Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual calibragem vc usa?

+29
Charger
mangola
Daniel H13
Luciano Cardoso
aborgescoutinho
Reis
Velcy Izolan
Berlindo
Serginho B12S
Jeffer
DomMarco
Lucchesi
Wil
Padumi
Cirew-AudazesMG
Flávio
marcos gsxf
JoHnny
Cleber T.
Admin
Fabio Dias
MCilas
Franco
ari
Folco
Alan Delon
eZ
edgar
BlackBandit
33 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Qual calibragem vc usa?

Mensagem por BlackBandit Ter 08 Jan 2008, 23:35

Relembrando a primeira mensagem :

Qual calibragem vc usa na moto pra cidade e estrada? Essa buraqueira tá me deixando nervoso e acho que a minha roda vai ficar quadrada.

Na estrada achei meio estranha em curvas de alta...

Uso 36 nos dois pneus e vcs (Cidade e tocada sport)?
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo


Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Berlindo Sex 18 Jun 2010, 22:56

Deveria ser ao contrário Serginho. Se vc quer mais GRIP, o pneu deve ser calibrado com 2 libras a menos. Pneu mais murcho (não murcho de verdade, um pouco a baixo da calibração apenas) tem mais aderência.

Pode confirmar isso com instrutores de curso de pilotagem.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Velcy Izolan Sex 18 Jun 2010, 22:59

Cara, veja no manual, essa é a regulagem correta, o que vc pode fazer, para estradas irregulares, é "amaciar" as duas regulagens (diant. e tras.) pra ficar + confortável so´que, vc vai prejudicar a esportividade.

Mengão melhor do mundo, tenho uma camiseta autografada pelo Zico, só usei uma vez e nem lavei.....
Abs

BlackBandit escreveu:Qual calibragem vc usa na moto pra cidade e estrada? Essa buraqueira tá me deixando nervoso e acho que a minha roda vai ficar quadrada.

Na estrada achei meio estranha em curvas de alta...

Uso 36 nos dois pneus e vcs (Cidade e tocada sport)?
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Velcy Izolan Sex 18 Jun 2010, 23:07

Não é verdade.

Berlindo escreveu:Deveria ser ao contrário Serginho. Se vc quer mais GRIP, o pneu deve ser calibrado com 2 libras a menos. Pneu mais murcho (não murcho de verdade, um pouco a baixo da calibração apenas) tem mais aderência.

Pode confirmar isso com instrutores de curso de pilotagem.
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Berlindo Sex 18 Jun 2010, 23:13

Cara, acho que é sim, hein?

Já ouvi isso pra kart, carro e moto.

Pra mim, é que nem andar na chuva, o pneu deve ter a calibragem diminuída.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Velcy Izolan Sex 18 Jun 2010, 23:33

Berlindo, isso de baixar a pressão ajuda sim, mas no fim é o composto que dá o grip assim como a temperatura e o piso onde se está andando.
Se deixar abaixo da pressão recomendada o pnue vai durar mto pouco.
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Convidad Sex 18 Jun 2010, 23:49

Berlindo escreveu:Deveria ser ao contrário Serginho. Se vc quer mais GRIP, o pneu deve ser calibrado com 2 libras a menos. Pneu mais murcho (não murcho de verdade, um pouco a baixo da calibração apenas) tem mais aderência.

Pode confirmar isso com instrutores de curso de pilotagem.
NEM TANTO, SE BAIXA A CALIBRAGEM, ELE DEFORMA MAIS, DA GRIP SIM, MAIS SAI MAIS de lateral. perde a esportividade sim.
38 no dia!!! Qual calibragem vc usa? - Página 2 Icon_cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Berlindo Sáb 19 Jun 2010, 11:42

Velcy Izolan escreveu:Berlindo, isso de baixar a pressão ajuda sim, mas
no fim é o composto que dá o grip assim como a temperatura e o piso onde
se está andando.
Se deixar abaixo da pressão recomendada o pnue vai
durar mto pouco.

Sim sim, concordo. Grip é um conjunto de fatores que envolvem o pneu, a pista, a temperatura, etc. Sem dúvida não é baixando a pressão de um pneu touring (duro), que vai se atingir um grip de um pneu sport (mole).

Eu uso 38 sempre, não mudo pra curvar pq só rodo em estrada, ainda não fui pra pista.

E também não é pra usar 30 libras pra ter maior agarre, que o pneu vai "dobrar" e a traseira vai lá longe na curva....kkk
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Convidad Seg 21 Jun 2010, 12:49

Povo essa discussão já é velha. Pra andar no dia a dia tem que ser a de fábrica mesmo.

MAs se você vai pra Joapa, ou outro lugar pra raspar a saboneteira, vale por 2 libras a menos porque o pneu vai esquentar com o atrito e vai dar a calibragem correta no final das contas devido à expansão do ar quente.

Se não queiser se preocupar com este acerto, use nitrogenio que não expande. Daí pode deixar a padrão sempre.

Se ficar usando calibragem acima do normal o pneu fica duro e a moto fica quicando, além de desgaste excessivo no meio do pneu. Calibragem abaixo do normal, deforma o pneu e dá mais consumo. Não melhora em curvas, até piora.

Abs

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Reis Qui 24 Jun 2010, 09:24

Amigos,

Logo que eu peguei a moto eu andava com as 36 x 42 libras que o manual da Srad 1000 recomendava. Mas com essa calibragem, a moto ficava sem aderência, principalmente na traseira. Particulamente eu acho que a calibragem do manual prevê garupa.

Conversando com a turma dos EUA e Europa que andam forte, a maioria deles recomenda calibragem por volta das 33 libras no dianteiro e no traseiro (pneus frio). Isso pra estrada. Para autódromo a calibragem cai mais ainda, mas a calibragem do dianteiro é sempre muito próxima à do traseiro, isso para eles.

Eu acho que como a distribuição de peso de uma moto esportiva apenas com piloto fica muito próximo dos 50%, não deveria haver grandes diferenças entre a calibragem dos pneus dianteiros e traseiros nessa situação. Claro que contra essa afirmação há o fato dos pneus dianteiros e traseiros apresentarem larguras significativamente diferentes.

Mas a verdade é que pressão dos pneus é algo muito particular e por isso cada um tem que andar com a pressão que se sente mais seguro e confortável. No meu caso essa pressão é 32 libras nos dois (pneus frio).

Detalhe: com garuga eu uso exatamente os 36 x 42 (pneus frios) do fabricante e fica perfeito, pelo menos pra mim.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por aborgescoutinho Sáb 21 Nov 2015, 18:59

pode parecer loucura, mas meus pneus orginais da bandit 1250 vieram da concessionária com 58 libras cada 1... logo senti a moto super arisca... rápida pra subir a velocidade, rápida pra fazer a curva, mas muito, muito arisca e leve... baixei pra 46 dianteiro e 52 traseiro... agora ficou boa pra mim... mas qdo cheguei no posto e coloquei 36 no dianteiro ela tava com 58... kkkkkk... pode isso arnaldo? o compressor ficou um tempo ali só baixando a pressão.. kkkkkk
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Berlindo Seg 23 Nov 2015, 08:24

Pneu quente?
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Luciano Cardoso Seg 23 Nov 2015, 08:27

aborgescoutinho escreveu:pode parecer loucura, mas meus pneus orginais da bandit 1250 vieram da concessionária com 58 libras cada 1... logo senti a moto super arisca... rápida pra subir a velocidade, rápida pra fazer a curva, mas muito, muito arisca e leve... baixei pra 46 dianteiro e 52 traseiro... agora ficou boa pra mim... mas qdo cheguei no posto e coloquei 36 no dianteiro ela tava com 58... kkkkkk... pode isso arnaldo? o compressor ficou um tempo ali só baixando a pressão.. kkkkkk

Com certeza calibraram errado na concessionária, na sua moto o manual recomenda 36 dianteiro e 42 traseiro... mas se for andar sempre sozinho pode baixar umas 2 libras na dianteira e até umas 5 na traseira.
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por aborgescoutinho Seg 23 Nov 2015, 09:08

Berlindo escreveu:Pneu quente?
pneu frio berlindo.. kkkk.. acha véio... bem q quando peguei uma rua de paralalepipedo parecia q a moto ia desmontar... 58 libras em cada pneu e frio... pode? ontem voltei pra um pouco menos... qdo coloquei a pressão recomendada no manual da pra ver q o pneu dobrava até, ficou muito pesada na curva, quase passei reto e ficou tremendo em alta... talvez o pneu já tenha dilatado não sei... agora to usando 42/48.... to sofrendo um pouco ainda, mas ao menos o pneu não ta uma pedra mais né
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por aborgescoutinho Seg 23 Nov 2015, 09:15

Se bem q já quase na hora de colocar um pilot road 2/3 ou BT21 lá... ai vou seguir as pressões recomendadas(na hornet sempre segui o recomendado e nunca tive problema)... esses pneus originais dunlop (acho) já tão no finalzinho... a motoca ta com 3400 km...
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Berlindo Seg 23 Nov 2015, 09:37

Cara vc tá usando muito muito cheio...seu pneu vai acabar rapidão e suas costas vão sofrer.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por aborgescoutinho Seg 23 Nov 2015, 09:44

Berlindo escreveu:Cara vc tá usando muito muito cheio...seu pneu vai acabar rapidão e suas costas vão sofrer.
Pode crer, e a autorizada disse q fez a revisão qdo voltei a andar d moto hein.. mas por ele ficar um tempo com 58 nos 2, acho q ele deu uma expandida saca.. se eu colocar 36/42 forma até uma dobra no pneu... fica muito murchão... hj to nos 42/48.... daqui uns dias baixo pra 40/46... até chegar no certo.. mas o dunlop ta nos finais, o próximo vou seguir certinho... e olha, só não falo o nome da concessionária aqui q fez isso pq sou muito camarada do cara... mas pelamor hein... a moto veio com óleo mais preto q o asfalto, liquido de arrefecimento nem 2 litros... e pneu com 58 psi... os caras não acertaram em nenhuma.. kkkkk...
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Daniel H13 Seg 23 Nov 2015, 10:39

Nunca levei em CC: cobram o que vão fazer e não fazem nem a metade
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por mangola Seg 23 Nov 2015, 15:42

aborgescoutinho escreveu:Se bem q já quase na hora de colocar um pilot road 2/3 ou BT21 lá... ai vou seguir as pressões recomendadas(na hornet sempre segui o recomendado e nunca tive problema)... esses pneus originais dunlop (acho) já tão no finalzinho... a motoca ta com 3400 km...

Põe um Road2 e seja feliz ( já que a sua tocada é mais Touring ). E quanto a calibragem, abaixa isso dai irmão, voce vai tomar um chão por causa disso.


Abraço !

mangola
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 14/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por aborgescoutinho Seg 23 Nov 2015, 15:51

mangola escreveu:
aborgescoutinho escreveu:Se bem q já quase na hora de colocar um pilot road 2/3 ou BT21 lá... ai vou seguir as pressões recomendadas(na hornet sempre segui o recomendado e nunca tive problema)... esses pneus originais dunlop (acho) já tão no finalzinho... a motoca ta com 3400 km...

Põe um Road2 e seja feliz  ( já que a sua tocada é mais Touring ). E quanto a calibragem, abaixa isso dai irmão, voce vai tomar um chão por causa disso.


Abraço !
Eae mangola... legal vou colocar o Road 2 mesmo... E sim a pilotagem é mais touring sim... qdo acelero, acelero só em retas mesmo... Até mais por isso comprei a bandit... É to baixando a calibragem dos pneus aos poucos, agora to com 42/48... semana q vem vou pra 38/44(até pq como falei, acho q por ter ficado com 58 por um tempo, condenou o jogo de pneus..Sad...)... Agora imagina qdo tirei ela da autorizada e veio com 58 psi em cada pneu... um buraco de 1 mm já era um solavanco... sem contar q até em faixa branca no sol ela saia de traseira.. brincadeira né...
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Berlindo Seg 23 Nov 2015, 16:13

Cara acho que não condena nada não...pensa bem, a estrutura do pneu radial não deve se deformar assim não. Veja qual é o max psi que fala na carcaça. Só não ter passado disso.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Charger Ter 24 Nov 2015, 05:27

acho q isso ai de ficar dobrado eh psicologico seu, essa calibragem ai q vc ta usando ta TOTALMENTE fora cara, volta no minimo para o recomendavel pelo manual rsrsrsrs
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por aborgescoutinho Ter 24 Nov 2015, 07:06

Charger escreveu:acho q isso ai de ficar dobrado eh psicologico seu, essa calibragem ai q vc ta usando ta TOTALMENTE fora cara, volta no minimo para o recomendavel pelo manual rsrsrsrs
Hehe... pode crer.. vou sair agora pra resolver o pepino do radiador e colocar 36/42 e ver se me acostumo com essa pressão.... (agora imagine, fiquei 20 dias andando com pressão 58 nos 2 pneus... bem q eu percebia q ela ia d zero a 100km/h instantâneamente... kkkkkkk.. na verdade eu tava correndo um puta risco de tomar chão... )..... E de fato concordo com vcs... Na Hornet usei sempre essa pressão 36/42 por 8 anos... Valeu galera, esse fórum é nota 10 Very Happy
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por gilberto.inf Qua 20 Abr 2016, 16:19

Tenho uma srad 2015 e uso 1 libra a menos do que o indicado no protetor da corrente.
Se não me engano, na etiqueta consta 36 no dianteiro e 42 no traseiro.

Sigo esta mesma lógica citados por alguns neste tópico, de que baixar uma ou duas libras aumenta o grip do pneu.

gilberto.inf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 30/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por aborgescoutinho Qua 20 Abr 2016, 16:33

Pode crer... Atualmente troquei os pneus, coloquei Pirelli Angel GT e sigo a recomendação do manual.. 36 dianteiro e 42 traseiro.. O pneu tem um grip excelente, sem sustos nem nada Wink
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Guroc Qua 20 Abr 2016, 16:48

Estou usando na minha Srad 30 na frente e 33 n traseira
Guroc
Guroc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 24/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual calibragem vc usa? - Página 2 Empty Re: Qual calibragem vc usa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos