Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

+50
Lucas PAYNE
Daniel H13
Boss+
CarlosYamada
Cocomoto
budha74
joaopaulocp
nanan
adautojunior
Lgarcia
silmarschmitt
Wallysson
Angelo B
alexcafe
raymundini
Skina
alexandre andre
betoib
lucasm748
Thalles Santiago
Mr.Camilotti
tavarim
rafaelmeira
Fguarezi
hbauer
NEGO SACY
marconi
BOB
dirceurom
grego171
RafaB12!!
Douglas Rocha
RaFa AgOsT
Maker
eduardosjc
Saddam
egazra
Henrique Naldi
Julim
Marcelobf
ata.jb
Hans Blackbullet
Johnnie Walker
Velho
Berlindo
Ralexandre Sorocaba
IRON MAN
DomMarco
barra
ThiGimenes
54 participantes

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ThiGimenes Qui 11 Nov 2010, 19:32

Relembrando a primeira mensagem :

Dianteira: com uma moeda de 1 real, gire a fenda dos amortecedores no sentido horário, até que se possa visualizar dois riscos na lateral do tubo... o primeiro risco, estará alinhado com a mesa, o segundo, acima...Ok, a frente já ficou jóia. ponha 34 libras no pneu.

Traseira: Ela tem sim duas regulagens: Uma de compressão, acima da mola, que é justamente a porcona que comprime a mola, com quenas janelas, onde se poderá visualizar o nº da REGULAGEM DE COMPRESSÃO. Se estiver no 3, relaxa, tá legal pra voce, e a menos que sua patroa pese igual a voce, não precisa mexer quando ela andar contigo, é só saber que ela tenderá a "afundar" mais nas curvas, raspando as pedaleiras mais cedo, em menor inclinação, de forma a diminuir a velocidade na curva.
Para modificar a regulagem, veja no estojo de ferramentas da sua motoka, lá dentro da rabeta, sob o banco, haverá a ferramenta para regular a compressão... no manual explica e mostra como é, não é difícil não.
Só isso.
Retorno de compressão:
Mais fácil ainda...
1) Coloque sua moto no cavalete central.
2) Deite-se ao lado de sua moto, do lado do câmbio, com a cabeça na região do link inferior do amortecedor. (leve uma chave de fenda com voce.
3) Voce verá uma espécie de "botão" preto, fendido, que tem um ponto vermelho ou branco de referência, e um risco nele, que serve para referências com relação ao ponto.
4) Com a chave de fenda, gire esse botão até o fim, sentido horário.
5) Volte girando sentido anti-horário até 3/4 de volta, ou seja, meia volta + 1/4, ou se preferir, 180º + 90º.
6) Coloque 34 libras no pneu traseiro também e teste a motoka, em uma estrada vazia. Cuidado, ela vai "cair" pra dentro da curva feito as SS, vá de boa no começo.
7) Retorne 90º sentido horário se achar que ela está retornando muito mole ainda, mas no seu caso (seu peso) provávelmente não precisará, porque voce sentirá que ela ficará perfeita e segura nas curvas de alta ou nas curvas travadas...
Se ela "kicar" a traseira nas curvas, volte o retorno de compressão (botão) de 1/4 em 1/4 anti-horário até ela parar de kicar. Se ela começar a "espalhar" a traseira nas curvas, aperte o retorno (botão) sentido horário, de 1/4 em 1/4, até ela melhorar...
Voce pode "brincar com essa regulagem, fazendo várias passagens na mesma curva, até achar o ponto certo para sua tocada/peso...

Boa sorte ae, amigão, como vê, é fácil... num precisa de concecionária não...
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo


ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por barra Qui 20 Jan 2011, 20:27

A minha era 2 ne frente e 5 atrás e retorno eu não mexi, ficou ótima.
barra
barra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 09/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Sáb 22 Jan 2011, 17:24

Berlindo escreveu:Eu prefiro maior pré-carga, porque é ela q dá firmeza. Ajuste do retorno só entra em ação depois q a suspa afundou e não é ideal que ela afunde muito nas estradas de curva, ela precisa copiar o asfalto.

Se vc deixa a pré-carga mole, qdo vc entra forte numa curva, a rabeta abaixa, a mola comprime e num eventual solavanco, ela perde contato com o chão ou te joga pra fora da trajetória, rebolando (casos extremos, claro).

Uma suspa mais firme, copia melhor o asfalto e no ajuste do retorno, vc define a velocidade q ela vai voltar. Ajuste do retorno embora mude a devolução da pancada q vc exerceu no banco, não tem a ver com a firmeza, com a dureza. Se ela voltar muito devagar, pode estar comprimida demais num próximo solavanco (pensando numa costeleta), se ela voltar rápido demais, ficará oscilando (quicando).

Pense numa suspa de carro de pista, esportivo e tal. Sempre são duras...e são duras pq a resistencia da mola é maior (menor elasticidade), por causa do curso da suspensão menor. Ela tem menor altura de ação, reage mal se tiver solavancos fortes e altos, mas copia perfeitamente o asfalto nas oscilações menores, as que se espera encontrar pela frente se estiver em alta velocidade.

Valeu pela aula, Belindo.

Agora eh ver se consigo fazer isso aqui. rsrsrs

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Marcelobf Sáb 22 Jan 2011, 18:59

Fala galera,

Ainda não tinha postato neste tópico, mas venho acompanhando a algum tempo, já que o assunto é bem interessante e minha B1250, que está com 6.000 km, sempre balançou muito em curvas.
Nunca tinha alterado a regulagem de retorno, somente pré-carga, deixando na regulagem 1 na dianteira e 4 na traseira, sendo esta a melhor combinação que consegui, mas mesmo assim a traseira continuava a balanças em curvas.
Bem, foi aí que resolvi tentar a regulagem de retorno do amortecedor que o Hans postou.
Hoje fiz um percurso de 150km, com bastante curva de alta e percebi que a moto mudou, melhorou muito... ainda balança um pouco, mas melhorou muito mesmo.
Mas tenho uma dúvida: no Manual diz que a regulagem padrão do retorno do amortecedor se dá após girar o botão no sentido horário até o fim e depois voltá-lo (anti-horário) 1 1/4 até encontrar as duas marcas.
Ocorre que quando fui alterar para a regulagem do Hans, girei (sentido horário) até o fim, mas o botão girou apenas 1/4 de volta, o que me fez crer que a regulagem que a moto veio de fábrica não estava no padrão relatado pelo manual, pois se assim fosse o botão deveria girar os mesmo 1 1/4 no sentido horário...

fiquei na dúvida...


Última edição por Marcelobf em Dom 23 Jan 2011, 11:22, editado 1 vez(es)
Marcelobf
Marcelobf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Dom 23 Jan 2011, 11:00

Gente, seguinte:
Vamos fazer corretamente, ajustando de forma a ficar bom e personalizado?
Como eu moro na estrada que vai para SN e Morungaba, e tenho uma oficininha na minha garagem aqui no condomínio, quem quiser...
Aproveite este mês que estou de férias, mande um MP marcando aqui em casa - a gente regula, sai pra testar, volta, acerta, sai de novo... e resolve a regulagem para cada um, de forma personalizada...
Depois de Janeiro, ae só aos FDS... mas dá também.
Abraço
Blackbullet
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Seg 24 Jan 2011, 15:19

Hans Blackbullet escreveu:Gente, seguinte:
Vamos fazer corretamente, ajustando de forma a ficar bom e personalizado?
Como eu moro na estrada que vai para SN e Morungaba, e tenho uma oficininha na minha garagem aqui no condomínio, quem quiser...
Aproveite este mês que estou de férias, mande um MP marcando aqui em casa - a gente regula, sai pra testar, volta, acerta, sai de novo... e resolve a regulagem para cada um, de forma personalizada...
Depois de Janeiro, ae só aos FDS... mas dá também.
Abraço
Blackbullet

Puts, cara...

esse é o meu medo: fazer isso sozinho sem a supervisão de um cara que saiba mesmo, que ja tenha feito. Eu não confio nos mecanicos daqui, pelo menos não sei ninguém que saiba. Deve até ter, mas não conheço, mas neste caso, ainda vou ter q pagar pro cara fazer uma coisa simples dessa.

Tem horas que morar no fim do mundo é foda!!! kkkkk

Um tempinho que tive em casa fui procurar onde regula o retorno da susp traseira, mas não achei. Lembro que a minha é uma GSX F, mas suponho que deva ser igual a Bandit.

Eu ja mexi na dianteira e senti melhora. Ja na traseira (DA MOTO) queria ver esse lance ae que o Berlindo falou, que mehora o fato dela jogar a gente pro alto em irregularidades, pois a minha faz muito isso. Tvz endurecendo a pre-carga e emolecendo o retorno como ele sugeriu resolva.

Alguma sugesta, Hans??
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Berlindo Seg 24 Jan 2011, 21:12

Relaxa Adalberto, o melhor ajuste vem com calma, depois de fazer algumas variações.

Eu tava vendo aqui, falei besteira, uso regulagem 5 de pré-carga suspa tras e vim testando variações do ajuste de retorno. Alí ñ tem jeito, vc tem q alinhar as fendas como disseram acima, fechando tdo e voltando 1 volta e mais um quarto de voltas para alinhar (ou o pouco que falta até alinhar). Sem segredo, uma chavinha de fenda fina depois q vc lavar a motoca e for sair.

Eu fechei tudo e comecei do HARD, q é ajusta no horário e depois abri várias voltas no sentido antihorario SOFT, partindo do alinhamento da fenda. Umas 6 voltas dá uma diferença boa.

Calibra os pneus e passa por lugares q vc passa sempre, algum obstáculo, solvancos e valetas. Não ficou bom, volta tudo, alinha novamente e parte pra uma nova, pra mais ou pra menos.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Seg 24 Jan 2011, 22:58

Certo, Berlindo.

Valeu mesmo pela atenção, tanto sua qto do Hans e de todos os que ajudaram.

Eu vou criar coragem e vou mexer nela. Até agora tudo q foi ajuste fui eu mesmo q fiz, perguntando muito, aprendendo aqui e mexendo.

Tvz demore um pouco pq aqui na minha cidade ta chovendo demais, mas assim que der uma tregua eu mexo e digo aqui o resultado.

Acho que aqui ja tem tudo o que qqer um precisa saber.

Abraços.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 25 Jan 2011, 13:26

Adalberto, o que o Berlindo te falou, é que ele procurou o melhor acerto para a tocada dele.
Bom, quanto mais dura ela estiver na compressão, mnais ela "pinota".
No três é o ideal, a não ser que voce pese mais de 120 Kg...
O retorno, ae a gente tem que testar.
Venha aqui em casa, nós moramos relativamente perto um do outro.
Abraço
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Julim Ter 25 Jan 2011, 15:03

Boa tarde pessoal.

Ei Hans, eu já fiz alguns ajustes na minha suspa (B650N 2008 carburada) e acho que na frente vou ter que trocar o óleo, pois ele é muito mole. Se eu deixar a compressão mais alta, a moto fica instável (sou levinho: 65kg e ando sempre só, pois minha patroa tem medo da motoca, rsrs). Na compressão de fábrica ela é mole demais. O óleo original é o 10. Você saberia dizer se devo trocá-lo por um 15 por exemplo, ou manter o 10?

Outra questão é quanto ao parafuso de ajuste de retorno traseiro. Não tem como ir com ele até o fim, que ele é do tipo sem fim, chegando ao final, volta ao início. E também não tem como voltar ele tipo uma volta, pois ele tem 4 marcações com "cliques", sendo que ele entra num tipo de ressalto a cada número marcado: 1, 2, 3, 4. Neste caso, devo deixá-lo na posição 3?

Abraços e obrigado pela ajuda.
Julim
Julim
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 20/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Qua 26 Jan 2011, 11:49

Julim escreveu:Boa tarde pessoal.

Ei Hans, eu já fiz alguns ajustes na minha suspa (B650N 2008 carburada) e acho que na frente vou ter que trocar o óleo, pois ele é muito mole. Se eu deixar a compressão mais alta, a moto fica instável (sou levinho: 65kg e ando sempre só, pois minha patroa tem medo da motoca, rsrs). Na compressão de fábrica ela é mole demais. O óleo original é o 10. Você saberia dizer se devo trocá-lo por um 15 por exemplo, ou manter o 10?

Outra questão é quanto ao parafuso de ajuste de retorno traseiro. Não tem como ir com ele até o fim, que ele é do tipo sem fim, chegando ao final, volta ao início. E também não tem como voltar ele tipo uma volta, pois ele tem 4 marcações com "cliques", sendo que ele entra num tipo de ressalto a cada número marcado: 1, 2, 3, 4. Neste caso, devo deixá-lo na posição 3?

Abraços e obrigado pela ajuda.
Ô, Julim, seguinte:
Mantenha o óleo original das bengalas dianterias. Mas a troca do óleo com a devida limpeza e manutenção do sistema é fundamental. Após a manutenção, regule a bengala na posição 3, ou seja, com tres riscos aparecendo.
Quanto ao retorno da suspensão traseira, a medida ideal para voce seria no três mesmo, pois acredito que a regulagem de sua moto seja diferente em função de ser um modelo carburado... mas voce pode checar isso no manual da motoca...
Abraço
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Qua 26 Jan 2011, 16:40

Uma pergunta:

como eu sei em que nível a pre-carga da susp traseira está ajustada? Não vi isso no meu manual. La so diz que vem de fabrica no 3.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Berlindo Qua 26 Jan 2011, 19:07

Dá uma olhada naquela peça q é cheia de janelas, onde a ferramenta encaixa. Dentro dela, vc verá um ressalto no tubo do amortecedor onde esse anel cheio de janelas é apoiado. É só ver que numero corresponde a janela apoiada no ressalto do amortecedor.

Pra facilitar, essa numeração fica bem na lateral do amortecedor, virado aí pro suporte da pedaleira diant.



Eu uso Motul Fork Oil 20W na suspa dianteira, ficou muito melhor do que o óleo original. Notem que a suspa da 650 é diferente da 1250.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 27 Jan 2011, 19:14

Berlindo escreveu:Dá uma olhada naquela peça q é cheia de janelas, onde a ferramenta encaixa. Dentro dela, vc verá um ressalto no tubo do amortecedor onde esse anel cheio de janelas é apoiado. É só ver que numero corresponde a janela apoiada no ressalto do amortecedor.

Pra facilitar, essa numeração fica bem na lateral do amortecedor, virado aí pro suporte da pedaleira diant.



Eu uso Motul Fork Oil 20W na suspa dianteira, ficou muito melhor do que o óleo original. Notem que a suspa da 650 é diferente da 1250.
2X...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Henrique Naldi Dom 30 Jan 2011, 10:31

Bom dia pessoal , sou novo no forum e gostei do topico .

Esse ajuste resolveria o fato de raspar a pedaleira nas curvas ?
Henrique Naldi
Henrique Naldi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 08/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Dom 30 Jan 2011, 19:45

Henrique Naldi escreveu:Bom dia pessoal , sou novo no forum e gostei do topico .

Esse ajuste resolveria o fato de raspar a pedaleira nas curvas ?
Aí depende, né, brother...Rolling Eyes
Se voce estiver raspando as pedaleiras porque tá entortando de acordo, aí num dá...Twisted Evil
Mas - Sua moto tem mesa dianteira rebaixada? Que regulagem está a compressão da traseira? e da dianteira? Qual é a sua moto? Ela raspa só com voce ou com garupa? Que pneu voce usa? Qual o peso total sobre ela quando raspa?Shocked
Abrass
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Seg 31 Jan 2011, 17:24

Hans/Berlindo,

criei coragem e fui fuçar na susp traseira da moto. Deixei a pre-carga da mola no nível 5 e o retorno mais mole. Dei uma volta e até o momento estou achando ela bem melhor, mais durinha e estável. Até o efeito "catapulta" melhorou bastante.

Vou testando a regulagem do retorno ate achar o melhor ponto. Qqer coisa eu posto aqui.

Valeu mesmo pelas dicas.

Sou fan de vcs, viu?? rsrsrsr

Abraços.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Berlindo Seg 31 Jan 2011, 18:45

Henrique Naldi escreveu:Esse ajuste resolveria o fato de raspar a pedaleira nas curvas ?

Nenhum desses ajustes muda a altura da moto.

Se ela tá raspando muito a pedaleira e tá tudo em ordem, ñ usando pneu diferente do indicado (maior), é melhor vc dar uma revisada na sua postura em cima da moto. Na Bandit ñ é tão fácil raspar a pedaleira, mas se tá raspando, sinal q vc tem q sair mais da moto, pendular pra fazer a curva nesse grau que tá fazendo, sem inclinar muito a moto.

A pedaleira geralmente te recorda no limite da banda, além dela o pneu já ñ tem mais o contato correto ao asfalto, por isso o uso do pendulo pra mudar o CG e inclinar menos a motoca. Tem um tópico aí falando dessas técnicas.


Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 31 Jan 2011, 19:36

ata.jb escreveu:Hans/Berlindo,

criei coragem e fui fuçar na susp traseira da moto. Deixei a pre-carga da mola no nível 5 e o retorno mais mole. Dei uma volta e até o momento estou achando ela bem melhor, mais durinha e estável. Até o efeito "catapulta" melhorou bastante.

Vou testando a regulagem do retorno ate achar o melhor ponto. Qqer coisa eu posto aqui.

Valeu mesmo pelas dicas.

Sou fan de vcs, viu?? rsrsrsr

Abraços.
Primeiramente muito obrigado, irmão, mas a gente só faz pra ajudar e melhorar mesmo. Acredite ou não, a gente sempre acaba aprendendo mais, e chega à conclusão que quanto mais se aprende, menos se sabe...
Bom, quanto à sua suspensão traseira... Seguinte:
Como o Berlindo falou, a Bandit é difícil de raspar mesmo, porque as pedaleiras dela são altas, e ela também é alta, evitando que se raspe.
Se sua mesa estiver rebaixada, ou a motocicleta estiver "afundando" muito nas curvas, sem pêndulo é possível raspar até o escapamento original.
A regulagem no "5" deixa a motoca dura para "afundar", e com o retorno também duro, sua motocicleta tenderá a sair de traseira sem avisar, ficando perigosa em velocidade, e potencializando a saída de traseria durante as acelerações em curva. Ela provavelmente diminuiu os coices porque não está afundando mais, mas em compensação tenderá a não absorver as irregularidades do solo, sendo esta regulagem melhor para pavimentações sem as irregularidades, como as de pista.
No caso das estradas, ela deve afundar um pouco mais, estando mole, daí a regulagem de compressão ser ideal no 3. Estando o retorno DURO, ela "afunda", copiando as irregularidades do solo, sem tirar a sensibilidade do piloto, e como não retorna rápido, ela também não dará o "coice".
Se nesta regulagem ideal (compressão 3, retorno duro, 1/2 ou 3/4) ela ainda raspar as pedaleiras, então voce estará sem pêndulo, estando ela muito inclinada, ou sua motocicleta está mais baixa do que a original. Compense isso com o pêndulo, e verifique as marcas dos pneus, se voce não está inclinando mais do que pode nas curvas...
Abraço
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Henrique Naldi Seg 31 Jan 2011, 19:53

Valeu pessoal pelas dicas , vou procurar melhorar minha postura na moto.

Tenho uma b650 2008
Pneus michelam Pilot r2 Tamanhos originais
As regulagens de suspensão são originais
E eu pesso 100kg
Henrique Naldi
Henrique Naldi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 08/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 31 Jan 2011, 21:23

Henrique Naldi escreveu:Valeu pessoal pelas dicas , vou procurar melhorar minha postura na moto.

Tenho uma b650 2008
Pneus michelam Pilot r2 Tamanhos originais
As regulagens de suspensão são originais
E eu pesso 100kg
Tente 3 na compressão traseira, e volte 3/4 de volta na regulagem do retorno traseiro.
Na dianteira, deixe com no máximo 3 linhas aparecendo, sendo a quarta linha no nível da porca. Teste. Aperte a frente uma volta, deixando duas linhas aparecendo e no retorno traseiro aperte 1/2 volta. Se melhorou, vá fazendo a evolução até sentir que não mudou, aí volte à melhor posição.
Calibragem para os PRII - use de 33 à no máximo 36, tanto na frente quanto na traseira.
Abraço
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por egazra Ter 01 Fev 2011, 02:00

Li as dicas. Um dos tópicos mais úteis, junto de um outro, a respeito de contra esterço, mas preferi levar na concessionária para fazer os ajustes na suspensão - Moto Show, em Brasília. O mecânico acertou o ajuste, de primeira. Ficou outra moto, mais esportiva, bem justa. Parou de sair de traseira e frente nas curvas. Coloquei, também, guidão esportivo Rizoma. O guidão faz toda a diferença. Os ajustes na suspensão não ficam completos sem um guidão esportivo, como o que coloquei, para acompanhar. Com os ajustes, dependendo da curva, passou a raspar o spoiler - Artfibras - no asfalto. Houve uma pequena queda de conforto, em especial, com garupa - minha esposa -, mas insignificante, perto do benefício que ganhou na tocada. Com o guidão, também, houve uma pequena queda na dirigibilidade em baixa velocidade, mas, também, insignificante, perto do benefício ganho nas curvas.
egazra
egazra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 03/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Saddam Ter 01 Fev 2011, 08:37

egazra escreveu:Li as dicas. Um dos tópicos mais úteis, junto de um outro, a respeito de contra esterço, mas preferi levar na concessionária para fazer os ajustes na suspensão - Moto Show, em Brasília. O mecânico acertou o ajuste, de primeira. Ficou outra moto, mais esportiva, bem justa. Parou de sair de traseira e frente nas curvas. Coloquei, também, guidão esportivo Rizoma. O guidão faz toda a diferença. Os ajustes na suspensão não ficam completos sem um guidão esportivo, como o que coloquei, para acompanhar. Com os ajustes, dependendo da curva, passou a raspar o spoiler - Artfibras - no asfalto. Houve uma pequena queda de conforto, em especial, com garupa - minha esposa -, mas insignificante, perto do benefício que ganhou na tocada. Com o guidão, também, houve uma pequena queda na dirigibilidade em baixa velocidade, mas, também, insignificante, perto do benefício ganho nas curvas.

Estes ajustes transformam mesmo a moto. A B1250 fica uma delicia de pilotar.
Posta uma foto deste guidão esportivo Rizoma. Fiquei interessado.
É um semi guidão, prende nas bengalas ou um morcegão mesmo?
Saddam
Saddam
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 22/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por egazra Ter 01 Fev 2011, 08:48

Saddam escreveu:
egazra escreveu:Li as dicas. Um dos tópicos mais úteis, junto de um outro, a respeito de contra esterço, mas preferi levar na concessionária para fazer os ajustes na suspensão - Moto Show, em Brasília. O mecânico acertou o ajuste, de primeira. Ficou outra moto, mais esportiva, bem justa. Parou de sair de traseira e frente nas curvas. Coloquei, também, guidão esportivo Rizoma. O guidão faz toda a diferença. Os ajustes na suspensão não ficam completos sem um guidão esportivo, como o que coloquei, para acompanhar. Com os ajustes, dependendo da curva, passou a raspar o spoiler - Artfibras - no asfalto. Houve uma pequena queda de conforto, em especial, com garupa - minha esposa -, mas insignificante, perto do benefício que ganhou na tocada. Com o guidão, também, houve uma pequena queda na dirigibilidade em baixa velocidade, mas, também, insignificante, perto do benefício ganho nas curvas.

Estes ajustes transformam mesmo a moto. A B1250 fica uma delicia de pilotar.
Posta uma foto deste guidão esportivo Rizoma. Fiquei interessado.
É um semi guidão, prende nas bengalas ou um morcegão mesmo?

Saddam,
É um guidão mesmo, barra, cerca de, 2cm mais longo e, bem aberto. Vou tirar uma foto e, ou filmar as peças que fui personalizando a moto.
egazra
egazra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 03/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por egazra Ter 01 Fev 2011, 22:20

egazra escreveu:
Saddam escreveu:
egazra escreveu:Li as dicas. Um dos tópicos mais úteis, junto de um outro, a respeito de contra esterço, mas preferi levar na concessionária para fazer os ajustes na suspensão - Moto Show, em Brasília. O mecânico acertou o ajuste, de primeira. Ficou outra moto, mais esportiva, bem justa. Parou de sair de traseira e frente nas curvas. Coloquei, também, guidão esportivo Rizoma. O guidão faz toda a diferença. Os ajustes na suspensão não ficam completos sem um guidão esportivo, como o que coloquei, para acompanhar. Com os ajustes, dependendo da curva, passou a raspar o spoiler - Artfibras - no asfalto. Houve uma pequena queda de conforto, em especial, com garupa - minha esposa -, mas insignificante, perto do benefício que ganhou na tocada. Com o guidão, também, houve uma pequena queda na dirigibilidade em baixa velocidade, mas, também, insignificante, perto do benefício ganho nas curvas.

Estes ajustes transformam mesmo a moto. A B1250 fica uma delicia de pilotar.
Posta uma foto deste guidão esportivo Rizoma. Fiquei interessado.
É um semi guidão, prende nas bengalas ou um morcegão mesmo?

Saddam,
É um guidão mesmo, barra, cerca de, 2cm mais longo e, bem aberto. Vou tirar uma foto e, ou filmar as peças que fui personalizando a moto.


Saddam e demais,

Coloquei fotos, do guidão e demais alterações que fiz na minha B65S, no tópico:
https://www.suzukionline.org/t12847-acessorios-pecas-personalizacoes-evolucoes-nas-bandit


Abraço,

Egaz
egazra
egazra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 03/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por ata.jb Qua 02 Fev 2011, 09:14

Hans Blackbullet escreveu:
ata.jb escreveu:Hans/Berlindo,

criei coragem e fui fuçar na susp traseira da moto. Deixei a pre-carga da mola no nível 5 e o retorno mais mole. Dei uma volta e até o momento estou achando ela bem melhor, mais durinha e estável. Até o efeito "catapulta" melhorou bastante.

Vou testando a regulagem do retorno ate achar o melhor ponto. Qqer coisa eu posto aqui.

Valeu mesmo pelas dicas.

Sou fan de vcs, viu?? rsrsrsr

Abraços.
Primeiramente muito obrigado, irmão, mas a gente só faz pra ajudar e melhorar mesmo. Acredite ou não, a gente sempre acaba aprendendo mais, e chega à conclusão que quanto mais se aprende, menos se sabe...
Bom, quanto à sua suspensão traseira... Seguinte:
Como o Berlindo falou, a Bandit é difícil de raspar mesmo, porque as pedaleiras dela são altas, e ela também é alta, evitando que se raspe.
Se sua mesa estiver rebaixada, ou a motocicleta estiver "afundando" muito nas curvas, sem pêndulo é possível raspar até o escapamento original.
A regulagem no "5" deixa a motoca dura para "afundar", e com o retorno também duro, sua motocicleta tenderá a sair de traseira sem avisar, ficando perigosa em velocidade, e potencializando a saída de traseria durante as acelerações em curva. Ela provavelmente diminuiu os coices porque não está afundando mais, mas em compensação tenderá a não absorver as irregularidades do solo, sendo esta regulagem melhor para pavimentações sem as irregularidades, como as de pista.
No caso das estradas, ela deve afundar um pouco mais, estando mole, daí a regulagem de compressão ser ideal no 3. Estando o retorno DURO, ela "afunda", copiando as irregularidades do solo, sem tirar a sensibilidade do piloto, e como não retorna rápido, ela também não dará o "coice".
Se nesta regulagem ideal (compressão 3, retorno duro, 1/2 ou 3/4) ela ainda raspar as pedaleiras, então voce estará sem pêndulo, estando ela muito inclinada, ou sua motocicleta está mais baixa do que a original. Compense isso com o pêndulo, e verifique as marcas dos pneus, se voce não está inclinando mais do que pode nas curvas...
Abraço
Hans Blackbullet.

Hans, seguinte...

eu endureci a pre-carga, elevando para o nivel 5, mas deixei o retorno mais mole, conforme sugestão do Berlindo. Até o momento não senti a moto perder a traseiraa, até pq acho que não exijo isso da moto. Mas o que vc falou tbm é coerente, "deixar a pre-carga no 3 e endurecer o retorno". Agora que ja sei como fazer, vou testar assim. Mas confesso que por ser ainda iniciante fico confuso, pq essa regulagem indicada pelo Berlindo tbm parece coerente. Os pilotos profissionais têm engenheiros pra ajudar nisso e nós aqui... brincando né?? heheheheh

Só uma coisa pra relembrar, pq várias pessoas estão postando suas dúvidas aqui e cada um tem os seus pontos. O que tem raspado na minha moto é o fundo, qdo estou com minha esposa e passo em certas lombadas. Por isso, no meu caso, não seria melhor endurecer a pre-carga mesmo para q ela não afunde tanto??

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet) - Página 2 Empty Re: Ajuste de Suspensão Bandit (by Hans Blackbullet)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos