Gasolina ideal Bandit
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Hans Blackbullet
andersonpg
Marcelo Manfrinatti
7 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Gasolina ideal Bandit
Boa noite pessoal. Tudo certo?
Gostaria de compartilhar com vocês o que aconteceu comigo.
Adquiri recentemente uma motoca B6 04/05. E por teimosia, abasteci a bixa com gasolina aditivada... pensa numa moto esquisita depois...
Pode ter ocorrido ao menos duas situações:
1º A gasolina, independente de ser aditivada, era ruim, apesar de ter abastecido em posto de marca nacional.
2º A Bandit gosta somente de gasolina comum.
Resultado... esgotei a gasolina, mandei no carro e abasteci com comum... voltou a normalidade!
Grande abraço a todos!
Gostaria de compartilhar com vocês o que aconteceu comigo.
Adquiri recentemente uma motoca B6 04/05. E por teimosia, abasteci a bixa com gasolina aditivada... pensa numa moto esquisita depois...
Pode ter ocorrido ao menos duas situações:
1º A gasolina, independente de ser aditivada, era ruim, apesar de ter abastecido em posto de marca nacional.
2º A Bandit gosta somente de gasolina comum.
Resultado... esgotei a gasolina, mandei no carro e abasteci com comum... voltou a normalidade!
Grande abraço a todos!
Última edição por Marcelo Manfrinatti em Seg 25 Mar 2019, 19:01, editado 1 vez(es)
Marcelo Manfrinatti- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 31/10/2018
Re: Gasolina ideal Bandit
Na Minha eu até agora só coloquei podium, é mais cara mas em compensação rende bem mais...
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Gasolina ideal Bandit
Gasolina aditivada = comum com detergente e corante. Note-se que são três ingredientes, dos quais apenas um promove quiema.
Gasolina comum = Alcoolina. Alto poder de caloria, baixa octanagem. Explode lento e mais forte, note-se que nossos motores tem taxas de compressão altissimas, só funcionam bem por conta do sistema de injeção...
Gasolina com maior octanagem = gasolina mais explosiva (insignificante) com álcool e (ou não) corantes e detergentes. Motor trabalha mais calmo, suave, gasta bagarai e não se nota nem um km/h a mais ou torque.
Vai de comum mesmo, remapeie sua moto.
Gasolina comum = Alcoolina. Alto poder de caloria, baixa octanagem. Explode lento e mais forte, note-se que nossos motores tem taxas de compressão altissimas, só funcionam bem por conta do sistema de injeção...
Gasolina com maior octanagem = gasolina mais explosiva (insignificante) com álcool e (ou não) corantes e detergentes. Motor trabalha mais calmo, suave, gasta bagarai e não se nota nem um km/h a mais ou torque.
Vai de comum mesmo, remapeie sua moto.
Hans Blackbullet- Participante
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Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: Gasolina ideal Bandit
no seu caso nao teve nada ligado a ser aditivada, apenas a ser de baixa qualidade/adulterada mesmo.
Se puder sempre abasteça com a premium, só que com esses preços, esta praticamente impossivel.
A gasolina premiun ajuda bem a atenoar os efeitos da pré detonação devido as altissimas taxas de compressão que nossos motores tem, como o Hans disse logo acima.
Se puder sempre abasteça com a premium, só que com esses preços, esta praticamente impossivel.
A gasolina premiun ajuda bem a atenoar os efeitos da pré detonação devido as altissimas taxas de compressão que nossos motores tem, como o Hans disse logo acima.
Charger- Participante
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Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: Gasolina ideal Bandit
Sempre usei comum e nunca tive problema,porém de um único posto ,confiável e de bandeira!
Bellizzi- Participante
-
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: Gasolina ideal Bandit
Do Google:
Tipos de gasolina:
Temos a comum, a aditivada e a premium. A gasolina comum é praticamente igual para todas, pois vem da mesma fonte: Petrobrás. A diferença começa na gasolina aditivada, onde cada distribuidora usa uma receita "secreta" de aditivos. E finalmente a tipo premium é uma gasolina mais forte, de maior potência (veremos isso ali na octanagem). É bom lembrar também que TODAS tem adição de álcool conforme obrigatório por lei aqui no Brasil.
Aditivos:
Basicamente identifiquei dois tipos de aditivo: os xampus limpantes, que limpam os resíduos da explosão, descarbonizando velas e válvulas. Deixam as "artérias do coração" da moto limpas!. E há os redutores de atrito, que são os aditivos que dão um jeito para que o cilindro/pistão escorreguem melhor. E redução de atrito significa melhor rendimento do motor, menor consumo! Agora, tem que prestar atenção pois nem toda aditivada tem os dois aditivos. Comparando as marcas, a maioria das aditivadas oferece apenas o xampu limpante.
(...)
Conclusão:
Se o motor da sua moto não é de alta compressão, como explicado acima, gasolina premium é só pra gastar dinheiro, pois é mais cara, não te traz potência e faz o mesmo trabalho da aditivada. A gasolina aditivada é a melhor escolha, já que muitas vezes tem o mesmo preço da comum e ainda limpa o motor. Comum só em emergências na estrada, e mesmo assim cuidado com a "cara" do posto, pois infelizmente a gasolina adulterada é uma realidade. Controle sempre o consumo a cada abastecimento, pegue o cupom ou nota fiscal e em caso de desvio muito grande em relação ao que está acostumado a ver na sua moto, denuncie para a ANP com vontade!
Última dica: se você está usando a comum há muito tempo, não troque para aditivada rapidamente, sob pena de soltar um monte de sujeira e entupir carburador ou outra parte do circuito de alimentação. Quando for abastecer, coloque 80% de comum e 20% de aditivada, e vá usando. No próximo abastecimento, aumente a dose de aditivada, e vá controlando.
Fonte de pesquisa: sites da Petrobrás, Ipiranga e Shell
Bressan - El Bando Moto Grupo DF/RJ
Tipos de gasolina:
Temos a comum, a aditivada e a premium. A gasolina comum é praticamente igual para todas, pois vem da mesma fonte: Petrobrás. A diferença começa na gasolina aditivada, onde cada distribuidora usa uma receita "secreta" de aditivos. E finalmente a tipo premium é uma gasolina mais forte, de maior potência (veremos isso ali na octanagem). É bom lembrar também que TODAS tem adição de álcool conforme obrigatório por lei aqui no Brasil.
Aditivos:
Basicamente identifiquei dois tipos de aditivo: os xampus limpantes, que limpam os resíduos da explosão, descarbonizando velas e válvulas. Deixam as "artérias do coração" da moto limpas!. E há os redutores de atrito, que são os aditivos que dão um jeito para que o cilindro/pistão escorreguem melhor. E redução de atrito significa melhor rendimento do motor, menor consumo! Agora, tem que prestar atenção pois nem toda aditivada tem os dois aditivos. Comparando as marcas, a maioria das aditivadas oferece apenas o xampu limpante.
(...)
Conclusão:
Se o motor da sua moto não é de alta compressão, como explicado acima, gasolina premium é só pra gastar dinheiro, pois é mais cara, não te traz potência e faz o mesmo trabalho da aditivada. A gasolina aditivada é a melhor escolha, já que muitas vezes tem o mesmo preço da comum e ainda limpa o motor. Comum só em emergências na estrada, e mesmo assim cuidado com a "cara" do posto, pois infelizmente a gasolina adulterada é uma realidade. Controle sempre o consumo a cada abastecimento, pegue o cupom ou nota fiscal e em caso de desvio muito grande em relação ao que está acostumado a ver na sua moto, denuncie para a ANP com vontade!
Última dica: se você está usando a comum há muito tempo, não troque para aditivada rapidamente, sob pena de soltar um monte de sujeira e entupir carburador ou outra parte do circuito de alimentação. Quando for abastecer, coloque 80% de comum e 20% de aditivada, e vá usando. No próximo abastecimento, aumente a dose de aditivada, e vá controlando.
Fonte de pesquisa: sites da Petrobrás, Ipiranga e Shell
Bressan - El Bando Moto Grupo DF/RJ
portomp- Participante
-
Idade : 63
Data de inscrição : 04/09/2011
Re: Gasolina ideal Bandit
Qualquer motor a gasolina com taxa acima de 10:1 já é considerado alta e vai se beneficiar com gasolina podium de alta octanagem.
A Bandit injetada tem 11,5:1 de taxa
A Bandit injetada tem 11,5:1 de taxa
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Gasolina ideal Bandit
"Posso usar gasolina comum/aditivada em um motor de compressão alta?
Não é recomendável, porque a alta compressão poderá detonar a mistura ar-combustível, causando a batida de pino que é prejudicial para o motor. Se for um motor moderno, com gerenciamento eletrônico você até pode usar, porém a alteração do ponto de ignição para preservar o motor irá reduzir a taxa de compressão efetiva, reduzindo o desempenho do motor e podendo aumentar sensivelmente o consumo. "
https://www.flatout.com.br/quais-as-diferencas-entre-gasolina-comum-aditivada-premium-e-de-alta-octanagem/
Não é recomendável, porque a alta compressão poderá detonar a mistura ar-combustível, causando a batida de pino que é prejudicial para o motor. Se for um motor moderno, com gerenciamento eletrônico você até pode usar, porém a alteração do ponto de ignição para preservar o motor irá reduzir a taxa de compressão efetiva, reduzindo o desempenho do motor e podendo aumentar sensivelmente o consumo. "
https://www.flatout.com.br/quais-as-diferencas-entre-gasolina-comum-aditivada-premium-e-de-alta-octanagem/
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Gasolina ideal Bandit
andersonpg escreveu:Qualquer motor a gasolina com taxa acima de 10:1 já é considerado alta e vai se beneficiar com gasolina podium de alta octanagem.
A Bandit injetada tem 11,5:1 de taxa
Corretissimo, a pessoa que acha que não deveria usar gasolina premium pq não faz diferença em motos como as nossas, sinceramente, não tem noção alguma do que está falando, a batida de pino(um dos problemas) em giro baixo e com carga no acelerador, acaba na hora.
É uma pena que está impossivel de usar a premium, além de carissima, está rara de encontrar, muito tempo que a azulzinha não toma um gole dela rsrsrs
Charger- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: Gasolina ideal Bandit
Será que é válido enriquecer o tanque, misturando gasolinas premium com a comum?
Marcelo Manfrinatti- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 31/10/2018
Re: Gasolina ideal Bandit
Marcelo Manfrinatti escreveu:Será que é válido enriquecer o tanque, misturando gasolinas premium com a comum?
Se for metade podium(octanagem 95) e metade comum/aditivada(87 octanagem) vc trabalhará com uma gasolina de 91 de octanagem o que já seria um avanço muito bom na questão de combate a pré detonação e seria a mesma octanagem da maioria das outras gasolinas premium vendidas no Brasil. Eu só não consigo te falar com relação a vantagem financeira pq se tem uma coisa dificil na minha regiao é encontrar essas gasolinas pra poder ficar comparando preço rs.
ps.: colocar qualquer outra proporção de mistura com podium inferior a 50% seria perda de dinheiro...
Charger- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: Gasolina ideal Bandit
andersonpg escreveu:Qualquer motor a gasolina com taxa acima de 10:1 já é considerado alta e vai se beneficiar com gasolina podium de alta octanagem.
A Bandit injetada tem 11,5:1 de taxa
A informação correta para taxa de compressão dos motores 1255cc da linha bandit é de 10,5 x 1
Bdti12- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016
Re: Gasolina ideal Bandit
Bdti12 escreveu:andersonpg escreveu:Qualquer motor a gasolina com taxa acima de 10:1 já é considerado alta e vai se beneficiar com gasolina podium de alta octanagem.
A Bandit injetada tem 11,5:1 de taxa
A informação correta para taxa de compressão dos motores 1255cc da linha bandit é de 10,5 x 1
Nesse caso, eu citei as 650cc...
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
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