Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

+50
Lucas PAYNE
Daniel H13
Boss+
CarlosYamada
Cocomoto
budha74
joaopaulocp
nanan
adautojunior
Lgarcia
silmarschmitt
Wallysson
Angelo B
alexcafe
raymundini
Skina
alexandre andre
betoib
lucasm748
Thalles Santiago
Mr.Camilotti
tavarim
rafaelmeira
Fguarezi
hbauer
NEGO SACY
marconi
BOB
dirceurom
grego171
RafaB12!!
Douglas Rocha
RaFa AgOsT
Maker
eduardosjc
Saddam
egazra
Henrique Naldi
Julim
Marcelobf
ata.jb
Hans Blackbullet
Johnnie Walker
Velho
Berlindo
Ralexandre Sorocaba
IRON MAN
DomMarco
barra
ThiGimenes
54 participantes

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ThiGimenes Qui 11 Nov 2010, 19:32

Dianteira: com uma moeda de 1 real, gire a fenda dos amortecedores no sentido horário, até que se possa visualizar dois riscos na lateral do tubo... o primeiro risco, estará alinhado com a mesa, o segundo, acima...Ok, a frente já ficou jóia. ponha 34 libras no pneu.

Traseira: Ela tem sim duas regulagens: Uma de compressão, acima da mola, que é justamente a porcona que comprime a mola, com quenas janelas, onde se poderá visualizar o nº da REGULAGEM DE COMPRESSÃO. Se estiver no 3, relaxa, tá legal pra voce, e a menos que sua patroa pese igual a voce, não precisa mexer quando ela andar contigo, é só saber que ela tenderá a "afundar" mais nas curvas, raspando as pedaleiras mais cedo, em menor inclinação, de forma a diminuir a velocidade na curva.
Para modificar a regulagem, veja no estojo de ferramentas da sua motoka, lá dentro da rabeta, sob o banco, haverá a ferramenta para regular a compressão... no manual explica e mostra como é, não é difícil não.
Só isso.
Retorno de compressão:
Mais fácil ainda...
1) Coloque sua moto no cavalete central.
2) Deite-se ao lado de sua moto, do lado do câmbio, com a cabeça na região do link inferior do amortecedor. (leve uma chave de fenda com voce.
3) Voce verá uma espécie de "botão" preto, fendido, que tem um ponto vermelho ou branco de referência, e um risco nele, que serve para referências com relação ao ponto.
4) Com a chave de fenda, gire esse botão até o fim, sentido horário.
5) Volte girando sentido anti-horário até 3/4 de volta, ou seja, meia volta + 1/4, ou se preferir, 180º + 90º.
6) Coloque 34 libras no pneu traseiro também e teste a motoka, em uma estrada vazia. Cuidado, ela vai "cair" pra dentro da curva feito as SS, vá de boa no começo.
7) Retorne 90º sentido horário se achar que ela está retornando muito mole ainda, mas no seu caso (seu peso) provávelmente não precisará, porque voce sentirá que ela ficará perfeita e segura nas curvas de alta ou nas curvas travadas...
Se ela "kicar" a traseira nas curvas, volte o retorno de compressão (botão) de 1/4 em 1/4 anti-horário até ela parar de kicar. Se ela começar a "espalhar" a traseira nas curvas, aperte o retorno (botão) sentido horário, de 1/4 em 1/4, até ela melhorar...
Voce pode "brincar com essa regulagem, fazendo várias passagens na mesma curva, até achar o ponto certo para sua tocada/peso...

Boa sorte ae, amigão, como vê, é fácil... num precisa de concecionária não...
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ThiGimenes Qui 11 Nov 2010, 19:35

Hans, essas dicas são tão boas que tomei a liberdade de separar em um tópico só dela. Já tinha visto em algum outro tópico e não consegui encontrar, por isso tomei essa iniciativa para facilitar a pesquisa da galera.

Muito obrigado!
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por barra Qui 11 Nov 2010, 20:23

Galera poderia postar o peso do piloto e as regulagens dianteira e traseira de cada um.

Eu peso 120kg, na dianteira eu apertei o parafusinho e deixei na segunda marca, deixei a frente mais durinha.
Na traseira eu botei no 5 e não mexi no amortecedor por não ter conhecimento, acho que esse set up está bom pois o que veio de fábrica a moto estava muito molenga, mas sinto que ainda não é o setup ideal, não tenho muita segurança nas curvas mas foi o que eu me adptei melhor.
barra
barra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 09/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Convidad Qui 11 Nov 2010, 20:31

não esquecendo de anotar num papel as regulagens originais ANTES de começar a mexer pra poder voltar ao que era.

Isso porque existe uma chance real do ajuste ficar pior, uma vez que ele depende do peso do piloto, da idade dos amortecedores, do óleo que foi colocado enfim... É foda.

Mas o que o Hans quis passar acho que foi basicamente como deixar o retorno mais duro - o que é fundamental se quiser andar mais rápido - e nisso ele está certíssimo!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por DomMarco Sex 12 Nov 2010, 08:28

Hmmm ... o Hans não é referência. Ele tem 2 metros e 120 kg ... eu tenho só 1,79m e 80 kg ...

kkkkkkkkkk

Hans, amigo, amigo ....
DomMarco
DomMarco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por IRON MAN Sex 12 Nov 2010, 08:54

exato
a regulagem muda de acordo com peso e a finalidade da tocada
oq e referencia pra um nao serve de referencia pra outros
somente endurecer a moto nao tem misterio
e so seguir o manual
IRON MAN
IRON MAN
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Ralexandre Sorocaba Sex 12 Nov 2010, 23:37

pena que a minha moto ta se o kit de ferramentas original...faz falta

b 650 2007
Ralexandre Sorocaba
Ralexandre Sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 04/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Berlindo Sáb 13 Nov 2010, 12:20

Procurem sobre ajuste "SAG" no Google, tem o esquema de ajustar a pré-carga da mola pro seu peso certinho.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Velho Sáb 20 Nov 2010, 13:13

ThiGimenes,

Boa tarde,

A minha moto, uma bandit 650N estava com o ajuste de fábrica, mas, quando eu andava com minha mulher, em quebra molas quase sempre batia o fundo. O ajuste era bem macio e, a moto, pelo menos eu achava, estava bastante estável nas curvas, mas, achei melhor, quando a levei para a revisão de 6.000, fazer uma ajuste para mais rigida. Ocorre que, apesar de ter melhorado um pouco a batida no fundo da moto, estou sentindo a moto muito instável nas curvas, tanto é que ontem levei um susto quando ela jogou a traseira em uma curva. Será que voltando ao ajuste anterior, melhoraria, o que vc me diz.

Velho.
Velho
Velho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 63
Data de inscrição : 22/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Johnnie Walker Seg 17 Jan 2011, 11:35

Bom esse tuto. Só uma coisa, a Bandit não tem ajuste de "compressão" na traseira, e sim de pré-carga da mola, que deve ser ajustada fazendo-se o SAG, como disse o Berlindo aí para cima.

Então, na dianteira ela tem pré-carga, e na traseira tem pré carga e velocidade do retorno.

O ajuste que se chamade "compressão", é a velocidade de compressão, e não pressão da mola, que é a pré-carga.
Johnnie Walker
Johnnie Walker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 17 Jan 2011, 12:22

Velho escreveu:ThiGimenes,

Boa tarde,

A minha moto, uma bandit 650N estava com o ajuste de fábrica, mas, quando eu andava com minha mulher, em quebra molas quase sempre batia o fundo. O ajuste era bem macio e, a moto, pelo menos eu achava, estava bastante estável nas curvas, mas, achei melhor, quando a levei para a revisão de 6.000, fazer uma ajuste para mais rigida. Ocorre que, apesar de ter melhorado um pouco a batida no fundo da moto, estou sentindo a moto muito instável nas curvas, tanto é que ontem levei um susto quando ela jogou a traseira em uma curva. Será que voltando ao ajuste anterior, melhoraria, o que vc me diz.

Velho.
VELHO, DESCULPE POR ME INTROMETER, MAS...
Voce ajustou a compressão da mola traseiera segundo as regraas do SAG?
Se não, providencie.
Quanto à estabilidade, acredito que seja resultado da não observação do ajuste do retorno da mola traseira, que fica embaixo da moto, e é o qual realmente dá a diferença entre a estabilidade e o que voce está descrevendo... acredito que sua moto está retornando muito rápido, provocando a oscilação da suspensão traseira e saindo da trajetória. Observe a regulagem também da suspensão dianteira, pois isto também traz instabilidade se não feito corretamente e experimentado para a tocada de cada um...
Abraços
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Velho Seg 17 Jan 2011, 13:51

Boa tarde,

Hans, eu fiz esse ajuste na concessionária da Suzuki aqui em Brasília, realmente não sei lhe informar como foi feito esse procedimento. A moto está com quase 12000Km e daí vou levá-la para a revisão. Nessa ocasião vou conversar com o mecânico responsável e saber o que fazer. De qualquer modo, se voce tiver alguma forma de me ajudar... sou todo ouvidos.

Abraço.

Velho
Velho
Velho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 63
Data de inscrição : 22/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Seg 17 Jan 2011, 14:38

Sempre que eu ando com minha esposa o fundo bate em quebra-molas. E olha que somos magrinhos (eu 72kg e ela cerca de 60 kg). Nossas estaturas tbm são medianas (1,72m).

Minha moto ainda está toda original, quanto a esses ajustes. Alguém sabe se está ideal para nosso biotipo?

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 17 Jan 2011, 18:26

Pessoal, tenho 100 kg (isso agora que emagreci...) e a patroa tem 62 kg, e nada disso acontece.
Se a motocicleta está batendo em depressões ou lombadas, vejam ae as molas e amortecedores...
Quanto ao ajuste do retorno, no começo tem como executar, no manual da moto tem todos os lugares onde mexer.
Mas virar o parfuso do retorno até o fim e retornar ele uma volta ou 3/4 de volta é um bom começo.
A mola traseira sempre deixo no "3"...(compressão)
E a suspensão dianteira eu procuro deixar aparecendo no máximo dois risquinhos , portanto, duas regulagens.
Espero que se sua moto estiver balanceada e sem problemas nos amortecedores ou nas buchas dos links e articulações, fique boa.
Abraço Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Seg 17 Jan 2011, 19:10

Hans,

na verdade ela raspa o cano de saída do escapamento. Não sei se é esse o nome certo, mas é tipo assim: os cilindros saem do motor. Se unem em 2 e depois em um, que é bem grosso, tipo um "bujãozinho"... hehehe Não riam dessa minha descrição, po!!

Pelo menos na minha GSX F é assim. Suponho ser igual às Bandits. Esse cano de saída é grosso então é difícil não raspar em quebra-molas qdo levo garupa.

Fui ver minha moto agora e na dianteira o parafuso está exatamente sobre o quinto risco, ou seja, eu vejo quatro riscos acima do parafuso. Bem diferente de vc.

Como eu vejo o traseiro?

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Seg 17 Jan 2011, 19:53

Hans,

fui ver no manual e la diz que a moto sai de fábrica assim:

- dianteira: 5
- traseira: 3

Na sua vc diz q deixa no nível 2, na dianteira. O que esse nível 5 tem de diferença para o 2 q vc usa?
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 17 Jan 2011, 20:03

Adalberto, a minha está mais dura.
A sua está com cinco, que é como vem de fábrica. Desta forma, ela espalha a frente pra fora da curva...
A traseira vem com três na compressão e deixe assim, para ter sensibilidade na tração em curvas e não "kikar".
Ainda na traseira, embaixo da moto e na ponta do link do amortecedor, voce verá do lado esquerdo da moto um pequeno parauso embutido, preto com um pontinho. Rode ele com uma moeda ou chave de fenda até o fim, sentido horário. Em seguida, volte 3/4 de volta. Essa é a regulagem do retorno, e voce deve andar com ela para experimentar.
Depois, regule para meia volta, ande de novo e encontre seu melhor ponto entre essas duas medidas.
No manual consta a foto do tal parafuso, é o de retorno do amortecedor traseiro.
Abraço
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Ter 18 Jan 2011, 20:33

Certo Hans,

mas antes que eu faça essas alterações, tenho uma pergunta:

vc acha que o fato da minha moto estar configurada no nivel 5 na dianteira e o retorno da traseira estar diferente da sua (possivelmente)... esses dois fatores podem fazer com que minha moto raspe o fundo em quebra-molas?

Essa foi a minha maior preocupação, pq incomoda qdo eu ando com garupa. Minha tocada não é tão profissional qto a de vcs então nunca senti ela "espalhar a frente pra fora de curva, traseira kikar, essas coisas". Eu ando na boa... o max que ja tive coragem de dar foi 150 km/h. Na minha cidade não tem lugar seguro pra andar mais q isso.

Pelo menos por enquanto eu só queria saber pq minha moto raspa o fundo e a de vcs, não. Seria a GSX F mais baixa q as Bandits?

Abraços.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 18 Jan 2011, 22:30

ata.jb escreveu:Certo Hans,

mas antes que eu faça essas alterações, tenho uma pergunta:

vc acha que o fato da minha moto estar configurada no nivel 5 na dianteira e o retorno da traseira estar diferente da sua (possivelmente)... esses dois fatores podem fazer com que minha moto raspe o fundo em quebra-molas?

Essa foi a minha maior preocupação, pq incomoda qdo eu ando com garupa. Minha tocada não é tão profissional qto a de vcs então nunca senti ela "espalhar a frente pra fora de curva, traseira kikar, essas coisas". Eu ando na boa... o max que ja tive coragem de dar foi 150 km/h. Na minha cidade não tem lugar seguro pra andar mais q isso.

Pelo menos por enquanto eu só queria saber pq minha moto raspa o fundo e a de vcs, não. Seria a GSX F mais baixa q as Bandits?

Abraços.
A minha Bandit só raspou no mesmo lugar que voce falou que a sua raspa, entretanto foi um descuido meu - eu estava com a patroa na garupa e passei numa lombada, ela bateu...
As lombadas na sua cidade talvez sejam daquelas ardidas, que precisam de maior cuidado para transpor...
Mas a regulagem não afetaria isso não...
Abração,
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Qua 19 Jan 2011, 14:12

Eu criei coragem e dei uma fuçada na dianteira.

Deixei no nível 2. De fato, senti ela mais durinha e melhor pra pilotar. Dei uma aceleradinha e fiz umas curvas. Muito melhor!!!

Esse retorno da traseira eu vou ver depois.

Obrigado pelo apoio e paciência.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Berlindo Qua 19 Jan 2011, 18:09

Adalberto, precisa de ajuda pra ajustar sua traseira?? kkk

Brincadeira cara, deixa no 6 se vc anda com garupa.

Na frente, eu uso 0, regulagem mais dura possível. Na suspa traseira uso 6, com retorno do amortecimento mais mole, pq senão ela fica te jogando pra cima feito um boi bravo.

Tem o SAG, mas ñ dá pra garantir q agrade a todos, em qquer tipo de uso. Convém vc testar e encontrar a melhor regulagem pra vc.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Qua 19 Jan 2011, 19:10

ata.jb escreveu:Eu criei coragem e dei uma fuçada na dianteira.

Deixei no nível 2. De fato, senti ela mais durinha e melhor pra pilotar. Dei uma aceleradinha e fiz umas curvas. Muito melhor!!!

Esse retorno da traseira eu vou ver depois.

Obrigado pelo apoio e paciência.

Abs.
Opa... melhorou, né?
Bom, é o seguinte:
Nas curvas, não importa se vc anda de boa ou não, vc pode um dia ser pego de surpresa, tipo entrar nunma curva achando que tá devagar e não estar... nestas horas, é bom estar com a suspensão reguladinha.
Nunca coloque a compressaõ da traseira maior do que tres, porque senão vc fica com a moto muito dura e ela vai "kikar" nas irregularidades das curvas, assim como também vc perderá a sensibilidade na entradsa de curva.
Deixe a compressão no 3, mas endureça o retorno...
Abraço
Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Qua 19 Jan 2011, 19:11

Ah, esqueci um detalhe:
REGULE URGENTE A TRASEIRA, SENÃO ELA FICARÁ DESEQUILIBRADA EM ALTA...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Qui 20 Jan 2011, 15:55

Hans Blackbullet escreveu:Ah, esqueci um detalhe:
REGULE URGENTE A TRASEIRA, SENÃO ELA FICARÁ DESEQUILIBRADA EM ALTA...

Perae, perae...

agora me confundi com dois feras (Hans e Berlindo) dizendo coisas distintas... ou eu entendi mal??

A dianteira tá bacana. Sobre a traseira (DA MOTO kkkkk)... Hans, vc disse pra eu deixar a compressão no 3 e endurecer no retorno. Ja o Berlindo usa a dele no 6 e amolece o retorno.

Eu percebo que a moto me joga pra cima mesmo qdo passo numa irregularidade, como disse o Berlindo. Não seria o caso de amolecer o retorno no meu caso?

OBS: em 90% das vezes eu ando sem garupa, mas como a moto é para passeio e minha esposa sai comigo às vezes, queria um equilibrio pra ambos os casos.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Berlindo Qui 20 Jan 2011, 18:51

Eu prefiro maior pré-carga, porque é ela q dá firmeza. Ajuste do retorno só entra em ação depois q a suspa afundou e não é ideal que ela afunde muito nas estradas de curva, ela precisa copiar o asfalto.

Se vc deixa a pré-carga mole, qdo vc entra forte numa curva, a rabeta abaixa, a mola comprime e num eventual solavanco, ela perde contato com o chão ou te joga pra fora da trajetória, rebolando (casos extremos, claro).

Uma suspa mais firme, copia melhor o asfalto e no ajuste do retorno, vc define a velocidade q ela vai voltar. Ajuste do retorno embora mude a devolução da pancada q vc exerceu no banco, não tem a ver com a firmeza, com a dureza. Se ela voltar muito devagar, pode estar comprimida demais num próximo solavanco (pensando numa costeleta), se ela voltar rápido demais, ficará oscilando (quicando).

Pense numa suspa de carro de pista, esportivo e tal. Sempre são duras...e são duras pq a resistencia da mola é maior (menor elasticidade), por causa do curso da suspensão menor. Ela tem menor altura de ação, reage mal se tiver solavancos fortes e altos, mas copia perfeitamente o asfalto nas oscilações menores, as que se espera encontrar pela frente se estiver em alta velocidade.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos