Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

+12
eduardombranco
Soares
whitedeath
Carvasi
wla
Velho
rlriccardi
Hans Blackbullet
Augusto Schimidt
Nunex
Padumi
Reis
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... - Página 2 Empty Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Reis Seg 22 Mar 2010, 00:50

Relembrando a primeira mensagem :

Amigos,


Há muito que quero apresentar esse problema aqui no forum pra ver se alguém com experiência pode ajudar. No entanto, por achar que as coisas iriam melhorar em breve, eu acabava não postando nada. Mas depois do que aconteceu sábado agora (20/03/2010) eu preciso fazer algo. Não dá mais pra ficar assim.

É o seguinte: eu ando muito de moto com um grupo de amigos de BH e região. Conheço os caras há um bom tempo. São mais ou menos 30 amigos ao todo de tal forma que nas viagens sempre temos entre 4 e 10 motos.

Pois é, qual é o problema? Acidentes. Isso mesmo amigos. Estamos com uma média absurda de um acidente por viagem. Toda viagem nossa pelo menos uma moto acidenta. Os acidentes são em sua maioria saídas de pista. Por graça Divina nós não tivemos nenhum companheiro machucado gravemente. Mas na viagem deste sábado aconteceu algo inusitado: duas motos do mesmo grupo acidentadas no mesmo momento mas em pontos diferentes. Isso ocorreu porque o grupo sub-dividiu entre um grupo mais rápido e um grupo mais lento de tal forma que um dos acidentes ocorreum bem na minha frente e foi filmado pela moto que vinha atrás. Se alguém quiser ver, tá aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=p2SAdflibrw

obs: podem ficar tranquilos que não tem nada chocante. No finalzinho do vídeo dá pra ver eu chegando correndo depois de sinalizar a curva.

Eu sei que estou falando de uma estatística de guerra. Por isso que estou trazendo o problema pra ser discutido aqui.

O interessante sobre os acidentes é que eles normalmente acontecem com os caras que andam pela primeira vez no grupo. E aí fica claro que precisamos criar critérios para admitir novos companheiros. Mas quais critérios?

Um outra coisa que acontece muito nesse e em todos os grupos que conheço é a rivalidade. O cara sobe numa moto esportiva e já quer provar que é melhor que o outro. Inclusive eu sou constantemente alvo dessas rivalidades no grupo uma vez que sou um dos mais antigos do grupo e ainda tenho a moto mais rápida do grupo. Eu evito me envolver nessas disputas. Mas tem hora que eu quero acelerar minha moto pra curtir ela. E aí os caras acham que eu to querendo correr e vem tentar buscar. Mesmo andando mais forte sei que não posso levar nem a mim nem a moto no limite porque isso aumenta muito as chances de acidentar. Mas alguns não sabem disso, forçam seus limites e acabam no chão... E aí uma brincadeira acaba virando negócio sério.

Sábado agora, os acidentes foram muito desagradáveis, mas entregar um amigo acidentado anoite pra família dele foi um negócio chato dimais, viu? Não estou aguentando isso mais, por isso gostaria de ouvir as opiniões de quem tem experiência com isso. O que fazer para aumentar a segurança desse grupo?

Obrigado e
Abraço pra todos.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... - Página 2 Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por R-Carril Qua 24 Mar 2010, 18:49

[quote="Alexander"]
. Para mim a maior regra para um grupo é NÃO ANDAR COLADO NA MOTO DA FRENTE. Isso diminui sensivelmente o risco de acidentes e deveria ser a regra nº1.

outra coisa também é o exibicionismo...da uma olhada nesse vídeo...o cara da frente tentou raspar a mao no chao e parece que depois assustou com o cara da saveiro e freou...o amigo de tras acho que nao esperava que ele fosse frear e montou em cima dele...(acidente bobo)

Não to criticando a atitude dele querer raspar a mao, respeito...mas talvez ele poderia ter sido mais feliz em fazer em uma ocasião que nao tivesse uma saveiro na frente dele...e o parceiro dele atras deveria estar em sintonia com ele...

+/- no 2:00 min do video..

https://www.youtube.com/watch?v=kWdjaG3nqHM&feature=related
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... - Página 2 Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Hans Blackbullet Qua 24 Mar 2010, 21:00

ME PARECE ENTÃO QUE AS OPINIÕES ENVOLVEM SEGURANÇA, RESPEITO, TÉCNICAS DE PILOTAGEM, TÉCNICAS DE GRUPO E NOÇÕES DE TIME, CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA E UM MONTE DE OUTRAS COISAS.
PARA RESUMIR, CONHECER SEU GRUPO, DESENVOLVER CONHECIMENTO ENTRE OS MEMBROS, ADMINISTRAR OS EGOS, TUDO
PODE SER CONVERGIDO EM EXPERIÊNCIA .
NÃO CONCORDAM?
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... - Página 2 Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Flávio Qui 25 Mar 2010, 17:31

Reis,
Muito bacana sua iniciativa de compartilhar conosco os relatos e problemas de andar em grupo.
Quando há muitas motos, é mais do que natural que muitos problemas surjam... Mas o lance é conversar mesmo, antes de sair no passeio.
Se apresentar e combinar quem são os mais rápidos e o pelotão do fundo, nunca é demais.
Ter muitíssimas motos andando junto é uma cena maravilhosa, porém aumenta-se muito os riscos...
Aquele lance de ansiedade pra não ficar por último, ou aqueles que querem ser apressadinhos... No grupo podemos tudo, porém antes do passeio, principalmente os novatos e os que não tem afinidade, creio que é interessante conversar antes, combinar pontos de parada, os que são mais rápidos, tentar se adiantar e sinalizar o restante do grupo quando houver um ponto em que o grupo pode se perder...
Enfim, temos tentado exercitar com os membros de Sampa.
Uma coisa bacana também é pelo menos ter o telefone de algum componente do grupo, pois no caso de um membro se desgarrar ou se acidentar, pode avisar a alguém, etc...
Em alguns sites de motoclubes há muitas dicas de como se comportar em grupo. Creio que é uma questão de exercício nos passeios!
Parabéns pela iniciativa do tópico e vamos torcer para que os acidentes diminuam!
É importante também nos passeios voltarmos bem pra casa!

Abraços,
Flávio
Flávio
Flávio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 03/11/2008

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/historia-

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... - Página 2 Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos