Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

+8
Luis Claudio
Baeta
Shudo
Mario da Cruz
k n@riu
IRON MAN
Elton
vitorfln
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por vitorfln Ter 15 Set 2009, 19:39

Olá Pessoal,
Primeiramentre gostaria de comentar que achei ótimo encontrar este forum, já encontrei varias respostas por aqui.

Bem, é o seguinte, realizei o meu sonho de comprar uma moto bacana - Suzuki GSX 750F - Preta, eu sei que existe muitas outras excelentes, mas essa, para os meus valores pessoais, é demais!

A grande questão é que eu sou super novato, então vocês podem imaginar o quanto estou ansioso e com cautela na tratativa com esta máquina tão grande e pesada.

Já estou com ela à +ou- 40 dias e já rodei uns 1000km com ela, estou realmente bem empolgado, mas nunca esquecendo o medo / cautela com a menina.

Estou querendo fazer o curso do Tite lá em Piracicaba e mesmo leva-la para Santa Catarina nas minhas férias. Porém estou aterrorizado com a tecnica de como subir a moto na carretinha para transporta-la nestas viagens. Eu já procurei algum tipo de guia ou manual passo a passo, mas não encontrei absolutamente nada. O problema é que sou apenas eu e minha esposa e minha filhota de 9 anos.

Me falaram que tenho que subi-la em três pessoas, ou mesmo, subi-la com ela ligada e pilotando. Não sei se com uma carretinha de uma moto, onde preencher com madeira os buracos, pode ajudar?!?!?! Estou realmente "perdidasso"!!!

Bem, agradeço toda e qualquer dica, desde as mais sucintas até as mais completas num todo.

Grande abraço a todos e muito obrigado.

Vitor
Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Icon_eek Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Icon_eek Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Icon_eek Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Icon_eek
vitorfln
vitorfln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Elton Ter 15 Set 2009, 20:10

Ae Kra seja bem vindo!!! Bela motoca já tive uma....

Essa moto não foi feita para carretinha põe ela pra rodar!!!rsrsrsrsrs

Pede pra esposa dirigir o carango c/ a filha + bagagens e bora pra estrada.....hehehe!!

Ae amigo brincadeiras de lado .....nunca utilizei carreta.... usa uma saveiro pra transportar minhas motos, e pra colocar a moto em cima aproveitava a rampa da calçada na frente da garagem....

"Da que a pouco alguém te dá uma dica ae!!!!"
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

TioMalandro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por IRON MAN Ter 15 Set 2009, 20:24

subir andando huahauhauhauhauhaha nao esqueça de filmar pra gente ver o pacote.

sera preciso duas pessoas fortes e nada mais, segura pelas bengalas proximo ao disco de freio coloca a roda dianteira no trilho, empurra ate encostar a caixa na carretinha, ai vem a parte que nao gosto segure nas pedaleiras traseiras e forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
pronto. é assim que fazemos aqui na yamaha e nunca caiu moto nenhuma, pode deixar alguem em cima da carretinha pra segurar o guidon se vcs na tiverem forca o suficiente.
fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
IRON MAN
IRON MAN
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por k n@riu Ter 15 Set 2009, 20:28

Bem vindo............e parabéns pela Mônica....(GSX 750 F)....bela motoka........vai te dar muuuuuuito prazer nas viagens.......!!!!!

Qto a carreta......tem um site, dê uma olhada.....é em Botucatu......!!!

www.reclal.com.br/

Tem um video do cara subindo sozinho c/ uma Twister....amarela....!!!!

EU estou p/ namorando p/ comprar a carretinha SLIM............por ela ser bem curtinha.............a roda da moto fica 1 palmo da placa do carro....!!!!
Abs
k n@riu
k n@riu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Elton Ter 15 Set 2009, 20:40

k nariu escreveu:www.reclal.com.br/


Quero ver o kra fazer isso com a F!!!!! hahahahahaha

É como o Márcio flw não esqueça de filmar....

Abs,
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por k n@riu Ter 15 Set 2009, 20:49

Kkkkkkkkkkk............por isso fizeram c/ um Twister......eles não são bestas............!!!!!Veja o impacto (solavanco) ki da no carro.......!!!!!Maaaaaaaaaaaaaas................no mínimo..............interessante............!!!!!

EU........gostei da SLIM.........arrasta 400 kg.....!!!!

Abs
k n@riu
k n@riu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Elton Ter 15 Set 2009, 21:06

Blz K nariu!!!
Relamenete o sistema é bem interessante....
O pessoal da Honda me ensinou o esquema do Márcio, mas isso quando tinha CB 500 e dava certo em dois mas com as motos maiores nunca tive c... para fazer isso...e o medo de virar.... acho que precisa de pelo menos 3 ....sendo 1 deles o dono segurando no guidão....
Abs
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por vitorfln Ter 15 Set 2009, 21:11

Olá pessoal,

Valeu pelas boas vindas e obrigado pelos comentários iniciais.

K nariu, esta carretinha tá na minha mira, porem liguei lá na fabrica e não senti muita firmeza nas informações passadas no atendimento telefonico, talvez, dei azar, pegando ao telefone alguem que não conhece a fundo o material.

A questão é que tive na engates bandeirantes, aqui em sampa e me falaram que a carreta da recall dá muito problema, é claro que é necessário aplicar um certo filtro no que eles falaram, visto que são concorrentes.

Enfim, sou bem criterioso e ainda não estou convencido de que vale a pena mesmo. Observação que se for boa, para mim ela seria uma otima opção, por causa do tamanho, preço, etc...

Olha só o exemplo na compra do meu engate: Tive duas opções um engate que puxa 400kg e outro que puxa 500kg. com diferença de R$90.Quando desci no detalhe do produto o mais barato exige ser realizado uma furação no carro, enquanto o outro é feito sob medida para o meu carro. Concluindo, o mais barato é totalmente não recomendável (opnião minha), pois poderia rasgar a lataria do fundo do carro.

E o lance da carretinha tem que ser muito bem avaliada.

Quanto a como carregar a carretinha com a moto, realmente não há como fazer sem ser com mais gente, se houver mais alguma dica bem passo a passo com o maximo de detalhes vai ajudar, pois não pode haver erro, senão vao todos para o chão. rsrsssss


Abs
Vitor
vitorfln
vitorfln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por k n@riu Ter 15 Set 2009, 21:37

RECALL..................?????Veja o nome..................kkkkkkkkkkkkkk

Agora a RECLAL.............deve ser boooooooa................essa é a sua chance de visitar a fábrica..........pegue a garupatroa...............coloque a motoka na estrada..............e vá conheçer..........a fábrica.............!!!!!Deve ser uns 150 km's..............é show na Mônica......!!!!!
Bons km's
k n@riu
k n@riu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Mario da Cruz Ter 15 Set 2009, 22:08

Dica para colocar a F na carreta: começe desde já a fazer musculação porque nessa hora você irá precisar que a força esteja com você.
Eu também tenho uma F e até prá colocar no cavalete central dá vontade de chamar os vizinhos. rsrsrs..
Bem vindo colega.

Mario da Cruz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 05/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Shudo Qua 16 Set 2009, 00:38

...eu faço mais opu menos como o marcio falou...

...um de cada lado pega na monta das bengalas com uma mão e a outra mão equilibra a moto segurando pelo guidão...

...depois vem a parte mais pesada, pega na balança da moto (moto de trilha naum tem pedaleira traseira) com uma mão e a outra apoia na lateral ou no guidão da moto para ela naum tombar...

...no meu caso é mais caminhonete e motos de trilha, acho que a carretinha deve ser um pouco mais fácil...
Shudo
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Baeta Qua 16 Set 2009, 10:17

Podem me chamar de mentiroso. Eu coloco e tiro a B12 da carroceria da saveiro sozinho. Fiz uma rampa de madeira. A principio era só para ser usada com a lander, mas precisei duas vezes levar a B12 pro mecanico. É q ele mora/trabalha totalmente fora de mão, tanto da minha casa quando do serviço e não arrumava ninguem pra me levar/buscar. Daí levo a moto na saveiro. Mas te falo numa boa, dá um medo do baralho fazer isso.
Baeta
Baeta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Luis Claudio Qua 16 Set 2009, 10:36

Bem-vindo e parabéns pela moto!

Modéstia à parte, de carretinha eu sou escolado, porque faço motocross há 12 anos e como todos os meus amigos sabem da minha carretinha, sempre que um enguiça pelo caminho, me liga pra resgatar, portanto já levei GSX e até V-Strom 1000 sem problema algum. Lá vão as dicas:

1. Carretinha é Karmann-Ghia. É um pouco mais cara mas vale - e muito - a diferença. Além de mais segura, é mais baixa e super estável, dá pra pisar fundo no carro que ela segue na boa. Há outras boas marcas (tive uma Fortrailer muito boa), mas não economize muito na hora de escolher, um acidente com carreta vai ser muito mais caro que a tal "economia"...

2. Para subir moto pesada, use SEMPRE uma rampa, geralmente as carretinhas vêm com rampa. Não fique com preguiça de tirar e colocar, um tombinho da carreta geralmente dá um BAITA preju, porque a moto sempre cai de mal jeito, isso quando você não se machuca. De rampa, duas pessoas bastam para subir.

3. NUNCA suba com a moto ligada. É videocassetada na certa.

4. Não economize em esticadores! Compre pelo menos 4, de boa marca, daqueles com cinta mais larga. Uso TIE-RITE importados, mas os da SILANO são excelentes. Nada daqueles baratinhos de cinta fina.

5. Proteja as partes da moto onde os esticadores roçam com contact, em uma viagem longa o estrago pode ser grande.

6. Com moto pesada, não abuse na estrada, principalmente nas curvas e, de tempos em tempos, dê uma parada para conferir se está tudo certo.

7. Manobrar com carretinha não é fácil, lembre-se que, de ré, se você virar para a direita, a carreta vai para a esquerda e vice-versa. Em determinadas circunstâncias, vale mais desengatar, manobrar o carro e engatar novamente. Com o tempo você pega a manha.

8. Passe sempre uma corrente prendendo a carreta ao engate (eles têm uma alça própria para isso). Além de ser mais seguro, é obrigatório por lei e o guarda pode encrencar.

Abraços e boa sorte!
Luis Claudio
Luis Claudio
Luis Claudio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Euro Qua 16 Set 2009, 11:17

luis falou tudo.

eu coloco a srad em 3 pessoas, desligada.
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Shudo Qua 16 Set 2009, 16:53

...a tabua ajuda bem! usavamos bastante para subir as motocas, XLX350 pesa quase igual uma bandit) numa C-10 (q é alta p/kct.....rs

só cuidado para não deixar a tabua muito na ponta, pois será video cassetada na certa...kkk

...com uma boa rampa, uma carretinha baixa e, muita calma, eu acredito que uma única pessoa consegue colocar sim, talvez só precise de qualquer outra pessoa para equlibrar a moto enquanto trava com as fitas..
Shudo
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por rlriccardi Qua 16 Set 2009, 17:05

A primeira vez tu vais sofrer...Na segunda já vai ser barbadinha!!!

Com 2 pessoas é MUITO mais fácil e seguro...

Eu ligo a moto, vou firmando/equilibrando ela com o corpo de um lado...
Soltando a embreagem devagarinho....
O amigo fica do outro lado controlando e equilibrando e pronto pra se der merda ajudar a segurar...Fácil fácil...

Dica: se vais usar de vez em quando, não compra a carretinha não...Aluga uma a hora que precisares!!!
Aqui em Porto Alegre custa R$ 50,00 o aluguel de sexta a segunda...

Uma carretinha nova aqui para 2 motos grandes custa R$ 2.800,00...ou seja...o equivalente ao aluguel por 56 finais de semana...

A não ser que tu utilizes muito (trilhas, track days, etc)...eu, particularmente, acho que não vale a pena comprar...

Abraço!


ps. já carreguei 2 Banditoneladas (B65 e B12) na mesma carretinha (que, de uma forma meio suspeita, foi dita ser pra 2 motos grandes)...
Foi tranquilo, mas, se eu facilitasse, cobrariam tarifa de Caminhão Bitrem nos pedágios rsrs...
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Berlindo Qua 16 Set 2009, 18:39

Não esqueça de comprar aquelas fitas com esticadores, aquilo é perfeito.

E já vi venderem junto com a carreta pra motos, uma rampinha, até serve pra caminhonetes também. Já vi várias lojas de moto usando ela, acho que comprando a carreta, deve sair uma mixaria essa rampa.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por vitorfln Qua 16 Set 2009, 19:03

A compra da carretinha está vinculada a utilização de mais ou menos 30 dias por ano. E como aqui em Sampa o aluguel está em torno R$50 por dia, me parece que vale a pena.
O melhor dos mundos seria se eu pudesse pegar uma carretinha aqui em Sampa e poder devolver em Floripa (numa subsidiaria da loja).
Acho um pouco dificil existir esta facilidade.
vitorfln
vitorfln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por k n@riu Qua 16 Set 2009, 19:08

Kkkkkkkkkkkk...................tá maluco..............tá se achando nos EUA............fazendo a Rota 66............!!!!!!Kiki será ki ele ''tá fumando''.................kkkkkkkk
Abs
k n@riu
k n@riu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por vitorfln Qua 16 Set 2009, 19:13

Pô, aluguel de carro rola isso, é só uma questão de inovação. kakakaaaa
vitorfln
vitorfln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por k n@riu Qua 16 Set 2009, 19:48

OK.............mas a qto tempo já existe aluguel de carros no Brasil.............as carretinhas vai levar uns 20 anos.......no mínimo....!!!!
Abs
k n@riu
k n@riu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Baeta Qua 16 Set 2009, 19:49

Shudo escreveu:...a tabua ajuda bem! usavamos bastante para subir as motocas, XLX350 pesa quase igual uma bandit) numa C-10 (q é alta p/kct.....rs

só cuidado para não deixar a tabua muito na ponta, pois será video cassetada na certa...kkk

...com uma boa rampa, uma carretinha baixa e, muita calma, eu acredito que uma única pessoa consegue colocar sim, talvez só precise de qualquer outra pessoa para equlibrar a moto enquanto trava com as fitas..


Pois é. Na primeira vez q coloquei a B12 na saveiro, pensei justamente isso. A "talba" q fiz é bem resistente, mas por segurança peguei aquelas madeiras de telhado q sobrou da reforma daqui de casa e coloquei duas para reforçar a tabua. Com medo dela correr da tampa, peguei uma serra-copo e fiz dois furos. O suficiente para para passar duas cintas e prende-las na carroceria. Depois tiro uma foto e posto aqui.
Baeta
Baeta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por rlriccardi Qui 17 Set 2009, 08:48

Carretinha pra moto já vem com "tauba" galera....

A rampinha fica presa no assoalho carretinha...só soltar, pendurar atrás e começar a cag@da...


Agora...50 conto por dia o aluguel de uma carretinha em sumpa...pqp!!! Aqui é o preço do final de semana todo!!
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Luis Claudio Qui 17 Set 2009, 22:55

Shudo escreveu:...a tabua ajuda bem! usavamos bastante para subir as motocas, XLX350 pesa quase igual uma bandit) numa C-10 (q é alta p/kct.....rs

só cuidado para não deixar a tabua muito na ponta, pois será video cassetada na certa...kkk

Maldade com a Xizelona! Ela pesa 135kg, quase 100 a menos que a Bandit... Tive uma daquelas em preto com amarelo, 1987, uma p... moto, mas para ligar era uma lenha (as das primeiras séries não tinham descompressor no pedal e haja perna!)

E, pô, foi mal se posso parecer meio pedante, mas SEM "TAUBA", por favor! Além da maioria das carretinhas ter rampa, a Framax faz umas rampas em alumínio que custam menos de 200 pratas, com boca de fixação, piso anti-derrapante... Qualquer tombinho na hora de carregar a moto vai sair bem mais caro que isso!
Luis Claudio
Luis Claudio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Convidad Sex 18 Set 2009, 20:35

BOa galera.
Nao quero passar por mentiroso mas coloco minha 650F sozinho na carretinha ligada (comigo em cima) ou desligada, do jeito que eu achar melhor na hora, o mais seguro é desligada mesmo.
Por garantia e experiência de outros amigos eu coloco seis cintas. Como prendo a moto sempre sozinho, primeiro eu coloco uma cinta (das que eu vou usar na dianteira)de cada lado no estribo do carona (não precisa apertar muito pois é só pata equilibrar a moto). Feito isso eu passo a cinta pelo eixo da roda traseira(por dentro da balança) de cada lado e aperto com vontade. Dessa forma posso tirar as duas cintas dos estribos que ja estão soltas. Na dianteira eu decidi nao usar o que chamam de soutien(vai preso no punho da moto e pode danificar). Passo a cinta pela mesa inferior da direção que pode puxar com vontade. Nesse ponto eu coloco duas para cada lado bem esticadinha e garanto que pode andar tranquilo ( minha média é 100 a 120km/h). A unica coisa que vou fazer é rebaixar minha carretinha para ela ficar mais firme no asfalto porque o que meche é a carretinha e não a moto.
quando vir a SC se quiser um parceiro para dar uma banda de moto manda uma MP e combinamos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha Empty Re: Como subir moto (ex. GSX 750F) na Carretinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos