Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gsx 650f shimando a 230

+9
Moacir Fontana de Medeiro
Demerson
Marcosrc
Correia Neto
lucas.sorocaba
HermesTri
Neto TeamCamel
Berlindo
Richardson
13 participantes

Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Richardson Ter 09 Abr 2013, 17:55

Bom dia pessoal, tenho uma gsx ano 2012 e quando atinjo velocidades superiores a 225km/h a fernte começa a balançar um pouco isso é normal?


1 Detalhes uso calibragem de 36 na dianteira e 42 na traseira
2 Na minha região guarapari-es atinjo essas velocidades na rodovia do sol, lá venta bastante, lateralmente pois é cercar de 500metros do mar aberto.
3 o mecanico disse que isso é normal nessas motos que para corrigir isso tem que colocar pesos no guidão isso procede?


Gratos ao que puderem me ajudar.

Richardson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Berlindo Ter 09 Abr 2013, 19:08

Vc é pesado ou anda muitoi com garupa? Muito cheio esse pneu aí, deve estar quicando nas ondulações.

Normal não é, ainda mais a F. Eu atingia 240 com a N sem problema nenhum. Precisa ver balanceamento da roda dianteira primeiramente, também da traseira pois faz diferença na frente tb. Claro q roupas justas melhoram muito a resistência do ar, se estiver com uma jaqueta solta por exemplo, já balança bem.

Muitas vezes o vilão é o pneu mesmo. Como a moto é 2012, não sei qto vc roda, mas deve estar novo.

Peso de guidon já tem, são esses pretos na ponta do mesmo.

Se nada disso resolver, pode requerer verificar o alinhamento da frente, mas meu voto vai no pneu diant. mesmo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Neto TeamCamel Ter 09 Abr 2013, 20:07

Já trocou pneu? Se sim pode ser balanceamento / alinhamento....

Se não, reitero tudo q o Berlindo já falou:
- Roupas adequadas (Macacão de couro de preferencia)
- Pneu muito cheio, ainda mais em dias de calor, a pressão aumenta muito e acaba deixando o pneu mais duro ainda....
Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por HermesTri Ter 09 Abr 2013, 20:54

Algumas dicas:
1- Caixa de Direção: verifique o quanto de força vc aplica ao torcer o Guidão para ambos os lados (não pode ser leve demais, se estiver leve, um pouco de aperto na porca da mesa, ao girar o guidão veja se sente alguma coisa estranha, pode ser o rolamento da caixa)
2- Rolamentos da roda dianteira
3- Pneu (balancear a roda)
4- Óleo das bengalas

Use a calibragem de acordo com o manual, afim de dar um crédito aos engenheiros que fizeram as especificações.

abcs


HermesTri
HermesTri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 23/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por lucas.sorocaba Qua 10 Abr 2013, 08:46

Eu acredito que o que está acontecendo não é um Shimmy, mas uma "passarinhada", a minha faz isso as vezes, é provocado pelo vento, eu minimizo mudando a posição na moto, mas é por causa do vento.
lucas.sorocaba
lucas.sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 31/01/2010

http://www.clubedafour.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Correia Neto Qua 10 Abr 2013, 10:06

Qual a calibragem ideal?[/u]
Correia Neto
Correia Neto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 22/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty pode ser isso

Mensagem por Richardson Qua 10 Abr 2013, 10:29

Acho que pode ser isso, pq la venta muito, tem dias que é pouca mas tem dias que é muita a sensação de shimi, mas por via das dúvidas vou mandar ver o alinhamento da menina. meu peso é 82 kilos, usa essa medida de 42 na traseira e não 36 pq sou casado e ando com a patroa na garupa e não dá para toda hora ficar mudando a calibragem do pneu.


Gratos aos amigos que responderam. só mais uma coisa até onde eu sei a gsx não vem com peso no guidão não.

Richardson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Neto TeamCamel Qua 10 Abr 2013, 11:29

Richardson escreveu:
Gratos aos amigos que responderam. só mais uma coisa até onde eu sei a gsx não vem com peso no guidão não.

Amigo,

Segue uma foto pra te ajudar....
gsx 650f shimando a 230 Pesodeguidatildeo_zpsad1ba5e1
Com todo respeito,apenas uma crítica construtiva, mas se você não sabe identificar um peso de guidão, como sabe dizer se a moto está realmente shimando???
Digo isso porque muitas vezes não temos tanto conhecimento em motos, e acabamos por acreditar piamente em tudo que os mecânicos falam, e temos que tomar muito cuidado com isso....não existe MOTO sem peso de guidon, somente se foi retirado por algum motivo, e tirá-los é errado, pois tira o balanceamento do mesmo....

Um abraço e boa sorte!
Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Neto TeamCamel Qua 10 Abr 2013, 11:51

Correia Neto escreveu:Qual a calibragem ideal?[/u]

Não existe calibragem ideal....
Tudo depende do SEU uso xará....

Lembre-se que quanto mais quente o dia, o asfalto e etc, a pressão tende a aumentar dentro do pneu e o mesmo dilatar, ficando mais duro...

Se o intuito é mais passeio, com garupa, longas retas, calibragens mais altas são melhores pois economizam pneu... 36 e 42 é uma boa calibragem pra esse uso, mas o correto é ir testando diferentes combinações, pra ver qual você acha melhor...

Se o intuito é raspar a saboneteira no chão, uma calibragem mais baixa vai melhor, do tipo 32 e 32, ou 32 e 34(Essa é a que eu uso, mas sou PESADO, 130kg), um pneu muito cheio nestes casos deixa a moto muito "balão" balançando muito nas curvas, copiando todas as imperfeições e não as absorvendo...

Se for em autódromo, é mais baixo ainda, pois o pneu tende à esquentar mais ainda devido ao asfalto abrasivo... eu uso em Interlagos 28 e 28.....

O mais correto é ter uma ideia de uma boa calibragem, e ir testando pra achar a sua.....

Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Marcosrc Qua 10 Abr 2013, 12:18

Richardson escreveu:Acho que pode ser isso, pq la venta muito, tem dias que é pouca mas tem dias que é muita a sensação de shimi, mas por via das dúvidas vou mandar ver o alinhamento da menina. meu peso é 82 kilos, usa essa medida de 42 na traseira e não 36 pq sou casado e ando com a patroa na garupa e não dá para toda hora ficar mudando a calibragem do pneu.


Gratos aos amigos que responderam. só mais uma coisa até onde eu sei a gsx não vem com peso no guidão não.

Tem que diferenciar a shimada da instabilidade pelo vento.

Eu tive uma experiência com a Bandit 1250S e outra agora com a Haya.

1.Comprei a Bandit zero km e, quando atingia velocidades superiores a 180km/h, a frente balançava muito (como se o guidão alternasse levemente para os dois lados), a ponto de ser impossível a pilotagem. Isso independentemente da força do vento.

O problema diminuiu quando eu deixei a suspensão mais dura e desapareceu após a primeira troca do pneu dianteiro. Substituí o original (acho que era Dunlop) pelo PR2. Eu chequei também balanceamento e caixa de direção, estava tudo ok.

Cheguei a instalar o amortecedor de direção, que também resolveu, mas o próprio amortecedor apresentou problema e eu tive que retirar. É uma boa e cara alternativa.

2. Com a Haya a questão é o vento. Quando o vento lateral é muito forte, caso a calibragem e os pneus não estejam ok, a moto puxa bastante para o lado e com maior força na parte de trás. Existe até a sensação de que se está andando com o pneu furado.

Logo que a comprei, o pneu que veio nela estava bem quadrado e com o menor vento eu já sentia bem esse problema. Cheguei na época até a fazer um tópico sobre isso.

3. Os pesos de guidão podem dar problema se foram trocados os originais. Eu recentemente coloquei um desses menores, bonitos. No primeiro rolê já deu zica. O guidão vibrava muito (e não balançava, como na shimada). Voltei para os originais e o problema sumiu. Creio que os pesos que comprei eram bem vagabundos, porque já tinha trocado em outras motos - por Rizoma - e não teve erro.

Marcosrc
Marcosrc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 06/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Richardson Qua 10 Abr 2013, 16:46

Grato pela explicação, acho que talvez eu entendi errado o que o mecanico falou, acho que quis dizer amortecedor de direção e não peso do guidão, pois isso ai que vc me mostrou na foto a minha tb tem, é algo para corrigir shime em altas velocidades.

o shime que me refiro é o guidao oscilar da esquerda para direita em altas velocidades sendo que estou com o braço parado

Richardson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Berlindo Qua 10 Abr 2013, 17:59

Amortecedor de direção ajuda sim, bastante, mas teria que ver o quanto é esse shimmy, pois não é certo ficar balançando dessa forma.

Mas se partir para um amortecedor de direção, recomendo, vai ter um excelente acessório para sua moto. Escolha um regulável, pois para manobrar vc pode aliviar a regulagem deixando mais mole.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Demerson Qua 10 Abr 2013, 19:15

Na minha tenho colocado 33 na frente e 36 no traseiro
Demerson
Demerson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Moacir Fontana de Medeiro Qua 10 Abr 2013, 20:20

A minha tambem balança bastante acima de 180 quando tem muito vento lateral, mas se não tiver vento chega a 240 sem nenhum problema.
Moacir Fontana de Medeiro
Moacir Fontana de Medeiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por lucas.sorocaba Qua 10 Abr 2013, 21:51

Resumindo, desencana que é o vento que faz ela passarinhar.
lucas.sorocaba
lucas.sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 31/01/2010

http://www.clubedafour.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Berlindo Qui 11 Abr 2013, 11:23

Só não vai sair voando feito passarinho...kkkkkkkk
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Richardson Qui 11 Abr 2013, 14:12

mas meu medo é nessa "passarinhada" eu é quem possa acabar saindo voando, por isso nunca tive coragem de passar dos 230.

Vou ver o alinhamento e depois testo de novo vlw galera

Richardson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Wallysson Qui 11 Abr 2013, 16:51

Bicho, já testou essa velocidade em algum lugar com pouco vento?

Mas o seguinte, coisa que aprendi no curso de pilotagem:
- Caso comece a shimar, vai com o pé no freio e segura um pouco (isto vai fazer um pouco do peso ir pra roda de trás, baixando a traseira, estabilizando a moto).
Nessa hora não freie o dianteiro ou solte do acelerador, porque senão vai piorar.

Fica a dica
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Everaldo_GSX650F Qui 11 Abr 2013, 17:04

Mano,

Tive esse problema na minha 650F, ao passar de 180km por hora, a frente ficava subindo e descendo... não sabia o que era, quando fui trocar os pneus, estava disposto a mandar fazer revisão na dianteira da moto, para minha supresa, comprei a moto com as malditas VACINAS e não sabia, tinha uns 500 ml de meleca verde em cada pneu, depois que coloquei os novos, posso rodar a 240 que a moto nem se mexe, totalmente lisa...

Verifique se seu pneu não está com Vacina...
Everaldo_GSX650F
Everaldo_GSX650F
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 17/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por ProSoft Seg 09 Jun 2014, 10:32

Sempre uso vacina e não tenho problema por isso. A vacina tem que ser bem aplicada. É preciso colocar e rodar um trecho em velocidade baixa após a aplicação pra distribuir por igual (ver instruções de aplicação).
O problema relatado eu também tinha, e eram culpa dos pneus quadrados. Quando troquei o traseiro melhorou bastante, mas agora tendo trocado também o dianteiro ficou muito melhor. A sensação de instabilidade aparecia tanto em alta velocidade como nas curvas, mas acho que não era shimmy e sim uma instabilidade como se a traseira da moto ficasse leve.
ProSoft
ProSoft
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 04/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por VENOM Qui 12 Jun 2014, 15:16

Richardson,

Posso tentar ajudar? Se rotularmos o problema de forma errada, vamos passar soluções inadequadas pra você. Ainda tenho dúvidas sobre o sintoma. Então vou tentar exemplificar e você nos diz qual dos exemplos mais se assemelha com o seu problema de instabilidade.

1. O guidom parece estar parado. Você está segurando em linha reta, mas a moto continua mudando levemente, porém rapidamente de direção, exigindo que você faça correções as vezes pra não sair da pista. Isso é o que o pessoal descreve como "passarinhar"...

2. O guidom treme, no seu caso, a 230Km/h, deve ser uma vibração muito forte. Mas não influência na trajetória da moto. Você consegue manter a trajetória, mesmo com o grande incomodo da vibração. Isto é o Shimmy.

Em ambos os casos, quanto mais forte você tenta segurar no guidom, maior é a intensidade.

De cara recomendo que baixe a calibragem de 2 em 2 libras e vá testando. Você não é pesado e Mesmo com garupa, dá pra chegar até 30/30 sem problemas. Essa é a única medida imediata e com custo zero.

E o mais importante de tudo! Mesmo não sendo uma SS, sua moto precisa de um ajuste fino na suspensão. Neste ajuste, você terá que escolher entre o melhor rendimento (mais estabilidade), com ou sem garupa. A moto nunca vai ficar perfeita para as duas situações. Se você já fez o ajuste, desconsidere.

Pra você ver como faz diferença. Minha moto rebolava muito a traseira assim que comprei. Era só acelerar forte e depois de uns 160 ela parecia uma mulata do Chacrinha kkkk.. Depois de muito ler sobre SAG, ajustes, testes e mais ajustes e mais testes. Agora está um míssil!
VENOM
VENOM
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

gsx 650f shimando a 230 Empty Re: gsx 650f shimando a 230

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos