Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 16:36

Pessoal,

Quero saber qual o inconveniente de deixar a ponteira do escapamento sem a abraçadeira. Penso que o ruim poderia ser só se o garupa pisasse nele....tem algum outro inconveniente?

Outra pergunta também, ouvi dizer que as ponteiras, quanto menor o comprimento da ponteira, o som é mais grave, mas ouvi dizer tambem que quanto menor o comprimento da ponteira, o som é mais agudo....afinal, é mais grave ou mais agudo?

Para ilustrar a minha dúvida de deixar sem abraçadeira, seria mais ou menos isso dessa foto que peguei na net...

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Shortside


Última edição por R-Carril em Qui 04 Mar 2010, 22:38, editado 1 vez(es)
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por xander Qui 04 Mar 2010, 21:41

cara, o melhor jeito de te explicar o que vai o fenômeno é assim:
-pega uma régua (representa a curva do escape), e prende uma borracha na ponta dela (representa o escape)
-segura com uma das mãos em uma posição semelhante ao escape (meio inclinado)
-com a outra mão vc dá um soco na direção vertical da outra mão.(isso simula um buraco, ondulação do asfalto)
Vc vai ver que a régua vai vibrar pra caramba...e isso gera tensões altas próximo ao ponto de apoio.

No escape da moto essa vibração vai ocorrer com uma amplitude menor, mesmo assim vai provocar um nível mais alto de tensão nas tubulações do escapamento, o que pode causar quebra da tublação.

Com a abraçadeira vc diminui (quase anula) a vibração da ponteira...o que reduz o nível de tensão no escape...e prolonga absurdamente sua vida.

Eu não deixaria sem abraçadeira
xander
xander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 21:48

xander escreveu:cara, o melhor jeito de te explicar o que vai o fenômeno é assim:
-pega uma régua (representa a curva do escape), e prende uma borracha na ponta dela (representa o escape)
-segura com uma das mãos em uma posição semelhante ao escape (meio inclinado)
-com a outra mão vc dá um soco na direção vertical da outra mão.(isso simula um buraco, ondulação do asfalto)
Vc vai ver que a régua vai vibrar pra caramba...e isso gera tensões altas próximo ao ponto de apoio.

No escape da moto essa vibração vai ocorrer com uma amplitude menor, mesmo assim vai provocar um nível mais alto de tensão nas tubulações do escapamento, o que pode causar quebra da tublação.

Com a abraçadeira vc diminui (quase anula) a vibração da ponteira...o que reduz o nível de tensão no escape...e prolonga absurdamente sua vida.

Eu não deixaria sem abraçadeira

Valei xander! Bem explicado...consegui compreender o que quis dizer...
Mesmo essa ponteria sendo "curta" e consequentemente "muito leve", vc acha que pode ter esse problema?
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por xander Qui 04 Mar 2010, 21:58

-quanto mais curta a tubulação é melhor;
-quanto mais leve a ponteira é melhor;
-a combinação acima também é melhor, entretanto não tão "tranquila" quanto a opção com abraçadeira.

vc não consegue adaptar uma abraçadeira prendendo a tubulação antes da curvatura que sobre para o escape?

Fora a fixação no motor (saída do cabeçote) , a tubulação é presa em outro ponto?
xander
xander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por Convidad Qui 04 Mar 2010, 22:02

R-Carril escreveu:Pessoal,

Quero saber qual o inconveniente de deixar a ponteira do escapamento sem a abraçadeira. Penso que o ruim só se o garupa pisasse nele....tem algum outro inconveniente?

Outra pergunta também, ouvi dizer que as ponteiras, quanto menor o comprimento da ponteira, o som é mais grave, mas ouvi dizer tambem que quanto menor o comprimento da ponteira, o som é mais agudo....afinal, é mais grave ou mais agudo?

Para ilustrar a minha dúvida de deixar sem abraçadeira, seria mais ou menos isso dessa foto que peguei na net...

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Shortside

se for ponteira somente, é so som mesmo. agora se for full, ae o escape curto nao é tao bom. ae cai naquela de curvas de saída e ponteira aberta ou fechada.
se for só ponteira a sua, mete bala. com a vibraçao, ou um ronco mais forte, pode se soltar e sai pra traz.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 22:10

Entao Xander...eu to colhendo opinioes justamente para tomar a decisao o que fazer com o meu escape...to pesquisando alguns modelos, ate postei em outro topico sobre o modelo de escapamento, que seria de 350 mm, mas agora nao esta mais disponivel esse de 350 mm, so tem o de 240 mm. Como eu acho ele muito curto, acho que ficaria feio com abracadeira, por ele ser muito curto a abracadeira ia ficar por cima da plaquinha Micron, e eu acho que ia ficar feio...acho que um visual assim mais "limpo", sem a abracadeira, poderia ficar melhor....
Acho estranho a ponteira curta com abracadeira (como essa da foto abaixo), porque ela fica bem na beirada da ponteria:

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Semttulo-TrueColor-02

No Caso a Micron, a plaquinha com o nome da marca é bem ali onde passará a abraçadeira...e esteticamente não me agrada....


Última edição por R-Carril em Qui 04 Mar 2010, 22:24, editado 2 vez(es)
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por Convidad Qui 04 Mar 2010, 22:13

ow, que moto é a sua???

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 22:15

Giovanni escreveu:
se for ponteira somente, é so som mesmo. agora se for full, ae o escape curto nao é tao bom. ae cai naquela de curvas de saída e ponteira aberta ou fechada.
se for só ponteira a sua, mete bala. com a vibraçao, ou um ronco mais forte, pode se soltar e sai pra traz.

Fala Decapa....
Não é full.....é só a ponteira mesmo....


Última edição por R-Carril em Qui 04 Mar 2010, 22:31, editado 1 vez(es)
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 22:15

Giovanni escreveu:ow, que moto é a sua???

Uma Srad 1000 (01)
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 22:21

Decapa, eu abri esse tópico https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/ponteira-micron-ultralight-titanium-srad-ajuda-t7520.htm?highlight=micron

sobre a ponteira que eu to querendo colocar....uma Micron Ultralight Titanium de 350 mm....mas como a de 350 mm o cara disse que nao tem mais disponivel, ele falou que teria a de 240 mm ou de 400 mm....como gosto da ponteira mais curta, abri esse topico aqui para saber se poderia deixar essa de 240 mm sem abracadeira...pq acho feio ela curta com abracadeira..
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por Convidad Qui 04 Mar 2010, 22:25

se for micron, pode pega de zoio fechado
curta ou nao, sao bem dimenssionadas. sao as melhores

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 22:31

Giovanni escreveu:se for micron, pode pega de zoio fechado
curta ou nao, sao bem dimenssionadas. sao as melhores

Blz, valeu!.....e pelo seu conhecimento....sabe tirar essa minha dúvida se a ponteira curta o ronco é mais grave ou agudo?
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por Convidad Qui 04 Mar 2010, 22:34

micron é dificil dizer, os cara conseguem fazer uns milagres. tem de ver que tipo d ematerial é a ponteira. se for de carbono por fora, e inox por dentro, vai ser grave.
se for aluminio por fora, e inox por dentro, agudo. de qualquer maneira, vai berra que nem do murayama. a dele tem um tokinhu da yoshimura. e nao tem braçadeira, a dele é presa em baixo do motor tambem.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 22:37

Giovanni escreveu:micron é dificil dizer, os cara conseguem fazer uns milagres. tem de ver que tipo d ematerial é a ponteira. se for de carbono por fora, e inox por dentro, vai ser grave.
se for aluminio por fora, e inox por dentro, agudo. de qualquer maneira, vai berra que nem do murayama. a dele tem um tokinhu da yoshimura. e nao tem braçadeira, a dele é presa em baixo do motor tambem.

Essa da micron que to querendo pegar é de Titanium...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por Convidad Qui 04 Mar 2010, 22:40

num ta aparecendo foto nao

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Qui 04 Mar 2010, 22:44

Giovanni escreveu:num ta aparecendo foto nao

É essa do tópico que postei sobre a ponteira, no tópico tem as fotos:
https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/ponteira-micron-ultralight-titanium-srad-ajuda-t7520.htm?highlight=micron
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por xander Sáb 06 Mar 2010, 13:19

o que dá pra fazer é colocar a abraçadeira depois da plaqueta (mais próximo da curva) e usar um prolongador para fixá-la no suporte da pedaleira....ou usar algo próximo do que está na moto de competição que vc colocou a foto no outro tópico

De quantos cm é essa ponteira que está na primeira foto?
xander
xander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por R-Carril Sáb 06 Mar 2010, 23:47

xander escreveu:o que dá pra fazer é colocar a abraçadeira depois da plaqueta (mais próximo da curva) e usar um prolongador para fixá-la no suporte da pedaleira....ou usar algo próximo do que está na moto de competição que vc colocou a foto no outro tópico

De quantos cm é essa ponteira que está na primeira foto?

valeu xander...essa ponteira da primeira foto desse topico deve ter aproximadamente 240 mm....aquela da foto da moto de competicao do outro topico tem 350 mm...tendeu? Nao sei se vc entendeu, mas eu ia comprar a de 350 mm, iria ficar igual a da moto de copeticao do outro topico, mas na ultima hora o cara falou que nao tinha mais de 350 mm, so tinha a de 240 mm...foi ai que me surgiu a dúvida, se eu poderia deixar essa de 240 mm sem abracadeira, uma vez que acho que ela ia ficar muito feia fixada com abracadeira, por ser muito curta...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO Empty Re: DÚVIDA ABRAÇADEIRA ESCAPAMENTO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos