Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

+12
eduardombranco
Soares
whitedeath
Carvasi
wla
Velho
rlriccardi
Hans Blackbullet
Augusto Schimidt
Nunex
Padumi
Reis
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Reis Seg 22 Mar 2010, 00:50

Amigos,


Há muito que quero apresentar esse problema aqui no forum pra ver se alguém com experiência pode ajudar. No entanto, por achar que as coisas iriam melhorar em breve, eu acabava não postando nada. Mas depois do que aconteceu sábado agora (20/03/2010) eu preciso fazer algo. Não dá mais pra ficar assim.

É o seguinte: eu ando muito de moto com um grupo de amigos de BH e região. Conheço os caras há um bom tempo. São mais ou menos 30 amigos ao todo de tal forma que nas viagens sempre temos entre 4 e 10 motos.

Pois é, qual é o problema? Acidentes. Isso mesmo amigos. Estamos com uma média absurda de um acidente por viagem. Toda viagem nossa pelo menos uma moto acidenta. Os acidentes são em sua maioria saídas de pista. Por graça Divina nós não tivemos nenhum companheiro machucado gravemente. Mas na viagem deste sábado aconteceu algo inusitado: duas motos do mesmo grupo acidentadas no mesmo momento mas em pontos diferentes. Isso ocorreu porque o grupo sub-dividiu entre um grupo mais rápido e um grupo mais lento de tal forma que um dos acidentes ocorreum bem na minha frente e foi filmado pela moto que vinha atrás. Se alguém quiser ver, tá aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=p2SAdflibrw

obs: podem ficar tranquilos que não tem nada chocante. No finalzinho do vídeo dá pra ver eu chegando correndo depois de sinalizar a curva.

Eu sei que estou falando de uma estatística de guerra. Por isso que estou trazendo o problema pra ser discutido aqui.

O interessante sobre os acidentes é que eles normalmente acontecem com os caras que andam pela primeira vez no grupo. E aí fica claro que precisamos criar critérios para admitir novos companheiros. Mas quais critérios?

Um outra coisa que acontece muito nesse e em todos os grupos que conheço é a rivalidade. O cara sobe numa moto esportiva e já quer provar que é melhor que o outro. Inclusive eu sou constantemente alvo dessas rivalidades no grupo uma vez que sou um dos mais antigos do grupo e ainda tenho a moto mais rápida do grupo. Eu evito me envolver nessas disputas. Mas tem hora que eu quero acelerar minha moto pra curtir ela. E aí os caras acham que eu to querendo correr e vem tentar buscar. Mesmo andando mais forte sei que não posso levar nem a mim nem a moto no limite porque isso aumenta muito as chances de acidentar. Mas alguns não sabem disso, forçam seus limites e acabam no chão... E aí uma brincadeira acaba virando negócio sério.

Sábado agora, os acidentes foram muito desagradáveis, mas entregar um amigo acidentado anoite pra família dele foi um negócio chato dimais, viu? Não estou aguentando isso mais, por isso gostaria de ouvir as opiniões de quem tem experiência com isso. O que fazer para aumentar a segurança desse grupo?

Obrigado e
Abraço pra todos.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Padumi Seg 22 Mar 2010, 01:13

Reis escreveu:...O interessante sobre os acidentes é que eles normalmente acontecem com os caras que andam pela primeira vez no grupo...

...Uma outra coisa que acontece muito nesse e em todos os grupos que conheço é a rivalidade. O cara sobe numa moto esportiva e já quer provar que é melhor que o outro... ...Mas tem hora que eu quero acelerar minha moto pra curtir ela. E aí os caras acham que eu to querendo correr e vem tentar buscar...

É, meu caro. Entendo muito bem do que está falando.


Das vezes que saí em grupo e ocorreram acidentes, os envolvidos tinham o mesmo perfil. Eram:

- novos no grupo...
OU
- novos em cima de uma moto (inexperientes)...
OU
- com motos novas (ainda não habituado com a mesma)...
OU
- querendo acompanhar os mais rápidos...
OU
- estavam andando rápido em percursos desconhecidos...
OU
- todos os acima!

É complicado. EXIBICIONISMO então, é um fator que aumenta MUITO o risco de acidentes.


O que fazer? Eu não vejo muitas alternativas a não se afastar. Nos rolês eu procurava ficar longe das figuras com esse perfil e dependendo de vários fatores eu simplesmente arrumava outro rolê pra fazer.

Valeu.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Nunex Seg 22 Mar 2010, 01:19

Sabe, eu cai indo pro Churrasteka....
...e coloco mais um fator pra piorar a matemática...

SINALIZAÇÃO PRECÁRIA.

Digo isso, porque, quando eu e o Frederico Souza estavamos chegando em Ourinhos tinha duas saídas pra mesma pista, e uma delas tinha uma faixa branca idêntica às que sinalizam PARE. Eu imaginei q tinha entrado na contramão e qdo fui sair pro acostamento, o Fred tava atrás e sua moto enroscou na minha, no guidão, só vi a hora que eu tava já deitado no chão...

...mas o que tá escrito é certo, todo cuidado é pouco...ainda bem q já dei minha cota de tombo....assim espero

Abraço
Nunex
Nunex
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Augusto Schimidt Seg 22 Mar 2010, 09:02

Reis,

concordo com suas palavras e acho que a melhor solução é cada um se concientizar e andar no seu rítmo, independente se um anda mais e o outro menos. Por mais que tentemos estabalecer regras para andar em grupo é muito difícil fazer todos seguirem, mas concordo que elas devem existir para o bem comum, e ninguém melhor que nossa conciência para dizer o que é certo ou errado, devemos sempre lembrar que estamos alí para curtir nossar máquinas e chegar inteiros em casas (homem e máquina).
Eu quase sempre chego por último nos passeios, nem ligo, também não aceito provocação, já vi muitos acidentes com final trágico devido a esse tipo de brincadeira e não quero isso para mim e nem para minha família que fica.

Quando o acidente pode ser evitado, cabe a nós o fazermos, e mais uma vez, a conciência é nossa melhor amiga, vamos segui-la.

Abraço.
Augusto Schimidt
Augusto Schimidt
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 22 Mar 2010, 09:38

Amigo, quando voce postou o top, talvez não tenha percebido, mas colocou nele também as respostas... porque as afirmações são reais e óbvias, entretanto, felizmente observo que a maioria que é novo em cima da moto mantém-se menos saliente. Quanto ao demonstrar habilidade, rivalidade ou tentativa de estabelecer um lugar repeitado no grupo de forma inconsequente é, ao meu ver, a pior situação. Isto pode ser contornado em duas etapas, em minha opinião:
1º - Antes do grupo sair, deixar bem claro as regras, e, principalmente, que não serão respondidos convites à imprudência e rivalidade e;
2º - Na não observância disto, durante o percurso, deverá terminar em protesto e chamada de atenção imediata e até desligamento do grupo, se assim se fizer necessário.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por rlriccardi Seg 22 Mar 2010, 11:18

Tem autódromo em BH ou próximo daí?
Combinem a turma e façam um TrackDay...melhor lugar pra brincar sem medo...

Pista contagia...vira cachaça...

Ultimamente tenho pensado de uma maneira bem simplista: moto esportiva = esporte = como muitos esportes, tem lugar próprio para ser praticado...

Tenho gradativamente perdido o "tesão" de viajar de moto pelas estradas, justamente em função da quantidade de acidentes, imprudências, abusos...não só por parte de motoristas, mas pelos próprios motociclistas como noticiou o Reis...
Eu mesmo abusava as vezes...quem não gosta da sensação de ver o velocímetro subir rapidamente...

Por isso resolvi mudar de postura drásticamente: só pista!! O tempo dirá se errei ou não...mas está sendo muito bom, contagiante! Tanto que meu UP foi totalmente direcionado.

Grande abraço!
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Reis Seg 22 Mar 2010, 11:45

Muito boas os comentários e dicas dos amigos. Concordo com vocês.

Quero comentar o que disse o Ricardi.
Cara, eu penso exatamente como você. Prefiro muito mais andar em autódromo do que em estradas. Até porque eu gosto de andar forte nas curvas e isso só dá pra ser feito com nível aceitável de segurança num autódromo.

Eu até andei algumas vezes num autódromo que tem aqui bem perto de BH (Mega-Space). Mas a pista é muito travada. Você só usa até a 3ª marcha e o pior, os muros são colados na pista. Não tem área de escape e por isso se você cair, você perde a moto. É comum moto pegar fogo depois de bater no muro. Eu mesmo caí e tive que pagar caro para arrumar a NH6 que eu tinha.

Mas mesmo assim, às vezes eu penso se o melhor não é eu vender minha moto e comprar uma 600 de pista. Mas aí eu só vou poder andar uma vez por mês, que é quando a pista é aberta para as motos...

Mas andar num autódromo é realmente muito mais bacana. Principalmente para quem gosta de acelerar mais forte...
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por rlriccardi Seg 22 Mar 2010, 12:23

Reis escreveu:Muito boas os comentários e dicas dos amigos. Concordo com vocês.

Quero comentar o que disse o Ricardi.
Cara, eu penso exatamente como você. Prefiro muito mais andar em autódromo do que em estradas. Até porque eu gosto de andar forte nas curvas e isso só dá pra ser feito com nível aceitável de segurança num autódromo.

Eu até andei algumas vezes num autódromo que tem aqui bem perto de BH (Mega-Space). Mas a pista é muito travada. Você só usa até a 3ª marcha e o pior, os muros são colados na pista. Não tem área de escape e por isso se você cair, você perde a moto. É comum moto pegar fogo depois de bater no muro. Eu mesmo caí e tive que pagar caro para arrumar a NH6 que eu tinha.

Mas mesmo assim, às vezes eu penso se o melhor não é eu vender minha moto e comprar uma 600 de pista. Mas aí eu só vou poder andar uma vez por mês, que é quando a pista é aberta para as motos...

Mas andar num autódromo é realmente muito mais bacana. Principalmente para quem gosta de acelerar mais forte...

Já vi uns vídeos do MegaSpace, complicado mesmo, muito próximo o muro. Tinha a impressão de que era um kartódromo...

Aqui no RS há 2 autódromos onde as equipes de motociclismo fazem Track-Days: Santa Cruz do Sul (a 150km) e Guaporé (a 200km). Teremos mais uma opção em breve: Velopark, que fica a 45km de Porto Alegre...

Facilita muito, pois quase todos os finais de semana há onde correr/treinar.

É só colocar ela na carretinha e passar o dia "colocando os maus espíritos para fora do corpo"!!

Por isso dei andamento ao meu projeto, senti que não estava mais sendo bom/proveitoso os passeios na serra...andava com medo...sem curtir...

Felizmente temos essas opções aqui. Eu entendo a galera que curte as curvas na serra...só não estou mais compartilhando da mesma vontade...
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Velho Seg 22 Mar 2010, 12:23

boa tarde,

além do que já foi dito, gostaria de acrescentar que, talvez uma forma de comunicação, um capacete com comunicador para todos os participantes daquele grupo possam trocar idéias sobre a pista e, até mesmo buscar arrefecer a ideia de algum em pilotar mais rápido, ajudaria quando se tratar de grupo.
Velho
Velho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 63
Data de inscrição : 22/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por wla Ter 23 Mar 2010, 21:50

Opa blz,

Cara espero que esteja tudo bem com o nosso companheiro do acidente aí... escolher 'direito' os companheiros de viagem é muito importante, pois essa combinação de experiências (ou inexperiências) e vamos dizer 'propostas' de pilotagens diferentes dá merda... Quando viajo com uns amigos não combinamos mais nem velocidade de cruzeiro... somente os pontos de parada durante o trajeto (lanche, banheiro, descanso e abastecimento) e cada um 'toca' no seu ritmo juntando novamemente nos pontos de parada... mas normalmente viajamos num grupo pequeno com 'propostas' de pilotagem parecidas.

No vídeo não deu prá entender direito o motivo da queda, o cara alterou a tangência por conta do carro que tava vindo e esparramou na curva ou entrou muito forte?
wla
wla
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Carvasi Ter 23 Mar 2010, 22:04

Augusto Schimidt,

Perfeitas suas ponderações.

Só para ilustrar.

Domingo fui dar um rolezinho na cidade apenas para tirar a poeira da motoca. Parado em um sinal, chegou ao meu lado um moleque sentado em cima de uma GS500. Bermudão, camiseta, chinelo...

Ele começou a acelerar sua moto como que queredo me chamar para um racha.. Eu de B12..rsss

Depois que ele gastou bons litros acelerando a moto dele e cansou, dei uma acelerão só, nossa, o menino ficou todo entusiasmado. E eu acelerando cada vez mais forte.... e ele cada vez mais entusiasmado..

Pois bem o sinal abriu, fiz que ia sair derretendo asfalto, tirei a mão e saí a 20tão...

Dei boas risadas....
Carvasi
Carvasi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por whitedeath Ter 23 Mar 2010, 22:23

Velho escreveu:boa tarde,

além do que já foi dito, gostaria de acrescentar que, talvez uma forma de comunicação, um capacete com comunicador para todos os participantes daquele grupo possam trocar idéias sobre a pista e, até mesmo buscar arrefecer a ideia de algum em pilotar mais rápido, ajudaria quando se tratar de grupo.

Isso atrapalha amigo
Na estrada sua atenção tem que estar focada na pista e não no bate papo o que pode ser uma curva tranquila pra mim pra vc pode ser forte e vice-vesa, as motos são diferentes não tem receita de bolo pra fazer curva o piloto tem que conhecer o seu equipamento, o que funciona pra mim na SRAD não vai funcionar pro meu amigo na hornet e assim por diante.

Não sei quem é o piloto da hornet eu tive a impressão que a frente dele balanço um pouco na freiada achei que poderia ser pista suja o motivo da srad ter caido (era uma srad?)

Minas Gerais num é facil, tem techos lindos, serras maravilhosas + tem muito buraco tb é a maior malha rodoviaria federal e o governo é muito omiso com minas gerais,

Ps. sou mineiro e morro de saudades da terrinha hehehhehe
whitedeath
whitedeath
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 01/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Soares Ter 23 Mar 2010, 22:24

Reis, amigos

Eu realmente acho que o conteúdo deste tópico pode ajudar

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/a-tecnica-do-pace-por-nick-ienatsch-t7134.htm?highlight=nick

Ops acabei de constatar que vc já leu... mas vai como lembrete
Soares
Soares
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 26/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por eduardombranco Ter 23 Mar 2010, 22:49

Carvasi escreveu:Augusto Schimidt,

Perfeitas suas ponderações.

Só para ilustrar.

Domingo fui dar um rolezinho na cidade apenas para tirar a poeira da motoca. Parado em um sinal, chegou ao meu lado um moleque sentado em cima de uma GS500. Bermudão, camiseta, chinelo...

Ele começou a acelerar sua moto como que queredo me chamar para um racha.. Eu de B12..rsss

Depois que ele gastou bons litros acelerando a moto dele e cansou, dei uma acelerão só, nossa, o menino ficou todo entusiasmado. E eu acelerando cada vez mais forte.... e ele cada vez mais entusiasmado..

Pois bem o sinal abriu, fiz que ia sair derretendo asfalto, tirei a mão e saí a 20tão...

Dei boas risadas....

hahaha, costumo fazer isso tbm carvasi!os caras chegam tudo empolgado acelerando, eu só dou aquela ameaçada e depois saio de boa.Engraçado isso! Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Icon_biggrin
E a respeito das quedas, puts, que negocio chato. Eu (que tenho muito pouca experiencia com moto, 2 anos), sempre fico disputando, quando saio com meus amigos, o ultimo lugar do pelotão.hehe! Sei la, fico mais a vontade, se eu quiser relaxar um pouco e aproveitar, aproveito, se eu quiser dar uma esticada tbm dá devido à distancia que foi aberta, e sempre ultrapasso uma moto por vez e com segurança, e não como postado no video!E mesmo assim, as vezes me sinto estrapolando um pouco devido à minha falta de experiencia e que eu devia me cuidar mais. Mas, sei lá, acho q nem todos os iniciantes e cia pensam como eu.
vlw
abraço
eduardombranco
eduardombranco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 07/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Reis Ter 23 Mar 2010, 22:53

whitedeath escreveu:
Não sei quem é o piloto da hornet eu tive a impressão que a frente dele balanço um pouco na freiada achei que poderia ser pista suja o motivo da srad ter caido (era uma srad?)

Minas Gerais num é facil, tem techos lindos, serras maravilhosas + tem muito buraco tb é a maior malha rodoviaria federal e o governo é muito omiso com minas gerais,

Ps. sou mineiro e morro de saudades da terrinha hehehhehe
Fala Whitedeath!!!

Cara, eu sou o piloto que está exatamente atrás do acidente. Na frente da Hornet que você mensionou. Pelo que eu vi e pelo que eu conheço do piloto, na minha opinião foram quatro as causas principais do acidente. Listarei as mesmas em ordem de importância no caso:

1) Excesso de velocidade na entrada da curva;
2) Falta de experiência e habilidade do piloto;
3) Dificuldade para frear e tangenciar a curva já que ele estava concluindo uma ultrapassagem;
4) Sujeira na parte de fora da pista.

Eu acho que nenhuma dessas causas sozinhas levaria o piloto para o chão. Mas juntas elas causaram o acidente.
O pavimento estava bom. Mas como não havia acostamento, no cantinho havia muita sujeira e foi nessa sujeira que o piloto da Srad 750 escorregou.


Soares escreveu:Reis, amigos

Eu realmente acho que o conteúdo deste tópico pode ajudar

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/a-tecnica-do-pace-por-nick-ienatsch-t7134.htm?highlight=nick

Ops acabei de constatar que vc já leu... mas vai como lembrete
Pô Soares,

Excelente esse tópico. Já havia me esquecido do mesmo. Muito bom você ter lembrado.

Obrigado.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por whitedeath Ter 23 Mar 2010, 23:37

Reis escreveu:
3) Dificuldade para frear e tangenciar a curva já que ele estava concluindo uma ultrapassagem;
4) Sujeira na parte de fora da pista.
Essas duas quase me levaram ao chão a 15 dias com 2 semanas de SRAD, só que pra minha sorte a pista tinha acostamento a trazeira deu uma escorregada no meio da ultrapassagem que era bem em uma curva (erro meu) tudo bem que era curva de alta e dava pra ver a reta livre + a mulher que tava o civic deve ter tomado tanto susto quanto eu Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Icon_lol que fiquei + white ainda quando sai do acostamento todo sujo de terra com a trazeira balançando + que dançarina de axe
whitedeath
whitedeath
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 01/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Reis Ter 23 Mar 2010, 23:45

whitedeath escreveu:
Reis escreveu:
3) Dificuldade para frear e tangenciar a curva já que ele estava concluindo uma ultrapassagem;
4) Sujeira na parte de fora da pista.
Essas duas quase me levaram ao chão a 15 dias com 2 semanas de SRAD, só que pra minha sorte a pista tinha acostamento a trazeira deu uma escorregada no meio da ultrapassagem que era bem em uma curva (erro meu) tudo bem que era curva de alta e dava pra ver a reta livre + a mulher que tava o civic deve ter tomado tanto susto quanto eu Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Icon_lol que fiquei + white ainda quando sai do acostamento todo sujo de terra com a trazeira balançando + que dançarina de axe
Pô cara,

Graças a Deus você consegui segurar a moto!

Inclusive, olha que interessante! Você passou por uma situação semelhante à situação vivida pelo meu amigo que acidetou. A diferença foi que a habilidade e a experiência que faltou para ele, você teve e por causa dela você escapou do acidente.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por R-Carril Qua 24 Mar 2010, 00:04

Reis, muito bacana seu post...

Eu li algo sobre pilotagem em grupo ha um tempo atras, ate deixei arquivado...se for ver, é a teoria do que devemos fazer em grupo...mas qual é o veterano que estará disposto a andar no ritimo do iniciante? Sabe o que acontece? O inverso...se o "professor" nao anda no ritimo do aluno, o aluno vai querer andar no ritimo do professor....e pela falta de experiencia, acontecem os desastres...

DICAS DE PILOTAGEM EM GRUPO:

- Pilote no nível do motociclista mais fraco. Não estimule-o a acompanhar seu ritmo, pois pode terminar em desastre.
- Insista em disciplina e segurança.
- Planeje pit stops a cada 100 Km, para esticar as pernas e tomar uma água.
- Antes de pegar estrada, faça uma reunião em que seja discutido:
1) para onde estão indo e por que rota
2) o que fazer caso o grupo se separe
3) o que fazer para ultrapassar
4) quais sinais de mão vão ser usados, e o que significam
5) qual a posição dos membros novos do grupo (na frente da drag bike)
6) Convide cada piloto a fazer um cheque ao redor de sua moto, procurando por defeitos e peças soltas. Após, pode-se fazer isto na moto ao lado, enquanto o dono da moto ao lado faz esse cheque na sua. Este "swing" fortalece as amizades dentro do grupo, e serve para detectar falhas que não foram vistas.
7) Nas paradas, a drag bike deve informar ao líder o comportamento do grupo. Se for necessário, a velocidade de viagem vai ser diminuída e posições das motos trocadas.
"Você não pode aproveitar o passeio de amanhã, se não sobreviver ao passeio de hoje. É a responsabilidade de todos no grupo, assegurar que o passeio de amanhã seja aproveitado."
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por R-Carril Qua 24 Mar 2010, 00:15

Li algo sobre andar em grupo, nao sei se pode somar algo ao tópico, mas:

ANDAR EM GRUPO

Não é siga-o-líder - É divertido pilotar sozinho, e é divertido pilotar em grupo. Cada modalidade tem suas características próprias, e um momento próprio para ser utilizada.


Quando você pilota em grupo, está concordando em ser conduzido por uma moto líder e por uma drag bike. Você concorda com a posição designada e segue a regra número um, não bater na moto da frente.


Mas fora isto, você é completamente independente. Você que decide se acelera ou freia, se desvia do buraco pela direita ou esquerda, etc. Você é o responsável pela sua segurança!


Você concorda em seguir o líder, exceto se ele estiver indo para o perigo. Você concorda em confiar somente em si mesmo para decidir se a ultrapassagem é segura ou não.


Ou seja, pilotagem em grupo requer que cada um dos membros seja um participante ativo.


Cada membro tem o poder de alterar o comportamento do grupo, de sugerir mudanças de acordo com a segurança e capacidades pessoais.


Estar em grupo fornece muitos pares de olhos adicionais, e fornece ajuda em caso de necessidade. Por isto, é uma boa idéia para viagens em estradas.
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por janzini Qua 24 Mar 2010, 09:27

Uma simples palavra resumiria para ajudar na segurança.

>> PRUDÊNCIA <<

Mas infelizmente isso tem que ser de conciência de todos e muitas vezes não acontece.

Abraço
janzini
janzini
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 14/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Reis Qua 24 Mar 2010, 11:27

R-Carril,

Excelentes suas dicas!!!!
Estamos criando um conjunto de regras para os próximos passeios do nosso grupo. Isso obviamente para aumentar a segurança nas viagens. Tenha certeza que muitos dos tópicos que você citou farão parte desse manual.

Abraço.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por R-Carril Qua 24 Mar 2010, 16:16

Reis escreveu:R-Carril,

Excelentes suas dicas!!!!
Estamos criando um conjunto de regras para os próximos passeios do nosso grupo. Isso obviamente para aumentar a segurança nas viagens. Tenha certeza que muitos dos tópicos que você citou farão parte desse manual.

Abraço.

Bacana! Ótima iniciativa...com certeza irá minimizar os riscos...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Alexander Qua 24 Mar 2010, 17:32

Criar as regras é relativamente fácil, difícil é aplicar uma punição em caso de descumprimento dela, sem a qual a regra tem pouco valor.
Alexander
Alexander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por R-Carril Qua 24 Mar 2010, 18:01

Alexander escreveu:Criar as regras é relativamente fácil, difícil é aplicar uma punição em caso de descumprimento dela, sem a qual a regra tem pouco valor.

Voce tem razao Alexander...é dificil, mas em um grupo de "amigos" (adultos) vale a pena tentar....o legal é conscientizar a todos que as regras não são para "punir" e nem "prejudicar" ninguem, elas servirão para o benefício de todos...para tudo correr bem no passeio, para que todos cheguem bem e tenham a oportunidade de participarem do próximo....Aquele que não cumprir, estará assumindo o próprio risco, poderá sofrer uma consequência grave e ficar impossibilitado de comparecer nos próximos...aí vai de cada um escolher o que prefere...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Alexander Qua 24 Mar 2010, 18:41

Voce tem razao Alexander...é dificil, mas em um grupo de "amigos" (adultos) vale a pena tentar....o legal é conscientizar a todos que as regras não são para "punir" e nem "prejudicar" ninguem, elas servirão para o benefício de todos...para tudo correr bem no passeio, para que todos cheguem bem e tenham a oportunidade de participarem do próximo....Aquele que não cumprir, estará assumindo o próprio risco, poderá sofrer uma consequência grave e ficar impossibilitado de comparecer nos próximos...aí vai de cada um escolher o que prefere...

Concordo. A tentativa é válida e o sucesso vai depender da maturidade do grupo. Acho que a punição tem que ser "moral".

Até 2009 eu saia com a turma do "PEDRÃO" (visitei-o e está muito bem para quem conhece história) que muitos conhecem. Saíamos certamente em uma dos maiores grupos de speed de SP. Umas 30 motos e mais umas 15 hornets/bandit´s, etc... e o ano passado foi amargo com a perda de 2 amigos em acidentes infelizes. Talvez a formalização de um comportamento padrão para o grupo diminua o risco. Para mim a maior regra para um grupo é NÃO ANDAR COLADO NA MOTO DA FRENTE. Isso diminui sensivelmente o risco de acidentes e deveria ser a regra nº1.

abs.
Alexander
Alexander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais... Empty Re: Acidentes motociclísticos nas estradas de Minas Gerais...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos