Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de marchas sem embreagem...

+9
Deanzaumm
ThePhantas
MORAES(TL)
edgar
R-Carril
Lucchesi
vytor
RaFa AgOsT
R.D.R
13 participantes

Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por R.D.R Seg 22 Mar 2010, 14:54

Prezados,

Na semana passada fui dar uma volta com um grupo de amigos e um deles me disse e me mostrou que estava fazendo as trocas de marcha (para cima apenas) sem apertar a manete da embreagem em sua GSX750R. Curioso, tentei fazer o mesmo em minha GSX650F e percebi que a caixa de marchas aceita essa operação perfeitamente, com a diferença que o "tranco" do soltar rápido da embreagem desapareceu.

Nas duas puxadas até 200km e sexta marcha que fiz assim senti muito menos as trocas e me pareceu que a moto desenvolveu velocidade mais rápido e de forma mais constante. Troca de marchas sem embreagem... Icon_twisted

É certo que a troca assim é muito mais fácil, mas gostaria de saber se alguém tem experiência ou conhecimento para me dizer se esse procedimento para engatar marchas para cima pode prejudicar as parte mecânica da caixa.

Abraços
R.D.R
R.D.R
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por RaFa AgOsT Seg 22 Mar 2010, 15:03

FAÇO ISSU DESDE QDO MINHA TITANZINHA QUEBROU O CABO DA EMBREAGEM UMA CERTA VEZ... É O FAMOSO "TROCAR NO TEMPO" Q INCLUSIVE VC CONSEGUE COM CARRO TBM.. SÓ PRECISAR PEGAR O TEMPO CERTO DE CADA VEICULO..
AGORA SE ESTRAGA OU NAUM É MAIS FACIL PERGUNTAR PROS AMIGOS QUE SÃO MELHORES DE MECANICA AQUI... O MEU CASO É DESTRUIR, CONSTRUIR É COM ELES... HEHEHEHE
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por vytor Seg 22 Mar 2010, 17:26

se vc souber o tempo exato nao estraga...
o problema eh se vo achar q sabe o tempo !
rs

inclusive dah pra baixar marcha tbm...
soh questao de pratica e costume...

(inclusive no carro)

_________________
Vytor
1) Ex - GS 500 E 1999 - preta
2) GSX 750 F 2005/6 - chumbo - atual
Potência não é nada sem controle BARULHO!!! rs
vytor
vytor
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por Lucchesi Seg 22 Mar 2010, 18:48

Dá pra fazer.... marchas pra cima é mais fácil e prejudica menos... mas não é correto.
Se vc pretende conservar a sua moto, use a embreagem e o câmbio corretamente. O sistema foi desenvolvido para ser usado.
Se a troca for bem feita não tem "tranco".... treine para melhorar sua tocada usando a embreagem..´
Essa é só a minha opinião !!!
Abraxx
Lucchesi
Lucchesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.batbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por R-Carril Seg 22 Mar 2010, 19:02

Uma vez conversei com um amigo meu e ele disse que aprendeu essa tecnica com alguns pilotos e disse que os pilotos falaram que nao estraga a moto....é uma forma de vc ser mais rápido....porque imagina uma coisa....se vc troca de marchas usando a embreagem, vc terá um comando a mais e o seu cerebro perderá tempo com isso, embora isso seja feito em fração de segundos...se vc pular essa "etapa" do processo da troca das marchas, nao usando a embreagem, voce abreviará o processo e será mais rápido...

Bom, isso foi o que ele me disse...e ele afirmou que não estragava a moto...

Ouvi dizer que a moto aceita isso muito mais fácil do que um carro...no carro vc precisa ter o "ponto" mais apurado..

Subir as marchas sem embreagem, até tem uma finalidade de se tornar mais rapido...mas em relação a reduzir as marchas, no meu ponto de vista acho que nao tem benefício nenhum a gente nao usar a embreagem...pois qual seria a finalidade de vc querer ganhar tempo na reduçao de marchas?....
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por edgar Seg 22 Mar 2010, 22:57

a transmissão de motos e carros sao diferentes.

não precisa achar o " tempo" igual os carros. pode mudar a qq tempo que não tem nenhum problema.

para baixo idem, mas se vc estiver numa reduzida mais forte não vai desengatar.

não causa nenhum dano, porem tb nao causa ganhos significativos de tempo ou velocidade. salvo vc seja um piloto e esteja numa corrida, mesmo assim é irrisória.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Troca de marchas sem embreagem... Politicos Troca de marchas sem embreagem... Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por MORAES(TL) Seg 22 Mar 2010, 23:05

uMA Grande diferença e que cambio de carro e cincronizado e o da moto e proticamente mecanico..Pra quem ja viu sabe que tem uma engrenagem loka e outra fixa...e imaginem a velocidade que o cambio gira,e tem que fazer o engate sem o acionamento da embreagem..ao meu ver ha desgaste sim.
E como um amigo me disse..que um instrutor de curso de pilotagem..mencionou que se ganha tempo nas trocas sem embreagem..para os menos experientes.

_________________
Troca de marchas sem embreagem... Ratomalhando Troca de marchas sem embreagem... UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por ThePhantas Seg 22 Mar 2010, 23:49

Eu uso bastante isso Wink
Quarta-Quinta-Sexta tudo no "tempo".... quando to esticando forte. entra que nem mantega.... suave suave e a moto aparenta mais estavel na tocada.....

Para reduzir não costumo fazer não....

[]'s
ThePhantas
ThePhantas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por Deanzaumm Ter 23 Mar 2010, 01:09

Uso tmb.... inclusive redução... tipo em tocada mais forte, antes de reduzir vou uma acelerada e jogo pra baixo... entra tão fácil quanto pra cima.
Ela sobe o giro na reduzida e faz estilo freio-motor, não perco retomada e mantenho a moto sob controle...

mas tem que fazer mesmo com jeitinho... e se for passar a marcha assim com medo.... ih.... alto risco de ela não entrar.

tem que estar consciênte do que está fazendo e engatar a marcha com firmeza.

só não coloco assim a 1ª.... haushaushau

mas se estiver com marcha alta e em baixa rotação... tmb prefiro optar pela embreagem!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por Lucchesi Ter 23 Mar 2010, 08:26

Vcs já viram alguma moto de competição com 10.000 km ????

Os caras que estão atrás de milésimos de segundos na pista, não estão preocupados com o câmbio.....

Existe desgaste sim, e o que se ganha com isso é praticamente nada... principalmente na nossa tocada.

Fazer de vez em quando, sem problemas, mas tornar isso uma constante, acho burrice.

A vantagem é que na hora de vender o argumento principal será:
- A embreagem é novinha !!! nunca foi usada !!!! kkkkkkkkkkkkk

Abraxx
Lucchesi
Lucchesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.batbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por R.D.R Ter 23 Mar 2010, 09:33

é galera, assim como em outras conversas vejo que existem os que são a favor e os que são contra. vou procurar saber com os mecânicos na concessionária, pois de certo já tiveram a oportunidade de abrir câmbios usados das duas formas...eu aviso vocês...

na minha opnião usar de vez em quando esse recurso é válido, sempre marchas para cima, em puxadas fortes e constantes. Lembrando sempre de aliviar o acelerador no momento da troca...em situações normais, dentro da cidade por exemplo, é melhor usar a embreagem prq percebi que nessas condições a marcha entra um pouco mais difícil...

na redução não dispenso o uso da embreagem...isso prq é a mão da manete que determina o freio motor. se você colocar de uma vez você perde esse recurso, a moto dá um tranco comprometendo a estabilidade e ao meu ver o desgaste deve ser maior...

Vou conversar com quem pode ter experiência na montagem dessas peças e aviso vocês...abração
R.D.R
R.D.R
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por Carvasi Ter 23 Mar 2010, 21:44

Como o Edgar disse, não tem problema mesmo. Depois da 2a só vou subindo sem embreagem, o ronco com a troca sem embreagem fica diferente.

Frescura? pode até ser, mas já que não causa nenhum problema à máquina, façamos o diferente....rss

Valeu!
Carvasi
Carvasi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por xander Ter 23 Mar 2010, 22:48

usei muito as trocas de marcha sem embreagem descendo a tamoios...pra reduzir só dava uma acelerada, aliviava o acelerador e reduzia...a sensação é que usava menos freios...

na moto é fácil pois o câmbio é sequencial...só aliviar o acelerador e pronto...a troca fica sussa...

em carro o bixo pega....tem que conhecer um pouco da relação de transmissão de cada marcha para saber a dif de giro pra próxima marcha entrar...
xander
xander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por aborgescoutinho Sex 20 Jan 2017, 09:35

Lucchesi escreveu:Vcs já viram alguma moto de competição com 10.000 km ????

Os caras que estão atrás de milésimos de segundos na pista, não estão preocupados com o câmbio.....

Existe desgaste sim, e o que se ganha com isso é praticamente nada... principalmente na nossa tocada.

Fazer de vez em quando, sem problemas, mas tornar isso uma constante, acho burrice.

A vantagem é que na hora de vender o argumento principal será:
- A embreagem é novinha !!! nunca foi usada !!!! kkkkkkkkkkkkk

Abraxx

Lucchesi, lhe confesso que depois de ler esse fórum fiquei com medo de comprar uma moto semi nova... Espero q isso de passar marcha sem acionar a embreagem não seja moda por ai... Cara q absurdo.. kkkk.. Se não fosse preciso embreagem, as montadoras nem colocariam nada ali, economizariam em pecas a moto sairia "menos cara" e mais leve... Sim, é necessário acionar a embreagem sempre na mudança d marchas
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por Alexandre Barden Sex 20 Jan 2017, 11:24

aborgescoutinho escreveu:
Lucchesi escreveu:Vcs já viram alguma moto de competição com 10.000 km ????

Os caras que estão atrás de milésimos de segundos na pista, não estão preocupados com o câmbio.....

Existe desgaste sim, e o que se ganha com isso é praticamente nada... principalmente na nossa tocada.

Fazer de vez em quando, sem problemas, mas tornar isso uma constante, acho burrice.

A vantagem é que na hora de vender o argumento principal será:
- A embreagem é novinha !!! nunca foi usada !!!! kkkkkkkkkkkkk

Abraxx

Lucchesi, lhe confesso que depois de ler esse fórum fiquei com medo de comprar uma moto semi nova... Espero q isso de passar marcha sem acionar a embreagem não seja moda por ai... Cara q absurdo.. kkkk.. Se não fosse preciso embreagem, as montadoras nem colocariam nada ali, economizariam em pecas a moto sairia "menos cara" e mais leve... Sim, é necessário acionar a embreagem sempre na mudança d marchas

Mas já vem de fabrica sim, nas BWM, Kawa, R1 e outras, que vem com quick shifter de fabrica, embreagem só para arrancar a moto.

http://www.motonline.com.br/noticia/sistema-de-troca-rapida-de-marchas/

Alexandre Barden
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 07/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de marchas sem embreagem... Empty Re: Troca de marchas sem embreagem...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos