Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moto "sambando"... O que pode ser? haha

+3
Luciano Cardoso
morassi
mac_b65s
7 participantes

Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por mac_b65s Seg 06 Abr 2015, 21:42

Buenas, Suzukeiros... haha

Tudo bão?

Pessoal, alguém poderia me ajudar?

A minha moto é uma B65S, 07/08, e ela ta apresentando o seguinte... Quando estou na rodovia com ela, mantendo uma média de 130/140 km/h, ela começa a dar uma "sambada" na dianteira... Digamos que ela fica jogando de um lado para o outro, mesmo em linha reta. Não é uma jogada brusca, mas é perceptivel essa jogada. Eu apostaria que seja caixa de direção, mas não sei como identificar se ela está boa ou ruim... A unica coisa que sei é que não tem "calos" na direção.

Outra coisa também, é que quando to acelerando, de boa, sem enrolar o cabo, e quando chega entre 110/115 km/h, até uns 117, 118, a frente toda treme muito forte, mas depois dessa velocidade para. Será que é algo relacionado a esse problema que citei acima?

To ficando meio cabreiro com isso... E pensando que seja algum problema grave Crying or Very sad

Aguardo auxílio do pessoal mais experiente.

Abraços!

mac_b65s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 18/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por morassi Seg 06 Abr 2015, 23:06

Como está a regulagem da pré-carga ? Está compatível com seu peso ? Como está a calibração dos pneus ? Qual é o estado dos pneus ? Os rolamentos da caixa de direção e da roda estão ok ?
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por mac_b65s Seg 06 Abr 2015, 23:23

Morassi,

O que vem a ser regulagem de pré-carga? Sou um pouco leigo nessas coisas... Razz
Meu peso é aprox 90 kg (gordo) kkkkkk

Pneus calibrados na sexta passada... não sei se é o correto, mas calibro com 34 dianteiro e 36 traseiro... Qual calibragem é ideal?

Pneus são muito novos, menos de 5000 km... São dois Pirelli Angel GT.

Rolamentos da caixa de direção eu não sei, pq não identifiquei calos, mas suspeito de que tenha alguma folga. Pode ser impressão minha, mas... E as das rodas eu troquei as 4.

Eu coloquei baú na moto também, mas acontece a mesma coisa quando eu ando sem.

mac_b65s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 18/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por morassi Ter 07 Abr 2015, 00:13

Você tem o manual do proprietário ? Ele normalmente traz uma regulagem da pre-carga e uma calibragem dos pneus padrão para seu peso, não necessariamente os melhores. Pré-carga da susp dianteira é aquela feita acima das bengalas sabe ? Já tentou erguer a moto para fazer o check dos rolamentos da direção ?
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por mac_b65s Ter 07 Abr 2015, 00:18

Bom... eu não tenho o manual dela, pois não veio quando a comprei.

Sobre erguer a moto e verificar, fazer isso eu fiz... mas não identifiquei nenhuma folga ou calo.
Na roda também... Não tem jogo.
Ou esteja fazendo errado...

Poderia me dar algumas dicas?

mac_b65s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 18/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por morassi Ter 07 Abr 2015, 00:44

Tente comprar ou baixar esse manual. Fiz uma procura rápida e não encontrei.

Porém a julgar seu peso e o da moto aumentaria a pressão dos pneus para 36 frente e 40 atrás.

Quando você frena a moto, a suspensão dianteira "mergulha"/afunda muito ? Quando você sobe na moto parada a suspensão dianteira afunda um pouquinho ?
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por mac_b65s Ter 07 Abr 2015, 08:43

Morassi,

Então, tentei procurar o manual do proprietário para baixar, mas não encontro em lugar nenhum... Consegui baixar o manual de serviço, em inglês.

Depois dou uma lida no manual para ver se encontro alguma informação.

Outra coisa que percebo na moto, não sei se é normal ou cisma minha, é que quando faço uma curva, parece que a direção quer ir para o outro lado... Já tem algum tempo que acontece isso. Eu tento praticar o contra esterço, mas tenho receio de não fazer correto.

A moto de mais alguém faz isso?

mac_b65s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 18/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por mac_b65s Ter 07 Abr 2015, 08:46

Sobre a suspensão, Morassi...

No meu ponto de vista, ela não "afunda" muito... Vou ver melhor essa questão.

E também não percebi que a suspensão dianteira abaixa quando eu subo nela... Vou fazer isso é te falo.

Valeu pela força, man!

mac_b65s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 18/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por Luciano Cardoso Ter 07 Abr 2015, 08:48

Bom dia, primeiro vamos por parte, em relação a suspensão dianteira verifique a regulagem da precarga, deve estar com 3 ou 2 traços (quanto menos ''traços'' mais dura fica), essa é a regulagem padrão pra nao ficar nem muito macia nem muito dura, verifique tambem se há folga na caixa de direção e se há empeno na roda dianteira, se estiver empenada o balanceamento não fica bom, ao desmontar a roda dianteira verifique se os rolamentos estão bons, se voce regular a precarga para 2 traços  e não sentir diferença recomendo trocar o óleo das bengalas.
Em relação a suspenão traseira verifique tambem a precarga, se estiver muito macia, baixando muito quando voce senta, pode aumentar a precarga rosqueando mais aquela porca grande que fica na base do amortecedor no sentido horário, pode ajustar tambem o retorno, tem um parafuso de fenda na base do amortecedor que voce pode ajustar tambem, se o amortecedor estiver retornando muito rapido, por exemplo, quando vc passa por uma cabeceira de ponte e sente aquela catapultada te jogando pra fora do banco, pode ser que a regulagem do retorno da suspensão traseira esteja muito aberta, é só girar no sentido horario, para o lado onde tem a letra H (hard) um ou dois cliques e testa, confira tambem se a regulagem da corrente está igual nos dois lados.
Se seus pneus estiverem bons, apenas verifique a calibragem, no manual da moto vem uma recomendação prevista para uso sempre com 2 pessoas (piloto e garupa) então voce pode baixar uns 3 a 5 libras que ficará bom, na minha o manual recomenda 36 dianteiro e 42 traseiro eu uso 33/36.
Espero ter ajudado, quando fizer as verificações e correções nos informe se ficou bom.

Sds
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por mac_b65s Ter 07 Abr 2015, 09:12

Luciano,

Sobre a regulagem da pré-carga, é pra fazer naquelas "porcas" que fica na ponta das begalas, próximos a mesa, certo? Elas deve estar na mesma posição? Pois hoje eu vi que a do lado esquerdo está em paralelo com a moto, e outra está inclinada (digo a posição da porca).

Como já havia informado antes, não consegui identificar folgas/calos na caixa de direção. Como você faz essa verificação?

Vou ver como a suspensão traseira se comporta quando sento na moto, caso eu perceba que ela afunde muito, vou tentar regular o retorno. A pré-carga tem uma ferramenta certa pra fazer a regulagem?

Suspeito também que as rodas/pneus estejam desbalanceadas/desalinhados... Posso fazer isso em qualquer Oficina ou tem alguma específica?

Isso tem algo a ver também com relação desgastada? Pq a minha já está precisando trocar...

No aguardo.

mac_b65s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 18/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por Luciano Cardoso Ter 07 Abr 2015, 09:37

A regulagem da precarga da suspensão dianteira voce regula até com uma moeda de 1 real, são naqueles parafusos grandes de fenda, veja que na lateral tem uns traços, ali são as medidas da regulagem, deve deixar com 3 ou 2 traços.

Se a suspensão traseira estiver afundando muito quando vc senta, tem que aumentar mais a precarga atraves daquelas porcas grandes que fica na base do amortecedor, normalmente vem a chave junto com as ferramentas da moto, se no tiver só levando na oficina.
O ajuste do retorno só precisa fazer se voce perceber que está catapultando, te jogando pra fora do banco quando passa em desnivel, um ou dois cliques e testa.
O balanceamento seria bom fazer numa oficina que tem o aparelho mais moderno, digital, mas deve verificar se as rodas não tem empeno, se tiver terá que desempenar antes, normalmente lojas que trabalham com conserto e pintura de rodas de carro tambem fazem pra motos.
A relação desgastada nao causa isso, verifique o alinhamento da roda traseira através dos marcadores de regulagem da corrente dos dois lados, e providencie a troca logo para sua segurança.

Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por morassi Ter 07 Abr 2015, 12:43

X2 curtir
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por ProSoft Ter 07 Abr 2015, 14:43

Sobre o ajuste de suspensão, eu regulei minha GSX650 por esse post:
https://www.suzukionline.org/t11756-ajuste-de-suspensao-bandit-by-hans-blackbullet

Ali tem todas as dicas. A moto parece muito melhor mas ainda não tive oportunidade de esticar ela pra sentir nas curvas. Eu também tenho essa sensação de insegurança, especialmente nas curvas. Na reta, acima de 140 parece que a moto balança lateralmente. Talvez seja o mesmo que o pessoal diz que a moto está "passarinhando". Parecido com isso: https://www.youtube.com/watch?v=h5rKjJA8bvY só que muito suave. Nas curvas, parece que ela quer levantar. A suspensão dianteira estava completamente mole. Deixei com dois traços fora. A traseira deixei com 3/4 de volta p/ fechar completamente. Pré-carga traseira no 3. Agora só falta testar.
ProSoft
ProSoft
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 04/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por mac_b65s Sex 24 Abr 2015, 10:15

Revivendo o post... haha

Depois de vários dias matutando pra ver o que seria o problema da "tremedeira" na carenagem da B65S, finalmente consegui solucionar o problema...

E adivinhem?

ERA A RELAÇÃO!!!

Troquei hoje mesmo (Riffel com corrente EK) e dei uma esticada na rodovia... a moto parecia 0km!!! Hahahah Razz

Mas agora falta trocar o óleo de bengala, pq ta afundando muito... Ai vai ficar lisinha, lisinha!


Valeu, galera! Obrigado pelas dicas Very Happy

mac_b65s
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 18/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por NeyFCAndrade Seg 27 Abr 2015, 17:40

Poooooxa, que merda eim...

Ainda bem que correu tudo bem e no pior das hipóteses dos males o menor.

A minha B6 estava dançando acima dos 100km/h e resolvi apenas regulando a pré-carga da suspensão. Estava no 7 e coloquei no 3, ficou show.

Abraços!!!
NeyFCAndrade
NeyFCAndrade
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por oyabrug Qua 03 Jun 2015, 00:17

Isso também acontece muito com pneu sem balanceamento.
oyabrug
oyabrug
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por JOAO2015 Seg 29 Jun 2015, 20:57

mac_b65s escreveu:

A minha moto é uma B65S, 07/08, e ela ta apresentando o seguinte... Quando estou na rodovia com ela, mantendo uma média de 130/140 km/h, ela começa a dar uma "sambada" na dianteira... Digamos que ela fica jogando de um lado para o outro, mesmo em linha reta. Não é uma jogada brusca, mas é perceptivel essa jogada. Eu apostaria que seja caixa de direção, mas não sei como identificar se ela está boa ou ruim... A unica coisa que sei é que não tem "calos" na direção.

Outra coisa também, é que quando to acelerando, de boa, sem enrolar o cabo, e quando chega entre 110/115 km/h, até uns 117, 118, a frente toda treme muito forte, mas depois dessa velocidade para. Será que é algo relacionado a esse problema que citei acima?

Abraços!

ESPERO QUE VOCÊ TENHA RESOLVIDO O PROBLEMA, PORQUE ESSA É UMA SITUAÇÃO MUITO PERIGOSA. VOCÊ MANDOU VERIFICAR A SUSPENSÃO DIANTEIRA, O EIXO DA RODA? PODE TER ALGUMA DIFERENÇA MILIMÉTRICA QUE EM ALTAS VELOCIDADES PODE SER MAIS PERCEPTÍVEL E MAIS PERIGOSO
JOAO2015
JOAO2015
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 17/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Moto "sambando"... O que pode ser? haha Empty Re: Moto "sambando"... O que pode ser? haha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos