Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

+9
Alexandre gsf
Hawk
thiago8983
Nappe
Jonatas Floriano
Berlindo
_-ë-_
JoHnny
pcavila
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por pcavila Sáb 26 Nov 2011, 01:37

Relembrando a primeira mensagem :

viajo direto com a minha bandit 650 2010 e costumo manter o giro do motor a 10.000 isso diminue a vida util do motor? Qual é a melhor forma de pilotar sem exigir muito do motor e manter a vida util do motor? Abraços Shocked [b]
pcavila
pcavila
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo


Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por Hawk Sáb 03 Dez 2011, 20:29

"Pense na bomba de óleo e no funcionamento dela..."

Um pouco de história. As primeiras ZX11 sofriam de oil starvation em altas rotações devido à sagrada bomba de óleo. O resultado de rodar em altas rotações é que a biela 3 ia pro espaço.

Alta rotação traz maior fluxo de óleo, mas lembre-se que sugar todo o óleo da parte baixa não é boa coisa... Alta rotação já consome mais óleo naturalmente. Isso pode gerar uma situação complicada.

Quem tem problema com pressão de bomba de óleo são as harleys. Qualquer motor rodando a 1000RPM de marcha lenta está bem suprido de óleo

Bem, mas quando alguém diz que tem certeza absoluta de algo sem apresentar alguns bons argumentos, a discussão acaba. Fique à vontade pra expor outros argumentos que explicam porque um motor girando mais pra rodar menos Km dura a mesma coisa (ou até mais).



Última edição por Hawk em Sáb 03 Dez 2011, 20:53, editado 1 vez(es)

Hawk
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 30/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por Hawk Sáb 03 Dez 2011, 20:41

Bisteka escreveu:O filtro original é bom e certamente é o sufficiente para o que foi proposto no tópico...

Quer mais segurança? Compre filtro de óleo K&N... Use motul 5100, use militec... Mas para o uso falado no tópico não precisa de nada disso não tem nada de extremo neste uso...

Aqui eu fiquei me perguntando se o pessoal conhece mesmo os K&N. Artigos mostram que o K&N nada mais é que um filtro baratex HiFlo com papel colorido na cor K&N e com uma porca soldada na ponta (alguns brincam que a porca custa $6, por é isso que o K&N custava a mais em relação ao HiFlo na época dos testes). Ambos usam a mesma válvula de alívio, só que o HiFlo custa bem mais barato. Aqui no Brasil o K&N é tido como superior inclusive ao original (que tem válvula de alívio mais bem projetada que os HiFlo).

Hawk
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 30/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por Bisteka Dom 04 Dez 2011, 01:16

Continuo dizendo que tenho CERTEZA ABSOLUTA do que falei... Se um dia conversarmos pessoalmente te explico de quais testes eu já participei e porque digo e repito minha CERTEZA!!!

Minha CERTEZA ABSOLUTA é que andar pelo numero de kms falado pelo autor do tópico a 10mil rpm... NÃO É NADA EXTREMO... Segue o manual que não é isto que vai dar problema!!!

Hawk, não me leve a mal... Já participei batante deste fórum e em alguns tópicos a discussão se torna chata, longa e não leva a lugar nenhum...

To vendo que este pode vir a tomar o mesmo rumo!!! Então conversamos ao vivo e te explico porque tenho tanta CERTEZA... Com uma ceva na mesa; vai ser melhor ainda... QQR hora destas nos esbarramos na SUZUKA ou no próximo CHURRASTEKA...

Quanto ao filtro K&N tem um outro tópico ai que colocaram uns vídeos do YOUTOBA que tinham alguns releases de vários filtros...

Nunca parei para ver a qualidades destes filtros pra te falar a verdade... Na minha eu uso o K&N porque aproveitei minhas férias e comprei 6 por um $$$$ ótimo



No mais, é isto... []'s do Bisteka

obs: volto a repetir!!! Pode usar na boa a bandit a 10mil que não vai dar nada... Inclusive é um uso menos severo que o anda e para da cidade (sei o que estou falando... confie em mim e soca a mão nesta bandit ai que ela gosta)!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por srad2012 Dom 04 Dez 2011, 21:00

É realmente esse tópico tende a seguir um caminho de discussões infindáveis baseadas em opiniões que jamais mudarão, só para finalizar o assunto com situações aceitas por todos por serem óbvias e baseadas não em opiniões mas na pura lógica:
1- Os motores de alta performance podem andar em altas rotações, mas é lógico, por tudo já dito, que quanto maior a rotação, maior será o desgaste, pode até ser que tal desgaste seja compensado por um óleo melhor trocado mais frequentemente, mas a rotação do motor é mais crucial do que a quilometragem para definir desgaste(veja o caso dos motores à diesel x gasolina).
2- Rodar alguns minutos com as RPM próximas do vermelho não farão mal ao motor, mas manter tais rpms elevadas por muito tempo podem ser maléficas ao motor.
3- Rodar em 10.000rpm de 4a. vai forçar mais o motor e caixa de marcha do que rodar os mesmos 10.000 de 6a. marcha.
4- É impossível de se entender que um motor rodando a 5.000 giros está submetido a mesma carga do mesmo motor rodando a 10.000 giros.
5- Filtro de óleo é tudo a mesma coisa, original, fram, K&N, nunca se comprovou a melhor eficácia de um sobre o outro; o que vale mesmo é um bom óleo trocado com mais frequência em usos mais severos.

Resumido manda mão na sua bandit, só não segura rotações elevadas por muito tempo, fato este fácil aqui no Brasil já que não temos autobans e uma bandit a 10.000giros de 6a. marcha vais estar a 190-200km/h, velocidade que jamais será mantida por mais de alguns minutos em nossas "maravilhosas" estradas.

Boas aceleradas.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por marconi Dom 04 Dez 2011, 21:31

No caso da minha Bandit 1200 97 no conta giro o vermelho vai do 10 ao 12.
Eu já observei quando eu colei o ponteiro na reta ela passou de de 260 e o conta giro batia 9 quase 10 mil rpm.
Penso que fosse ruim para o motor, como já disseram aqui, as montadoras iriam limitar isso, afinal a moto sai com garantia. Já pensou se os motores começam a dar pau? São motos de alta performance e estão preparadas para isso.
Eu tenho manias em relação a manutenção e uma delas é a troca de óleo e filtro a cada 1000 km.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por srad2012 Dom 04 Dez 2011, 21:42

Tenho certeza que vc manteve essa velocidade e rotação por pouco tempo, faz isso por 10 ou 20 minutos para ver o que acontece!!!
Se alto giro fosse assim tão inócuo não existiria faixa vermelha e limitador de giro máximo.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Obrigado pela aula!!!!! estou mais tranquilo para pilotar a

Mensagem por pcavila Seg 05 Dez 2011, 23:10

Obrigado pela aula.. estou mais tranquilo para pilotar a minha negona(bandit65) Agora posso viajar tranquilo

Bisteka escreveu:Continuo dizendo que tenho CERTEZA ABSOLUTA do que falei... Se um dia conversarmos pessoalmente te explico de quais testes eu já participei e porque digo e repito minha CERTEZA!!!

Minha CERTEZA ABSOLUTA é que andar pelo numero de kms falado pelo autor do tópico a 10mil rpm... NÃO É NADA EXTREMO... Segue o manual que não é isto que vai dar problema!!!

Hawk, não me leve a mal... Já participei batante deste fórum e em alguns tópicos a discussão se torna chata, longa e não leva a lugar nenhum...

To vendo que este pode vir a tomar o mesmo rumo!!! Então conversamos ao vivo e te explico porque tenho tanta CERTEZA... Com uma ceva na mesa; vai ser melhor ainda... QQR hora destas nos esbarramos na SUZUKA ou no próximo CHURRASTEKA...

Quanto ao filtro K&N tem um outro tópico ai que colocaram uns vídeos do YOUTOBA que tinham alguns releases de vários filtros...

Nunca parei para ver a qualidades destes filtros pra te falar a verdade... Na minha eu uso o K&N porque aproveitei minhas férias e comprei 6 por um $$$$ ótimo



No mais, é isto... []'s do Bisteka

obs: volto a repetir!!! Pode usar na boa a bandit a 10mil que não vai dar nada... Inclusive é um uso menos severo que o anda e para da cidade (sei o que estou falando... confie em mim e soca a mão nesta bandit ai que ela gosta)!!!
pcavila
pcavila
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por Bisteka Sáb 10 Dez 2011, 09:46

pcavila...



Te mandei uma mensagem privada no dia 5... Dê uma lida!!!

Ali em cima nos títulis tem um link de mensagens privadas... Dê uma lida!!!

Abraços,

Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotar a 10.000 giros constantemente b65  faz mal ao motor? - Página 2 Empty Re: Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos