Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manutençao correta moto parada

+11
RDO
Guiarone
Byra44
Elton
R-Carril
Sandrão
x_x SRAD
Fontenelle
marconi
cfmaradeia
Deanzaumm
15 participantes

Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Manutençao correta moto parada

Mensagem por Deanzaumm Seg 28 Nov 2011, 10:41

pessoal, qual seria um bom procedimento preventivo bom para motos que fiquem 1 ou 2 semanas paradas?
As vezes fico 1 semana sem andar na moto, agora com chuva aqui tem 2 semanas praticamente com moto parada.
Embora esteja com Podium no tanque, penso nas vezes em que pode estar com outra gasolina, e correr o risco de gerar alguma borra no tanque ou encrostar nos bicos!
Sei que seria algo pouco provavel, mas tenho essa duvida!
Tambem tenho essa duvida por conta da carga da bateria...

Eu particularmente, ligo a minha umas 2 vezes por semana, mesmo que nao for rodar. Ligo por 5 ou 10 minutos, vario a aceleração e desligo!

Carro tambem costumo fazer o mesmo; evito ao maximo deixar mais de uma semana sem girar o motor!

Alguem que tenha mais experiencia tem alguma ideia?
Valeu!!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por cfmaradeia Seg 28 Nov 2011, 10:48

Meu carro normalmente fica parado a semana toda, só evito deixar o carro com o tanque vazio.
Fora isso nunca tive problema.

No inicio do ano tive uma lesão no tornozelo jogando bola, fiquei praticamente 2 meses de molho sem poder andar de moto.
Minha moto ficou 1 mes sem ser ligada, ja que eu nao tinha como ir na garagem ligar.
Mas quando eu dei o start pegou na boa, mas a gasosa q nao tava 100% ficou dando uns estouros. Abasteci com aditivada e voltou tudo ao normal.
cfmaradeia
cfmaradeia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por marconi Seg 28 Nov 2011, 10:54

Eu tenho uma mania.
Minha moto mesmo que não ande eu ligo ela a cada dois dias e deixo por 5 minutos.
Acredito que isso mantém sempre o interior lubrificado.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

juliano_lima81 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Fontenelle Seg 28 Nov 2011, 11:16

Minha moto, normalmente, tb fica parada durante a semana. Eu uso octane booster e o fuel injector cleaner da STP.

Uso 1/3 por tanque, alternando o uso do limpador de bicos. Mas quando acabar essa, só vou usar o octane.
Fontenelle
Fontenelle
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por x_x SRAD Seg 28 Nov 2011, 13:53

Seu procedimento é o correto Dean, tinha uma moto carburada e um amigo mecânico da honda recomendou exatamente isso, ligar 2 x por semana por 5 minutos. Injetada acho q pode ligar no maximo 1 x por semana, não sei a podium como funciona, eu uso aditivada normal.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Sandrão Ter 29 Nov 2011, 11:19

Eu ligo praticamente todos os dias e desligo quando a temperatura do motor atinge 80 graus C.

Esta orientação foi passada pelo mecânico que mexe na minha moto.
Sandrão
Sandrão
Participante
Participante

Idade : 51
Data de inscrição : 19/08/2009

http://www.linux2business.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por R-Carril Qua 30 Nov 2011, 00:28

Mediante alguns comentários, de deixar a moto ligada por tantos minutos, atingir certas temperaturas, etc, uma vez li, Nao lembro onde, se foi em algum manual, que Nao era aconselhável expor a moto a elevadas temperaturas em "Neutro"....Tipo ligar a moto e deixar o motor ligado por muito tempo em neutro, elevando temperatura....Isso seria prejudicial para algo que Nao lembro....

Alguém sabe?

Procede?
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Elton Qua 30 Nov 2011, 14:27

Carril,

Já ouvi isso porém para motos a ar, entretanto sigo a mesma regra para liquida. Normalmente em carros o manual recomenda ligar e sair, vou ver se fala pq.

Minha moto fica 1, 2 até 3 semanas parada, em julho deu pau, oscilava a lenta e falha em determinadas rotações. Uma das velas deu pau, com apenas 5 mil km.

Fds passado completou 3 semanas parada, pela 1ª vez liguei sem andar, deixando funcionar por 5 minutos, tudo OK! Esta semana tenho que dar um role de qq forma!!! kkkk
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Byra44 Qua 30 Nov 2011, 15:08

Uma vez por semana, ligue a moto, se está usando podium melhor ainda.Se tiver algum problema com ela me ligue
11 2937 8201 - Byra. Recentemente inaugurei uma oficina com lavagem e boutique tambem alem de um amplo estacionamento em Guarulhos- Av. Dr. Timoteo Penteado 1216.
Um abraço

Byra

Byra44
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Deanzaumm Qua 30 Nov 2011, 22:52

R-Carril escreveu:Mediante alguns comentários, de deixar a moto ligada por tantos minutos, atingir certas temperaturas, etc, uma vez li, Nao lembro onde, se foi em algum manual, que Nao era aconselhável expor a moto a elevadas temperaturas em "Neutro"....Tipo ligar a moto e deixar o motor ligado por muito tempo em neutro, elevando temperatura....Isso seria prejudicial para algo que Nao lembro....

Alguém sabe?

Procede?

Lembro que falaram disso por aqui mesmo... ESPELHAMENTO DAS CAMISAS DOS PISTÕES!!!


"com a continuidade do processo, em desgaste, que num primeiro momento, é conhecido como "espelhamento" das camisas dos cilindros."
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por R-Carril Qua 30 Nov 2011, 23:45

Elton e Denzaum,

Na duvida eu Nao deixo aquecer muito a moto no neutro...

Quando Nao consigo andar no fds e ligo somente para funcionar, deixo ela atingir no máximo uns 60 graus e quando atinge eu desligo...Nao deixo ela subir a temperatura alem disso..

Seria ideal descobrir qual seria a temperatura ideal para deixar ela funcionando em neutro.....eu adotei 60 graus por achar uma temperatura mediana, mas faço isso sem nenhuma base técnica...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Deanzaumm Qua 30 Nov 2011, 23:50

eu tmb deixo até essa média de 60º


As vezes até menos, só pra girar o sistema!

Uma vez vi aqui no forum a de um brother que COLOU a embreagem por falta de uso...

Eu não arrisco!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Guiarone Ter 20 Dez 2011, 22:47

Tb tenho este problema, ou seja, só to saindo com a b65 aos domingos e quando não chove. Adotei o seguinte procedimento: Dou uma boa sacudida na maquina antes de ligar, assim mistura a gasolina no tanque e depois ligo. Geralmente, quando não saio, deixo aqucer até não conseguir colocar a mão no motor ou na saída do cano, isto dura mais ou menos dois minutos.
Guiarone
Guiarone
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por RDO Qua 21 Dez 2011, 00:14

Eu ligo, com intervalo máximo de uns 15 dias, e deixo funcionar por uns 5 minutos. Após os primeiros minutos vario a rotação até uns 5k.
Como sempre fica no descanso central, aproveito para engatar 1 marcha e dar uma circulada no sistema de transmissão, nos minutos finais.

Sei que não tem outro jeito, mas partida a frio é foda para o motor!

RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Guiarone Qua 21 Dez 2011, 00:23

Tb costumo fazer isto, sento e mando algumas marchas, além de dar uma circulada no sistema de transmissão "curto um passeio" rsrsrsrsrsrs
Guiarone
Guiarone
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 21/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Mano Wanderley Qua 07 Mar 2012, 19:06

R-Carril escreveu:Mediante alguns comentários, de deixar a moto ligada por tantos minutos, atingir certas temperaturas, etc, uma vez li, Nao lembro onde, se foi em algum manual, que Nao era aconselhável expor a moto a elevadas temperaturas em "Neutro"....Tipo ligar a moto e deixar o motor ligado por muito tempo em neutro, elevando temperatura....Isso seria prejudicial para algo que Nao lembro....

Alguém sabe?

Procede?

Funcionar por muito tempo em neutro só é prejudicial em motocicletar refrigeradas a ar. Teoricamente os motores equipados com sistema de refrigeração líquido são prohjetados para funcionarem por um período indeterminado parado pois quem é responsável por manter a temperatura deste motor dentro dos limites é o sistema de refrigeração e não teria nenhum nexo (axo que é assim que se escreve aushausha) ele ter limitação quanto ao tempo de funcionamento na lenta!
Quanto ao quesito de ser em Neutro, pode ser o mesmo problema encontrado em transmissões de automóveis automáticas. Permanecer muito tempo em neutro pode prejudicar a lubrificação e a refrigeração da transmissão/partes móveis de todo o sistema.
Espero ter ajudado.

Mano Wanderley
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 18/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Mano Wanderley Qua 07 Mar 2012, 19:19

Quanto ao tempo parada acredito na teoria de que fazer funcionar a motor uma ou duas vezes por semana não prejudica e sim ajuda a manter tudo "azeitado".

Quanto a gasolina existem dois proiblemas:
1º. Gasolina tem prazo de validade. Em torno de 6 meses. Agora vai saber quanto tempo a gasolina já tava parada no posto de gasolina!!!
2º. Por ficar muito tempo parada poderia decantar alguma partícula suspensa dentro do tanque que poderia vir a ficar retida no filtro de combustível
3º. Este sim eu vejo como um problema para o motor. Como todos sabem todas as vezes que abrimos o bocal de abastecimento vapor de água entra/sai de dentro do tanque de combustível. Como muitos sabem estes vapores podem se condensarem dentro do tanque, e pelo fato da água ser mais "pesada" que a gasolina, acabar por se depositar/decantar no fundo do tanque.
3.1º. Com esta umidade poderão adentrar no tanque de combustível esporos de fungos. Estes por sua vez poderão se desenvolver dentro deste ambiente controlado escuro e úmido. Aí sim as coisa fica problemática!!! Imaginem uma colônia de fungos passando pelo sistema de injeção de combustível!!!! Muito podem achar que a quantidade de vapor que adentrar no tanque é irrisória, mas pode chegar fácil a muitos mL.
3.2º. Quando tentarem dar partida uma pequena quantidade de água será injetada juntamente com a gasolina e nada acontece!!!

E agora, qual a mágica para evitar isto. Use a mesma tática utilizada na aviação. Mantenha o tanque sempre abastecido no máximo se for deixar a mimosa por muito tempo parada. Isto "diminui" a quantidade de ar/vapor (umidade) dentro do tanque.


Esperto ter ajudado e não atrapalhado maia.

PS.: O prazo de validade da gasolina Podium é maior que o da comum!!!

Mano Wanderley
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 18/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por cmtbie Sex 09 Mar 2012, 23:18

seria bom se tivesse um dreno no tanque como nos avioes.Sempre tanque cheio, de podium.
cmtbie
cmtbie
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Mano Wanderley Qua 14 Mar 2012, 14:57

cmtbie escreveu:seria bom se tivesse um dreno no tanque como nos avioes.Sempre tanque cheio, de podium.

Com certeza seria uma boa.

Uma boa dica é se a moto já ficou um baita tempo parada é antes de dar a partida fazer uma sangria do sistema de combustível logo adepois da saída do tanque para que possíveis depósitos de água e partículas que decantaram seja "removidas" antes que adentrem ao sistema de injelção.

Outra coisa que devemos oprestar atenção é nos pneus pois os mesmos podem ficar deformados ou até mesmo "apodrecerem" (o correto é hidrolizar) por ficarem sem rodar por muito tempo.

Abraço

Mano Wanderley
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 18/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por aborgescoutinho Seg 01 Fev 2016, 17:30

eae galera.. mal por ressuscitar o tópico..
minha motoca ficou 15 dias parada com pouca gasolina no tanque... liguei hj pra andar e deu umas falhadas qdo o giro tava baixo, nada sério... passei no posto shell e enchi o tanque com gasolina aditivada, rodei uns 20 km de pista e tudo resolvido Smile
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por rogermonteiro3 Ter 02 Fev 2016, 09:15

Pessoal sobre este assunto tenho a opinar que: Quando tive carburada aprendi que ela aguenta ficar até 8 ou 10 dias seguidos com motor desligado sem dar problemas, já os motores injetados aguentam um pouco mais.

Mas no que li acima queria deixar registrado algumas coisas. Por favor quando vocês forem "esquentar" a moto parada na casa de vocês façam isso em cima dela, montem na moto, tirem do descanso e façam isso (ou se ela tiver em um cavalete também serve). Já vi pessoas fazendo isso com ela no descanso....cara isso é um crime deixar a moto atingir certa temperatura com o motor inclinado. Se for dar a partida e sair em seguida não tem problema ligá-la no descanso, mas ficar parada ate 60 graus, 90 graus... ou sei lá quantos....evitem isso por favor.

No reveillon viajei de avião, então fiquei 13 dias fora, a minha moto ficou com pouco de gasolina e apenas a coloquei na capa e viajei. Quando voltei dei a partida de primeira tudo ok. Bateria não reclamou, bicos também não, rotação ok...se comportou muito bem na minha ausência rsrs.

Mas, para finalizar, ainda recomendo que o MELHOR mesmo é dar uma voltinha na moto para esquentá-la, isso que a gente faz de só aquecer na garagem é quase um placebo. Pelo menos um quadrado no quarteirão já ajuda muito. Bateria trabalha, óleo, sistema de arrefecimento (ou ar), pneus evitam ficar quadrados de tanto ficar parado na mesma posição...enfim.
rogermonteiro3
rogermonteiro3
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Manutençao correta moto parada Empty Re: Manutençao correta moto parada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos