Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio

+16
Elton
nerull
Mendão
vidal
sdamiao
Rosalvo
Peter
COUTINHO
Marcelobf
marconi
RDO
Leandro_SS
Hans Blackbullet
Gomão
YUJI
Maker
20 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Equilíbrio Empty Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 12:21

Como alguns de vocês sabem, antes da B1250 eu tinha uma Neo.

Nunca andei em outra moto que não essas duas.

Então, a referência que tenho sobre o assunto são apenas por elas.

Como alguns de vocês também sabem, sofri duas quedas com a B1250, ambas sem muita gravidade, porém ambas em função da "perda" da dianteira... que simplesmente deitou em função de desvios rápidos de trajetória.

Em ambas as vezes, eu entendi que tinha "alicatado" o dianteiro e por isso as quedas.

Na última, qdo me entregaram a moto, solicitei ao companheiro Marcelo_bf, esse sim com experiência de anos e em várias motos, que fizesse um teste na minha moto para ver se tudo estava em ordem e tal.

Ainda que nada mecânico tenha sido afetado no tombo, uma vez que ela apenas deitou e saiu ralando, ainda assim, devido ao tempo de conserto (2meses) eu estava com a pulga atrás da orelha.

Marcelo, muito solícito, como sempre, foi até minha casa e saiu na moto.

Retornou e disse:

"Tem algo errado com a sua moto, ela tem a tendência de cair para dentro da curva."

Olhamos o que era possível e fui dar uma volta mais rápida para ver se compreendia o que ele tinha detectado.

Andei e falei:

"Cara, a moto SEMPRE foi assim, desde quando sai da cc... pensei que fazia isso por ser pesada, está errado?"

Ele falou:

"Anda na minha."

Andei.

Puuuuuuutz... era como sair de um Fuscão caixa seca e pegar uma Merça zero...

Fui na cc e pedi para o gerente andar na minha.

Ele andou e tb não percebeu nada.

Voltei no sábado, dessa vez com o Marcelo junto.

Ele andou na do Marcelo, depois na minha e já percebeu que a minha realmente estava com algo errado.

Foi para oficina, chamou os mecânicos, conversa, conversa, saiu e disse o que poderia ser:

Caixa de direção ou as bengalas fora das especificações de fábrica.

Detalhe: O cara foi piloto profissional e já ganhou campeonato e trálálá...

Fez um discurso lá para eu não me preocupar ainda que a garantia tenha terminado e tal...

Levei a moto na segunda.

Na terça cedo ligo para o gerente técnico que já me soltou a pérola:

"Mas a moto está assim porque você caiu oras..."

Não respondi e pedi para passar ao gerente.

Perguntei a ele se as explicações que ele tinha me dado no sábado tinham sido passadas ao gerente técnico... ouvi a segunda pérola do dia:

"Sou o gerente do salão, comercial, não posso intervir no trabalho da assistência técnica."

Nem discuti.

Retornei ao "gerente" e falei pra ele como ia ficar a situação e ele respondeu:

"Seu guidon está torto uai, é por isso que a moto está assim... tem que trocar... você caiu e desalinhou a moto inteira..."

Eu interrompi e falei:

"Vc não está entendendo... a moto SEMPRE foi assim e eu cai POR ISSO..."

Ouvi a terceira pérola:

"Ahhhh... mas eu NUNCA ouvi reclamação sobre esse tipo de defeito na moto... porque vc não trouxe
a moto aqui quando comprou?"

Já com o sangue fervendo, respondi:

"Porque é a minha primeira moto e eu não sabia que isso era defeito. Comprei a moto ZEROKM justamente pq eu não tenho experiência nenhuma com motos."

Como o texto já está longo e o blábláblá continuou mais um pouco, vamos ao que interessa:

Alguém aqui reporta algo semelhante?

A moto tender para dentro da curva a ponto de ser preciso esforço no contra-esterço para ela não cair?

Sugestões sobre o lance?

O Hans já tinha dito a mesma coisa que o gerente comercial da cc e tal...

Mas até então, são suspeitas... gostaria de saber se alguém já teve esse problema e como foi corrigido.

No aguardo...
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por YUJI Qua 07 Set 2011, 12:54

Nessas horas a CC sempre vai ter argumentos p/ não mexer sua moto na garantia (vício ou defeito de fabricação).
Froids....
Equilíbrio 212213
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Gomão Qua 07 Set 2011, 12:57

Infelizmente o pós venda deixa, e muito, a desejar, na maioria das concessionárias.

Pode ser, na minha ignorância:

- Caixa de direção com defeito;
- Óleo das bengalas em quantidade/qualidade diferentes entre si;
- Ajuste disforme do sistema de amortecimento. (uma regulagem diferente para cada lado) ** Eu acredito nessa, pois a maioria dos mexânicos não sabe regular ou verificar se está regulado...

Mas o que é certo é a incompetência de alguns "profissionais" em transferir a responsabilidade deles para outros.
Independente se caiu com o moto ou não, você a levou na oficina justamente para ser consertada. E assim deveria sair de lá com ela na condição de "consertada".

Aqui neste país, a maioria não quer assumir responsabilidade sobre nada.
Se eles te entregaram um produto viciado, e isto for constatado, você, como bom advogado, tem o direito de exigir uma reparação moral e financeira.

Abraço!
Gomão
Gomão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 20/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Hans Blackbullet Qua 07 Set 2011, 13:44

Maker, já pensamos em todas as possibilidades, e o problema certamente está em um deles.
Sendo pontual ao problema descrito, insisto em que se verifique:

- Alinhamento das bengalas. ( com relação ao cáster da roda dianteira).

- Condições da caixa de direção. (relativo à folga ou aperto excessivos).

- Condições das buchas e rolamentos da roda dianteira.

- Condições das buchas e rolamentos da roda traseira.

- verificar eventual folga no eixo da balança traseira.

- Não acredito em desalinhamento de quadro, pois tenho como verdade que neste caso a motocicleta apresentaria este problema apenas quando se curvasse para um dos lados, e não para ambos.

- Bengalas e mesa desalinhados também apresentariam este problema de forma unilateral. Ídem para diferença entre regulagens ou condições das bengalas.

Espero ter ajudado.
Abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Leandro_SS Qua 07 Set 2011, 13:57

Maker, pode ser bobagem o que vou dizer, mas... isto acontece quando vc curva para ambos os lados a ponto de, se vc passar por alguma saliência ou emenda de asfalto ou buraco, vc sentir o guidão fechando mais ainda a curva???

Se for isto, acontecia a mesma coisa com minha FZ6, até eu acerta a calibragem do pneu dianteiro, acredita!

Quando utilizava outra marca de pneu, eu calibrava com 34 dianteira e nunca sentia isso, mas quando troquei de pneu calibrei com o valor especificado pela michelin, que era 30 libras, para minha moto e, passei a me assustar com ocorrências iguais a sua. Então, como sabia que com o outro pneu isso não ocorria, cheguei a rápida conclusão de que era calibragem do pneu.

Passei a calibrar com 33 libras e Bingo! Quando saio da garagem ainda sinto alguma coisa, mas depois de uns 2 a 3 km não sinto mais nada!

Comentei isto com meu amigo que tem uma Z750 e ele disse que ocorre o mesmo com ele quando o pneu está frio, mas depois normaliza.

Se for bobagem desconsidere, mas fika a dica!

Abs!
Leandro_SS
Leandro_SS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 03/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 16:25

Leandro_SS escreveu:Maker, pode ser bobagem o que vou dizer, mas... isto acontece quando vc curva para ambos os lados a ponto de, se vc passar por alguma saliência ou emenda de asfalto ou buraco, vc sentir o guidão fechando mais ainda a curva???

Se for isto, acontecia a mesma coisa com minha FZ6, até eu acerta a calibragem do pneu dianteiro, acredita!

Quando utilizava outra marca de pneu, eu calibrava com 34 dianteira e nunca sentia isso, mas quando troquei de pneu calibrei com o valor especificado pela michelin, que era 30 libras, para minha moto e, passei a me assustar com ocorrências iguais a sua. Então, como sabia que com o outro pneu isso não ocorria, cheguei a rápida conclusão de que era calibragem do pneu.

Passei a calibrar com 33 libras e Bingo! Quando saio da garagem ainda sinto alguma coisa, mas depois de uns 2 a 3 km não sinto mais nada!

Comentei isto com meu amigo que tem uma Z750 e ele disse que ocorre o mesmo com ele quando o pneu está frio, mas depois normaliza.

Se for bobagem desconsidere, mas fika a dica!

Abs!

Cara...

Estou completamente vendido nessa situação.

Sempre usei a calibragem original do pneu de fábrica, ainda é o mesmo.

De qq forma, pedi para um "piloto" andar na moto pq se fosse o caso, em teoria, ele apontaria para isso.

No caso do Marcelo tb, que tem experiência... E Hans... que tb não falou nada.

De qq forma, vamos ver oq a cc resolve, se me entregarem a moto ainda com o problema, faço os testes de calibragem e vou subindo de um e um pra ver...
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 16:26

Hans Blackbullet escreveu:Maker, já pensamos em todas as possibilidades, e o problema certamente está em um deles.
Sendo pontual ao problema descrito, insisto em que se verifique:

- Alinhamento das bengalas. ( com relação ao cáster da roda dianteira).

- Condições da caixa de direção. (relativo à folga ou aperto excessivos).

- Condições das buchas e rolamentos da roda dianteira.

- Condições das buchas e rolamentos da roda traseira.

- verificar eventual folga no eixo da balança traseira.

- Não acredito em desalinhamento de quadro, pois tenho como verdade que neste caso a motocicleta apresentaria este problema apenas quando se curvasse para um dos lados, e não para ambos.

- Bengalas e mesa desalinhados também apresentariam este problema de forma unilateral. Ídem para diferença entre regulagens ou condições das bengalas.

Espero ter ajudado.
Abraço a todos.
Hans Blackbullet.

Minha teoria agora é simples:

Só tiro da cc quando não tiver mais o problema...

Depois conferimos a nota fiscal e fazemos a análise do que foi consertado.
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 16:29

Gomão escreveu:Infelizmente o pós venda deixa, e muito, a desejar, na maioria das concessionárias.

Pode ser, na minha ignorância:

- Caixa de direção com defeito;
- Óleo das bengalas em quantidade/qualidade diferentes entre si;
- Ajuste disforme do sistema de amortecimento. (uma regulagem diferente para cada lado) ** Eu acredito nessa, pois a maioria dos mexânicos não sabe regular ou verificar se está regulado...

Mas o que é certo é a incompetência de alguns "profissionais" em transferir a responsabilidade deles para outros.
Independente se caiu com o moto ou não, você a levou na oficina justamente para ser consertada. E assim deveria sair de lá com ela na condição de "consertada".

Aqui neste país, a maioria não quer assumir responsabilidade sobre nada.
Se eles te entregaram um produto viciado, e isto for constatado, você, como bom advogado, tem o direito de exigir uma reparação moral e financeira.

Abraço!

A questão é justamente essa.

Como eu já cai com a moto duas vezes, bastante provável eles insistirem que foram os tombos a origem do problema...

Ai vamos ver justamente o que foi consertado.

Pq se for óleo nas bengalas, tombo não faz isso.

Se for a caixa de direção, eu acho queas bengalas deveriam ter estragado bastante, se forem as buchas, a roda deveria ter amassado ou empenado...

Quero até ver como a cc vai se livrar da garantia...

Falando em garantia... não sei pq a 'birra' em acionar isso uma vez que a garantia é da fábrica... a cc tem algum tipo de "prejuízo" com o acionamento da garantia???
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por RDO Qua 07 Set 2011, 19:58

Realmente pode ser a calibragem do pneu dianteiro, inclusive a causa dos seus tombos.

Quanto à alicatada, na revista motociclismo tem um artigo interessante sobre isso. O artigo sugere que o freio seja utilizado em duas etapas:
1 - Na primeira a manete é pressionada de forma rápida, mas progressiva. O peso da moto se transfere para frente, a suspensão abaixa e o mais importante de tudo: a área de contato do pneu com o solo aumenta até 3 vezes (se a calibragem do pneu estiver errada, aqui começa a merda...).
2 - Na segunda etapa é só alicatar, sem soltar a manete (etapa anterior). O peso (moto+piloto) vai estar quase 100% no ponto de contato do pneu dianteiro com o chão.

Tenho calibrado meus pneus com mais frequência e é interessante como variam de uma semana pra outra. Meu carro eu calibro a cada 6 meses...rs.


RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 20:03

RDO escreveu:Realmente pode ser a calibragem do pneu dianteiro, inclusive a causa dos seus tombos.

Quanto à alicatada, na revista motociclismo tem um artigo interessante sobre isso. O artigo sugere que o freio seja utilizado em duas etapas:
1 - Na primeira a manete é pressionada de forma rápida, mas progressiva. O peso da moto se transfere para frente, a suspensão abaixa e o mais importante de tudo: a área de contato do pneu com o solo aumenta até 3 vezes (se a calibragem do pneu estiver errada, aqui começa a merda...).
2 - Na segunda etapa é só alicatar, sem soltar a manete (etapa anterior). O peso (moto+piloto) vai estar quase 100% no ponto de contato do pneu dianteiro com o chão.

Tenho calibrado meus pneus com mais frequência e é interessante como variam de uma semana pra outra. Meu carro eu calibro a cada 6 meses...rs.



Se for calibragem é erro do manuel da moto... eu calibro todos os sábados pela manhã, religiosamente e sempre coloco 36lbs como o recomendado.
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por marconi Qua 07 Set 2011, 20:16

Está ai um novo problema aparecendo.
Como saber a calibragem correta? o manual diz uma coisa mas algumas pessoas usam calibragem diferente. No autódromo por exemplo ouvi um amigo dizer que usa 28. agora e na estrada? trecho urbano? será sempre o manual que manda?
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por YUJI Qua 07 Set 2011, 20:24

O problema é que os calibradores de postos não são aferidos e cheguei a calibrar em 2 calibradores diferentes no Extra da Estação S. André na mesma hora e deu 5lb de diferença entre uma e outra.
A dúvida, qual está certa? Pode ser que nenhuma...
Equilíbrio 728855
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 20:31

YUJI escreveu:O problema é que os calibradores de postos não são aferidos e cheguei a calibrar em 2 calibradores diferentes no Extra da Estação S. André na mesma hora e deu 5lb de diferença entre uma e outra.
A dúvida, qual está certa? Pode ser que nenhuma...
Equilíbrio 728855

Realmente, esse pode ser um problema meio grave...

Um calibrador manual é até barato, mas e a aferição? Qual estaria mais correto?
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 20:34

Putz... é muito barato:

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/11/359/calibradores
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por YUJI Qua 07 Set 2011, 20:39

Maker escreveu:Putz... é muito barato:

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/11/359/calibradores

Esse de borracheiro de estrada, talvez seja o + confiável... e + barato. Very Happy
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qua 07 Set 2011, 20:41

YUJI escreveu:
Maker escreveu:Putz... é muito barato:

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/11/359/calibradores

Esse de borracheiro de estrada, talvez seja o + confiável... e + barato. Very Happy

Tb penso assim, mas e qto a aferição dele? Será que por ser 'mecânico' ele marque absolutamente certo?

AH!

Lembrando que esse mais simples, de borracheiro, não sei se 'entra' na roda por conta dos discos de freio... tava pensando nisso agora...
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Marcelobf Qua 07 Set 2011, 22:16

Bem, como eu andei na moto do Maker e a minha é uma moto exatamente igual, ou seja uma Bandit 1250N, inclusive do mesmo ano... e tendo em vista que já estou na segunda Bandit, sem contar outras motos... eu descarto que o problema seja de calibragem, pois já fiz várias combinações e acredito que não é esse o caso.
A moto do Maker tem uma tendencia muito forte em esterçar o quidão para dentro da curva, seja uma curva de raio longo ou curto, ou seja, no momento em que iniciamos a curva o guidão puxa pra dentro, desequilibrando a moto, problema que não acontece em linha reta, podendo soltar o guidão que a moto segue perfeita.
Já pensei muito sobre o assunto e não creio que os tombos possam ter avariado o conjunto a este ponto, pois não é algo sutil, quem anda de moto a algum tempo, com certeza vai perceber.
É algo que deve ser muito bem avalido, pois esse problema pode perfeitamente ter causado as quedas.
Obs. O Maker andou na minha moto e percebeu a diferença, sendo eu tbém uso a calibragem sugerida no manual para o pneu dianteiro.

Abraço.

Marcelo.
Marcelobf
Marcelobf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por RDO Qua 07 Set 2011, 22:20

Marcelo, o seu ajuste da suspensão está igual à do Maker?
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Marcelobf Qua 07 Set 2011, 22:30

Pois é RDO, a minha já está regulada para o meu jeito de conduzir a moto, mas a moto do Maker está com a regulagem de fábrica. Sei que é dificil de relatar, mas não parece algo simples assim, é como se algo desalinhasse somente nas curvas, mas de forma meio brusca.... na minha opinião algo no trem dianteiro não vai bem... pode ser caixa de direção ou bengalas, fora isso não imagino o que possa ser...
Marcelobf
Marcelobf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 08 Set 2011, 00:36

Marcelo, segundo informações do Maker, as suspensões dele foram reguladas sim, mas quando endurecidas, o problema se agrava. Analisando os relatos, se bem entendi, a motocicleta refuga o contra-estreço no meio da curva, numa atitude de "virar" o guidon para dentro da curva, certo?

Quanto à diferença de calibragem, três ou quatro libras não representam tanta desproporcionalidade assim, só se sentirá em estando com menor pressão a motocicleta mais "reboladeira" em curvas, ou com maior pressão, a tendência a derrapar mais cedo e comportamento "saltitante" nas irregularidades. Mas não acredito que refletiria em uma atitude tão forte quanto esta que a motoca está apresentando, a não ser o desgaste irregular ou prematuro dos pneus.

Quanto ao problema dinâmico, ao analizar o que o Marcelo relata, e comparando com o relato do Maker, insisto veementemente nas possibilidades mais prováveis:

1) Caixa de direção desrregulada, ou com ressaltos internos.
2) Eixos das rodas com folga, devido a rolamentos folgados/quebrados ou defeito no(s) cubo(s) da(s) roda(s).
3) Buchas da balança com folga.
4) Cáster muito atrasado.

Abraço a todos
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 08 Set 2011, 00:42

Maker, Marcelo:

Pensando em mais um testículo (pequeno teste, claro), rsrsrs, pódemos observa que quando estacionamos nossas motocicletas na garagem, em piso nivelado, e de preferência chão de cerâmica fria, podemos perceber que ao acionarmos o descanso lateral e deitar a motoca o guidon "esterça" sózinho para a esquerda, por estar pendendo a motocicleta para este memso lado.
A pergunta interessante: Será que sob as mesmas condições, as motocicletas do Maker e do Marcelo apresentariam a mesma inclinação, ou a do Maker inclinaria mais que a do Marcelo?
Digo isto porque estando as motocicletas paradas, estaríamos anulando as várias possibilidades relacionadas à dinâmica, reduzindo as possibilidades a folgas mecânicas no caso do comportamento se apresentar distinto entre as motocas.
Vale a pena testar?
Abraço e espero ter ajudado...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por marconi Qui 08 Set 2011, 08:47

Quando fiz o curso com Amaral de pilotagem defensiva, tinha um exercício com curva fechada pra direita, eu sentia a moto querendo torce o guidão pra dentro da curva. Quando o professor pego na moto disse que tinha algo errado, que eu levasse ao mecânico pois tinha algo desalinhado.
No meu caso era a mesa de baixo que tava um pouco fora, e óleo da bengala que trocou.
Posso dizer a moto é outra depois disso.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por COUTINHO Qui 08 Set 2011, 09:41

Maker

Sabe que vc comentando tudo isso e o pessoal também, eu lembrei do meu acidente em Ago/2010 e pode ser que tenha ocorrido algo assim também.
Lembro que minha B65 foi minha primeira moto, eu era bem tosco pra andar e nunca tive problemas, muitas vezes soltava as mãos do guidom para descansar os braços e ela ia perfeitamente, parecendo que estava em trilhos, já a B12 eu sentia algo diferente nela, soltava as mãos também, mas parecia que tinha uma tendência, nunca levei a sério, pois ela era estado de 0KM, e com ela eu cai entrando numa curva, teve um pouco de óleo, mas agora relembrando não sei se foi só isso que fez ela tombar não, pode ser algo parecido com a sua.
Bom, mas agora já foi!!!
Estou me programando para pegar a próxima e foi ficar esperto com essas coisas.

Até como premissa pra mim e pra quem for pegar, a primeira coisa é trocar o óleo das bengalas e regular a suspensão e ver o alinhamento da moto, mesmo que se for 0KM!

Valeu.
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Maker Qui 08 Set 2011, 12:49

Acabei de fazer uma colagem com esses comentários aqui e mandei para a cc...

No final da tarde eu ligo lá pra ver qual é...

Obrigado a todos pela ajuda.

Abraço especial ao Marcelo que identificou e soube expressar o problema de forma perfeita.

Manterei os senhores informados de tudo.
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Marcelobf Qui 08 Set 2011, 18:39

Hans Blackbullet escreveu:Marcelo, segundo informações do Maker, as suspensões dele foram reguladas sim, mas quando endurecidas, o problema se agrava. Analisando os relatos, se bem entendi, a motocicleta refuga o contra-estreço no meio da curva, numa atitude de "virar" o guidon para dentro da curva, certo?

Quanto à diferença de calibragem, três ou quatro libras não representam tanta desproporcionalidade assim, só se sentirá em estando com menor pressão a motocicleta mais "reboladeira" em curvas, ou com maior pressão, a tendência a derrapar mais cedo e comportamento "saltitante" nas irregularidades. Mas não acredito que refletiria em uma atitude tão forte quanto esta que a motoca está apresentando, a não ser o desgaste irregular ou prematuro dos pneus.

Quanto ao problema dinâmico, ao analizar o que o Marcelo relata, e comparando com o relato do Maker, insisto veementemente nas possibilidades mais prováveis:

1) Caixa de direção desrregulada, ou com ressaltos internos.
2) Eixos das rodas com folga, devido a rolamentos folgados/quebrados ou defeito no(s) cubo(s) da(s) roda(s).
3) Buchas da balança com folga.
4) Cáster muito atrasado.

Abraço a todos
Hans Blackbullet.

Também acredito que o problema deve estar em pelo menos um desses itens.

Marcelo.
Marcelobf
Marcelobf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Empty Re: Equilíbrio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos