Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conversando sobre o filtro de ar

+9
lbdebem
srad2012
igorpbs
Hans Blackbullet
Berlindo
Wallysson
Pikes Peak
decapa
VENOM
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Conversando sobre o filtro de ar Empty Conversando sobre o filtro de ar

Mensagem por VENOM Sex 21 Mar 2014, 02:13

Amigos,

Gostaria de expor minhas ideias sobre o tema e convidar a todos a fazer o mesmo, com o intuito de enriquecer o debate. Lembrando que as linhas abaixo são fruto apenas de minhas pesquisas e do entendimento que delas consigo durante os mais de quinze anos andando motorizado, seja em duas ou quatro rodas.

Com relação ao filtro de ar, o original, entendo que o mesmo não foi desenvolvido para reuso após limpeza de espécie alguma (falando de filtros de ar de forma geral. Caso eu esteja enganado no caso da Suzuki me perdoem pois ainda estou estudando um bocado de coisas). Com exceção dos K&N e similares que foram feitos para serem lavados.

E o porquê disso?

Por que o desenho do elemento filtrante é feito para que o ar passe até que venha a sujeira e preencha o espaço por ele passou, formando um funil (na verdade funcionam como milhões de funis microscópicos). Sendo assim, os diferentes tamanhos de poeira vão encontrando suas barreiras e ficando presas nelas.com o passar do tempo essas sujeiras vão ocupando mais espaços e o ar vai passando pelos restantes. Se o filtro não for trocado (falo da limpeza mais abaixo) o que acontece é que sobram menos espaços vazios para o ar limpo passar. Como a força do pistão descendo pelo cilindro é muito maior do que a resistência do filtro, as partículas menores que antes estavam presas no elemento filtrante, acabam se soltando e sendo sugadas para dentro do cilindro causando micro arranhões que mais tarde vão deixar passar óleo e aí, todo mundo já sabe a dor de cabeça que vai dar...

E porque a limpeza não funciona?