Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
5 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Sei que post de óleo é sempre polêmico, mas hoje estive na Suzuki e o vendedor me disse que a Suzuki usa o óleo 10w40 desde 2012 para todos os modelos.
Minha moto é 2013 e o manual recomenda o 15w50.
Sei que a Yamaha fez a mesma coisa, trocando do 20w50 para o 10w40 e a Honda para o 10w30
Sei também que existe aquela tabela da viscosidade x têmperatura ambiente...
Mas agora fiquei na dúvida se uso o 10w40 ou 15w50. Alguém tem alguma dica?
Minha moto é 2013 e o manual recomenda o 15w50.
Sei que a Yamaha fez a mesma coisa, trocando do 20w50 para o 10w40 e a Honda para o 10w30
Sei também que existe aquela tabela da viscosidade x têmperatura ambiente...
Mas agora fiquei na dúvida se uso o 10w40 ou 15w50. Alguém tem alguma dica?
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Anderson, utilize o 15w50 (Mobil Extreme 15w50 API SL) ou outro equivalente como Motul 5100 15w50, Ipiranga Top Rider 15w50 ou Lubrax Feroces 15w50.
Nada impede de você utilizar também um 20w50 mineral. O motor da Bandit injetada foi sempre o mesmo. A mudança de recomendação no manual para viscosidade e base se deve a novo acordo da Suzuki com a Cosan Mobil. Antes da Mobil, a Suzuki recomendava produtos da Petrobrás.
Dê preferência ao SAE 50 em temperatura de operação. Forma uma película mais protetiva tanto para o calor quanto para uso mais agressivo.
Dos produtos que comentei, o melhor custo x benefício é o Mobil Extreme 15w50.
Na minha Bandit 1250 S 2009 eu utilizo o Lubrax Essencial 20w50 API SL. É o produto e viscosidade recomendados no manual. Mas usaria sem problemas um 15w50 de base sintética ou 100% sintético.
Se os preços não fossem um absurdo e os produtos mais fáceis de encontrar seria uma alternativa. Porém, como o Lubrax atende muito bem a moto, não vejo motivos para trocar de produto.
Quis explanar melhor para você ter mais opções e poder optar pelo produto que você encontre com mais facilidade e pelo melhor preço. Esses que citei são todos de EXCELENTE qualidade.
Abraço.
Nada impede de você utilizar também um 20w50 mineral. O motor da Bandit injetada foi sempre o mesmo. A mudança de recomendação no manual para viscosidade e base se deve a novo acordo da Suzuki com a Cosan Mobil. Antes da Mobil, a Suzuki recomendava produtos da Petrobrás.
Dê preferência ao SAE 50 em temperatura de operação. Forma uma película mais protetiva tanto para o calor quanto para uso mais agressivo.
Dos produtos que comentei, o melhor custo x benefício é o Mobil Extreme 15w50.
Na minha Bandit 1250 S 2009 eu utilizo o Lubrax Essencial 20w50 API SL. É o produto e viscosidade recomendados no manual. Mas usaria sem problemas um 15w50 de base sintética ou 100% sintético.
Se os preços não fossem um absurdo e os produtos mais fáceis de encontrar seria uma alternativa. Porém, como o Lubrax atende muito bem a moto, não vejo motivos para trocar de produto.
Quis explanar melhor para você ter mais opções e poder optar pelo produto que você encontre com mais facilidade e pelo melhor preço. Esses que citei são todos de EXCELENTE qualidade.
Abraço.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Eu penso a mesma coisa, um óleo 50 vai proteger mais em alta temperatura, e no verão esses motores esquentam bastante...
Acho que vou manter o 15w50 mesmo.
Um pouco acho eu que também essa diminuição de viscosidade se deve aos novos padrões de energy conserving... Ou seja, não é o ideal, mas é a maneira de atender os novos padrões de emissões...
Acho que vou manter o 15w50 mesmo.
Um pouco acho eu que também essa diminuição de viscosidade se deve aos novos padrões de energy conserving... Ou seja, não é o ideal, mas é a maneira de atender os novos padrões de emissões...
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
andersonpg escreveu:Eu penso a mesma coisa, um óleo 50 vai proteger mais em alta temperatura, e no verão esses motores esquentam bastante...
Acho que vou manter o 15w50 mesmo.
Um pouco acho eu que também essa diminuição de viscosidade se deve aos novos padrões de energy conserving... Ou seja, não é o ideal, mas é a maneira de atender os novos padrões de emissões...
Isso mesmo nobre, além tem a ver com o Promot. O 10w40 virou uma tendência mundial e por isso as recomendações mudaram, para equalizar as emissões de forma padrão.
Com certeza, fica no 15w50 que você estará bem servido. Manda bala nobre amigo.
Att.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Eu estava dando uma lida a respeito agora, e segundo a tabela de recomendação de viscosidade no manual da Suzuki, e também da Yamaha.
E considerando que aqui aonde moro, a temperatura mínima e máxima é de 0 e 40 graus respectivamente. Colocando uma margem de erro aí, seria de -5 a +45 graus. O óleo que atende essa faixa de temperatura é exatamente o recomendado no manual 15w50.
O 10w40 ficaria mais para o frio, mas no limite dos 40 graus. Porém é mais fácil fazer mais de 40 graus do que menos que -5 graus.
E considerando que aqui aonde moro, a temperatura mínima e máxima é de 0 e 40 graus respectivamente. Colocando uma margem de erro aí, seria de -5 a +45 graus. O óleo que atende essa faixa de temperatura é exatamente o recomendado no manual 15w50.
O 10w40 ficaria mais para o frio, mas no limite dos 40 graus. Porém é mais fácil fazer mais de 40 graus do que menos que -5 graus.
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
O 20w50 ficaria no limite dos 0 graus. Mas como no inverno aqui é bem frio, o 15w50 seria a melhor opção.
Gosto bastante dos lubrificantes librax, pena que é difícil de achar aqui na minha região.
O Motul 15w50 está custando bem pouca coisa a mais que o Mobil, porém o Motul é SM e o Mobil SL. Logo vou de Motul mesmo.
Gosto bastante dos lubrificantes librax, pena que é difícil de achar aqui na minha região.
O Motul 15w50 está custando bem pouca coisa a mais que o Mobil, porém o Motul é SM e o Mobil SL. Logo vou de Motul mesmo.
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Esse é o manual da Kawasaki:
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Bom dia Anderson. Isso mesmo, por isso que aqui no Brasil, como temos clima predominantemente quente, a recomendação é SAE 50 para temperatura de operação.
Se a recomendação inicial é 20w50, não há problemas em mudar para 15w50. O importante é manter o SAE 50 em operação.
Aqui na minha cidade, no oeste de Santa Catarina, até acho o Motul 15w50 a venda. Mas o pessoal é meio mercenário, querendo cobrar R$ 55,00 o litro, por mim estes produtos vão ficar para relíquia.
Falando bem a verdade, de R$ 30,00 a 35,00 o litro do Motul, no máximo, está bem pago. Mais que isso é impossível. Mobil aqui eu só encontro o 20w50 mineral.
Desta forma, resolvi seguir a recomendação do manual, utilizo o Lubrax Essencial 4T 20w50 API SL. Encontro o produto com muita facilidade, em qualquer posto Petrobrás, na faixa dos 13,00 a 14,00 o litro. Faço a troca do óleo e filtro a cada 3.000 ou 6 meses e tudo certo.
Se você encontra o Motul 5100 por preço bom e com facilidade manda bala. O Mobil Extreme (MX) 15w50, também é ótimo.
Então vai da disponibilidade e do seu bolso.
Grande abraço.
Att.
Se a recomendação inicial é 20w50, não há problemas em mudar para 15w50. O importante é manter o SAE 50 em operação.
Aqui na minha cidade, no oeste de Santa Catarina, até acho o Motul 15w50 a venda. Mas o pessoal é meio mercenário, querendo cobrar R$ 55,00 o litro, por mim estes produtos vão ficar para relíquia.
Falando bem a verdade, de R$ 30,00 a 35,00 o litro do Motul, no máximo, está bem pago. Mais que isso é impossível. Mobil aqui eu só encontro o 20w50 mineral.
Desta forma, resolvi seguir a recomendação do manual, utilizo o Lubrax Essencial 4T 20w50 API SL. Encontro o produto com muita facilidade, em qualquer posto Petrobrás, na faixa dos 13,00 a 14,00 o litro. Faço a troca do óleo e filtro a cada 3.000 ou 6 meses e tudo certo.
Se você encontra o Motul 5100 por preço bom e com facilidade manda bala. O Mobil Extreme (MX) 15w50, também é ótimo.
Então vai da disponibilidade e do seu bolso.
Grande abraço.
Att.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
delphiman escreveu:Bom dia Anderson. Isso mesmo, por isso que aqui no Brasil, como temos clima predominantemente quente, a recomendação é SAE 50 para temperatura de operação.
Se a recomendação inicial é 20w50, não há problemas em mudar para 15w50. O importante é manter o SAE 50 em operação.
Aqui na minha cidade, no oeste de Santa Catarina, até acho o Motul 15w50 a venda. Mas o pessoal é meio mercenário, querendo cobrar R$ 55,00 o litro, por mim estes produtos vão ficar para relíquia.
Falando bem a verdade, de R$ 30,00 a 35,00 o litro do Motul, no máximo, está bem pago. Mais que isso é impossível. Mobil aqui eu só encontro o 20w50 mineral.
Desta forma, resolvi seguir a recomendação do manual, utilizo o Lubrax Essencial 4T 20w50 API SL. Encontro o produto com muita facilidade, em qualquer posto Petrobrás, na faixa dos 13,00 a 14,00 o litro. Faço a troca do óleo e filtro a cada 3.000 ou 6 meses e tudo certo.
Se você encontra o Motul 5100 por preço bom e com facilidade manda bala. O Mobil Extreme (MX) 15w50, também é ótimo.
Então vai da disponibilidade e do seu bolso.
Grande abraço.
Att.
Aqui dos 20w50 o Lubrax tá 15 e o Mobil preto 20
Dos 15w50 o Mobil tá 40 e o Motul 50
Como eu troco com 5.000km óleo e filtro, vou usar o Motul mesmo.
Mas usar o Lubrax ou Mobil 20w50 trocando a cada 3.000km também é uma boa idéia...
Abraço!
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Realmente Anderson, há muita variação de preço. O Mobil na internet varia de 29,00 a 45,00. Motul também.
É uma questão de escolher um produto que você conseguirá utilizar e manter seu uso.
Falo isso, pois hoje o Motul está 50 reais, mas nada impede que esse valor aumente e torne inviável a sua utilização.
Por isso é uma questão importante a ser avaliada.
Mas como já lhe disse. Você mantendo 20w50 com produtos de ótima qualidade como Lubrax, Castrol, Mobil, Motul, Ipiranga, Shell, Petronas, não vai se incomodar com certeza. Ou partir para os de base sintética 15w50 que estejam de acordo com seu orçamento e também em disponibilidade.
Mantendo um produto bom e trocando regularmente o óleo e filtro, terá um ótimo plano de manutenção e proteção para sua máquina.
Até.
É uma questão de escolher um produto que você conseguirá utilizar e manter seu uso.
Falo isso, pois hoje o Motul está 50 reais, mas nada impede que esse valor aumente e torne inviável a sua utilização.
Por isso é uma questão importante a ser avaliada.
Mas como já lhe disse. Você mantendo 20w50 com produtos de ótima qualidade como Lubrax, Castrol, Mobil, Motul, Ipiranga, Shell, Petronas, não vai se incomodar com certeza. Ou partir para os de base sintética 15w50 que estejam de acordo com seu orçamento e também em disponibilidade.
Mantendo um produto bom e trocando regularmente o óleo e filtro, terá um ótimo plano de manutenção e proteção para sua máquina.
Até.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Sinceramente, opinião minha.
Você faz mais mal ao motor fazendo as trocas a cada 5mil km do utilizando qualquer um dos óleos que citou.
Seja 10w40, 15w50 ou 20w50. Sendo eles minerais, semi-sintético ou sintético. Custando 11 ou 55 reais o litro.
Só pra lembrar, não existe óleo para 3/5/10 ou 20 mil km. Existe projeto de motores para troca do óleo em determinado km.
Você faz mais mal ao motor fazendo as trocas a cada 5mil km do utilizando qualquer um dos óleos que citou.
Seja 10w40, 15w50 ou 20w50. Sendo eles minerais, semi-sintético ou sintético. Custando 11 ou 55 reais o litro.
Só pra lembrar, não existe óleo para 3/5/10 ou 20 mil km. Existe projeto de motores para troca do óleo em determinado km.
Bdti12- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Bdti12 escreveu:Sinceramente, opinião minha.
Você faz mais mal ao motor fazendo as trocas a cada 5mil km do utilizando qualquer um dos óleos que citou.
Seja 10w40, 15w50 ou 20w50. Sendo eles minerais, semi-sintético ou sintético. Custando 11 ou 55 reais o litro.
Só pra lembrar, não existe óleo para 3/5/10 ou 20 mil km. Existe projeto de motores para troca do óleo em determinado km.
Em relação a viscosidade sim, cada projeto de motor tem determinada vazão de óleo pelo tamanho das galerias, vazão da bomba e etc...
Mas em relação a durabilidade um óleo sintético, semi e mineral tem durabilidade diferente. Lembrando que o manual da Bandit lá fora recomenda a troca de óleo a cada 6.000km. a troca das velas a cada 12.000 (aqui a cada 6.000) está na cara que a JToledo fez isso pra arrecadar mais...
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
E os 6.000 km que é recomendado lá fora é só o óleo, o filtro é a cada 12.000km se não me engano.
Eu já estou usando um óleo SM, superior ao SL recomendado, e trocando o filtro junto em todas as trocas, acho que 5.000km está de bom tamanho.
Eu já estou usando um óleo SM, superior ao SL recomendado, e trocando o filtro junto em todas as trocas, acho que 5.000km está de bom tamanho.
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Anderson. Fica 100% tranquilo que com o Motul 5100 você pode trocar com 5.000 km sem problema algum. O Motul dura até mais que isso. Mas 5.000 km está ótimo.
Depois passa um feedback de como ficou a moto ao passar a utilizar o Motul 5100.
Abraço.
Depois passa um feedback de como ficou a moto ao passar a utilizar o Motul 5100.
Abraço.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
andersonpg escreveu:E os 6.000 km que é recomendado lá fora é só o óleo, o filtro é a cada 12.000km se não me engano.
Eu já estou usando um óleo SM, superior ao SL recomendado, e trocando o filtro junto em todas as trocas, acho que 5.000km está de bom tamanho.
Amigo, não vou discutir qualidade de lubrificante, muito menos viscosidade.
O fabricante lhe dá opções, como mesmo relatou, de acordo com o clima em que é utilizado o veículo, dentro dos parâmetros de engenharia do motor.
A Suzuki recomenda no Brasil troca a cada 3 mil km de óleo e filtro. Sem mais discussões, o fabricante recomenda, seja pelo clima ou a péssima gasolina que temos. Vai saber mais por quais motivos. Mas dizer que foi imposição da J. Toledo pra ganhar mais, no mínimo é falta de imaginação.
Mas vou lhe fazer uma pergunta. Em todas as embalagens de óleo lubrificante você já leu a kilometragem/tempo pra qual aquele óleo é recomendado.
Procure!!
E depois post aqui pra nós.
Sem mais.
Bdti12- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Bdti12 escreveu:andersonpg escreveu:E os 6.000 km que é recomendado lá fora é só o óleo, o filtro é a cada 12.000km se não me engano.
Eu já estou usando um óleo SM, superior ao SL recomendado, e trocando o filtro junto em todas as trocas, acho que 5.000km está de bom tamanho.
Amigo, não vou discutir qualidade de lubrificante, muito menos viscosidade.
O fabricante lhe dá opções, como mesmo relatou, de acordo com o clima em que é utilizado o veículo, dentro dos parâmetros de engenharia do motor.
A Suzuki recomenda no Brasil troca a cada 3 mil km de óleo e filtro. Sem mais discussões, o fabricante recomenda, seja pelo clima ou a péssima gasolina que temos. Vai saber mais por quais motivos. Mas dizer que foi imposição da J. Toledo pra ganhar mais, no mínimo é falta de imaginação.
Mas vou lhe fazer uma pergunta. Em todas as embalagens de óleo lubrificante você já leu a kilometragem/tempo pra qual aquele óleo é recomendado.
Procure!!
E depois post aqui pra nós.
Sem mais.
Kkkkkkkkkk. Tem que rir dos caras. Então faz tudo que a J. Toledo recomenda. E fica tirando tanque, soltando vela e cabo de vela, afrouxando e apertando parafuso....Síndrome do cachorro viralata, a gasolina dos outros países é muito melhor que a nossa, e lá fora não faz calor ou não tem trânsito....
Se conseguir ler, tá aí a foto do Mobil 15w50, canto inferior direito: roda até 5.000 km
Isso que o fabricante do óleo sempre joga pra baixo, já considerando condições severas, o que não é meu caso, até porque tá cheio de radar nas ruas...
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Quando eu comprei a outra moto que eu tinha 0km, a recomendação da Yamaha para o Yamalube no manual era de 5.000km e na época só tinha o Yamalube 20w50 mineral. Mas a concessionária grampeou uma etiqueta recomendando a troca a cada 2.500km.
Nos manuais que saíram anos depois, TODOS recomendavam a troca a cada 5.000km. ou seja, não foi erro de impressão do manual ou algo do tipo.
Porque a concessionária mandava trocar com a metade do tempo? Não sei... Mas eu seguia o que estava no manual.
Existe o uso normal e o uso severo, no uso severo o prazo de troca é feito pela metade. Agora nivelar todo mundo por baixo, como se todo mundo fizesse uso severo, não acho certo.
Nos manuais que saíram anos depois, TODOS recomendavam a troca a cada 5.000km. ou seja, não foi erro de impressão do manual ou algo do tipo.
Porque a concessionária mandava trocar com a metade do tempo? Não sei... Mas eu seguia o que estava no manual.
Existe o uso normal e o uso severo, no uso severo o prazo de troca é feito pela metade. Agora nivelar todo mundo por baixo, como se todo mundo fizesse uso severo, não acho certo.
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
andersonpg escreveu:Bdti12 escreveu:andersonpg escreveu:E os 6.000 km que é recomendado lá fora é só o óleo, o filtro é a cada 12.000km se não me engano.
Eu já estou usando um óleo SM, superior ao SL recomendado, e trocando o filtro junto em todas as trocas, acho que 5.000km está de bom tamanho.
Amigo, não vou discutir qualidade de lubrificante, muito menos viscosidade.
O fabricante lhe dá opções, como mesmo relatou, de acordo com o clima em que é utilizado o veículo, dentro dos parâmetros de engenharia do motor.
A Suzuki recomenda no Brasil troca a cada 3 mil km de óleo e filtro. Sem mais discussões, o fabricante recomenda, seja pelo clima ou a péssima gasolina que temos. Vai saber mais por quais motivos. Mas dizer que foi imposição da J. Toledo pra ganhar mais, no mínimo é falta de imaginação.
Mas vou lhe fazer uma pergunta. Em todas as embalagens de óleo lubrificante você já leu a kilometragem/tempo pra qual aquele óleo é recomendado.
Procure!!
E depois post aqui pra nós.
Sem mais.
Kkkkkkkkkk. Tem que rir dos caras. Então faz tudo que a J. Toledo recomenda. E fica tirando tanque, soltando vela e cabo de vela, afrouxando e apertando parafuso....Síndrome do cachorro viralata, a gasolina dos outros países é muito melhor que a nossa, e lá fora não faz calor ou não tem trânsito....
Se conseguir ler, tá aí a foto do Mobil 15w50, canto inferior direito: roda até 5.000 km
Isso que o fabricante do óleo sempre joga pra baixo, já considerando condições severas, o que não é meu caso, até porque tá cheio de radar nas ruas...
Linda a embalagem, ótimo produto, sem dúvidas.
Na parte de trás da embalagem podemos ler:
"Respeitando-se as recomendações do fabricante, permite intervalos de troca de até 5000km."
Me desculpe, não consegui virar a embalagem pra você ler.
Fato, você não segue o que recomenda o fabricante. Se está bem assim pra você, está melhor ainda pra mim.
Não tenho síndrome de cachorro viralada.
Bdti12- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Sim, respeitando as recomendações "do fabricante" a J Toledo não fábrica motos, é apenas um representante.
O manual que temos aqui é uma tradução "bem porca por sinal" e com algumas alterações feitas pela J.Toledo do manual lá de fora.
Está errado em recomendar o prazo de trocas de uso severo? Talvez não. Aí vai de como cada um utiliza o que tem. Mas é sempre bom saber que o que está no manual não é bem assim...
Neste ponto tenho que concordar que somos tratados como viralatas.
Mas claro que cada um cada um...
Realmente eu não sigo as recomendações da JToledo, pois acho exagero. Trocar o fluido de freio e embreagem todo o ano, as mangueiras de freio a cada 4 anos, líquido de arrefecimento a cada 2 anos, verificar folga das válvulas a cada 12.000km, limpar filtro de ar a cada 3.000 e trocar com 9.000.
Mas isso porque a minha experiência e meu uso me diz que é exagero. Com esse tempo esses intens citados acima ainda estão em boas condições de uso. Se morassemos em um país de 1° mundo aonde não fossemos explorados e as peças custassem um valor justo, quem sabe eu até o faria... Mas estamos no Brasil, um pré filtro de combustível original custa 300 reais...
E se olharmos a recomendação de outros fabricantes, Yamaha, Kawasaki, etc... Veremos que os prazos de manutenção da Suzuki no manual da JToledo é exagerado. Mesmo no Brasil os intervalos de troca de outras marcas são condizentes com os intervalos de troca do manual e manual de serviços publicado fora do Brasil.
Mas claro, é minha opinião, por minha conta e risco, que quiser que siga o que manda a J. Toledo.
O manual que temos aqui é uma tradução "bem porca por sinal" e com algumas alterações feitas pela J.Toledo do manual lá de fora.
Está errado em recomendar o prazo de trocas de uso severo? Talvez não. Aí vai de como cada um utiliza o que tem. Mas é sempre bom saber que o que está no manual não é bem assim...
Neste ponto tenho que concordar que somos tratados como viralatas.
Mas claro que cada um cada um...
Realmente eu não sigo as recomendações da JToledo, pois acho exagero. Trocar o fluido de freio e embreagem todo o ano, as mangueiras de freio a cada 4 anos, líquido de arrefecimento a cada 2 anos, verificar folga das válvulas a cada 12.000km, limpar filtro de ar a cada 3.000 e trocar com 9.000.
Mas isso porque a minha experiência e meu uso me diz que é exagero. Com esse tempo esses intens citados acima ainda estão em boas condições de uso. Se morassemos em um país de 1° mundo aonde não fossemos explorados e as peças custassem um valor justo, quem sabe eu até o faria... Mas estamos no Brasil, um pré filtro de combustível original custa 300 reais...
E se olharmos a recomendação de outros fabricantes, Yamaha, Kawasaki, etc... Veremos que os prazos de manutenção da Suzuki no manual da JToledo é exagerado. Mesmo no Brasil os intervalos de troca de outras marcas são condizentes com os intervalos de troca do manual e manual de serviços publicado fora do Brasil.
Mas claro, é minha opinião, por minha conta e risco, que quiser que siga o que manda a J. Toledo.
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Outra coisa, se alguém souber responda aqui:
No manual do Brasil não fala nada a respeito do prazo de troca do pré filtro da bomba de combustível. Ao menos eu não achei...Se o nosso combustível é tão ruim assim e eles se importam tanto com a gente, porque não mencionaram isso?
Alguém sabe qual o prazo de troca do pré filtro de combustível?
As motos que eu tive até hoje tem o filtro e o pré filtro, e os dois tinha um prazo de troca de 20.000 km se não me engano, imagina a Bandit que tem só o pré filtro...
No manual do Brasil não fala nada a respeito do prazo de troca do pré filtro da bomba de combustível. Ao menos eu não achei...Se o nosso combustível é tão ruim assim e eles se importam tanto com a gente, porque não mencionaram isso?
Alguém sabe qual o prazo de troca do pré filtro de combustível?
As motos que eu tive até hoje tem o filtro e o pré filtro, e os dois tinha um prazo de troca de 20.000 km se não me engano, imagina a Bandit que tem só o pré filtro...
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Concordo que o manual tem alguns exageros.
Mas acredito que seguir o recomendado sobre óleo seria o mínimo. Nesse quesito pecar pelo excesso de zelo não seria de todo ruim.
Troco óleo, uso lubrax essencial 20w50 SL, e filtro de óleo, original, a cada três mil km rodados e não gasto 150 reais. Barato.
Mas acredito que seguir o recomendado sobre óleo seria o mínimo. Nesse quesito pecar pelo excesso de zelo não seria de todo ruim.
Troco óleo, uso lubrax essencial 20w50 SL, e filtro de óleo, original, a cada três mil km rodados e não gasto 150 reais. Barato.
Bdti12- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
óleo é a parte mais barata da manutenção da moto.
Acredito que a grande maioria aki troca pelo tempo e não por kms.
Mas enfim....mil kms pra la, mil pra ca.... dúvido que não tenha margem de erro...nem perco meu tempo.
Acredito que a grande maioria aki troca pelo tempo e não por kms.
Mas enfim....mil kms pra la, mil pra ca.... dúvido que não tenha margem de erro...nem perco meu tempo.
Charger- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Eu tô usando a moto dia a dia pra ir trabalhar. Por isso acabo trocando por km... Rodo 1.000km por mês
A XJ6 com óleo mineral Yamalube que é inferior a Mobil e lubrax pede troca no manual em português Brasil a cada 5.000km. filtro a cada 20.000km
No manual europeu é 10.000km
Pra ter uma idéia.
Mas também acho que de 3.000 pra 5.000 não muda muita coisa.
Fluido de freio que em tudo quanto é tipo de carro e moto o recomendado é 2 anos, só a JToledo manda trocar todo o ano...
A XJ6 com óleo mineral Yamalube que é inferior a Mobil e lubrax pede troca no manual em português Brasil a cada 5.000km. filtro a cada 20.000km
No manual europeu é 10.000km
Pra ter uma idéia.
Mas também acho que de 3.000 pra 5.000 não muda muita coisa.
Fluido de freio que em tudo quanto é tipo de carro e moto o recomendado é 2 anos, só a JToledo manda trocar todo o ano...
andersonpg- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 17/10/2018
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Como disse Anderson, depende do projeto dos motores e suas características construtivas.
Como viu, na nacionalização também houve um decréscimo pela metade do tempo de troca de óleo da XJ6.
O que eu lhe disse na minha primeira postagem é que, você poderia utilizar qualquer um dos óleos que citou, não prejudicaria em nada o motor. O mais prejudicial seria a sua troca a cada 5mil km. Mas enfim. Também acho que não será você quem vai fazer a retifica desse motor um dia. Então, mil pra cá, dois mil pra lá. Tanto faz.
Na sua região, um óleo 10w50 seria o ideal, pois atende a um range de temperatura maior. Mas o 15w50 já está realmente de bom tamanho.
Como o Charger disse, a maioria troca pelo tempo e não pela kilometragem.
Se não me engano são seis meses, é isso ?
Como viu, na nacionalização também houve um decréscimo pela metade do tempo de troca de óleo da XJ6.
O que eu lhe disse na minha primeira postagem é que, você poderia utilizar qualquer um dos óleos que citou, não prejudicaria em nada o motor. O mais prejudicial seria a sua troca a cada 5mil km. Mas enfim. Também acho que não será você quem vai fazer a retifica desse motor um dia. Então, mil pra cá, dois mil pra lá. Tanto faz.
Na sua região, um óleo 10w50 seria o ideal, pois atende a um range de temperatura maior. Mas o 15w50 já está realmente de bom tamanho.
Como o Charger disse, a maioria troca pelo tempo e não pela kilometragem.
Se não me engano são seis meses, é isso ?
Bdti12- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016
Re: Óleo 15w50 ou 10w40 na B65?
Pq óleo sempre acaba em briga? kkkk
3.000 km é nada pra qualidade de óleo que atingimos. Cada cabeça uma sentença. Por outro lado, Triumph e Honda estão indicando troca com 10.000, semissintético. Eu uso 100% sintético e troco com 5k. Rasgo dinheiro? Talvez, mas me sinto bem assim...rs
O Charger sabe que uso severamente, principalmente o câmbio...kkkk
3.000 km é nada pra qualidade de óleo que atingimos. Cada cabeça uma sentença. Por outro lado, Triumph e Honda estão indicando troca com 10.000, semissintético. Eu uso 100% sintético e troco com 5k. Rasgo dinheiro? Talvez, mas me sinto bem assim...rs
O Charger sabe que uso severamente, principalmente o câmbio...kkkk
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Oleo Ipiranga Top Rider 15w50 100% sintetico API SM Jaso MA2
» Oléo 10w40 SL Jaso MA Mineral alguém conhece?
» Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)
» óleo sintetico repsol 15w50
» Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
» Oléo 10w40 SL Jaso MA Mineral alguém conhece?
» Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)
» óleo sintetico repsol 15w50
» Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos