Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONTRA-ESTERÇO

+28
Biondi
GAS
Reis
vytor
R-Carril
Marcelo BK
Gil Costa RJ
Douglas_SC
Elton
Fabricio N.
R_AR_JR
Carlão_
cjunior
Thalento
Ulba
Carlos Mello
[YZF] Luis R-1
Soares
Wil
Shudo
Ollecrop
festeves
Carlos - Bandit
Carvasi
lrigoni
ari
gandarez
alex black
32 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por alex black Dom 08 Nov 2009, 21:44

Relembrando a primeira mensagem :

ALGEM PRATICA EXECUTA OU E COISA DE VALENTINO ROSSI CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Affraid
alex black
alex black
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 01/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo


CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Fabricio N. Qui 12 Nov 2009, 15:49

Bem falado, nós usamos e nem todos se dão conta.
Se melhorar este uso de contra-esterço, ajuda mais ainda em curvas.

Abraços.
Fabricio N.
Fabricio N.
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Elton Qui 12 Nov 2009, 18:53

Acho que todos usam mais não se dão conta.....como disseram, se aprimorar e fizer de forma consciente melhora e muito a pilotagem....é uma questão de treino e costume.

Pra quem não conhece...

http://www.bluriders.com.br/dicasdepilotagem.htm

https://www.youtube.com/watch?v=2dz-ft-oEsE&feature=related - a partir de 1:45

Alguns vídeos.....

https://www.youtube.com/watch?v=2cv0EB2fDC0&feature=related

https://www.youtube.com/watch?v=KycZk1M7g24

Ah!! Quanto a científica/física....."equilíbrio de forças" / "efeito giroscópico" de uma roda em movimento.....
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Douglas_SC Qui 12 Nov 2009, 19:26

gente, não tem nada a ver com drift!
no drift (ou powerslide), vc torce o cabo pro pneu traseiro destracionar!
é por isso que você vira bastante o guidão no sentido contrário,
que é pra compensar a traseira querendo sair! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_cool
isso proporciona acelerar muito mais na saída de curvas fechadas... CONTRA-ESTERÇO - Página 2 168558

enquanto no contra-esterço (contra = no sentido oposto / esterçar = virar o guidão)
os pneus ficam grudados no chão! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_twisted
a moto quanto mais rápida, mais difícil de "deitar", devido ao efeito giroscópico! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_rolleyes
então, em alta velocidade, pra poder deitar mais a moto e abaixar o centro de gravidade,
você vira a direção um pouco no sentido oposto à curva,
fazendo com que a moto entre melhor na curva e deite mais fácil CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Default122

espero ter ajudado!
um abraço
Douglas_SC
Douglas_SC
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Carlos Mello Qui 12 Nov 2009, 20:50

Caro DOUGLAS_SC é isso mesmo falou pouco e explicou tudo.
O primeiro SITE que o ELTON informa, descreve muito bem o que vem ser o TÓPICO.
Essa familia SOL é o orgulho do mundo motociclistico do BRASIL, PARABENS a todos vcs por ser um pouco alunos e professores, vejam só, se pegarmos todos esses comentarios, colocamos num liquidificador batermos o que saiu, CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO, PROCEDIMENTO E CUIDADOS, com isto passamos a ser uma familia mais culta e nivelada.
PARABEMS A TODOS VCS.
Carlos Mello
Carlos Mello
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Gil Costa RJ Qui 12 Nov 2009, 20:59

Contra-esterço:
Ou voce aprende rapidinho, ou voce aprende rapidinho!
Não há outra opção!

Como já disseram aqui: todos fazemos, alguns involutariamente!

Involuntáriamente seria aquela curva que voce dominuou o tempo todo e saiu pensando: "...nossa essa foi mamão com açucar!" - contra-esterçou involuntário. ou "...putz quase passei reto!!!"
como é involuntário tem horas que falha!

trabalhar a cabeça urgentemente para entender e fazer instintivamente todas as vezes. Ai fica facil sempre!
Boas Cuvas a todos!

abs Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Carlos Mello Qui 12 Nov 2009, 21:08

Caro ALEX geralmente é assim quem pilota só confia em si, mais te garanto que AMARRADO vc vai. kkkkkkkkkkkk.
Já o meu caso é diferente ir de carona até posso ir a pequeno percurso, agora dar carona a homem cafungando meu cangote, ai é ruim em.kkkkkkkkkkkk CONTRA-ESTERÇO - Página 2 951924
Carlos Mello
Carlos Mello
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Marcelo BK Sáb 14 Nov 2009, 16:56

[YZF] Luis R-1 escreveu:Me falta coragem... rs
Abs

2x....
Marcelo BK
Marcelo BK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 15/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Douglas_SC Sáb 14 Nov 2009, 18:41

Carlos Mello, é exatamente isso! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 430935
praticamente tudo que aprendi sobre motos, peças e pilotagem foi em fóruns!
então eu tento ajudar sempre que posso CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Default122
lógico que não se compara com o conhecimento do pessoal super experiente do fórum,
afinal, tenho só 19 anos e muito pouca experiência com motos...
mas um dia chego no nível do pessoal aqui! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_bounce

um abraço
Douglas_SC
Douglas_SC
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Gil Costa RJ Sáb 14 Nov 2009, 20:09

É isso ai Douglas... mas sua consciência no assunto te denuncia como um bom motociclista. Parabens.

Só estou achando que tem gente aqui confundindo contra-esterço com Pendulo.
Contra-esterço é a única forma de curvar galera! E não precisa coragem. Contra-esterçar não tem nada que ver com pendular. Pendular é uma manobra para quem anda forte. Possui importantes pontos a serem notados. O pendulo pode derrubar que não tem total conhecimento. O bom mesmo é aprender em um curso. Fiz o curso do Cerciari e recomendo. De lá vc sai sabendo ai é só praticar para aperfeiçoar. Ja vi garotos caindo porque foram pendular no transito! Até uns 150 não há necessidade de pendular.
Mas contra-esterçar é a manobra correta para curvar!
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Douglas_SC Dom 15 Nov 2009, 02:10

valeu, gilcosta!
estou sempre tentando aprender o máximo q eu posso!

mas eu não tinha notado essa confusão! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_eek
realmente são técnicas bem diferentes...
pêndulo é usado em curvas de média-alta,
pra estabilizar o conjunto por baixar o centro de gravidade...
também pra vc não precisar inclinar tanto a moto na curva,
deixando mais margem pra erro em caso de derrapagens e emergências! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_silent

mas realmente é uma técnica mais avançada mesmo...
não é só se jogar pra fora da moto de qualquer forma!
(e olha que se vê muito disso por aí CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_evil )
po, ja vi gente pendulando com o calcanhar nas pedaleiras!
putz... me da até medo! CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_pale
como vc recomendou, um curso de pilotagem é essencial para TODOS CONTRA-ESTERÇO - Página 2 739510

um abraço
Douglas_SC
Douglas_SC
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por R-Carril Seg 24 maio 2010, 23:51

Pessoal...desenterrando um pouco esse tópico...tenho uma dúvida...

Desde que comecei a pilotar, aprendi sobre o contra esterço e pratiquei bastante ao ponto de achar ele fundamental na pilotagem...por exemplo, se eu tiver que desviar de um buraco na estrada e quiser desviar pela esquerda, só empurro um pouquinho o guidón para onde quero ir que a moto desvia muito mais rapido do que se eu tivesse que usar o corpo para desviar a trajetoria da moto...
Mas então, a minha dúvida é se eu posso usar o contra esterço de forma consecutiva invertendo a trajetória logo na sequencia, tipo desvio para a esquerda empurrando o guidón para a esquerda e logo na sequencia precio ir para a direita e imediatamente e empurro o guidon ao contrario...

Será que a moto vai se embananar e eu vou cair? rs....Me surgiu essa dúvida pilotando no final de semana e fiquei com receio de praticar para ver qual seria a reaçao da moto...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por vytor Ter 25 maio 2010, 00:26

R-Carril...

o contra esterco eh mesmo fundamental...
todos usam.. e qndo vc percebe ele.. consegue tirar ainda maiores proveitos...

se vc estiver usando para um lado... e quiser ir pra outro... o natural eh q a moto volte para a posicao inicial... (reta...) e dpois inicie o processo para o lado oposto...

claro q vc nao me vai, deitado em uma curva a 160 km/h... jogar o guidon pro lado contrario de uma vez... vai cair... shimar (odeio escrever isso assim)..... enfim....

nao sei se entendi direito sua pergunta... mas....

_________________
Vytor
1) Ex - GS 500 E 1999 - preta
2) GSX 750 F 2005/6 - chumbo - atual
Potência não é nada sem controle BARULHO!!! rs
vytor
vytor
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por R-Carril Ter 25 maio 2010, 00:37

Complementando sobre o contra esterço...vou falar sobre a minha experiência com ele....

Como disse no post acima, aprendi a pilotar com ele e acho fundamental na minha pilotagem...

No inicio fiquei na duvida do que era melhor fazer, se era empurrar o guidon para um lado ou puxar para o outro, mas a melehor forma que eu particularmente encontrei foi: SEMPRE EMPURRAR O GUIDÓN PARA ONDE VC QUER IR...se quer ir para a esquerda, empurre o guidon para a esquerda e se quer ir para a direita, empurre o guidon para a direita...

Exemplos na minha pilotagem:

1) Desviar de buraco muito mais rapido, como ja citei no meu post acima...

2) Depois de pegar o costume, voce pega uma afinidade muito grande com o movimento que alem de espontaneo, voce consegue dosar exatamente a força correta que voce tem que empurrar o guidon

3) Por exemplo, esses dias eu tava fazendo uma curva de alta para a esquerda, fui deitanto a moto empurrando o guidon para a esquerda e colocando o peso do meu corpo na pedaleira esquerda, do nada no meio da pista tinha uma sujeita que ja avistei de longe, eu so empurrei um poquinho o guidon para a direita, a moto subiu de forma suave desviando da sujeira e logo que passei a sujeira ja dei uma empurradinha de novo para a esquerda e a moto continuou fazendo a curva muito suave..

4) Outo exemplo que ja usei essa tecnica foi quando estava fazendo uma curva para a esquerda tambem e do nada comecei a esparramar na curva, quando vi eu tava quase comendo faixa...antes de comer a faixa eu empurrei o guidon para a esquerda e a moto ja corrigiu na hora de forma suave e começou a entrar na curva...e para testar a minha afinidade com o movimento, como a curva ia fechando, eu ia empurrando o guidon e aliviando, empurrando e aliviando, obedecendo o traçado certinho da faixa...

Bom...é muito legal perceber isso na pilotagem....o que eu curti é que você faz o que vc quer com a moto de forma muito suave...eu tenho treinado muito essa técnica e a gente passa a ter uma afinidade muito bacana com o guidón...


Última edição por R-Carril em Ter 25 maio 2010, 00:42, editado 2 vez(es)
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por R-Carril Ter 25 maio 2010, 00:38

vytor escreveu:R-Carril...

o contra esterco eh mesmo fundamental...
todos usam.. e qndo vc percebe ele.. consegue tirar ainda maiores proveitos...

se vc estiver usando para um lado... e quiser ir pra outro... o natural eh q a moto volte para a posicao inicial... (reta...) e dpois inicie o processo para o lado oposto...

claro q vc nao me vai, deitado em uma curva a 160 km/h... jogar o guidon pro lado contrario de uma vez... vai cair... shimar (odeio escrever isso assim)..... enfim....

nao sei se entendi direito sua pergunta... mas....

vc entendeu a minha pergunta sim vytor..rs....e respondeu o que eu temia...rs...que a moto ia "shimar"...rs (tenho pavor disso...rs)

Mas digamos que nao seja uma curva....tipo numa reta, voce querer ir para esquerda e logo para direita em seguida (como se fosse um zigue-zague)...tendeu?
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Reis Ter 25 maio 2010, 09:12

R-Carril escreveu:Complementando sobre o contra esterço...vou falar sobre a minha experiência com ele....

Como disse no post acima, aprendi a pilotar com ele e acho fundamental na minha pilotagem...

No inicio fiquei na duvida do que era melhor fazer, se era empurrar o guidon para um lado ou puxar para o outro, mas a melehor forma que eu particularmente encontrei foi: SEMPRE EMPURRAR O GUIDÓN PARA ONDE VC QUER IR...se quer ir para a esquerda, empurre o guidon para a esquerda e se quer ir para a direita, empurre o guidon para a direita...

Exemplos na minha pilotagem:

1) Desviar de buraco muito mais rapido, como ja citei no meu post acima...

2) Depois de pegar o costume, voce pega uma afinidade muito grande com o movimento que alem de espontaneo, voce consegue dosar exatamente a força correta que voce tem que empurrar o guidon

3) Por exemplo, esses dias eu tava fazendo uma curva de alta para a esquerda, fui deitanto a moto empurrando o guidon para a esquerda e colocando o peso do meu corpo na pedaleira esquerda, do nada no meio da pista tinha uma sujeita que ja avistei de longe, eu so empurrei um poquinho o guidon para a direita, a moto subiu de forma suave desviando da sujeira e logo que passei a sujeira ja dei uma empurradinha de novo para a esquerda e a moto continuou fazendo a curva muito suave..

4) Outo exemplo que ja usei essa tecnica foi quando estava fazendo uma curva para a esquerda tambem e do nada comecei a esparramar na curva, quando vi eu tava quase comendo faixa...antes de comer a faixa eu empurrei o guidon para a esquerda e a moto ja corrigiu na hora de forma suave e começou a entrar na curva...e para testar a minha afinidade com o movimento, como a curva ia fechando, eu ia empurrando o guidon e aliviando, empurrando e aliviando, obedecendo o traçado certinho da faixa...

Bom...é muito legal perceber isso na pilotagem....o que eu curti é que você faz o que vc quer com a moto de forma muito suave...eu tenho treinado muito essa técnica e a gente passa a ter uma afinidade muito bacana com o guidón...
R-Carril,

Parabéns! Excelente esse exercício que você está fazendo. Eu também treino bastante em linha reta quando por algum motivo estou trafegando em velocidades mais baixas e o trânsito está bem tranquilo. Aí eu fico empurrando os punhos do guidom. Num primeiro momento, com a mão direita empurro o punho direito; depois, o esquerdo. Assim vou fazendo uns pequenos zigue-zagues. Aí, nas curvas mais tranquilas também faço a mesma coisa. E é incrível como a moto responde com rapidez ao contra-esterço. Claro que os movimentos do guidom são bem suaves, consequentemente a força que eu faço também.

Quem quiser tentar, faça isso: em linha reta, transito tranquilo, velocidade acima dos 60 Km/h. Com sua mão esquerda aplique uma pressão leve no punho esquerdo. Observe a moto mudando de direção. Em seguida, aplique uma pressão leve no punho direito. Observe a moto voltrando para o meio da pista. Mas cuidado, faça isso num lugar bem tranquilo porque num primeiro momento ficamos meio passados ao ver o contra-esterço funcionando e podemos vacilar na hora de fazer uma manobra de emergência.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por GAS Ter 25 maio 2010, 10:20

R-Carril, pra ir e voltar de uma emergência pelo menos até uns 80-100km/h dá pra ir e voltar no contra-esterço, sem esperar a moto re-equilibrar. Ela volta com a mesma segurança e suavidade que foi, eu, assim como você fui testando aos poucos e hoje em dia estou acostumado a utilizar o contra-esterço. Agora em velocidades mais altas, numa curva de 150km/h por exemplo eu nunca tentei, pq aí eu tenho medo.... ehehehe
GAS
GAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Biondi Ter 25 maio 2010, 11:25

[YZF] Luis R-1 escreveu:Me falta coragem... rs
Abs

Como diz minha vó, "quem não te conhece que te compre", HAHAHAHAHAHA
Conta outra Luisão
ABS

PS isso serve pra vc tb Marcelão ( ZX6R)
Biondi
Biondi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 02/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por R-Carril Ter 25 maio 2010, 16:45

Reis escreveu:
R-Carril,

Parabéns! Excelente esse exercício que você está fazendo. Eu também treino bastante em linha reta quando por algum motivo estou trafegando em velocidades mais baixas e o trânsito está bem tranquilo. Aí eu fico empurrando os punhos do guidom. Num primeiro momento, com a mão direita empurro o punho direito; depois, o esquerdo. Assim vou fazendo uns pequenos zigue-zagues. Aí, nas curvas mais tranquilas também faço a mesma coisa. E é incrível como a moto responde com rapidez ao contra-esterço. Claro que os movimentos do guidom são bem suaves, consequentemente a força que eu faço também.

Quem quiser tentar, faça isso: em linha reta, transito tranquilo, velocidade acima dos 60 Km/h. Com sua mão esquerda aplique uma pressão leve no punho esquerdo. Observe a moto mudando de direção. Em seguida, aplique uma pressão leve no punho direito. Observe a moto voltrando para o meio da pista. Mas cuidado, faça isso num lugar bem tranquilo porque num primeiro momento ficamos meio passados ao ver o contra-esterço funcionando e podemos vacilar na hora de fazer uma manobra de emergência.

Legal Reis...
Gosto muito dessa técnica..e como sou novo nas duas rodas, gostei de ter iniciado o motociclismo já com o conhecimento dessa técnica....é surpreendente quando converso com motociclistas que pilotam ha mais de 15 anos, comento sobre o contra-esterço e eles fazem uma cara de interrogação me perguntando o que é isso...rs...muito cara experiente usa essa técnica involuntariamente e nem sabe....rs....e acaba nem tirando proveito dela....
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Renan Ter 25 maio 2010, 16:49

caramba!!aprendi mais neste tópido do que em tudo que já li e com quem falei a respeito!!

estou gostando muito deste fórum!!Parabéns pessoal!!
Renan
Renan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 17/05/2010

http://www.procompsracingteam.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por R-Carril Ter 25 maio 2010, 16:52

GAS escreveu:R-Carril, pra ir e voltar de uma emergência pelo menos até uns 80-100km/h dá pra ir e voltar no contra-esterço, sem esperar a moto re-equilibrar. Ela volta com a mesma segurança e suavidade que foi, eu, assim como você fui testando aos poucos e hoje em dia estou acostumado a utilizar o contra-esterço. Agora em velocidades mais altas, numa curva de 150km/h por exemplo eu nunca tentei, pq aí eu tenho medo.... ehehehe

Bacana GAS...

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Icon_rolleyes Se um dia tomar coragem e fizer isso a 150 Km/h, não esqueça de me contar porque eu tô muito curioso para saber se funciona e tambem não tenho coragem de experimentar...rs
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Gil Costa RJ Ter 25 maio 2010, 16:58

Funciona sim R-Carril... faço sempre a qualquer velocidade... Só conheço essa forma de curvar...e funciona!

abs Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por R-Carril Ter 25 maio 2010, 17:04

gilcosta_rj escreveu:Funciona sim R-Carril... faço sempre a qualquer velocidade... Só conheço essa forma de curvar...e funciona!

abs Gil Costa

Blz! mas vc entendeu qual é a minha dúvida?? Mudar de tragetoria rapidamente usando contra esterço....tipo contra esterçar para a esquerda e logo em seguida numa emergencia contra esterçar para a direita...tendeu?
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Gil Costa RJ Ter 25 maio 2010, 17:34

É? A 150km??? kkk ai já não sei! que manobra é essa?

Olha só deixa eu escrever uma parada aqui:

Na curva é preciso contra esterça e compensar... Que p... é essa de compensar? e trazer a direção de volta...

Mas isso voce vai sentir mais em uma manobra de slalom, porque esta lendo a uns 20/30 ou como o kra do video abaixo que esta um pouco mais. O dele já é um slalom profissa, mas note que primeiro ele usa o contra esterço para inclinar e em seguida compensa com a direção para onde ele tem que entrar.

Quanto mais lendo voce estiver mais rapido voce tem que compensar...

Quanto mais veloz voce estiver mais lento voce vai precisar compensar...

Uma curva de 150 vc vai compensar la no final ou seja vai fazer ela quase toda contra-esterçando e acelerando lentamente. A menos se vc errou no calculo ai pode ser preciso corrigir a inclinação compensando um pouco(mas ai se for competição vai ter um monte te passando. Errou f....)

O melhor exercicio para isso é um slalom... Arranja uns cones, na falta deles umas garrafas pets cheias d'agua... umas 12 e passe entre elas...

Passe lento primeiro e voce vai sentir ter que contra-esterçar e compensar rápido.
Depois abra bem os espaços entre eles e passe mais rápido e voce vai perceber a diferença.

Mas seja como for, a velocidade que for é sempre o contra-esterço quem curva.

P.s.: ...Sou normal e nem treino. Só ando por ai. E nem me acho nada. É só informação tem que praticar para virar algo util. O bom mesmo é um bom curso com todo o aparato por perto onde não há riscos.

Grande abraço Gil Costa

segue o vido do slalom do kra:
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Gil Costa RJ Ter 25 maio 2010, 17:40

esse video também
http://www.revistaduasrodas.com.br/videos/Default.aspx?id=59


Um detalhe muito importante: se for fazer essas manobras, esquece freio da frente. Só existe freio traseiro. Manobrando em baixa velocidade assim se frear o da frente no meio do slalom, não dá tempo nem de pensar e chão na hora. (experiencia própria)
abs Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por glauco Ter 25 maio 2010, 20:40

Deixa eu ver se entendi. O contra esterco eh exatamente o que a gente sempre fez pra fazer curva com bicicleta? Ou seja, se quero virar pra direita, viro o guidao pra apontar a roda pra direita? E eu achando que contra esterco era o contrario, igual em carro! Se o carro ta soltando a bunda pra esquerda, vc contra esterca pra direita! Caramba!

Abraco,
Glauco
glauco
glauco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRA-ESTERÇO - Página 2 Empty Re: CONTRA-ESTERÇO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos