Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

+3
regis pasqualato
ata.jb
Fguarezi
7 participantes

Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Qui 15 Dez 2011, 10:07

Bom dia galera.

Tenho uma 650F e estou um pouco descontente com o comportamento da suspensão, a minha está original como veio de fabrica, e lendo o manual vi que tem algumas regulagens que podem ser feitas, mas não tenho muita noção de como fazer isso.

Tenho 97kg 1,80 de altura, ando um pouco sozinho e algumas vezes com a patroa que pesa 67kg, os pneus estão calibrados conforme manual para piloto e passageiro.

Queria saber se devo mexer em alguma coisa para melhorar a pilotagem, achei a moto um pouco instável em curva, alem disso percebo que o curso da suspensão dianteira é muito curto.

A regulagem da suspensão dianteira está no numero 5, e a traseira se não me engano no numero 3, a regulagem do retorno tbm está como veio de fabrica.

Abraços.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por ata.jb Qui 15 Dez 2011, 17:05

Amigo,

veja este tópico. Tem tudo o q vc precisa saber...

https://www.suzukionline.org/t11756-ajuste-de-suspensao-bandit-by-hans-blackbullet?highlight=ajuste

No meu caso, eu endureci um pouco tanto a dianteira (nivel 3) qto a traseira da moto (nivel 4). Pra mim, ficou ótima.

Espero ter ajudado.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Qui 15 Dez 2011, 18:47

Depois que fiz o topico fui pesquisar no forum e achei, hehe.

Muito bom os ajustes, fiz aqui na minha.

Frente 2 traseira 4, e deixei a pre carga com 1 volta.

A moto ficou mais durinha, só que não testei na estrada, vamos ver se vai melhorar nas curvas, pois antes ela estava balançando demais.

Como vc esta deixando o parafuso da pre carga traseira?
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por ata.jb Qui 15 Dez 2011, 18:59

A pre-carga ta como sugeriram... 1 volta e meia, parece.

A frente eu deixei no nivel 3 pq o asfalto aqui na cidade é muito irregular. No nivel 2 eu tava achando muito duro e desconfortável.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Sex 16 Dez 2011, 08:25

ata.jb escreveu:A pre-carga ta como sugeriram... 1 volta e meia, parece.

A frente eu deixei no nivel 3 pq o asfalto aqui na cidade é muito irregular. No nivel 2 eu tava achando muito duro e desconfortável.

Dei uma voltinha ontem com a minha e realmente está mais dura, mas vou deixar assim por enquanto, até pegar estrada.

Aqui a pre carga traseira está com 1 volta.

Vi vc e mais alguns falando em deixar a pre carga no Soft, como seria isso?

Original a pre carga estava com mais ou menos 2 voltas e meia, então apertei o parafuso e voltei 1 volta completa.

Abraço.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por ata.jb Sex 16 Dez 2011, 11:08

Cara, deixar mais soft seria deixar mais "mole", digamos assim, pra que copie o asfalto melhor.

Se ela ficar mais dura, o movimento de subir e descer será mais lento e não acompanharia as irregularidades do asfalto.

Eu acho que deixar a moto mais dura é mais voltado pra quem anda em pista e tal. No meu caso, não atende, por isso deixei num meio termo. Melhorei a estabilidade sem comprometer muito o conforto.

Sinceramente, não tenho tanta experiência e sensibilidade assim pra sentir diferença na pre carga. Mudei mas pra minha tocada e uso não vi diferença.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por regis pasqualato Sex 16 Dez 2011, 12:45

Boa tarde Galera... Queria aproveitar o tópico para perguntar sobre a regulagem da suspensão da Srad. Sou bem inexperiente com moto, andei apenas em CG e muito pouco mesmo. Essa semana estarei colocando um pneu novo na dianteira para começar a "aprender" como se anda numa moto grande... Antes de montar na bichona preciso fazer ajustes na suspensão de acordo com meu peso e terreno? Como faço esses ajustes? Aguardo ajuda dos companheiros.
regis pasqualato
regis pasqualato
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Sex 16 Dez 2011, 14:50

ata.jb escreveu:Cara, deixar mais soft seria deixar mais "mole", digamos assim, pra que copie o asfalto melhor.

Se ela ficar mais dura, o movimento de subir e descer será mais lento e não acompanharia as irregularidades do asfalto.

Eu acho que deixar a moto mais dura é mais voltado pra quem anda em pista e tal. No meu caso, não atende, por isso deixei num meio termo. Melhorei a estabilidade sem comprometer muito o conforto.

Sinceramente, não tenho tanta experiência e sensibilidade assim pra sentir diferença na pre carga. Mudei mas pra minha tocada e uso não vi diferença.

Pois é, acho que essas regulagens são de grande ajuda, mesmo a pessoa não sendo "piloto" pode ir mexendo até achar um melhor setup para sua forma de andar.

Eu não estava contente com o comportamento da minha moto e curva, agora que mudei vou testar final de semana e ver como ficou.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Moacir Fontana de Medeiro Dom 18 Dez 2011, 23:44

Olá,
Na minha a frente está no nivel 3 e a traseira só regulei o ajuste de retorno, deixei mais lento pois em entradas de ponte jogava muito para cima.
Abraços
Moacir Fontana de Medeiro
Moacir Fontana de Medeiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Seg 19 Dez 2011, 08:33

Moacir Fontana de Medeiro escreveu:Olá,
Na minha a frente está no nivel 3 e a traseira só regulei o ajuste de retorno, deixei mais lento pois em entradas de ponte jogava muito para cima.
Abraços

Estou percebendo isso tbm.

Como vc deixou mais lento?

Aqui está com 4 na mola e 1 volta no retorno, acho que vou voltar com 3 na mola para deixar mais macio a traseira, na frente com 2 achei que ficou bom.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Mário Filho Seg 19 Dez 2011, 15:42

regis pasqualato escreveu:Boa tarde Galera... Queria aproveitar o tópico para perguntar sobre a regulagem da suspensão da Srad. Sou bem inexperiente com moto, andei apenas em CG e muito pouco mesmo. Essa semana estarei colocando um pneu novo na dianteira para começar a "aprender" como se anda numa moto grande... Antes de montar na bichona preciso fazer ajustes na suspensão de acordo com meu peso e terreno? Como faço esses ajustes? Aguardo ajuda dos companheiros.

Vai nesse tópico ai meu velho, para ver se ajudam como me ajudaram, Abraço

https://www.suzukionline.org/t17124-srad-750-vibrando
Mário Filho
Mário Filho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Moacir Fontana de Medeiro Seg 19 Dez 2011, 15:43

Estou diminuindo a velocidade de retorno girando aquele parafuso de baixo do amortecedor tras para lado direito, estou fazendo aos poucos ate achar a posição ideal...
Moacir Fontana de Medeiro
Moacir Fontana de Medeiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Seg 19 Dez 2011, 17:40

Moacir Fontana de Medeiro escreveu:Estou diminuindo a velocidade de retorno girando aquele parafuso de baixo do amortecedor tras para lado direito, estou fazendo aos poucos ate achar a posição ideal...

Eu apertei o parafuso e voltei 1 volta e meia, e deixei a regulagem da mola no 3 como era antes, pois no 4 achei que ficou muito dura, meu problema estava na frente, com 2 na regulagens dianteira ficou melhor.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por ghaddad Qua 18 Jan 2012, 13:35

Amigos,
tentei ajustar a suspenção da minha 650F, seguindo a recomendação do Keith Code. Ele no início do vídeo manda deixar uma compressão da mola em trono de 30 a 35% (diferença entre o amortecedor todo esticado e ele comprimido após o piloto senmtar na moto) para circulação em rodovias. Porém, mais a frente do vídeo, ele diz que vai deixar a regulagem de uma moto (Kawa Z 1000) em 33 mm (o que não corresponde a 30%).

Mesmo assim, fui tentar ajustar a minha.
Primeira dúvida: a medida do curso da suspensão é feita até onde? Do parafuso de regulagem até a borracha? Do parafuso até o fim da suspensão? Se é em percentagem, a referência vai mudar, certo?
Segunda dúvida: Na minha moto, a diferença estava de 125 mm para a suspensão toda expandida e 75 mm para ela comprimida comigo em cima da moto. Isso dá uma diferença de 50 mm. Não é muito? No vídeo a diferença foi de 30 mm. Fiz a medida da borracha até onde o amortecedor fica preso na direção.

Obrigado se puderem me ajudar....

Abraço.
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por wendellalmeida Qui 02 Fev 2012, 09:54

Pessoal,

minha F está com regulagens originais de fábrica, tenho 125 Kg (levinho né????) Tanto na cidade quanto na estrada sinto todas (falo sério quando digo todas!!!!!) as imperfeições do asfalto, e o problema piorra quando levo a patroa (60 Kg). Alguma sugestão para altera a suspensão??? De 5% a 10% da minha tocada é na estrada e com velocidade de cruzeiro (120 / 130 Km/h). E para piorar, as qualidades das estradas aqui de minha região são bem ruins, nem sempre com buracos, porém com muito remendos deixando o asfalto imperfeito e cheio de desníveis.
wendellalmeida
wendellalmeida
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Qui 02 Fev 2012, 10:02

wendellalmeida escreveu:Pessoal,

minha F está com regulagens originais de fábrica, tenho 125 Kg (levinho né????) Tanto na cidade quanto na estrada sinto todas (falo sério quando digo todas!!!!!) as imperfeições do asfalto, e o problema piorra quando levo a patroa (60 Kg). Alguma sugestão para altera a suspensão??? De 5% a 10% da minha tocada é na estrada e com velocidade de cruzeiro (120 / 130 Km/h). E para piorar, as qualidades das estradas aqui de minha região são bem ruins, nem sempre com buracos, porém com muito remendos deixando o asfalto imperfeito e cheio de desníveis.

Coloca a dianteira na posição 2, isso seria com 2 linhas aparecendo acima da mesa.

Na traseira original é 3, eu testei 4 e achei que ficou mais dura, mas tenho 97kg, pode ser que para vc fique bom na posição 4.

Fazendo isso já deve melhorar.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por wendellalmeida Qui 02 Fev 2012, 12:44

Caro Fguarezi,

estaria desta forma aumentando a tensão das pré-molas??? Deixando a motoca mais dura? Seria por conta do meu peso? Me perdoe a ignorância... hehehehhehehe
wendellalmeida
wendellalmeida
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Qui 02 Fev 2012, 14:26

wendellalmeida escreveu:Caro Fguarezi,

estaria desta forma aumentando a tensão das pré-molas??? Deixando a motoca mais dura? Seria por conta do meu peso? Me perdoe a ignorância... hehehehhehehe

Sim a moto ficara um pouco mais dura, eu achei bem melhor depois que regulei a dianteira, a traseira como falei achei que ficou melhor usar no 3 como veio de fabrica, mas isso é facil de regular, no jogo de ferramentas da moto tem a chave, é so subir para posiçao 4 e testar, caso não goste volte para a 3.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por wendellalmeida Qui 02 Fev 2012, 18:04

Fguarezi escreveu:

Sim a moto ficara um pouco mais dura, eu achei bem melhor depois que regulei a dianteira, a traseira como falei achei que ficou melhor usar no 3 como veio de fabrica, mas isso é facil de regular, no jogo de ferramentas da moto tem a chave, é so subir para posiçao 4 e testar, caso não goste volte para a 3.

Se a moto fica mais dura, ela não copia mais as inperfeições do asfalto?
wendellalmeida
wendellalmeida
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Fguarezi Qui 02 Fev 2012, 19:28

wendellalmeida escreveu:
Fguarezi escreveu:

Sim a moto ficara um pouco mais dura, eu achei bem melhor depois que regulei a dianteira, a traseira como falei achei que ficou melhor usar no 3 como veio de fabrica, mas isso é facil de regular, no jogo de ferramentas da moto tem a chave, é so subir para posiçao 4 e testar, caso não goste volte para a 3.

Se a moto fica mais dura, ela não copia mais as inperfeições do asfalto?

Mais dura não quer dizer muito dura, acho que vc tem que ir testando.
Fguarezi
Fguarezi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas Empty Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos