suspensão Dura é melhor pra curva?????? Só em Autódromo pq na rua não é não exatamente como nosso amigo disse suspensão dura copia todo o terreno e ele sendo o terreno da rua sempre tem muito buraco a fica bem ruim ,Certo ?

Errado, nem toda curva de rua tem buraco. Suspensão rígida é melhor pra curva sim, tem mais estabilidade. Considerando que a Bandit tem pneus Sports e suspensão de curso pequeno, ela é voltada pra ruas e estradas de asfalto bom. Mas se vc mora em uma cidade com muito, muito buraco e nas estradas que vc anda o asfalto é péssimo, o recomendado seria uma moto mais alta como uma XT ou uma Falcon com suspensão mais mole e de curso mais longo.
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Qua 08 Abr 2009, 15:49

Fabio Dias escreveu:Que dilema!!! Enfim, se a peça que se move é a vermelha, pelo desenho, o metal está certo......

Agora se a peça vermelha é fixa na mesa como o black diz, ai quem se move é o pino verde, e desse modo, ai o manual com certeza está correto....

Não tenho bandit e na minha GS tiraram esse ajuste....porém fiz um resumo só pra facilitar o entendimento...

Lendo o que eu falei e olhando o desenho, na verdade só vai aumentar a duvida...afinal a suspa pode funcionar dos dois jeitos tranquilamente...só vai depender de qual peça é movimentada....

Que coisa....

Abs

Fábio, diante desse dilema só tem uma solução pra quem ainda está com dúvidas: TESTAR.
Pra quem tem Bandit com essa opção de regulagem, teste e sinta se ficou mais dura ou mole.
Eu testei e senti a diferença e por isso digo que a regulagem que eu citei é a correta.

Outros Posts de outros usuários nesse mesmo Tópico confirmam que a forma que eu falei realmente se prova quando é feito o teste de pista. Teorias à parte, o melhor é testar mesmo... vai regulando e experimentando até achar o ideal pra cada caso. Quando se tenta falar muito detalhe técnico, vai ficando complicado de entender e a confusão vai aumentando.


Abraço
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Qua 08 Abr 2009, 15:52

ROBERTO escreveu:Para cidade, deixo a suspensão na regulagem intermediária, mas para estrada deixo ela dura, dá mais estabilidade em curvas e também no asfalto ruim, pois pode bater um pouco, mas em compensação não fica pulando...

Isso mesmo, CONCORDO!!! Melhor bater do que pular, pois quando pula perde-se contato com o solo... e isso geralmente é chão na certa, ainda mais se tratando de roda dianteira!
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por RaFa AgOsT Qua 08 Abr 2009, 16:52

KKK TANTA DISCUSSÃO PRA NO FINAL EU LER QUE É PRA IR TESTANDO E VER OQ É MELHOR?!
TA PARECENDO POLITICO, FALA FALA FALA E NÃO FALA NADA, HEHEHE
APARECEU DUAS EXPLICAÇOES MUITO BEM EXPLICADAS, E MEUS AMIGOS TICO E TECO ESTÃO SENTADOS TOMANDO UMA GELADA PRA VER SE CHEGAM NUM ACORDO, KKKKK
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Qua 08 Abr 2009, 17:08

rafa agostinho escreveu:KKK TANTA DISCUSSÃO PRA NO FINAL EU LER QUE É PRA IR TESTANDO E VER OQ É MELHOR?!
TA PARECENDO POLITICO, FALA FALA FALA E NÃO FALA NADA, HEHEHE
APARECEU DUAS EXPLICAÇOES MUITO BEM EXPLICADAS, E MEUS AMIGOS TICO E TECO ESTÃO SENTADOS TOMANDO UMA GELADA PRA VER SE CHEGAM NUM ACORDO, KKKKK

Não Rafa... eu continuo dizendo que estou convicto do que digo. Mas não sou o dono da verdade, o BlackBandit tem a opinião dele e se esforça em defendê-la. Então nada mais sensato do que os que tenham dúvidas, que testem e tirem as conclusões, não acha meu amigo?

Abraço
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por BlackBandit Qua 08 Abr 2009, 17:22

Eu acho que o pessoal deve procurar saber como é uma suspensão por dentro e ver como é seu funcionamento. Não é difícil procurar sobre o assunto no youtube/gmail... Tem várias matérias sobre suspensão e regulagem da mesma.

Só pesquisar e vão encontrar as respostas... Não precisa nem gastar gasolina Very Happy
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por RaFa AgOsT Qua 08 Abr 2009, 20:03

BlackBandit escreveu:Eu acho que o pessoal deve procurar saber como é uma suspensão por dentro e ver como é seu funcionamento. Não é difícil procurar sobre o assunto no youtube/gmail... Tem várias matérias sobre suspensão e regulagem da mesma.

Só pesquisar e vão encontrar as respostas... Não precisa nem gastar gasolina Very Happy
MAS ESSE É O "X" DA QUESTÃO, VC PEGA A MOTO, UM JOGUINHU DE CHAVE E FALA PRA PATROA QUE JA VEM, QUE TA INDO TESTAR A SUSPENSÃO, E SÓ VOLTA AS 5 DA TARDE, RSRSRSRS Laughing
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por BlackBandit Qua 08 Abr 2009, 20:31

rafa agostinho escreveu:
BlackBandit escreveu:Eu acho que o pessoal deve procurar saber como é uma suspensão por dentro e ver como é seu funcionamento. Não é difícil procurar sobre o assunto no youtube/gmail... Tem várias matérias sobre suspensão e regulagem da mesma.

Só pesquisar e vão encontrar as respostas... Não precisa nem gastar gasolina Very Happy
MAS ESSE É O "X" DA QUESTÃO, VC PEGA A MOTO, UM JOGUINHU DE CHAVE E FALA PRA PATROA QUE JA VEM, QUE TA INDO TESTAR A SUSPENSÃO, E SÓ VOLTA AS 5 DA TARDE, RSRSRSRS Laughing

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 14301 Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 14301 Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 14301 Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 14301 Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 14301 muito bom.... É a nova maneira de passear de moto.
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por BlackBandit Qua 08 Abr 2009, 21:58

MetalHead escreveu:
rafa agostinho escreveu:KKK TANTA DISCUSSÃO PRA NO FINAL EU LER QUE É PRA IR TESTANDO E VER OQ É MELHOR?!
TA PARECENDO POLITICO, FALA FALA FALA E NÃO FALA NADA, HEHEHE
APARECEU DUAS EXPLICAÇOES MUITO BEM EXPLICADAS, E MEUS AMIGOS TICO E TECO ESTÃO SENTADOS TOMANDO UMA GELADA PRA VER SE CHEGAM NUM ACORDO, KKKKK

Não Rafa... eu continuo dizendo que estou convicto do que digo. Mas não sou o dono da verdade, o BlackBandit tem a opinião dele e se esforça em defendê-la. Então nada mais sensato do que os que tenham dúvidas, que testem e tirem as conclusões, não acha meu amigo?

Abraço

Acho que não se trata de opinião mais e sim de como funciona a suspensão... Vc disse que funcionava de uma forma, mas errou ao explicar. A peça que vc diz descer, na verdade é fixa na bengala e vamos parar pra pensar: Se o pino é móvel vc acha que teria mais outra peça agindo no outro sentido do pino?

A suzuki pode trocar as revisões no manual pois não interferirá em nada (Só no bolso so cliente), mas um erro grosseiro desses na regulagem da suspensão pode gerar uma bela dor de cabeça.
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Francisco RJ Qui 09 Abr 2009, 02:36

Bom, uma coisa é certa:

Girando c/ o auxílio de uma chave de fenda "as bagaças" no sentido horário, qto mais aparecerem "os risquinhos", mais rígida ficará a suspensão dianteira, proporcionando uma conduta mais esportiva.

Menos riscos, suspa mais mole, mais conforto, melhor pro dia a dia; até msm porque nossos asfaltos são uma boa b*sta.
Francisco RJ
Francisco RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Qui 09 Abr 2009, 11:14

Francisco RJ escreveu:Bom, uma coisa é certa:

Girando c/ o auxílio de uma chave de fenda "as bagaças" no sentido horário, qto mais aparecerem "os risquinhos", mais rígida ficará a suspensão dianteira, proporcionando uma conduta mais esportiva.

Menos riscos, suspa mais mole, mais conforto, melhor pro dia a dia; até msm porque nossos asfaltos são uma boa b*sta.

É isso que eu to tentando explicar faz uma década aqui Francisco, mas o Blackbandit insiste que eu to errado. Mesmo um monte de gente vindo aqui e dizendo o mesmo, ele ainda acha que é o contrário...
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Qui 09 Abr 2009, 11:26

BlackBandit escreveu:
Acho que não se trata de opinião mais e sim de como funciona a suspensão... Vc disse que funcionava de uma forma, mas errou ao explicar. A peça que vc diz descer, na verdade é fixa na bengala e vamos parar pra pensar: Se o pino é móvel vc acha que teria mais outra peça agindo no outro sentido do pino?

A suzuki pode trocar as revisões no manual pois não interferirá em nada (Só no bolso so cliente), mas um erro grosseiro desses na regulagem da suspensão pode gerar uma bela dor de cabeça.

Eu não disse que a peça desce, eu disse que a peça empurra a mesa (que é fixa na bengala) que pressiona a mola. Se depois de eu desenhar ali vc continua insistindo o contrário é perda de tempo tentar te provar.

Eu disse a forma correta do funcionamento da suspensão. Expliquei trocentas vezes, até desenhei, colori, coloquei setinha, todo mundo entendeu, fizeram o ajuste, comprovaram, mas vc continua insistindo no contrário. A sua insistência só tá causando confusão nos que entram aqui no tópico pra tirar a dúvida.

As peças que vc colocou foto lá em cima não não da Bandit, são de outra moto, e esse tópico se trata de Bandit. Se vc acha que todas as peças de todas as motos são iguais, o funcionamento é o mesmo, vc tá enganado! Na Bandit é do jeito que eu falei, tá todo mundo aqui concordando cara, qual é o problema? A sua missão é provar que eu to errado? Pô, olha acima dessa mensagem, o Francisco RJ acabou de dizer o mesmo que eu disse, o JoHnny também, o Lost também, o Vinícius Goiano também. E eu não vou ficar aqui discutindo isso com vc, pois se todos os outros entenderam e comprovaram acho que é a hora de vc repensar sua teoria e ver que vc está errado!
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Francisco RJ Qui 09 Abr 2009, 12:10

Olha Metal, desde o começo, acompanho a discussão.

E sempre achei que vc estava certo; antes de vc postar aqui o tema, fiz na minha moto, seguindo inclusive, o descrito no manual da B12, e não tive problemas.

Esfria a cabeça, velho...

O que acontece na verdade, é que toda explicação quando muito técnica, tem que ser aprofundada nos mais absurdos e mínimos detalhes, para que não hajam dúvidas.
Mesmo porque, às vezes qdo pensamos que sabemos bem sobre um assunto, aparece um mais doido que a gente e mostra que ñ sabemos muita coisa, aí a gente fica c/ cara de pastel tongue ! isso acontece com todo mundo...

Mas que o assunto tá bastante interessante e técnico, isso está, estou gostando de ver. Vou dar uma estudada nisso depois e ver se consigo ajudar a desvendar o mistério que se formou... de repente, de um modo um pouco diferente do abordado aqui... ou então, entornar logo o caldo, piorando mais ainda as dúvidas ! kkkkkkk...

Black, a foto daquela suspa desmontada que vc postou na pág. anterior, que está anodizada em azul e vermelho, cada uma delas tem reguagem dupla: uma serve para regular a compressão da mola (a parte vermelha) e a outra serve para regular a ação "antimergulhamento" da supensão (a roda preta), se ñ me engano, influenciando diretamente na quantidade de passagem do óleo pelos orifícios que vazam o tubo interno da suspensão, que no caso das Bandits, ACHO EU que vem a ser o cilindro, conforme mostra a figura da vista explodida da suspensão, na pág. anterior.

Abçs.
Francisco RJ
Francisco RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por MetalHead Qui 09 Abr 2009, 12:54

Francisco RJ escreveu:O que acontece na verdade, é que toda explicação quando muito técnica, tem que ser aprofundada nos mais absurdos e mínimos detalhes, para que não hajam dúvidas.

Opa, nem sempre! Um exemplo bobo, mas que serve pra ilustrar. Pra vc usar o som do seu carro, vc não precisa entender detalhadamente todo o funcionamento interno do aparelho, suas peças e tal. Vc só precisa saber que ao girar o botão de volume ele vai aumentar ou diminuir o som.

O mesmo ocorre com a suspensão. Meteu a chave lá, deixou 7 riscos pra fora e sentiu a moto dura, depois virou ao contrário e sentiu a moto mole, então é isso e pronto! Tentar entender os mínimos detalhes do funcionamento da suspensão muitas vezes é chato e desnecessário! Eu tive que detalhar muito aqui porque foi solicitado, mas olha a primeira explicação que eu dei na abertura do tópico, eu tentei ser o mais direto o possivel e evitar detalhes que possam confundir mais as pessoas.

Mas o bate-papo sadio e mais técnico também é válido para quem gosta e quer se aprofundar nos mínimos detalhes. Quem não quer, tem só que saber como fazer e pronto! E isso nós dois já sabemos, concorda? Wink

Você sempre foi cordial comigo, agradeço o tratamento! Abraço
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da suspensão dianteira Bandits - Página 3 Empty Re: Regulagem da suspensão dianteira Bandits

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos