Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

5 participantes

Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Jhonnygixxer Qui 07 Mar 2019, 08:24

Ola,
Pessoal estou preso num dilema, realizando inspeção na minha 750W - 1994... a 1 semana atras constatei que na tampa do radiador de agua apareceu umas gotas de oleo do motor com akela cor famosa "doce de leite", no primeiro momento bateu o desespero e ja sai levando em quase todos os mecanicos que da regiao pra tirar duvida e fazendo uma lista de possíveis problemas,,,,levei em umas 4 oficinas e 2 possíveis diagnostico foram feitos em inspeção ocular (nao autorizei em nenhuma abrir o motor por nao conhecer os mecânicos ou mechânicos que só querem dinheiro).
recebi 2 possíveis problemas entre eles;
1- selo mecânico da bomba dagua ja "abrindo o bico"ou algum o ring ou algo do tipo;
2- junta do cabeçote queimada levando a uma possivel retifica e o resto voces ja sabem...

Obs: antes de me ajudarem seguem algumas observações.....
1- o visor do oleo nao esta claro ou como dizem  com cor "doce de leite" e nem abaixou o nivel... esta do mesmo jeito que quando eu trokei o oleo apenas mais escuro pelo uso o que pelas minhas buscas e pesquisas constatam apenas oleo na agua e nao agua no oleo.
2- a agua do radiador esta no mesmo nível de quando foi substituída nao baixou e quando tirei toda água não estava totalmente contaminada eram coisas de gotas que no balde onde drenei ficou na superficie um pouco misturada. não em sua totalidade.
Me dêem uma luz em quase todas as oficinas todos quiseram abrir o motor para "inspeção detalhada" com valor minimo de 1mil dilmas so pra abrir.... o que me levou a achar estranho mesmo passando o que tenho percebido nao levaram em conta tambem nao sou mecanico neh rsrs.... qual opiniao de voces quanto a isso?

Jhonnygixxer
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 19/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Berlindo Qui 07 Mar 2019, 10:52

Cara tem testes simples para tentar isolar o problema:

1 - Teste de pressão do sistema. É colocado um manômetro e uma bomba para pressurizar (bombinha manual como fosse de encher pneu). Aí se coloca a pressão no sistema e mede pelo manômetro se vaza. Isso identifica que há de fato perda de pressurização;

2 - Empírico: com a tampa do radiador aberta, moto fria por questão de segurança, dar partida. Se borbulhar no momento da partida, na boca do radiador, a junta tá interrompida passando pressão dos cilindros pra dentro do sistema de arrefecimento;

3 - Desmontar a bomba para tentar identificar o vazamento: a bomba normalmente tem um anel de vedação na tampa/carcaça dela, em caso de problemas aí costuma vazar aditivo pra fora. Tem um anel de vedação do encaixe da bomba no bloco do motor, nesse caso vaza óleo pra fora ou pode vazar aditivo pra dentro. Selo mecânico: algumas bombas tem um furo de respiro para evitar transbordar o aditivo pra dentro do motor, quando vaza o selo mecânico ou retentor do eixo rotor. Quando não tem, ele força o anel de vedação de encaixe no bloco e contamina o óleo.

Enfim, eu faria esses testes antes de abrir o motor, até porque são coisas com MO barata ou nula. O teste de pressão e esse teste empírico de dar partida com a tampa do radiador aberto, são coisas gratuitas praticamente.

Pelo seu relato, aposto no oring de encaixe da bomba no bloco ou selo mecânico mesmo. Se fosse junta do cabeçote, ela estaria fervendo.

Vale esgotar todo o aditivo para ter certeza se está misturando de verdade, pelo aspecto visual.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Jhonnygixxer Qui 07 Mar 2019, 11:12

Muito Obrigado pela dica!...
fiz agora 1 teste destes que vc me indicou...
no caso o empirico... abri a tampa do radiador (moto fria) e a agua nao borbulhou ficou parada deixei por 1 minuto ....
o teste 1 eu vou precisar arrumar os materiais...
teste 3 vou precisar desmontar a bomba e analisar mas nao consegui encontrar referencias e relacionar com o que vc me disse...
bom vou postar fotos da minha bomba aqui se puder ajudar agradeço..Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? 110
Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? 1210
Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? 12110

Jhonnygixxer
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 19/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por portomp Sáb 09 Mar 2019, 16:32

Olá!
Vc sanou o problema apresentado na sua máquina?
Caso posito, poderia postar para conhecimento?
Grato.

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 63
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Jhonnygixxer Seg 11 Mar 2019, 07:58

Ja esgotei a agua do radiador e repus, estou rodando a quase 1 semana, ao completar 7 dias irei verificar novamente, mas ate o momento sem resolução Porto!.

caramba essa incerteza que me mata! ........ Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? 814319

Jhonnygixxer
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 19/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por portomp Qui 14 Mar 2019, 18:40

Blz.
E esse tal de "o-ring" que o nosso "Guru" Berlindo (e ai de nós se não fosse ele...) mencionou: "Pelo seu relato, aposto no oring de encaixe da bomba no bloco ou selo mecânico mesmo. Se fosse junta do cabeçote, ela estaria fervendo."

Você verificou? Está ok?

Quando tiver notícias da cor da água do radiador, por favor, nos dê um retorno.

Lamento não ajudar tecnicamente ao irmão, por falta de conhecimento mesmo. No entanto, desejo boa sorte!

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 63
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Jhonnygixxer Qui 14 Mar 2019, 19:03

portomp escreveu:Blz.
E esse tal de "o-ring" que o nosso "Guru" Berlindo (e ai de nós se não fosse ele...) mencionou: "Pelo seu relato, aposto no oring de encaixe da bomba no bloco ou selo mecânico mesmo. Se fosse junta do cabeçote, ela estaria fervendo."

Você verificou? Está ok?

Quando tiver notícias da cor da água do radiador, por favor, nos dê um retorno.

Lamento não ajudar tecnicamente ao irmão, por falta de conhecimento mesmo. No entanto, desejo boa sorte!

entao na real estou com um pouco de medo de tentar tirar e acabar quebrando... eu mesmo faço algumas coisas na moto mas acho q se eu tirar a bomba vou forçar algo e acabar quebrando sei lah...
outra coisa pelas fotos q eu postei aki embaixo... seria akele anel de borracha que esta embaixo do furo de vazao? na 3 foto da bomba que postei?

Jhonnygixxer
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 19/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Berlindo Sex 15 Mar 2019, 09:54

Cara pega o manual de serviço e dá uma olhada, tirar a bomba d'agua costuma ser muito tranquilo. Único foda é perder o aditivo que você colocou né.

Eu tive um problema com o selo mecânico da bomba da CBR, começou a escorrer pelo orifício de respiro e com esse vazamento, perde-se a pressão do sistema e ele ferve mais cedo. A moto começou a esquentar rápido quando parava (sinal característico de perda da pressão). Andando a moto ficava OK. Ao parar subia mais de 10ºC em questão de segundos. Aí acionada a ventoínha e baixava, mas ficava sempre alí na faixa alta. Tampa do radiador sem pressão e vazamentos tem esse comportamento clássico.

Investigando, achei uma marca de escorrido atrás da bomba, na tampa do carter por baixo do motor. Com 2 parafusos tirei a bomba fora + desconectar todas as mangueiras, muito muito simples. A Honda não vende o kit de retentor interno e selo mecânico para reparo (todas as demais marcas fazem isso, vendem o kit de reparo, incluindo Suzuki). Ou seja, na Honda somente comprando uma bomba nova. Há um lugar aqui em Campinas que recondiciona, a Real Bombas, vários relatos positivos, gente do Brasil inteiro manda bombas para eles recondicionarem, especialmente bombas de moto. Falei com o cara lá e ele recondicionava (R$ 450,00), mas acabei comprando uma nova.

Ao trocar/reinstalar a bomba deve-se ter alguns cuidados: lubrificar os o'rings de encaixe e sangrar o sistema após repor o aditivo.


Última edição por Berlindo em Sex 15 Mar 2019, 11:43, editado 4 vez(es)
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Berlindo Sex 15 Mar 2019, 10:01

Jhonnygixxer escreveu:
outra coisa pelas fotos q eu postei aki embaixo... seria akele anel de borracha que esta embaixo do furo de vazao? na 3 foto da bomba que postei?

Pra tentar ilustrar:
Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? 5ogjtc

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? 2ag5bgl

O q não sei no caso da sua moto: se esse anel de encaixe em amarelo ficar dentro da tampa do motor, contendo o óleo. Aí, se vazar no respiro por problema do selo ele pode contaminar o óleo. No caso da CBR ele fica pra fora do motor então se vazar alí não tem como contaminar o óleo. O óleo fica sempre na extremidade pra dentro do anel o'ring, ou seja na parte onde tem a ponta do eixo do rotor. No restante da bomba só aditivo, dentro da carcaça. Suspeito que no caso da 750W pode ter um anel de vedação no bloco deixa o orifício de respiro pra fora. Não faria sentido ficar com óleo alí dentro.

Outra possibilidade é vazar no retentor do eixo motriz, essa ponta onde encaixa num eixo trazendo o movimento do motor. Aí ele contaminaria o óleo. Mas de qualquer forma o respiro está alí justamente pra isso, pra escoar alí e evitar a contaminação do óleo.

No part list mostra ela isolada, sem a figura do motor, então não dá pra saber como é o encaixe/instalação. Acho que o manual de serviço pode ajudar.

Olha o da CBR:

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? 16202hh
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Jhonnygixxer Qua 12 Jun 2019, 16:36

Boa Tarde amigos, desculpem a demora eu estive esse tempo com a moto parada e quando retornei de fato o o ring estava achatado ressecado e melecado de oleo... Berlindo obrigado pela ajuda... ja to botando a pekena pra rodar....

Jhonnygixxer
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 19/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Bellizzi Sex 14 Jun 2019, 11:36

esse berlindo é foooooogo mesmo...kkkkkkkk o cara bom so!!!!!
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Berlindo Sex 14 Jun 2019, 13:42

Fogo é selo de bomba estragado...kkkkk


Eu, depois de ter trocado a bomba, também resolvi o problema. To cismado ainda com a tampa do radiador, pois qdo paro a moto ela sobe de temperatura relativamente rápido, mas nada alarmante.

Já comprei a tampa e logo devo testar.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Oring de vedação da bomba d'água...

Mensagem por Ribas rf900 Qui 22 Ago 2019, 20:20

Boa noite...
Sou novo aqui no fórum e tenho uma Rf900 com mesmo problema de vazamento de óleo na bomba d'água... porém fui na autorizada Suzuki aqui no RS e retirei as medidas do oring de vedação com paquímetro pois o valor era muito alto por ser somente um oring....

Ribas rf900
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Oring de vedação da bomba d'água...

Mensagem por Ribas rf900 Qui 22 Ago 2019, 20:21

Boa noite...
Sou novo aqui no fórum e tenho uma Rf900 com mesmo problema de vazamento de óleo na bomba d'água... porém fui na autorizada Suzuki aqui no RS e retirei as medidas do oring de vedação com paquímetro pois o valor era muito alto por ser somente um oring....

Ribas rf900
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Ribas rf900 Qui 22 Ago 2019, 20:22

Pois a bomba usada na RF 900 é a mesma da srad....sendo assim as medidas são as mesmas...

Ribas rf900
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 16/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Junta queimada ou Selo Mecanico com problema? Empty Re: Junta queimada ou Selo Mecanico com problema?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos