Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

+5
Berlindo
Fabio Ferreira
RDO
Maker
Cristiano_Manaus
9 participantes

Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Cristiano_Manaus Qua 12 Out 2011, 08:31

Bom dia a todos.

Ontem um eletricista resolveu um problema de curto em minha moto e me disse algumas coisas que me deixaram encucado:

Elerticista: "A bomba de gasolina não deveria ficar atuando após a partida da moto, e que isso é sinal de que ela está quase para queimar"

Minha consideração sobre isto: ela faz o ruido normal de injetar combustivel antes de eu dar a partida e nunca havia percebido o trabalho dela após o funcionamento da moto pois uso escapamento esportivo. Só foi possivel eu perceber porque ele falou e então tive de encostar o ouvido no tanque. Mas isso não seria normal????? Na verdade ela continua fazendo barulho sim mas ao meu ver é menos intenso do que quando ela injeta combustivel antes da partida.

Outra do eletricista: "Após a moto funcionando, ele desligou um dos cabos da bateria e disse que a moto deveria continuar funcionando e não desligar como de fato aconteceu, e que isso era sinal de que a moto não estava gerando corrente elétrica.

Minha consideração: Se o normal da bomba é trabalhar injetando combustivel, sem corrente elétrica a moto só poderia parar, não é????


Peço mais uma vez ajuda dos companheiros com suas opiniões. Sou leigo em mecânica e elétrica, e o único lado bom de se comprar uma moto mais antiga é o curso prático que estou ganhando de mecânico e eletricista. rsrs

Minha moto: suzuki gsxr 750w ano 2000.


Cristiano_Manaus
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Maker Qua 12 Out 2011, 10:50

Tem Batuíra por aí? Pinel?

Se tiver, passe o endereço desse eletricista que eles mandam buscar ele para internação...

Cara... se a bomba de combustível não funciona, não vai combustível para....???

Sobre a corrente elétrica, isso que ele falou é coisa de projeto MUITO ANTIGO, lá pelos idos da década de 60, os veículos conseguiam funcionar sem a bateria, o sistema elétrico era independente e o resíduo iria para a bateria... meu pai teve um 147-78 que, se não me falha a memória, funcionava sem a bateria estar ligada...

Hoje é tudo integrado, injeção eletrônica e tal... ainda que o veículo realmente consiga funcionar sem a bateria depois de ligado, o sistema elétrico detecta que algo está errado e desliga tudo...

Enfim...
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por RDO Qua 12 Out 2011, 11:03

1 - Não posso afirmar com certeza neste caso, mas geralmente a bomba se delisga após 10 a 15 segundos ligada (após a pressurização do sistema) se não ocorrer a partidada do motor.

2 - Vou concordar com o seu eletricista. Em teoria, o gerador (retificador, alternador, etc) da moto deveria mantê-la em funcionamento com a bateria desconectada (após a partida).
Acho difícil a central detectar a presença ou não da bateria para desligar tudo.
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Fabio Ferreira Qua 12 Out 2011, 12:16

Vc tem um belo e bom mecanico DE FUSCA....

Desligando a bateria com a moto ligada (ou carro, tanto faz), vc esta tirando do circuito um acumulador q tem uma certa resistencia.... o sistema trabalha com uma "sobra" de energia, q vai carregar a bateria.... ela gera uma resistencia q retira parte da energia do sistema, e ela se recarrega... e tb sem ela, se der algum pico de energia vindo do alternador, torça para seu regulador trabalhar certinho (e eu duvido q ele ainda não deu umas aceleradas na moto para "provar a tese dele" ).... vc correu um serio risco de queimar a sua central da injeção eletronica.... afinal sem a bateria, para onde vai a carga extra???

A duvida dele era sobre algo em pane do sistema eletrico... e ele me faz um teste desses????? CORRE desse cara.... a não ser q vc tenha um fusca..... mas a moto faça o favor de nunca mais deixar na mão desse individuo...


Sobre a bomba.... a da minha moto trabalha interligada com o CDI... aumenta o giro ela pulsa mais rapido.... em marcha lenta ela praticamente fica parada... pois há bastante combustivel nas cubas do carburador.... mas ae a sua é ie e usa bicos injetores né? ae não sei como funciona.... acredito q ela tb não vá ficar jogando combustivel 100% se não tiver "demanda" para tal...
Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 14/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Maker Qua 12 Out 2011, 13:31

Bomba de combustível é uma bomba elétrica como outra qualquer.

Está ligada, ou não.

Ligada, trabalha de forma a manda Xbar de pressão ao sistema.

Os bicos funcionam por pulsos, abrem e fecham.

A central controla a pulsação dos bicos e a duração do tempo de abertura de acordo com a demanda por potência.

O excesso de combustível é o único controle "mecânico" do sistema e funciona, em geral, por vácuo.

Qdo a demanda por combustível é baixa, um diafragma se fecha, ou abre, e manda o excesso de volta ao tanque. Qdo a demanda é grande o processo é invertido.

Resumindo:

Não é possível o sistema de injeção funcionar sem a bomba.

Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Cristiano_Manaus Qua 12 Out 2011, 19:20

Pessoal.

A parada é o seguinte: o "eletricista" que mexeu na minha moto é um curioso, porque nem multi-teste o cidadão tinha, e a "lâmpada de teste" foi improvisada com o pisca-pisca de minha moto, vocês não sabem a faca que rolou na fiação desse pisca-pisca. Fiquei muito chateado hoje porque após dar uma voltinha percebi que caíram dois parafusos, um da carenagem e outro do tanque. Powwra, eram parafusos originais e o cara não apertou direito tamanha ligeireza que ele aprontou meu serviço. O mais duro mesmo foi ter o problema de volta no dia seguinte, mas pelo menos descobri onde é e vi que ele não fez uma conexão decente no fio que estava quebrado. Sou grato por ele ter encontrado o problema, mas ainda assim não posso dizer que o serviço foi 100%. Neste sábado levarei a um eletricista mais higiênico porque esse serviço ficou bem porquinho.

Cristiano_Manaus
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Berlindo Qua 12 Out 2011, 21:43

KKKKKKKKKK

Cara, pelo amor, ñ deixa esse cara encostar mais na sua moto. Ele ñ sabe absolutamente nada do que tá mexendo na sua moto.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por RDO Qui 13 Out 2011, 00:50

Fabio Ferreira escreveu:Vc tem um belo e bom mecanico DE FUSCA....
Desligando a bateria com a moto ligada (ou carro, tanto faz), vc esta tirando do circuito um acumulador q tem uma certa resistencia.... o sistema trabalha com uma "sobra" de energia, q vai carregar a bateria.... ela gera uma resistencia q retira parte da energia do sistema, e ela se recarrega... e tb sem ela, se der algum pico de energia vindo do alternador, torça para seu regulador trabalhar certinho (e eu duvido q ele ainda não deu umas aceleradas na moto para "provar a tese dele" ).... vc correu um serio risco de queimar a sua central da injeção eletronica.... afinal sem a bateria, para onde vai a carga extra???

Que vale a pena procurar outro mecânico ficou claro...rs.
Mas neste caso o regulador de voltagem vai proteger o sistema (ou não) com ou sem bateria. O que pode ocorre é alguma oscilação da tensão em baixa rotação, mas esta oscilação é pra baixo. A carga extra sempre existe na forma de tensão, se vai ter corrente ou não vai depender da carga da bateria. Quando a bateria está totalmente carregada ou fora da moto (circuito aberto) não há corrente ou tende a zero.

Maker escreveu:Bomba de combustível é uma bomba elétrica como outra qualquer.

Não é possível o sistema de injeção funcionar sem a bomba.


É isto mesmo. O motor não funciona sem a bomba, mas acho que ele se referiu a seguinte situação: você gira a chave, mas não parte o motor.
A bomba liga, pressuriza o sistema e depois de alguns segundos é desligada pela central (não há razão para continuar ligada, mesmo com retorno para tanque pela válvula de máxima pressão).
Acompanhei um teste de vazão na minha bomba de combustível e foi necessário jumpear os 12 V direto da bateria para a bomba ficar ligada, sem partir o motor da moto.
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Cristiano_Manaus Qui 13 Out 2011, 10:18

Senhores, agradeço aos apelos desesperados dos companheiros pedindo para aquele "maníaco" não mexer mais na minha moto. rsrs
Gostaria de dividir mais uma informação dessa quase terrivel experiência: a minha moto, srad 750 2000, começou a informar no painel o codigo FI, pow, achei que o cara tinha consertado uma coisa e quebrado outra, mas depois percebi que esse código estava aparecendo por causa da emenda muito ruim que ele fez no fio elétrico que havia partido. Além de mal emendado ele usou um fio de diâmetro e qualidade bem menor, fazendo com que o sinal elétrico não corresse adequadamente. Isso fez com que o código FI fosse acionado. Acho que tive foi sorte de não ter bicos de injeção queimados.

Cristiano_Manaus
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Fabio Ferreira Sex 14 Out 2011, 07:22

RDO escreveu:
Fabio Ferreira escreveu:Vc tem um belo e bom mecanico DE FUSCA....
Desligando a bateria com a moto ligada (ou carro, tanto faz), vc esta tirando do circuito um acumulador q tem uma certa resistencia.... o sistema trabalha com uma "sobra" de energia, q vai carregar a bateria.... ela gera uma resistencia q retira parte da energia do sistema, e ela se recarrega... e tb sem ela, se der algum pico de energia vindo do alternador, torça para seu regulador trabalhar certinho (e eu duvido q ele ainda não deu umas aceleradas na moto para "provar a tese dele" ).... vc correu um serio risco de queimar a sua central da injeção eletronica.... afinal sem a bateria, para onde vai a carga extra???

Que vale a pena procurar outro mecânico ficou claro...rs.
Mas neste caso o regulador de voltagem vai proteger o sistema (ou não) com ou sem bateria. O que pode ocorre é alguma oscilação da tensão em baixa rotação, mas esta oscilação é pra baixo. A carga extra sempre existe na forma de tensão, se vai ter corrente ou não vai depender da carga da bateria. Quando a bateria está totalmente carregada ou fora da moto (circuito aberto) não há corrente ou tende a zero.

SIm.... o regulador faz isso.... mas em uma moto de 11anos, e se o regulador não esta 100%??? e sobre variar a tensão, vc acha q ele não acelerou a moto???

Ja vi carro queimar central exatamente desse jeito, sem tirar nem por.... o regulador de tensão é uma peça ridicula, q pode dar pane facilmente...
Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 14/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por MadMax600 Seg 13 maio 2013, 01:10

Cristiano_Manaus escreveu:
Elerticista: "A bomba de gasolina não deveria ficar atuando após a partida da moto, e que isso é sinal de que ela está quase para queimar"

Minha consideração sobre isto: ela faz o ruido normal de injetar combustivel antes de eu dar a partida e nunca havia percebido o trabalho dela após o funcionamento da moto pois uso escapamento esportivo. Só foi possivel eu perceber porque ele falou e então tive de encostar o ouvido no tanque. Mas isso não seria normal????? Na verdade ela continua fazendo barulho sim mas ao meu ver é menos intenso do que quando ela injeta combustivel antes da partida.

Percebi hj na B-King ligada em neutro quando coloquei o ouvido no tanque e escuto como se fosse o mesmo som quando ela injeta o combustível só que mais baixo e constante. Será a bomba indo pro saco? A moto está com 6000Kms. Viro a chave, ela faz o som que injeta combustível, ligo a moto e ela continua com o mesmo som só que be mais baixo e constante. Quem tem BK ou outra moto e puder ajudar...

Abraços...
MadMax600
MadMax600
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Berlindo Seg 13 maio 2013, 09:27

Normal isso, ela fica o tempo inteiro atuando sim, como poderia parar de atuar se a moto precisa de gasolina constantemente?

Cada uma que esses mexânicos falam. Imagina, a bomba tem que parar de funcionar, "quase para queimar". Esse "quase para queimar" já é uma coisa que alguém como ele não poderia afirmar, principalmente só pelo barulho.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por budha74 Seg 13 maio 2013, 09:39

Motos com injeção a bomba trabalha de forma constante, ela é dimensionada para suportar determinada vazão e determinada pressão. Existe o chamado regulador de pressão da linha, que nada mais é que a peça que controla a pressão que deve estar na linha de combustível, abrindo ou fechando conforme a demanda. A bomba está ali enviando combustível normalmente, porém quando a demanda é baixa ou mesmo no caso de cut off quando o combustível injetado é zero (descida de serra com freio motor, por exemplo) o combustível deixa de ir para os bicos e vai para a linha de retorno que termina de volta no tanque. Resumindo, a bomba não fica ligando e desligando com a moto ligada, ela só liga e desliga quando fazemos apenas o acionamento da chave sem dar partida, depois da partida, ela permanece ligada Idea
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Berlindo Seg 13 maio 2013, 11:52

Acho que moto não tem cut off né?
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por budha74 Seg 13 maio 2013, 15:27

Berlindo, que eu saiba, todo sistema de injeção original de fábrica tem cut off que otimiza o consumo de combustível cortando a injeção quando o motor está com zero de aceleração e mantém uma rotação acima de um valor estipulado, caso típico do uso do freio motor durante um tempo prolongado.
Não estudei injeções de moto, porém se não tiverem essa funcionalidade ativada, seria uma surpresa para mim e aprenderia mais um pouco saber o porquê Idea
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por MadMax600 Seg 13 maio 2013, 16:39

Berlindo escreveu:Normal isso, ela fica o tempo inteiro atuando sim, como poderia parar de atuar se a moto precisa de gasolina constantemente?

Cada uma que esses mexânicos falam. Imagina, a bomba tem que parar de funcionar, "quase para queimar". Esse "quase para queimar" já é uma coisa que alguém como ele não poderia afirmar, principalmente só pelo barulho.

Minha dúvida é esse "zumbido" funcionando com a moto ligada. Por exemplo, nas hornets quando tinha esse "zumbido" a bomba já estava indo pro saco. Ontem a noite foi que eu percebi quando coloquei o ouvido sobre o tanque.
MadMax600
MadMax600
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por marcden2003 Seg 13 maio 2013, 21:56

Rindo muito aqui neste tópico. Mas na real, quem aqui nunca passou por um "mexânico" deste?
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Wallysson Ter 14 maio 2013, 07:24

marcden2003 escreveu:Rindo muito aqui neste tópico. Mas na real, quem aqui nunca passou por um "mexânico" deste?
KKK Rindo muito [2]

Mas por sorte que temos a galera do fórum pra tirar as dúvidas.
Porquê depender de muitos mecânicos e eletricistas que aprenderam "vai saber de que jeito", é complicado.
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Berlindo Ter 14 maio 2013, 11:24

Cara, até onde eu sei, esses módulos não tem cut off não.

Em carro dá para perceber bem quando entra em ação.

É uma coisa para se pesquisar mais afinco, mas até onde eu sei, os primeiros sistemas (o que não evoluiu muito de lá pra cá), não tinham.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Berlindo Ter 14 maio 2013, 11:26

MadMax600 escreveu: Ontem a noite foi que eu percebi quando coloquei o ouvido sobre o tanque.

Cara, vc colocou o ouvido no tanque, não teria como não ouvir a bomba funcionando.

Se fizer isso uma Hornet com tudo OK, vai escutar o mesmo barulho. O zumbido que o pessoal fala é bem forte e como disse o Padumi em outro tópico, oscilante.

Fica tranquilo e pau na máquina.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Wallysson Ter 14 maio 2013, 11:43

Verdade, fica tranquilo.
Até porquê se for queimar a bomba, imagino que você só irá trocar a hora que estragar né...
kk
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por marcden2003 Ter 14 maio 2013, 18:07

Berlindo escreveu:Cara, até onde eu sei, esses módulos não tem cut off não.

Em carro dá para perceber bem quando entra em ação.

É uma coisa para se pesquisar mais afinco, mas até onde eu sei, os primeiros sistemas (o que não evoluiu muito de lá pra cá), não tinham.

Berlindo, em motos tem cut off sim. Pelo menos a lander tem. Não sei quanto às motos de alta performance, mas nela, com certeza. Como você falou, é um assunto para se pesquisar. Então, MÃOS À OBRA!
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por marcden2003 Ter 14 maio 2013, 18:33

A Yamaha YBR 125 - Factor também tem cut off.

http://www.revistamundomoto.com.br/aceleramos/2/visual-novo-com-economia-antiga/

marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Berlindo Qua 15 maio 2013, 09:42

Legal, forumzeando e aprendendo...kkkk
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente? Empty Re: Bomba de gasolina deve trabalhar constantemente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos