Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conversando sobre o filtro de ar

+9
lbdebem
srad2012
igorpbs
Hans Blackbullet
Berlindo
Wallysson
Pikes Peak
decapa
VENOM
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por VENOM Sex 21 Mar 2014, 02:13

Relembrando a primeira mensagem :

Amigos,

Gostaria de expor minhas ideias sobre o tema e convidar a todos a fazer o mesmo, com o intuito de enriquecer o debate. Lembrando que as linhas abaixo são fruto apenas de minhas pesquisas e do entendimento que delas consigo durante os mais de quinze anos andando motorizado, seja em duas ou quatro rodas.

Com relação ao filtro de ar, o original, entendo que o mesmo não foi desenvolvido para reuso após limpeza de espécie alguma (falando de filtros de ar de forma geral. Caso eu esteja enganado no caso da Suzuki me perdoem pois ainda estou estudando um bocado de coisas). Com exceção dos K&N e similares que foram feitos para serem lavados.

E o porquê disso?

Por que o desenho do elemento filtrante é feito para que o ar passe até que venha a sujeira e preencha o espaço por ele passou, formando um funil (na verdade funcionam como milhões de funis microscópicos). Sendo assim, os diferentes tamanhos de poeira vão encontrando suas barreiras e ficando presas nelas.com o passar do tempo essas sujeiras vão ocupando mais espaços e o ar vai passando pelos restantes. Se o filtro não for trocado (falo da limpeza mais abaixo) o que acontece é que sobram menos espaços vazios para o ar limpo passar. Como a força do pistão descendo pelo cilindro é muito maior do que a resistência do filtro, as partículas menores que antes estavam presas no elemento filtrante, acabam se soltando e sendo sugadas para dentro do cilindro causando micro arranhões que mais tarde vão deixar passar óleo e aí, todo mundo já sabe a dor de cabeça que vai dar...

E porque a limpeza não funciona?

Simples! Se a sujeira está presa na fibra a níveis microscópicos, ela não vai sair com umas simples batidinhas. Concordam? E se o cara der um jato de ar no filtro, ou ele será igualmente ineficaz, pois só vai retirar a sujeira grossa que está mais acima do elemento, ou vai "arrombar" os poros. Caso o jato de ar seja direcionado no contrafluxo do filtro a situação piora, pois ele vai destruir a trama do elemento que vai ficar entupido em algumas partes e largo demais em outras. Ou seja se você está VENDO sujeira no filtro é por que já não tem muito espaço pro ar passar. Na minha opinião, não há alternativa senão a troca do mesmo.

Mas e no caso dos K&N InFlow e similares, onde o fluxo de ar é maior porém eles recomendam intervalos entre as limpezas altíssimos? Já que a estrutura do elemento filtrante permite a passagem de mais ar, eu deduzo que a mesma seja mais "aberta", tornando limpeza um procedimento eficaz. Não seria o caso de intervalos ainda menores entre as intervenções seja para limpeza ou inspeção? Rolling Eyes 

Confesso que não conheço nada desses filtros e por isso fico encucado.
VENOM
VENOM
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo


Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por decapa Qui 10 Jul 2014, 00:46

a praticidade dele pra lavar é inquestionável. vc tem razão. dificilmente vc usa tudo da 14. ja é forte, tem torque de sobra. no site da akrapovic vc ve o mapa dela com escape e sem. inclusive la eles teem a cavalaria na roda dela, que é diferente dessa que vc imagina. se curte estilingar a 300tinha, vai se divertir um bucado. só nao ligue se uns loco te pegarem de 1000. a 14 massacra em saída e torque qualquer 1000zinha, mas as fidumaegua das 1000 de final são umas bomba pra pilotar, e o kpeta pra passar dos 300. se curtir mesmo mexer na moto, ve no site da brooks performance como vc tira o limitador dela, manda o ECU dela pra eles mexerem, que ae sim vc estupra qualquer moto. se aqui em SP tivesse sussa de andar com SS, eu montava numa só pra mexer e ver do que ela é capaz, mas é inviável pela insegurança. virou roleta russa esse estilo de moto.
bom divertimento com a motoka.
decapa
decapa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por sergioh8 Qui 10 Jul 2014, 11:28

igorpbs escreveu:
Hans Blackbullet escreveu:
igorpbs escreveu:cara depois que descobri o pipercross não boto mais nenhum outro lixo de filtro que existe no mercado
Ow, fii, que filtro é esse ae? Não conheço não... manda um link ou infos pra gente, bro? Vlw

Então um dia conheci um cara daki de floripa que desenvolve filtros de ar esportivo para carros até o momento(INFLOW), e quando fui comprar um pro meu antigo Fragile ele me mostrou um K&N contra o sol e fikei apavorado com o lixo que é, mto fino não segura sujeira, rebarbas mto mau feitas que compromete a performance do veiculo. Dai depois comprei minha Srad e veio com o maldido K&N, fiz o mesmo teste que o cara de olhar ele contra o sol e me pareceu uma peneira e nos de moto as rebarbas(junção da telinha com borracha) é a mesma porcaria q eles fazem nos carros. Dai comecei a busca por um filtro de qualidade, o BMC até agradou um pouco mais é quase o mesmo esquema que o K&N, só que melhor.
Mais vi a galera da gringa super elogiando o tal Pipercross, que é um filtro realmente de alto fluxo com grande poder de reter a sujeira e acho que os caras da INFLOW deram um copiada nesse Pipercross. E além de varias equipes de competição usarem ele.
Comprei o meu desse vendedor:

http://www.ebay.com/itm/Pipercross-Air-Filter-for-Suzuki-GSXR1000-K1-K2-K3-K4-01-04-/261210212454?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item3cd1578866

Melhor investimento que fiz esse filtro e as velas Brisk que tbm são mto melhores que as tradicionais NGK iridium. assim sei que meu motor está seguro.



Igor, onde comprou esses velas Brisk e quanto pagou por elas?

Grato
sergioh8
sergioh8
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 07/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por igorpbs Qua 16 Jul 2014, 21:54

Dae amigos, agora que vi as perguntas.

As velas brisk eu comprei com esse vendedor:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&vxp=mtr&item=371091203417

E esses links são fotos do filtro para vcs poderem ver melhor a construção:
http://www.spengineering.co.uk/product-pipercross-air-filters.html
http://www.ebay.com/itm/Pipercross-Air-Filter-for-Suzuki-GSXR1000-K1-K2-K3-K4-01-04-/261210212454?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item3cd1578866

E vale a pena tbm dar uma olhada neste filtro que achei:
http://www.racingairfilters.eu/?ids=kop3/sub11
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Berlindo Qui 17 Jul 2014, 09:16

Brisk, Brisk...tive uma péssima experiência com essas velas, fica esperto.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por igorpbs Qui 17 Jul 2014, 14:06

Berlindo escreveu:Brisk, Brisk...tive uma péssima experiência com essas velas, fica esperto.

O que aconteceu com vc Berlindo?
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por decapa Qui 17 Jul 2014, 15:11

engraçado que ate na ninjinha aqui as brisks ficaram animal, sem nem necessidade de regular nada. huahuahuahuahuahu é a mão! hihiihhihihi
decapa
decapa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por decapa Qui 17 Jul 2014, 15:14

o Rui de curitiba colocou na bandit dele, ta um demonho a moto, sem falha e nada. huahuahuahuahuahu dica do decapa. é a mão !uhahuahuahuhauauh
decapa
decapa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Acastro Qui 17 Jul 2014, 15:55

Tenho curiosidade de colocar essas velas pra ver se melhora mesmo..
Acastro
Acastro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 09/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 17 Jul 2014, 17:06

Berlindo escreveu:Brisk, Brisk...tive uma péssima experiência com essas velas, fica esperto.
Ae, parceiro, entregou o santo agora reza a missa, poxa...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por decapa Qui 17 Jul 2014, 20:10

lol! lol! lol! 
decapa
decapa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Berlindo Sex 18 Jul 2014, 10:25

Eu coloquei elas na 675, a moto começou a falhar em total alta, somente com o acelerador 100% aberto e lá perto do corte de giro. Não consigo entender pq.

Passamos no dino depois para ver qualé e a mistura tava bem pobre. Não acredito q era isso a causa, mas tem que ficar ligado com esse sintoma. A queima da Brisk é muito maior. Não tive ganho nenhum também.

Tirei a Brisk, coloquei as Iridium, 100% de novo a moto.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por decapa Sex 18 Jul 2014, 17:00

é a pata, é a pata!  lol! Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 951924 
decapa
decapa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Hans Blackbullet Sex 18 Jul 2014, 18:57

Berlindo escreveu:Eu coloquei elas na 675, a moto começou a falhar em total alta, somente com o acelerador 100% aberto e lá perto do corte de giro. Não consigo entender pq.

Passamos no dino depois para ver qualé e a mistura tava bem pobre. Não acredito q era isso a causa, mas tem que ficar ligado com esse sintoma. A queima da Brisk é muito maior. Não tive ganho nenhum também.

Tirei a Brisk, coloquei as Iridium, 100% de novo a moto.
Puxa, Berlindo, que pena... mas sei que se a mnistura estiver pobre as Brisk podem em tese até furar um pistão... mas se acertar a mistura de acordo, não vi ainda reclamações... poderia ter sido defeito de fábrica (da vela), ou algum dano ocasionado pelo transporte?
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Berlindo Seg 21 Jul 2014, 09:59

Sinceramente não sei, eu engordei a mistura (a ECU da 675 é aberta) e mesmo assim não resolveu. E veja, se eu soltasse o acelerador 1%, a moto ficava "normal".

Pode ser algum defeito sim. Mandei essas velas recentemente para um colega de Street Triple, ele vai instalar, remapear e me dizer como ficou.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por marcio b650s Qui 04 Fev 2016, 23:54

Boa noite! Alguem saberia me dizer sobre essses filtros de ar papel que vendem no mercado livre? A um tempo atras comprei um mas o mecanico na autorizada disse que a injeçao nao se ajusta por causa do fluxo de ar que ele proporciona,.
a moto é uma bandit 650

marcio b650s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 10/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Bellizzi Sex 05 Fev 2016, 07:18

marcio b650s escreveu:Boa noite! Alguem saberia me dizer sobre essses filtros de ar papel que vendem no mercado livre? A um tempo atras comprei  um mas o mecanico na autorizada disse que a injeçao nao se ajusta por causa do fluxo de ar que ele proporciona,.
a moto é uma bandit 650

Irmão,sinceramente não sei a procedência dos filtros no ML,porém se vc quer um bom e de ótimo preço ,segue link.
http://www.masada.com.br/filtro-de-ar-suzuki-bandit-650s-bandit-n1200-bandit-1250-eis-p3650/
meu amigo já esta no segundo e não tem reclamações.
abraços
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar - Página 2 Empty Re: Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos