Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

+3
ebogner
VENOM
Cidao
7 participantes

Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Cidao Dom 06 Abr 2014, 20:19

Boa noite,

Normalmente motos do porte da Hayabusa são levadas em concessionaria para manutenções, revisões, etc.

Mas alguns serviços como neste tópico as vezes nem são executados e acredito ser importante para quem gosta de cuidar da moto e quando viajar evitar dores de cabeça ou ate mesmo gasto adicional futuro.

Eu troquei 2x o fluido da minha Bandit 1250S em casa, simplesmente seguindo o manual de instruções e obedecendo as regras de manutenção da motoca.

link abaixo:
https://www.suzukionline.org/t23846-banditterapia-do-cidao-revisao-de-20mil-km?highlight=Cidao

Mas acho aqui o local correto para discutir e criar um tutorial como fazer isso com paciência e produtos de primeira linha.

Se alguém já fez isso, por favor poste aqui !

Abraços


Cidao
Cidao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por VENOM Seg 07 Abr 2014, 14:42

É isso aí Cidão!

O que a gente mais vê por aí é concessionária cobrando por peças e procedimentos que não são feitos nem trocados. Velas e fluidos são os mais comuns. Já tive amigo que mandou abrir a caixa do filtro de ar dentro da agência pra conferir se tinham trocado o filtro, por que da ultima vez ele só viu depois, e advinha o resultado???

Tava lá o filtro velho novamente!!! Kkkkk

Quem quiser bem feito que faça em casa ou arrume um mecânico bem indicado. Por que depois de ficarem colocando a culpa um no outro (entre os mecânicos que foram chamados pra explicar o ocorrido) deu-se uma desculpa de esquecimento e fim de papo.

Não da nada pra eles, até porque se processar, não vale mais apena com as sentenças por danos morais reduzidas.
VENOM
VENOM
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por ebogner Seg 07 Abr 2014, 15:08

Ótima ideia...
ebogner
ebogner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 18/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Cidao Seg 07 Abr 2014, 20:03

Achei o manual de serviço no site: http://everythinggsxr.com/pdf/hayabusa_08-12.pdf

Eh da 2012, mas deve ajudar !!!

To baixando...
Cidao
Cidao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Cidao Seg 07 Abr 2014, 20:09

Baixou da 2008 a 2012, agora baixando da 2013 !
link: http://servicemanualsgsxr.com/suzuki-gsx-r-1300-hayabusa-2013-service-manual/

Link diferente, mas o mesmo manual !! (K9)


 curtir
Cidao
Cidao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por gbordallo Qua 09 Abr 2014, 07:53

Boa idéia, gosto muito de ajudar os outros.

Minha moto está com 22.000 km e é recomendado que troque o líquido com 24.000 km, então quando for trocar vou fazer um vídeo e postar aqui.

Não tem muito mistério para trocar o liguido, o maior problema é deixar ar no sistema, mas existe um macete que poucos sabem.

Para não deixar ar no sistema, tem que soltar o sensor de temperatura antes de iniciar o enchimento do sistema, e quando começar a sair liguido pelo buraco do sensor é só remontar o sensor e pronto.

Não sei na moto, mas tem alguns carros que já tem um parafusos para retirar o ar do sistema, e os que não tem retirasse o ar pelo sensor de temperatura que geralmente fica na parte mais alta do motor que é o cabeçote.
gbordallo
gbordallo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Cidao Qua 09 Abr 2014, 19:56

Excelente Gboddallo !

Informações preciosas...

Anotado.

Quando chegar a hora de fazer na minha, vou proceder da mesma forma...

 Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa 430935 

Cidao
Cidao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por MateusCB Qui 21 maio 2015, 10:30

Galera, desculpe desenterrar o tópico, mas não achei certo criar um novo com o mesmo assunto...

Troquei o liquido de arrefecimento da minha busa (2012) esse fim de semana, fiz o seguinte procedimento:
1 - drenei o sistema pela mangueira da bomba
2 - lavei com agua com a magueira desconectada
3 - conectei a mangueira, enchi o sistema com agua, funcionei a moto por cerca de 1 min para a agua circular pelo sistema e esvaziei novamente, para retirar o resto do liquido anterior. Fiz esse processo umas 3x até sair somente agua do sistema.
4 - enchi novamente o sistema com o aditivo, essa parte demorou um monte, pq tem q ir apertando as mangueiras, balançando a moto e funcionando ela pra ir tirando o ar.
5 - depois de umas 5 "funcionadas" na moto, apertada de mangueiras e tudo mais, não baixava mais o nivel no radiador, então deixei ela funcionando por uns 5 minutos para esquentar bem e depois completei o reservatório.
6 - depois de tudo isso soltei o parafuso de sangria em baixo do tanque e o fluido saiu normalmente, sem ar. Alias, quase me queimei ali  Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa 814319 , sai quente pra kct


A dúvida q fiquei foi em relação a quantidade do liquido. No manual fala 2.7l sem o reservatorio, ou seja, uns 3l no total. Mas eu enchi o sistema todo + reservatorio com cerca de 2,5l... Será que ficou agua no sistema ainda, por isso não coube mais? Deixei a mangueira desconectada um bom tempo e nao escorria mais nada...
No mesmo dia rodei 150km com a moto na estrada e a temperatura se manteve normal, sempre do meio pra baixo no marcador. Rodei um pouco na cidade e tb ficou normal...
MateusCB
MateusCB
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 24/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Cidao Qui 21 maio 2015, 15:29

Excelente!
Informações preciosas...
A minha ainda está com 11.500km
Vou confirmar qual km da 1a troca!
Abraços
Cidao
Cidao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por MateusCB Qui 21 maio 2015, 15:31

Cidao escreveu:Excelente!
Informações preciosas...
A minha ainda está com 11.500km
Vou confirmar qual km da 1a troca!
Abraços

O recomendado é 24.000 km ou a cada 2 anos, o q vier primeiro
MateusCB
MateusCB
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 24/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Cidao Dom 12 Jul 2015, 12:28

Chegando a hora de trocar o oleo da Haya...

Ai aproveitei para dar uma olhada no manual e me preparar para uma manutenção "At Home"...

Como a moto eh 2013 e estamos em 2015, não ira chegar nos 24 mil km. Devo trocar nesta ou na próxima troca de óleo (13K). Como o filtro sera trocado e assim a necessidade de retirar a carenagem, acho que vou dar uma geral !

Abaixo detalhes que me chamou atenção:

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa%20Refrigeracao%20I
Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa%20Refrigeracao%20II
Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa%20Refrigeracao%20III
Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa%20Refrigeracao%20IV
Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa%20Refrigeracao%20V


Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa%20lubrificacao

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Tabela%20Manutencao%20Hayabusa%20velas

Abraços
Cidao
Cidao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Renafrancis Dom 22 Abr 2018, 22:39

Exite sim um parafuso pra purga de ar do sistema..
Basta soltar esse parafuso e ir enchendo o radiador e ir chacoalhando a moto pra que o ar vá saindo. Depois do ar purgado, apertar o parafuso e encher o reservatório.. Ver local do parafuso na imagem

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Radiad10
Renafrancis
Renafrancis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 22/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Berlindo Seg 23 Abr 2018, 10:21

Legal, na cabeça da plange para a bomba d'agua, imagino.

É muito bom quando tem esse parafuso pois assim você tem certeza que não ficou ar no sistema.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa Empty Re: Troca do liquido de arrefecimento Hayabusa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos