Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas com óleo de motor

+8
Kallébe
adautojunior
Wallysson
J_Cesar
budha74
Ernani
nelslima
RN600
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Problemas com óleo de motor

Mensagem por RN600 Qui 16 maio 2013, 22:36

Boa noite, essa semana tive uma surpresa ao trocar o óleo da minha 150 Mix 2012. Sempre usei o Lubrax Essencial 20w50 desde que saiu da garantia, mais como estava com pressa comprei a noite um óleo da Shell AX5 SL 20w50 (Tubo amarelo) e coloquei na moto, eis que....No outro dia na hora de ir trabalhar a moto soltava muita fumaça, parecia que os anéis do pistão nem estavam mais lá, soltava tanta fumaça que tampava a rua. Ai retirei todo esse óleo, fui no posto e comprei o Lubrax, troquei e tudo voltou ao normal após alguns quilômetros. Essa moto tem 20.000 km e só foi minha, não sei o que aconteceu, mais nunca mais uso esse óleo da Shell.
Outro fato interessante foi na minha B600 2005, quando comprei ela veio com o Yamalube Mineral, e notei que depois que esquentava a embreagem patinava um pouco em 3ª, andei um pouco assim e logo depois troquei para o Motul 3000. Problema resolvido. Pelo menos no meu caso o Motul aparentemente é muito melhor para a Bandit, o câmbio fica melhor de engatar e não patina a embreagem de jeito nenhum.
RN600
RN600
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 14/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por nelslima Sex 17 maio 2013, 13:31

Amigo,o que relatou para mim não faz sentido em nenhum dos casos.
Os óleos Shell são excelentes.
Shell é recomendado pela Ferrari e outras marcas top de linha mundiais.
O Yamalube é produzido pela Texaco-Chevron.
A Chevron é a AC-Delco, fornecedor exclusivo e mundial da GM-Chevrolet-Open-Cadillac-OldsMobile e Pontiac. (precisa dizer mais alguma coisa da Texaco ?)
A Motul é reconhecida somente no mundo motociclístico e diante de um marketing violento. Um bom óleo mas, não tem portfólio diante da Shell e muito menos da Texaco-Chevron.
Aliás, reconheço que a Motul é um excelente óleo, mas, na verdade vem de algum lugar da França que Brasileiro sequer sabe onde fica.
Ficou famoso, mas, não podemos dizer que seja superior às grandes marcas como Shell, Texaco, Mobil, etc.
Acho que seu caso foi isolado e não vejo explicação.
Só se comprou um falsificado...



nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Ernani Sex 17 maio 2013, 14:51

Só uso Motul e não tenho o que reclamar.

O óleo para motos é diferente dos de carro, ele tem antiespumantes e detergentes apropriados para altas rotações.

Mobil é muito ruim.

voltando ao assunto: não faz sentido a moto fumar com um tipo de óleo e não fumar com outro tipo, tá mais com cara de óleo na gasolina.
Ernani
Ernani
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 14/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por budha74 Sex 17 maio 2013, 16:34

Na verdade, isso é até comum. Os aditivos detergentes diferem entre as marcas. Num motor mais rodado já com alguma folga, quando se troca de marca de óleo, pode ser que o novo retire alguma sedimentação que estava com o óleo antigo, deixando então o óleo passar e começar a queimar. Na teoria, não deveria mudar nada, mas na prática é o que ocorre. Já aconteceu comigo algumas vezes até eu aprender a não ficar mudando de óleo.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por nelslima Sex 17 maio 2013, 18:31

Ernani escreveu:Só uso Motul e não tenho o que reclamar.

Mobil é muito ruim.

.

Discordo.
Mobil é marca da Exxon (maior companhia petrolífera do mundo) e recomendado por Mercedes-Benz, BMW, Porsche e Rolls Royce e outras diversas marcas top.
Atualmente é o óleo oficial SUZUKI no Brasil. Foi por 25 anos o óleo oficial da Honda e não é mais hoje por motivos de preço da classe sintética.
É um excelente óleo, pioneiro em óleos sintéticos no Brasil e o melhor óleo sintético para motores automotivos com grades 0w20, 0w30, 0w40, etc.
Para motos, temos o Mobil 1 Racing 15w50 que é similar ao Motul 7100 (excelentes) e 100% sintéticos.
A principal diferença do óleo para carros e motos não tem nada a ver com aditivos ou detergentes e sim com a propriedade de um aditivo específico somente usado para não patinar a embreagem que vai em carter úmido e não em seco como nos carros. (classificações JASO).

Motul é bom, mas, temos que respeitar e admitir que Mobil é bom também.
Em minha Hayabusa, utilizei na revisão dos 3mil km Motul 7100. A moto de manhã ficou uma desgraça durante uns 2 minutos batendo válvulas.
Na revisão dos 6 mil, coloquei Mobil 1, nunca mais ouví nada. Nem me lembro mais do barulho.

O que acredito que acontece no Brasil é que por muito tempo o brasileiro por ignorância e pressão da Honda, usou o famoso Mobil Preto achando que era o melhor. Mas, simplesmente era mineral e um API-SF (um dos mais fraquinhos).
Hoje a coisa mudou e o brasileiro ainda usa o Mobil Preto, se esquecendo que existe o Mobil Mx (similar ao Motul 5100) e o Mobil 1 (similar ao Motul 7100).
Quem usa Motul paga mais caro, quem usa Mobil (da mesma especificação) paga mais barato, simples assim.



Última edição por nelslima em Sex 17 maio 2013, 18:35, editado 1 vez(es)

nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por nelslima Sex 17 maio 2013, 18:33

budha74 escreveu: Os aditivos detergentes diferem entre as marcas. Num motor mais rodado já com alguma folga, quando se troca de marca de óleo, pode ser que o novo retire alguma sedimentação que estava com o óleo antigo, deixando então o óleo passar e começar a queimar. Na teoria, não deveria mudar nada, mas na prática é o que ocorre. Já aconteceu comigo algumas vezes até eu aprender a não ficar mudando de óleo.

Concordo plenamente, realmente quando se muda o óleo, com aditivos diferentes, pode-se ter alguma reação do tipo, mas, por pouco tempo e tudo volta ao normal sem danificar nada.

nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por J_Cesar Dom 19 maio 2013, 20:02

Já eu com minha Haya 2009 coloquei Lubrax e a moto ficou uma merda!!!! Rodei 250Km e a moto tava insuportável. Voltei para o Motul e todos os problemas (engate de marcha péssimo e barulho estranho do motor) sumiram na hora. Só vou de Motul!
J_Cesar
J_Cesar
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 07/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Wallysson Seg 20 maio 2013, 09:00

Então RN600,

Imagino que foi caso isolado, esse o seu.
Pois eu já usei uma vez esse Shell na minha e não vi problemas nesse sentido.
Mas achei que a marcha ficou um pouco mais dura que o Lubrax...


Viu galera, agora ficar fazendo comparativo entre os óleos sintéticos eu acho que não é ponto...
Já que a dúvida/problema foi com óleo mineral.
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por adautojunior Seg 20 maio 2013, 18:48

Desde quando comprei minha moto, mais de um ano atrás com 4mil km, hoje com 20k, só usei motul 3000 e uma vez o mobil super moto mx que é semi sintético, não senti diferença entre eles na pilotagem, troca de marcha etc, porém continuei no motul 3000 por perceber que após 3k rodados, quando faço a troca de óleo e filtro, o motul 3000 continua bem espesso e com a cor ainda clara, já o mobil mx, além de mais fino, fica bem mais escuro em relação ao motul 3000, claro que é normal todo óleo depois de usado, estar mais fino e mais escuro, estou somente comparando um com outro.

abs
adautojunior
adautojunior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Kallébe Seg 20 maio 2013, 20:20

nelslima escreveu:
Ernani escreveu:Só uso Motul e não tenho o que reclamar.

Mobil é muito ruim.

.

Discordo.
Mobil é marca da Exxon (maior companhia petrolífera do mundo) e recomendado por Mercedes-Benz, BMW, Porsche e Rolls Royce e outras diversas marcas top.
Atualmente é o óleo oficial SUZUKI no Brasil. Foi por 25 anos o óleo oficial da Honda e não é mais hoje por motivos de preço da classe sintética.
É um excelente óleo, pioneiro em óleos sintéticos no Brasil e o melhor óleo sintético para motores automotivos com grades 0w20, 0w30, 0w40, etc.
Para motos, temos o Mobil 1 Racing 15w50 que é similar ao Motul 7100 (excelentes) e 100% sintéticos.
A principal diferença do óleo para carros e motos não tem nada a ver com aditivos ou detergentes e sim com a propriedade de um aditivo específico somente usado para não patinar a embreagem que vai em carter úmido e não em seco como nos carros. (classificações JASO).

Motul é bom, mas, temos que respeitar e admitir que Mobil é bom também.
Em minha Hayabusa, utilizei na revisão dos 3mil km Motul 7100. A moto de manhã ficou uma desgraça durante uns 2 minutos batendo válvulas.
Na revisão dos 6 mil, coloquei Mobil 1, nunca mais ouví nada. Nem me lembro mais do barulho.

O que acredito que acontece no Brasil é que por muito tempo o brasileiro por ignorância e pressão da Honda, usou o famoso Mobil Preto achando que era o melhor. Mas, simplesmente era mineral e um API-SF (um dos mais fraquinhos).
Hoje a coisa mudou e o brasileiro ainda usa o Mobil Preto, se esquecendo que existe o Mobil Mx (similar ao Motul 5100) e o Mobil 1 (similar ao Motul 7100).
Quem usa Motul paga mais caro, quem usa Mobil (da mesma especificação) paga mais barato, simples assim.


Caramba Nelslima. Você manja muito de marcas, propriedades e afins de óleo... Muito bom saber de todas essas informações. Fico grato por compartilhar conosco. Na minha eu também só utilizava o Motul 7100 sintético, não sei ai. Mas aqui no Piauí só temos um representante da marca e ele é vendido aqui a 80 reais. Toda troca era três litros de 80 reais, mais o filtro. Todos me falavam que era o melhor e tals... E como todo dono de moto que é vaidoso com sua moto trata ela como se fosse sua filha, eu pagava. Achava caro... Mas já que era tão superior, valia a pena. Um certo dia fui comprar e não tinham ele no estoque desse único representante da marca aqui. Então tive que pôr Mobil e não me arrependo nem por um segundo. O funcionamento do motor ficou muito mais macio. Agora só uso Mobil, gasto muito menos, mas com a consciência tranquila de pôr algo bom. Por isso acredito que o motul é bom. Mas a maior parte de sua fama é apenas marketing. É como futebol... O Neymar é bom jogador, mas nunca jogou metade do futebol correspondente com o marketing da globo. Logo o marketing cria o personagem....

E falando de fumaçar... Não faz sentido um motor fumaçar bastante com um óleo e com outro não. O que faz o motor fumaçar são vazamentos de óleo dentro do motor. Assim como os vazamentos fora dele. E esses vazamentos são provocados por juntas, retentores de válvulas ou anéis de segmentos desgastados. Ou nos piores casos tudo junto... Não faz sentido uma peça estar desgastada ao ponto de fumaçar e de repente não estar mais. Sem que tenha havido a substituição das peças.

Kallébe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 22/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por lucas.sorocaba Seg 20 maio 2013, 22:34

O pessoal fala muito de ficar duro pra trocar de marcha, experimentem lavar a corrente da moto com querosene e depois lubrificar com oleo 90 que seus problemas acabarão, já coloquei até militec na minha moto e usei motul, lubrax, ipiranga e é tudo a mesma coisa, se não prestasse não saia original de fabrica com lubrax.
lucas.sorocaba
lucas.sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 31/01/2010

http://www.clubedafour.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Wallysson Ter 21 maio 2013, 08:23

Pois é RN600,
Pensando nos detalhes, da pra imaginar que estes litros de óleo que você comprou estavam com problema.
Ex: óleo mais fino, SAE 30, sei lá... que não vedou a folga pistão x aneis x camisa
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Padumi Ter 21 maio 2013, 14:29

Na B 1250 só uso Lubrax mineral, o indicado no manual da moto.

R$ 13,00 o litro!

Jà usei Motul e não vejo motivo algum pra pagar o dobro neste óleo.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por budha74 Ter 21 maio 2013, 14:37

Na Intruder também uso o Lubrax Essencial verde, de R$ 12,00 o litro. Já na B12, uso o Lubrax Tecno amarelo de R$ 17,00 o litro. Também não tenho problema algum, muito pelo contrário.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Chester Esquadrão Ter 21 maio 2013, 14:46

lucas.sorocaba escreveu:O pessoal fala muito de ficar duro pra trocar de marcha, experimentem lavar a corrente da moto com querosene e depois lubrificar com oleo 90 que seus problemas acabarão, já coloquei até militec na minha moto e usei motul, lubrax, ipiranga e é tudo a mesma coisa, se não prestasse não saia original de fabrica com lubrax.

Concordo.

O problema é que tem muita gente sendo afetada pelo "efeito placebo". Razz
Chester Esquadrão
Chester Esquadrão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 27/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por nelslima Ter 21 maio 2013, 14:50

Na verdade, essa polêmica toda, não deveria existir.
Podemos usar nas motos qualquer óleo (com a devida especificação correta) que não teremos problemas.
Marcas como Lubrax, Motul, Mobil, Elf, Shell e outras consagradas, não há o que temer.
O que não pode é usar o que ví outro dia uma tal de RicOil...(aí sim, é froids)...

Tem motor que é mais sensível que outro.
Por exemplo, SRADS, de manhã fazem barulho frias, bandits fazem, já outros motores não fazem, dependem muito.

O problema do brasileiro é que ele vai na onda do que qualquer mané de posto ou oficina fala.

Vocês querem a receita de como economizar na hora de comprar óleo e outras peças ?
Procurem entender o que significa a especificação do óleo e como funciona e do que sua moto precisa.
Vocês verão que não precisa usar Motul nunca, (nem o RicOil também né ?)...e ainda vão economizar uma grana.
Particularmente, minha Haya 2013, fazia barulho de manhã com Motul 7100 (o pica das galáxias)...coloquei o Mobil 1 alemão, e nem parece que a moto tem cabeçote mais, silencio total.
É muito relativo, os 2 são bons e uma verdade seja dita :
Motul investe mais em marketing do que qualquer outra coisa.

E ainda questiono uma coisa :
O Motul 3000 sempre foi de classificação API-SG...
Depois que lançaram no mercado óleos novos minerais classificados como API-SH ou SL...o motul 3000 começou a vir com rótulo API-SL ???
E aí ???
Mudaram o óleo do nada ?
O Yamalube (Texaco-Chevron) API-SL, sempre foi melhor óleo mineral do mercado brasileiro e mais barato que Motul 3000, mas, quando o povo começou a perceber isto de repente a Motul me aparece como API-SL ???
Até o lançamento do Mobil MX (que é o mesmo que o Motul 5100), a Motul "jurava por Deus" que o óleo Motul 5100 era sintético, hoje, fala que é de tecnologia sintética (semi-sintético).
E por muito tempo vendeu como sintético, até os mecânicos falam que são sintéticos até hoje.
NUNCA FORAM...

Tá faltando um comparativo de algum órgão regulador federal decente para nos mostrar quem é quem nessa brincadeira, porque no final das contas, somos é palhaços em comprar estes mais caros, porque depois de um tempo, a gente ve que não era bem aquilo.
Um exemplo disso, é que a Harley-Davidson até pouco tempo atrás condenava Motul e agora está com a marca como oficial ?
Harley é só nome, então, para atribuir Motul como marca oficial já me deixa decepcionado.
Precisamos é de um comparativo, testes oficiais e saber realmente o que estamos comprando, porque comprar marca é foda...



nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Wallysson Qua 22 maio 2013, 08:19

nelslima escreveu:


[2x]
A referência para a qualidade é pra ser o API-xx.
Porém, como você falou é questionável...
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por adautojunior Qua 22 maio 2013, 09:29

Pra falar a verdade, vejo mais propaganda do mobil super moto mx, nas revistas especializadas do que motul, eu uso motul 3000 porque como não tenho do que reclamar e em time que está ganhando não se mexe, pra que mudar?
abs

adautojunior
adautojunior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por nelslima Qua 22 maio 2013, 11:21

Verdade...

nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por MAD JONES Qua 19 Jun 2013, 16:02

coloquei hj o oleo 15w50 da ELF,  o moto fico boa mais apareceu um ruido tec tec tec quando engrena marcha e sai devagar, o mecanico falow que o oleo que estava nela era mais grosso,  antes nao vazia barulho e agora ta fazendo,  o mecanico falo que é o acionador automatico da comrrente de comando e  que é normal....    normal pra mim e nao fazer barulho  pow....    to  encabulado com isso....
MAD JONES
MAD JONES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por MAD JONES Qua 19 Jun 2013, 19:20

alguém ae  pode  ajuda?   já passou por algo semelhante?
MAD JONES
MAD JONES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por adautojunior Qua 19 Jun 2013, 19:51

brother, faça o seguinte, se estiver incomodando muito, coloque outro óleo, o que você usava antes, ou outro 20w50 bom, mobil supermoto mx, ou o motul 3000 etc, e gaste uma grana que vale a pena, colocando o militec, vai pagar uns $80 conto no militec, más ele só será necessário de novo, daqui 15 - 20k, vale a pena, eu sempre uso a cada 15k e minha bandida é redonda.
abs
adautojunior
adautojunior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por MAD JONES Qui 20 Jun 2013, 08:13

vou trocar de novo o oleo , tirar o 15W50 ELF  por o 20w50 motul, e rezar pra que desapareça o barulho incomodo...
MAD JONES
MAD JONES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por adautojunior Qui 20 Jun 2013, 09:12

Mad, se você puder e for fácil de achar por ai, coloque militec junto com essa nova troca de óleo, esse produto se mistura ao óleo e ajuda a proteger todo o motor, principalmente ao dar a partida na motoca, nos primeiros segundos, antes do óleo atingir a parte de cima do motor, eu coloquei quando peguei minha moto com 5k e coloquei de novo na última troca com 20k.
abs
adautojunior
adautojunior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por MAD JONES Qui 20 Jun 2013, 09:17

valew pela dica adauto, abraço
MAD JONES
MAD JONES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com óleo de motor Empty Re: Problemas com óleo de motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos