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Bomba d´água bandit 1250

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Mensagem por Bellizzi em Qui 09 Abr 2020, 21:10

É irmão,AGORA foi a bomba d´água....

Bomba d´água bandit 1250 92225410
Bomba d´água bandit 1250 92672210

Abri e vejam o estado do oring,completamente achatado!

Bomba d´água bandit 1250 92004110
Bomba d´água bandit 1250 92396910

Ai liguei para a autorizada,77 reais e uma espera de 30 dias.......mercado livre 99,90.
diante disso ,fui em São Cristovão ,bairro aqui no RJ com várias lojas de peças para veículos.
5 REAIS!!!

notem a diferença da altura da borracha! agora vai vedar!
Bomba d´água bandit 1250 92421210
Bomba d´água bandit 1250 92978710

montei tudo e ficou perfeita.....

fica ai a dica...
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Mensagem por white house em Ter 14 Abr 2020, 12:24

Bellizzi, para cada diametro da secão do o´ring há um desenho especifico para o canal do mesmo na peça . Assim ao ser encaixado e montado o conjunto ,ao receber pressão do sistema ele se acomoda perfeitamente e veda.O material do O´ring também é feito para trabalhar em temperatura definida no projeto.Se o motor esquentar mais que o normal o material pode deteriorar e se deformar como voce citou. Guarde o original e se ocorrer novamente este problema voce poderia optar por um o'ring de mesma medida do original porém de material Viton(tem cheiro de canela em pó) que resiste à temperaturas mais elevadas, muito comum ser utilizado em equipamentos hidraulicos sujeitos à temperaturas mais elevadas.mais elevadas.
Espero que o que você colocou resolva o problema .
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Mensagem por Bellizzi em Ter 14 Abr 2020, 14:20

white house escreveu:Bellizzi, para cada diametro da secão do o´ring há um desenho especifico para o canal do mesmo na peça . Assim ao ser encaixado e montado o conjunto ,ao receber pressão do sistema ele se acomoda perfeitamente e veda.O material do O´ring também é feito para trabalhar em temperatura definida no projeto.Se o motor esquentar mais que o normal o material pode deteriorar e se deformar como voce citou. Guarde o original e se ocorrer novamente este problema voce poderia optar por um o'ring de mesma medida do original porém de material Viton(tem cheiro de canela em pó)  que resiste à temperaturas mais elevadas, muito comum ser utilizado em equipamentos hidraulicos sujeitos à temperaturas mais elevadas.mais elevadas.
Espero que o que você colocou resolva  o problema .

Exatamente isso,o que era original já estava desgastado e fora do limite de uso....foram 8 anos ! e o antigo dono não a tratava bem,não tinha nem aditivo do radiador! o que eu coloquei é para alta temperatura e a medida do original! até agora não tive problema....vamos ver quanto tempo vai durar
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Mensagem por white house em Ter 14 Abr 2020, 17:41

Very Happy curtir
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Mensagem por delphiman em Sex 17 Abr 2020, 22:13

Excelente Belizzi. Isso que ia comentar. Um oring de mesma circunferência resolve. Precisei trocar o selo mecânico da minha bomba. Troquei o kit, selo mecânico, selo de óleo, o'rings. Ficou uma maravilha. Somente o selo mecânico e de óleo originais, o restante dos o'rings peguei numa loja especializada em parafusos e ferramentas.

Isso, vamos compartilhando soluções caseiras e resolvendo as coisas sem deixar um rim.
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Mensagem por Bellizzi em Sab 18 Abr 2020, 22:40

delphiman escreveu:Excelente Belizzi. Isso que ia comentar. Um oring de mesma circunferência resolve. Precisei trocar o selo mecânico da minha bomba. Troquei o kit, selo mecânico, selo de óleo, o'rings. Ficou uma maravilha. Somente o selo mecânico e de óleo originais, o restante dos o'rings peguei numa loja especializada em parafusos e ferramentas.

Isso, vamos compartilhando soluções caseiras e resolvendo as coisas sem deixar um rim.

exatamente isso..
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Mensagem por MateusCB em Qua 22 Abr 2020, 17:42

Salve galera! To brigando com a bomba d'agua da minha haya aqui... Fiz o mesmo procedimento q o delphiman, só não troquei o selo de óleo, pq no meu caso, estava vazando "água" pelo furo da bomba. O problema é q no meu caso não deu mto certo, o vazamento continuou depois de montado. Ontem desmontei novamente e aparentemente estava tudo ok na montagem, inclusive a posição do selo da hélice.
Hoje terminei de encher o radiador e enqto aquecia o motor, notei novamente o vazamento. Espero q seja o selo assentando novamente... Mas tenho minhas dúvidas. Sinceramente se não funcionar estou pensando em encarar uma bomba nova.
A arroela emborrachada do parafuso q vai no eixo estava meio feia, então coloquei um pouco de silicone de alta temperatura ali pra desencargo...

Segue a foto da danada. Se alguém puder dar uma luz, agradeço!

Bomba d´água bandit 1250 Whatsa10
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Mensagem por delphiman em Qua 22 Abr 2020, 19:05

Buenas Mateus. Tudo certo?
Eu troquei todos os selos, mecânico e de óleo pra aproveitar a mão de obra e ficar tudo zero bala.

Verifica o seguinte:

1. Se o selo mecânico ficou bem montado.
2. Quando você fixa a hélice no eixo, sobre ele vai um parafuso e uma gaxeta de metal e borracha. Aqui é um fator muito importante. O vazamento pode ser aí. Infelizmente não é fácil achar uma arruela de metal com gaxeta anexada. O que você pode fazer é colocar um oring ou moldar uma gaxeta com pedaço de borracha (câmara de pneu).
O silicone não vai segurar.

Não se preocupe que é apenas um detalhe.

Em últimos casos, você pode mandar recondicionar a bomba por 1/4 do valor de uma nova. O resultado é perfeito.

Fala com o Álvaro da Real Bombas fone: +5519981771818

Eles são de Campinas. Fazem um excelente trabalho.

Mas só se precisar. Eu acho que é só a gaxeta.

Qualquer coisa da um grito amigo.
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Mensagem por MateusCB em Qui 23 Abr 2020, 07:52

Tudo certo delphiman?
Obrigado pela resposta! Então minha suspeita esta nessa arroela/gaxeta ai. Antes de montar rodei as autopeças por aqui e nada... Pensei em colocar uma borracha como vc falou, mas fiquei com receio de não segurar e resolvi colocar o silicone.
Já conversei com o Álvaro da Real Bombas, sujeito fora de série, me deu várias dicas.
Agora q vc falou q me toquei o qto fui burro... deveria ter trocado o retentor de óleo tb, se precisar trocar ele depois, vai ter q trocar o selo de novo... Bomba d´água bandit 1250 814319  

Mas enfim... ontem a noite dei uma volta com ela e até então não tinha vazado. Hj vou testar de novo. Se não resolver vou ver se acho essa arroela original, só por desencargo. Na foto q mandei dava pra ver q ela esta bem feia.

Só estou com a pulga atras da orelha pq esse vazamento começou depois q troquei o liquido do radiador. Coloquei paraflu, retirei todo o ar, sem mto mistério...
A dúvida é, se esta vazando na bomba, o problema é na bomba, certo???
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Mensagem por delphiman em Qui 23 Abr 2020, 08:58

Fala nobre Mateus, tudo certo?
Tranquilo meu amigo?
Quanto ao selo de óleo, é justamente por isso que troquei. Pois o trabalho seria grande depois se precisasse abrir tudo novamente.
Como sou eu que faço as manutenções, sei bem quanto demora rsrsrs.
Mas fica tranquilo que serve de aprendizado.

Quanto a gaxeta, confeccionei uma bucha de borracha baseada em uma câmara de pneu. A borracha é bem resistente.
No meu caso, eu limpe a bucha e fiz uma nova gaxeta. Passei graxa nela e fixei o parafuso.
Tudo funcionando perfeitamente, sem qualquer tipo de vazamento.

Quanto ao Álvaro, da Real Bombas, o cara é gente finíssima. Tens que ver as restaurações que ele faz. Fica nova.


Vamos falar da sua bomba d'água:

1. Notei pela foto que a gaxeta da hélice está danificada, então o melhor é substituir. Pode fazer como mencionei, vai funcionar perfeitamente.
2. O vazamento da bomba pode ser via: Selo mecânico mal fixado, Gaxeta hélice sem a devida vedação, O'ring da carcaça da bomba
danificada ou mal posicionada.


Estes são os itens que você deve verificar.

3. Com relação a troca de fluido não se preocupe. Paraflu é ótimo e pode ser usado sem problema algum. Não é o produto que vai
causar vazamento na bomba. É algum item de vedação. Claro, o produto desde que aplicado na proporção correta.

4. Confere se o vazamento está vindo realmente da parte de baixo da bomba, onde tem aquele furo "ladrão". Esse furo serve tanto para
sair a água, caso dê problema no selo mecânico, ou óleo, se der problema no selo de óleo.
As vezes o vazamento pode ser também das mangueiras que vão na bomba d'água.

Uma dia muito importante. Quando for montar as mangueiras na bomba d'água. Aplique graxa nos bocais. A graxa vai ajudar a vedar.

5. Referente sua pergunta: A dúvida é, se esta vazando na bomba, o problema é na bomba, certo???
R: Sim, o problema é na bomba. Algum dos itens mencionados acima.

Seria isso nobre, espero ter contribuído.

Att.
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Mensagem por Berlindo em Qui 23 Abr 2020, 09:12

Vcs tem sorte, a bomba da Honda é vendida "selada", não permite remanufaturar. Claro que mandando pro Álvaro ele faz, mas tem que adaptar os selos porque não vende fácil.

A minha tive que trocar a bomba toda, sorte ter achado barata, pq original não é barato não.
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Mensagem por delphiman em Qui 23 Abr 2020, 09:20

Pois é Berlindo, isso é verdade. Tem bombas que só com equipamentos profissionais para remanufaturar, como é o caso do Álvaro.
Felizmente da Suzuki é totalmente modular e dá sempre pra corrigir e felizmente, não fica caro.
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Mensagem por MateusCB em Qui 23 Abr 2020, 10:42

Grande delphiman! Cara, como é bom qdo a gente encontra pessoas de bem e dispostas a ajudar né? Obrigado meu amigo...

Seguinte, pelo q entendi vc cortou uma arruela de borracha e colocou entre a gaxeta e a hélice, é isso?
O vazamento vem do ladrão mesmo. Da pra ver o liquido merejando dali.

Até achei essa gaxeta no mercado livre, mas o cara ta pedindo 35 pila + frete kkk. Peça de 5 conto! Ta loco...

Interessante a dica da graxa nas mangueiras.....
Abs!

E Berlindo... honda é honda né?  Very Happy
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Mensagem por delphiman em Qui 23 Abr 2020, 11:33

Fala nobre Mateus. Oh meu amigo, obrigado pelas palavras e fico feliz por ter lhe ajudado.

Seguinte, pelo q entendi vc cortou uma arruela de borracha e colocou entre a gaxeta e a hélice, é isso?
R: Isso mesmo, eu "manufaturei" uma base de borracha pra substituir a gaxeta original e fixei ela com a bucha de metal na hélice.

Como o vazamento vem do ladrão é bem provável amigo que seja ou gaxeta de hélice ou o selo mecânico. Então se o selo mecânico está bem aplicado, é só a gaxeta.

Se fizer novamente o procedimento, tenta utilizar uma bucha de metal nova ou tira a borracha danificada. Após aplica uma nova.

Até achei essa gaxeta no mercado livre, mas o cara ta pedindo 35 pila + frete kkk. Peça de 5 conto! Ta loco...
Aí já é abuso né. Mas sabe como é. Peça original (se for o caso), o preço é sempre alto.

Mateus. Passa um feedback quando resolver ok?

Abraço.
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Mensagem por MateusCB em Qui 23 Abr 2020, 11:59

Opa, com certeza eu vou dar um feedback sim. Até pq se alguém tiver o mesmo problema, aqui serve como base pra estudos né...

O bom q a gaxeta da pra trocar com a bomba no lugar, ai não precisa drenar o óleo, só o liquido de arrefecimento mesmo.
To pensando seriamente em pegar uma nova... vai ser a terceira vez q desmonto. Pelo menos vou ter certeza se é ou não esse o problema... o duro é q aqui não tem cc da suzi, mais próxima é em Floripa. Ai vou morrer no frete de qquer jeito hehe.

Mas bora lá testar!

Vlw amigo!
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Mensagem por delphiman em Qui 23 Abr 2020, 12:37

Show Mateus. Bom trabalho aí amigo velho. Valeu.
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Mensagem por MateusCB em Sab 25 Abr 2020, 14:48

delphiman escreveu:Show Mateus. Bom trabalho aí amigo velho. Valeu.

Grande delphiman! Como vai amigo?
Como vc mesmo disso o silicone não segurou... no primeiro rolê até não vazou, mas depois do segundo pingou umas gotas... Comprei hj uma gaxeta nova na CC em Floripa. Segunda eles enviam e ai já resolvo essa pendenga. Ai se mesmo assim continuar vazando, vou entregar os pontos e mandar ela pro Álvaro. Mas estou bem confiante nessa gaxeta...

Uma dúvida, como não tenho torquímetro não tenho mta noção do tanto de força q devo colocar nesse parafuso. Pode arroxar ele ou só um aperto moderado? No manual diz 8 N·m (0.8 kgf-m, 6.0
lb-ft). Tirei por base como estava antes, e não estava tãããão apertado.

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Mensagem por delphiman em Sab 25 Abr 2020, 20:01

Nobre Mateus. Grande ave sonora.
Provavelmente é a gaxeta sim. Fica tranquilo que vai resolver. Só se realmente, há algum detalhe no selo mecânico. Mas acredito que seja sim a gaxeta. Item simples, mas que incomoda.

Quanto ao torque do parafuso é bem moderado.
Eu tenho torquímetro daí fica mais fácil, mas no seu caso faz assim.
Gira com a mão ou chave até o parafuso ficar completamente rosqueado. Depois com a chave faz um 1/10 de volta, ou seja, para dar a volta completa do parafuso você vai ter um giro de 360 graus e esta circunferência é dividida 10 partes. Então você vai dar um aperto bem sutil.

Não sei se consegui me explicar?

Qualquer dúvidas estamos aí parceiro.
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Mensagem por MateusCB em Seg 27 Abr 2020, 11:16

Grande delphiman!!
Entendi sim cara, algo em torno de 36 graus né. Vou acabar comprando um torquímetro... faz tempo q venho empurrando pra frente essa compra kkk.
Indica algum?

Abs!
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Mensagem por delphiman em Seg 27 Abr 2020, 12:42

Buenas Mateus.
Show nobre.
Quanto ao aperto é menos ainda. Diria uns 4 graus.
É menos de 1kg de torque, então é pouca coisa mesmo. Você vai dar um torque pequeno, de modo que o parafuso fique firme.

Quanto ao torquímetro, é muito bom para trabalhos em casa. Existem vários, porém vai depender do bolso.

Os melhores são os torquímetros digitais ou de estalo. O problema é que dependendo do que você escolher, a faixa de torque deles é pequena. E as vezes não comporta o torque que você precisa usar. Outra situação é o preço, que dependendo da marca e tecnologia passar dos 2 mil reais tranquilo.

Eu comprei o de vareta. É o mais simples e barato. Fornece uma precisão boa para apertos estruturais (chassis, rodas, freios, bujão cárter) e tem uma ampla faixa de validação, no caso de 0 a 300 nm (0 a 30 kg).
Para suas manutenções em casa este serve sem problema algum.

Segue o link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1279886336-torquimetro-de-vareta-com-encaixe-de-12-pol-0-a-300nm-sata-_JM

Qualquer coisa estamos aí.
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Mensagem por MateusCB em Seg 27 Abr 2020, 14:15

delphiman meu guru!
Eu estava de olho nesse da Sata ai mesmo, mas achei ele meio impreciso pra trabalhos menores, por ex. na bomba tem parafusos de 6 e de 8 Nm e como a escala dele é mto abrangente, serviria apenas como uma leve referência, correto?
Esse da Stanley tem a escala um pouco mais espaçada, mas custa quase o triplo kkk

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1300777479-torquimetro-de-agulha-12-ft-lb-0-200-stanley-86583la-_JM

Mas o q realmente pega pra mim nesses torquímetros de vara é o tamanho. Não fica ruim pra serviços mais leves?

Ps. Desculpa desviar o assunto do tópico...
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Mensagem por delphiman em Seg 27 Abr 2020, 14:56

Nobre Mateus. Grato pelo guru amigo velho, mas sou apenas um mero peregrino em constante busca do saber. Rsrs.

Isso mesmo. O torquímetro de vareta vai oferecer uma referência do aperto. Um pouco mais ou um pouco menos não terá problema. Por exemplo, nesse parafuso da gaxeta da bomba d'água. Aplicar 8Nm vai ficar ruim de identificar. Daí pode aplicar 10Nm (1kg de torque). É um pouco a mais e está dentro da margem de segurança.

O tamanho do torquímetro pode interferir dependendo do local, mas isso pode ocorrer com qualquer um. Imagina por exemplo dar torque no parafuso da suspensão dianteira que fica por dentro da carenagem. Vai ter que desmontar não tem jeito.

O ideal seria sim o de estalo. É mais preciso. Mas eles não vem em faixas muito amplas e pode ser que certos parafusos você não conseguirá medir.

Os torquímetros de estalo mais baratos, começam sua escala em 40Nm. Abaixo disso você não consegue medir.

Peguei o de 0 a 300 Nm pra permitir uma ter uma referência maior de torque.

Mas numa dessas se tu achar interessante, compra dois. Um de torque mais alto e outro para mais baixo.

Quem sabe o preço fica interessante e daí você consegue maior precisão.

Considero o torquímetro essencial. Infelizmente nenhuma oficina usa. Nem autorizadas. Por isso que muita coisa eu faço, visto que antigamente, quando fazia serviço em oficinas, cansei de pegar a moto com parafusos escorridos.


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Mensagem por MateusCB em Seg 27 Abr 2020, 17:47

delphiman, ultima pergunta, depois paro de incomodar (espero)...
Como é um parafuso de pouco aperto e essa peça vai ficar girando em alta velocidade ali dentro, não seria interessante colocar uma trava rosca ali (cola, trava quimica, etc...)? Ou não é necessário? Pergunto pq não tenho, se tivesse nem perguntava, ja colocava direto kkk.

Abs!
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Mensagem por delphiman em Seg 27 Abr 2020, 19:39

Kkkkk. Boa noite.
Fica gelo amigo, não é incômodo ajudar. Fica tranquilo.
Pelo manual de serviço, não é mencionado em adicionar trava química. Também não vejo problema em adicionar um pouco de trava química. Pode adicionar.
Acredito que pelo fato de ser um local que esquenta bastante o local onde o parafuso é rosqueado expande e acaba fixando naturalmente.

Mas adiciona um pouco. Não vai ter problema.

Qualquer coisa estamos aí.
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Mensagem por Berlindo em Qua 29 Abr 2020, 10:12

1 kg de torque é coisa mínima, claro que torquímetro é uma ferramenta útil, mas dá pra fazer na mão.
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