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Lâmpada led e retificador

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Mensagem por andersonpg em Dom 08 Dez 2019, 17:24

Pessoal.
Coloquei lampadas de led Philips na Bandit.
No farol, pingo farol, luz de freio/sinaleira, luz placa.

No total, reduzi uns 50w de consumo.

Porém ja havia visto um post dizendo que o retificador esquenta mais quando se anda com o farol apagado, por exemplo, pois ele tem que dissipar toda essa energia extra que vem do estator e não é utilizada.
Tem até uma materia em um site dizendo que não é bom para o retificador substituir as lampadas halógenas por led.
https://arduo.com.br/2019/04/11/farol-de-led-melhora-a-eficiencia-energetica-da-moto-as-vezes-pode-ate-piorar/

Alguém sabe se é real isso? Porque em um carro, por exemplo, eu sei que é bem melhor para todo o sistema elétrico quando se está com baixo consumo, ou faróis apagados... Porquê na moto seria diferente?

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Mensagem por Charger em Seg 09 Dez 2019, 05:49

Então, eu não sei se chegar a queimar, mas que faz todo sentido a explicação dele, isso faz sim.
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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 08:19

Pois é, li mais a respeito do funcionamento do estator + retificador/regulador e parece que é isso mesmo, a energia que sobra é dissipada em calor. Não é igual alternador de carro por exemplo que ele desmagnetiza e o alternador gira livre. Por incrível que pareça o sistema da maioria das motos é arcaico pra caramba.

Achei que estava fazendo uma grande coisa colocando led, mas parece que não é bom para o retificador.

Minha sorte é que o retificador foi trocado a pouco tempo no Recall, então é novo. Minha ideia é quando a bateria estragar, colocar uma bateria de maior capacidade, assim a energia que sobrar ao menos vai para a bateria.

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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 08:23

Ah, e a titulo de curiosidade, o estator da Bandit gera em torno de 400w. O que dá para alimentar todo o sistema (bobina, ecu, bomba de combustível, painel, lampadas) e ainda sobra uma margem de 100w pelo o que eu li. Agora na minha moto, teoricamente esta sobrando uns 150w. Então também não é tão mais assim...

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Mensagem por Charger em Seg 09 Dez 2019, 11:53

se esta tendo essa sobra, na verdade é 50% a mais do que o sistema foi projetado, 50% eh um aumento significativo, se vai dar problema, nao faço ideia, torcendo pra não rsrsrs
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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 12:55

É, eu percebi que o retificador tá esquentando pra caramba, se botar a mão, queima. Mas se não estou enganado, sempre foi assim.

Lembro que a minha ex Fazer, e algumas outras motos, tem botão interruptor de liga e desliga do farol. Então acho que não deve dar tanto problema. De qualquer forma quero testar o farol a noite pra ver se melhorou mesmo, caso contrario, voltarei para as lampadas halogenas.

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Mensagem por Berlindo em Seg 09 Dez 2019, 13:36

Retificador esquenta mesmo, desde sempre. O MOSFET esquenta menos, é mais eficiente.

Eu penso que qdo vc coloca um consumidor menor como farol LED, ainda sim você tem a bateria como um reservatório da carga excedente. Só vai dar problema se o retificador for esses da Shindegen que tiveram lotes e lotes defeituosos e que queimam o isolamento por excesso de temperatura e baixa eficiência.

Sendo o MOSFET dos novos, acredito que não tenha problemas.
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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 13:42

Berlindo escreveu:Retificador esquenta mesmo, desde sempre. O MOSFET esquenta menos, é mais eficiente.

Eu penso que qdo vc coloca um consumidor menor como farol LED, ainda sim você tem a bateria como um reservatório da carga excedente. Só vai dar problema se o retificador for esses da Shindegen que tiveram lotes e lotes defeituosos e que queimam o isolamento por excesso de temperatura e baixa eficiência.

Sendo o MOSFET dos novos, acredito que não tenha problemas.

O retificador que está na moto agora é do ultimo recall da Suzuki, foi trocado inicio desse ano. Será que já é um Mosfet?

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Mensagem por Berlindo em Seg 09 Dez 2019, 14:39

Deveria!
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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 15:36

Berlindo escreveu:Deveria!


Pois é, depois do recall do recall....

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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 16:20

Berlindo escreveu:Retificador esquenta mesmo, desde sempre. O MOSFET esquenta menos, é mais eficiente.

Eu penso que qdo vc coloca um consumidor menor como farol LED, ainda sim você tem a bateria como um reservatório da carga excedente. Só vai dar problema se o retificador for esses da Shindegen que tiveram lotes e lotes defeituosos e que queimam o isolamento por excesso de temperatura e baixa eficiência.

Sendo o MOSFET dos novos, acredito que não tenha problemas.

Bem lembrado isso que tu falou, tava pensando agora, a carga excedente vai para a bateria..... Vai manter a bateria sempre bem carregada.

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Mensagem por Bellizzi em Seg 09 Dez 2019, 20:55

Quanto menos consumo ,menos vai esquentar,ou seja,quanto menos amperagem consumir ,menos vai exigir da ponte retificadora e da bateria! sendo assim,é obvio que vai esquentar menos!
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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 21:03

Pois é, Bellizzi. Éra o que eu pensava também, mas o estator, retificador da moto funciona de maneira diferente. A corrente que o estator envia é sempre a máxima, o retificador/regulador usao o que precisa e o excesso joga para o terra, convertendo em calor.

O pior é que a lâmpada Philips ultinon led que botei na moto ficou show de bola, ilumina pra caramba, ilumina bem para as laterais da pista também, e a luz alta é uma estupidez. Não tem nem comparação com lampada halógena. E o corte é perfeito.

Não vou tirar, vai ficar assim mesmo.

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Mensagem por Bellizzi em Seg 09 Dez 2019, 21:43

andersonpg escreveu:Pois é, Bellizzi. Éra o que eu pensava também, mas o estator, retificador da moto funciona de maneira diferente. A corrente que o estator envia é sempre a máxima, o retificador/regulador usao o que precisa e o excesso joga para o terra, convertendo em calor.

O pior é que a lâmpada Philips ultinon led que botei na moto ficou show de bola, ilumina pra caramba, ilumina bem para as laterais da pista também, e a luz alta é uma estupidez. Não tem nem comparação com lampada halógena. E o corte é perfeito.

Não vou tirar, vai ficar assim mesmo.

essa que vc colocou é a 35/35 pra moto de 6000k ou a de carro que é de 6200 k ? é porque é justamente essa que estava vendo no mercado livre,custa em torno de 150 reais! e a de carro é obvio que são duas esta em torno de 350

Led carro

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Led moto

Lâmpada led e retificador Led_mo10



Última edição por Bellizzi em Seg 09 Dez 2019, 22:03, editado 1 vez(es)
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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 21:49

Coloquei a de carro, que é equivalente a halógena de 55/60w
Eu comprei com um amigo meu que tem moto e dividimos, o par saiu 350.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1183976074-par-lmpada-philips-ultinon-led-h4-6200k-super-branca-12v-_JM

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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 21:51

A outra de moto, é para motos que usam lampada de 35w.

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Mensagem por Bellizzi em Seg 09 Dez 2019, 22:08

andersonpg escreveu:Coloquei a de carro, que é equivalente a halógena de 55/60w
Eu comprei com um amigo meu que tem moto e dividimos, o par saiu 350.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1183976074-par-lmpada-philips-ultinon-led-h4-6200k-super-branca-12v-_JM

Perfeito! me esclarece um duvida,como vc fez para prende-la uma vez que ela tem um dissipador de calor enorme no seu fundo? o seu farol é do modelo "diamante" ou redondo?
valeu.
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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 22:35

A minha Bandit é a naked, modelo 2013.

O dissipador tem rosca, eu instalei normal, prendi com o grampo da mesma forma que a lâmpada original, por ultimo rosqueei o dissipador de volta e pluguei. A unica coisa que tive que fazer foi retirar uma cinta plástica que prende o chicote, mas só para não ficar muito apertado os fios atrás. De resto ficou perfeito. Nada de adaptação ou gambiarra. A borracha de vedação do farol ficou bem encaixada tanto quanto na lâmpada halógena.
Plugues bem conectados, lâmpada bem presa e o dissipador não ficou encostando em nada

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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 22:36

Na naked fica perfeito. Pode ir sem medo.

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Mensagem por andersonpg em Seg 09 Dez 2019, 22:49

Eu queria instalar no carro também, o farol do hb20 é uma porcaria. Mas no carro o plugue fica dentro do farol, o espaço é pouco e tem uma tampa de plástico. Fiz um teste, e teria que deixar sem a tampa. Ou arrumar uma tampa universal de borracha e adaptar....

Isso que no carro eu ja uso a halógena nightbteaker laser 150% +. Que no final das contas é a mesma porcaria de uma lampada comum.

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Mensagem por Bellizzi em Seg 09 Dez 2019, 23:26

Valeu pelas informações,vou ver se algum amigo quer dividir comigo! obrigadão mesmo.
abraços
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Mensagem por Bellizzi em Seg 09 Dez 2019, 23:33

Alguém interessado em dividir comigo????

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1183976074-par-lmpada-philips-ultinon-led-h4-6200k-super-branca-12v-_JM?quantity=1

Eu compro e envio para o parceiro que comprar comigo !
abraos
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Mensagem por Berlindo em Ter 10 Dez 2019, 09:01

Essa bundinha dela sai?
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Mensagem por andersonpg em Ter 10 Dez 2019, 12:09

O dissipador é rosqueavel. Dá pra tirar e botar, para facilitar a instalação. Não tem reator. Deve ser interno.

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Mensagem por Charger em Ter 10 Dez 2019, 15:39

Eu tenho dessa no neblina do cruze, realmente essas da phillips são um sonho, não precisam de adaptação alguma, foco perfeito, não acusam erro no painel, top, pena que são uma fortuna.

Ainda nao coloquei nos baixos pq tem que adaptar a tampa, apesar de ser uma adaptação relativamente facil.

Se minha moto usasse igual no alto e no baixo eu comprava, mas a genia da suzuki coloca uma lampada no alto e outra no baixo....
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