Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuste pré carga suspensão

5 participantes

Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Qui 27 Jun 2019, 18:47

Pessoal.

Ajustei a pré carga da Bandit no máximo, tanto na dianteira quanto na traseira. O SAG ficou bom, eu peso 100kg, achei a moto melhor, mais rápida em desvios de trajetória e curvas.

O que não sei o que fazer é o ajuste do retorno do amortecedor traseiro, este ajuste está original ainda.

Alguém que usou ou usa a suspensão mais durinha, sabe se é melhor deixar o retorno do amortecedor mais hard, soft, ou original mesmo?

Já li alguns artigos do pessoal dizendo que se aumentar a pré carga, é bom endurecer o retorno para acompanhar...

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por white house Qui 27 Jun 2019, 20:48


white house
Participante
Participante

Masculino
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Qui 27 Jun 2019, 20:59

Sim, ja li. Mas ele não fala muito sobre a regulagem do retorno....

Queria saber se alguem que também prefere a regulagem de pré carga mais "dura" se tem alguma dica sobre a regulagem do retorno do amortecedor.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Berlindo Sex 28 Jun 2019, 11:18

Retorno é muito felling na minha opinião, pq é como a moto volta pra posição inicial depois da deformação. Se for lenta, a moto fica mais confortável, mas mais tempo com a suspa fora da posição inicial, o q pode ser ruim numa sequência de buracos por exemplo (favorece o fim de curso) e também numa pilotagem mais agressiva/esportiva em que você quer ela de volta para o controle rapidamente. Se for muito rápida, ela te joga pra cima devolvendo muito bruscamente, perdendo contato com o solo e até jogando o piloto pra cima.

Normalmente eu ando com essa regulagem mais HARD para pilotagem esportiva, sinto que o retorno especialmente no amortecedor traseiro influencia muito naquela rebolada da rabeta da moto em curvas de alta. Eu sinto isso especialmente na subida do Café em Interlagos, onde com uma regulagem mole a moto balança bem a traseira. Aí eu tento achar o limiar onde ela ñ vai me jogar pra cima do banco toda vez que passar num obstáculo pq também uso a moto bastante na rua.

É um lance que depende do seu peso, da qualidade da suspensão, calibragem dos pneus, tipo de uso e principalmente, na interação homem-máquina que é um lance bem subjetivo...rs

Qdo eu pego uma moto nova, eu busco o SAG para acertar as pré-cargas e com as regulagens de avanço e retorno, eu faço o seguinte: abro pro SOFT tudo e ando bastante em várias condições de rodagem. Depois fecho pro HARD e faço a mesma coisa. Depois volto pro meio e tento comparar as sensações, o feelling que me agrada. Com base nisso vejo se tenho que caminhar do meio para o soft ou do meio para o hard. Aí eu começo gradativamente a ir para um extremo que me agrada. Normalmente do meio pro hard, para meu uso é claro.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Berlindo Sex 28 Jun 2019, 11:27

Faça um rolê longo com uma chave de fenda a mãos, é bem eficiente....rs
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Sex 28 Jun 2019, 11:54

Berlindo escreveu:Retorno é muito felling na minha opinião, pq é como a moto volta pra posição inicial depois da deformação. Se for lenta, a moto fica mais confortável, mas mais tempo com a suspa fora da posição inicial, o q pode ser ruim numa sequência de buracos por exemplo (favorece o fim de curso) e também numa pilotagem mais agressiva/esportiva em que você quer ela de volta para o controle rapidamente. Se for muito rápida, ela te joga pra cima devolvendo muito bruscamente, perdendo contato com o solo e até jogando o piloto pra cima.

Normalmente eu ando com essa regulagem mais HARD para pilotagem esportiva, sinto que o retorno especialmente no amortecedor traseiro influencia muito naquela rebolada da rabeta da moto em curvas de alta. Eu sinto isso especialmente na subida do Café em Interlagos, onde com uma regulagem mole a moto balança bem a traseira. Aí eu tento achar o limiar onde ela ñ vai me jogar pra cima do banco toda vez que passar num obstáculo pq também uso a moto bastante na rua.

É um lance que depende do seu peso, da qualidade da suspensão, calibragem dos pneus, tipo de uso e principalmente, na interação homem-máquina que é um lance bem subjetivo...rs

Qdo eu pego uma moto nova, eu busco o SAG para acertar as pré-cargas e com as regulagens de avanço e retorno, eu faço o seguinte: abro pro SOFT tudo e ando bastante em várias condições de rodagem. Depois fecho pro HARD e faço a mesma coisa. Depois volto pro meio e tento comparar as sensações, o feelling que me agrada. Com base nisso vejo se tenho que caminhar do meio para o soft ou do meio para o hard. Aí eu começo gradativamente a ir para um extremo que me agrada. Normalmente do meio pro hard, para meu uso é claro.

Bah! Muito boa idéia! O ajuste da mola (pré-carga) não tem mistério.... Eu deixo o Sag no minimo, 20mm a 30mm pois na Bandit ao menos acho melhor assim.

Mas o ajuste do amortecedor vou fazer isso. Nada como ir aos extremos para ter noção do que vai ficar melhor.

No caso da Bandit, não entendi ainda se o ajuste do amortecedor (Soft ou hard) deixa a compressão e retorno, ou só o retorno mais macio ou duro...
Se usar a regulagem no soft, não seria o caso do amortecedor não segurar o retorno e a mola empurrar a moto pra cima? ou no soft ele fica com menos pressão e tem menos força para jogar a moto pra cima?

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Sex 28 Jun 2019, 11:57

Pensando só no amortecedor... No soft ele empurra mais devagar (com menos força) o amortecedor pra cima e no hard mais rápido (mais força)

Acho que é isso né?

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Charger Sex 28 Jun 2019, 13:37

A grosso modo:

na compressão o soft ela vai mais ficar mais calma, o hard mais agressiva(dura).


no retorno é o contrario, o soft ela vai voltar mais rapido pro lugar, o hard ele vai voltar mais lentamente.

Quanto a pré carga, vc até pode usar ele pra fazer a moto ficar mais dura, mas nao é o ideal(use as regulagens acima), o ideal é usar pra deixar ela com algo proximo de 25 mm de curso, pra baixo ela fica mais agressiva, pra cima mais calma.


Qnt a forma de regular, eu sempre fecho tudo, depois vou ao batente contando qnts voltas ou clicks tem, dai venho pro meio. Ai o resto é com vc, é como Berlindo disse, é no feeling e gosto pessoal, não existe receita para isso.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Bdti12 Sex 28 Jun 2019, 14:04

As bandits tem somente a regulagem da pré carga da dianteira e na traseira tem a regulagem de pré carga e a regulagem de compressão/retorno. Em suspensões melhores há tanto a regulagem de compressão da suspensão tanto quanto a de retorno da suspensão. No caso da Bandit ela tem somente uma regulação que acaba fazendo esses dois papéis (compressão/retorno) mas perde em poder de regulagem pra suspensões de alto nível.

Anderson, quanto a sua dúvida, no soft (mole) a suspensão irá comprimir e retornar de forma mais rápida, no hard (duro) ela irá se comprimir e retornar de forma mais lenta.

Todo o ajuste de suspensão, tanto pré carga das molas, quanto compressão e retorno devem ser ajustados para a proposta em si da motocicleta em detrimento ao peso/carga quanto a velocidade/condições do pavimento.

Como pode ver em uso cidade/rodovias não haverá nunca uma condição onde a suspensão fique perfeitamente ajustada. Devemos então encontrar um meio termo onde ela poderá trabalhar da melhor forma possível, fazendo então pequenos ajustes a partir deste ponto de forma que podemos extrair o máximo desempenho da suspensão em determinado momento/carga/piso/velocidade que desejamos imprimir.

De maneira geral as regulagens de fábrica, principalmente no caso das pré-cargas, são satisfatórios para o uso urbano/rodoviário para qual se propõe a motocicleta.

Nota, tanto a suspensão dianteira quanto a traseira deve estar afinadas para terem o mesmo ajuste de pré carga, a motocicleta deve se abaixa e levantar na mesma proporção em ambos os eixos.

Todo o ajuste poderá refletir em uma ou mais condições adversas, seja no trem dianteiro quanto no traseiro. O ajuste poderá refletir não somente no próprio eixo quanto no outro.

Aumentar a pré-carga dianteira faz a frente da moto se levantar em relação a traseira e ao contrário, aumentando a pré-carga traseira apenas, manteríamos a traseira alta e a frente baixa. Uma motocicleta responde melhor quando o eixo longitudinal se mantém alinhado horizontalmente. Quando temos uma frente muito baixa/traseira alta temos uma moto com boas respostas e capacidade de curvar e instável em altas velocidade e quando temos a frente alta/traseira baixa temos uma moto relutante em curvar e estável em altas velocidades. Isso é válido apenas para pequenos ajustes fora do eixo ideal. Ajustes mais severos deixará a motocicleta ruim em todos os quesitos de dirigibilidade, incluindo acelerações e frenagens.

Regra geral no caso das pré cargas queremos que o máximo da extensão das molas seja utilizada sem dar fim de curso, seja em aceleração, frenagem ou impactos (lembrando que é comum acontecer impactos em frenagens e acelerações). Isso permite que o conjunto mola/suspensão ofereça a maior capacidade de absorver irregularidades. Como pode perceber a função da mola, além de carregar todo o peso da motocicleta e dos seus ocupante e cargas, é de se contrair e expandir cabendo ao amortecedor somente a função de regular a velocidade dessa contração/expansão.

O amortecedor em si é o responsável para no primeiro momento reduzir a velocidade da compressão da mola após impacto e consequentemente reduzir a velocidade da extensão dessa mola. Sem ele não haveria controle e ficaríamos num eterno pula/pula.

Devemos entender que não há amortecimento propriamente dito se não houver impacto.

A velocidade a qual seria ideal para a mola deve se contrair/expandir depende muito da forma/sequência dos obstáculos.

Para ilustrar em um sucessão de ondulações (como costelas de vaca) por exemplo queremos que a suspensão se comprima e retorne de modo que ao atingir a segunda ondulação ela esteja novamente no seu ponto ótimo de trabalho e assim sucessivamente. Caso tenhamos pouco retorno nas ondulações subsequente a tendência é que a suspensão em si se abaixe (se mantendo muito comprimida) e não tenha força para absorver os impactos transferindo-os para o chassis. Caso a suspensão tenha muito retorno na sequência o chassis seria forçado pra cima uma vez que a mola estaria se expandindo cada vez mais.

É mais ou menos isso.
Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Sex 28 Jun 2019, 15:52

Eu vi em alguns Foruns de Bandit da Europa que por lá o primeiro Upgrade que eles fazem é na suspensão, colocam molas mais rígidas e menos progressivas na dianteira. Mas lá existem diversos kits, inclusive daqueles amortecedores traseiros com aqueles reservatórios extras, e com varias regulagens.

No meu caso vou deixar original mesmo, mas realmente eu achei que a pré carga regulada no máximo, tanto dianteiro quanto traseira a moto melhorou em todos os aspectos. Além de ficar mais rígida, me pareceu mais tranquila em buracos e desníveis de pista.

Lembrando que meu uso é urbano, raramente vou ao autódromo.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Bdti12 Sex 28 Jun 2019, 16:09

Anderson, se você está com a suas regulagens de pré carga no máximo e diz que a moto está "mais tranquila em buracos e desníveis de pista" tem alguma coisa errada.

Sua moto foi pensada, inclusive os ajustes de suspensão, para ocasionalmente levar garupa, então o seu peso não seria fator decisivo.

Com tamanha carga nas molas elas estariam tão comprimidas que sobraria pouco curso para absorver impactos e estes estariam sendo transmitidos diretamente ao chassis da moto. Chega-se ao ponto onde a mola não podendo mais ser comprimida transfere esse impacto.

Com pouca compressão o que acontece é que a mola se comprime tanto que não consegue absorver os impactos e esses são transferidos para o chassis.

Veja que ambos os extremos o afetado é diretamente o chassis.

Isso apenas falando no quesito impacto.

Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Sex 28 Jun 2019, 16:14

Bdti12 escreveu:Anderson, se você está com a suas regulagens de pré carga no máximo e diz que a moto está "mais tranquila em buracos e desníveis de pista" tem alguma coisa errada.

Sua moto foi pensada, inclusive os ajustes de suspensão, para ocasionalmente levar garupa, então o seu peso não seria fator decisivo.

Com tamanha carga nas molas elas estariam tão comprimidas que sobraria pouco curso para absorver impactos e estes estariam sendo transmitidos diretamente ao chassis da moto. Chega-se ao ponto onde a mola não podendo mais ser comprimida transfere esse impacto.

Com pouca compressão o que acontece é que a mola se comprime tanto que não consegue absorver os impactos e esses são transferidos para o chassis.

Veja que ambos os extremos o afetado é diretamente o chassis.

Isso apenas falando no quesito impacto.


É... Eu sou pesadinho, 100kg

Mas o sag dianteiro ficou 35 e traseiro 25 com a pré carga no maximo....

O que me parece é que a moto tem mais curso de suspensão agora, e fica mais alta também (comigo montado) o que me agrada....

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Sex 28 Jun 2019, 16:17

Pra ter uma idéia, com a pré carga ajustada no 5 a traseira ficava com 30mm de Sag

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Berlindo Sáb 29 Jun 2019, 01:19

Eu usava 5 de pré-carga com 70 kg. Na frente usava no segundo risquinho (1 risco + 1 alinhado com a tampa + óleo 20W grosso), pré-carga socada. Assim andando forte não parecia tanto um Opala...kkkkkkk Não era desconfortável, de verdade.

A suspensão da Bandit não ajuda muito, mas é simples de regular. Qdo vc vai para suspensões totalmente ajustáveis aí a coisa é bem melhor, mais sintonia fina, mas múltiplas combinações.

Uma hora vira alquimia. Mas eu costumo anotar os referenciais no manual e vou brincando conforme o tempo passa, até porque vai perdendo eficiência e mudando o comportamento conforme o uso e depois de manutenções.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por andersonpg Sáb 29 Jun 2019, 06:58

Isso mesmo Berlindo. Quando peguei a Bandit ela ainda estava com as regulagens originais. E percebi que ela tinha umas marcas de pancadas em baixo do antigo dono.

Ela descia um pouco demais com garupa, resolvi mexer na pré carga e achei muito melhor em tudo, mesmo sozinho. Fui ao extremo deixando a pré carga dianteira e traseira no máximo e melhorou mais ainda, sem.ficar desconfortável.

Tu por um acaso lembra se deixava o ajuste do amortecedor mais para o hard ou para o soft?

Vou testar isso no final de semana agora.

Eu estou de olho na GSX S750 quero pegar 0km. Mas ainda vou aproveitar um pouco mais a Bandida, ja que gastei uma boa grana nela depois que comprei, com pneu, pastilhas, fluidos e etc...

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Charger Sáb 29 Jun 2019, 19:27

Berlindo escreveu:Eu usava 5 de pré-carga com 70 kg. Na frente usava no segundo risquinho (1 risco + 1 alinhado com a tampa + óleo 20W grosso), pré-carga socada. Assim andando forte não parecia tanto um Opala...kkkkkkk Não era desconfortável, de verdade.

A suspensão da Bandit não ajuda muito, mas é simples de regular. Qdo vc vai para suspensões totalmente ajustáveis aí a coisa é bem melhor, mais sintonia fina, mas múltiplas combinações.

Uma hora vira alquimia. Mas eu costumo anotar os referenciais no manual e vou brincando conforme o tempo passa, até porque vai perdendo eficiência e mudando o comportamento conforme o uso e depois de manutenções.

Esse é o famoso peso pena, por isso a ninjinha era o bicho na serra, sempre esguelhando no maximo kkkkkkk]

Eu curto regular suspensão, a gnt precisa somente entender o que cada regulagem faz, o resto é entuitivo, cada um faz o q melhor lhe agrada, ponto final.

Quem coloca banca que ta errado, que ta sei la o que, ta mais eh querendo aparecer do que ajudar.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Bdti12 Seg 01 Jul 2019, 08:18


Eu curto regular suspensão, a gnt precisa somente entender o que cada regulagem faz, o resto é entuitivo, cada um faz o q melhor lhe agrada, ponto final.

Quem coloca banca que ta errado, que ta sei la o que, ta mais eh querendo aparecer do que ajudar.[/quote]

curtir
Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste pré carga suspensão Empty Re: Ajuste pré carga suspensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos